Você conhece o SISTEMA DA VEZ nas lojas ?

Hoje vou cumprir uma promessa que fiz aos vendedores com quem trabalhei (sim, eu sou vendedora). Divulgar um sistema que, por incrível que pareça muita gente desconhece.

O SISTEMA "DA VEZ" DOS VENDEDORES DO COMÉRCIO VAREJISTA

...é não dá p/resistir entrar nesta loja... :)
É realmente maravilhoso passear pelo comércio olhando as novidades, vendo vitrines, experimentando tudo o que você gostaria de ter, etc e tal.
Mas, não pense que isso não tem consequências na vida alheia, principalmente na vida dos vendedores.
Em muitas lojas existe o sistema "da vez" que é uma ordem de atendimento definida, onde os vendedores estão numa espécie de "fila imaginária" para lhe auxiliar.
Algumas lojas, como a última que trabalhei tinha 14 profissionais nesta fila.

Então o vendedor PERDE A VEZ se você :

* Entra na loja só pra dar "uma olhadinha". Pois é, e não adianta avisar que não vai comprar, só olhar ou que está sem dinheiro. Já era!
* Entra só para ver a nova decoração de Natal e demora 40 minutos pra sair;
* Entra pra tomar um refri ou comer alguma coisa que a loja oferece e só sai quando está de barriga cheia;
* Entra, experimenta tudo que vê pela frente e vai embora sem nada 2 hs e meia depois dizendo que, precisa ver em casa se já possui este artigo.

Não precisa mentir, vendedores sabem que você está mentindo. É mais elegante dizer que não gostou ou que não era isso o que procurava.
* Entra para perguntar onde fica a loja "tal", para fugir da chuva ou atrás do seu filho que se perdeu;
*Está carente e entra para bater papo com a vendedora;

Algumas lojas não são tão rígidas ma,s não dá pra saber quais são, não é mesmo?
Quando você faz isso, o vendedor que perdeu a sua preciosa vez, volta para o final da fila e pode esperar horas para atender novamente e poder fazer uma venda.

Então, antes de fazer isso, pense na nossa maravilhosa classe que lhe atende sempre com um sorriso no rosto, disposta a lhe ajudar no que for preciso, muitas vezes, exercendo funções extras como consultores de moda, psicólogos, babás, pet babás, ombro amigo, escravos, garçons, advogados do Diabo tentando convencer também sua família de que sua compra é boa, etc, etc e etc.

Vendedor além de perder a vez, geralmente trabalha 7 dias por semana, trabalha no Natal, Finados, 7 de Setembro e todos os feriados existentes, folgando quando dá ou quando conseguiu alcançar suas metas. 
No mês de Dezembro por exemplo, são 30 dias direto trabalhando 12 hs por dia!
Chega mais cedo e fica na loja até tarde arrumando estoque, fazendo VM, precificando e etc.
Tem cota pra bater ( que beiram o impossível ) e, geralmente tem um gerente com a chibata pronta pra descer no seu lombo.
Tem que cumprir metas de índice de produtos adicionais, venda por hora e mais um catatau de índices que vocês nem imaginam!

A conduta do vendedor também depende muito da gerência, em alguns casos o vendedor é obrigado a puxar papo com você e ficar no seu cangote. Já em outros casos o vendedor deve manter distância. 
Nem tudo é culpa do vendedor gente!

Sabendo disso tudo, peço a vocês que respeitem o profissional de vendas, saibam usar bem os serviços que eles prestam e, sejam sempre uma presença querida e bem vinda nas lojas e não taxados de "Caroços", porque pasmem, tem gente que faz todo santo dia, tudo isso que eu mencionei e muito mais coisas sem noção que vocês não fazem idéia.

- Pronto meus amigos vendedores, (principalmente os da Rua Oscar Freire em SP) fiz a divulgação prometida! Parabéns a todos vocês!
Espero ajudá-los a ter um excelente retorno todas as vezes em que estiverem "na vez"! Amo todos vocês !:)

Beijos

Imagem : Arquivo Pessoal - Proibida a Reprodução

autora Autora

Mineira morando em Sp, geminiana, casada. Apaixonada por atividades físicas, já pratiquei natação, Taekwondo, Muay Thai, Kick Boxing, atualmente treino musculação e sou aprendiz de corredora :) Blogueira por amor. Este espaço foi criado com a intenção de interação e diversão, seja muito bem vindo(a)!

Recomendados

opinião 3758919734680787600

16 comentáriosBlogger

  1. Interessante essa 'tática' das vendedoras, sinceramente, não sabia que era assim, mas vc esqueceu de citar as vezes q entramos na loja p ver as vendedoras, mas td bem.
    Bem q vc podia passar o endereço da sua loja, ne..hehehe
    A msis bonita é q q tá de sapato azul.rsrsrsrsr. Brincadeirinha, prefiro a japonesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alisson, não é bem uma tática e sim uma regra que deve ser seguida querendo ou não, é imposição da Adm, mas é uma boa forma de organizar o atendimento ;)

      Obrigado pela presença ! Grande abraço !

      Excluir
  2. Minha querida amiga Samanta, boa noite!!!
    Que interessante, não conhecia este sistema de "da vez", coitada da vendedora que atende os curiosos e os visitantes sem intenção de compra... é muito bom passar isso para os consumidores, para que reflitam antes de fazerem o "da vez" passar para o fim da fila sem nenhuma recompensa por seu trabalho.
    Parabéns pelo excelente texto e pela bela e merecida homenagem aos vendedores!
    Abraços e muita luz em seu caminho!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/9/10

    Obrigada pela sua observação Dú !! É claro que temos que atender sempre bem independente da intenção dos clientes, mas alguns realmente não respeitam os profissionais, não só desta área, e foi por este motivo que resolvi expor os bastidores desta situação. :)
    Um grande abraço e bom feriado !!!

    ResponderExcluir
  4. que otimo post...eu nao sabia que funcionava assim, com certeza vou ter mais atencao e compaixao com os vendedores..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karol, é bem complicada a vida nesta função, por isso resolvi divulgar, muitos não sabem como são as regras neste meio :)

      Obrigada pela presença e pela promessa de carinho com nossa classe :)
      Grande beijo :)

      Excluir
  5. Anônimo7/9/10

    A combater a mesmisse dos Blogs, este post realmente diferenciado. Realmente, fico com sentimento de culpa quando "alugo" o vendedor por mais de um tempo razoável, o que me leva a comprar a mercadoria pretendida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gosta do espaço, seja sempre muito bem vindo !

      Não nos sentimos mal quando o cliente não leva, o ruim mesmo são os abusos e o fato de alguns clientes mentirem para justificar certas coisas, é melhor dizer que não gostou e pronto ;)

      Obrigado pela presença e pela consideração conosco :)
      Grande abraço e tudo de bom ;)

      Excluir
  6. Olá Querida!
    Amei ... é exatamente assim...
    Hj penso duas vezes antes de entrar em uma loja.
    Só entro se vou comprar.
    Já passei muitas vezes por isso.
    Detalhe: a fila era de 12 ou 13 vendedoras.
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !!!

      Pois é, nós que sabemos como é, acabamos tendo mais consciência e cuidado ao frequentar o comércio, porque sabemos e sofremos na pele este tipo de coisa e não é mole não rsrs

      Obrigadíssimo pela presença !
      Grande beijos :)

      Excluir
  7. Bom e esclarecedor o post. Lembrarei sempre disso.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Amélia, tenha carinho com os vendedores :)

      Obrigada pela presença !
      Muchos beijos :)

      Excluir
  8. Olá minha querida Samanta!
    Menina, jura que esse rodízio de vocês é assim tão rígido? Quando eu trabalhava como corretora de uma grande imobiliária em SP, nós tínhamos o rodízio e dentro do rodízio sorteios para sabermos a ordem de atendimento...rsrsrs...Algo assim, em torno de 30 pessoas...rsrs...Então, quando pegávamos aquele casal que só quer fazer turismo e conhecer grandes empreendimentos e na hora da proposta (nesse caso lá, desculpa, chamavam de proBOSTA)eles saiam a francesa...rsrs...claro, não sem antes tomar café, suco e até whisky. Enfim, amiga, vida de vendedora não é mesmo fácil! Agora, me explica uma coisa, amiga, no caso de vocês, como o cliente deve proceder? Eu, por exemplo, preciso entrar para experimentar, principalmente roupa e sapato. Algumas vezes não ficam exatamente como imaginávamos e nesse caso não levo. Fico até chateada, principalmente se a vendedora se empenhou em me ajudar na escolha, etc. Mas, como fazer isso sem comprometer o sistema da fila? Agora que você contou isso, vou tomar mais cuidado e tentar ser o mais objetiva e produtiva o possível nas minhas compras!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiguíssima querida !! Pelo que percebi você não se encaixa nem um pouquinho nos "caroços" ! Porque você entra e não compra pois não ficou como esperava ou talvez não tenha encontrado o artigo que procurava, isso é normal e não há problema algum, até mesmo nós, vendedoras, quando vemos que realmente a coisa não vai agradar, é melhor deixar para uma próxima vez do que perder uma nova visita sua. O caso que mais prejudica os vendedores, são aqueles que entram ( como onde eu trabalhava) para tomar um champagne, comer, perguntar os preços... Até aí tudo bem, só que, acredite... tem clientes que fazem isso até 3x por semana...
      Então não se preocupe, entra, experimenta, se te agradar, que bom ! será bom pra você e para a vendedora que com certeza terá seu retorno !
      O texto foi mais pros "doidos" à toa-sem noção mesmo hehehehe

      Excluir
  9. Samanta,

    Acha que as atententes ganham menos do que merecem.Pois são verdadeiras guerreiras e fazem tudo com muito amor e carinho.Parabens pela postagem.

    Sabe que descobri agora, sou seu fã,

    Você mora no meu coração e não paga aluguel!


    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu querido por elogiar assim estes profissionais, realmente merecem !
      Ahhh e eu também sou sua fã hehehe mas que rasgação de seda né ! :P
      Mega beijo !

      Excluir

Obrigado pela presença! É a sua participação que abrilhanta este espaço! Sinta-se em casa :)

emo-but-icon

Autora do Blog

Sobre a autora e o Blog Facebook Instagram Google Plus Twitter Image Map

Novas

Comentários

No Vrsam

  • …

    Postagens
  • …

    Comentários

Feed-se

Icon Icon

Facebook :)

Amigos

Recomendação de leitura

Destaques do Mês

item