A importância da Interação para gerar Comentários no seu Blog

Gostei muito de um Artigo do amigo Thiago Mendes sobre a falta de respostas aos comentários nos blogs. Como acabei de passar por uma situação onde não recebi retorno algum, resolvi fazer uma postagem reforçando o assunto e as conseqüências desta atitude.

Tecla talk


A maioria de nós aprecia muito os Comentários, este feedback é preciosíssimo para a qualidade do Blog, porque nos faz refletir, melhorar e crescer não só como blogueiros, mas também como pessoas.
Mas porque alguns não conseguem fazer sua página de comentários fluir ?... 
Provavelmente : Interação! 

Muitos sequer respondem seus visitantes ou retribuem uma visita.
Existem outros motivos, entre eles, seu conteúdo, a dificuldade no formulário de comentários, mas acredite... a SUA maneira de lidar com os leitores é muito importante.

Não adianta chorar as pitangas porque seu blog está abandonado, ou então entupir seus colegas de pedidos desesperados para seguir ou comentar, é preciso INTERAGIR!
Então, mãos a obra! Se o objetivo é ver seu blog bombar de comentários: Responda seus leitores, visite outros blogs, comente, participe!
E, por favor, não comente sem ler, sem vontade, ou coisas do tipo : "parabéns pelo post"... 
Se deseja participações de qualidade no seu espaço, você definitivamente precisa fazer o mesmo. Boas participações atraem...Boas participações!


Se um leitor veio ao seu blog, leu, comentou várias vezes, ele não vai voltar se porventura não recebeu uma resposta ou agradecimento que seja.
Faz parte da etiqueta virtual, visitar o blog do seu comentarista, não precisa ser de imediato, mas o faça quando puder. Pode ser que o conteúdo não lhe agrade, mas se gostar, esta é uma nova e ótima oportunidade para trocas interessantes e demonstra sua consideração e gratidão, criando assim um círculo eficiente para resultados e saudável para interações.

Quando temos um amigo, a amizade sobrevive se você o deixa falando sozinho? Se, por acaso é ele que sempre vai a sua casa e você nunca se dispõe a visitá-lo?
Pois é exatamente assim na Blogosfera, ninguém gosta de descaso ou desprezo.
Hoje em dia é praticamente impossível existir um Blog onde o assunto é exclusivo, com certeza terão muitos outros na mesma linha... Então porque uns estão cheios e outros vazios? O probleminha pode ser o comportamento do Autor.

As pessoas gostam de ser valorizadas, se vamos a um espaço e somos bem tratados, nos sentimos à vontade, o Autor dá atenção, retribui...Sem dúvidas, é este que visitaremos posteriormente.
Ninguém quer desperdiçar tempo se expressando em vão.
Egoísmo e preguiça são prejudiciais a sua credibilidade e ao fluxo do seu blog.

Tenha em mente o conjunto, um blog com bom conteúdo, um layout agradável, facilidade nas ferramentas, e acima de tudo : Uma ótima acolhida, respeito e educação com seus visitantes.
Uma boa dica  é interagir com blogueiros que tenham os mesmos interesses ou em espaços de seu agrado, isso sem dúvidas dará início a uma troca muito produtiva.

É preciso carinho e dedicação, e isso leva tempo, dá trabalho, mas vale a pena !
Além de ótimos comentaristas, conquistará amizades, boas parcerias e consequentemente seu espaço virtual será bem visto, respeitado e acolhedor.
O que mais um blogueiro pode querer?
Não negligenciem este aspecto importatíssimo!
Lembre-se : Quem não é (bem) visto... não é (bem) lembrado... 
Lembrando a todos que esta é minha humilde opinião.

* Recomendo este artigo do Adelson - Gerenciando Blog (Porque meu blog não recebe comentários )  que abrange outros aspectos desta questão e homenageio citando como exemplos Todos os Comentaristas do VRSam,  pois tenho a alegria de ter aqui, participantes e amigos de altíssimo nível!

Agradeço a todos os amigos, comentaristas, visitantes, assinantes e seguidores do VRSam! Obrigada! :)
autora Autora

Mineira morando em Sp, geminiana, casada. Apaixonada por atividades físicas, já pratiquei natação, Taekwondo, Muay Thai, Kick Boxing, atualmente treino musculação e sou aprendiz de corredora :) Blogueira por amor. Este espaço foi criado com a intenção de interação e diversão, seja muito bem vindo(a)!

Recomendados

Dicas para Blogueiros 8108237203534300674

134 comentáriosBlogger

  1. Jb Pires12/4/11

    Sam, comentar é dar valor e importância ao amigo,e quando isso é retribuido,nossa se torna algo muito prazeroso de se fazer que é postar.

    Muito interessante seu artigo.

    Parabens!

    Beijão

    JB

    ResponderExcluir
  2. Depois dessa explicação super rica de detalhes e macetes da Sam, se ainda forem reclamar de abandono, pode desistir kkkkkkk.

    Mandou bem Sam!!! Vc sabe mesmo o que fala. Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Geórgia Freitas12/4/11

    Perfeito. É preciso interagir. Sempre levanto essa bandeira.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Pereira12/4/11

    Concordamos com isto, bela postagem. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sam!
    Os comentários, na minha opinião, é a parte mais essencial do blog, pois mostra tanto ao leitor quanto ao autor o quão bom ou ruim está as postagens. Muitas vezes, recebo comentários da postagem acompanhado de comentários dos comentários. Portanto, normalmente, as pessoas se interessam pelos comentários, citando-os em seus próprios comentários.

    Eu sempre faço o máximo pra responder os comentários, só não comento aqueles que trazem mensagens de "Muito bom, parabéns", pois ficaria repetitivo ter respostas como: "Ah, obrigado, fulano." Confesso que alguns eu até respondo dessa forma, mas somente aqueles que não trazem algum comentário relevante.

    Adorei a tua comparação entre amizades reais e amizades virtuais. Perfeito! Realmente, se não mantivermos uma relação próxima, fica bem difícil de sermos correspondidos.

    Beijão, minha querida Sam!
    PS: Sam, libera a opção Nome/URL... não tenho outra forma de comentar... :( www.folhetimonline.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi minha querida amiga e comentarista e excelente blogueira Sam!!!!

    É isso mesmo querida, cada um a sua maneira mas devemos sempre dar atenção aos nossos leitores, é tão gostoso quando deixamos um comentário e depois encontramos uma resposta... nos sentimos bem e reconhecidos... claro que cada pessoa tem o seu limite de tempo para comentar e retribuir, mas é essencial dar atenção...
    Como você bem disse: o blog é como as amizades reais... precisam ser cultivadas sempre...
    Costumo comentar com o Glauco que meu blog de artesanato sempre teve muitas visitas... é um pessoal que, em geral, se visita, comenta, participa, fazem muitas troquinhas de pequenos "mimos", são muito fiéis e ao mesmo tempo muito acolhedores.

    As vezes ainda me perco um pouco... mas, aos poucos tento melhorar esse meu hábito dos comentários.

    Parabéns e saiba que tem meu total apoio....

    Bjs e uma linda semana
    Lu

    ResponderExcluir
  7. Maria Marçal12/4/11

    Sim... acabo de dar este conselho a uma nova amiga que entrou no dihitt: ir nos blogs, comentar, mostrar-se como é transparentemente...
    Concordo que dessa maneira fizemos e faremos grandes amigos.

    No entanto há que respeitar o tempo de cada um... eu sou aposentada, mas saio muito mais hoje do que antes que me punha a ler muitas matérias. Assim acontece com muitos aqui. Não pode haver o melindre por não chegares com frequência na Casa de teu amigo/a.

    Mas nem todos se dão conta que esse livre circular é que nos mantém unidos.

    beijos, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  8. Sam, minha flor... como sempre você tem toda razão. Interação começa com os comentários....
    Mas eu acrescentaria que interagir é também saber se posicionar nos comentários, é saber ser inteiro em cada palavra e mostrar nas atitudes que as palavras não são em vão, e que você mesmo que discorde de algo jamais precisará ofender para colocar-se!
    Beijo Daniela Sam....hehehehe

    ResponderExcluir
  9. Uauuu!!!

    É por isso que te amo!!!Hehehehe!!!
    VocÊ sabe alfinetar amiga, tocou nos pontos principais e nos erros terríveis que a grande maioria dos blogueiros cometem, alguns sabendo outros não!
    E concordo plenamente com você em relação aos pedidos desesperados do tipo: comente em meu blog, por favor! Tou te seguindo, me segue tbm!

    Putz! Isso só afasta a criatura do seu blog!
    Porque de pedinte o mundo já tá cheio!Rs!

    Adorei o artigo, inclusive o exemplo do blog pornô, kkkkkk!!!

    Só vc mesmo amiga!

    Um super beijo e tenho ctz que seu texto vai dar uma sacodida em muuuita gente!

    Beijos!

    =**

    ResponderExcluir
  10. @Jb Pires
    Olá meu querido amigo JB !

    Concordo contigo, dar um retorno, um agradecimento aos leitores e amigos mostra que nos importamos com a opinião deles, e esta interação, além de gratificante enriquece o blog e a nós mesmos !!
    Obrigadíssimo pela presença e carinho !
    Beijos e boa semana !

    ResponderExcluir
  11. @Luciano Oliveira
    Olááá Luciano !!!!

    Amigo eu ainda sou nova neste meio, mas esta dica me deu excelentes resultados, não só para o blog, como pessoais, então se funcionou pra mim... funciona pra todos né !! kkk
    No fim do post tem o agradecimento aos meus comentaristas e amigos e você é um deles !!
    Obrigada pela presença !!
    Abração e boa semana !

    ResponderExcluir
  12. @Geórgia Freitas
    Olá querida, obrigada pelo apoio e carinho !!!
    Um beijãozão e boa semana !!

    ResponderExcluir
  13. Amiga, quero eu voltar às boas, fazer como antes, entende, mas infelizmente tenho que esperar um pouco mais para isso, por enquanto, enquanto não chega esta hora tão desejada, eu vou comentando quendo posso, hahahaha, lembra amiga, às vezes não resisto e venho, toda atolada, andando em pleno sol quente! kkkkkkkkk, pois é, olha eu aqui com você, este é um dos meus poucos momentos.

    Realmente lembro-me de uma postagem parecida da nossa amiga Denise, falando sobre esta grande importância, sentimos a diferença mesmo. Você é uma das maravilhosas blogueiras mais participativas do meio, já deixo aqui meu muito obrigada por sempre interagir conosco.

    Deixo também um beijão bem carinhoso. Tô com saudades, mas breve estarei de volta!

    ResponderExcluir
  14. @Marcelo Pereira
    Olá Marcelo, obrigada pelo apoio, presença e participação !
    Um enorme abraço e boa semana !

    ResponderExcluir
  15. Olá Sam, tudo bem?
    Adorei seu post, já andei pesquisando sobre isso também, principalmente porque o meu Blog trata mais de saúde e bem-estar, nem sempre as pessoas comentam, elas comentam mais a parte de literatura, música e levou tempo para eu compreender isso e inclusive perceber, que não comentam não é porque o conteúdo é ruim, mas porque o contéudo é muito específico "medicina" por isso os comentários vão para a parte mais descontraída do Blog, mais informal. Acho que a gente vai aprendendo com o tempo e acho que a atenção com o leitor é fundamental, tanto nas respostas como na preparação de um bom conteúdo.
    Beijos amiga e sucesso sempre.
    Mari

    ResponderExcluir
  16. @Ankhmaya
    Olá querido amigo Fábio !!!

    Concordo contigo, os comentários são importantíssimos, pois é através deles que sabemos a quantas andam as postagens e também o que pensam as pessoas a respeito do assunto, e isso nos traz conhecimentos e uma interação muito agradável !
    A comparação que fiz é porque somos pessoas e ninguém gosta de descaso, as relações funcionam assim independente do meio, não é mesmo :)
    Ih amigo, eu tive que bloquear esta opção porque tive vários anônimos desequilibrados usando meu blog para descarregar sua frustração de maneira pessoal tentando em atingir e achei muito desagradável. Mas sei que prejudiquei alguns leitores, vou tentar abrir uns tempos e ver se já procuraram um psiquiatra kkkkk
    Nom fim do post tem meu agradecimento aos comentaristas e você é um deles, sempre presente e com participações maravilhosas ! Obrigada !!
    Um super beijo e boa semana !

    ResponderExcluir
  17. Muito bom...

    Quando escrevi sobre os comentários era justamente por que eu estava muito irritado com os "micreiros" mandando mensagens como:
    - Estou te seguindo no seu blog, espero que me siga tbm.

    - POr favor entrem no meu blog.

    - Vc viu meu blog hj? entra lá vai.

    isso me fez pensar que a interação para o blogueiro é fundamental, assim ele conquista fieis leitores e deixa de ser chato e repetitivo.

    Samanta fico sem palavras de ser citado em um dos seus post...

    Sucesso...

    ResponderExcluir
  18. @luciana
    Olá Luciana !!! A recíproca é verdadeira !! Minha amiga e ótima comentarista !!

    É isso mesmo Lu, sei que tem pessoas que não são falantes como nós kkk mas isso não importa, é só dar atenção e lidar com educação com seus visitantes que tudo flui !
    Eu gostaria sim de visitar mais postagens e mais amigos, mas a limitação de tempo, realmente está presente em nossas vidas, mas mesmo atrasadinha , um dia eu chego hehehe é um prazer !
    Com o tempo acontece o que você mencionou, esta interação vai virando uma amizade e é muito divertido e gratificante !
    No fim do post tem minha homenagem aos comentaristas e você está entre eles, sempre presente e com ótimas participações, agradeço de coração !!
    Um super beijo e boa semana !!!

    ResponderExcluir
  19. Amiga é sempre bom receber comentários referente a pauta do seu blog, mas as vezes não é possível você comentar, pois as vezes estamos impossibilitados ou estamos trabalhando ou dando aquela atenção para os filhos e para esposa, fica um pouco complicado a gente querer comentar a grande maioria de postagens que aqui colocam.
    Mais sem duvida é um baita incentivo, ainda mais para quem esta iniciando a vida de blogueiro.
    Dou o Maior incentivo para aqueles blogs que estão iniciando e com pouco trafego seja por pouca notícia ou por algum erro de layout em seu blog, quando vou em alguns blogs e vejo um dois seguidores e vejo que o blog é bom já indico a Amigos para que sigam estes blogs.
    A net é um meio aonde postamos de tudo só restando saber se vai agradar quem esta do outro lado ou não.
    Abraço fraterno e Muita Luz em seu caminho.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo12/4/11

    oi, eu sou novo nesse negocio de blog
    e vou lembrar desse post quando comessar a receber comentarios. Agradeceria se você visitasse o meu blog, e se seguisse, seria melhor ainda!
    http://guiacuriosidades.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. @Maria Marçal
    Olá Maria, que bom que veio participar !!
    Você é uma blogueira muito ativa que cativa pelas participações sempre carinhosas e atenciosas !

    Sem dúvidas, todos temos o fator tempo que precisa ser administrado, eu por exemplo tenho a Academia, o Trabalho, o Serviço de Dona de Casa e ainda o Maridão pra paparicar, então realmente não dá pra interagir como gostaria e muitas vezes chego super atrasada nas postagens, mas o importante é sempre cultivar esta interação e as amizades, uns minutinhos de atenção fazem muito e são gratificantes para ambos, não é mesmo :)
    Gostei da sua colocação, este circular tão divertido e gostoso nos traz conhecimentos e mantém a união, trazendo ainda possibilidades de novas amizades !
    Obrigada pela presença e participação !
    beijos e boa semana !

    ResponderExcluir
  22. @Valéria Braz
    Olá bela Valéria !!!!

    Ótima a sua colocação, minha amiga, sem dúvidas esta interação não deve ser feita "nas coxas" e sim com muita seriedade, educação, respeito e transparência, assim podemos mostrar quem somos, enriquecer a postagem e nunca magoar alguém, pois uma posição contrária, pode muito bem ser defendida com elegância sendo assim, bem sucedida, proporcionando crescimento para ambas as partes.
    Gatona, no fim da postagem tem a minha homenagem para os comentaristas que me acompanham, e você é uma delas !! Obrigada pelo carinho e amizade !!
    Um beijãozão e boa semana !

    ResponderExcluir
  23. OI Samanta uma coisa que aprendi logo quando iniciei o meu blog foi interagir com os meus seguidores, tanto comentar nos blogues dos amigos como responder os comentário pois considero o blog como minha casa e quando uma pessoa vem me visita uma das maneira de recepcionar bem é não deixar a pessoa falando sozinha, amo interagir com os meus amigos dou dicas, risadas, as vezes menina faço a festa nos comentários!!E como você disse é necessário tempo e carinho

    Amiga obrigada por partilhar mais essa preciosas dica!!

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  24. @Deny
    Olááá minha linda Miguinha do coração !!!!

    Eu também te amoo !!!
    Ai amiga, tem dias em que só desabafando mesmo, porque tenha dó né !! O que eu recebo de peloamordedeus siga meu blog ! todo dia, é dose !! E o pior é que as pessoas que fazem isso sequer visitam o meu ! Não tenho vocação pra santa, blogosfera é uma troca, meu tempo é curto e tem que ser dedicado a quem merece !
    Quando vejo alguém mendigando, já penso que nem você, o blog deve ser uma porcaria ! não me atrevo a ir não, justamente pela conduta do Autor...
    kkkk sabia que alguém ia falar do blog pornô kkkk
    Tomara que tenha ajudado alguém né miga ??

    No fim do post tem meus agradecimentos sinceros aos comentaristas e amigos, e você é um deles, por isso, te agradeço por tudoooooooo de coração !!!
    Saudadesssss beijocas mil e que sua semana seja ótima !!

    ResponderExcluir
  25. @José S. Pereira
    Olá José, fico feliz que tenha vindo participar !!

    Sem dúvidas, existem vários aspectos que influenciam no fluxo de comentários, eu resolvi tocar mais na interação porque tenho visto que muitos autores não respondem seus visitantes e ainda cobram retorno... isso não funciona de maneira alguma.
    Citei o artigo do Adelson do gerenciando Blog, porque ele abrange outrso aspectos que também são importantíssimo !! e isso pode ajudar a todos nós !

    Realmente, a dificuldade nos formulários de comentários é desanimadora... Eu confesso que gostaria muito de deixar aberto sem moderação, pois não recebo Spams, mas infelizmente tive problemas de ataques pessoais e ofensas, o que não me deixou outra alternativa, senão a moderação...
    Sobre os posts fechados, entendo que por exemplo, além dos assunto que você citou, fica difícil comentar uma piada ou algo assim, mas aí o próprio autor já tem que ter esta consciência e não esperar dissertações nestes casos.

    Não falou demais não, mas falou bonito !!
    Obrigada pela consideração e pela ótima participação, é esta interação que torna a blogosfera tão deliciosa nos trazendo conhecimentos e trocas interessantes !!
    Um enorme abraço e boa semana !

    ResponderExcluir
  26. Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo.

    Tenho uma dúvida: Devo comentar somente no dihitt ou no blog dos meus amigos também?

    ResponderExcluir
  27. @Dani Sans
    Olá queridíssimaaaaaa !!!

    Ai amiga, eu sei como é a correria do dia a dia, infelizmente não conseguimos prestigiar a todos como gostaríamos, mas faça como eu, chegue com um mês de atraso, mas chegue kkk Eu tiro por mim, se recebo um comentário em uma postagem antiga, ele me traz a mesma alegria que todos os outros, portanto o que importa é que cultivemos esta interação, da maneira que podemos, mas sempre com carinho !
    veja você, mesmo no sol escaldante, arranja uns minutinhos pra visitar uma amiga, isso não tem preço !! Obrigada !!
    Eu antes tinha mais tempo, mas agora mesmo enroladinha, procuro sempre dar uma atenção aos amigos, na medida do possível e isso é muito gostoso !!
    Querida, agradeço de coração sua presença e carinho sempre !!!
    Um super mega beijooooo e saia do sol !!! kkk
    boa semana !!!

    ResponderExcluir
  28. Estimada Samanta, maravilhoso o texto, traz um ensinamento importante para quem quer levar o seu Blog a sério, ou seja, levar a sua mensagem ao máximo de pessoas possível.
    Grato por mais essa gentileza.
    José Fonte de Santa Ana

    ResponderExcluir
  29. @Mari Martins
    Olá queridíssima Mari !!! Tudo bem e contigo ??

    Que bom que gostou !!
    Eu entendo sua colocação, vejo por mim, às vezes o tempo está corrido e não dá para comentar em algo mais elaborado, assim acabo optando pelos artigos mais simples daquele autor, e como você disse não é porque é ruim mas talvez por ser algo mais direcionado e sofisticado.
    Eu também noto que aqui as pessoas gostam mais de reflexões e dicas, então a gente vais e adequando ao que gostamos e também tentando agradar os visitantes, unindo o útil ao agradável, não é mesmo :)
    Obrigada por complementar tão bem o texto e receba meus agradecimentos sinceros, como mencionei no fim do post para os comentaristas e amigos, pois você está sempre presente e atenciosa !!
    Um beijão e boa semana !!!

    ResponderExcluir
  30. Olá Samanta!
    Li esta postagem e não pude deixar de dar minha opinião.
    Estou sempre dando dicas para blog, e acabei encontrando uma dica maravilhosa que é esta que você deu. Acredito que interagir com os leitores é muito bom principalmente quando fazemos postagens "fáceis" de serem lidas, com uma linguagem que as pessoas se sintam confortáveis com o que estão lendo e muitos outros fatores.

    Responder os leitores é uma das coisas mais importantes que se deve fazer para ter um blog no caminho certo, acho que já fiz uma postagem sobre este assunto bem no início do meu blog, e sei o quanto é necessário acompanharmos nossos leitores e visitantes, afinal são ele que tornam nossos blogs cada vez melhores.

    Ignorar os leitores é o primeiro passo para o fracasso de um blogueiro, as vezes não é possível visitarmos o blog das pessoas que nos acompanham, mas acho que não podemos de maneira nenhuma deixar de respondê-los. As vezes quando recebo comentários na hora que estou saindo do computador, não os publico. Só os publico no dia seguinte quando já é possível responder a todos. Acho uma falta de respeito não responder a pessoa que passou um tempo lendo nossas postagens e nos prestigiando.

    Parabéns pela maravilhosa postagem!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. @Mendesites
    Olá Thiago, que bom que gostou e veio participar !!

    Também não gosto de quem fica insistindo em msgs, mas sequer visita nosso espaço, este tipo de atitude já mostra que tipo de pessoa é o Autor...
    Também achei ótima sua postagem porque fala do descaso de certos blogueiros com seus leitores ! Na ocasião do seu post, eu tinha acabado de ir pela terceira vez em um blog ver a resposta ao meu comentário... e nada ! sequer um obrigado ! Conclusão, nunca mais eu volto @ depois a pessoa se pergunta porque não recebe visitas...
    Fico feliz que tenha me inspirado com seu texto a fazer esta postagem, creio que poderá ajudar alguém ! Obrigada pela idéia !!
    Um enorme abraço e boa semana !

    ResponderExcluir
  32. Olá, querida, sincera e objetiva Menina Sorriso!

    Matou a pau com esse post!
    Tirou as palavras da minha boca nesse assunto...
    A comparação entre uma casa e um blog é demais!!!!
    É a mesma que faço sempre.
    Quem vem a um blog, quer ler o texto e 'conversar'.
    Se ele comentou, é porque o assunto tem relevância!
    Como um amigo que assiste a um filme e gostaria de saber a opinião de um outro.
    Quando o amigo termina de dar a opinião, quem assistiu ao filme, deve respondê-lo, transmitir
    o quanto foi importante as considerações dele, para que em outros enfoques, haja sempre
    esse retorno gostoso de diálogo, não de monólogo (gente, pra se construir uma amizade, é necessário
    conversa!).
    O tempo nosso é curto mas, no possível, respondamos aos comentários!
    Comentemos mais os posts que gostamos de outros blogs, e sejamos francos, fazendo a chamada crítica construtiva.
    Réplicas, tréplicas inteligentes, costumam render afetuosidade, formamos vínculo, nos sentimos mais
    amigos...
    Quem pensa que blog é espaço só para informações, e não há estreitamento humano algum, então
    ainda não sabe de verdade para que serve um blog!...


    Beijos, Sam!

    Adorei o post!!!!
    Você sempre verdadeira!!!!

    Mary:)

    ResponderExcluir
  33. @Ricardo Roehe
    Olá Ricardo, fiquei super feliz que tenha vindo participar, sua opinião é muito importante !!

    Com mencionei para alguns dos amigos, todos temos afazeres, e realmente fica difícil conciliar, e muitas vezes não visitamos os blogs que gostaríamos, mas é sempre possível tirar uns minutinhos para responder um leitor e prestigiar quem nos deu atenção, mesmo que com atraso ( ou muito atraso, como eu kkk )
    É sim muito incentivador receber este feedback e se nós gostamos, quer dizer que agradará também os amigos, por isso toquei neste assunto, muitos só querem visitas, mas sequer respondeu estas pessoas, isso é descaso, melhor não ter um blog.
    E este ponto em que você tocou, de blogs iniciantes, é importante, o meu por exemplo, nem tem um ano e as visitas do google são quase nulas, portanto a interação é que me ajuda no crescimento do blog enquanto ele não está bem colocado nos motores de busca, e isso só pode ser feito com a ajuda dos amigos, assim como você o faz !
    Obrigada pela ótima participação e presença !
    Um enorme abraço e boa semana !!!

    ResponderExcluir
  34. @Leonardo Anísio
    Olá Leonardo !! seja bem vindo !!

    Estas dicas me ajudaram e ajudam muito !! Quem quer ser logueiro precisa ter respeito e dar atenção aos seus visitantes, tendo em mente que a blogosfera, assim como a vida é feita de trocas, o que enriquece a ambos !
    Logo visitarei seu espaço :)
    Um abraço e sucesso !
    Obrigada pela presença !

    ResponderExcluir
  35. @Vivendo pela Palavra de Deus!!!
    Olá queridíssima Irismar !!!

    Comecei no blog sem ter a mínima noção do que fazia, e tratei da mesma forma que você, como se fosse a sala de casa, onde recebo os amigos para conversar, e não se alimenta uma amizade com descaso ou falta de educação, não é mesmo !
    E é tão gostoso e gratificante que acabamos tendo como consequência o surgimento de alegrias, amizades e ótimos papos !!
    Adorei a comparação que você fez, descreve bem o que eu quis expressar !!
    Amiga, no fim da postagem tem meus agradecimentos aos amigos e comentaristas e você é uma delas, sempre aqui comigo, conversando na sala de casa kkk carinhosa e atenciosa !!
    Muito obrigada de coração !!
    Um super beijoooo e boa semana !

    ResponderExcluir
  36. @Alfeu Gomes
    Olá amigo Alfeu !

    Ótima colocação, pra tudo que é bem feito, existe o esforço, que logicamente não é em vão.

    Sobre a sua dúvida, este é um ponto muito polêmico para os usuários do dihitt, pois muitos visam somente a pontuação de Ranking ( não é o seu caso, mas existe muito) e não comentam nos blogs , otimizando tempo, mostrando assim egoísmo.
    Mas este site, assim como todos os agregadores, são para divulgar o blog, então o mais importante é o próprio blog, pois se um dia o site acaba, nossos espaços estarão vazios e perderemos todos os comentários...
    Por isso eu, a Jackie e muitos outros, estamos sempre na Campanha para incentivar as pessoas a comentarem nos blogs, pois é lá que os blogueiros se dedicam.
    Se for possível, o ideal é que você comente nos dois, usando o control C control V, assim fica rápido, mas se não for possível, dê prioridade aos blogs.
    Desculpe me estender na sua resposta, mas aproveitei para reforçar a Campanha rsrsrs

    Obrigadíssimo pela presença e participação !!
    Um enorme abraço e boa semana !!

    ResponderExcluir
  37. @José Fonte de Santa Ana
    Olá meu querido amigo José, que prazer tê-lo aqui participando !!

    É isso mesmo, meu amigo, se nos dispomos a fazer um blog, precisamos ter em mente que para levar nossa mensagem às pessoas, é necessário respeitá-las e não tratá-las com descaso, por isso é tão importante dar atenção aos visitantes, para cultivar esta troca tão gratificante !
    Obrigada pela presença, seja sempre bem vindo !
    abraços e boa semana !

    ResponderExcluir
  38. @Arthur Oliveira
    Olá querido amigo Arthur !!!

    Aproveito para te parabenizar pelas dicas que posta, sempre nos trazem além de ajuda, ótimas reflexões que enriquecem muito a blogosfera !

    Concordo contigo, a maneira de se expressar deve ser de fácil entendimento para que possamos nos fazer compreender, ficando assim mais fácil para que elas emitam suas opiniões !! tem blogs em que eu fico um tempão olhando pra tela sem saber o que dizer, porque a linguagem é difícil e me pego imaginando se sou burra por não ter entendido bulhufas, muitas vezes, desanimo de visitar aquele espaço...

    Eu penso assim, se fizemos um blog, que é público, o mínimo que devemos ter como compromisso é dar atenção aos visitantes, porque se não quisermos fazer isso, melhor escrever num diário... Todos somos atarefados e se alguém dispõe seu tempo para nos prestigiar, esta pessoa merece ser bem tratada.

    Como comentei com o Thiago, resolvi dar continuidade ao artigo dele, justamente porque fui 3x em um blog pra ver a resposta ao meu comentário e nada ! nem um obrigado ! Nunca mais volto lá ! Vou ficar falando sozinha ? Prefiro usar este tempo para prestigiar quem merece.

    Tempo realmente nos limita e não nos permite visitar todos os que queremos, mas mesmo com atraso, recomendo que isso seja feito, é uma maneira de cultivar este contato que beneficia a ambos.

    Obrigadíssimo pela ótima participação e presença !!
    Um enorme abraço e boa semana !

    ResponderExcluir
  39. Olá Samanta,

    Com certeza tudo que vc disse faz sentido, tenho um blog, e tive que ficar três meses sem postar nada. Antes de eu abandoná-lo um pouco por motivos pessoais, passei a receber alguns comentários legais, e agora que eu voltei a postar, estou buscando mecanismos para trazer novos amigos ao meu blog.
    A realidade é que vc sempre escreve esperando que alguém leia, e de preferência comente, nem que seja com alguma sugestão de melhoras. Mas isso muitas vezes não acontece, e acaba frustrando um pouco.
    Mas, valeu pelas suas dicas, vou tentar começar colocar em prática, para ver se funciona comigo.

    Abraços de Isa
    @Isa_Paulla
    www.paginasdodia.com

    ResponderExcluir
  40. @Mary Miranda
    Olááá Minha queridíssima Musa da Escrita !!!

    uauuu que bom que gostou !!!! Tô me achando !! kkkk

    Esta comparação, foi o que me veio a mente, pois é assim que me sinto, como disse pra Irismar,e ela também colocou esta semelhança, aqui é a sala de casa, recebo os amigos e quem sabe futuros amigos, que querem dialogar sobre estes assuntos, expor o que pensam, interagir... então como que fica se eu deixo alguém falando sozinho ? Não dá né, falta de respeito e educação.
    Perfeito o que você disse, sem dúvidas tanto em blogs pessoais quanto profissionais, é este diálogo que faz ambos crescerem, adquirindo conhecimentos e alimentando a relação, seja ela qual for.
    Todos temos que administrar o tempo, e nem sempre é possível chegar a tempo ( eu !! kk ) mas, por exemplo, eu adoro receber comentários, mesmo se for numa postagem mega velha, é sempre bom ver a opinião de alguém, então, sempre que pudermos, vamos fazer a nossa parte nesta amizade ! vale a pena !
    Outra coisa super importante que você mencionou são as críticas construtivas, sempre aprendi muito com elas, mas tem pessoas que não sabem fazer isso, ou são agressivas, o que tira sua razão no assunto, ou simplesmente usam os comentários como penico... aí fica difícil estabelecer uma troca saudável. Por isso a educação é primordial também nesta interação.
    Sem dúvidas, os comentários rendem muito, desde boas conversas, risadas até preciosos conhecimentos !! Enriquecendo assim os laços virtuais ;)

    Sua colocação final, fechou com chave de ourooooooo !!!

    Amiga, no fim do post tem meus sinceros agradecimentos aos amigos e comentaristas, e você é uma delas, sempre aqui comigo, atenciosa e enriquecendo meu espaço com suas participações maravilhosas !!
    Obrigada pro tudo !!
    um super beijo e boa semana !

    ResponderExcluir
  41. Minha Ninja.

    rsrs....parabéns pelo post!!!!! kkkk

    tô atrasada, e só pra variar um pouquinho ja comentaram tudinhoooo.
    Mas como sempre voce abordou o tema com muita classe; confesso que ando em divida com meus leitores e alguns seguidores... não estou conseguindo dar retorno dos comentários logo em seguida, acho que estou levando uns dois dias...hehehe...
    Concordo quando voce diz "não comentesem ler, ou sem vontade", ou so para mostrar que esteve no blog.
    Ahhh!!! eu pessoalmente não gosto dos comentarios spam (oh, menina e isto virou praga em meu blog, de cada 10 comentarios só da para postar 2, os outros são spam, ou coisa pior).
    Comentar sem ler também é de doer, tem gente que diz coisas que nada tem a ver com o texto e ainda deixam seus links.
    Eu ando sem tempo para comentar, então a maioria das vezes estou só lendo.

    bjins

    ResponderExcluir
  42. Olá minha querida amiga Sam.
    Grande tema e muito oportuno também.
    Você escreveu com muita clareza e objetividade, e é claro que concordo plenamente!
    Com cada linha deste seu exemplar artigo!
    Estou apenas um ano na blogosfera e tenho muito a aprender sobre este vasto mundo virtual.
    Para um blogueiro é primordial receber comentários nos blogs!
    Várias campanhas de incentivo já foram feitas aqui no diHITT.
    Percebo que algumas destas campanhas escritas por pessoas que não dão exemplos.
    Tipo escreve o artigo, postam aqui, querem comentários, mais apenas comentam no Site!
    Isto é uma contradição, não é amiga?
    Escrever artigos sobre comentários e o próprio autor deste artigo, não comenta nos Blogs.
    Muito diferente de você que cumpre tudo o que escreve, com muita maestria!
    Pois eu penso assim: Se o assunto me interessa comento no Blog, mesmo que este blogueiro, tenha nunca comentado um post meu.
    Outros eu comento porque são amigos sinceros com muita ética e se deixaram de comentar algum artigo postado por mim, entendo que nem sempre dispomos de tempo para todos.
    Sendo assim costumo comentar e interagir com amigos e blogueiros que neste um ano de Blog
    sempre estão presentes com seus brilhantes comentários, com muita ética e profissionalismo!
    Não quero dizer que seja uma troca, comentou no meu, comento no seu!
    Mas eu cansei de visitar e comentar em Blogs, que nunca me deram uma opinião!
    Reservo meu tempo, que é curto para os blogueiros que prezo e sempre enriqueceram meu espaço com seus comentários.
    E é óbvio que você está nesta lista de grandes amigos, escritores e blogueiros excepcionais!
    Parabéns por este Post, maravilhoso como todos que você escreve!
    Mil beijos Marciais

    ResponderExcluir
  43. Super Dicas12/4/11

    Suas dicas para ter um blog com visitas são muito úteis e verdadeiras, para quem procura atingir o sucesso.

    ResponderExcluir
  44. Aluísio Batista Lima Filho12/4/11

    Vou roubar o comentário da minha amiga Maria, como se fora o meu.
    É absolutamente imperativo a participação eintereação. Mas todos tem "tempos" disponíveis em diferentes escalas.
    Mas, interagir e participar com sugestões ecomentários, faz parte daprópria natureza da amizade.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  45. Maria Marçal12/4/11

    @SamantaOi
    havia saído e não tinha lido teu depoimento.
    Obrigada, amiga

    E vamos andando para frente não é mesmo?
    beijos, Maria

    ResponderExcluir
  46. @Kassya Mendonça
    Olááa´gatíssima Kassya !!

    Vixe amiga, que atrasada nada !! Se for assim, nem sei o que estou com os amigos kkkkk
    Mas como comentei acima, eu adoro receber comentários, mesmo que seja numa postagem velha, acho ótimo esta interação e saber que alguém se dispôs a se expressar no meu espaço :)

    Eu também ando atrasada e não posso mais prestigiar a todos que gostaria, mas faço um esforço e respondo a todos em primeiro lugar :)
    Ih amiga, tem uns que levo uma semana !!!!!!!! afff mas um dia eu chego rsrs

    Pois é, comentar só pra bater cartão não rola, fica evidente que é falta de interesse , melhor não comentar... ou esperar um dia mais inspirado, eu faço isso, gosto de comentar do jeito que a pessoa merece, com atenção e dedicação.
    Aqui até que eu não recebo Spams, mas tive que deixar moderado e sem Anônimos porque tem muito doido que vem aqui me ofender entre outras birutices bizarras desagradáveis... enfim, faz parte né !
    Comentar sem ler é o fimmmm !!
    Minha inspiração sobre isso veio do dihitt, o que eu vejo de pessoas que só se baseiam no título... é dose viu, se quer competir pra Ranking, faça um trabalho bem feito pelo menos !! é o cúmulo da cara de pau, viu !
    Amiga, mesmo sem tempo, vejo que você sempre que pode visita os amigos e é isso mesmo que tentei incentivar com a postagem !

    No fim do post tem meus agradecimentos para os amigos e comentaristas, e você está entre eles, sem dúvidas, pois além de presente, é atenciosa e carinhosa, agradeço de coração, viu !!

    Um super beijooooooo e boa semana !

    ResponderExcluir
  47. @Super Dicas
    Olá Super Dicas !!

    Seja bem vindo !!!
    Eu não tenho muito tempo de blog, mas estas dicas me ajudaram e ajudam muito para o crescimento deste espaço, fora o fato que esta interação é gratificante para todos, seja leitor ou blogueiro !
    Obrigada pela presença !!
    Um abraço e boa semana !

    ResponderExcluir
  48. @Aluísio Batista Lima FilhoOlá Aluísio !!

    Realmente tempo é algo a ser administrado, pois todos temos afazeres e infelizmente não é possível visitar todos os blogs de amigos, mas se fizermos estas participações quando possível, como citei no texto, não precisa ser de imediato, mas quando puder, dê uma atenção a quem lhe prestigiou ! É um gesto simples que alimenta e cultiva esta ótima atmosfera virtual e principalmente, nunca devemos deixar um leitor sem resposta, além de deselegante, passa a impressão de descaso.
    Com pequenos gestos, fazemos muito e como a Maria citou, contribuimos para esta união virtual.
    Obrigadíssimo pela presença, um abraço e boa semana !

    ResponderExcluir
  49. @Arte e Café
    Olá minha queridíssima amiga Alba !!!

    Uauu adorei seu comentário !! até preparei os dedinhos para confabularmos sobre o assunto hehehe

    Estou a 8 meses na blogosfera, e às vezes, até acho pretensão querer dar dicas, mas se algo me ajudou, creio que possa ser útil para outros também, e vejo muitos reclamando sobre este assunto, sem , digamos, fazer por onde...

    Eu não me atrevo a postar uma dica que não pratico, acho que isso tira não só a credibilidade da postagem, como do blog e do Autor, por isso se digo aqui, é porque me esfalfo pra fazer, creio que é o mínimo quando tentamos dar diretrizes sobre um assunto, não é mesmo !

    Outra coisa importante pra nós que utilizamos o dihitt, é a consciência de que é um agregador somente, divulgador, mas o importante é a fonte ! Imagina se um dia dá um tilti e come tudo ? Ficamos sem nenhum comentário !
    Quem comenta só lá ( a maioria que faz isso, não todos ) é para mim Alpinista de Ranking, quer fazer pontos e pronto !
    Não tenho nada contra quem compete pelo Ranking, eu mesma já competi, acho saudável como qualquer competição, mas faça um trabalho honesto e ético, levando em conta de que junto com isso vem os amigos e sua credibilidade no mundo virtual...
    Quer ganhar, tudo bem, mas ganhe com méritos, faça direito !

    Blogueiro que é mesmo blogueiro sabe como é importante ter o feedback em seu blog e não por aí, perdidos...

    Também costumo comentar e quase todo blog que visito, mesmo se nunca tiver recebido esta pessoa, é assim que o círculo cresce, e se não crescer, eu li e opinei sobre algo que gostei :)
    Mesmo agora sem tempo como antes, eu tento visitar os amigos e prestigiá-los como tão gentilmente fazem comigo, acredito que o dia não importa, sempre é bom quando recebemos comentários :)

    Mas como você sabiamente colocou, quando o tempo diminui, a tendência é darmos mais atenção aos amigos que nos acompanham, dando preferência pra eles, sem dúvidas !

    esta postagem foi justamente porque fiquei indo dias seguidos em um blog ver a resposta ao meu comentário... e nada !! Na minha última visita, a pessoa tinha postado uma reclamação porque não comentavam no blog !!!!!! affff Porque será né ????

    Amiga, no fim do post tem meus agradecimentos aos amigos e comentaristas aqui do VRSam e você, além de amiga querida que transcende este espaço, é minha Top Comentarista ao lado da Jackie, por isso te agradeço por tudo, de coração !!!

    Um super beijooooooo marcial e que sua semana seja ótima !!

    ResponderExcluir
  50. Olá Sam,
    concordo plenamente com você! Quando eu comecei meu blog, claro que não entendia bulhufas do assunto( se é que hoje dá pra dizer que eu entendo...)e nem tinha outros blogs para visitar.
    Desde que eu entrei em diretórios de blogs, minhas visitas e seguidores aumentaram muito.
    Dá trabalho, mas o resultado é bom demais!
    Um abç.

    ResponderExcluir
  51. @Cata
    Olá Cata !!!

    Olha você aqui comigo de novo, fico tão feliz quando alguém retorna !!
    Ih eu também quando comecei, não sabia sair do lugar kkk depois com uns meses e milhões de pesquisas é que fui aprendendo, mas antes de tudo li muitas dicas de outros blogueiros, por isso, sempre que algo me ajuda, eu compartilho, sem dúvidas será útil para alguém :)
    Dá trabalho sim, mas vale a pena, porque além dos comentários, recebemos opiniões, conhecimentos e até fazemos amigos !!
    Obrigadíssimo pela presença !!
    Um beijo e boa semana !

    ResponderExcluir
  52. Querida estou começando a responder no Blog também!
    Está prática comecei agora rsrsr!!
    Obrigada por tudo sempre!
    Uma excelente semana pra ti!
    Beijos Marcias no Core!

    ResponderExcluir
  53. @Arte e CaféAmiga, mais da metade dos meus posts só tem um comentário geral no fim, agradecendo... Tudo bem que respondo a maioria aqui no dihitt, mas comecei a achar que ficava meio vago para os que não são daqui, por isso de um tempinho pra cá, também comecei a fazer isso ;)
    Blogando e aprendendo né amiga !!! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  54. Olá, Samanta!

    Os comentários que recebemos são um ótimo incentivo para continuarmos nosso trabalho! E você resumiu muito bem o que é necessário para ter sucesso nessa área: INTERAÇÃO. Muitos não recebem comentários porque não dedicam tempo suficiente para interagir com seus leitores.

    Vi que você faz isso muito bem em seu blog! Prova disso é o invejável número de comentários que você recebe a cada artigo. Parabéns por isso!

    E muito obrigado por citar meu artigo aqui. É realmente motivo de grande satisfação para mim!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  55. Samanta, tudo o que você diz é exactamente o que eu penso. Devo mesmo confessar que adoro comentar tal como adoro falar e quando leio algo que me desperta interesse, me faz rir ou me faz chorar, nem que queira não resisto a comentar. Mas é, de facto, um desconsolo não sentir sequer que seu comentário foi lido. Sou daquelas que, para além do post lê os comentários e chego a gostar mais dos comentários que do próprio post kkkkk
    O meu blog é recente e sempre respondo a todos mas mesmo nos sites e quando ainda não tinha blog eu comento porque está na minha natureza e faço-o por prazer. Mas estou de acordo com o José S. Pereira, é muito desagradável comentar e não ver logo nosso coment exposto, ter de fazer o quebra cabeças, etc. No meu blog tirei tudo quanto é limitação e ainda não me arrependi.
    Parabéns por seu post.
    Beijinhos no coração
    Sou a Moçoila (ou Gata Vadia)

    ResponderExcluir
  56. @Adelson Smania
    Olá Adelson !!!

    Nossa, acabei de falar com a Jackie no Skype que estava até com palpitações porque você tinha comentado !! Que emoção !!
    Bem se vê porque seu espaço faz sucesso, além de excelente e bem elaborado, você dá atenção e faz com que nos sintamos à vontade, o que cativa de imediato, sem dúvidas !!

    Os comentários, além de gratificantes, nos trazem conhecimentos, várias visões do assunto, entre outras coisas que só enriquecem tanto o blog, quanto nós, como pessoas !
    Eu ainda não estou bem colocada nos motores de buscas e não entendo nada de Seo ( aliás, preciso visitar seu blog, pra ver isso hehehe ), então, foi através da interação que consegui este retorno, aumentando minha visibilidade e de bônus, conquistei muitos amigos, até mesmo fora da telinha :)

    Como mencionei pra Alba, com poucos meses de blog, às vezes acho pretensão dar dicas, mas se algo me ajudou, não vejo mal em compartilhar, quem sabe também ajudo alguém, não é mesmo !

    Obrigada pelos parabéns !! aiii que emoção ! Agradeço muito, vindo de um blogueiro maravilhoso, só posso me orgulhar !

    E agradeço também a gentileza e rápida resposta ao permitir que seu artigo fosse citado, tenho certeza de que ajudará a muitos.
    Um abração e boa semana !

    ResponderExcluir
  57. @GataVadia
    Olááá Gatinha !!!

    Eu sou tímida, acredita ?? Só "falo" pra xuxu na internet kkkk Alguns amigos do dihitt me conheceram ao vivo e me acharam quietinha demais hahaha Mas assim como você, é quase impossível eu passar num blog e não comentar, anão ser quando não gosto mesmo... nestes casos prefiro me abster de comentar, afinal, gosto é gosto, não é mesmo !
    Esta sua maneira de interagir, sem dúvidas conquistará muitos leitores e amigos, e é isso que tentei incentivar aqui :)
    Sobre a moderação mencionada pelo José, concordo, eu gostaria muito de liberar todos automaticamente, mas infelizmente recebo muitos ataques pessoais, o que fica desagradável para mim e para quem chegar aqui e se deparar com tal coisa... Mas enfim, faz parte, não é mesmo !

    Obrigadíssimo querida pela presença e participação !
    Um super beijooo e boa semana !

    ResponderExcluir
  58. Oi Sam, tudo bem? Nossa, quantos comentários por aqui... Por que será, né?

    Um texto excelente, um tema ótimo pra colocar a gente pra pensar (como sempre) e uma maravilhosa anfitriã, que pode nos dar aula sobre interação positiva. Combinação perfeita.

    Concordo plenamente com o que você escreveu. E a palavra que você colocou no título do texto acho que resume tudo: a interação é o segredo.

    E a boa notícia é que quando ela acontece, torna-se desnecessário que a gente precise pedir visitas, votos ou comentários. As coisas passam a fluir naturalmente. Até porque, uma coisa que muitos parecem não perceber, é que este tipo de "pedido" pode até dar efeito contrário.

    Mas, como você colocou muito bem, a interação tem um fator importantíssimo para funcionar, que se chama reciprocidade. E no caso dos blogs, a reciprocidade se chama, retribuição de visita, resposta aos comentários, o compartilhar de ideias e informações de forma cordial e positiva. Na minha opinião é isso que torna um blog "vivo".

    De qualquer forma isso sempre vai depender do propósito do blogueiro com relação ao seu blog. Ele pode não achar importante este "compartilhar" que citei, portanto aqui não vai nenhuma crítica a quem atua diferente.

    Mas em relação a questão da reciprocidade quero fazer a seguinte colocação: na minha opinião reciprocidade não se exige, ela acontece ou não. Senão deixa de ser reciprocidade e passa a ser cobrança. Eu particularmente não gosto de retornos forçados. E tenho muita sorte, os meus amigos tanto reais como virtuais são bastante generosos comigo, o que agradeço de coração. E nem sempre quando o retorno não acontece é proposital.

    Muitos citaram o fator tempo, então não vou aprofundar isso.

    Só vou dar um exemplo pessoal. Sempre considerei importante o "retorno" nas minhas relações pessoais. Quando comecei com o blog, comecei a atuar como estava acostumada. Mas a medida que ia expandindo minhas amizades virtuais e me tornando mais conhecida, comecei a entender que seria impossível dar esse retorno a todos. Bem que tentei retribuir todas as visitas, responder a todos os recados.

    Mas o resultado foi que quase desisti do blog e acabei me estressando, além de receber fortíssimas "vaias" familiares por estar excedendo meu tempo de internet.

    Aí aprendi a ajustar meu rítmo, atuar na base do "antes tarde do que nunca" e interagir não como gostaria, mas como é possível. Nem sempre consigo comentar, mas quando comento procuro fazer isso com zelo e carinho, procurando contribuir da forma mais positiva possível com a postagem, dentro das minhas limitações.

    Nem vou me desculpar pelo exagero do comentário. Afinal, eu já sou "de casa" aqui e ninguém manda fazer estes ótimos posts, né?...rs.

    Muitos Beijos

    ResponderExcluir
  59. Olá minha querida, se tem alguém nesse universo virtual que merece comentários é você. Você é a comentarista que todo blogueiro gostaria de ter multiplicado, chega a ser um modelo...
    Bjs
    Telma

    ResponderExcluir
  60. Olá querida San,concordo com você,o bom além de fazer postagens é interagir e trocar idéias,opiniões,visitar blogs,comentar isso é importante,claro muitas das vezes é necessário tempo,mas na medida do possível sempre se dá um jeito,parabéns pelo post e vamos lá temos muiiiitas visitas a fazer,rs,rs,rs...nossos amigos estão nos esperando!!!
    beijão!!

    ResponderExcluir
  61. @dol-menOlá querida Denize !!!

    Opaaa, quando você aparece, sei que vem comentário bãoooo demais por aqui !!! Adoooro !!!

    Obrigada pelos elogios !! Até comentei com a Alba que ás vezes acho que pelo pouco tempo de blog, pode ser pretensão dar dicas, mas como esta foi uma que me ajudou, espero que possa ajudar outros blogueiros também, então acho legal compartilhar !

    Perfeita a sua colocação, quando a interação flui, fica desnecessário aqueles pedidos desagradáveis e insistentes, as coisas simplesmente acontecem naturalmente ! E como você sabiamente mencionou, em alguns casos, estes pedidos podem estragar a imagem do Autor de uma maneira quase irreversível...

    Concordo contigo, por isso deixei claro que se o objetivo é ter comentários, então esta é uma dica, mas existem pessoas que não estão interessadas nisso, pelos mais variados motivos e metas, enfim, também não critico quem pensa diferente, o blog deve seguir conforme seu dono prefira ;)

    Importante este ponto que você tocou, existe muito esta confusão entre reciprocidade e cobrança ! Muitos não percebem que todos temos afazeres, inclusive outros blogs a visitar e levam isso para o lado pessoal...
    Não é assim né ! Se eu pudesse ia em todos os posts, de todos os amigos, mas infelizmente não dá...
    E quando rola este "clima", isso pode até afetar a corrente que se formava... uma pena...

    Eu também comecei muito ativa e extrapolava em participações, e aconteceu como contigo, levei uns puxões de orelha e me "toquei" que estava exagerando hehehe
    Mas isso é da minha natureza, em qualquer aspecto, assim como comentei contigo que ao invés de trabalhar minhas 6hs diárias, eu estava trabalhando 12 ou mais, e ao invés de 5 dias, 7 ! Até que chega uma hora em que precisamos organizar as coisas e parar de querer abraçar o mundo rsrsrs senão não há saúde que aguente ! Agora participo quando dá, me esforço para que dê o máximo possível e vou seguindo assim, acredito que os amigos não ficam chateados com o atraso, pois procuro participar da melhor maneira possível, sempre :)

    Você já é de casa sim, e no fim da postagem, tem meus sinceros agradecimentos aos amigos e comentaristas daqui, e é claro, você é um deles com muito mérito, sempre presente, participando com estes comentários incríveis e carinhosamente ! por isso lhe agradeço de coração !!

    Um beijãozão e boa semana !

    ResponderExcluir
  62. Mary Miranda12/4/11

    Ah, fiquei 'babando' naquele selo...

    Posso levá-lo, então?
    Vou colocá-lo agora mesmo lá no blog!

    Obrigada, minha querida!
    Olhei para ele e ele olhou pra mim, mas não sabia que era 'meu'! rsrsrs

    Beijos,
    Mary:)

    ResponderExcluir
  63. Irismar Oliveira da Silva12/4/11

    Oh amiga muito obrigada recebo com muito prazer!!

    Um abraçoooooooo

    ResponderExcluir
  64. Cleide de Paula12/4/11

    Oi Samanta,
    Seu post está perfeito!
    Você abordou o tema de maneira simples e direta, e concordo plenamente com seus argumentos.
    Aliás, adorei quando você disse que quem não quer interação poderia escrever um diário.
    Quando recebemos as indicações, em muitas delas se lê algo parecido com isso: "leiam e comentem". Um dia desses, ao ver esses pedidos, eu resolvi ir ao perfil dos autores para ver as notícias comentadas. Já dá para imaginar, né? Alguns só comentam as próprias notícias, e outros, pasme, não tinham nenhum comentário. Pior ainda é quando esse é o tema dos posts. Então, como se pede aquilo que não se pratica? É por isso que este seu post tem grande valor, justamente porque você faz o que está recomendando.
    E quanto à qualidade dos comentários, é claro que se percebe facilmente quem só comenta por causa do ranking; esses não enganam a ninguém!
    Minha querida amiga, receba meu abraço carinhoso!
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  65. @telmaOlá queridíssima Telma !!!

    Fico lisonjeada e feliz com seus elogios, pois desde comecei o blog, sempre procurei fazer pelos outros, o que gostaria que fizessem por mim, ou seja, ler um artigo com carinho, atenção e comentar adequadamente, conforme todos merecem, pois fazer uma postagem dá trabalho e o blogueiro merece consideração também por este motivo, não é mesmo ! por isso educação, atenção e respeito não fazem mal em nenhum ambiente :)
    Continuarei sempre me esforçando para agregar algo de bom aos blogs que visito:)

    No fim do post tem meus agradecimentos aos amigos e comentaristas, e você é um deles, pois sempre que pode vem me visitar e participar com carinho, obrigada !!!
    Um beijãoo e boa semana !

    ResponderExcluir
  66. @mundo virtual
    Olá meu querido amigo Mauro !!!

    Sem dúvidas meu amigo, além de ser excelente para o blog, esta interação vai gerar frutos duradouros e até amizades !! por isso quem se compromete a ter um blog, precisa saber que deve tratar com respeito e atenção seus visitantes :)
    O tempo é pouco, mas nós tentamos né meu amigo, vamos que vamos, ainda temos que visitar mais amigos sim hehehehe eu chego meio atrasadinha, mas chego rsrs

    No fim da postagem tem meus agradecimentos aos amigos e comentaristas, e saiba que você é um deles, pois sempre que pode está aqui me visitando e participando ! Obrigada !!!

    Um abraçãooo e boa semana !

    ResponderExcluir
  67. @Mary MirandaOi gata, claro que pode, eu não especifiquei nada justamente pra todos ficarem à vontade !!!
    Você faz pro merecer qualquer prêmio com suas participações e postagens incríveis !!!!
    E seria uma honra tê-lo no seu espaço, nossa !!
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  68. @Cleide de Paula
    Olá minha querida amiga Cleide !!

    Já levei seu comentário pra lá, tá !! talvez eu retorne com aquela opção, vamos ver se tudo flui bem rsrs

    Bom amiga, acredito que mesmo os que não se importam com os comentários, devem lá no fundo sentir uma certa alegria ao saber que suas idéias foram lidas e despertaram uma reação em alguém, por isso mencionei o diário, se não queremos mesmo dar atenção a ninguém, o melhor seria que não fosse público, não é mesmo ! A partir do momento que é num blog, temos que ter a consciência de que não é legal deixar as pessoas que nos visitam sem um retorno, mesmo que seja apenas um obrigado.

    A maioria dos que fazem ou até impõe estes pedidos, não faz por onde... esta postagem mesmo teve inspiração em uma pessoa que recebeu 3 comentários meus e nunca respondeu, nem agradeceu, nem nada ! na minha última visita, a postagem era uma reclamação de que não comentavam naquele blog !!! pode isso ??
    Só venham a Mim, não funciona, a não ser que você seja uma celebridade !!
    Sempre que posto uma dica, é algo que faço e que deu certo, assim não comprometo minha credibilidade e nem a do blog com aquela velha história de faça o que eu digo e não o que faço...
    Quando não estamos bem, é melhor não comentar, se não temos vontade também... agora comentar sem se importar com a qualidade no intuito de fazer pontos, é lamentável, é totalmente possível fazer pontos e ótimos comentários !! :)

    Amiga, no fim do post tem meu carinho e agradecimento aos amigos e comentaristas, e você é um deles, pois está sempre aqui participando maravilhosamente !! Agradeço de coração !

    Um beijão e boa semana !!

    ResponderExcluir
  69. Samanta lindona! Nossa para chegar aqui embaixo e comentar, precisei rolar, ainda bem que não estou roliça... apenas usei o mouse! rsssss

    Eu SEMPRE SEMPRE SEMPRE comento no dihitt e no blog, acho de grande carinho não ser preguiçosa e colar ou lá ou cá. Porque é bom em vários sentidos: lemos, gostamos, participamos, compartilhamos, acreditamos, opinamos e apoiamos para que o blogueiro continue seu trabalho, não importa se escreve piadas, contos, noticias, poesias, fotos, etc....

    Voce é super, super, super!

    Beijos

    ResponderExcluir
  70. Oi Sam correndo o risco de me tornar repetitiva ( porque o pessoal já falou aquilo que eu também penso) é verdade você tem razão nota-se uma " preguiça" das pessoas no que respeita aos comentários, uns leiem mas não comentam, outros põem o tal"parabéns" sem sequer ler. Falta de tempo? comodismo? talves. Mas é muito importante num tempo em que o tempo é escasso para se conviver e interagir, é importante que nos relacionemos nem que seja virtualmente.
    Sabe eu até nos comentários eu dou uma passada, porque às vezes até ali nós tiramos dúvidas que temos....
    Beijo

    ResponderExcluir
  71. Oi Samanta.

    Parodiando texto atribuído a Francisco de Assis: “É comentando que se é comentado. E é respondendo que se é correspondido”. Reciprocidade, interação, participação... Na WEB como na vida. Estamos numa via de mão dupla.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  72. Eita cheguei tarde aqui ja esta cheio de comentarios, vou embora kkk! Realmente Sam, interagir com leitores é essencial, é o que sempre procurei fazer, vou seguir seus conselhos, vai la comentar no meu? kkk. Engraçadinho eu hoje ne. Abço e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  73. @Sissym
    Olááá Fadinha Sis !!

    kkkkk que bom que foi só usar o mouse né gata !!

    A Senhorita é um ótimo exemplo, aliás no fim da postagem tem meus agradecimentos aos amigos e comentaristas, e você é uma delas, pois está sempre aqui comigo participando com muito carinho !! Obrigada de coração !!

    Sobre prestigiar o blog e os agregadores, realmente, é bem rapidinho, não custa nada, prestigiamos os amigos e como você mencionou, incentivamos para que continuem ! Todo blogueiro ou visitante merece atenção e respeito independente do assunto que trata !

    Você também super ultra mega !!
    Um beijãozãooooooo e boa semana !!!

    ResponderExcluir
  74. @ana costa
    OLá querida Ana !!!

    Não se preocupe em ser repetitiva, a opinião de todos é importante, mesmo que seja pra reforçar ou apoiar um argumento já postado !!
    Realmente, existe uma certa preguiça com alguns autores, pois acredito que seja este o motivo para não dar atenção aos seus visitantes...
    Claro que todos estamos na correria do dia a dia, mas basta uns minutinhos e podemos sim, fazer uma boa participação e incentivar tanto os blogueiros, quanto os leitores ;)
    Boa a sua colocação, sem dúvidas a interação alimenta as relações sejam elas virtuais, ou não.

    Obrigadíssimo pela presença !!
    Um beijão !!

    ResponderExcluir
  75. @Antonio Pereira (Apon)
    Olá Antônio !!!

    É um prazer tê-lo por aqui !!
    Esta paródia descreve bem o que eu quis dizer, e como você bem colocou, aqui é como na vida, as relações fluem bem com reciprocidade !
    Obrigadíssimo pela presença !!

    Um enorme abraço e boa Quarta !!!

    ResponderExcluir
  76. @house
    Olá meu querido amigo House !!!

    nananinanão, os amigos são bem vindos a qualquer hora, e como eu disse pra Ana, mesmo que seja pra reforçar algo que alguém já colocou, todas as opiniões são bem vindas !

    A interação gera resultados não só para o blog, mas principalmente para nós como pessoas e isso é muito gratificante ! Pode deixar que eu vou lá sim, viu !! kkkk

    Amigo, no fim do post tem meus agradecimentos aos amigos e comentaristas, e você é um deles, por isso aceite meu Obrigado ! de coração !
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  77. Amiga,
    Bom dia.
    Me atrapalho algumas vezes em comentar em blogs, portanto é que não sou presença constante nesse quesito.
    Mas, diante dessa sua excelente postagem, estou me esforçando mais uma vez em deixar um elogio...KKK
    Parabéns pela excelente postagem.
    Abs.,

    Glauco

    ResponderExcluir
  78. @Glauco
    Olá meu querido amigo Glauco !

    Tirando esta sua falha, que parece que está corrigida kkk no que diz respeito a Interação, você é excelente ! Nunca deixa seus amigos e leitores sem resposta e está sempre prestigiando as postagens e com certeza, esta sua conduta vai não só trazer crescimento para o Salve o Bule, como para você também !

    Obrigadíssimo pela presença !!!
    Um enorme abraço e boa Quarta !!!

    ResponderExcluir
  79. Olá Samanta, tudo bem?
    Bom primeiramente quero te parabenizar pelo seu blog e este post maravilhoso que vc publicou, eu ameiii.E quero te agradecer por ter me feito uma visitinha em meu blog e por estar me seguindo:) estou muito feliz em tê-la em minha página de amigos, estou te seguindo e retribuindo o carinho....beijinhos e até mais=D

    ResponderExcluir
  80. @Morena Rosa MakeUp
    Olá querida, tudo jóia e contigo ?

    Fico feliz que tenha gostado do artigo, minha intenção foi ajudar, e estas dicas são muito valiosas e me ajudam bastante !!!
    Também gostei de tê-la por aqui, seja sempre bem vinda !!!

    Um super beijo !!!

    ResponderExcluir
  81. Olá miga querida e amada!!!
    Pois é!Você observou muito bem, minha linda: ninguém gosta de conversar sozinho e quando deixamos um comentário em um blog é porque somos convidados! E se o anfitrião nos deixa sozinhos, certamente não nos estimulamos em voltar e ficar lá sozinhos de novo! Vejo muitas pessoas (muitas mesmo!!!) reclamando toda hora que não recebe visitas e comentários...choram as pitangas e aí, quando resolvemos (até por pena...rsrs) ir lá, não recebemos nem um "muito obrigado!"...
    Vejo, também, pessoas preocupadas em publicarem diariamente mais de um post, só alimentando o blog e nem sempre com conteúdos relevantes, fazendo números e ainda querem comentários... Ora, se estão preocupadas com publicações, como podem observar os leitores que lá vão e comentam? Então, parem um pouco e dêem atenção aos que comentaram! É assim que se constrói um boa relação, como você bem escreveu, e motiva os leitores a retornarem.
    Sempre digo que quando comecei com o blog, procurei ler muito e o Adelson foi (e ainda é) o meu guru! Suas informações são ótimas, baseadas em pesquisas e estudos, o que o torna um excelente orientador não apenas para quem está começando como para aqueles que já estão há muito tempo na blogosfera. Adorei vê-lo citado aqui nesse seu post, minha querida!
    Se eu pudesse dar um conselho, apesar de não ter a pretensão de mudar ninguém, é para que as pessoas entendam o verdadeiro significado da palavra interação! E não se trata de troca de favores, mas sim de retribuição e atenção com aqueles que dispõem de seu tempo para elevarem o conteúdo do nosso blog. Todo mundo tem compromissos e acredito que o fator tempo seja precioso para todos! Então, se escolheram visitar nosso blog e deixarem comentários, nada mais "consciente" de nossa parte agradecer por isso! E lembrar que as relações não podem ser unilaterais! Encontramos pessoas com ótimas mensagens e conteúdo e somos sempre surpreendidos quando nos dispomos a conhecer novos blogs! É isso que nos enriquece e que até nos estimula a escrever e manter nossos blogs! Que as pessoas deixem de olhar apenas para o próprio umbigo e percebam que esse mundo é vasto e rico! Aprendemos com elas e essa troca é saudável e necessária.
    Grande beijo, minha linda! Vou parar por aqui, senão escrevo um post no seu! hahahahaha... Adoro vir aqui! Você, além de ser uma ótima anfitriã, é um grande exemplo para todos! Carinho e carisma; educação e atenção, são demonstrados em forma de respeito ao próximo...é isso que você nos ensina e é dessa forma que se torna grande inspiração para nós!
    Adoro você!
    Jackie

    Jackie

    ResponderExcluir
  82. Grande profetiza da internet ...é isso mesmo este negócio de internet, redes sociais, blogs, fóruns, são avenidas longas e todas de mão dupla, entretanto alguns ainda acreditam que são auto-pistas de mão unica e quem quiser tem de acompanhar ...

    ResponderExcluir
  83. @Jackie Freitas
    Olááá minha Miga queridaaa !!!

    Pois é isso mesmo amiga, nem dentro nem fora das telinhas, ninguém gosta de dizer o que pensa e ser ignorado !!! principalmente quando criamos um blog, temos que ter a consciência de que o mínimo da educação e respeito é responder e dar atenção aos seus visitantes !
    Isso desanima, eu mesma não retorno nunca mais ! Já quando encontro um blog onde sou bem recebida, volto feliz da vida, não precisa nem chamar !!
    Concordo contigo com postagens em excesso, fica difícil divulgar, e como você mencionou, acaba tomando o tempo que seria para dar um retorno aos leitores, construindo assim esta interação que gera crescimento e bons frutos para ambos.
    Eu não conhecia o Adelson, mas fiquei encantada com os artigos dele, e deixei lá meu comentário dizendo que tinha ido por recomendação sua e pedi permissão pra divulgar o link. Ele me respondeu super rápido e com tanta gentileza que eu fiquei boba !!! Um verdadeiro exemplo do que eu menciono no texto ! Um cara tem um super blog, com um fluxo enorme e mesmo assim dá atenção a todos sempre com uma educação de gentleman !! Amei !!!
    Muitos também confundem interação com troca de favores, realmente, mas não rola, se alguém vem aqui, eu vou retribuir sem dúvidas, mas não vou comentar se não gostar ou seguir... Pra tudo tem que existir o bom senso e o respeito ao gosto alheio.
    E cultivar estas relações é muito gratificante, não só para o leitor, como muito mais para o blogueiro que sempre aprende muito com seus visitantes e em outros blogs !
    Perfeito o que você disse, é preciso parar de ficar dando atenção ao próprio umbigo e depois reclamar que não tem visitas, nem comentários, nem amigos... Deixam de aprender e saborear as gostosuras da blogosfera !

    Que bom miga que você se sente bem aqui, eu também adoro ir ao Fênix, tem até ritual, tv sem som, mente aberta, e banho tomado kkkkkkk Acredito que isso aconteça conosco, porque além de gostarmos do conteúdo uma da outra, foi exatamente a interação que enriqueceu esta relação que hoje é uma amizade verdadeira !

    Miga, no fim do post tem meus agradecimentos aos amigos e comentaristas, e você é um deles, pois sempre está aqui comigo, me ajudando, me apoiando, não só no blog, mas também na vida ! Agradeço de coração !!!
    Muitos beijos ái lóvi iú

    ResponderExcluir
  84. @joselito bortolotto
    Olááá Joselito !!!

    Opaaa gostei disso de Profetiza hein, ficou meio que uma impressão de poderosa !!kkk
    É isso mesmo , qualquer meio é uma via de mão dupla e sem alimentar as relações, elas morrem ou fracassam.

    Querido, no fim da postagem tem meus sinceros agradecimentos aos amigos e comentaristas e você é um deles, pois está sempre presente aqui participando !! Lhe agradeço muito !!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  85. Saudações amiga Samanta,

    Excelentes é sábias dicas, acho que o grande segredo é: Interagir. Você disse tudo.

    Parabéns pelo post! Bjks.

    ResponderExcluir
  86. @Edison Gil
    Oláá querido amigo Poeta !!!

    Que bom que gostou das dicas, elas me ajudam muito e creio que possam ser úteis para outras pessoas também :)
    É isso mesmo, Interação é o que alimenta qualquer relação, seja ela virtual ou não.

    Obrigadíssimo pela presença !!
    Um abraçãoooo

    ResponderExcluir
  87. Olá, Sam!
    Tens razão, a interação é essencial pra se forma uma corrente/um elo de ligação entre os blogs. Obrigado pelas dicas!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  88. Sammmmm.... já visitei o Thiago e deixei comentario. Agora vou no outro indicado.

    BEIJOS ... alias, hoje é Dia do Beijo.

    Ardentes..... kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  89. @Rike
    Olá meu querido amigo !!!

    É verdade , a interação é que faz, digamos a "liga" das relações, gerando assim bons frutos para o blog e para nós também !!

    Amigo, no fim do post tem meus agradecimentos aos amigos e comentaristas e você é um deles, sempre presente aqui comigo, agradeço muito !!!
    Um enorme abraço !!

    ResponderExcluir
  90. @Sissym
    Sis, você é mesmo uma Fadinha, que gentileza a sua visitar os indicados !! Muito legal mesmo, com certeza vai gostar, pois os dois colocaram ótimas dicas pra nos ajudar !!
    Um exemplo seu de interação !!!
    Obrigada !!!
    Um beijãoooo no dia do beijo pra você !!

    ResponderExcluir
  91. Querida Sammy,

    Parabéns pelas excelentes dicas que você deu. Você é uma blogueira exemplar, que chegou à Blogosfera há pouquíssimo tempo e conquistou uma legião enorme de fãs. Lembro que quando comecei a usar o DiHitt, você sempre comentava meus posts com graça e simpatia - e isso é realmente muito importante, pois são coisas que ficam marcadas na memória e queremos sempre retribuir.

    Como você falou, o layout e as facilidades de navegação e comentários ajudam, mas, sem dúvidas, o que mais ajuda é o comportamento do autor.

    Admiro a sua atitude de compartilhar essas dicas tão preciosas que podem ajudar os novos blogueiros e também os antigos (para verem onde estão errando).

    Grande beijo,

    Erica

    ResponderExcluir
  92. @O AMOR ESTÁ NA REDE!!!
    Olá queridíssima Érica !!!

    Obrigada pelo elogio, vindo de uma blogueira-pessoa-escritora maravilhosa como você, me sinto orgulhosa !

    Isso é verdade querida, antes eu tinha mais tempo, mas ainda procuro prestigiar os amigos com o mesmo carinho, só demoro um cadinho hehehe mas tento fazer o meu melhor e dar a atenção que todos merecem, afinar, fazer uma postagem não é moleza, né !
    Existem muitos motivos que podem atrapalhar um bom fluxo de comentários, mas , pelo menos na minha opinião, o que mais desanima em alguns casos é o comportamento do autor mesmo...
    Como falei pra alguns amigos, acho pretensão dar dicas com pouco tempo de blog, mas como é uma coisa que me ajuda, acredito que possa ajudar outras pessoas por isso resolvi compartilhar, afinal, sempre que preciso, são as dicas de outros blogueiros que me auxiliam :)

    Amiga, no fim do post tem meus sinceros agradecimentos aos amigos e comentaristas e você é uma delas, pois sempre que pode está aqui participando !! Muito obrigada !!
    Um beijããoooo

    ResponderExcluir
  93. Olaaaaaaá!
    Você falou que sou tantas coisas maravilhosas que até me emocionei! Mas não sou tudo isso não, rsss. Nem tenho essa pretensão, amiga!
    Mas você tem, sim, todo o conhecimento (comprovado!!!) para dar essas dicas. E ainda sobe mais na nossa avaliação por não guardar o segredo para si e compartilhá-lo conosco!
    Se a gente tivesse tempo, ficava aqui comentando o dia todo, né? Rsss.
    Mais beijos,
    Erica

    ResponderExcluir
  94. @O AMOR ESTÁ NA REDE!!!
    Ahhhhhh eu disse que é, então é porque éééé !!! hehehe Nem adianta, aposto que a Jackie me apóia hohoho
    Pois é amiga, se pudesse, eu ficava comentando atééé, mas a Vida nos chama né aiai hehehe
    Um beijo carinhoso e estalado !

    ResponderExcluir
  95. Oh amiga, como vc responde coments com nick da pessoa cor vermelha? abço e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  96. @house
    Oii amigo, mandei pelo Msn o link do Tutorial que usei ! :)
    abraçãoooo

    ResponderExcluir
  97. Sammy, o texto apresentado tem tudo a ver, quando você relaciona o aspecto do ato de comentar matérias à amizade, à questão do conteúdo. A interação deve partir dessas duas vertentes. Estamos sempre tecendo, trocando comentários, pois estamos baseados nesses dois princípios. Não comentamos por comentar ou apenas para pontuar.
    Por isso também seus comentários têm valor, são tão almejados, tão queridos. Eu me sinto feliz por contar com essa interatividade...
    Abraços,menina!

    ResponderExcluir
  98. @BLOG DO PROFEX
    Olá meu querido amigo Profex !!

    É isso mesmo meu amigo, a Interação é o começo de tudo e com o passar do tempo, se bem cultivada de maneira verdadeira, acaba gerando amizades virtuais e ótimas trocas de conhecimentos !
    Comentar por comentar não adianta, até mesmo num texto podemos sentir a falta de interesse da pessoa e sua intenção de somente fazer números...
    Eu quando vou comentar procuro dar ao texto toda a atenção que gostaria de ter no meu, ler com cuidado, calma e "conversar" com o Autor sobre o assunto, e isso é agradável tanto para mim, quanto para quem recebe ( eu acho rsrsr ).

    Amigo, no fim da postagem tem meus sinceros agradecimentos aos amigos e comentaristas, e você é um deles, pois sempre que pode está aqui presente participando !! Obrigada !!
    Um enorme abraço e bom fim de semana !

    ResponderExcluir
  99. Parabens pelo Blog e pelos posts, ta tudo muito bem feito!
    Eu to começando um blog agora e, como todo iniciante, eu não sei muito o que fazer para enriquecer meu blog.Se voce pudesse me mandar umas sugestões de gadgets e de outras coisas que possam ajudar, eu ficaria muito agradecido! =D

    Parabéns novamente!! E agradeço desde ja pela resposta!

    ResponderExcluir
  100. Engraçado que tava agora de manhã olhando meu blog e resolvi ver nos seguidores quem eu ainda não conhecia e cheguei até aqui e por coincidência encontro um post falando sobre interações com os leitores.
    Uma vez escrevi um post mais ou menos sobre isso, não considero blogar como simplesmente postar coisas e deixar lá pra quem quiser ver, acho que a interação com outros blogueiros faz parte do que significa blogar, tanto é que quando tou sem tempo pra visitar outros blogs eu nem posto nada pois não irei me achar merecedor das visitas que irei receber se elas não puderem ser retribuidas.
    Enfim, desculpa a demora pra passar aqui, já vou seguir.

    Levi Ventura

    ResponderExcluir
  101. @R. Machado
    Olá, tudo bem ?? Sinta-se à vontade aqui neste espaço !!
    Obrigada pelo elogios, fico feliz que tenha gostado !!
    Sobre as dicas que precisa, já lhe adianto que o Blog citado no texto Gerenciando Blog tem tudo que um blogueiro precisa, tutoriais e dicas, inclusive uma parte só de gadgets muito interessante !!
    Caso queira mais esclarecimentos ou ajuda, pode entrar em contato comigo via e-mail : samantamodesto@hotmail.com

    Um abração e boa semana !!!

    ResponderExcluir
  102. @Levi Ventura
    Olá Levi, seja muito bem vindo !!!

    Concordo com as suas colocações, sem dúvidas, a interação também faz parte de blogar e também prefiro não postar se não poderei dar a atenção devida aos leitores, acredito que seja melhor assim.
    Obrigadíssimo pela presença e participação !!
    Um abraço e boa semana !!

    ResponderExcluir
  103. Olá Sam querida!

    Acredito também que a interação com as pessoas seja uma forma de dar destaque ao próprio blog... isso unido a respeito e carinho, só coisa boa teremos de volta.
    Estou começando nesse mundo dos bloqueiros e aprendi muito com este post.
    Estou amando isso.

    Bjokas em seu coração!
    Gisele

    ResponderExcluir
  104. @Gisele Munhoz
    Olá Gi querida !!!!

    Que bom que veio participar !!!
    Sem dúvidas, a interação traz visibilidade para o blog e se feita, como você mencionou, com carinho, respeito e dedicação, além deste benefício, trará outras coisas maravilhosas !! Afinal foi por causa desta interação que tivemos o encontro maravilhoso de sábado ;)
    Fico feliz que esteja gostando !!

    Obrigadíssimo pela presença !!
    Um super beijoo e boa semana !!!

    ResponderExcluir
  105. Conheço blogues que são bastante acessados, lidos e não comentados e também conheço o contrário! Vejo blogueiros fazendo comentários padrões, principalmente em blogagens coletivas somente para arrecadar trocas de comentários e isso eu acho péssimo, porque também analisamos a qualidade do blogue pela qualidade dos comentaristas. Mas entre os blogues nada é correto afirmar - Outro dia vi um post bem elaborado e pensei cá com meus botões no trabalho que o blogueiro teve para escrever o texto - quando acessei os comentários, tinha um comentário como o que citou no seu post "Parabéns pelo post... seu blog é muito legal, tô te seguindo" e nada de comentar o post em si. Isso é realmente desanimador! Mas enfim, o blogueiro tem que primeiro se agradar, escrever para ele mesmo, porque só assim ele aproxima para si, pessoas iguais a ele. Beijus,

    ResponderExcluir
  106. Olá Sam bom dia. Primeiro, quero agradecer por achar a minha receita interessante.
    Segundo, é você tem razão na exposição que faz sobre este tema tão debatido: a falta de resposta a comentários. Se por um lado (e eu já medeparei com esse problema) há blogs que para se pôr um comentário é um problemão!, também há casos em que as pessoas gostam de ver que alguem comenta mas depois nem se dignam dizer um obrigado pela gentileza, pela atenção.

    ResponderExcluir
  107. Olá Sam concordo completamente com vc

    sempre respondo aos meus amigos e tento sempre que possivél visitar os blogs que sigo.

    Beijinhos lindona.

    ResponderExcluir
  108. @Luma Rosa
    Olá Luma!! Que bom que veio participar !!

    Isso é uma verdade, existem blogs com horrores de visitas e poucos comentários e outros com poucos seguidores, mas onde a interação é grande.
    Sobre os comentários padrões, acho uma tremenda falta de consideração com o blogueiro que fez a postagem com tanta dedicação... Vou te ser sincera, não respeito quem age desta forma.
    Realmente desanima, por isso às vezes, bons blogueiros desistem, o que é uma pena.
    Acredito também, como você que devemos escrever para nosso prazer e também interagir com sinceridade, pois assim, traremos um espelho de ações ao nosso espaço.
    Obrigadíssimo pela presença !!
    beijosss e bom feriado !!

    ResponderExcluir
  109. @ana costa
    Olá Ana, eu realmente adorei a sua dica, super fácil de fazer e prática pra receber as visitas !!
    Com certeza, formulários de comentários complicados desanima qualquer um, pois todos temos nossos afazeres e o tempo é curto para visitar todos os blogs que queremos, então se ficarmos presas a este tipo de dificuldade, pode ser que deixemos o blog em questão de lado... Alguns exigem cálculos, cadastros, cada coisa desnecessária... é melhor deixar livre e gastar uns minutinhos apagando spams do que perder leitores por causa disso, não é mesmo !
    E o post foi justamente pelo que você mencionou, alguns blogueiros sequer respondem os visitantes, mas querem sempre seus posts comentados... Só venham a Mim,não dá né !!
    Obrigada pela presença !!
    Um super beijo e bom feriado !!

    ResponderExcluir
  110. @dja
    Olá queridíssima !!!

    Ahhh você é um belo exemplo de interação saudável e agradável !!! Pois hoje sou sua seguidora e leitora justamente pela forma como você me recebeu no seu blog, com muito carinho e atenção ! Sinal de que o que mencionei dá resultados, não só para nosso site, como também de uma forma pessoal :)
    Obrigadíssimo pela presença !!
    Um beijão e bom feriado !!

    ResponderExcluir
  111. Oiii Samanta.
    Tenho meu Blogger a pouco tempo, ainda estou meio perdida, como foi minha irmã que me ensinou a fazer...mandei um email para ela me mandar umas dicas, como interagir com meus amigos blogueiros, foi aí que ela disse p eu aprender contigo, heheheheh
    Adorei as dicas,agora vou colocá-las em prática....depois te conto...rsrsrs
    Um Beijão e Sucesso Sempre!!!!!

    ResponderExcluir
  112. @liana quadros
    Olá querida !!!

    Opa, também não tenho meu a muito tempo, são 8 meses, mas vamos aprendendo, não é mesmo !
    Fico feliz que sua irmã tenha me indicado, gosto muito dela !!
    No que eu puder ajudar, será um prazer! deixei meu e-mail no seu blog, caso precise :)
    Espero que as dicas lhe ajudem, foi esta minha intenção ao publicar esta postagem, pois a interação me ajudou muito, não só com o blog, como também a conquistar amigos fora da telinha !!

    Obrigada pela presença ! um beijão e bom feriado !

    ResponderExcluir
  113. Olá, Sam. Quanto tempo, querida amiga!! Como sempre você tem toda razão. Gosto muito de ler as suas dicas e tento sempre coloca-las em prática. Na blogosfera sem interação você não chega à lugar algum. O bom de interagir é conhecer outras pessoas, muitas vezes nascem amizades importantes. Blogueiro que não gosta de interagir com os outros, pode desistir.. hehe. Abraços, to de volta, graças à Deus. ;)

    ResponderExcluir
  114. @Richardson Porto
    Olá meu querido amigo !!!

    Fiquei feliz ontem quando vi que voltou !!! Lhe desejo muitas alegrias e sucesso neste retorno !!

    Pois é meu amigo, a interação além de trazer bons resultados ao blog, nos traz amizades, conhecimentos, muita coisa boa !!
    Quem não gosta de interagir, não sabe o que está perdendo rsrs

    Obrigada amigo, por vir participar, é sempre bom vê-lo por aqui !!

    Um enorme abraço e bom feriado !!

    ResponderExcluir
  115. Ehhh, olha qiem apareceu!
    Leio sempre mas como no meu serviço é bloqueado para comentar, acabo não voltando pra deixar um recadinho. Que feio!
    Super verdade esse post. Senti isso na pele. Percebi que não interajo com quem me deixa recado e acabei me sentindo "estrelinha". Sem contar que ercebi que algumas pessoas só deixaram recado uma vez e sumiram. Me senti arrogante.
    Mas sempre é tempo de se redimir, né não?
    Bjs querida, e tenha uma otima Pascoa

    ResponderExcluir
  116. @ReBittencourt
    OI minha querida !!! Tudo bem ?? Que bom que veio participar !!

    Ah não esquenta não, também ando meio enrolada pra visitar os blogs dos amigos, mas seja bem vinda sempre !

    Sabe , amiga, se olhar umas postagens antigas minhas, vai ver que eu só deixava um comentário geral de agradecimento a todos, e não interagia... depois de um tempo, senti que isso era falta de respeito com os leitores, pois eu mesma volto aos blogs para ver o que o Autor me respondeu e fico muito decepcionada quando não vejo que rolou uma conversa, sabe, fora outros que sequer respondem nem Obrigado!
    A partir daí, depois de também "sentir na pele", comecei a responder um por um, afinal, todos estamos numa correria só, e se alguém veio aqui, gastou seu tempo, leu, comentou, acredito que seja de bom tom, responder e isso me trouxe além de bons resultados no blog, muitas amizades fora da telinha :)
    Blogando e aprendendo né rsrs

    Um super beijo e boa Páscoa !! smack !

    ResponderExcluir
  117. Macho em Crise25/4/11

    Olá Querida Sam !!

    Tenho que confessar que não tinha esse costume de responder comentários, a não sei se tivesse alguma opinião para acrescentar o debate e agora estou mudando isso pois vi que ficou mais dinâmico os comentários, pois a pessoa que visita o blog além de ler a matéria passa a ler também os comentários e acaba gerando uma discursão sadia sobre o tema, com cada pessoa expressando a sua opinião e debatendo idéias.

    Beijão e desculpa pela demora rs

    ResponderExcluir
  118. @Macho em Crise
    Olá meu querido amigo !!

    Sabe, eu também não tinha este hábito, eu colocava somente um agradecimento geral no fim da postagem, mas achei que desta forma flui melhor, deixa os visitantes mais à vontade e também gosto muito !!
    Por isso de alguns tempos pra cá, passei a interagir com todos, um por um, assim fica mais caloroso e mais próximo, na minha opinião :)

    Amigo, não esquenta com a demora não, como te falei por msg, também tenho chegado atrasada pra xuxu nos amigos, mas saiba que em qualquer hora , você é super bem vindo !!
    Obrigada pela presença e boa semana !!!

    ResponderExcluir
  119. Olá Sam bom dia. Já fui ver seu vídeo tá muito bom!
    E a Páscoa foi boa?
    Beijo

    ResponderExcluir
  120. @ana costa
    Olá Ana !!!

    Que bom que gostou do vídeo !! depois quero dar mais umas mexidas , mas vamos aprendendo né ! também adorei o seu !!!
    A Páscoa foi boa sim, comi e dormi bastante hehehe
    Um beijãooooo

    ResponderExcluir
  121. Olá! Achei o seu blog por acaso e gostei muito, estarei sempre passando por aqui!
    Concordo integralmente, interagir, participando de outros blogs, fazendo comentários inteligentes e dentro do contexto, dando a entender que realmente leu o post e refletiu sobre ele, e retribuir as visitas dos que comentam em seu blog é a melhor maneira de fazer com que os comentários sejam numerosos nos seus próprios posts.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  122. @Adriana Alencar
    Olá Adriana, seja muito bem vinda !!
    Fico feliz que tenha gostado !

    Você fez uma ótima colocação, além de interagir, é preciso também dar atenção a qualidade desta interação e comentar de acordo com o texto, ler o texto todo... já vi gente que comenta pelo título.. é dureza viu !!
    Fazendo tudo com carinho, sem dúvidas teremos um bom resultado !!

    Obrigadíssimo pela presença, bom fim de semana !!
    beijooo

    ResponderExcluir
  123. boa dica, adorei haha

    ResponderExcluir
  124. @bergeer
    Olá !

    Que bom que gostou !
    Beijos e bom Domingo !!

    ResponderExcluir
  125. Oiii Samantha!!Tudo que falou tem sentido, as vezes analiso pelo lado individualista.. A pessoa não quer criar um debate ou uma troca de idéias..Ela só quer ser vista e seguida, infelizmente para muitos é assim..Já penso totalmente o contrário,aqui é espaço de diversão,mas de debate e reflexão,principalmente!!ahuahauah E vc, tem seguido e interagido com outros? Deixo o endereço do meu humilde blog recém-criado: é o www.parafrasecorriqueira.blogspot.com, ok? Se tiver interesse, entre, leia e comente se quiser..Acredito que vc vai gostar..É simplezinho mas as idéias são sinceras!
    Um abraço.
    Priscila
    Fui..

    ResponderExcluir
  126. @Priscila Bueker
    Olá Priscila !!

    Realmente, cada blogueiro tem um objetivo e alguns não tem interesse em ter uma participação maior ou debater os assuntos, isso vai de cada um, agora quem quer ter um bom fluxo de comentários, precisa ter consciência de que a interação é um passo muito importante !
    Visitarei seu espaço com prazer !!

    Obrigada pela presença !
    Um beijo e bom domingo !!

    ResponderExcluir
  127. Olá amigo, realmente alguns leitores não sabem a importância de um simples comentário em um artigo ou postagem. Espero que isso abra as suas mentes.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  128. @Pedro AntonioOlá ! seja muito bem vindo ;)

    Isso é uma grande verdade, espero que o artigo traga consciência para as pessoas ;)

    Um abraço e obrigada pela presença !

    ResponderExcluir
  129. Anônimo17/1/12

    A interação com os visitantes é essencial para o crescimento de um blog. É bom estar sempre conectado com eles, seja em uma rede social ou no mundo real. As pessoas gostam de ser ouvidas, dar atenção quando for necessário é o melhor a fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yure !!

      Sem dúvidas a interação é uma parte importantíssima para bons resultados e trazem de bônus excelentes trocas e até mesmo amizades :)
      Como disse, as pessoas gostam de atenção e se sentem bem em um espaço onde são bem recebidas ;)

      Obrigadíssimo pela presença !
      Grande abraço e bom fim de semana ! ;)

      Excluir
  130. Anônimo5/7/12

    Boa noite, como vc vai? Espero que bem.

    Eu procurei coisas para meu blog no google. Ele esta cada dia mais sendo visitado eu estou adorando e concordo com tudo o que vc disse ai e exatamente ter carinho com o proximo.

    Tenho uma historinha desta para contar:

    Eu gosto de me manter informada e procurar, mas sempre com muita atenção coisas para o meu cantinho.

    Derrepente encontrei um google qualquer no google, quando entrei adorei o conteudo aprendi muito e retirei um artigo de la e coloquei no meu blog (mas foi apenas um mesmo)e mandei um recado para o dono do blog que eu estava colocando aquele artigo no meu blog COM O LINK ORIGINAL DO BLOG DELE (sim, porque e uma falta de respeito nao citar fonte, eu pelo menos acho). Eu lhe disse que se ele nao gostasse o link hospedado no meu blog era o tal e era so ele me mandar que eu o retiraria.

    Me tornei membro do blog.

    Cara, tipo assim, eu fui super mas SUPER MESMO, SUPER BEM RECEBIDA. dESCOBRI QUE A DONA ERA UMA MULHER, sâmada, me retribuiu a visita, me pos na lista dela, me add, e fez comentarios em meu blog.

    Nossa e eu me senti tao bem com aquilo que parece uma besteira que eu volto mesmo la, pq o conteudo e hiper bacana e tambem pela acolhida, nao tenho muito intimidade de a conhecer pessoalmente, mas para mim o blog dela e uma extenssão do meu justamente pela educacao, carinho, acolhida e respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila !!!

      Fico muito feliz que tenhamos a mesma opinião nesta questão, acredito ser imprescindível esta interação para movimentar o blog e de bônus ainda fazemos amizades e trocas incríveis como o exemplo que nos deu :)
      Apesar do meu blog estar no ar a mais de 1 ano eu não recebo muitas visitas, mas interagindo com meus leitores consigo manter o blog sempre movimentado e bem frequentado, para mim isso é uma conquista muito valiosa, por isso me esforço muito para dar atenção que os visitantes merecem :D
      E com isso vamos fazendo amizades, boas parcerias e divulgando nossos artigos :)

      Obrigadíssimo pela presença e por compartilhar conosco sua experiência, mostrando como é importante interagir na blogosfera :D
      Grande beijo e bom fim de semana !! :)

      Excluir
  131. ola, Sam!

    estou animado: é duas da manhã aqui em BH e eu aqui.

    Sobre a "etiqueta virtual", achei bem interesante, porque eu não tinha visto as coisas por esse lado.

    Muito obrigado por compartilhar sua importantíssima opinião, pois tenho certeza que ela será essencial para a formação de blogueiros.

    Ao mesmo tempo que sua postagem serviu pra confirmar algumas ideias que eu tinha em mente, serviu também para "puxar minha orelha" em alguns pontos.



    sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Wallace, tudo bem?

      Que legal que você está em uma madrugada muito produtiva e cheio de energia! Adorei seus comentários nas postagens! Agradeço muito :)
      Creio que todos nós, às vezes reclamamos de que não estamos recebendo o retorno que merecemos, alguns até desanimam de seus blogs porque não tem o retorno esperado.
      Claro que é difícil fazer um blog crescer, mas muitas vezes, o autor é que não está colaborando para este crescimento.
      Quando fiz a postagem, foi porque eu gostava muito de um blog, comentava sempre. Certo dia, comentei em duas postagens onde eu tinha dúvidas sobre o assunto tratado e nunca recebi uma resposta...
      Nunca mais voltei lá... De que adianta falar sozinha?
      Dias depois, vi a autora comentando que estava desanimada do blog porque não recebia muitos comentários... Oras! Eu comentava lá e ela nem respondia! Aí fica difícil né...
      Se queremos um retorno, o mínimo que podemos fazer é enriquecer esta interação e ajudar os colegas, sempre que possível :)

      Que bom que gostou :)
      Obrigado pela participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir

Obrigado pela presença! É a sua participação que abrilhanta este espaço! Sinta-se em casa :)

emo-but-icon

Autora do Blog

Sobre a autora e o Blog Facebook Instagram Google Plus Twitter Image Map

Novas

Comentários

No Vrsam

  • …

    Postagens
  • …

    Comentários

Feed-se

Icon Icon

Facebook :)

Amigos

Recomendação de leitura

Destaques do Mês

item