Enfrentando o nosso lado Sombrio, encontraremos a Luz

"A próxima fronteira não está somente à sua frente, ela está dentro de você." 
(Robert K. Cooper) 


Bem e Mal

Olá queridos e queridas!
.
Todos nós temos um lado sombrio, onde guardamos a 7 chaves aquelas emoções e características das quais não nos orgulhamos ou que são inapropriadas no convívio social.
Desde a infância aprendemos a rejeitar ou camuflar estes sentimentos e condutas, quando cometemos algum erro ou expressamos por exemplo, raiva, os adultos nos repreendem e desta forma seguimos selecionando o que não devemos demonstrar ou podemos fazer.
Nesta caminhada pode acontecer de ignorarmos totalmente nosso lado sombrio, talvez por vergonha, conveniência, medo ou até mesmo dificuldades em lidar com esta faceta desagradável, mas esquecemos que ela faz parte de nós e que se não trabalharmos isso, conflitos podem surgir...
"É sabido que os dramas mais emocionantes e mais estranhos não são os que se passam no teatro, mas sim no coração de todos os homens e mulheres. Estes vivem sem chamar a atenção e não deixam transparecer de forma alguma os conflitos tumultuosos que os habitam, a não ser que se tornem vítimas de uma depressão cujas causas eles próprios ignoram."(C.G. Jung, Psychology and Religion: West and East.)


Alguns dos problemas que podem ocorrer ao ignorarmos a negatividade é o comodismo, acreditamos que não é preciso mudar mais nada em nossa personalidade, pois o que é ruim, está trancado e esquecido... Mas na verdade este lado obscuro não desaparece, ele fica latente, instável e pode explodir a qualquer momento se não for desenvolvido, por isso às vezes, vemos pessoas que aparentemente levam uma vida equilibrada e de repente em alguns momentos tem acessos de fúria, entram em depressão ou então se deixam levar pelo álcool , drogas, etc.
O que aconteceu foi que desprezando estas características, o lado sombrio ficou fora de controle e criou um caos interno.

A Sombra, como descreveu Carl Jung, é um terreno inexplorado que temos verdadeiro pavor de acessar e acabamos o dissociando de quem somos, mas na verdade ele é uma parte importante de nós, pois não possui apenas emoções repreensíveis, como inveja, crueldade, masoquismo, etc mas também grande parte de nossos talentos naturais, espontaneidade e criatividade, por isso a importância de lidarmos com as profundezas do inconsciente de forma saudável e constante.
Este mergulho interior pode nos chocar inicialmente, pois veremos que passamos a vida utilizando ou agindo a mercê destes sentimentos inferiores sem ao menos perceber...  Em alguns casos, as pessoas se deixaram dominar pelo lado sombrio de tal forma que praticaram os atos mais inimagináveis e destrutivos para os quais não encontraram respostas ou meios de reverter a situação.

Se nos recusarmos a fazer esta viagem interna, estaremos suscetíveis aos descontroles do lado sombrio, vivendo em uma constante angústia, insatisfação e podemos aumentar a negação de modo a deturpar a realidade, fazendo projeções e atribuindo aos outros as características que tememos ou queremos esconder, prejudicando assim todas as relações sociais, pois torna-se quase impossível sentir empatia ou até mesmo tolerar as pessoas que na nossa concepção possuem aquilo que detestamos.
Quando aceitamos lidar e enfrentar nossas sombras, esta atitude nos liberta e traz imediatamente uma sensação de alívio e tranquilidade, pois conseguimos ter consciência de que isso faz parte da natureza humana, é algo normal e totalmente possível de ser transformado. 
Se negarmos nossa condição os estragos com certeza serão bem maiores para nós e para os que nos cercam.

Esta prática de auto conhecimento nos mostrará que podemos mudar o nosso lado sombrio, evoluir, crescer, aprender e consequentemente também resgatar a parte construtiva desta realidade interna, nossos talentos e dons, que acabaram ficando igualmente reprimidos.
"Com humildade no coração e honestidade, asseguro que todos encontrarão essas condições dentro de si, assim como asseguro que isso não é nada abominável, mas sim, algo natural e simples de se lidar. Viver lutando contra si mesmo, na tentativa de provar ao mundo a sua "santidade", é um ato extremamente destrutivo. A constatação e a aceitação de nosso lado mais sombrio é o caminho que leva ao equilíbrio verdadeiro. " (Teresa Cristina Pascotto - Terapeuta)


Lidando com este nosso lado, alcançaremos satisfação e segurança, sabendo que podemos controlar e mudar nossa natureza, pois é possível amenizar certas tendências e comportamentos e estimular outros, se estivermos no controle, equilibrados e cientes de quem somos de verdade.
Não se afaste ou despreze suas sombras, não se envergonhe de ser Humano, simplesmente use a sua inteligência e coragem para tentar com todas as suas forças e boa vontade, ser uma pessoa melhor para si e para o mundo.
Enfrentando o lado sombrio, encontraremos nossa Luz :)


"Existe apenas um canto do universo que você pode ter certeza de aperfeiçoar, que é você mesmo." (Aldous Huxley)

* Lembrando que este texto é fruto de algumas pesquisas superficiais e opinião pessoal. 

Grande beijo!:)


Fontes de Pesquisa : A Sombra na Psicologia - Info EscolaDomar a sombra , etc.
autora Autora

Mineira morando em Sp, geminiana, casada. Apaixonada por atividades físicas, já pratiquei natação, Taekwondo, Muay Thai, Kick Boxing, atualmente treino musculação e sou aprendiz de corredora :) Blogueira por amor. Este espaço foi criado com a intenção de interação e diversão, seja muito bem vindo(a)!

Recomendados

reflexão 1153705704003847685

151 comentáriosBlogger

  1. Oi, Samanta! Excelente texto. Sem dúvida aquela frase tão clichê onde se diz que ninguém é 100% bom ou 100% mau é a mais pura verdade. Todos nós temos um lado sombrio mesmo e que, às vezes, desperta quando não estamos em um bom momento e ficamos com raiva do mundo, xingando (internamente, claro) todos que aparecem pela frente. Há também alguns preconceitos que procuramos sempre neutralizar, mas que às vezes surgem involuntarimente, mesmo que só através de um rápido pensamento.

    Se nós entendermos que isso tudo faz parte do ser humano, quem sabe haverá uma diminuição do número daquelas pessoas que bancam as santas moralistas e que gostam tanto de apontar o dedo de julgamento para todos, sem refletir na sua própria vida. Beijos e ótima semana pra vc tb! Fui o primeiro hoje, hein? rs bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio !! Rapaz eu achei que estava sozinha na blogosfera a esta hora, que bom que tenho companhia rsrs :)

      Fico feliz que tenha gostado do texto, gostei muito das suas colocações, complementaram lindamente a postagem !
      Concordo contigo, todos temos esta dualidade, pois faz parte da natureza humana, e um ponto importante que citou é que às vezes se manifesta até mesmo inesperadamente e contra nossa vontade, por isso a importância do auto conhecimento ;)
      Maravilhosa a sua conclusão, penso exatamente desta forma, quando aceitarmos nossa humanidade , quem sabe assim seremos mais tolerantes para com as outras pessoas, pois teremos consciência de que também temos nossas limitações :)

      Primeiríssimo ! Amei !
      Agradeço muito a presença ! Um abração e bom feriado :D

      Excluir
  2. Quando os Menudos cantaram "Não se Reprima" (ui!), este texto foi debatido. Você me trouxe uma boa recordação. Trabalhando os negativismos com mecanismos outros que extravasem sem extrapolarem este tipo de emoção, o ser humano se equilibra sem usar a repressão como mecanismo de defesa. Na época foi essa a conclusão que chegamos. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Artes !! Nossa, eu sou do tempo desta música, realmente muito legal a lembrança ! :D Muito interessante a conclusão em que chegaram, eu particularmente concordo que trabalhar este nosso lado respeitando limites e de uma forma saudável, chegaremos ao equilíbrio interior, evitando assim, como disse, usar mecanismos de defesa que podem ser prejudiciais para nós mesmos e para nossas relações e vivências :)

      Obrigadíssimo pela presença !
      Um enorme abraço e bom feridão :D

      Excluir
  3. Olá Samanta.

    Para grande parte das pessoas, é mais fácil combater os inimigos externos, pelejar contra os outros. Mas, a maioria revela-se incapaz de lutar contra os adversários interiores, o gênio difícil, o temperamento dito forte, o preconceito, orgulho, vaidade, egoísmo, egocentrismo, traumas, complexos... Uma sopa de desajustes que assombram e ensombram o ser. Escondem-se nas sombras de si mesmos e aclimatados à ausência da luz, repelem tudo e todos que lhes retire da comodidade trevosa. Porém tal acomodação cobra seus tributos e assim como a água parada estagna. Cultivar sombras adoece o psiquismo, infectando as relações. O único e grande remédio é desassombrar-se.

    Um abração, bom final de semana e obrigado pelos votos de aniversário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo ! Deixo aqui novamente meus Parabéns ! Muitas felicidades, saúde, paz, alegrias e realizações :)

      Suas colocações como sempre me encantam pois complementam o texto maravilhosamente ! Concordo contigo, a maioria de nós passa a vida combatendo os inimigos externos, mas nunca se propõe a enfrentar as próprias sombras, e como disse, acabam se acostumando e se acomodando desta forma, pois é mais fácil seguir assim. Auto conhecimento dá trabalho e nem sempre estamos dispostos a aceitar o que encontraremos em nosso íntimo...
      Somente quando quisermos e lutarmos para melhorar como pessoa, teremos a certeza de estar vivendo uma vida plena rumo a evolução :)

      Obrigadíssimo pela presença !
      Um enorme abraço e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  4. Anônimo29/4/12

    Oi, Sam. Muito interessante seu texto. As pessoas tem mesmo essa tendência a esconder seus defeitos ou o que considera inaceitável pela sociedade Acho que o que é ignorado em algum momento acaba se revelando com mais força. Aceitar nossas fraquezas, defeitos e limitações é o primeiro passo para transformá-las ou minimizá-las. Negar a existência do nosso lado sombrio é o primeiro passo para torná-lo mais forte, pois a cada erro nos recriminamos e não conseguimos seguir adiante. Nos perdoar por nossas falhas é admitir que somos humanos, então será possível cultivar o que temos de melhor. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Bia !

      Pois é amiga, desde novos aprendemos a selecionar comportamentos e sentimentos para poder viver em sociedade, mas é preciso entrarmos em contato com este nosso lado para desenvolvê-lo também, pois como disse, se não fizermos isso, pode surgir um descontrole desta nossa faceta, o que nos trará inúmeros problemas...
      Perfeita sua colocação, a negação torna o lado sombrio mais forte e com certeza isso será prejudicial para nós e para os que nos cercam :)
      Quando aceitamos nossa humanidade, teremos mais controle e poderemos mudar, crescendo e evoluindo :)

      Obrigadão pela presença ! :)
      Um super beijo e boa semana !

      Excluir
  5. Olá, Sam!
    Ainda tenho muito que lutar.
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Rike, somos dois meu amigo ! Também tenho muitas arestas para aparar, mas começar já é um grande passo :)

      Obrigado pela presença !
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  6. Olá querida Sam! Quanto tempo não? Agora vou retomar a minha vida de blogueira, fiqui um tempo afasta.

    Bom, super me identifiquei com o texto! Estou numa fase da vida de encarar o meu lado sombrio, exatamente como citado no texto.

    Não é nada fácil, mas vale a pena o trabalho. A persistência é necessária, em alguns momentos nos sentimos muito mal, mas a negação é letal, a vida está em ser você mesmo e buscar o crescimento utiizando esses pontos a seu favor.

    Perfeito o raciocínio querida!

    Beijinhos
    Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele querida, que legal vê-la por aqui ! Fico feliz que esteja retornando à Blogosfera, senti sua falta :)

      Fico feliz que tenha se identificado com o texto, isso mostra que quer mudar, evoluir, se conhecer melhor para uma vida mais plena :D Assim como você, também ando nesta fase e por isso resolvi escrever, creio ser um passo importantíssimo para conseguirmos ser pessoas melhores e resolver certas questões :)
      Sua frase final,fechou com chave de ouro, adorei !

      Obrigadíssimo pela presença !
      Um super beijãooooo e boa semana pra vocês !

      Excluir
  7. Oi amor !! excelente texto, tinha um professor de matemática que dizia "a viagem mais difícil a se fazer e a para dentro de si mesmo".
    É totalmente possível olhar para dentro, entender e transformar...
    Te amo muito !!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amor, adoro quando vem participar :)

      Que bom que gostou ! A citação do nosso querido Armando descreve perfeitamente esta questão ! É difícil se entregar ao auto conhecimento, talvez por isso muitos de nós adiem esta ação, mas só desta forma podemos seguir mais leves e evoluir :)
      E como disse, é totalmente possível mudarmos certos aspectos negativos e incentivarmos os positivos, encontrando assim o equilíbrio :)

      te amo muito também ! Beijos da sua Elfa Pã :D

      Excluir
  8. Olá Samanta,

    Lado negro da força é excitante, porém destrutivo... cabe a nós saber exatamente qual caminho devemos seguir...

    Bela postagem!!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geraldo, como vai ?

      Concordo contigo, o lado negro da força é bastante atraente e poderoso, mas exige seu preço, que pode ser prejudicial para nós e os que nos cercam, por isso é tão importante conhecermos nosso interior e aprendermos a equilibrar nossos pólos :)

      Obrigadíssimo pela presença !
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  9. Samanta, é verdade, impossivel que não exista alguem com um lado sombrio. Este não é necessariamente algo ruim, mas algo que é mal resolvido. Reparei o comentario do Geraldo, compreendi o que ele diz, o sentido, e esta sombra é a pior que existe. Ideal quem consegue identificar, se ame, saiba o que quer para si, e não permita ser contaminado.

    Eu vivo continuamente me interrogando, talvez o meu amadurecimento seja expressivo pela minha busca incessante no crescimento interior. Fico satisfeita comigo mesma porque sempre quero mudar para melhorar. Não me importo como os outros me entendem, eu quero apenas me reconhecer no espelho.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá linda Fadinha :)

      Concordo contigo, creio que todos nós temos este lado sombrio, sem exceções, e pelo que li em alguns artigos, é exatamente como você disse, este nosso lado não tem só sentimentos ruins e sim coisas boas também, que acabam sendo reprimidas, por isso a importância do auto conhecimento para conseguirmos viver em equilíbrio com o nosso "todo".
      Assim como você estou sempre me questionando e procurando melhorar como pessoa, ainda tenho muitas arestas a aparar, mas já melhorei bastante e isso acaba nos motivando a tentar mais e mais evoluir sempre :D
      Adorei sua frase final :)

      Obrigadíssimo pela presença ! Um mega beijãooo e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  10. Olá minha amiga.
    Primeiro que tudo deixe-me só dizer que mais uma vez está nos brindando com uma maravilhosa postagem!
    É verdade Samanta, o ser humano na sua essência revela instintos iguais ao de qualquer animal que quando " picado morde".
    O que posteriormente estabelece a diferença entre nós é a aprendisagem que fazemos enquanto sociedade.
    No entanto há sempre quem não se enquadre nos padrões ditados pela sociedade, e mantenha sempre, embora escondido " o seu lado negro"
    e então auto-analisando-se ou através de um qualquer outro processo vai ter que resolver esse seu problema, pois só se nos conhecermos bem a nós próprios, soubermos onde está o nosso lado negativo, podemos realmente estabelecer uma sã relação com o meio que nos rodeia...
    Beijo grande amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga querida, fico muito feliz e motivada ao saber que gostou da postagem :D

      É isso mesmo amiga, temos instintos e sentimentos nem sempre louváveis, reações inapropriadas etc, mas como disse, a diferença é que temos inteligência para aprender e evoluir com isso, basta queremos :)
      A maioria de nós ignora este lado por ser mais fácil viver assim, ou até mesmo por medo, mas como mencionou, só conhecendo nossa sombra poderemos crescer e contribuir para interações saudáveis :D

      Obrigadíssimo pela presença !
      Um super beijoooo, boa semana e bom feriado :D

      Excluir
  11. Ei Sam,

    Minha linda amiga,

    Bom dia,

    Seu texto nos instrui a buscar algo escondido dentro da gente que precisa ser encontrado e controlado por nós, pois enquanto se oculta age por conta própria podendo causar grandes estragos. Um comportamento que como bem citado em seu texto nós mesmo as vezes não queremos reconhecê lo .Confesso que tenho este lado escuro, talvez não seja o meu lado ruim, mas o lado que não tenho domínio e por isto acaba me dominando em certas situações.é uma busca que devemos fazer cautelosamente, com cuidados e principalmente sem pensarmos que somos os únicos no mundo a caminhar pela escuridão interior, pois a luz ela começa a brilhar no instante em que reconhecemos a necessidade de mudar, controlar, dominar tais comportamentos uma vez que encontrados pela nossa vontade de trilhar um caminho de paz...Adorei ser instruída a viajar em mim.

    Beijos em seu coração e uma belíssima semana pra você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga lindona :D

      Resolvi escrever porque estou numa fase de lidar com este meu lado esquecido, pois quero encontrar em equilíbrio e seguir mais leve e com mais conhecimento de quem sou, por isso achei interessante compartilhar o assunto :)
      É mais fácil ignorar nosso lado menos evoluído, mas desta forma jamais conseguiremos aprender as lições mais importantes, que são aquelas que estão dentro de nós ;) Quando aceitamos nossa humanidade e buscamos o auto conhecimento, consequentemente seremos pessoas melhores e contribuiremos para interações e vivências saudáveis :)

      Fico feliz que tenha gostado, Flor, obrigadíssimo pela presença !
      Boa semana e bom feriado !
      Muchos beijosssssssssssss :D

      Excluir
  12. Oi Sam,
    Não tenho a sua habilidade para escrever textos deste estilo.
    Mas, com certeza, aprendo muito com todos eles.
    Beijão querida.
    Tudo de bom.
    Fui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Beth !

      Vindo de alguém com sua inteligência e transparência, aceito de coração o elogio e fico feliz e motivada ao saber que minhas humildes reflexões podem ajudar alguém :)

      Obrigadíssimo pela presença e carinho :)
      Muchos beijosssssssssssssss e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  13. Querida Ninja,

    como sempre escreve e descreve muito bem o que quer expor e nos fazer refletir sobre nossas atitudes.

    Acho que nosso lado "Sombrio da Força"(rsrsrs"), sempre esta aqui em algum canto, basta algo nos contrariar e ela se manifesta.

    è a natureza humana, nem de todo bom nem de todo mau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kassya lindona !! Que bom que veio participar ! :)

      Fico feliz em saber que conseguir transmitir claramente minha reflexão e quem sabe assim, fazer com que os amigos reflitam também e se eu puder contribuir para uma mudança pequena que seja para melhor, toda minha caminhada blogosférica terá valido a pena :P
      Sem dúvidas nosso lado negro da força se manifesta se não o conhecermos e tivermos controle sobre ele e isso pode ser bastante prejudicial ;)

      Obrigadíssimo pela presença !
      Super beijooo e boa semana ! :D

      Excluir
  14. Oi querida!!

    Temos uma grande facilidade em apontar os defeitos dos outros e como costumam dizer: sentar em cima do próprio rabo...

    Reconhecer os próprios defeitos, as dificuldades mais íntimas é uma grande dificuldade do ser humano. Acredito que todos nós, sem exceção devemos encarar nossos maiores monstros internos e somente assim, reconhecendo nossas falhas, medos e angústias, conseguiremos admitir que os outros também tem o direito de errar e que não somos nós que devemos apontar as falhas alheias. Devemos aprender com as inseguranças dos outros e também com as nossas.

    Estamos aqui numa caminhada evolutiva, cada um em um determinado ponto da estrada. Olhemos para dentro de nós mesmos e que possamos nos encarar de frente!

    Ótimo texto!!!!

    Bjs minha linda...
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello querida Lu !!! :D

      Gostei muito do que colocou, sem dúvidas umas das chagas da humanidade é esta mania de apontar e julgar, mas não se propor a melhorar a si próprio, acredito que porque o auto conhecimento dá trabalho e nem sempre encontramos algo agradável, mas como você disse, é preciso encarar nossos monstros para melhorarmos e seguirmos rumo a evolução ;)
      Aprender com os outros e principalmente conosco, exatamente !
      Adorei sua frase final, com certeza estamos cada um em um lugar da escala evolutiva e com ferramentas para avançarmos sempre ;)

      Que bom que gostou !
      Obrigadão pela presença !
      Mega beijoooo para vocês e boa semana :D

      Excluir
  15. Respostas
    1. Obrigado Leonardo, seja sempre bem vindo ;)

      Agradeço a presença, grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  16. Sammy,e nossa "persona".<<<<<<<<<####

    Senhorita Sammy Samanta,achei muito interessante seu
    papiro.É serinho !! Vou falar algumas coisinhas motiva
    vadas,(lógicamente) pelo que disse.
    Somos mesmo um turbilhão de complexidade. Um labirin
    to.bizarro..rsrs.Sim,estranho,quero dizer..
    A pelavra " personalidade" deriva do vocábulo, persona
    que se refere às máscara usadas no antigo teatro Grego
    não sei se ainda (por força cultural).
    Em rápidas pinceladas, significava às várias situações
    que permeavam a vida das pessoas durante toda vida.
    Um série infindável de atitudes metamorfosedas (eita!
    falei bunito ?rs ), por situações que nos exigem compor
    tamentos e posturas.
    A persona tinha a função de cobrir os rostos dos atores,
    escondendo sua personalidade ou até,se confundindo
    com às mesmas.Fato é que tanta gente mente para si
    mesmas,usando uma máscara,que chega ao ponto de in
    trojetar de tal forma, a se confundir com sua própria cria
    ção ilusória.
    Realmente,é muito difícil saber quem de fato somos .A teo
    ria psicanalitica fala do "ID " uma espécie de reservatório
    de impulsos selvagens,norteados pelos códigos de condu
    ta sociais.sem os quais. seríamos muito mais difíces de se
    prever,além do que já somos.
    Fala do Superego, uma espécie de cosnciência moral,que
    baliza os instintos mais absurdos e desregrados. Há momen
    tos em nossas vidas, (como você mesmo citou) exemplo. de
    pessoas que mudaram os rumos de sua vidas,e todos, boqui
    abertos,não entenderam, bulhufas!! Como àquele alguém foi
    capaz de tal jesto? Caramba, nós o conheciamos há tantos
    anos?Como..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooooooo Janinho !! Opa, que bom que achou interessante meu papiro :) kkk adorei esta :P

      Concordo contigo, ótima descrição a que nos trouxe : labirinto bizarro. Quanto mais pratico o auto conhecimento e mais observo o comportamento humano, mais chego a esta conclusão também.
      Gostei das informações que trouxe sobre a persona e sobre como ao nos habituarmos a usar máscaras em nossa vida que podemos acabar nos acomodando ou até mesmo nos confundindo com o personagem que criamos, perdendo de vista nossa verdadeira essência, talvez por conveniência ou medo de lidar com as mudanças que são necessárias.
      Também acho que no fundo ninguém se conhece por completo, como disse, nossa complexidade é enorme e ainda estamos longe de saber quem realmente somos, o que podemos fazer é refletir e tentar mudar o que é preciso e está ao alcance da nossa percepção. :)

      Excluir
  17. Freud dizia que somos,no fundo,(em minhas palavras),um trem
    desgovernado.Cheios de impulsos reprimidos.Aí entra os sonh
    hos,(quem gostar dê uma olhadinha nessa área..).Mais que os
    códigos de conduta, regras e balizas,cobranças da sociedade,
    nos coloca nos eixos.Se nos olhármos num espelho quando es
    tamos "irados","com raiva",não acreditaríamos que sejamos nós
    mesmos, tamamha modificação anotômica, e emocional.É cho
    cante,mais ficamos parecidos com os cães da rua..rsrs,preser
    vadas,claro,as devídas proporções.Isso é fato incontestável,ah,
    é!
    Assim que explodiu a história do mensalão, mais ou menos em
    2005,num dado momento de todo àquele banzé,fuzuê,sei lá eu
    que droga mais,em meio a imprensa em polvorosa,no pico da
    Adrenalina,Roberto Jeferson,o acusador disse para José Dirceu,
    que ele conciderava um dos mentores do Mensalão: " Dirceu, vo
    cê desperta em mim,meu lado mais primitivo". Viu,Sammy?isso ex
    plica um pouco sobre nossos paíros.rsrs
    Ás mulheres,meu Deus,nem queria chegar a esse ponto.kkk .Em
    Viena,Freud tinha uma paciente deveras,problemática. Mesmo ele
    sendo Neurologista,Psiquiátra ,não conseguiu resolver o problema
    da danada..rsr,e já quase surtado.exclamou a célebre frase,que,ali
    ás,eu convido a todos os homens bunitos, como olhos amenteiga
    dos, (pardon) amendoados. a fazer coro com ele: " o que que
    querem às mulheres"?) rsrsr (eu tinha que brinar,né?)
    A para terminar,antes que eu deixe d e ser sério, como sempre..rs
    diria uma frase do Caétano Véloso.." Minha rainha,não se apoquete,
    de perto niguém é normal" rsrs fecha ásperas e simbora!! Ufa!!
    Veja o que você me fez,Sammy: um psicanalizador das emonchâs
    alheias,meu Deus,você faz mesmo de mim gato e sápato,alías,as
    mulheres gostam mais de sapato.kkkkk
    d .. b estou ouvindo."aí assim você me mata,ai.".rsrs
    ~
    www.piadaspop.blogspot.cm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, Freud tinha razão, se não fossem as regras de conduta da sociedade já tínhamos dizimado a humanidade !
      Creio que são totalmente necessários este freios, pois de outra forma, não seria possível convivermos uns com os outros.
      Por isso acho tão importante refletirmos e trabalharmos este nosso lado ao máximo, pois assim saberemos amis de nós mesmos, e podemos seguir rumo a evolução, melhorando nossas vivências e relações :)
      Sobre nós mulheres, acredito que seja exagero de vocês kkkk é que você homens ainda não sabem e não tem paciência para entender os mecanismos de comunicação femininos que são mais elaborados huaiahauahaua mas vocês chegam lá, Freud deu mole, ficou com preguiça de pensar kkk
      Mas tenho que concordar, adoramos sapatosssss uiii !

      Amigo, valeu mesmo pela prosa, obrigado pela presença !
      Grande abraço e boa semana :) Por aqui uma chuva e um frio do kct... bom pra dormir atéééé :P

      Excluir
  18. Bom dia Samanta
    Eu aprendi a lidar com o meu lado sombrio por volta dos meu 28 anos, e vi que se continuasse a reprimir e a não aceitar esse meu lado, acabaria por fazer algo que me iria arrepender para o resto da minha Vida.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !

      Que bom que começou a lidar com seu lado sombrio jovem, isso abre um leque de novas possibilidades e crescimento :)
      Comecei mais tarde, depois dos 30, justamente por chegar a mesma conclusão que mencionou, se continuasse ignorando minha negatividade, isso iria trazer consequências prejudiciais, não só a mim mas também para os que me cercam ;)

      Obrigadíssimo pela presença e por compartilhar conosco sua experiência :)
      Um enorme abraço e boa semana ! :D

      Excluir
  19. Sem dúvida um tema muito interessante, e por incrível que pareça realmente muitos de nós por não conhecermos, escondermos e não trabalhar nosso lado sombrio acabamos mesmo sendo dominados por ele inconscientemente.
    Já que gosta do tema, vou deixar como dica o livro "
    O EFEITO SOMBRA de Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson
    Parabéns pelo tema amiga muito 10 mesmo Samanta
    Ótima semana pra você e sua família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio que bom que gostou do tema :)

      Acredito que se não lidarmos com este nosso lado, acabaremos sendo vítimas de seu descontrole, já quando aceitamos encarar nossas sombras, podemos evoluir, crescer e melhorar como pessoas :)
      Agradeço muito a indicação do livro, com certeza vou conferir !

      Obrigadíssimo pela presença e pela dica de leitura !
      Um enorme abraço e uma maravilhosa semana pra você e os seus :)

      Excluir
  20. Anônimo30/4/12

    Sempre um excelente texto de sua autoria ! Agora este em específico sobre a dicotomia humana !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio, é sempre um prazer recebê-lo ;)

      Obrigado pelo elogio, fico feliz que tenha gostado da postagem, considero esta prática de auto conhecimento e equilíbrio dos pólos extremamente importante para todos nós :)

      Agradeço muito a presença !
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  21. Olá Sam! Como vai você?
    Dei um pulinho cá.Por coincidência estou lendo no momento "O efeito Sombra"do qual seu amigo Sérgio Santos também falou.O tema é muito bom. Você me fez lembrar de uma de minhas grandes dificuldades: nem sempre sei para onde quero ir...mas vou andando, e no caminho vejo a cores o que aprendi com a escultura, fotos e a vida- não há côncavo sem o convexo, luz sem a sombra e os opostos coexistem. Gosto de enfatizar mais o lado da luz, porém, na caverna ou no sótão, também encontro o que abraçar e reconhecer, e com certeza, prefiro dormir/ relaxar, no escuro ou à meia luz. aliás, não gosto é dos extremos! rs...
    Beijos a vocês e uma ótima semana, aproveitando o feriado!
    Vera Alvarenga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera queridaaaa !!! Que bom que veio papear ! Te enviei um e-mail agradecendo o mimo, você recebeu ? Aproveito para agradecer novamente, muito obrigado, eu e Fred adoramos :D

      Eu gostei muito da indicação de leitura do Sérgio e agora com seu reforço, fiquei ainda mais animada para ler :)
      Assim como você mencionou, meu maior problema é nãos aber para onde ir e às vezes nem mesmo o que quero... esta falta de foco me atrapalha um pouco, mas vou seguindo e tentando melhorar como pessoa, aprendendo com minhas sombras e limitações e tentando manter viva a essência de minha qualidades ;)
      o ideal em tudo na vida é o equilíbrio, desta forma alcançamos a harmonia em nossa caminhada :)

      Obrigadíssimo pela presença !
      Um beijãoooo e boa semana, mande abraços para o César :)

      Excluir
  22. Oi Daniela Sam... o tema é absolutamente intrigante e interessante. E o post está muito bem escrito! Parabéns...
    Flor, somos aprendizes e como aprendizes ainda temos que aprender a definir muitas coisas em nós... o que temos de bom, o que temos de ruim, o certo, o errado... e os nossos parâmetros são aquilo que aprendemos quando crianças e vivenciamos ao longo da vida!
    E como somos todos diferentes, nossa interpretação também irá variar conforme a alegria e a dor que vamos sentindo ao longo desta descoberta.
    Muitas vezes reprimimos o que supomos ruim porque nossa visão está turva em nós mesmos, os ditamos sociais nos bloqueiam e temos que ser o que desejam que sejamos...
    E é verdade que temos que nos depara com nosso lado negro e aceitar que ele existe, e que por existir dentro de nós pode ser moldado, mudado, melhorado... enquanto não aceitamos, não existe, e o que não existe não pode ser alterado.
    A grande descoberta, como você falou, é acatarmos nossa humanidade, com todas as nuanças que ela traz...
    Seu post me fez lembrar daquele conto onde o avô dizia ao seu neto que dentro dele morava dois lobos que brigavam muito, um muito ruim e que poderia matar para satisfazer sua necessidades, e o outro já domesticado era amoroso e jamais atacaria para satisfazer seus desejos egoístas. E o neto então pergunta, qual deles ganhava, e o avô respondia... "Aquele que eu alimento meu filho".
    Beijo enorme no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sam, deixa eu dar um pitaco aqui? É que adorei esta histórinha que a Valéria contou. Eu já tinha lido e esquecido...ah! como queria ter memória de elefante!! kkk.... Vou enviar pro meu neto mais velho. Muito bom, né?
      Beijos para as duas! Vera.

      Excluir
    2. Olá Vera, sinta-se em casa, aqui é para isso mesmo, papearmos e conversar com os amigos :) Eu também tinha me esquecido desta história, é magnífica, descreve muito bem esta nossa dualidade e como podemos lidar bem com isso através de nossas escolhas, adoro este conto :) um beijãoooooooooo :D

      Excluir
  23. Oi Daniela Sam... o tema é absolutamente intrigante e interessante. E o post está muito bem escrito! Parabéns...
    Flor, somos aprendizes e como aprendizes ainda temos que aprender a definir muitas coisas em nós... o que temos de bom, o que temos de ruim, o certo, o errado... e os nossos parâmetros são aquilo que aprendemos quando crianças e vivenciamos ao longo da vida!
    E como somos todos diferentes, nossa interpretação também irá variar conforme a alegria e a dor que vamos sentindo ao longo desta descoberta.
    Muitas vezes reprimimos o que supomos ruim porque nossa visão está turva em nós mesmos, os ditamos sociais nos bloqueiam e temos que ser o que desejam que sejamos...
    E é verdade que temos que nos depara com nosso lado negro e aceitar que ele existe, e que por existir dentro de nós pode ser moldado, mudado, melhorado... enquanto não aceitamos, não existe, e o que não existe não pode ser alterado.
    A grande descoberta, como você falou, é acatarmos nossa humanidade, com todas as nuanças que ela traz...
    Seu post me fez lembrar daquele conto onde o avô dizia ao seu neto que dentro dele morava dois lobos que brigavam muito, um muito ruim e que poderia matar para satisfazer sua necessidades, e o outro já domesticado era amoroso e jamais atacaria para satisfazer seus desejos egoístas. E o neto então pergunta, qual deles ganhava, e o avô respondia... "Aquele que eu alimento meu filho".
    Beijo enorme no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá Valéria queridona !

      Também achei o tema interessante e me encantei com as leituras que fiz a respeito, estou em uma fase da vida de lidar com minhas sombras e com as coisas boas que reprimi também, nesta pressa confusa de abafarmos certas emoções e condutas, e acho isso extremamente importante para todos nós conseguirmos seguir evoluindo :)
      Como mencionou, acabamos às vezes sufocando também qualidades e sentimentos bons, e se não acessarmos nosso interior, não poderemos aproveitá-los também :)
      Este conto dos lobos é maravilhoso, descreve com simplicidade e beleza esta dualidade e nos mostra que é possível mudar o que for necessário com a força de nossas escolhas e consciência :)

      Obrigadíssimo pela presença !
      Super beijãooo e boa semana :D

      Excluir
  24. Olá Samanta,
    Que lindo texto você nos trouxe,. Temos lados obscuros, escondidos, que muitas vêzes nos recusamos em enfrentá-los, mas um dia sentimos ( ou sentiremos) a necessidade de conhecê-los mais de perto e assim podermos consertar os estragos que por nossas próprias culpas, deixamos acontecer.
    Feliz daquele que consegue com sabedoria e elegância trazê-los à tona e lapidá-los de forma a fazerem parte de nossas vidas como experiências positivas, acho que temos essa obrigação, creio que isso além de uma necessidade, é amor próprio.
    Bjão
    Eloy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eloy ! Fico muito feliz que tenha gostado do texto :)

      Pois é amigo, todos temos este lado sombrio e muitos de nós evita acessá-lo creio que por diversas razões, mas é muito importante para nossa evolução este auto conhecimento, desta forma, como disse, podemos consertar os estragos e seguir mais leves em nossa caminhada :)
      Assino embaixo da sua colocação final, feliz daquele que conseguir fazer este mergulho interior, aprender e se transformar para melhor ! :)

      Obrigadíssimo pela presença !
      Um beijão e uma ótima semana ! :D

      Excluir
  25. Anônimo30/4/12

    Oi Sammy,

    tudo que está contido em nós podemos usar para nosso benefício, até o nosso "lado negro" pode nos ser útil quando entramos em contato com ele com o intuito do auto conhecimento, o que não vale neste campo é jogar este lado negro em cima dos outros e justificar que está fazendo isto para não se reprimir e não adoecer, devemos lidar conosco sem poluir as relações e sem ignorar sentimentos que podem sim nos levar a perder o controle, é necessário achar o equilíbrio, somos capazes de viver serenamente sem que isto signifique envenenar-nos com nosso lado negro ignorado.

    Beijinho, Sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Van querida :)

      Concordo contigo, fazer este mergulho interior deve ter como base uma vontade de melhoramento pessoal, evolução e não como disse, de manipular e usá-lo como justificativa para mais atos prejudiciais.
      É um trabalho interno, pessoal realmente, que não deve contaminar nossas relações e nem mesmo nossa vida e apenas nos auxiliar a seguirmos tentando ser alguém melhor :)
      Sem dúvidas, equilíbrio é tudo em nossa caminhada, com ele podemos seguir em paz e aprendendo :)

      Obrigadíssimo pela presença :)
      Super beijooo e boa semana ! :D

      Excluir
  26. Olá Samanta, tudo bem?
    Se não fosse minha curiosidade em visitar blogs de amigos, seus textos passariam batidos. O blgger não os coloca no painel de controle. ( mas os amigos aparecendo ou não, eu sempre faço uma visita).

    Vamos ao texto. Pergunta de cara: A quem interessa e até que ponto vale a pena revirar o baú de nosso passado? Permita-me citar um exemplo simples para esclarecer melhor minha inquietude. Supomos que um pai de família, bem casado e feliz com seus filhos e esposa, um belo dia, decide contar a sua esposa que no passado a traiu com sua melhor amiga. Qual é o preço que ele irá pagar por remexer o seu lado adormecido? Quantos problemas ele irá criar a partir desta revelação? Se está tudo bem e feliz, vale a pena trazer à tona nossas proezas de outrora?

    É certo que nossa consciência, cedo ou tarde, irá nos pedir conta de nossas atitudes. Será que devemos revelar a qualquer pessoa?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Tudo bem sim e contigo ?

      Pena que meu blog está marcado rsrs Mas se desejar assine o feed via e-mail, assim recebe as novidades logo que publico ;)
      Creio que este mergulho interior interessa somente a nós mesmos e a mais ninguém, não creio ser necessário contar o que encontramos nos recônditos de nosso interior e sim, usarmos isso para refletir, melhorar se necessário, aprender a controlar certos impulsos ou comportamentos, encontrar coisas boas que também ficaram reprimidas etc, sempre no intuito de evoluir e ser uma pessoa melhor.
      No exemplo que mencionou, creio já ser algo bem pessoal, cada casal tem sua dinâmica e só quem está dentro da relação saberá se é válido ser transparente e verdadeiro em tudo, até mesmo em atos que poderão afetar irremediavelmente a convivência :)
      Não creio que devemos revelar a qualquer pessoa como questionou, mas devemos sim revelar a nós mesmo, encarar os erros e procurar mudanças se for preciso para seguir em paz e crescendo ;)

      Obrigadíssimo pela presença !
      Grande abraço e boa semana ! ;D

      Excluir
  27. Sempre bom vir aqui, aliás não saio mais daqui. muito bom. sábias palavras sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, como vai ? :)

      Fico imensamente feliz em saber que gosta do espaço, me dedico para fazer sempre o meu melhor para que vocês se sintam bem , à vontade e gostem dos conteúdos ;) Suas palavras me motivam bastante, obrigado !

      Agradeço muito a presença !
      um enorme abraço e boa semana ;D

      Excluir
  28. Olá querida amiga Sam.
    Adorei o artigo.
    Reflete positivamente que podemos amenizar nossas imperfeições humanas.
    Tudo depende do nosso autoconhecimento, para podermos cotrolar nossos sentimentos e emoções sejam boas ou más.
    No teatro, temos que estudar muito sobre o comportamento humano, para ter bagagem na construção dos personagens.
    Maravilhoso, como tudo que escreve!
    Um excelente feriado.
    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga, que alegria vê-la por aqui ! :)

      Fico feliz que tenha gostado, sua opinião é super importante para mim :D
      Acredito que neste mergulho interior podemos detectar e amenizar certos aspectos negativos, assim como recuperar coisas boas que acabaram também, ficando reprimidas :)
      Imagino como devam ser fascinantes os estudos para o teatro !

      Obrigadíssimo pelo carinho e presença, amiga,
      Um super mega beijo marcial e que sua semana e feriado sejam ótimos !! :D

      Excluir
  29. Só podemos controlar aquilo que conhecemos. Se não conhecemos nosso lado "negro", por assim dizer, como dominaremos os sentimentos negativos como a raiva, quando eles vierem à tona? Trata-se de um assunto extremamente pertinente nos dias de hoje, em que as pessoas estão mais suscetíveis a estes acessos. Ótima partilha!! Gostei muito deste texto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ed. como vai ? Que bom que veio participar :D

      Assino embaixo das suas colocações, se não acessarmos este nosso lado e o conhecermos, não teremos como controlar e nem mesmo aprender com este mergulho interior, no intuito de melhorarmos como pessoas. Creio que na rotina corrida e na enxurrada de informações dos dias atuais, muitos de nós acaba deixando de lado a prática do auto conhecimento, focando apenas em coisas materiais...

      Fico feliz que tenha gostado, obrigadíssimo pela presença !
      Um enorme abraço e boa semana ! :D

      Excluir
  30. Concordo com você Sam,devemos dar atenção a tudo aquilo que nos pertence,sejam qualidades ou defeitos.
    Quando tomamos consciência de quem somos realmente passamos a enxergar os nossos problemas com outros olhos.
    Porque o ser humano é aquele que consegue olhar pra tudo aquilo que vem de dentro de si,se está ruim,tenta melhorar e identificar a raiz do problema e se está bom sabe perfeitamente por tudo o que passou até aquela momento.
    Abração querida e uma ótima semana,=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suu !! :)

      Exatamente querida, como disse, devemos dar atenção a quem somos, e isso inclui defeitos e qualidades também ! Uma coisa que aprendi fazendo terapia é o que mencionou, que quando temos esta consciência, conseguimos ver tudo com outros olhos e isso realmente ajuda bastante a resolvermos conflitos e também nos melhorarmos como pessoas :)

      Obrigadíssimo pela presença, adorei suas colocações :)
      Um beijãooo e boa semana :D

      Excluir
  31. Querida Samanta,
    Procuro sair do negativismo mesmo porque não vale a pena, se existe raiva, ódio está fechado sim a sete chaves e simplesmente evito convívio com essas pessoas. Existem os invejosos que querem te pregar uma peça mas finjo que não é comigo, não vale a pena!
    Sou tranquilo e meu foco é outro, primeiro eu, depois quem mereça toda minha atenção. Daí sim, para essas pessoas me dedico de coração.
    ótimo post amiga.
    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo ! :D Que bom que veio participar !

      A raiva e a inveja são algumas das manifestações do nosso lado sombrio, pois creio ser tão importante este mergulho de auto conhecimento, desta forma podemos trabalhar esta negatividade e melhorar como pessoas, enriquecendo assim as interações e nossa vida :)
      Assim como você, também tenho grande foco em mim, estou sempre tanto evoluir e procuro me cercar daqueles que estão no mesmo caminho, assim cultivamos trocas construtivas e saudáveis :)

      Obrigadão pela presença !
      Um beijoo e boa semana !! ;D Curta o feriado :)

      Excluir
  32. Anônimo30/4/12

    Oi amada Sam!
    Fico muito orgulhosa em saber que lhe foram úteis meus brushes (faço com muito carinho) e precisando de qualquer coisa pode contar comigo viu?

    bjãoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gatona !!!

      Eu amo seus brushes, e como te contei, usei para fazer um cartão virtual de níver para uma amiga e fez o maior sucesso, são de muito bom gosto, como tudo que você faz ;) Obrigado pelo carinho !
      Grande beijoo e boa semana :D

      Excluir
  33. Oi,Samanta!!Amei seu blog!!
    Obrigado por fazer parte dos meus amigos,mas deixe seu comentário,pra mim é muito importante!
    Beijos no core,amada!
    Soninha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soninha, seja muito bem vinda :)

      Passei pelo seu espaço e gostei muito, amanhã volto com calma para papearmos por lá, hoje já estou saindo da net :)
      Agradeço muito sua presença e carinho, um super beijãooo e boa semana ! :)

      Excluir
  34. É isso Samanta!, a melhor viagem que podemos fazer é nosso próprio interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José,

      Concordo, é a melhor viagem e necessária também :)

      Obrigado pela presença e bom feriado :D

      Excluir
    2. Bom feriado pra vc. tbem.

      Excluir
  35. Saudações Sammy!

    Essas informações que você nos trouxe é algo que realmente temos que saber enfrentar. Enquanto eu lia esse texto me veio a mente, algo que já vivenciei e gostaria de ter sua opinião a respeito. Eu cresci em um lar muito violento, então acredito que de alguma forma isso pode ter certa parcela de contribuição em alguns dos meus comportamentos que sempre luto para combatê-los, que é a falta de paciência, e às vezes tomo atitudes que não gostaria, e chego a pensar que não sou aquela pessoa que sem motivos foi tão explosiva. Por vezes até machucando com palavras pessoas que não merece. Gostaria muito de dizer que sou uma ótima pessoa e não tenho esses defeitos, mas não vim usar seu espaço para contar mentiras rsrs. Acredito que o meio que convivi, como já te falei em outra oportunidade, possa ter contribuído muito com esse comportamento. O que desse você acha tipo de situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mirko ! Fiquei lisonjeada com sua confiança em compartilhar suas vivências para trocarmos experiências, entendo o que viveu, não pelo ambiente familiar, pois o meu foi bem tranquilo, mas por uma relação amorosa que vivi a alguns anos, onde a pessoa era agressiva em todos os aspectos, e me agrediu até mesmo fisicamente, e fiquei nesta situação por quase 4 anos. Senti que depois disso comecei a ficar extremamente agressiva, sempre tinha uma palavra afiada na ponta da língua e em muitos casos me envolvi em brigas físicas, até mesmo na rua... Como mencionou impaciência, me identifiquei, pois cheguei em um ponto de tal falta de paciência com os acontecimentos e pessoas que não conseguia mais viver ! Neste ponto, procurei um psicoterapeuta que me mostrou que eu tinha uma raiva imensa reprimida, devido a coisas simples como o divórcio dos meus pais e finalizando na relação que mencionei. Antes de procurar ajuda, fiz alguns anos de artes marciais o que me ajudou bastante a canalizar esta energia destrutiva, mas para melhorar mesmo, só depois da terapia.
      Acredito que estas vivências em um clima de tensão tem grande influência sobre quem você é e sobre como age com as pessoas. Estou ainda em fase de mudanças, e o que faço é refletir bastante, prestar atenção quando fico com uma raiva excessiva sem motivo plausível, tento me controlar ao lidar com as pessoas, etc.
      É bem trabalhoso e difícil, mas creio que assim poderemos ser mais tranquilos e melhorar nossas relações, evitando magoar as pessoas e a nós mesmos :)

      Qualquer coisa, estou à disposição para conversarmos :) beijosss

      Excluir
  36. A tristeza profunda causa depressão e esta é um tipo de doença que eu não desejo nem para o meu pior inimigo... Gostei do texto, Sam! Enfrentar nossos medos e dificuldades, é vencer barreiras e vencer na vida.
    Abraços e bom feriado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Barbie !! :)

      Pois é amiga, já passei por isso e assim como você, também não de sejo a ninguém, realmente é muito ruim... Concordo contigo, enfrentar nosso lado sombrio é o primeiro passo para vencermos e evoluirmos :D
      Fico feliz que tenha gostado :)

      Obrigadão pela presença !
      Um beijooooooooooo e boa semana :D

      Excluir
  37. Anônimo3/5/12

    Obrigada por seu carinho em meu blog! Beijos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá queridona, nem precisa agradecer é um prazer visitá-la ! Infelizmente não posso fazê-lo tanto quanto gostaria devido ao tempo, mas sempre que der, passo por lá :) Super beijooo e boa Quinta !

      Excluir
  38. Olá Samanta, com certeza meu lado sombrio andou mostrando as garras dia desses. Fui ao supermercado comprar iogurte, daqueles de saquinho de um litro. Esqueci de levar a sacola.. Peguei um saquinho plástico, daqueles de frutas e verduras... Ai ai. Escapou da minha mão, caiu e estourou, espirrando iogurte até no meu cabelo. Eu esqueci que sou educada, equilibrada e outros adas e esbravejei, espumei, taquicardiei, e fui embora sem conseguir ressarcimento pela perda (afinal se tivesse sacolinha o iogurte não teia caído..)
    Mas reconheci meu lado sombrio, aquele descontrolado e grosseiro, porém impotente. Mas fique tranquila, já sou eu novamente que estou falando aqui, minha sombra já está devidamente trancafiada em um quartinho escuro nos fundos do porão remoendo a raiva que dá ser marionete nas mãos dos grandes supermercados, que tentam nos convencer que estão salvando o planeta por cobrarem os saquinhos plásticos.
    Opa, acho que desviei um pouco do assunto... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Telma !!!

      Acredito que na sua situação a reação até que foi normal rsrs eu pelo menos teria ficado super brava também ! Já aconteceu comigo de, por ter levado apenas a eco bag (agora eu levo a eco e uma de plástico............) tive que colocar tudo junto, pacote de pão, manteiga e sabonete... conclusão, meu ataque histérico foi em casa mesmo, pois a manteiga tinha molhado o pacote de pão e o pão estava com gosto de sabonete..... ai que raiva disso viu ! Continuo tento que levar a bendita sacola de plástico sobressalente para isso.... vai entender...
      Mas que bom que se deu conta de que não adiantava muito sua explosão e deixou de lado este sentimento :)

      Obrigadíssimo pela presença ! Mega beijooooooo :D

      Excluir
    2. Oi Sam! Tive de vir porque ri muito com o coment. da Telma..kkk...
      Sei que o assunto é outro mas que nossa sombra fica mesmo estremecida com certas coisas tipo estes saquinhos de supermerc., isto fica! E tudo o mais que existe empacotado lá dentro, em embalagens plásticas? E por que não fazem sacolas com plástico reciclável? E os rapazes e moças que saem com seus cachorros para passear na rua e fazer seu cocô nas calçadas por onde a gente tem de passar e...plóft... Estes senhores que estavam "começando " a aprender a levar sacolinhas plásticas para guardar a caca dos dogs até chegarem a uma lixeira, agora sorriem confortáveis porque não tem mais as sacolinhas úteis do supermerc. que também serviam para juntas lixo dos WCs.(papel higiênicos) evitando que esvoaçassem a solta pelas calçadas, quando algum dog ou cat rasgasse os sacos de lixo!! E os sacos de lixo, também vão ter de desaparecer? kkk.... Vou parar por aqui que o tempo tá ficando "sombriiiioooo"...com este assunto. Daria um post com uma bela pesquisa de votos contra este absurdo, não é mesmo? É uma sugestão para você...kkk...Beijos..

      Excluir
    3. Oiii Vera !!! Aiiii sinceramente eu não entendo esta história das sacolas amiga, na padaria onde compro continuam dando sacolas a beça, quando vou ao mercado, tenho que levar uma sacola plástica para os produtos molhados ou com cheiro... e se alguém esquece, eles indicam os saquinhos (plásticos) de verdura... E como você disse, e os saquinhos das embalagens ? e os sacões de lixo ? Segundo meu marido (metido a culto, você sabe né kkkkkkk ) este outros plásticos não são prejudiciais... (sei lá de onde ele tirou isso kkkkkkk ) eu não acredito não, só desenhando pra eu acreditar hehehe
      Ah outra coisa que me lembrei, em um supermecado daqui, eles vendem uma Eco Bag grandona....de plástico ! mas eu devo ser mesmo muito cabeçuda por não saber diferenciar os plásticos hahaha só jesussss
      beijosssssssss

      Excluir
    4. Mais olha só, minha história rendendo diversão... (rsrsrs) Eu também estou dando risadas agora, mas na hora o lado sombrio foi sombrio e macabro. Agora me diz uma coisa, pão sabor sabonete é bom? Acho que vou fazer uma receitinha para postar no meu blog, que tal? "Receita de pão de sabonete da Sam"!

      Excluir
    5. Olá Telma, no final só nos resta rir desta coisas não é mesmo ? mas na hora.... é rosnado pra cá e pra lá kkk
      Olha amiga, não te aconselho a postar esta receita não, vai ser um fracasso, é ruim pra caramba, ecaaaa não deu pra comer, tive que comprar outro e desta vez sem misturar tudo na eco bag kkk beijosssssss

      Excluir
  39. Samanta, gostei muito de suas referências, vou ler mais sobre as sombras. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, eu gostei muito destes textos e tem muitos outros excelentes nas pesquisas do Google, queria colocar mais sugestões , mas o blogger estava travando minha Home por causa do excesso de links (bom, eu acho que era isso kkk ) Que bom que gostou ! Beijossss

      Excluir
    2. Telma, adorei seu comentário falando dos supermercados e da sombra...kkk... e do pão molhado da Sam, já passei por isto, e o pior, cheiro de sabão em pó no pão doce!! É mesmo demais. Vamos mandar a conta do ortopedista também para eles, pois nossos ombros e ossinhos das mãos com artroses não aguentam tanto peso em poucas sacolas de pano. As de papel não aguentam!
      Abração,
      Vera.

      Excluir
    3. Vera também ri muito da desgraça alheia da Telma, olha que coisa feia rsrs mas também já passei maus bocados com estas sacolas viu... e concordo contigo, fico toda torta carregando tudo em uma eco bag só... e é como você falou, tem certos materiais que não aguentam o tranco não... aff ninguém merece hehehe beijoss

      Excluir
    4. Vera, obrigada por seus comentários. Tá bem na hora da gente se indignar e fundar uma "associação dos inconformados com a falsa ideia de que só as sacolinhas são vilãs..."

      Excluir
    5. Olá Telma, eu quero participar da Associação, assim podemos nos unir para desvendar esta questão, porque está difícil viu :P
      Beijossss

      Excluir
  40. Anônimo3/5/12

    OLáaaa Sammy como vai?
    Você esta falando do LADO NEGRO DA FORÇA!KKKKKK creio que todas as religiões e linhas psicológicas devem ter pelo menos resvalado nesse tema. Andei estudando profundamente essa estranho paradoxo humano dos temores e ódios adormecidos e como você mesma disse, eles continuam dormindo esperando o primeiro momento propício para saírem de sua caverna e voalá! A merda tá feita! KKKKK
    Bom nessa estranha caldeira fumegante de nosso subconsciente eles ardem eternamente...Dominar esses impulsos é essencial pra nossa evolução, não podem fugir do controle,mas não por conveniência social, e sim por entrarmos em contradição conosco e com os demais.
    Porém, antes de tudo, temos que admitir que eles existem, como você bem disse. Os meus eu conheço bem, quando vem a tona precisam sempre de uma válvula de escape compensatória, mas que me permite depois um segunda chance pra refletir no que estou em falta comigo. Claro que as vezes erramos e entramos em outra compensação, mas sempre melhor que a primeira, e creio que a gente no fundo sabe o que necessitamos, mas ignoramos por não nos ouvir e refletir de forma profunda sobre nossas reais necessidades.
    Mas o mundo tem tantas ilusões e vamos sempre nos desviando do que realmente precisamos, porém a medida que vamos nos abrindo pra nós mesmos e pra esse mundo, vamos diminuindo essa caldeira, que nada mais é, segundo meu ponto de vista, desejos que reprimimos, mal direcionados e mal constituídos mas que geram energia que precisa ser usada, de preferência pra algo construtivo...Ai entra a criatividade humana, de onde nasceu tudo que vemos ao redor e com ela mudamos o mundo.
    Já que a gente vive num mar de estímulos confusos, direcionar essa energia pra algum lugar que ajude a melhorar nosso mundo tão conturbado talvez seja o mais sensato a fazer...
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frank !!! Exatamente meu amigo, eu queria usar esta expressão no título, mas vai que nem todo mundo conhece né kkk o que acho meio difícil hehehe

      É isso mesmo, nosso lado negro é inegável e latente, se não controlarmos estas emoções, na primeira oportunidade de descontrole emocional, sem dúvidas, a merda está feita hahaha
      Nem sempre é fácil fazer este mergulho interior, visto que vamos nos deparar com coisas que gostaríamos que não existissem em nós e sentimentos dolorosos, lembranças desagradáveis, etc, mas é preciso aprendermos a lidar com isso para seguirmos mais leves, evoluirmos e também libertar coisas boas que acabaram indo para o mesmo saco :)
      Ótima colocação a sua, primeiro é preciso admitir a existência deste lado, muitos passam a vida em negação e isso pode ser conveniente, mas não é nada saudável...
      Concordo contigo, hoje em dia, com toda esta correria e tecnologia, acabamos deixando para uma outra hora o auto conhecimento e questões pessoais, o ser humano anda muito superficial e materialista.
      Gostei muito do que disse sobre a energia que se acumula com a falta desta prática, ela é poderosa e deve ser usada para propósitos relevantes, que nos façam bem e que contribuam para um mundo melhor ;)

      Obrigadíssimo pela presença e pela excelente participação, é um prazer conversar contigo e trocar opiniões :)
      Um abraçãoooo e que seu fim de semana seja ótimo ! :)

      Excluir
    2. Obrigado, ehehe
      abraços!

      Excluir
    3. Olá Frank!, pra enfrentar o nosso lado sombrio e encontrar a luz, o caminho e o autoconhecimento, grande abraço.

      Excluir
  41. Sam,.... entrei! Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu fadinha !! Agradeço a ajuda, eu estava muito chateada com a possibilidade de ter o aviso aqui ;) um beijãoooo e bom fim de semana ! :D

      Excluir
  42. Olá Sam!!

    Quanta sensibilidade você tem....rsrs

    Justamente esses dias, tenho pensando nesse lado sombrio que todos temos, e percebi que estava me fazendo mal ser tão santinha complacente com tudo, pois isso estava me matando por dentro, eu sou do tipo que fica deprimida, não se alimenta direito, fica triste, guardo tudo pra mim, mas quando perco a cabeça acabo perdendo as estribeiras e faço besteiras, antes realmente não sabia lidar com esse lado, só que tomei algumas atitudes mudando algumas estratégias, buscando dentro de mim as respostas corretas para cada evento de minha vida, sei sair pela tangente sem sair machucada é contente por ter dado uma bela lição. As pessoas sempre me dizem que sou criativa demais e me perguntam de onde as tiro se tem alguém que me inspira, respondo que tudo vem de dentro de mim, eu desenho e faço montagens então mexo bastante com esse lado da arte porque amo e desde pequena jogava minha raiva, tristeza, todas as vinganças em papéis e lápis de cor, minhas mensagens era passada através de imagens, não vou mentir isso acontece ainda hoje em dia, só que é mais em escritas, tive que aprender a driblar de alguma maneira minhas emoções, por isso quanto mais triste e acabada esteja tudo saí perfeito, não é mentira, realmente quanto mais pra baixo mais inspiração tenho, até minha mãe fica admirada. Como todo artista, ele (a) tem que ter sentimentos bons ou ruins para criar, tudo depende de como esteja à vida da pessoa, e sabe de uma coisa, deixar esse lado sombrio aparecer pode ser bom sim, como você mesma cita no texto, não faz bem para o corpo guardar tantas coisas, guardamos dentro de nós touros enfurecidos que fica ali dando várias cutucadas e falando “um pouco menos de ingenuidade faz bem sabia!”, sei lá, faz bem libertar as crises que temos dentro de nós, sei que muitas pessoas podem se ferir e acabar com a própria vida se levar tão a sério esse lado maldoso, e só um pouquinho e malícia é já está bom. Como você mesma diz ter um equilíbrio e essencial, mas tem momentos que pedem uma dose de maldade mesmo... rsrs

    “A vida é um caminho de sombras e luzes. O importante é que se saiba vitalizar as sombras e aproveitar a luz.”Henri Bergson....eu adoro essa frase....e bem seu texto...rsrs

    Aiiii que texto maravilhoso, esse tocou fundo hein....rsrs

    Adorei ler seus pensamentos. Você devia virar uma filosofa sabia? Nunca vejo textos como os seus na net, serve de muita ajuda para quem busca ser melhor nessa vida.
    Está de parabéns como sempre.

    Ah...
    Eu nem ligo não Sam que você tenha colocado um gadget com efeito hover, sabe as coisas boas a gente copia e multiplica se fosse só pra mim estarei escrito “isso e exclusivo somente da Gle”....rsrs
    Ainda bem que você não esperou minha resposta e ficou lindo em seu blog...rsrs

    Mas eu gostaria de saber como você muda a coluna lateral. E que já tentei mudar o meu, só que não consigo. Tem problema se você me passar o nome do site que você aprendeu? Se não for pedir demais....rsrs

    Beijokas é um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá amiga, que bom que chegou :)

      Sempre que conversamos você me surpreende com capacidade que tem de refletir profundamente e perceber muitas coisas que as pessoas passam a vida sem se dar conta e você tão jovem, já é tão madura ;)
      Os dois relatos que compartilhou conosco, mostram como é importante não ignorar este nosso lado, você muitas vezes guarda as coisas em seu íntimo, e às vezes isso lhe faz mal ou então acaba resultando em uma atitude impulsiva de explosão, isso é algo que muitos de nós tem, a diferença é que você prestou atenção nisso e está tentando mudar para melhorar ;) e também como desde novinha usa a arte e sua criatividade para expressar o que vai em seu interior, isso é muito saudável, tanto pra você quanto para quem convive contigo :)
      E pelo que vejo, você sabe usar isso muito bem, utilizando o melhor destes sentimentos e tranformando em beleza e originalidade nas coisas que faz ! Maravilhoso !
      Como disse, nem sempre é sadio ficar guardando tudo, todo mundo tem seus limites e de vez em quando é preciso transbordar um pouco, mas se estamos em constante reflexão e auto conhecimento, com o tempo vamos controlando mais isso e reagindo melhor. Isso nos tira um grande peso das costas e do coração...
      Concordo contigo e achei legal mencionar isso, eu sempre tento passar para as pessoas que bom senso é tudo, mas existem pessoas e situações que fogem ao nosso controle e que nem sempre uma conduta diplomática resolve, às vezes a luta é mais cruel e requer atitudes mais duras mesmo ;)
      Ameiii a frase que nos trouxe, perfeita para o assunto que conversamos e para levarmos para nossa vida !
      Acho que eu já estou meio metida a filósofa né, sempre compartilhando meus devaneios com vocês hehehe ainda bem que minhas reflexões agradam e ajudam os amigos que por aqui passam :D

      Amiga, seu gadget me ajudou tanto !!! Eu usei o código para fazer os botões abaixo da minha foto, e os gadgets de mais visitados e mais comentados ! ótima ferramenta !!! Valeu mesmo, fico feliz que tenha me deixado usar rsrs eu fiquei doida de felicidade quando vi !! adoro estes visuais modernos e organizados :)
      te mandei msg no facebook, queria seu e-mail, não achei em meus contatos, para lhe enviar os tutoriais que usei na sidebar ;) são super fáceis, me passa seu e-mail que envio tudo :)
      Não é pedir demais, né amiga, estamos aqui para ajudar uns aos outros, é um prazer :)

      Obrigadíssimo pelo papo e por compartilhar o gadget :D
      Muchos beijosssssssssss e boa semana !!

      Excluir
  43. Anônimo5/5/12

    Olá, Sam!

    Sabe um dos motivos para eu adorar visitar seu blog? É que sempre me surpreendo com o que encontrarei aqui, pela diversidade dos temas que você trata. Fiquei fascinado com este texto seu!

    Você pode até dizer que a pesquisa foi superficial, mas o texto é profundo e muito interessante. Para nos conhecermos por completo, precisamos conhecer e assumir nosso lado sombrio, como você bem o chama. Não adianta tentarmos deixá-lo trancada, pois uma hora ou outra ele aparecerá. Quanto mais o conhecermos, mais bem preparados estaremos para lidar com ele.

    Parabéns pelo ótimo texto!

    Um abraço e ótimo final de semana!

    Adelson Smania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adelson, que prazer recebê-lo por aqui ! E uma alegria saber que gosta de vir e que apreciou a postagem :D Suas palavras me motivam bastante, sempre ! :)

      Quando escolho estes temas, costumo ler bastante antes, para não falar bobagem né rsrs mas são assuntos complexos que tem muitas facetas, então deixo claro isso para os leitores que se interessarem procurarem mais leituras :)
      Como mencionou, é preciso entrarmos em contato e admitirmos que temos este lado, se seguirmos ignorando isso, pode até parecer mais fácil por um tempo, mas vai chegar uma hora em que não conseguiremos mais controlar o que está dentro de nós, mas se fizermos este mergulho, além do aprendizado, seguimos mais leves e sabendo como lidar com nossas sombras em situações futuras :)

      Obrigadíssimo pela presença e apoio sempre !
      Grande abraço e uma bela semana !! ;D

      Excluir
  44. Anônimo7/5/12

    Oi Sammy, passei por aqui pra te desejar uma ótima semana! Lembrando que na quinta-feira indicarei seu blog (se puder, claro).

    Beijinhos, cuide-se!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lindona, obrigada pelo carinho, desejo-lhe igualmente uma bela semana ! E é claro que pode, será um honra ser sua indicada :D Todos os seus leitores são muito bem vindos aqui :D beijosssssssss

      Excluir
  45. Anônimo8/5/12

    Oi Sammy, não tem nada redirecionando lá, o gadget é do google/ Technorati, creio que não tenha problemas.
    Adiciona, se houver interesse, e se ver que há algum problema vc retira, mas creio que não vai dar problemas.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gata, obrigado pelos esclarecimentos, creio que é mais neurose da minha parte kkkk quando entro em seu blog está tudo ok, vou colocar também :D beijosssssssssss

      Excluir
  46. Olá Ynot !

    Visitei seu texto e adorei ! Riquíssimo em detalhes e informações relevantes !
    Concordo contigo, esta figura do médico e o monstro descreve bem nossos conflitos com o lado sombrio e nos mostra que ignorar nossas sombras pode trazer um descontrole prejudicial para nossas vidas, o melhor mesmo, é como você disse, encará-lo e conhecê-lo :)

    Obrigadíssimo pela presença e indicação de leitura :)
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  47. Oi, Samanta. Obrigado primeiramente pela sua valiosa presença lá no meu blog.

    Olhe, de cara já vi que seu blog é daqueles que gosto especialmente. Os temas aqui tratados são de umas áreas com as quais tenho uma grande afinidade. E você os trata com uma competência fantástica!

    Há tempos eu venho achando que o SUS deveria incluir entre suas especialidades a terapia da psicanálise. A gente vive num mundo de aparências e de competição , então as pessoas tendem necessitar mostrar-se boas,melhores, infalíveis, inquebráveis e isso prejudica a forma de lidar com esses nossos cantos sombrios de forma honesta conosco mesmo e com as pessoas com quem nos relacionamos. Por isso é que há tanta doença de fundo emocional e psicopatias de toda espécie. Isso é um pouco da minha opinião de observador. Daria para comentarmos longamente, o que não é o caso aqui. De qualquer forma, adorei e estarei aqui constantemente. Grande abraçço e obrigado mais uma vez. Paz e bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Cláudio ! Seja muito bem vindo !

      Adorei seu espaço, logo estarei de volta para participar por lá e papearmos um pouco, pois além do conteúdo, pude perceber que é uma ótima pessoa :)
      Gosto muito de escrever sobre o comportamento humano, é algo realmente intrigante, não é mesmo ? Fico feliz que compartilhamos desta preferência, sem dúvidas isso vai gerar conversas maravilhosas !
      Nossa, concordo totalmente contigo ! Eu gostaria muito que a psicologia fosse aplicada até mesmo nas escolas, pois muitas de nossas sombras, medos e traumas surgem na infância, e desta forma cresceríamos mais saudáveis mentalmente !
      Seria incrível se todos tivessem acesso a isso, com certeza !

      Fico muito feliz que tenha gostado, agradeço de coração a gentileza, participação e presença !
      Um enorme abraço e tudo de bom para você, vamos nos falando :)

      Excluir
  48. Anônimo10/5/12

    Fiz o post de hoje... Espero que curta a indicação :D

    Beijinhos Sam! Desejo muito sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Linda !!! Fiquei muito feliz e honrada em ser indicada no seu espaço, adoro seu blog e respeito muito sua maneira de blogar :) Seus leitores são todos muito bem vindos, espero que gostem :)

      Agradeço de coração :) Muchos beijossssssss e bom restinho de semana !! :D

      Excluir
  49. Anônimo10/5/12

    Também agradeço Sam, o que nos faz felizes é saber que mesmo sem conhecer pessoalmente as pessoas aqui, podemos aprender tantas coisas boas! Muitos momentos divertidos, na verdade trazemos pro mundo on line um pouco do que somos.

    Beijinhos, obrigada pela amizade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Vanda ! Na blogosfera temos esta oportunidade de nos relacionar com as pessoas mesmo quando a distância é grande, abrindo assim nosso círculos e podendo conhecer gente incrível !
      Concordo contigo, é uma forma de compartilharmos on line quem somos e trocar experiências, amoooo muito tudo isso :)
      beijos Flor :D

      Excluir
    2. Anônimo10/5/12

      Espero que a nossa amizade renda bons frutos!!! Desejo tudo de bom pra você e toda a sua família!

      Excluir
    3. Também tenho este desejo, precisando de qualquer coisa, é só chamar e sempre que eu puder estarei lá no Planeta para papearmos :D
      Visitei a Paty agora pouco e amei ! Obrigada pela oportunidade de conhecer pessoas como ela :D beijosss

      Excluir
  50. Olá samanta vi o post feito pela Vanda e vim para conhecer o seu cantinho. Parabéns pelo blog é super lindo e com certeza feito com muito carinho.

    Falando sobre seu post, muito bom. Com certeza todos nós temos nosso lado sombrio, alguns tentam esconder e alguns o expõe discaradamente, aprontando muito.

    Estou seguindo seu blog. Convido-a conhecer o meu cantinho.

    Bjs.

    http://marcia-pimentel.blogspot.com
    @cinha34

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, é uma alegria receber os amigos da Vanda, seja sempre muito bem vinda !
      Fico feliz que tenha gostado :)
      Verdade o que disse, alguns escondem este lado e até o ignoram, outros já se orgulham disso e acabam prejudicando até mesmo quem está a sua volta com estes descontrole voluntário. Por isso é importante um equilíbrio :)

      Obrigadíssimo pela visita e carinho, com certeza logo logo chego em seu espaço para papearmos mais :D
      beijossssssss

      Excluir
  51. Oi Sam,

    vim conhecer seu blog, pela indicação da Vanda.
    adorei tudo aqui, esse layout futurista é tudo de bom!

    Um abraço1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty ! É um prazer receber os amigos da Vanda, seja sempre muito bem vinda ;)

      Que bom que gostou, quando vi este template foi amor a primeira vista rsrs

      Obrigadíssimo pela presença e carinho ! Um mega beijooo e bom restinho de semana ! :D

      Excluir
  52. Oi Sam,

    achei muito legal o que voce escreveu sobre auto conhecimento.

    Sobre o nosso lado sombrio, acho todos podemos ser moldados, mas infelizmente nao alcancaremos a perfeicao.

    O nosso coracao é como um poco profundo, olhamos de cima e nao enxergamos as águas lá embaixo.

    Tem um versiculo interessante sobre isso:
    Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23

    tenha um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna :)

      Concordo contigo, é muito importante que tenhamos acesso e tentemos modificar certas características, mas sem pretensão de atingir a perfeição, pois somos humanos :) Como disse, nosso coração é complexo, às vezes é preciso mergulhar bem fundo para resolver certas questões :)
      Perfeito o provérbio que nos trouxe, exemplifica bem suas palavras ;)

      Obrigadíssimo pela presença, um beijo e um excelente fim de semana :D

      Excluir
  53. Anônimo17/5/12

    Olá Samanta estou aqui para agradecer á sua presença,e fiquei feliz de saber que vc gostou do meu blog bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flor, o prazer foi meu, delicioso seu espaço, voltarei mais vezes para papearmos por lá :)
      Amei a postagem sobre orgulho e vaidade :) Mega beijooooo

      Excluir
  54. Seu texto não é impar Samanta, você mesma diz que é fruto de pesquisa, além do seu pensamento, mas é perfeito. Pude observar a minha mãe quando ela ficou deprimida e funciona assim mesmo, quando não temos o domínio do cérebro é o cérebro que nos domina e ele usa a parte negra escondida no baú ou "arquivo morto", e ai as sombras escapam e vivas atormentam, envergonham e faz sofrer. Mais uma vez parabenizo-lhe por mais esse excelente texto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, é sempre um prazer recebê-lo !

      O exemplo que nos trouxe descreve bem a situação, já tive depressão e sei bem como é este caos interno que acaba nos dominando de uma foma prejudicial... só consegui sair disso com ajuda profissional, e às vezes percebemos que nem é nada tão grave, mas são coisas que preferimos ignorar mas que em algum momento vem à tona para nos desequilibrar, por isso a importância do auto conhecimento :)

      Obrigadíssimo pela presença e carinho, um enomr eabraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  55. Querida Samanta!!
    Maravilhoso teu texto e fiquei muito feliz, porque ainda essa semana escrevi um artigo para o Tudo para Sites do Digo Cabral e acabei relatando uma desmotivação que viví nos últimos dias. Já percebi que acontece exatamente como vc escreveu. As pessoas guardam a 7 chaves o que estão sentindo e se fecham e sofrem solitáriamente. Quando alguém tem a coragem de "se abrir" em relação ao que está sentindo, outros relatos parecidos ou iguais se manifesam. Acredito que devemos parar de querer parecer os "lindinhos" perante os outros e compartilhar o que estamos sentindo. Faz bem para quem fala e faz bem para quem percebe que pode-se "SIM" dizer que está com raiva, com medo e desmotivado. Somos humanos ora bolas, rsrsr
    Grande beijo e estava morrendo de saudades de escrever para você!! Grande beijoooo querida Sam!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edi querida, é sempre uma alegria recebê-la por aqui ! :)

      Acabei de ler o artigo no Tudo para sites, e acredito que todos nós nos identificamos com o que relatou, como sempre seus conteúdos são excelentes e nos trazem reflexões relevantes :)
      Acredito que quando aceitamos nossa humanidade e deixamos de lado o medo de falar sobre o que sentimos, muitos se sentem aliviados e motivados a fazer o mesmo e a se melhorar, esta coragem em expor quem realmente somos só tem a enriquecer as relações e mostrar um exemplo a ser seguido.
      Como você disse, vamos deixar de querer sempre mostrar só este lado perfeito e compartilhar que somos humanos e ter momentos e características imperfeitas não é vergonha, o que faz a diferença é tentarmos seguir nos melhorando sempre :)

      Também estava com saudades de papear contigo, obrigadíssimo pela presença !
      Um mega beijoooo e boa semana ! :D

      Excluir
  56. Samanta...
    Estou procurando mas não achei,
    Como coloca esse widget de top comentaristas com imagem do tipo do seu? não consigo achar meesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, tudo bem ??

      Você não achou porque fui eu que fiz rsrs
      Vou te contar como, é o seguinte, primeiro eu instalei no blog de testes este widget aqui, ele mostra quem são os top comentaristas :
      http://semnome.net/2010/01/widget-top-comentaristas.html
      Depois que vi quem eram os 3 Top, eu fiz uma imagem com as fotos dos leitores, montei tudo, borda, cortei a imagem redonda, escrevi o nome etc.
      Após criar a foto com os 3 Top, eu mapeei no Photoshop (desta forma a imagem fica com links )
      Este é o tutorial que explica como mapear a foto :
      http://www.alinestar.com/2009/07/mapeamento-com-image-ready.html
      Depois de mapear, pegue o código e cole onde quiser :D

      Foi assim que fiz, parece demorado, mas é rapidinho, o mais demorado mesmo é criar a foto como você quiser :)

      Qualquer dúvida, me fala, beijosssssssss

      Excluir
  57. Entendi, puxa, complicado rss então, eu até achei um mas minha barra lateral deixa ele meio feio e mostra eu, tinha que tirar o autor entende no caso eu....queria arrumar minha barra, os widgets estão ficando feios até...ai ui
    Sabe, ate tem tutorial mas todos deixam enfeitada demais a barra lateral, eu quero algo que combine com o tema, ou seja, fundo branco sabe, mas é dificil... a dica dos comentarios funcionou e dai achei algo que concertou tudo, depois vê, agora aparece todas as fotos, botão responder e tudo, fiquei feliz da vida rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, então, eu personalizei quase todos os meus widgets porque gosto que combine com o blog e os que tem por aí nem sempre me agradam, por isso uso muito fotos mapeadas, porque gosto de criar minhas próprias imagens para que fique em harmonia com o blog :)
      Que bom que deu certo nos comentários, já já vou lá conferir !!
      Grande beijoooo

      Excluir
  58. Opa, eu esqueci de comentar sobre o texto rss falha minha.
    Então, o lado sombrio todos temos e acontece principalmente com pessoas como eu, consideradas calmas, tranquilas, tímidas, nunca levanta a voz todos dizem mas por trás disso tem muito medo,muitos traumas, humilhações e por ai vai, alguns entram em depressão como eu, outros explodem e querem vingança, então vimos esses exemplos um numa escola aqui no Brasil o rapaz não aguentou a culpa obvio e se matou e muitos o taxaram de monstro simplesmente.
    Acontece que os seres humanos na verdade não são de natureza calma e pacifica na verdade somos agressivos, explodimos fácil, gostamos de bater, de machucar outros seres vivos sejam humanos ou animais e provamos isso todos os dias mas a questão é saber lidar com isso,aceitar que não somos tão bonzinhos quanto achamos entende, eu sei que já tive pensamentos bem ruins, já quis ver minha família longe, bem longe entende é assim mesmo, mas sei que tem muito mais, quando sofremos traumas sérios é difícil superar, tentamos esquecer, enterrar tudo pois a dor é forte demais e ai esta o problema né por que mais cedo ou mais tarde esses traumas, esses problemas voltam e nos assombram causando vários problemas.
    Parabéns pelo post e pelo blog, gosto cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, bom dia :D

      Você tem toda razão, o ser humano tem qualidades e defeitos, imperfeições e sentimentos nem sempre louváveis, e muitos de nós não aceita esta humanidade, não quer aceitar que tem limitações e características que precisam ser aprimoradas e trabalhadas, aí vamos enfiando tudo debaixo do tapete, fingindo que não existe, querendo que o sofrimento e os traumas desapareçam, mas se não os encararmos e tentarmos resolver, um dia eles explodem e vem com toda força nos desequilibrar.
      Por isso é importante termos coragem para fazer este mergulho interior, continuaremos sendo imperfeitos e passando por desafios, mas quando nos conhecemos melhor, é um pouco mais fácil lidar com nosso lado sombrio e também de dominá-lo :)

      Obrigada pela presença e participação !!
      Ah esqueci de uma coisa, meu blog não aceita copiar, então se tiver dificuldades para acessar os links que te indiquei, me deixe seu e-mail que envio para lá :)

      Grande beijooooooo e bom fim de semana !!

      Excluir
    2. Sem problemas Sam, olha, passando aqui para mostrar meu twitter sobre o blog, depois vê e diz se falta algo, o que posso colocar lá e tal... https://twitter.com/#!/conversa_intima

      Eu dei um jeito de ver os links, digitei manualmente rss mas o widget de top comentaristas virou pagina e na barra tem meus followers do Twitter um simples que achei...

      Abraço, otimo final de semana pra ti também.
      bjs mil

      Excluir
    3. Olá Fernanda !!! Vi sua página no twitter, já estou seguindo, achei linda ! Mas confesso que não entendo nada de twitter, então nem vou dar pitacos rsrs Para mim ficou ótima :)

      Ah legal fazer uma página para os Top Comentaristas, depois vou lá ver :)
      Grande beijooooo

      Excluir
  59. Samanta, me fala uma coisa...se eu post algo no blog, divulgo em todas as redes, no orkut, nas comunidades e nada de comentário isso significa que meu blog esta ruim? fala a verdade vai, preciso saber se meu blog esta legal ou se devo mudar alguma coisa né...ai ui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda ! Isso não tem nada a ver, existem blogs profissionais, cujo o Autor já ganha dinheiro para viver só disso, outros a muitos anos no ar com conteúdos maravilhosos que não recebem muitos comentários. A maioria das pessoas não tem o hábito de comentar. Lá no blog do Adelson tem vários artigos de boas dicas para conseguir comentários no blog, quando tiver um tempinho dá uma lida, ajuda bastante ;)
      Grande beijooo

      Excluir
    2. Esqueci de dizer :)
      Aqui no blog tenho alguns artigos sobre comentários :

      Como fazer comentários de qualidade
      A importância da interação para trazer comentários para seu blog
      e
      Quer conquistar leitores, seguidores e comentaristas ? Conquiste pessoas

      Se quiser ler, pode ser que lhe ajude também ;)
      beijos

      Excluir
    3. aaa eu estou seguindo todas as dicas ou quase todas mas a unica forma de conseguir comentarios é no sistema do Orkut, aquelas comunidades onde "comente no de cima" sabe infelizmente é assim, aa pode deixar que vou ler viu, obrigada, desculpa, estou te chateando já rsss bjs mil...

      Excluir
    4. Olá Fernanda ! Não está chateando não, pode perguntar o que precisar se eu puder ajudar, faço com prazer :D

      Não conheço estas comunidades não, mas deve ser bem legal se as pessoas cooperam umas com as outras, depois vou experimentar e conhecer novos blogs :)
      Com o tempo se for participar sempre por aí comentando, vai criando vínculos e quando perceber já tem seus leitores fidelizados que sempre comparecem :)
      O que eu fiz foi isso, ficava navegando e quando via algo que gostava, comentava, e aos poucos as pessoas vinham me visitar e acabavam ficando :)

      beijosssss

      Excluir
  60. Gostei do texto já compartilhei com meus amigos.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jp, seja muito bem vindo ! Que bom que gostou do artigo !

      Obrigado pela presença, participação e por ajudar na divulgação compartilhando com seus amigos :D

      Grande abraço e bom restinho de semana ! :)

      Excluir
  61. Olá querida Sam,

    Na verdade é isso mesmo: antes de mudar qualquer coisa, precisamos conhecer. Quem consegue fazer uma reforma de uma casa se não conhecê-la?? Assim acontece com nosso foro íntimo. Somos seres cheios de mistérios ocultos e sombras. E você tem razão quando fala que muitos têm medo de encarar esse outro EU negro. Mas ele faz parte da gente, não tem como fugir. Uma hora ou outra ele virá à tona.
    O que pode nos fazer eliminá-lo, muito cautelosamente, é conhecer para posteriormente mudar. Todo mundo que decide fazer essa viagem interior se assusta, mas se permanecer no propósito acabará reconhecendo que é a única forma de obter mudança e crescimento, e isso, em todas as áreas da vida.

    Grande abraço! Adorei a exposição do tema. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lidiane querida, é sempre um prazer recebê-la por aqui ! Adoro seus comentários que sempre agregam muito à postagem :D

      É exatamente como colocou, se não nos conhecermos não temos como mudar certas condutas ou evoluir como pessoas.
      Todos nós temos defeitos e emoções que nem sempre são louváveis, isso faz parte da natureza humana, a diferença entre uns e outros é justamente esta coragem e vontade de mudar e evoluir :)
      O legal é que quando nos dispomos a fazer este mergulho interior em alguns casos percebemos que os monstros nem sempre são grandes como pareciam e que somos capazes de mudar rumo ao melhoramento pessoal :)

      Obrigadíssimo pelo carinho e presença sempre participando por aqui !
      Mega beijooo e que seu fim de semana seja ótimo !!

      Excluir
    2. :) Ótimo final de semana pra você também!

      Eu que agradeço pela atenção!

      Excluir
    3. Linda ! :D
      muchos beijossss

      Excluir
  62. Amiga que entrada otima esta do website....gostei...passei para deixar um otimo final de semana a vc. E o meu outro EU ,também deseja a mesma coisa....abrçs....fuiiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigoooo, puxa que legal saber que gostou, é o primeiro "feedback" que recebo :D Obrigadíssimo pelo carinho em passar por aqui, desejo-lhe igualmente um belo fim de semana pra você e sua família !!! :D grande abraço !!!

      Excluir
  63. Anônimo31/7/12

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  64. Nossa muito bom! É essencial quando sabermos nos dar com nós mesmos antes de criticar os outros.
    Parabéns pelo post está impecável! Assim como seu blog.
    Continue assim e você terá muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanni !! :)

      Fico extremamente feliz em saber que apreciou o artigo, como você sabiamente disse, é muito importante lidarmos com todo o conteúdo de nosso íntimo, seja bom ou ruim, assim teremos mais chances de uma vida plena, e consequentemente seremos mais compreensivos com a limitações alheias :)

      Agradeço muito sua presença e participação ! seja sempre bem vindo :)
      Grande abraço e boa semana ! :D

      Excluir

  65. Discordo parcialmente dessa idéia.

    No meu caso, o “lado sombrio” sempre vem à tona.

    Talvez o ócio ou a preguiça sejam o responsável, mas acho mesmo que é a minha inércia ou falta de força para lutar comigo mesmo.

    Meu lado sombrio domina sempre o lado bom. A maioria das vezes sou uma boa pessoa, mas quando o alimento do “monstro interior” aparece, sai de perto.

    Queria mesmo era encontrar a paz de espírito.

    Acredito que ela só é possível com a submissão (ou controle) total de nossas vontades. Libertar o monstro pode significar problemas à vista, pois lidar com a reprovação social ou até processos não é nada fácil!

    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, seja bem vindo :)

      Como você disse em alguns casos encarar ou libertar o lado sombrio pode ser mesmo complicado e até perigoso dependendo da pessoa. Talvez procurar ajuda profissional seja interessante. Eu por exemplo, só consegui resolver algumas questões do meu lado sombrio com a ajuda de um psicoterapeuta, e realmente traz ótimos resultados. Sei que não teria conseguido sem a ajuda dele :)
      Um profissional pode nos auxiliar a ter controle sobre o lado sombrio e aprender com nossas próprias características emocionais :)
      Mas esta é uma escolha delicada que depende de cada um de nós e deve ser feita por livre e espontânea vontade, sem imposições dos outros.

      Obrigado por compartilhar conosco uma visão diferenciada do assunto e enriquecer a postagem com sua opinião, que traz à tona o outro lado da questão :)
      Grande abraço e boa semana!

      Excluir
  66. Olá Samanta !

    Gostei muito do seu artigo e agradeço por mais este artigo que leio. Sinto que ao ler o seu artigo e praticar sou uma pessoa bem melhor :-). Onde eu moro, eu diria que a unica maneira de se manter em paz é ter bastante paciência. Notei na parte do artigo onde você fala que hoje em dia está difícil ter empatia, acho que talvez ser mais honesto e humilde consigo mesmo melhora a nossa empatia e nos faz pessoas melhores :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson, como vai? :)

      Fiquei muito feliz em saber que visitou mais uma postagem e apreciou o texto!
      Você disse uma grande verdade, quando somos mais honestos e humildes conosco, isso torna mais fácil e construtivo o auto conhecimento, pois quando ignoramos este nosso lado mais difícil de lidar, acabamos tendo algum tipo de problema decorrente disso.
      Creio que quanto mais nos conhecemos, tanto defeitos quanto qualidades, podemos ter uma vida mais plena e ficamos mais fortes para lidar com os desafios diários :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa quinta :D

      Excluir

Obrigado pela presença! É a sua participação que abrilhanta este espaço! Sinta-se em casa :)

emo-but-icon

Autora do Blog

Sobre a autora e o Blog Facebook Instagram Google Plus Twitter Image Map

Novas

Comentários

No Vrsam

  • &hellip;

    Postagens
  • &hellip;

    Comentários

Feed-se

Icon Icon

Facebook :)

Amigos

Recomendação de leitura

Destaques do Mês

item