Os polêmicos comentários anônimos...

Pessoa escondida notebook

Olá amigos e amigas! :)
.
Quem já recebeu ou leu um comentário anônimo de mau gosto, levante a mão! 
*
Pesquisando sobre o assunto encontrei várias opiniões interessantes sobre os anônimos, a diversidade de tipos é grande e felizmente nem todos são desagradáveis, entre eles temos :
*
* O anônimo reservado, aquele que quer interagir mas tem receio de se expor na Internet, prefere manter sua identidade ou relato preservados, estes geralmente se relacionam de forma educada e sem má intenção alguma; 
* O anônimo cauteloso, aquele que te conhece, mas quer dar um toque não muito agradável e tem medo que isso afete a amizade, geralmente nos criticam, mas apresentando argumentos sólidos no intuito de ajudar a melhorar algo em nossas vidas, comportamento, blog, etc; 
* O anônimo que não deseja ter cadastro mas gosta de participar, estes também costumam se comportar normalmente sem que o anonimato faça diferença no seu trato com as pessoas. 
*
Com os tipos citados acima não há problema algum a ser resolvido, mas o que causa tanta confusão no meio virtual são os anônimos mal educados, os chamados Trolls passam seus dias e noites aterrorizando as pessoas com comentários grosseiros, ofensivos e até ameaçadores... Nesta classe incluem-se também os Cyberstalkers, perseguidores virtuais, perigosos e insistentes... Ambos não estão apenas na Blogosfera, mas também nas redes sociais, fóruns, muitas vezes cadastrados como fakes impossibilitando a identificação..
Por causa destas pessoas é que muitos retiram de seus espaços a opção de comentários anônimos, prejudicando assim, outros leitores bem intencionados.
.
Alguns consideram que bloquear esta opção é covardia do blogueiro, eu particularmente não concordo, tenho meu espaço para me divertir, e isso aqui não é casa da mãe Joana e muito menos ringue ou divã para aceitar de bom grado pessoas desequilibradas que não estão a fim de complementar o texto e sim de atacar ou descarregar suas frustrações de forma inconveniente. Por outro lado, existem também opiniões de que covardia seria usar o anonimato...
Acredito que quando temos orgulho e convicção de nossas opiniões, não é necessário nos escondermos, mas esta é uma opção da pessoa que provavelmente tem seus motivos.
Minhas experiências com anônimos são péssimas, pouquíssimos apresentaram um argumento relevante, a maioria queria mesmo me xingar, falar mal do meu cabelo ou cantar meu marido, convenhamos, não perco tempo com isso e não quero que um novo leitor chegue aqui e se assuste com o baixo nível deste tipo de colocação totalmente descabida e fora do contexto... 

*Expor uma crítica, mesmo que seja construtiva pode causar constrangimentos, então é mais elegante e sensato enviar este tipo de coisa pelo formulário de contato, e-mail, mensagem privada, etc. 
Por que deixar um comentário dizendo que o blog está horrível ou que o autor é um lixo? 
Primeiro, não é assim que se fala... segundo, isso é assunto para ser tratado nos bastidores e não em praça pública envolvendo os demais visitantes, é totalmente possível criticar de forma educada e principalmente, apresentando também uma sugestão ou solução, mais isso não engloba ataques pessoais que são totalmente desnecessários e inúteis. 
Formulário de comentários é lugar para discutir a postagem, conversar, tirar dúvidas e discordar ou criticar o tema com bom senso e respeito.
Prefiro não comentar se não aprecio o artigo, autor ou blog, mas é uma conduta pessoal que adotei, também não critico pois cada um tem suas preferências. 

A forma de lidar com os anônimos agressivos deve ser uma escolha de cada um, alguns preferem ignorar, outros gostam de bater boca, muitos optam por não permitir este tipo de acesso ou moderar, enfim, creio que o ideal é agirmos conforme nossa consciência. 
Sabemos que confrontar Trolls não é aconselhável, mas se você deseja fazer isso, faça, o espaço é seu, o incômodo é seu e só você sabe o que deve fazer quando se depara com algo assim, por exemplo, aqui no VRSam existem dias em que respondo, em outros excluo ou em certas épocas retiro a opção... 

Faça o que achar melhor, assuma as consequências, filtre com muito cuidado tudo que receber, aceite as críticas construtivas e não desanime se por acaso for presenteado com algum ataque insano sem rosto... 
Quem está na chuva é para se molhar e quando criamos um espaço público, estamos vulneráveis e abertos tanto para coisas boas como para as ruins. 
Anônimos ou não, vamos fazer a nossa parte, comentar com qualidade e ter cuidado ao nos expressarmos, procurar ajudar de forma delicada, respeitar o outro e ter consciência de que grosseria não traz bons resultados, se sua intenção é boa, argumente de forma educada, assim sua credibilidade será sólida e sua opinião respeitada independente do seu nome, perfil ou avatar. 
*
"Seja como for o que penses, creio que é melhor dizê-lo com boas palavras." 
(William Shakespeare)

Lembrando que esta é minha opinião pessoal sobre o assunto :)
.
* Recomendo a leitura do artigo O Anonimato na Internet tem seu lado sombrio - Portal Terra, um texto impecável que mostra bem a que ponto chega a maldade humana ao usar para o mal sua liberdade de expressão.
*
Beijos!
.
* Para visualizar todos os comentários, clique no botão Carregar Mais acima do formulário de comentários.
autora Autora

Mineira morando em Sp, geminiana, casada. Apaixonada por atividades físicas, já pratiquei natação, Taekwondo, Muay Thai, Kick Boxing, atualmente treino musculação e sou aprendiz de corredora :) Blogueira por amor. Este espaço foi criado com a intenção de interação e diversão, seja muito bem vindo(a)!

Recomendados

Novidades 1996335451610597664

215 comentáriosBlogger

  1. Eu cansei de receber comentários sem nenhuma palavra ao texto que postei.Era só para me xingar.
    Então resolvi moderar.
    Se receber uma critica ou opinião contraria a minha, eu publico.
    Mas se for só ofensas a minha pessoa eu deleto.
    Recebi a indicação de um selo, e foi nesse post que recebi mais xingamentos.
    Entendi que são pessoas que conheço e por algum motivo sentem raiva e sem a famosa coragem de colocar isso a limpo, usam desse artificio.
    Como diz minha mãe,"Isso é inveja" rsrsrs
    Gostei do post, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pecado !!

      É exatamente sobre este tipo de comentário que eu quis falar, muitos usam o anonimato para ataques pessoais, e não estão interessados em debater o tema, apenas em aborrecer o autor...
      Provavelmente sua mãe tem razão :) Eu aceito críticas, mas só se estiverem expostas com educação e respeito, já recebi uma crítica legal aqui, mas junto com ela a pessoa (fake) foi grosseira zombando de mim e também da maneira como trato meus amigos... quando é assim, não considero nada, acho que educação no espaço alheio é obrigação nossa :)

      Fico feliz que tenha gostado e agradeço muito sua presença e participação :)
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  2. Oi Samantha,

    concordo com você. Acho que os comentários também fazem parte do blog e daquilo que queremos oferecer aos leitores do blog. Se alguém que "estragar o ambiente" com ofensas e agressões, temos toda a liberdade de bloquear (moderar) aquele comentário, para o bem do blog e a satisfação nossa e de nossos leitores.

    Já houve ocasiões onde a pessoa simplesmente comentou algo sem sequer ler o artigo e veio cheio de argumentos (os quais eu discutia e argumentava no texto do artigo). Ao invés de perder meu tempo publicando algo de alguém que sequer se deu ao trabalho de ler o que escrevi, simplesmente moderei e fim de papo.

    Respeito sempre é bom.

    Um abraço, e uma ótima semana!

    Claudio

    PS: Gostaria de te avisar que não consigo copiar o texto do seu artigo (copy/paste) para colocar aqui nos comentários e falar a respeito. Não sei se é intencional ou não (o que tem de plágio por aí, é bom a gente se prevenir).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio, é sempre um prazer recebê-lo !! :)

      Pois é amigo, penso assim como você, os comentários são uma parte importantíssima de um espaço, não vejo motivo para deixar exposto algo que pode constranger alguém seja o autor ou os demais visitantes, como eu disse ao Pecado, respeito e educação é nossa obrigação nos blogs alheios, aliás em qualquer meio :)

      Acho um absurdo comentar sem ler... e ainda mais querer argumentar ! O Autor tem um trabalhão para fazer uma postagem, precisamos ao menos ter a consideração de ler com atenção, senão o melhor é voltar depois com mais calma ou não comentar.
      Por isso eu às vezes demoro a visitar os amigos, porque gosto de ler com calma, acho o maior "mico" comentar sem ler e algo totalmente desnecessário... :)

      Ahh eu travei alguns recursos de cópia como botão direito do mouse, seleção, etc, infelizmente logo no início do blog tive muitos casos de plágio, até mesmo de fotos pessoais da minha família, e não tive outra escolha... sorry :(

      Obrigadíssimo pela presença e participação ! Abraçosss e boa semana ! :D

      Excluir
  3. Olá Sam, belo artigo. Realmente existem muitos Trolls e devemos saber lidar com isso. Eu por exemplo não modero os comentários, deixo-os abertos, mas se derepende houver algum comentário difamador ou com xingamento eu deleto , ainda bem que não aconteceu ainda, mas se acontecer devemos estar preparados!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ezequiel, como vai ?

      Infelizmente no meio virtual estamos sujeitos a vários tipos de coisas, aqui também não modero, só configurei para receber os e-mails de aviso, assim fico por dentro do que está entrando e se necessário deleto, em alguns casos, até respondo, mas não acho muito legal deixar no ar, isso constrange os demais visitantes que não tem nada a ver com o caso, não é mesmo :)
      Como disse, mesmo os que não tiveram este problema precisam estar preparados, nunca se sabe :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação !
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  4. SAM ,enquanto estava lendo esta postagem comecei a relembrar os comentários anônimos do nosso blog de ficção, para minha felicidade descobri que apenas 2 foram de mau gosto e deletei e tem mais, raramente alguém coloca em anonimo.Para evitar problemas eu estou sempre moderando os comentários e recomendo todos fazerem isto...abraços...fuiiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo !!! :D

      Puxa que bom que seu espaço tem poucos acontecimentos deste tipo, pois é realmente muito desagradável lidar com isso.
      Por aqui às vezes eu retiro a opção, de vez em quando aparece alguém que quer só me atacar de forma pessoal, mas não agrega nada à postagem... e não acho válido deixar no ar, mas nos dias em que estou mais esquentadinha, respondo ;p
      Moderação é uma boa forma de manter o blog sem este tipo de coisa, valeu a dica !!

      Obrigado pela presença e participação !!
      Um abraçãooooooooooo e uma ótima semana pra você e sua família :D

      Excluir
  5. Oi Sam. Ja tive problema com os anônimos e com fakes. A melhor coisa que fiz foi moderar os comentários e proibir comentários anônimos. E não encaro isso como: 'poxa, vou fugir das criticas e deixar só os que gostam de mim', sou super adepto a criticas, mas quer criticar, dar um toque, discordar do que faço: mostre o rosto, é o minimo do bom senso. Sempre comentei em diversos tipos de blogs, sempre expus minhas opiniões de maneira educada e procurando ter o máximo de coerência possível, acho que querer isso em meu blog não é um absurdo, afinal, acho que vale aquela velha frase: o espaço é meu, posto o que eu quiser e deixo aparecer o comentário que achar que deve aparecer. Tirando o fato que comentários anônimos com fundos preconceituosos ou com mensagens ruins podem virar processo e o dono do blog também seria julgado. Maior problemão.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo !! :)

      Também tive problemas por aqui e até em redes sociais com anônimos e fakes, tirei a opção de anônimo, fico triste porque sei que isso atrapalhou os amigos sem cadastro que comentavam com Nome-Url, mas infelizmente tive que tomar esta decisão e desde então este tipo de coisa praticamente sumiu :D
      Concordo totalmente contigo, é imprescindível educação e respeito até para criticar e discordar, basta apresentar argumentos sólidos, etc e é claro, se identificar, desta forma a crítica vai ser muito bem recebida, vamos considerar e refletir, agora se vem de forma grosseira, mesmo que seja construtiva, acabamos desconsiderando totalmente.
      Sua colocação final é muito importante, li estes dias sobre isso, podemos ser responsabilizados por comentários ofensivos e preconceituosos, por isso é necessário atenção ao que vamos deixar no ar ! :)

      Agradeço muito sua presença e por ter complementado a postagem !
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  6. Anônimo10/6/12

    Oi, Sam, como vai? Penso que deve ser muito triste a vida de quem age assim...Tudo bem que algumas pessoas prefiram o anonimato para se manifestar, isso por si só denota a personalidade de alguém que por algum motivo, tem medo de manifestar suas opiniões. É uma escolha da pessoa e qualquer coisa que sirva para acrescentar algo de bom ao post está valendo. Mas alguém que se vale do anonimato para xingar, criticar ou denegrir o espaço e a vida do outro, além de mostrar falta de respeito e educação, ainda mostra que a pessoa sabe que está fazendo algo errado, caso contrário não se valeria dessa condição anônima...Pense como isso deve ser deprimente e infantil? Acho a blogosfera um espaço maravilhoso para trocas, mesmo aqueles que não concordam com o que dizemos podem manifestar sua opinião e ainda acrescentar algo a nossas vidas, mas fazer comentários com objetivos tão hostis vem de pessoas que merecem ser ignoradas. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Bia !!!

      Pois é amiga, fico pensando que prazer é estes que muitos sentem em passar seus dias ofendo até mesmo desconhecidos.... Até entendo o anonimato em alguns casos, como quando uma amiga minha queria colocar aqui um relato sobre abusos na família, mas não queria se identificar, etc Mas são raríssimo os casos onde acho que seja mesmo necessário, creio que quando estamos convictos de nosso argumentos não há porque se esconder, mas não julgo quem tem seus motivos ou preferências , desde de que, como você disse, use isso de forma saudável e não para ataques pessoais, xingamentos, etc.
      Aceito críticas, mas só se vierem companhadas de respeito e educação, senão, mesmo que sejam construtivas lá no fundo, acabo não considerando...
      Já os que não estão interessados em agregar nada e sim em fazer o circo pegar fogo, também acredito que o melhor é deixar para lá, quanto mais damos corda, pior.

      Obrigadíssimo pela presença e participação !
      Super beijo e boa semana ! :D

      Excluir
  7. Olá Sam, tudo bem?
    Espero que esteja ótima!!!

    Muito bem colocado o artigo, Sam. Eu sou contra o anonimato, mesmo sabendo dos bem intencionados, afinal, existem "n" motivos para não se expor e eles nem sempre são ruins. Mas infelizmente muitos pagam por poucos e eu prefiro moderar os comentários do meu blog para evitar aborrecimentos. Detesto bater boca e não será na internet que vou querer fazer isso. Realmente tem gente que gosta de provocar e usa da mal educação para nos tirar do sério. Muitos se divertem com isso. Vejo muitas coisas desse tipo no facebook, infelizmente.
    Mas como você disse, cabe a cada um agir de acordo com sua consciência e adotar a postura que lhe convém. Críticas, elogios e sugestões que sejam feitas principalmente pelo formulário de contato. E assim vamos cuidando do nosso espaço e deixando-o mais agradável possível para os nossos visitantes.
    Cada um tem a postura que achar melhor. Eu compartilho da sua opinião porque a minha intenção com o blog é expor minhas opiniões e claro, aceitar opiniões contrárias, mas de forma que todos possamos aprender de forma saudável. E tem sido muito bom!

    Um grande abraço e excelente domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lidiane querida, tudo bem por aqui e contigo ? :D

      Confesso que tenho uma certa reserva com anônimos, acabo lendo com as pedras na mão devido ao que já passei com alguns deles, e isso é péssimo porque os inocentes acabaram pagando pelos que nos fazem mal...
      Eu optei por não moderar, mas configurei para receber os e-mails de aviso, assim vou verificando o que está indo ao ar e se é preciso excluir, etc.
      Por aqui já bati boca com Troll mas percebi que isso deixou os demais visitantes constrangidos e alguns até entraram no meio para me ajudar, fiquei então com peso na consciência de envolver quem não tinha nada com isso nesta situação horrorosa... por isso resolvi tirar a opção de anônimo, e com isso acabou a farra, a não ser quando algum resolve fazer um perfil fake, mas é menos recorrente :)
      Criticar e discordar precisa vir acompanhado de respeito e educação, assim como toda interação nesta vida :)

      Obrigada pela presença e participação !!
      Beijosssss e uma linda semana pra você ! :D

      Excluir
  8. Anônimo10/6/12

    Olá, Sam!

    Ótima escolha de tema para seu artigo, pela importância que tem para quem tem um blog! E, como de costume, você o tratou com ótima abordagem. Parabéns!!!

    Comentários ofensivos sempre são uma praga para quem tem um blog, sejam eles assinados ou anônimos. Claro que o anonimato acaba sendo uma espécie de escudo para quem quer distribuir ofensas e grosserias. Neste caso, concordo que o melhor é não permitir esse tipo de comentário. Tentar confrontar o agressor é pior e, como você bem citou, acaba até constrangendo as demais pessoas que estão interessadas no assunto do artigo.

    Eu adotei uma saída diferente para este caso: permito os comentários Anônimos, mas ativei a moderação para poder filtrar comentários agressivos. Fiz isso para dar mais abertura aos leitores, assim eles podem assinar com o endereço de seus blogs. Mas, o lado ruim é que o comentário não é publicado de imediato. Seu texto é importante para que cada um possa avaliar os prós e contras e adotar a melhor solução para seu caso individual.

    Mais uma vez, parabéns pelo texto, Sam!

    Um abraço e ótimo domingo para você!

    Adelson Smania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adelson ! É sempre uma alegra recebê-lo :D

      Fico feliz que tenha apreciado o artigo e o tema, acredito ser algo que todos nós neste meio já passamos ou vimos por aí e em muitos casos não é nada agradável.

      Concordo contigo, ofensas são terríveis em qualquer circunstância, e os anônimos parecem mesmo se aproveitar desta ferramenta que deveria ser para auxiliar, para distribuir imprópérios por aí, na maioria das vezes totalmente fora do contexto da postagem.
      Já bati de frente com um destes aqui no blog, mas percebi que isso deixou os outros visitantes extremamente constrangidos... por isso optei por tirar a opção por uns tempos até que desistam de pegar no meu pé rsrs Infelizmente isso acaba prejudicando os leitores sem cadastro, etc e eu, claro que fico sem receber o feedback deles.
      Moderar é uma ótima opção, assim podemos filtrar com eficiência o que vai ao ar, mas tem o porém que mencionou que é o do comentário não ir ao ar de imediato.
      Creio que cada um deve sim analisar o que acha melhor para si e para o seu blog, para não se aborrecer desnecessariamente :)

      Obrigadíssimo pela presença, participação e incentivo, sua opinião é super importante pra mim :D
      Grande abraço e uma excelente semana pra você e sua família !

      Excluir
  9. Olá Sam, tudo bem?

    Parabéns pelo belo artigo. Esses 'famosos' comentários anônimos geram polêmicas em qualquer site ou blog mesmo. Particularmente deixo a opção de anonimato ativada em meu blog, no entanto, há alguns meses atrás passei a moderá-los para evitar comentários desrespeitosos, dirigidos tanto a mim quanto a qualquer outro colega que tenha comentado.
    Como eu tenho um blog voltado à área de tutoriais, dicas e etc, sempre recebo comentários anônimos desgostosos, às vezes até ignorantes. Infelizmente, nem sempre uma dica ou tutorial funciona para todos, afinal, não sou perfeito e computador é algo totalmente imprevisível.

    Na verdade, manter a opção de anonimato habilitada traz benefícios e ao mesmo tempo gera problemas. Como a amiga Lidiane acima mencionou, inúmeros internautas preferem não ficarem expostos, porém, muitos deles deixam comentários que visivelmente enriquecem o artigo. Um outro motivo de manter essa opção ativada é o fato de que muita gente na web não tem perfil social, site ou blog para efetuarem login para comentários, por exemplo. Neste caso, o comentário anônimo pode ser a opção mais viável, ao meu ver.

    Parabéns mais uma vez Sam. Sucesso sempre para você.
    Ótima semana e fique com Deus!
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, como vai ? Que bom que veio participar :D

      Quando pesquisava sobre o assunto pude me inteirar mais sobre os outros tipos de anônimos que existem no meio virtual, coisa que até então eu nem tinha pensado, pois aqui minhas experiências não foram muito boas... Pude então ver que muitos, como mencionou não tem cadastros ou querem manter em sigilo sua identidade e relato, o que respeito muito, por isso acredito que é muito válido manter a opção e moderar se for o caso como você faz :)
      Estou pensando em deixar ativo novamente o anônimo, mas mais para frente, no momento estou meio traumatizada rsrs e preferi retirar ;)
      Sem dúvidas muitos destes anônimos complementam o tema de forma relevante e construtiva, pena que muitos se aproveitam da ferramenta para utilizar de forma errada a liberdade de expressão ;)

      Obrigadíssimo pela presença e participação, seja sempre muito bem vindo :D
      Grande abraço e boa semana !!

      Excluir
  10. Oi amiga virtual Sam, felizmente no blog não tive problemas com comentaristas anônimos, lá deixo tudo moderado. Mas quando tinha página pessoal no Geocities sempre aparecia algum engraçadinho. Na época ainda eram aqueles 'Livro de Visitas' (recorda-se?) daí não havia muito como controlar os comentários.
    Ás vezes no blog surge alguma crítica em tom irônico, porém levo na boa, respondo educadamente sem entrar na "sintonia" do agressor. Gosto das críticas, aprendemos bastante com elas.
    Grande abraço, saúde, comentários com qualidade e muita, muita paz interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milton !! Como vai ? :)

      Moderação é uma ótima maneira de controlar o que vai ao ar sem que coloquemos nosso leitores em situação delicada perante algum anônimo mais exaltado, eu optei por não moderar mas recebo os e-mails de aviso para ir controlando e deletar se necessário, mas tirei a opção de anonimato devido a alguns problemas que tive por aqui, infelizmente isso acaba atrapalhando os leitores não cadastrados... por isso ando pensando em liberar novamente :)
      Sua situação no Geocities mostra bem como este tipo de coisa pode acontecer em qualquer campo da net... já tive aqui um mural de recadinhos, mas tive que tirar também...
      por aqui também recebo certos comentários ou alfinetadas rsrs mas procuro levar na esportiva, até porque alguns nem se dão conta de que o tom do que escreveram está um pouco irônico :)
      E concordo contigo, muitas mudanças aqui no blog eu fiz devido a críticas construtivas e interessantes, estas são sempre bem vindas, não é mesmo :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação !!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  11. Ei Sam,

    Tudo bem minha amiga?

    Pois é , eis a questão dos anônimos,

    Sempre penso que quem se esconde é porque não tem uma personalidade própria, principalmente quando usa desta forma para ofender com críticas abusivas e insensatas. Eu já passei por esta situação e confesso que é horrível e assustador , principalmente para iniciantes como eu , é algo que acaba com a alta estima, além de quase nos fazer desanimar , portanto optei por realmente moderar meus comentários, desativei para receber comentários anônimos , passei a bloquear quem me incomoda mesmo que não seja anônimo mas estão sempre a nos desmotivar, cansar, perseguir, criticar e usar de hipocrisia com a gente . Quando temos pessoas a nos ajudar e instruir é muito bom como eu tive você naquele período ruim, mas as pessoas que não tem desistem por acreditarem nas criticas e perseguições destes monstros virtuais que nem nome tem , aliás, minto, tem nomes porém não se revelam por serem medíocres demais , pequenos e vazios ,e isto é triste ..Aos poucos estou aprendendo a lidar com importuno , e são artigos como este que nos ajudam muito...E quanto ao finalsinho do seu texto concordo, vamos fazer nossa parte , comentarmos com qualidade, relevância e carinho para como nossos amigos e leitores , pois o retorno é excelente, gratificante e cheio de amizade...

    Amiga linda , beijos em seu coração, como sempre amei tudo que escreveu, e uma semana cheia de flores pra você...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá queridona !! Tudo bem e contigo ? :D

      Sabe amiga, por mais que eu entenda quem quer manter o anonimato em certos casos, acabo pensando como você, pois acredito firmemente que quem tem argumentos sólidos e convicção de suas opiniões, raramente se esconde... Já os que usam esta ferramenta para ofensas, estes sim tenho certeza serem covardes, pois já que parecem se orgulhar tanto do mal que fazem, porque se esconder ? Sem dúvidas isso prova a vergonha que no fundo devem sentir pelo mal que causam e sabem que estão sendo insanos , imaturos e desagradáveis...
      Só nós que já passamos por isso sabemos como é duro quando recebemos algo assim, mesmo quando o mencionado não é verdade, nos sentimos muito mal... fico feliz em tê-la ajudado como pude na época em passou por isso, pois realmente chegamos a desanimar a ponto de muitos desistirem de sues espaços...
      Ficamos pensando o que leva alguém a fazer tal coisa... e isso nos gera um misto de tristeza, raiva e indignação.
      Muitos, como você sabiamente disse, acreditam no que é dito ainda mais se a auto estima não estiver em dia, eu mesma já acreditei...precisei de muito apoio para não desistir e aprender a ser mais firme e ligar o f*da-se nestes e em outros casos. :)
      Acredito que fazendo a nossa parte estaremos contribuindo para um meio virtual mais construtivo e saudável e quem sabe não inspiramos os anônimos mais agressivos a mudar de conduta, prezando pelo bom senso, respeito e educação, não é mesmo :D

      Flor, obrigadíssimo pela carinho e presença complementando o texto ! Fico feliz que tenha gostado :D
      Um mega beijo e que sua semana seja ótima !!

      Excluir
  12. Concordo contigo!
    Ainda não tive o desprazer de receber comentários de anônimos...incrível,não é???
    Creio que é porque não tenho brilho suficiente para ofuscá-los...rsrsrsrs...
    A inveja é terrível e causa muito mal...mas tu tiras isso de letra!
    És forte,iluminada e VITORIOSA!
    Beijos com admiração e respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Crista !! :)

      Que bom que nunca recebeu um destes comentários desagradáveis ! Este tipo de comentarista geralmente quer apenas desequilibrar o autor e criar um clima ruim no blog e infelizmente estão por todo lado, nos blogs, redes sociais, etc.
      Que bom que a maioria dos comentaristas está mais interessado em complementar as postagens do que agir desta forma, por isso este meio é tão gostoso :)
      Obrigada pelos elogios, antes eu ficava muito abalda com isso, hoje já entendo melhor a natureza de quem age desta forma e não me incomodo mais , mas preferi tirar a opção para proteger meus leitores e amigos deste tipo de constrangimento ;)

      Obrigadíssimo pelo carinho, presença e participação !
      Grande beijo e boa semana :D

      Excluir
  13. Amiga,
    Bom dia.
    Mais uma vez, concordo com você, pois quando utilizamos a blogosfera de uma forma que nos cause prazer, para aliviarmos o stress do dia a dia, se divertindo, ninguém merece ter que ficar lendo comentários que vemos que não se trata de uma crítica construtiva, mas sim apenas algo feito com a intenção de denegrir o nosso trabalho.
    Assim, eu tomo atitude simplesmente de deletar tal tipo de comentário, sem preocupação nenhuma em respondê-lo.
    Como já disse muitas vezes, acredito plenamente que o desgaste de entrarmos numa discussão como essa só será prejudicial a nós mesmos.
    Excelente. Parabéns pela postagem.
    Abs.,

    Glauco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, que prazer recebê-lo por aqui !! :D

      Fico feliz que tenhamos a mesma opinião sobre o assunto, nós que estamos aqui para nos divertirmos e aprendermos, creio não ter cabimento ficarmos nos desgastando com este tipo de coisa, que infelizmente sempre existirá no meio virtual e que muitas vezes faz um estrago enorme !
      Antes eu brigava etc, mas percebi que além do meu desgaste os visitantes ficavam constrangidos, então resolvi bloquear a opção e se porventura insistirem com fakes, eu excluo o coments e pronto :)

      Obrigadíssimo pela presença ! Um enorme abraço e boa semana pra vocês ! Mande beijo para suas Princesas :D

      Excluir
  14. Anônimo11/6/12

    Acho que a melhor ação para um blog bom e feliz no sentido 'comentário anônimo' é a moderação de comentário. Vi que tanto no Blogger quanto no WP existe formas legais de moderação. Já me perguntei assim 'hoje eu modero comentários pois tenho tempo, mas e quando a faculdade + blog + vida off-line não permitir?' bem, aí vou adotar outra tática, ainda não sei qual, mas vou. De toda forma, não tive grandes problemas com essa galera, sempre modero meus comentários e por enquanto viver assim me agrada. Outra coisa, antes deu ter um blog, sempre detestei entrar em um blog e não conseguir postar nada por conta de ter um registro necessário ou só com OpenID e coisas do tipo. Bom é usar um Nome e um e-mail e só... acho que é por este motivo também que eu hoje permito anônimos rsrsr. Muito legal o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !! :)

      Obrigado por nos trazer seu ponto de vista, lendo seu comentário e levando em consideração sua opinião e a de outros amigos, acho que vou liberar os anônimos pois com esta ação de bloquear sei que muitos visitantes ficaram prejudicados por não poder comentar com o Nome-Url... Como eu trabalho na net e estou constantemente olhando meu e-mail, acho que vai valer a pena, pois posso excluir rapidamente ao receber o e-mail de aviso, visto que prefiro não moderar :)
      Como você disse, quando temos o tempo escasso realmente fica mais difícil é é preciso reavaliar qual escolha faremos :)
      Também não gosto muito de ter que me registrar para comentar, atrapalha o processo e toma tempo...

      Agradeço muito sua presença e participação ! Seja sempre muito bem vindo !
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  15. Ao se sentir ultrajado, o ofendido se coloca no patamar da mediocridade do ofensor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá César ! Infelizmente ainda não sou evoluída ou tenho auto controle necessário para não ficar chateada com este tipo de conduta, por isso optei para não permitir anônimos, mas espero um dia me manter firme sem me abalar com ataques e ofensas desnecessários :)

      Obrigado pela presença, abraços e boa semana :)

      Excluir
    2. Samanta, Quem desdenha quer comprar. Qualquer ofensa mostra a importância do ofendido para o ofensor. Não é questão de evolução, muito menos de autocontrole, mas simplesmente fazer do ruim, o bom. E ainda tem a possibilidade de responder a ofensa. Grato pela especial atenção, com votos de felicidades.

      Excluir
    3. Olá César, gostei muito desta sua forma de colocar as coisas, se nos conscientizarmos disso, sem dúvidas fica bem mais fácil lidar com este tipo de comportamento e seguirmos nosso caminho com tranquilidade e sem nos deixar envolver por este tipo de mediocridade :)

      Obrigado pelo retorno, me fez pensar e sem dúvidas, me ensinou algo muito útil !! Grande abraçoooo

      Excluir
    4. Hummmmm.... prestou atenção no que disse, Cesar? rsssss.... abraços.....

      Excluir
  16. Anônimo11/6/12

    Oi Sam,

    Concordo com cada palavra do seu texto, aliás isto não é novidade, tudo que você escreve é também o que eu penso, acho incrível como pensamos parecido.

    Desde que abri meu blog que uso a opção de não permitir comentários anônimos. Penso que um blog, embora sendo um espaço público, é a nossa casa e, em uma casa real, não entra qualquer pessoa para falar qualquer coisa, entram pessoas que são desejáveis ao dono da casa, penso que em um blog ocorre o mesmo, nós blogueiros, donos da casa queremos pessoas desejáveis em nosso blog, portanto não vejo sentido em abrir a porta para receber o lixo alheio, e acho mais, acho que, se na blogosfera não existisse o opção do anonimato, os Trolls reduziriam em muito, se não se extinguissem. Não vejo sentido em deixar a porta aberta para Trolls, penso que isto é um apoio indireto à ação deles. Uma pena é que com isto se penaliza aqueles que não possuem perfil ou são bem intencionados embora não desejem se identificar, mas para não incentivar a agressão, acho que compensa o mal.

    Quanto à moderação, também nunca a usei, acho que dou sorte,pois tirando apenas 4 comentários spam, propaganda de produtos, em quase um ano e meio de blog só recebi comentários carinhosos até hoje. Minha casa tem portas totalmente abertas para os de bom coração e eles tem vindo!

    Mas, como eu disse, um blog é a nossa casa e em nossa casa fazemos aquilo que julgamos melhor para nós, concordo com toda ação de blogueiros em suas casas, seja moderando, bloqueando ou não anônimos, tudo é válido, desde que seja confortável para o dono da casa.

    Um beijo imenso, amiga amadinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá Van querida !!!

      Pois é amiga, temos muito em comum não é mesmo, acho que por isso que nos damos tão bem :D
      Eu de vez em quando libero a opção aqui, pois alguns amigos não tem cadastro e outros estão encontrando dificuldades desde a mudança de sistema do blogger, mas infelizmente, sempre tenho que voltar atrás por causa de comentários fora do contexto ou ataques pessoais.
      Mesmo sendo possível desta forma comentar com fakes, as ofensas diminuem consideravelmente, pois como você disse, se não tivesse o anonimato, com certeza creio que nos livraríamos de quase todos os trolls e cyberstalkers...Porque praticamente nenhum deles quer mostrar o rosto... talvez porque no fundo saibam que o que fazem é irracional, imaturo e desnecessário.
      Aqui no vrsam também quase não recebo spams, por isso deixo sem moderação, mas recebo via e-mail os avisos e assim posso ir controlando melhor :)
      Sua comparação do blog com nossa casa é perfeita !! E por isso mesmo podemos e devemos receber aqueles que sabem manter uma convivência saudável e construtiva :)

      Obrigadíssimo pelo carinho, presença e participação !!
      mega beijo e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  17. bem concordo que muitos comentam na intenção de dstruir mesmo autor, pois nem sequer tem a capacidade de ler toda a matéria e raciocinar o seu conteúdo. a msg quer quer passar, para quem quer passar esta msg. n tem como agradar a todos. eu tento postar oq sei q a maioria gosta. fico sempre ligado no numero de page views por post. nem sempre acerto nos post mas quando erro e vejo q errei sei reconhecer e editar o post / ou responder as msgs. só apagueis até hoje 3 msgs q tinha conteúdo q n condizia com o post. as demais deixo se as críticas tiverem a ver de fato c a realidade do post
    alguns destes q postam negativamente infelizmente são blogueiros q deveriam ser parceiros mas tentam crescer derrubando os outros. Acho q n precisamos seguir por este lado afinal a internet eh ampla e tem espaço para todos. respeitem o blog/site dos outros. se tiver q fazer uma critica faça ela sendo construtiva. aquele q vc ver como adversário, pode ser aliado e lhe ajudara mais doq sendo inimigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Weslley, seja muito bem vindo ! :)

      Como você disse, alguns sequer lêem o artigo, estão mesmo interessados em atacar o autor de forma agressiva e não levam em conta também o fato de que cada um tem suas preferências, o que não me agrada pode certamente agradar outros leitores, etc.
      Críticas são bem vindas desde que acompanhadas de educação e respeito, isso enriquece o debate e nos faz melhorar não só como blogueiros, mas até mesmo como pessoas numa troca saudável e construtiva :)
      Sua colocação final é ótima, neste meio tem espaço para todos, se ajudarmos uns aos outros com certeza todos alcançaremos o sucesso ;)

      Obrigado pela presença e participação !
      Grande abraço e boa semana ! :D

      Excluir
    2. procuro sempre participar de comentários q saõ pertinentes como este. isto se faz por inportante pois assim sabemos tbem a opinião dos amigos blogueiros e talvez, se for o caso assimilar melhor as críticas.ao final digo. Critique, mas ajude com sugestão. Assim podemos melhorar.

      Excluir
    3. Olá Weslley ! Sem dúvidas uma interação educada e construtiva só tem a nos acrescentar, quando nos comunicamos com respeito até mesmo as críticas mais duras servem para nos impulsionar ao melhoramento e melhor ainda se com ela vem sugestões e uma nova visão da questão :) Obrigado pelo retorno, grande abraço :D

      Excluir
  18. Olá minha querida Samanta, são uns insetos insignificantes e ao mesmo tempo inconvenientes esses comentadores anônimos grosseiros. Eu, na maioria das vezes ignoro-os, mas algumas vezes acabo deixando o coração ser envenenado pelas grosserias. Ainda bem que passa. Os simpáticos ainda estão em maioria... Bjs
    Telma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Telma querida, como vai ?

      Pois é amiga, concordo contigo e também ainda não tenho auto controle suficiente para não me sentir mal diante de certas coisas, mas creio que a melhor maneira de agir seja mesmo ignorar, em alguns casos já revidei aqui no blog e percebi que isso trouxe constrangimento aos demais visitantes, por isso procuro segurar a onda rsrs
      E ainda que passa :D e que este meio tem tanta gente maravilhosa!!

      Obrigadíssimo pela presença e participação !
      Super beijoooo e boa semana !! :D

      Excluir
    2. Oi moça. bem... n leve estes comentários maldosos ao extremo a ponto de ficar c magoas no coraçao. entenda q a maioria deles n sãode pessoas inteligentes. pois pessoas inteligentes n só criticam, elas tbem dão boas sugestões que podem lhe ajudar. ignore ou delete- os se isso a fizer sentir melhor. agora críticas construtivas axo q dve guarda-las e aceita-las pois estas lhe ajudarão em algum momento.
      bjus

      Excluir
    3. Olá Weslley :) Obrigado pelo apoio e incentivo, são pessoas como você que fazem este meio virtual tão maravilhoso ! Às vezes fico chateada com alguns comentários ofensivos, mas como você disse, pessoas inteligentes sabem argumentar de maneira educada e ponderada sempre trazendo algo construtivo, o melhor mesmo é ignorar o que não relevante e absorver o que é útil e importante :) Agradeço muito sua gentileza em vir colocar seu ponto de vista que com certeza me ajudou bastante :)
      Um enorme abraço e tudo de bom :D

      Excluir
  19. Adorei seu blog. to seguindo.
    segue? http://www.armariodemenina.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aninhah !! seja muito bem vinda !

      Grande beijo e boa semana :D

      Excluir
  20. Sam! Eu levantei a mão direita? Vc viu daí de Sampa?! Não?!
    Pois é, eu recebo anonimos colocando links de virus e coisas ligadas a nudez, sei lá, jamais me darei ao trabalho de clicar.
    Por isso... que as vezes me dano e coloco as tais letrinhas que as pessoas tem preguiça de digitarem. Eu nao tenho e nunca reclamo dos amigos que as utilizam. Realmente, filtram!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá Fadinhaaaa linda :D Opaaa, levanta a mãozinha daí que eu levanto daqui huiahuia Fofa !

      Não vi não mas imaginei kkk Pois é amiga, aqui até que não recebo spam não, mas já recebi alguns doidinhos me xingando... é super desagradável, por isso, como eu não modero, optei por deixar sem a opção de anônimo, a maioria destas pessoas não se identifica e esta ação melhora bastante, a não ser quando a pessoa é insistente e resolve criar um fake, só Jesus na causa, OMG !! huiahuia
      Eu comento mesmo com as letrinhas, embora ache chato, sei que cada um tem seus motivos :)

      Obrigadíssimo pelo carinho, presença, participação e é claro pelo telefonema, amei começar a semana com sua ligação :)
      Muchos beijos e que sua semana seja ótima :)

      Excluir
  21. Olá, Sam!
    Sei muito bem o que é isso!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rike !!! Pois é amigo, eu também, infelizmente e por ver que isso é algo que muitos de nós passam, resolvi escrever sobre o assunto :)

      Obrigado pela presença e participação !
      Grande abraço e boa semana ! :D

      Excluir
  22. Sam, até já trocamos ideias a respeito, acresço o seguinte: apesar de vivermos em plena democracia devemos zelar pelo que escrevemos ou publicamos, recados anônimos com o intuito de denegrir todos os dias mando direto para lixeira. Um blogueiro de uma cidade vizinha foi condenado, para cada comentário que surgir no blog denegrindo a imagem de um candidato da região, no caso os ditos anônimos ele pagará mil reais. Prudência não faz mal a ninguém. Forte abraço, Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Damião, é um prazer recebê-lo !

      Me recordo de quando conversamos sobre isso e concordo com suas colocações, é preciso que saibamos usar de maneira construtiva nossa liberdade de expressão e também precisamos estar atentos ao que deixamos no ar para não correr riscos como o exemplo do blogueiro que mencionou, ainda bem que medidas estão sendo tomadas para que ofensas e agressões no meio virtual sejam punidas ;)

      Obrigadíssimo pela presença !
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
    2. tah ai um bom exemplo do mau uso dos comentários. políticos nenhum prestam. mas se quer falar algo deles, se identifique para q possamos ter confiabilidades no cometário.e se for o caso tomarmos providências legais. se n deve nada, praq se esconder.

      Excluir
    3. Perfeito Weslley !! Por mais que estejamos indignados diante de alguma situação ou com raiva de alguém, é preciso se identificar e também argumentar com bom senso para que nossa opinião seja encarada com respeito e confiabilidade ! Arrasou :)
      Grande abraço :)

      Excluir
  23. Boa tarde Sam, acredito que quem bloga está exposto a críticas (positivas ou negativas), pois cada tem seu cada qual, expressa e explora sua opinião da maneira que melhor lhe condiz mas, a minha opinião particular, é de que comentário anônimo está por fora, seja ele "hard" ou "Light", acredito que para o autor é mais justo receber o comentário com uma identidade, pois é até mais receptivo pra você saber de onde veio aquela opinião... No caso desses parasitas virtuais,Trolls ou Cyberstalkers, são pessoinhas que não tem personalidade, opinião ou força nas palavras, que utilizam-se de baixarias para causar... Eles são medíocres demais para nos afetar, mas infelizmente acabam por denegrir nosso trabalho e tirar o brilho que com tanto esforço buscamos colocar em nossas páginas, não é!

    Te desejo uma semana cheia de coraçõezinhos e de flechinhas...
    Um big abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá Janna querida !!

      Pois é amiga, quem está na chuva é para se molhar e em qualquer meio onde escolhermos uma opção pública estaremos abertos e expostos a coisas boas e ruins, mas penso como você, acho que o anonimato tira um pouco da credibilidade do comentários e como você mencionou, se nós damos a cara a tapa, é justo recebermos a mesma consideração :)
      É mesmo lamentável que existam pessoas que usem desta forma uma ferramenta que seria para facilitar a interação e isso nos causa muitos dissabores, mas vamos seguir fortes e filtrando o que realmente é relevante para nós :D

      Obrigadíssimo pela presença, carinho e participação !
      Muchos beijosss e uma linda semana pra você :D

      Excluir
  24. Muito pertinente Samanta, essa abordagem, já fui alvo também, mas não foi anônimo, a pessoa mostrou a sua cara, só que eu não a conheço. Respondi com um artigo que publiquei recentemente "Viva a liberdade!, não a libertinagem".
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José !!

      Acredito que muitos de nós já passamos por isso, infelizmente... Respeito e educação são imprescindíveis em qualquer meio ou interação, é lamentável que algumas pessoas não se conscientizaram disso e preferem optar pela agressividade.
      Achei muito interessante sua forma de responder com um artigo, obrigado pela indicação de leitura, com certeza vou passar lá para prestigiar :)

      Obrigado pela presença e participação,
      Um enorme abraço e boa semana ! :D

      Excluir
    2. É Samanta!, a indignação é muito grande e eu não sei se esse tipo de gente saberia interpretar uma mensagem como "Viva a liberdade, não a libertinagem", mas vale a intenção, o que não se pode é baixar ao nível deles. Grande abraço!

      Excluir
    3. Verdade José, você tem razão, talvez não saibam sequer interpretar uma resposta elegante ou uma tentativa de conscientização, mas como você sabiamente disse, o importante não não descer ao mesmo nível :) Grande abraço :D

      Excluir
  25. Olà, Sam,

    Sumi mas não desapareci :)
    Papai de fresco, aì fica dificil conviver com todos ;)

    Achei interessante a postagem e apoio cada palavra escrita .
    Em quase 2 anos de blogosfera, apenas recebi 1 desses comentàrios sem noção que até deu pra rir, do estil: "Live, você onde aprendeu a escrever"
    De certa forma, esse comentàrio tem logica, mas não tem noção, pois meu pc està configurado em francês, daì alguns dos pontos de acentuação são ao contràrio .
    Mas tirando isso, nunca tive "minhocas" no meu espaço, apenas palavras sàbias :)

    Prometo vir mais vezes aqui, amiga, mas agora venho de avião que isto de vir nadando é cansativo, vixiii ;)

    Um forte abraço e uma optima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, que legal vê-lo por aqui !! Opa, então a família aumentou ?? Meus parabéns !! Muita saúde e alegrias para todos vocês !! :)

      Por isso amigo que eu prefiro não criticar e nem meter meu bedelho em nada, a pessoa acaba pagando mico como no caso que mencionou, não procurou se informar sobre o porque da sua escrita e deu nisso !! rsrs Acredito que toda crítica é bem vinda, mas sempre acompanhada de educação e respeito, não é mesmo ;)
      Que bom que fora isso não teve mais problemas, porque é muito desagradável quando nos deparamos com algo ofensivo :(

      Venha papear sim, seja sempre muito bem vindo e venha de avião, por favor, é muito longe para vir nadando !!!! kkk haja disposição !! :)
      Tudo de bom para você e sua família !
      Obrigado pela presença, grande abraço !! :D

      Excluir
  26. Eu aceito comentários anônimos, mas me dou o direito de moderar o que será postado. Deixo em aberto os depoimentos anônimos, pois como você disse, algumas pessoas não se sentem tão a vontade dando sua opinião... Você sabe, quando damos nossa opinião, nos posicionamos, mostramos nossa cara e pra isso, é preciso sermos seguros do que acreditamos... Infelizmente muitas pessoas são um tanto inseguras para firmarem o que realmente pensam. E por outro lado tem também essa questão de fazer aquela 'critica', mas o que com toda certeza, concordo contigo que seria bem melhor de forma privada, se é para ajudar a melhorar nossos espaços, não há o que temer. Mas sua postagem ficou bem bacana, e pode até alertar algumas pessoas de que não precisa necessariamente postar anonimamente e sim conversar sem armas e numa boa! As conversas francas e abertas sempre ajudam a todos. Parabéns pelo post! Super beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rê !! :)

      Pois é amiga, sinto muito em ter tido que retirar a opção pois muitas vezes a pessoa quer contribuir com a experiência ou vivência dela, mas não deseja se expor... Mas como você sabiamente mencionou, nem todos estão seguros de suas convicções.
      Acredito que criticar o tema em si ou discordar é totalmente bem vindo nos comentários, mas quando é uma crítica ao espaço ou ao autor, acho melhor fazer nos bastidores pois isso causa muito desconforto, estes dias entrei em um blog e o comentarista sequer mencionou a postagem mas ficou enumerando os erros do blogueiro... achei super constrangedor... Claro que aprendemos com isso, mas não custa nada ser elegante né :)
      Assino embaixo da sua colocação final, conversas francas e abertas sempre são construtivas :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação !
      mega beijooo e uma linda semana pra você e sua família :D

      Excluir
  27. Boa tarde minha querida!
    Sempre com textos tão palpitantes que nos fazem participar com muito gosto Samanta.. você tem o dom de incentivar o debate de uma foma saudável e muito interativa com os amigos!!! Ah, mas sempre tem que aparecer os inconvenientes que se escondem através dos comentário anônimos não é mesmo?
    Realmente é difícil lidar com isso! Percebi,na leitura do seu artigo, que existem os anônimos que preferem manter a privacidade, mas fazem belos comentários, alguns até acrescentam o texto. Entretanto, faz-se necessário ficar de olho aberto com os anônimos maldosos, que estão aí apenas para criar conflitos desnecessários e tumultuar o nosso espaço que é cuidado com tanto carinho.

    Sabe Sammy, eu até agora tive pouquíssimos comentários anônimos, e todos eles foram legais: bastante breves, mas com palavras boas. Então os deixei com muito orgulho. Mas sinto que se eu receber um anônimo "malcriado" e ofensivo com certeza ficarei muito chateada e deletarei sem só e nem piedade!!!

    É realmente um tema muito controvertido, que você analisou com bastante propriedade Sammy! Como foi bom estar aqui!!!
    Beijinhos e uma semana maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helloooo gatona !!! Como você está ? :)

      Fico feliz que aprecie as postagens, isso me deixa ainda mais motivada a dar sempre o meu melhor e a compartilhar meus questionamentos com vocês :D
      Pois é amiga, muitos preferem o anonimato porque desejam preservar a identidade ou até mesmo um relato que venham a fazer, uma vez uma amiga queria contar aqui uma história de abusos, mas preferiu usar esta opção para não ficar exposta demais, e eu respeito muito isso, aliás respeito qualquer coisa, seja crítica ou não mas tem que vir acompanhado de educação, se vier com grosseria pode ser o melhor argumento do mundo que não levo em consideração...
      Aqui no blog também tive poucos, mas infelizmente já tive alguns meio cabeludos kkk é muito desagradável passar por isso, no começo eu revidava, mas percebi que isso estava deixando os demais visitantes constrangidos, aí parei, agora excluo e fico na minha :)

      Flor, agradeço muito seu incentivo, presença e participação !
      Um mega beijooo e que sua semana seja ótima !! :)

      Excluir
  28. Oi Fofíssima... desde de que comecei a blogar ainda não recebi nenhum anônimo agressivo e mau educado, talvez por isto esta opção no blog esteja em aberto.
    Mas, tenho claro comigo que se acontecer minha atitude será de excluir o comentário... sem discussões.
    Acredito que podemos nos posicionar em qualquer comentário e ser radicalmente contra, mas sem perder a educação, o respeito e a classe.
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria querida !!

      Que bom amiga que nunca passou por esta situação desagradável, por aqui já tive meus dissabores e por isso acabei tirando a opção, assim como você acho imprescindível educação e respeito em qualquer ocasião, ainda mais se for para fazer uma crítica que já é algo delicado :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação !
      Mega beijo e boa semana :)

      Excluir
  29. Anônimo11/6/12

    Há um tempo atrás meu blog era aberto para 'anônimos' comentarem. Mas...
    Tive alguns probleminhas e chateações com isso e radicalmente mudei essa opção, porque se a pessoa vinha tão ávida comentar, e não tinha coragem de deixar nem um e-mail para ler a resposta, no meu ver é alguém que não existe.
    Discordar das opiniões é legal, você não precisa dizer amém pra tudo, mas se esconder em um anônimo e sair esculachando as pessoas não é admissível, e como você disse, nosso blog não é casa de qualquer um pra sair publicando qualquer tipo de comentário.
    Sem contar que somos responsáveis judicialmente TAMBÉM pelos comentários em nossos blogs, então... Todo cuidado é pouco.

    Tenho a caixa de opção de receber e-mails, mas nunca recebi nenhum desses tais anônimos, acho que são covardes ao extremo.

    É isso amiga. Sou radical, mas acho que com isso estou protegendo meu nome e o que é meu.


    Como sempre arrasando nos posts!! beijokas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanda querida !!!

      Pois é amiga, eu deixava tudo aberto, mas infelizmente depois de passar por situações desagradáveis e estressantes, acabei tirando a opção... Fico aqui pensando porque estas pessoas não se identificam, talvez saibam o quanto é podre isso que fazem, e por este motivo se escondem no anonimato.
      Ótima lembrança a sua, agora somos também responsáveis pelo que comentam, o Damião relatou que um blogueiro da região dele foi multado por cada comentário ofensivo que permitiu e sobre os que permitir ir ao ar também, felizmente a Justiça está se adequando para os crimes virtuais :)
      Concordo contigo, nossa posição deve ser sempre firme afinal estamos protegendo nosso espaço, nossos visitantes e nosso nome :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação e por compartilhar conosco suas experiências neste caso :D
      mega beijoooooooo e boa semana !

      Excluir
  30. uma boa visão da realidade... o anônimo... a maioria é por farra mesmo, não timidez que sobreponha ao caráter... bjuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luna !!!

      Infelizmente muitos levam mesmo na base da farra, talvez nem tenham consciência do mal que causam e dos estragos que fazem, por situações embaraçosas com eles é que optei por retirar a opção do ar ;)

      Obrigadíssimo pela presença e participação,
      beijosss e boa semana :D

      Excluir
  31. Olha já tive comentários assim e me sinto bem incomodada, não bloqueio os anônimos pois já recebi comentários construtivos que só aumentaram o meu prazer em constituir meu blog. Mas tem dia que enche o saco, prefiro excluir assim não poluo os meus posts e os deixo para as pessoas que realmente desejam prestigiar o artigo. Se forem de amigos, realmente não me importo de receber toques para a melhora aprecio isso, pois mostra a sinceridade dos leitores. Quem não gosta de um cutucão acho que todos nós com nossos blogs viemos com a intenção de receber as boas críticas e não as más. Sam, seu texto é de uma estrutura formidável, me enriqueceu bastante para lidar melhor com essas companhias indesejadas, um grande beijo querida uma ótima semana a você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá Clarice querida, que bom vê-la por aqui :D

      Pois é amiga, eu tive alguns problemas com este tipo de comentário, é muito desagradável recebê-los e por mais que queiramos deixar pra lá, isso nos chateia bastante :( Alguns cheguei a revidar, mas depois vi que os demais visitantes ficaram constrangidos, então optei por tirar a opção mesmo...
      Eu recebo bem críticas, mas só as que vem acompanhadas de educação e respeito, senão nem considero... muitos colegas já me deram vários toques aqui no blog e eu aceitei muito bem, fico feliz em melhorar, o último foi de um rapaz que disse que minhas imagens nas postagens estavam confusas, mal colocadas e em excesso, pois eu concordei e mudei tooodas as postagens uma por uma, afinal a dica dele foi ótima, não fico melindrada com isso :)
      A Jackie mesmo vive me dando toques sobre português etc, todos são bem vindos, mas ofensas, nem pensar ;)

      Fico feliz que tenha gostado do artigo e com sua presença !
      Obrigada pela participação ! Super beijooo e boa semana ! :D

      Excluir
  32. Boa noite Sam

    Eu concordo com o exposto em seu interessante texto.

    Antes eu tinha a moderação de comentarios,porque no inicio recebi uns comentarios indesejaveis de um amigo meu.

    Mas depois retirei a moderação e ate agora não tenho tido problemas.

    Quanto aos comentarios anónimos tenho receio,ha pessoas muito ruins por aí,portanto não autorizo comentarios anonimos.

    beijos
    joana mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Joana !! :)

      Fico feliz que tenhamos a mesma opinião sobre o assunto, por aqui no blog também tive alguns problemas, ofensas desnecessárias e descabidas fora do contexto da postagem, visando apenas um ataque pessoal, isso é muito desagradável... Depois disso preferi tirar a opção, e melhorou 100% :)

      Obrigadíssimo pela presença e por compartilhar conosco sua experiência ;)
      Beijosss e uma linda semana !!

      Excluir
  33. Oi Sam,
    Não me sinto nenhum pouco constragida em bloquear comentários grosseiros, cujo conteúdo não tenha nada a ver com o texto do post. Mas pura ofensa.
    Quando o comentário é discordante com o que escrevo, dialogo com ele. Afinal, divergência de opinião sempre é salutar.
    Agora, se for um comentário grosseiro, além de não publicar, bloqueio o autor.
    Afinal o recurso existe e deve ser utilizado quando necessário.
    Por isso passei a moderar.
    Um beijo querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beth !! :D

      Fico um pouco chateada quando um amigo diz que não consegue mais comentar por não ter cadastro, mas sigo firme na minha decisão de não permitir, pelo menos por enquanto os anônimos... Tive alguns episódios muito desagradáveis no blog, onde foi como você mencionou, ataques pessoas e ofensas sem qualquer ligação com o conteúdo da postagem, estes realmente não tem nem o que argumentar...
      As críticas recebo bem, fico extremamente agradecida com elas pois me ajudam a melhorar, mas só considero as que vem com educação e respeito, senão nem dou bola, mesmo que sejam interessantes. Detesto falta de educação !
      E assim vamos seguindo né, aproveitando as coisas boas e deixando as ruins pra lá ;)

      Obrigadíssimo pela presença e participação !
      Super beijoooo e boa semana :D

      Excluir
  34. É Samanta,tempos modernos, problemas modernos.
    nem todas as almas conseguém evoluir. Ficam atar-
    racadas em sua mediocridade,para século , sem fim,
    amem!
    O pior de tudo é que um babaca, nunca quer está
    sozinho.Ele,feito um ser extraterrestre, que vemos
    num filme de ficção, precisa de outro ser para se
    escorar.Quem sabe até,usar como álibe, na tentati
    va de culpar o outro pelo seu universo nojento.
    Ele não se contenta em ser sozinho. Ihado feito um
    bicho de goiába no seu mundinho tacanho,mesquinho
    etc e tal.
    Fico pensando no fato de tanta gente gostar,amar
    a vida,e tudo de bom que dela advém, dividir isso e
    outras belezas com os outros,e muitos,tão mesquin-
    hos e amufinados,que nunca saem do lugar, nem con-
    tribui com patavina nenhuma,para a melhora do mun-
    do,para a melhora da vida.
    Muita gente cresce feito rabo de cavalo,ou seja: para
    baixo. na mesma proporção,se interra chão a den -
    tro,feito um inseto bizarro,coitadinho do inseto, (né?),
    deleta o inseto, deixa sem nome ,é muito mais coe -
    rente com seu estílo bestial e previsível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janinho !!! Como vai ??

      Pois é amigo, sua frase inicial diz tudo : Tempos modernos, problemas modernos ! Quem diria que um dia iríamos ter este tipo de coisa em nossas vidas né ! A net é maravilhosa, mas como é feita de pessoas tem também suas frutas podres hehehe
      Gostei da sua reflexão, acredito que pode ser isso mesmo, uma pessoa que age desta forma pode estar tentando nos levar para seu mundo, nos fazer vibrar na mesma sintonia das sombras que ele, mal consegue suportar que alguém não esteja na mesma situação e principalmente que não esteja massacrado por dentro tanto quanto ele se sente...
      A comparação com o rabo de cavalo foi ótima, adorei ! Crescer para baixo, se afundar cada vez mais sem procurar uma forma de vida diferente, uma nova visão das coisas e tentar ao menos, melhorar como pessoa, porque isso consequentemente melhora também nossa relações :)

      Excluir
  35. Creio que temos um papel importante na vida,não,aliás,
    muitos papéis.Ainda ontem conversava isso com um
    amigo.Há uma troca permanente de coisas legais que
    devem pautar nossas vidas. A vida é muito curta, para
    ser mais exato: um flash.Se a vida não valer a pena,não
    for motivada por coisas legais,(dentro do humanamen-
    te ,possível),lógico,ela não terá valido a pena .Niguém
    haverá de lembrar de nós,e nada pior do que a tragédia
    do esquecimento,do silêncio.Nossos amigos,filhos, famí-
    lia,todos que fazem parte do nosso universo particular,
    contam com a gente ,pensa que não? Ah, pode apostar,
    isso é fato.Eles precisam de nós, e o contrário também
    é fato.Há uma depedência intrinseca, a todos os seres hu-
    manos.Somos gregários,sociais,nem somos esse lixo que
    a tv ou cinema faz pensar de nós. Mais é preciso que se-
    jamoslegais,bacanas,dizer palavras que alentam,que jogam
    pra frente,anima,sacode,ilumina.Os que não são capazes,
    ou não querem entender isso, estão fora. A vida é como
    um espelho,lhe dá de volta tudo que lhe foi oferecido.
    Um beijão.Hoje estou muito cheio de filosofilidade,um
    ombre muito sério,e fugirei das palavras, deveras, graciosas
    que lhes envio.Agora,se me cutucar com vara curta,faço
    outro rep daqueles,hein? Será um hap de turvar a mente.
    KKK
    Felicidades,e fique por perto.òh minas gerai,óh minas gerai,
    que conhece a Sammy,não vorta pra trai..rsrsrs
    Janio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida é curta mesmo amigo, passa num piscar de olhos, por isso a importância de escolhermos bem de que forma vamos viver, sentir e interagir, uma boa escolha vai nos brindar com uma vida mais leve e mais produtiva, já se escolhermos chafurdar na lama....
      Estou vendo que está cheio de filosofilidade kkk mas isso é bom, sempre aprendo algo contigo e passa a lhe admirar mais por nos transmitir esta alegria de viver !! isso é maravilhoso, sinto-me privilegiada por ter pessoas como você em meus círculos !
      Suas mensagens são revigorantes ! ahhhh e seus Haps também kkk adorooo ! ainda mais os que turvam a mente hahaha

      Agradeço de coração sua presença e participação !
      Um enorme abraçoe uma ótima semana pra você e sua família ! :)

      Excluir
  36. Olá San,, olha, tem uma postagem no meu blog com um vídeo ensinando direitinho como bloquear os comentários de spam e também tem toda uma configuração pra do que vc pode permitir diretamente ou passar antes por sua aprovação. Inclusive postei aqui no diHiit também..
    o título é esse mesmo lucrardecasa.com/como-remover-o-spam-do-wordpress - é só colocar o http : // na frente rss já que links aqui são proibidos
    Abraço espero que resolva o problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, tudo bem ? :)

      Agradeço muito sua gentileza e a indicação do artigo, sem dúvidas vou lá me informar, afinal conhecimento é sempre bom e saber como lidar com situações delicadas assim então, é melhor ainda :)

      Obrigado pela presença e ajuda !!
      Grande abraço uma ótima semana pra você :D

      Excluir
  37. Eu não to nem aí quem entra no meu blog para me ofender, na verdade gosto mais das ofensas do que dos elogios, acho de qualquer forma engraçado, quando se escreve algum texto você tem que ter comentários, os negativos e positivos fazem um bom debate, a não ser que seja um estúpido que escreva meia dúzias de palavrões é melhor dar block.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas !!!

      Bem faz você de nãos e abalar com este tipo de coisa, quando ficamos chateados entregamos o poder nas mãos de quem faz isso, afinal é o que eles querem :) Concordo contigo, comentários são sempre bem vindos e críticas construtivas também ,mas sempre colocadas com educação e respeito, assim o debate fica interessante e produtivo :)

      Obrigado pela presença e participação !
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  38. Comentários indesejáveis são terríveis mesmo, Sam...
    Não vejo mal em críticas, desde que sejam construtivas e concordo que ofensas são desnecessárias. beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Barbie querida ! :)

      Pois é amiga, muito ruim passar por esta situação, também recebo de bom grado críticas, mas que venham acompanhadas de educação e respeito, senão não levo em consideração ;p Obrigada pela presença !!
      Beijossss e boa semana :)

      Excluir
  39. Bom dia Samanta, feliz dia dos namorados!

    Em meu blog, recebo comentários de anônimos e de pessoas identificadas. Todos são bem-vindos, porém sempre foram e serão moderados.
    Comentários pertinentes aos textos, são publicados e respondidos sem nenhum problema. O que não julgar pertinente e que venha a prejudicar a imagem do blog, ou de qualquer que seja, terei o maior PRAZER em excluir. Meu blog não precisa de fofoqueiros de plantão, se tiver que escolher entre 1 comentário de qualidade e 50 sem nexo algum, podem ter certeza que o 1 de qualidade será publicado e respondido.

    O espaço virtual que temos é de nossa responsabilidade e cabe a cada um de nós oferecer bons conteúdos e comentários a quem deseja ler.
    Essa é minha opinião e conduta.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nestor, bom dia !! Feliz dia dos namorados pra você também :D

      A conduta que adotou é um ótimo exemplo de equilíbrio e bom senso, pois dá liberdade aos leitores mas filtra o que é relevante e construtivo para ir ao ar :) Críticas são bem vindas , mas que venham acompanhadas de respeito e educação, desta forma podemos ter um debate rico e produtivo, já ofensas e colocações totalmente fora do contexto, creio ser melhor mesmo a exclusão, algumas vezes deixei no ar e até respondi, mas vi que isso deixava os demais leitores desconfortáveis, então optei por retirar a opção e também não revidar mais caso surja algo do tipo por aqui ;)
      Sua colocação final foi perfeita ! Tudo que vai ao ar é de nosso responsabilidade e prezando pela qualidade e relevância contribuímos para um meio virtual melhor ;)

      Obrigadíssimo pela presença ! Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  40. Olá minha amiga! Tudo bem?

    Pois é Sam,em todos os meios sempre haverão pessoas e "pessoas". Hoje, o maior patrimôno de uma organização é a informação, porém, hoje também o maior problema que enfrentamos é o excesso de informação que cada vez mais nos tomará mais tempo, pois teremos maoir trabalho para filtrar o que é bom para nós. Os comentários estão intrinsicamente ligados ao texto, postagem, artigo etc. Portanto, eles precisam estar bem coesos, e completar o sentido do conteúdo. Quantas vezes realizamos buscas na web e quando percebemos aquele trecho que escrevemos no buscador está presente em um determinado comentário!?

    Eu acho que desde que o leitor(a) faça comentário pertinente ao conteúdo, não importa se é anônimo ou não! Mas, muitos usam essse artifício para se "esconder", pois não têm coragem para assumirem o que dizem!

    Eu deixo a opção em meu blog para anônimo. Felizmente, até hoje tive poucos comentários desagradáveis!

    Assim como teremos cada vez mais trabalho para filtrar o excesso de informações, teremos também mais trabalho para filtrar as pessoas que estão na rede, pois infelizmente, crescem de forma exponencial as pessoas de má índole!

    Desta forma, assim como as empresas zelam pela suas informações, nós temos que zelar pelos bons comentários em nosso espaço também!!!

    Abraçãooo, ótima semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo !! Que bom vê-lo por aqui !! Tudo jóia e contigo ?

      Verdade o que disse, em todos os meios sempre haverá esta diversidade humana que pende tanto para o bem quanto para o mal e nós que estamos expostos na internet estamos vulneráveis a isso :)
      Ótima colocação sobre o excesso de informação que cai sobre nós diariamente , nossos círculos e relações crescem desenfreadamente e acho que ainda não sabemos lidar direito com esta situação...
      Gostei também do exemplo que nos trouxe, realmente nas buscas muitas vezes o que aparece para nós é um comentário em blog, fórum, etc, por isso a importância de termos cuidado tanto com o que comentamos quanto com o que permitimos que vá ao ar.
      Aqui optei por tirar a opção porque prefiro não moderar, mas sem dúvidas o que importa não é o nome ou avatar e sim como a pessoa se expressa e coloca seus argumentos :)
      Como você sabiamente disse, assim como as empresas temos que zelar pelo nosso espaços :)

      Obrigadíssimo pela presença, é sempre um prazer papear contigo :D
      Grande abraço e boa semana pra você e sua família !

      Excluir
  41. Boa tarde, Samanta. Fiquei feliz em ter ido ao meu blog e estar me seguindo. Espero que volte mais vezes deixando a sua opinião sincera.
    Quanto ao que postou, achei muito interessante. Penso que as pessoas têm de comentar com respeito e educação, afinal, quando escrevemos depositamos a nossa alma no escrito, colocamos os nossos pensamentos, gastamos o nosso tempo, criamos, e isso precisa ser considerado.
    Penso de igual modo em termos de comentários. Caso não gostemos da postagem, que tenhamos uma crítica e essa não seja leve, que a façamos por e-mail, uma vez que ninguém verá e poderemos assim comentar, responder, aceitar ou não uma crítica, expor o nossso entender.
    Ainda assim, existe um outro lado, se não gostamos temos o direito de nem voltarmos sem precisar ofender ninguém. Acredito como você, que os comentários têm de ser de qualidade.
    Graças a Deus, não tive problemas com comentários, tirando uma pessoa que ao invés de falar um assunto por e-mail preferiu deixar no blog.
    Tem assunto que são pessoais ou relativos ao blog, que não precisam ser deixados nos comentários.
    Se todos comentassem com coração e consideração seria excelente.
    Uma outra coisa que não está na sua postagem, mas tem a ver com comentários, é que não consigo compreender as pessoas que apenas retribuem os comentários, que só vão ao blog nessa condição.
    Quem escreve se entrega, e toda entrega é merecedora de um carinho sem imposição, e tais pessoas se dizem amigas e que gostam do que escreve, imagina então se fosse o contrário?
    Essa é a minha opinião. Um beijo na alma, e fique na paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia ! Seja muito bem vinda !!! Gostei muito do seu espaço e com certeza voltarei para participar, como estou no trabalho, só deu tempo mesmo de seguir para visitar depois com mais calma :)

      Ótima sua colocação, penso da mesma forma, um comentário é parte de nós, constrói nossa imagem no meio virtual e mostra um pouco da gente para os que lerão nossa opinião, por isso, como em todas as interações é preciso prezar pelo respeito e educação :)
      Por aqui tive alguns problemas com comentários fora do contexto visando apenas ofensas pessoais, por isso optei por retirar a opção de anônimo.
      Como você colocou, alguns assuntos são pessoais e certas críticas são delicadas, por isso acho melhor tratar disso em outros meios de contato mais discretos :)
      Assino embaixo do que disse, se todos comentássemos com o coração, tudo seria bem melhor e mais construtivo :)
      Sobre sua questão dos que comentam apenas na base da retribuição, acho que depende muito do caso, aqui no meu blog por exemplo, como graças a Deus recebo muitos comentários, acabo só tendo tempo para visitar os amigos que comentaram, mas isso só uma vez por semana e olhe lá... infelizmente o tempo é curto, tenho trabalho, casa, marido, academia, etc, e para retribuir todos os que aqui vieram demora um tempão !
      E eu não gosto de comentar de qualquer jeito, então demora mais ainda, isso me impossibilita de comentar em novos blogs e até mesmo de prestigiar diariamente os colegas que postam com frequência... Às vezes, até mesmo para retribuir eu demoro quase uma semana para conseguir visitar o amigo...
      Também não posto sem antes ter visitado todos os comentaristas da postagem anterior, por isso tive que diminuir o número de artigos para 2 por mês apenas...
      Estou tentando me organizar para poder comentar mais e conhecer novos espaços, mas por enquanto, tem sido mesmo na base da retribuição, não por egoísmo ou oportunismo, mas por falta de tempo mesmo...
      Então acredito que cada um tenha seus motivos nesta questão ;)

      Obrigadíssimo por vir participar !! Em breve passo lá para prestigiar seu espaço e conversarmos mais :) Beijossssss

      Excluir
  42. Olá Sam!
    Felizmente, até hoje não tive problemas com comentários anônimos. Tudo bem que os comentários no meu blog são moderados e sigo o seguinte procedimento:

    Se o comentário não agregar informação ao post (crítica pesadas ou construtivas) não libero.
    Se for ofensivo, entro em contato com a pessoa através do e-mail (obrigatório) e converso com ela "pessoalmente".

    Liberar comentários sem uma prévia moderação pode trazer problemas Legais ao blog, logo, aconselho a todos que mantenham os comentários moderados, liberando somente aqueles que não forem ofensivos à sociedade como um todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, como vai ? Que bom vê-lo por aqui ! :D

      Que bom que não teve este tipo de problema em seu espaço, é muito desagradável quando nos deparamos com alguma colocação agressiva fora do contexto ou ofensas pessoais que nada tem a ver com o conteúdo...
      Gostei da maneira como administra seus comentários, pois como você disse somos responsáveis pelo que vai ao ar e isso pode até trazer problemas judiciais, além de prejudicar o clima e a imagem de nosso espaço :)

      Obrigadíssimo pela presença e por compartilhar conosco sua experiência e conduta nesta questão ;)
      Mega beijoooo e uma linda semana pra você ! ;)

      Excluir
    2. Olá Samanta, desculpe mas tive que comentar o comentário. O Fábio deu umas dicas bem legais para segurança do blog. Temos que tomar cuidado com o que liberamos, às vezes o comentário elogia sua postagem, mas pode ser uma armadilha.
      bjs

      Excluir
    3. Olá Telma, sinta-se em casa :) Pois é o Fábio levantou uma questão importante que o Damião também abordou, é preciso ter cuidado com o que vai ao ar, pode ser como você disse, um elogio a postagem, mas a colocação pode ser preconceituosa ou prejudicial de alguma forma e podemos enfrentar problemas judiciais com isso. Temos que ficar de olho :D Grande beijoooo

      Excluir
  43. Samanta, adorei o seu comentário, e sinceramente, você tem certa razão nas retribuições de comentários. Depende sim do caso de cada pessoa, é que vez em quando ficamos tristes, mas na realidade, não sabemos exatamente em qual nos encontramos, mas como disse uma amiga, temos que escrever, postar, deixar o nosso coração falar. Bom trabalho, e fique na paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia, obrigada pelo carinho e retorno, eu é que agradeço sua presença e questionamento que enriqueceram a postagem :)
      Coloquei minha rotina para você para exemplificar melhor os motivos que podem existir nestes casos, mas temos que considerar também que existem muitos oportunistas por aí, o ideal é continuarmos como você e sua amiga disseram, postando, escrevendo com amor e cultivando laços com aqueles que nos prestigiam com sinceridade e carinho nos ajudando em nossos blogs :)
      Um super beijoooo e uma linda tarde pra você :)

      Excluir
  44. Putz... sou novo por aqui e n sei mexer mto por isso p achar os comentários fica difícil num post mto popular. resumindo então.... Samanta foi um prazer participar deste post e espero poder participar tbem de outros q tenham conteúdos relevantes. se possível peço até q me avise pois me perco no meio de tantas postagens.rsss
    bjus e se puder me ajudar a configurar aqui para receber a notificação por msg eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Weslley, agradeço muito sua presença e participação, é muito legal poder interagir com pessoas como você dispostas a compartilhar informações e prestigiar os artigos dos colegas :)
      Eu trabalho na Equipe do site Dihitt, se tiver alguma dúvida, é só chamar :
      samantamodesto@dihitt.com.br
      Grande abraçooo

      Excluir
    2. Ok linda. tou tentando aprender aqui oq ainda n sei. o que eu n conseguir vou sim pedir o seu auxilio. bjus e obrigado

      Excluir
    3. Weslley,gostei de sua humildade,já fiz isso..precisar do auxílio
      luxuoso da Sammy.Tudo vai acabar bem,no começo,como tudo,
      parece um labirinto,mais depois,com a ajuda dos amigos
      tudo vai se ajeitando.Segura pião !! \ 0 /rsrsrs -Seja bem vindo
      ao nosso círculo de amizade.,muito legaL.Um edifício começa
      com um tijolo,uma maratona,começa com um primeiro passo,
      é clichê o que digo,eu sei,mais sintetiza de forma exata o
      contexto. Janio. Fique por perto.

      Excluir
    4. Olá Janinho ! Legal interagir com pessoas como o Weslley que já chegam dispostos a prestigiar os amigos, trocar experiências e a participar na comunidade, não é mesmo ! Obrigado pela parte que me toca : o auxílio luxuoso rsrs bem que eu tento né, no que eu puder ajudar, será um prazer ;) grande abraçoooo

      Excluir
    5. Samanta,diz a História que Alexandre o Grande ordenou
      ao seus súditos,que um de seus desejos quando morresse,
      entre outros,seria que sua mão ficasse fora do caixão.Lógico
      que isso aos olhos de todos,pareceu,bizarro,sinístro,inédito,
      nada usual,enfim..mais ele era o cara..
      Então ele explicou que queria mostrar a todos.que veio ao mundo de mão abanando,e iria voltar da mesma forma:
      abanando mãos.Isso é um tapa na cara,de mão fechada,um coice de mula,no queixo de quem acredita ser diferente um do outro,por ter isso,ou aquilo.Fato é que não temos nada,e isso, é muito difícil de se aceitar.Nõs apenas usamos as coisas.Meu tenis de hoje,amanhã pode estar num brechó,a venda por um real,etc e tal.
      Hoje na corretora que trabalho de assistência médica.começou um rapaz (Wellington) não sabe nada,
      absolutamente nada,nada,sobre assistência médica.Perdido,num ambiente com um mundo de pessoas corendo para todos os lados,telefonando.Cada qual na sua.
      Olhei para ele,e para muitos que o antecederam, e vi que minha chefe,falou algo rápido,a saiu batida.Ele precisava de muita atenção,sobre os produtos,que são vários.LIvros,tabelas, o que falar,como falar.olha.O pobre parecia desatinado.Chamei para conversar,fiquei conversando com ele,de nove e meia da manhã,até quase seis horas,isso hoje.Dei livros,tabelas,próspectos,enfim,tudo que a chefe deveria fazer.Que aliás,somos nós,os corretores que pagamos o salário dela,e muito o bom,por sinal.Mais ela esquece desse fator crucial.Todos já me conhecem,sempre fui assim,e ficam espantados.O cara agora no final da tarde,estava feliz,seguro.confiante.Dei lhe ânimo,ensinei muitas das coisas da relação cliente / corretor e coisas afins.
      Ele ficou feliz,livros,tabelas,tudo.Ligava para a mulher,
      feliz,com uma nova perspectiva.Lhe falei que poderia fazer telemarketing,ir pra rua,ir a empresas,o que ele mais se identificasse.Depois disso,dei um show,e disse que não adiantava querer um mundo mais humano,e contar com os outros.Não adiantava no final do ano,encher o pote de vinho,e me chamar para brindar um novo ano,se para muitos,não passa de um feliz ano velho.Por fim,eu estava engasgado com tudo aquilo,fazendo coisas que o setor administrativo deveria fazer.Todos,me deram razão.E o
      cara vai ser um grande corretor,e vai ajudar a pagar o salário
      de quem vive nesse turbilhão de hipocrisia,que não compartilho,não aprovo,nem assino em baixo.
      Então, ontem passou,amanhã não sei,e hoje é o dia de ser
      gentil,bacana,dócil.Quem não gostar que coma menos,sobra mais pra mim,e que se exploda pelas costas feito cigarra.
      Janio ##############
      Você^Bem...mora e mim corazon e a vaquita mocóca hã de lamber.rsrsrs

      Excluir
    6. Olá Janinho !! Sou ultra mega super fã de Alexandre o Grande, gostei da história que nos trouxe, exemplifica bem que somos todos iguais e iremos todos para o mesmo lugar, e que nesta vida temos oportunidade de crescermos, evoluirmos e aprendermos ajudando os outros ou então ficarmos estagnados em nosso egoísmo sem avançar um passo sequer...
      tem pessoas que parecem ter um certo receio de compartilhar o que sabem, tem má vontade de ajudar ou ensinar...
      Sua conduta com o rapaz no trabalho mostra lindamente como a generosidade é algo que engrandece a vida de todos os envolvidos e não só de quem receb auxílio, mas também a nossa e que só faz bem !
      Quantas vezes estive no lugar dele e sofri muito pr não ter uma pessoa assim que me ajudasse... já chorei muito por causa disso... acho que por isso mesmo, sinto necessidade de me doar da forma que for possível e ajudar sempre que posso.
      Não custa nada ajudar alguém, e é tão gratificante quando vemos que isso fez diferença na vida da pessoa, por mais que tenha sido um gesto simples nosso...
      kkkkkkkk gostei do final, e quem não gostar coma menos ou que se exploda feito cigarra kkk ótimo !!
      Obrigado por vir compartilhar conosco este seu relato, um verdadeiro exemplo para seguirmos e refletirmos :)

      abraçãooooooooooooooo e boa semana !! por aqui um frio do kct, meupaidocéuuuuu brrrrrrrr

      Excluir
    7. Sam vc fala tão bem q prometo nem censurar qualquer cometário seu, pois sei q com certeza será algo inteligente e q me ajudara de alguma forma.

      Excluir
    8. Obrigado man. sei q n é fácil aprender rapidamente tudo oq precisamos, mas com interesse e atenção dar para aprender muito,.mas oq eu n aprender n terei mesmo vergonha de pedir auxilio. agente n vive ´so no mundo e partindo deste principio todos precisam ou precisaram de alguém. valews

      Excluir
    9. Obrigado pelo elogio Weslley, foi um prazer conhecê-lo ! adoro interagir com pessoas assim, cheias de energia, educadas e com colocações relevantes :) Seja sempre bem vindo :) abraçossss

      Excluir
  45. Sam querida,mais um excelente post!
    Se os comentários anônimos fossem só do tipo citado no início tudo bem,pois críticas e sugestões são sempre bem-vindas,muitas vezes é a partir delas que criamos novas coisas ou então apenas refletimos sobre o que foi dito.
    Acredito que uma coisa seja na vida real ou virtual que não pode faltar é a educação,as pessoas não podem usar de um anonimato para xingar ou fazer algo negativo para alguém.
    Nada melhor do que comentários carinhosos,de incentivo,sugerindo algo novo,são a partir deles que surgem amizades nessa rede.
    abração e uma ótima semana!=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooo Suu querida !! Que bom que gostou !! :D

      Pois é amiga se as pessoas usassem bem esta ferramenta sem dúvidas seria ótimo, pois teríamos apenas interações construtivas e saudáveis, uma pena que alguns a utilizem para ofensas e agressões.
      Concordo contigo, críticas nos ajudam muito, por aqui fiz várias mudanças sugeridas através delas, mas sempre com educação e respeito :) desta forma são sempre bem vindas :)
      E como você disse é das interações agradáveis que vão surgindo amizades e ótimas trocas, afinal educação e respeito são imprescindíveis em qualquer lugar :D

      Obrigadíssimo pela presença ! Grande beijo e boa semana !

      Excluir
  46. Oi Samanta, obrigada por seguir meu blog, eu nunca recebi comentarios anônimos indesejados, ainda bem, mas se recebesse aceitaria, pois é, como dizes quem tem blog público está sujeito a isso, mas foi bom ler seu post, esclarecedor!
    Abraços
    Ivone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivone, seja muito bem vinda !!! É um prazer seguir seu espaço, de muito bom gosto e aconchegante :)

      Acredito que comentários anônimos ou não são sempre bem vindos quando são colocados com educação e respeito, uma pena que alguns utilizem esta ferramenta para ofender e atacar inocentes :)
      Fico feliz que tenha gostado,

      Obrigada pela presença e participação !
      Um beijo e que sua semana seja ótima !! :D

      Excluir
  47. Sam, querida, é por essas e outras que eu sou adepta da moderação de comentários. Já tive problemas com um ex que insistia em comentar no meu blog como se ainda tivéssemos algo. Eu não publicava os tais comentários, óbvio.

    Um beijão e valeu pela reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty queridaaa, que bom que veio participar !! :D

      Pois é amiga, seu exemplo nos mostra bem que esta ferramenta pode ser mal usada até mesmo por aqueles que já fizeram parte de nossas vidas, infelizmente temos que tomar cuidados extras e acabamos às vezes, prejudicando leitores bem intencionados, mas não temos escolha, é preciso cautela nesta questão...

      Obrigadíssimo pela presença e por compartilhar conosco sua experiência sobre o assunto :)
      Muchos beijosssssssssssss e uma linda semana :D

      Excluir
  48. Oi, Samanta. É exatamente isso. No meu blog não tem a opção de moderação e até agora só recebi um comentário ofensivo. É impressionante como a internet é infestada dessa gente que sente prazer em ofender e agredir verbalmente. E realmente são sempre anônimos ou com apelidos. Até falei sobre isso aqui quando você postou sobre pessoas, se não me engano. Já me encheram quando eu ainda nem tinha blog e só comentava em um site específico. A melhor maneira é ignorar, mas caso seja no seu espaço, aí é excluir mesmo. Beijos! (hj cheguei bem tarde rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio ! Tudo bem ?

      Eu prefiro não moderar, embora receba avisos via e-mail de cada comentário que chega, mas foi uma forma de agradar os leitores, muitos gostam de ver o comments ir ao ar de imediato ao invés de ficar esperando... mas tive que retirar a opção anônimo devido a alguns engraçadinhos (ou engraçadinhas) que vieram fazer bagunça por aqui... e como você disse, nunca se identificam, fico pasma com esta covardia e infantilidade...
      Depois de um tempo cheguei a mesma conclusão que você, o melhor mesmo é ignorar :)
      Ahhh não esquenta com isso, os amigos são bem vindos a qualquer hora , sempre !! :)

      Obrigado pela presença e participação !!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Conheço uma que adora atormentar as mulheres,uma pseudo-psicopata que tortura e é responsável de muitas exclusões.Já encontrei várias pessoas feridas por ela.É uma safada que por causa de uma psicótica decepção persegue mulheres,principalmente as loiras ou de olhos claros,uma peste!
    Acho que ela me ama por estar sempre armando contra mim somente por que lancei uma praga nela,mas Ak´nkh não,queria que a pobre enbuchasse por um bebê cibernético.AK´nkh é muito ignorante,imagine se o bebê daquela peste nascesse mal como a mãe?Seria o fim da humanidade.
    E por causa de um comentário de um participante que a citou ela usou seu fake Celine( criado para mim) para desmoralizá-lo,como sempre patética atacando e defendendo ao mesmo tempo com o seu cyberstalker,tirando-me o direito de torturá-la como ela faz e sente prazer nestas maldades.Podeis constatar por aí,deve está agarrada em sua doentia possessão sobre alguma loira ,ou que tenha olhos claros...mas no fundo ela é apenas uma coitada problemática...agora ela ficará dodói e começara a difamação...tadinha!
    Grande Sam
    Acho que o desprezo é o melhor remédio,
    abraços fortes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tutankamom, seja sempre muito bem vindo :)

      Conheço uma que também ataca mulheres, mas não tem preferência, já soube de loiras, morenas, castanhas... Infelizmente por causa dela, assim como por causa da que mencionou muitas amigas deixaram as redes sociais e até mesmo a blogosfera para conseguir se livrar da peçonha... eu mesma já fui vítima, assim como 2 amigas minhas, eu e mais uma fomos até à polícia nos informar de como deveríamos agir diante de tantas artimanhas, ofensas, joguinhos e ameaças... O que é ainda mais podre neste casos é quando acontece como mencionou, começam a denegrir a imagem alheia... estes dias por acaso fiquei sabendo que estavam me culpando por coisas que nem fiz e o mais estarrecedor : muitos que se diziam meus amigos acreditaram nas mentiras...
      Infelizmente por isso, quando vejo alguém dando trela pro monstro, não aviso mais... porque acabo ficando de ruim na história... muito triste isso...
      Fui orientada pela polícia para guardar tudo, fazer prints, etc caso deseje entrar com uma denúncia na Delegacia de Crimes Virtuais, e é isso que faço, fiquei quase 1 ano neste tormento, mas felizmente me livrei... mas a pessoa continua caçando por aí...
      deve ser irmã desta sua conhecida hehehe
      Assino embaixo da sua colocação final, foi somente quando eu me conscientizei de que são pessoas desequilibradas e doentes, que consegui lidar melhor com a situação e seguir meu caminho em paz :)
      E só quando comecei a usar o desprezo, como você sugeriu, é que consegui sair deste caos, que acaba nos desequilibrando também...
      Lamentável que tenhamos que lidar com este tipo de coisa até mesmo em um meio que usamos para nos distrair e fazer amizades...
      Mas vamos seguindo ainda mais fortes, afinal, toda experiência traz sua lição, não é mesmo :)

      Obrigado pela presença e por compartilhar conosco suas experiências sobre este assunto, mostrando aos outros que é preciso cautela na Internet também :) Aliás, principalmente aqui ;)
      Grande abraço e uma ótima semana :D

      Excluir
    2. Adoro seu estilo humorístico de escrever, um dia aprendo escrever assim! Imagino esta doidinha trollando a vida das blogueiras louras.

      Excluir
  51. Respostas
    1. Olá Nando, que bom que gostou ! Seja sempre bem vindo :)

      Grande abraço e bom restinho de semana :D

      Excluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Samanta, finalmente consegui ler o seu texto com calma, amiga! Quero te dar os parabéns pela aptidão, discernimento e jogo de sintura que tens para interagir com todos neste imenso universo virtual!
      Eu, particularmente, modero os comentários em meu blog; Já, no dihitt como não podemos moderar os comentários, moderamos os participantes, os amigos, seguidores e blogs, isto me faz bloquear alguns indesejáveis, e eu bloqueio mesmo; Ás vezes, isto não é visto com bons olhos por alguns dos amigos, mas fazer oque né?!, Cada um tem seu jeito próprio de ser e agir, enfim... Cuido muito para não cometer injustiças mas, às vezes, por eu ser assim, tão exigente, acabo de repente perdendo a oportunidade de conhecer pessoas, mas é assim mesmo, é a vida na web, infelizmente não podemos agradar e conhecer à todos!
      Gosto muito de seus textos, vc tem muita percepção das coisas, da vida e doque rola na web. Aprendo muito com vc Samanta!
      Obrigado por mais esta reflexão!
      Tenhas uma excelente noite!
      Forte abraço...

      Excluir
    3. Olá Carlos, como vai ? É sempre um prazer recebê-lo por aqui :)

      Agradeço muito seu elogio, procuro dar o meu melhor nas interações virtuais para contribuir com bons vínculos neste meio :)
      Eu optei por não moderar, mas retirei a opção de anônimos, tive alguns probleminhas por aqui e depois desta mudança, acabou de vez :) Assim não me estresso, pois a função do meu espaço é me divertir e me distrair :)
      No dihitt, se algum comentário não te agradar em suas postagens ou for ofensivo a você em outras, é só enviar o link e o comentário por e-mail que nós deletamos :) Mas de qualquer forma é bom estarmos atentos com quem nos relacionamos, como você faz, pois em todo meio tem gente esperando a oportunidade para fazer o mal...
      Cada um tem sua maneira de agir e personalidade, temos que respeitar isso, pois só a própria pessoa sabe o que é melhor para ela e não é válido deixar isso de lado por causa da opinião alheia :)
      Já passei perrengues no meio virtual com pessoas desequilibradas e com amigos que me esfaquearam pelas costas, por isso entendo seu cuidado ao se relacionar ;)
      Fico muito feliz que aprecie os textos, seja sempre muito bem vindo !!

      Um enorme abraço e um ótimo restinho de semana :D

      Excluir
    4. Olá, Samanta! Hoje eu bati o recorde de erros de edição, deletei duas vezes o meu comentário lá em seu blog para finalmente acertar, mas mesmo assim ainda deixei lá Cintura escrito com (s) kkkkkk. Valeu, minha amiga!,
      Muito obrigado pela atenção e carinho de sempre, Samanta.
      Forte abraço, amiga...

      Excluir
    5. Pior é quando a gente erra o nome do Blogueiro kkkkkkk outro dia levei um baita puxão de orelha por causa disso hehehe mas faz parte né ! acontece :) abraçoooooooooooos e uma linda noite :)

      Excluir
    6. Bah, aí realmente é dose Samanta, hehehehehehehe.... :) :) :)
      Valeuuuu... abraçoooooo....

      Excluir
  53. Olá Samanta muito boa noite!

    Eu penso assim, na internet como na vida real tem de tudo!
    Se eu tenho um blog e deixo aberto os comentários sem nenhuma moderação,
    vou ter que ficar a toda hora vendo se não tem algum engraçadinho...então como eu gosto de viver na paz, prefiro moderar os comentários!

    E não me arrependo disto, porque eu já tive que deletar alguns que não tinham nada a ver com o blog ou com o assunto postado!

    O interessante quando se comenta num blog é ler atentamente o post, responder com carinho, fazer a nossa parte!

    Querida Amiga tudo de bom para você!
    Beijos e abraços!

    Dany (Janete)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dany !! Boa noite, como vai ? Que bom que veio participar :)

      Concordo contigo, a net é uma extensão do mundo aqui fora, com a mesma diversidade de pessoas e comportamentos, e tudo isso a um clique de distância de todos nós, por isso é sempre bom, estarmos alertas :)
      Por aqui optei por não moderar, mas porque trabalho na net então vejo os e-mails de aviso quase de imediato, e posso apagar se chegar algo ofensivo, mas preferi deixar sem a opção de anônimo, por incrível que pareça, meus problemas acabaram, é interessante perceber que quem faz isso nunca quer se identificar, não tem coragem para assumir suas atitudes...
      Como mencionou na sua colocação final, o que podemos fazer é contribuir para uma blogosfera agradável e saudável comentando com qualidade e interagindo de forma construtiva :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação, seja sempre muito bem vinda :)
      Muchosss beijossss e bom restinho de semana :D

      Excluir
  54. Em meu blog deixo a opção de comentários anônimos ativa. É obvio que já recebi comentários com xingamentos, depreciando o blog e tudo mais. Mas digo que pelo menos no meu caso, esse numero foi bem baixo.

    Muitas vezes recebo diversos comentários anônimos de qualidade que se somam ao conteúdo postado. O que irrita mesmo são os spammers. Até hoje passo a maior parte do meu tempo deletando mensagens de spammers do que comentários anônimos indesejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo, como vai ?

      Durante um tempo deixei os anônimos ativos por aqui, mas sempre aparecia alguém querendo avacalhar as coisas, principalmente com ataques pessoais, então optei por retirar, mas deixo sem moderação :)
      Como você disse, existem aqueles anônimos que contribuem de forma construtiva, é uma pena que por causa de outros que usam mal esta ferramenta, alguns sites acabem retirando a opção :(
      Spammers são mesmo uma praga, não recebo muito aqui, mas tenho uma colega que também recebe aos montes, é desagradável a beça...

      Obrigadíssimo pela presença e participação !
      Seja sempre bem vindo :) Grande abraço e bom fim de semana !

      Excluir
  55. Olá Samanta.

    Infelizmente a covardia, a ignorância, a inveja, a maledicência, a falta do que fazer... ... Costumam se esconder sob a sombra do anonimato. Assim, prefiro não mais permitir comentários anônimos em meu Blog. Para não ofertar pasto para que gente assim, venha ruminar suas psicopatias. Críticas e sugestões devem sempre vir acompanhadas com o mínimo de educação e civilidade, senão, instala-se a barbárie virtual.

    Um abração e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo Antônio ! é sempre um prazer receber suas visitas e comentários brilhantes ! Fico sempre encantada com suas colocações, sempre comento sobre elas aqui em casa :)
      Sentimentos nocivos , como disse, encontram nesta ferramenta um meio de atingir as pessoas com seu veneno, e por isso acabei fechando esta opção por aqui também... às vezes reabro quando os amigos pedem, pois alguns não são cadastrados...uma pena que o fel de alguns prejudique as boas intenções de outros...
      E assino embaixo da sua colocação final, críticas são bem vindas, mas sempre expostas com educação e respeito, é o mínimo exigido para interações de qualidade e construtivas :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação !
      Um enorme abraço e bom fim de semana !

      Excluir
  56. Olá Samanta.
    Gostei muito de ler seu artigo sobre os comentários anónimos. Confesso o meu total desconhecimento em relação. Não admira, pois sou "nova" na blogosfera. Muito bem escrito, como sempre, e dando conselhos muito apropriados. Cada um age ou reage de acordo com a interpretação que faz do comentário, de acordo com a sua sugestão, e essa acho que é a melhor dica. Confesso o meu total desconhecimento em relação a comentários do gênero. De facto, o que eu penso é que, uma pessoa que comenta anonimamente, e ainda se dá ao "luxo" de denegrir quem escreve e o faz com boas intençoes e sempre com o intuito de transmitir algo de positivo - que é o seu caso - penso que não merece, sequer, que os blogueiros "percam" o seu precioso tempo com pessoas assim.
    O comentário acima, do António, está muito bem observado. Sim, infelizmente há quem não tenha o que comer e deve "saborear com prazer" as maledicências que deixa em seu comentário.
    Grande abraço e bom fim de semana.
    PS. Como sempre, os seus artigos deixam-me encantada e cheia de admiração e respeito pela Samanta porque já deu para compreender que tem uma vida bem preenchida. E consegue "dar a volta" a tudo. Os meus parabéns muito sinceros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida MaryLane, que bom que veio participar !!

      Infelizmente existem pessoas que usam mal a liberdade de expressão e utilizam esta ferramenta de forma cruel e prejudicial... Por isso muitos blogueiros optam por retirar a opção de anônimos de seus blogs, o que prejudica aqueles que não tem cadastro, mas gostariam de participar... Lamentável isso. Creio que cada um deva lidar como achar melhor, eu mesma já bati boca, em outros casos só excluí... vai da nossa consciência e vontade :)
      O Antônio sempre consegue descrever com uma objetividade e clareza perfeitas o que pensa e sempre acrescenta muito à postagem, concordo totalmente com as colocações dele :)

      Estive em seu blog anteriormente e li alguns capítulos sobre a conversa dos anos, e fiquei maravilhada com sua criatividade e maneira de nos envolver na leitura :) Li até onde chega a meia noite e eles se despedem, depois voltarei para ler o restante, achei muito interessante, o diálogo nos traz reflexões sobre nossas próprias vidas e cotidiano :) Parabéns !

      A vida é corrida, trabalho, academia,casa para cuidar, marido, blog, redes sociais e ainda sempre que dá, visitar a família que mora um pouco longe, mas faço tudo com muito amor e alegria, quando é assim, sempre damos um jeitinho, não é mesmo :)

      Obrigadíssimo pela presença, carinho e participação !!
      Um beijoooo e bom fim de semana :D

      Excluir
  57. Samanta, só voce mesma para me fazer sorrir quando ....


    http://blogzoomideiasdafadasemfim.blogspot.com.br/2012/06/fada-de-ouro.html


    beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda Fadinha de ourooooo !!! deixei lá um texto com meu relato deste dia especial e brilhante ! e sobre a experiência de como é tê-la em minha vida :) beijosss estalados nas bochechas douradas !! :D

      Excluir
  58. Oi Samanta querida!
    Embora nunca tenha tido problemas com anônimos no blog,já topei com trolls e cyberstalkers em fóruns de que participava, em razão das minhas opiniões 'opiniáticas' sobre política e comportamento e vou te contar, o nível de agressividade desse povo dá a impressão de que se pudessem,linchariam quem discorda deles. Ficou muito cansativo lidar com a tropa, até o email da conta que usava para participar dos fóruns ficava cheio de lixo agressivo, piorando muito depois que esclareci que ao contrário do que pensavam todos, eu não era homem, era mulher. Saí para nunca mais voltar e eles que se devorem entre si.
    Algumas ocasiões também vi ataques em blogs e realmente é muito desconfortável participar ainda que indiretamente de brigas alheias.

    Te desejo um fim de semana quentinho e ensolarado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga querida !!! Tudo bem contigo ?

      Sua experiência nos mostra bem como este tipo de pessoa se comporta utilizando mal ferramentas que eram para ser úteis e auxiliar as pessoas... realmente, como disse, é assustadora a forma como se expressão com tamanha animosidade e sem respeito algum com as outras pessoas, ofendendo e atacando como se a net fosse um jogo de faz de conta de estivessem lidando com robôs sem sentimentos ou em um meio onde a educação não existe...
      Por aqui algumas vezes bati de frente, mas percebi que isso deixava os demais visitantes constrangidos... então agora quando acontece eu deleto e pronto, não vale a pena ficar cansando minha beleza com gente doida :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação :)
      Um lindo fim de semana para você e sua família ! :D Seu desejo foi forte e apesar do frio constante, aqui hoje está um dia lindo !! :D Beijosssssssssssssss

      Excluir
  59. ufa! graças a Deus que não
    e que fique livre deles pra sempre rs
    amei a postagem
    lindo final de semana Sam bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! :D

      Tomara que cada vez vejamos menos este tipo de coisa por aí :)
      Que bom que gostou, obrigada pela presença participação :D

      Grande beijooo e bom fim de semana !!

      Excluir
  60. Oi Samanta!
    Primeiramente muito obrigada pela visita emmeu blog.
    Esse assunto realmente é polemico. Responder ou não faz parte de cada um. Eu acredito que os trolls devem ser ignorados: eles querem palco no blog dos outros; são cometas querem brilhar proximo das estrelas...acredito que não valha a pena.
    Muito bem abordado esse assunto como outros que já comecei a ler aqui em seu espaço. Já estou te seguindo porque procuro sempre blogs de qualidade como o seu. Parabéns! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lindona !!! Passei pelo seu espaço e adorei, só não participei porque o sono bateu e achei melhor voltar depois para papearmos, logo chego lá para participar :D

      Concordo contigo, de todas as atitudes, ainda creio que ignorar trolls seja a melhor escolha, pois assim não prolongamos a situação :)
      Fico feliz que tenha gostado do espaço, seja sempre muito bem vinda :D

      Beijãoooo e que seu domingo seja ótimo :D

      Excluir
  61. Olá queridona !!! Opaaaa, logo estou chegando lá para pegar meu mimo :D Obrigada pela lembrança e carinho !
    beijosss e bom domingão pra você e sua família :D

    ResponderExcluir
  62. querida Sam, excelente artículo nos presentas, afortunadamente en la red existen muchas más personas interesadas en compartir y aprender, además de generar buenas amistades, que no por ser virtuales tiene menor valor, que aquellas que sólo gustan de generar malestar.

    un abrazo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola querida Patricia! Tu comentario ha sido perfecto!
      Me alegro de que tenemos el Internet y personas dispuestas a hacer amigos y es con ellos que debemos fortalecer nuestros lazos! Gracias por su presencia y la atención, es bienvenido!
      Besos y buen fin de semana :)
      Tu blog es encantador y acogedor :D

      Excluir
  63. Oi, Sam!!!

    Hoje eu tirei o dia pra matar a saudade e me desculpar pela ausência. É muita coisa pra fazer e pouco tempo, por isso andei sumida! Mas não esqueci d'ocêis não... kkkkkkkkkk!

    Seu texto, como sempre, muito coerente, muito bem escrito e bem fundamentado. Eu acho que posso me considerar sortuda no meio da blogosfera, porque em todos esses anos de blog nunca tive um troll. Já recebi comentários anônimos, alguns até de pessoas conhecidas, e já recebi muito comentário sem conteúdo, mas nunca desrespeitosos ou com xingamentos à mãe, coisas do gênero. Mas vejo muitos blogueiros que eu acompanho sofrerem com esse problema. Não sei se eles deveriam bloquear os anônimos ou não, acho que cada um sabe o que lhe incomoda, mas que é uma bela covardia de quem se esconde no anonimato para fazer comentário de baixo calão, ah, isso é! Covardia, e eu diria que falta do que fazer também, né? Porque tem uns anônimos que vivem pra isso, avacalhar os outros na internet... Tipo, "get a life"!!!

    A nós resta apenas lidar com a situação da maneira que acharmos melhor e fazer campanhas como a sua, aqui, em prol de comentários com conteúdo.

    Super beijo, querida!

    Lari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooooooo Larissa, que legal vê-la por aqui !!

      Ai amiga, nem me fale em tempo ! estou postando apenas 2 x por mê porque tá osso rsrsrs Mas quando dá apareço também :) adoro interagir com vocês :D

      Que bom que nunca teve em seu espaço algum desequilibrado lhe atacando ou ofendendo, é realmente muito desagradável tanto para o autor como para os demais visitantes :-(
      Também acho covardia usar o anonimato para isso, e eles não se identificam mesmo !! depois que tirei a opção daqui, todos sumiram... acho que no fundo sabem a m* que estão fazendo e se envergonham disso, porque se tivessem orgulho do que fazem, colocariam a cara a tapa ao comentar ;)
      E como disse, tem gente que passa o dia só fazendo isso.... coisa de doido, viu, com certeza tá faltando vida própria... ;p
      Vamos fazer a nossa parte de enriquecer a blogosfera e quem sabe um dia, tenhamos menos pessoas deste naipe por aqui ;)

      Obrigadíssimo pela presença, adorei papear contigo !!
      Muchos beijosss e boa semana !! :D

      Excluir
  64. Olá Sam!

    Queria ter vindo antes, mas tive provas desde sexta é só hoje de noite encontrei tempo, preciso de um tempo de paz é aqui em seu blog encontro o que preciso pra relaxar... rsrs

    Já vi alguns comentários pesados em seu blog, tive vontade de te defender, porém pensei que eu podia piorar a situação é que você tem experiências com anônimos malvados. É ruim ter que aprender a lidar com anônimos que tem prazer em ficar jogando pedras antes de pensar em suas próprias palavras. Fico me perguntando se essas pessoas ganham dinheiro pra ficarem enchendo as páginas públicas dos outros com assuntos inúteis. Isto não agrega para a evolução do autor, somente faz com que as pessoas desistam como você citou, existem pessoas fracas que não conseguem levar em frente outros falando mal é tende a abandonar suas idéias por perceber que os julgamentos são muitos, no entanto concordo com você que também tem os anônimos bons, ainda bem, porque viver somente de críticas não ajuda. Recebo alguns recados anônimos é tem momentos que entro no consenso que até sei distinguir quem são os mesmo comentaristas, graças a Deus não tenho que lidar muito com pessoas escrotas, na maioria é falando que gosta de tal coisa ou tem os mesmo gostos isso sim é legal é agradável de parar pra ler, mesmo sendo de pessoas que preferem se manterem ocultas. Compreendo que algumas não querem suas imagens divulgadas publicamente na net, até porque nós dias de hoje a net também é um meio de violência, não ligo, até acho interessante esse mistério de quem pode ser do outro lado, às vezes também é tímido (a) por ser de um jeito na vida real e na vida virtual se transforma é tem receios de ser descoberto, complicado tentar entender os motivos por que são vários, o importante é que a pessoa se dispôs a participar passivamente. O certo mesmo é moderar se achar que passou dos limites ou tomar providências drásticas, como você disse esses maus comentários podem sujar a imagem do blog de graça, sendo que não é o visto. As pessoas têm o poder de distorcer o que dizemos é escrevemos, se algo não agradou fale no privado mesmo. Certas coisas não compartilham em público é sim se resolve no teti – a - teti. Parece surreal quando nós deparemos com essas pessoas, parece que não sabem conversarem sem ir para o lado agressivo, harmonia trás bons frutos, discutir usando as melhores palavras sem espinhos colabora pra uma bela relação de conhecimento é opiniões, não que esteja falando que é para deixar quieto é perder a chance de fazer uma critica, só que seja uma opinião coerente sendo negativa ou positiva, até porque precisamos das verdades para mudar, só que é importante saber fazer do jeito certo, pensar bem antes de mencionar, expor os fatos, porque pode machucar. Se preocupar com os sentimentos dos outros também faz parte de opinar, o uso correto faz com que a pessoas cresça é progrida cada fez mais é tentar respeitar a diversidades de argumentos. Cada um tem um jeito de escrever, as palavras estão ai para serem usadas com bom senso.

    Excelente texto amiga. Sua opinião é tão importante, espero que muitos anônimos se animem a mostrar a cara com esse artigo seu, é que muitos comecem a repensar no que andam escrevendo por ai, principalmente aqui no VRSam, é não ligue para o que vêm de baixo Sam. Seus textos animam qualquer um a querer mudar para melhor é seguir em frente. Obrigada por dispor suas opiniões é morais na net.

    Que isso, eu adoro sua amizade Sam, pra mim não tem preço, flui tão facilmente, eu não tenho uma amizade tão boa assim no mundo virtual não, é realmente conversar contigo é maravilhoso.

    Ahh a pessoa que disse sobre seu cabelo é invejoso (a), seu cabelo é tão bonito... rsrs

    Megaaa Parabéns pelo belíssimo texto.

    Beijões é tenha uma bela semana *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helloooo amiga !!!! Que bom que chegou !! ah imagino como esteja uma correria sua vida, fico muito feliz que mesmo assim ainda arrume um tempinho para vir conversar :D Obrigada :)

      Pois é amiga, felizmente não recebi muuuita coisa por aqui, mas teve alguns que realmente foram bem desagradáveis... Em alguns casos eu excluí apenas, mas em outros resolvi bater boca, na hora que o sangue ferve já viu né rsrs mas percebi que com isso, os outros visitantes estavam ficando constrangidos e em alguns casos até entraram no meio para me defender mesmo, e é claro, ficamos todos chateados (menos o Troll) rsrs
      Então decidi que iria tirar a opção de anônimo (assim eles somem, pois não tem coragem para se identificar... e também decidi ficar quietinha quando recebesse algum, assim não dou pano pra manga e nem deixo meus amigos constrangidos, afinal, por experiência própria, sei que não adianta nada ficar discutindo com este tipo de pessoa, ainda mais que nem sabemos com quem estamos falando :)
      Assim como você fico me questionando sobre o que leva alguém a fazer isso, um prazer mórbido de estragar o dia de alguém... e muitos desistem mesmo de seguir nesta atividade que tanto gostam por causa da maldade desta gente... a algum tempo, uma amiga que tem 3 blogs incríveis estava querendo fechar todos por causa de anônimos agressivos, ela estava ficando exausta com tantos ataques e ofensas... e não tiro a razão dela, porque é mesmo horrível ficar recebendo isso, mas felizmente contei a ela sobre o que houve aqui, conversamos e ela decidiu se manter na blogosfera :)
      Também entendo quem deseja se preservar, tenho ótimos colegas que vem aqui que usam nome e fotos falsos porque preferem se preservar na net, mas todos são educados e respeitosos, acredito que independente de ser anônimo é primordial manter o respeito nas interações, até mesmo para criticar ou discordar, mas é uma pena que muitos utilizem mal esta ferramenta e usem o anonimato para fazer o mal...
      Por aqui sempre aceito críticas, mas só aquelas que são feitas com educação, se vierem com grosseria, não considero, mesmo que seja a melhor crítica do mundo ! Muitos amigos me deram vários toques aqui e ainda me dão, me avisam de algo escrito errado, de como melhorar o blog etc, outro dia eu mudei as imagens de tooodas as postagens porque um colega me disse que estavam muito confusas, e estavam mesmo !! kkk eu amei a dica dele, me deu um trabalhão para mudar, mas fiz de bom grado, porque realmente foi uam crítica construtiva e ele foi todo delicado ao se expressar ;)
      Creio que quem sai por aí ofendendo as pessoas e nem coloca a cara na reta, merece mesmo é nosso desprezo... :)
      Tomara mesmo que como você disse, estas pessoas se conscientizem do que estão fazendo e tentem mudar de conduta, sem dúvidas todos ganharão com isso :) inclusive a pessoa :)

      Sabe, existem pessoas que mesmo do outro lado da telinha nos dão uma vontade de abraçar, conversar, sentimos um carinho imenso e é assim que me sinto com relação a você, sinto uma coisa boa, uma energia pura, doce e sincera ! Agradeço de coração por tudo mesmo, amiga :)
      Fico muito feliz quando você vem papear :)

      Você não sabe da maior, eu sei quem veio aqui de anônimo falar mal do meu cabelo e cantar meu marido kkkkkk muita cara de pau viu, este nem respondi, foi o cúmulo do fundo do poço desta pessoa... é cada maluco viu...
      Obrigado pelo elogio :D

      Agradeço também sua presença, um mega ultra super beijooo e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  65. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    ...que surpresa agradável...
    ...visitei seu blog...para ler justamente sobre e por causa de COMENTÁRIOS ANÔNIMOS...explico: recebi uma "trollagem" anônima...que me incomodou muito...pensei em desabilitar...mas, antes disso, resolvi pesquisar para saber como os autores de Blogs estavam "encarando" este assunto...e o seu, foi o "post" mais completo sobre os anônimos, sempre atentos e de comentários acutilantes, que se querem de fato dar uma opinião fundamentada e com relevância ficam se escondendo...rsrs
    você encerrou...a escolha é muito pessoal... eu decidi MODERAR somente...e estes Anônimos se forem destrutivos vão direto para o SPAMgoto...
    Obrigado pelo carinho de sua participação em meu blog!
    Fiquei muito feliz e honrado!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felisberto ! Seja muito bem vindo !! Vi um comentário seu muito legal no blog da Cecília Sfalsin e fui conhecer seu espaço , gostei muito ! Em breve apareço por lá para participar e conversarmos mais :)

      Por aqui também tive alguns casos bem desagradáveis, a maioria das trollagens eram ataques pessoais e totalmente fora do contexto do artigo... é lamentável que muitos utilizem mal esta ferramenta que era para ser útil...
      Acredito que até mesmo para criticar ou discordar é imprescindível a educação e o respeito, independente de ser anônimo ou não, mas geralmente comentários grosseiros vem peplo anonimato... então por enquanto decidi tirar a opção... anteriormente eu bati boca com um destes, mas percebi que isso constrangeu os demais visitantes...então decidi não mais revidar, somente excluir... mas vai de cada um, na hora em que acontece :)
      Creio que ignorar é a melhor forma de agir, porque assim não prolongamos a situação :)
      Gostei do Spamgoto !!! :D

      Agradeço muitíssimo sua presença e participação !
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  66. oi Sam,

    foi muito bom te ver no meu cantinho,
    volte sempre,
    minha porta está sempre aberta aos amigos...

    já me instalei por aqui,
    adorei!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rô !!! Gostei muito do seu espaço, logo passarei lá para participar :D

      Fico feliz que tenha gostado daqui, sinta-se em casa :)
      Obrigadíssimo pelo carinho, presença e participação !

      Um super beijooo e que sua semana seja ótima !! :D

      Excluir
  67. Olá!Boa tarde!
    ...sim... para agradecer o carinhoso comentário em meu blog...e para "ler" a sua resposta "acima"...obrigado de coração!
    Boa semana!
    Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felisberto !! Obrigado pela gentileza em retornar, adorei participar em seu espaço, sempre que possível irei lá para apreciar seus escritos :)
      Agradeço muitíssimo sua atenção e presença !
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  68. Anônimo18/6/12

    Oi!

    Vejo que aqui já está imune aos anônimos. Acho que gente que sai xingando só por xingar (sem que o post tenha sido realmente ofensivo) mostra que a pessoa é covarde e provavelmente só faz isso online mesmo. kkkk

    Ai que legal, também ouço de tudo. Tem música bem melhor de algum tempo atrás realmente, vejo uns lançamentos que já nem me surpreendo mais mas não deveriam estar no topo das paradas rs...

    Beijos! Adoro sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cereja !!!

      Acredito que até mesmo para discordarmos ou criticarmos é imprescindível educação e respeito, já ofensas pessoais e comentários grosseiros não são bem vindos em lugar algum :) E como você disse, por este tipo de pessoa se esconder de seus atos, provavelmente só age assim no mundo virtual onde podem utilizar esta ferramenta para mascarar quem são e não assumir o que disseram :)
      Gosto de todo tipo de arte, e também acho que tem certas coisas que não deveriam ter o destaque que tem, mas gosto é gosto né rsrsrs

      Obrigadíssimo pela presença e participação !!
      Grande abraçooo e boa semana :D

      Excluir
  69. Boa Tarde Amiga.
    Li sua postagem e sei o quanto é desagrada email ou comentários anonimo
    que nem sempre devemos dar a devida atenção.
    Na verdade muitas vezes podemos nos enganar ao analisar um comentário no nosso blog confesso que eu já passei por essa.
    Hoje já vacinada de tudo sem duvida fico triste com alguma coisa que desagrada mais procuro não levar nada mais adiante a menos que seja ofensa moral .
    Eu gostei muito da sua postagem querida de certa forma nos ajuda a conviver melhor com coisas banais.
    Uma feliz semana minha amada beijos.
    Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evanir, boa tarde, como vai ?

      Gostei muito da questão que nos trouxe, sabe que já aconteceu comigo algumas vezes de achar que era um comentário ofensivo ou jocoso, quando na verdade não era !!! O pior foi que no calor do momento destratei a pessoa e depois percebi como tinha agido errado por interpretar mal o comentário... Foi muito triste e constrangedor... Por isso é importante termos cuidado aos nos expressarmos e também tentarmos ser o mais atentos possíveis aos significados de cada mensagem que recebemos, não é mesmo :)
      Depois de um tempo, também optei por apenas ignorar comentários ofensivos, assim não alimentamos a situação :)

      Fico feliz que tenha gostado, seja sempre muito bem vinda ! )
      Grande beijooo e boa semana :D

      Excluir
  70. Existe o problema de palavrões nos blogs por isso deixo sempre o meu sujeito a moderação nos comentários e deste jeito evito os canalhas, um forte abraço minha amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo , que bom que veio participar !! :)

      Sem dúvidas é terrível quando recebemos comentários agressivos e palavrões, por isso optei por retirar a opção anônimo por enquanto e, moderar, como você sugeriu também é uma ótima e eficiente dica !!

      Obrigadíssimo pela presença e participação !
      Grande abraçooo e bom restinho de semana ! :D

      Excluir
    2. Porém moderar não é a cara do seu blog na minha opinião, sem a opção anonimo já esta bom do seu blog, seu blog é maravilhoso do jeito que está, se você colocar a opção moderar que nem o meu estraga... deixo o meu com a opção moderar por que o meu blog não é sobre opinião, então vale mais como fonte de matéria, já o seu é intercâmbio e devido a isso com a opção moderação quebraria o encanto, curto muito seu blog do jeitinho que ele é, parabéns pela belíssima postagem minha amiga, um forte abraço e um bom dia...

      Excluir
    3. Olá querido amigo!!

      Pois é acho que vou deixar como está sem moderação, apenas configurado para receber os e-mails de aviso quando alguém comenta, assim, se for necessário, deleto, mas os visitantes podem ver o comentário no ar de imediato :)
      Obrigado pelo elogio, fico feliz em saber que aprecia o espaço, dou sempre o meu melhor para receber bem vocês :D
      Tirando a opção de anônimos, praticamente não tive mais aborrecimentos :) graças aos céus :D

      Agradeço sua gentileza em retornar para conversarmos mais um pouquinho :)
      Grande abraço e bom restinho de semana ! :D

      Excluir
  71. Olá Samanta.
    Muito obrigado pela sua visita no meu blog. Adorei o seu espaço. E estive a ler alguns posts. Muito interessante e esclarecedor. Já tive alguns comentários anónimos que não gostei e simplesmente não publiquei. Por isso no meu blog mantenho a moderação. Mas já vi casos de blogs que eu sigo com problemas muito aborrecidos devido aos comentários anónimos e algumas optaram por não permiti-los. Muito bom o post e também passei a seguir o blog.
    beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lena, seja muito bem vinda !! :)

      Fico feliz que tenha gostado, sinta-se em casa por aqui ! Também gostei muito do seu espaço ! :)
      Por aqui infelizmente também já tive problemas com comentários anônimos desagradáveis... em alguns casos, publiquei e respondi, mas percebi que isso deixou os outros leitores constrangidos, então achei melhor retirar a opção :)
      É lamentável que muitos usem mal esta ferramenta que foi feita para auxiliar as pessoas que não possuem cadastro, não é mesmo :(

      Obrigadíssimo pela presença e participação !
      Beijos e um lindo fim de semana pra você :D

      Excluir
  72. Vem escutar a música da noite
    Vem sentir a vida num piscar de olhos…

    Bom fim e semana

    Mágico beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Profeta !!! Um convite seu é sempre uma chamada para algo belo, em breve apareço para apreciar seus belos escritos :)

      Obrigado pelo carinho e lembrança !
      Um enorme abraço e que seu fim de semana seja ótimo !! :)

      Excluir
  73. A melhor maneira de se evitar constrangimentos desnecessários é a "moderação" de comentários. Sem briga e sem grito, apenas em um click se resolve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erlon !

      Realmente a moderação é uma ótima forma de manter tudo sob controle e não permitir que vá ao ar nada que seja constrangedor ou desnecessário tanto para nós quanto para nossos leitores e visitantes :)
      Aqui optei por não moderar, mas aí tive que retirar a opção de anônimos para ficar mais tranquilo :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação, seja sempre muito bem vindo ! Abraços e bom fim de semana :D

      Excluir
  74. Boa noite Sam!!!
    Graças a Deus só recebi um comentário que tive de excluir. Mas sempre gosto de ler antes de postar, assim evito a fadiga. (risos).
    Vim lhe conhecer, já estou lhe seguindo e fico feliz por você seguir o meu novo blog.
    Seja muito bem vinda sempre.
    Tenha um domingo abençoado e uma semana feliz.
    Bjokas...da Bia!!!
    Passa lá tem texto novo:
    http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/2012/06/principe-encantado.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz, seja muito bem vinda !!

      Pois é querida, é melhor dar uma peneirada para evitar a fadiga, não é mesmo hehehe adoro esta expressão :)
      Que bom que não teve muitos problemas com isso, por aqui tive alguns, mas é sempre desagradável lidar com isso, pena que muitos usem mal esta ferramenta...
      Logo logo apareço para papearmos lá em seu espaço !

      Muitíssimo obrigada pela presença e participação !!
      Super beijoooo e bom fim de semana !! :D

      Excluir
  75. Samanta, recebo alguns comentários "anônimos". Já deletei alguns por serem maldosos. Acho que é importante respeitarmos tudo àquilo que utilizamos! É tão sublime termos caráter, personalidade e respeito pelo próximo!

    Muito bom seu artigo! Beijos e uma boa semana, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Maria !!

      Aqui tive alguns comentários anônimos que me ofenderam bastante, em alguns casos eu resolvi bater boca, mas foi uma atitude infeliz pois meus leitores ficaram muitos constrangidos com o barraco... Então decidi tirar a opção, e com isso não tive mais problemas.
      Até mesmo para discordar ou criticar precisamos ter educação e respeitar as pessoas não é mesmo :)

      Obrigadíssimo pela presença !!
      Um super beijoooo e boa semana !! :D

      Excluir
  76. Olá Samanta,
    Gostei muito do seu post!

    Trabalho na Keepcon empresa especializada em moderação de conteúdo e recentemente fizemos uma pesquisa sobre comentários anônimos. Tivemos uma surpresa positiva, não pelo aumento no volume o que por si só já seria bom, mas sim pela qualidade dos comentários.

    Apreciaria muito sua opinião sobre: http://nuvendigital.com/comentarios-anonimos-podem-gerar-ate-25-a-mais-de-trafego-em-seu-site/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pablo ! Fico feliz em saber que gostou da postagem ! Seja sempre muito bem vindo ! :)

      Li o seu artigo e achei muito interessante, realmente são surpreendentes os resultados positivos que podemos ter com a opção liberada :) Como disse lá para você, por aqui tive que optar por retirá-la pois a grande maioria usava para ataques pessoais e ofensas, mas de tempos em tempos quando está tudo tranquilo, eu libero novamente, pois sei que atrapalha leitores sem cadastro ou que são mais reservados :)
      Parabéns pelo seu artigo e obrigado pela indicação, gostei muito :D

      Agradeço sua presença e participação !
      Grande abraço e bom fim de semana ! :)

      Excluir
  77. Recentemente comecei a receber recados anônimos que não só criticam a grafia, mas tudo, inclusive o que eu devo ou não publicar.
    Aí, procurando a solução, esbarrei no seu blog. gostei...
    Acho que críticas negativas e positivas são bem vindas, mas não se deve, em nenhum momento faltar com a educação. Agora vou remover os comentários anônimos, mas imagino que essa pessoa, irá driblar isso, criando nomes falsos. Mas vou fazer, na esperança de reduzir isso.
    Se quiser visitar meu blog e criticar também... heheh

    http://leosilvart.blogspot.com.br/2012/04/batalha-entre-leao-e-leoas-por-leonardo.html

    leosilvart.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo !!

      Infelizmente muitas pessoas usam mal esta ferramenta e também a liberdade de expressão, assim como você acredito que para criticar e discordar também é preciso educação e respeito, ainda mais nestas questões que são delicadas. Por aqui optei por retirar os anônimos, pois estava recebendo ataques pessoais e ofensas, algumas vezes respondi, mas vi que isso estava constrangendo meus leitores... então resolvi tirar.
      Melhorou bastante, apenas uma pessoa insistiu criando um fake, mas com o tempo, também não retornou mais :)
      Para mim adiantou bastante retirar esta opção, espero que lhe ajude também :)

      Obrigado pela presença e pelo convite, com certeza vou passar por lá para ler sua indicação :)
      Grande abraço e bom fim de semana :)

      Excluir
  78. Olá Agregador ! Fico muito feliz e satisfeita que aprecie o blog, seja sempre bem vindo !!!

    Obrigado pela presença, participação e pelo elogio :D
    Grande abraço e boa semana !!! :)

    ResponderExcluir
  79. Olá Samanta, estou aqui para fazer uma nova tentativa de comentar sem ser impedida pelo blog. Ôpa, agora eu virei bicho, onde já se viu um desaforo desses?? Afinal eu sou o quê? Um rato? (rsrs) Na verdade eu consegui um orientador, vamos ver se desta vez consigo comentar.
    Sem deixar o artigo de lado, anônimos me irritam profundamente. Algumas vezes o comentário é até interessante, mas sei lá por qual motivo, o indivíduo se esconde. Só que na maioria das vezes anonimato é grosseria mesmo... Bom, vamos lá, vamos tentar deixar o comentário. Bjs, Telma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu??? Nada como uma boa ajuda! Eu descobri minha falha, mas conto depois. bjs Telma

      Excluir
    2. Olááá Telma !!! Puxa que bom que deu certo !! Nada como uma ajudinha né ! Fico feliz, eu já estava preocupada achando que era algum tilti aqui no blog, eu mexo tanto no Html, que tem horas em que a coisa "pira" rsrrs

      Eu retirei daqui a opção de anônimos... sei que com isso prejudico os leitores sem cadastro, mas 99% dos comentários assim que recebi eram pavorosos ! Não quero ficar me estressando com isso, e entendo sua aversão aos anônimos, também acho meio esquisito ficar na "surdina" rsrs

      Obrigadíssimo por vir participar, fiquei satisfeita que conseguiu, agora pode comentar por aí numa boa sem o blogger te bloquear rsrs
      Grande beijooooooooo

      Excluir
    3. Opa, agora fluiu né !!! eeeee depois me conta, fiquei curiosa rsrs e é bom saber para eu auxiliar alguém que futuramente tenha esta dificuldade :)
      Beijoooooooo

      Excluir
  80. Olá Samanta!

    Há algumas horas atrás discutia sobre esse tema no grupo Blogueiros no Facebook. Ao ler um tópico aberto por você sobre outro tema, acabei chegando até aqui.

    Para quem não entende muito (risos), você faz um belo trabalho por aqui. Excelentes textos e organização de primeira.

    Sobre o anonimato em comentários, minha postura é de são aceitar. Salvo por uma exceção: ofensa direta.


    Meu comentário no grupo:
    Uma pessoa posta um comentário com o nome "Sem nome" e exatamente o e-mail: fulanodetal@gmail.com e o que escreve não tem nada a ver com o artigo, pelo contrário só "critica" usando palavras baixas... Não vou publicar.

    Liberdade de expressão não é isso. Querer dizer o que pensa se escondendo daquilo que afirma ou defende, não é aceitável ao meu ver.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edigley !!! Que prazer recebê-lo !!! Achei muito legal da sua parte vir conhecer o espaço e participar :)

      Vou procurar este tópico lá no Grupo, realmente é uma situação muito delicada e corriqueira para nós que estamos neste meio...

      Fico feliz que tenha gostado do blog, ainda tenho muito que aprender, mas procuro dar sempre o meu melhor aqui :) Obrigado pelo elogios, significa muito pra mim :)

      Concordo totalmente com suas colocações sobre o tema, o mínimo aceitável é que o comentário esteja no contexto da postagem e que venha acompanhado de respeito e educação mesmo que a pessoa discorde de algo. Quando é assim, como no exemplo que nos deu, o melhor mesmo é excluir, na minha opinião.

      Obrigadíssimo pela presença !!
      Grande abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  81. No meu blog recebo muitos comentários anônimos, mas, o pessoal que normalmente interage no meu "nicho" são pessoas sem muita afinidade com blogs ou internet. São pessoas que apenas querem buscar alguma informação, por isso, não me fazem mal.
    Por enquanto vou continuar aceitando comentários anônimos em meu blog, eles só ajudam a interagir...

    Abraços Samanta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nestor, tudo bem? :)

      Por aqui infelizmente não tive boas experiências com anônimos, mas justamente para poder receber bem leitores como os seus sem muita afinidade com as ferramentas e sem cadastro, estou deixando a opção aberta enquanto eu fico on line, assim se chegar algo ofensivo, eu apago ;) Quando me ausento, retiro, pois já que optei por não moderar, não quero que algo desagradável fique no ar durante este período causando desconforto nos que chegam :)
      Assim pelo menos durante boa parte do dia, posso receber as pessoas de bem que preferem esta opção :)

      Obrigado pela presença e por compartilhar conosco sua experiência e conduta nesta questão :)

      Um enorme abraço e bom Domingo ! :D

      Excluir
  82. Anônimo24/8/12

    Oi samanta,

    Sou novo aqui em seu blog, porém já sou membro dele há bastante tempo pois já te conhecia do dhitt.
    Quero dizer que há pouco tempo liberei no meu blog a opção que dá acesso a qualquer pessoa sem precisar se cadastrar comentar no blog á vontade.
    Me arrependi! não foi uma boa idéia. Vc tem razão. Pessoas que não se identificam não nos serve de muita coisa, apenas fazem volume no blog, o que minha opinião não contribui.
    Fiz uma coisa recentemente em meu blog que tem trago boas visitas, estou dando mensalmente um prêmio ao comentarista do mês. até agora tem dado certo.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ygor, bom dia! :)

      Que bom que acompanha o blog, seja sempre bem vindo :D
      Infelizmente assim como você não tive boas experiências ao liberar os comentários anônimos... 90% foram ofensivos e desagradáveis, sem nada terem a ver com a postagem, apenas ataques pessoais...
      Depois desta postagem, alguns amigos me convenceram a abrir a opção novamente, então eu deixo aberta durante o dia (enquanto estou on line) assims e chegar algo ruim, eu apago na hora, e durante a noite, fecho de novo a opção para não ter surpresas desagradáveis pela manhã ou para não deixar algo aqui assustando os leitores... Dá trabalho, mas ainda não me sinto segura para deixar a opção aberta o tempo todo devido ao comportamento nocivo de certas pessoas que utilizam o anonimato de uma forma completamente inútil e errada...
      Adorei sua idéia do prêmio, vou lá conferir, realmente é uma ótima forma de agradecer os comentaristas e gerar interação :) Parabéns!

      Obrigado pela presença e participação,
      Um enorme abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  83. Olá Samanta. Sempre pensei que o anonimato é a arma dos covardes, daqueles que não mostram a cara e não têm coragem para sustentar a crítica, a observação ou até mesmo sua má educação. Gostei da parte que comenta aqueles mais discretos, mas que tipo de pessoa se esconde por trás do anonimato? Não há como responder até mesmo os comentários bons. Mas, como não sou anônimo, faço um comentário também à página inicial de seu blog: o tipo de letra dos títulos das postagens são quase incompreensíveis. Aceite isso como sugestão, tá? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto, como vai? :)

      Infelizmente aqui no blog não tive muito boas experiências com anônimos, 90% queria apenas fazer ataques pessoais ou ser desagradável comigo e com os visitantes... Por um tempo retirei a opção Anônimo-Nome-Url, mas a algum tempo reabri em respeito aos leitores que não tem cadastro, mas ainda não me sinto muito segura quanto a isso, pois existem pessoas que abusam do anonimato e não sabem usar bem esta liberdade...
      Concordo contigo que é um pouco difícil responder estes comentários, porque nem sabemos se estamos lidando com um homem ou uma mulher etc, mas estou procurando respeitar os leitores que preferem esta opção, desde que é claro, respeitem meu espaço :)

      Fiz alguns testes aqui no Internet Explorer 8, no Chrome e no Mozilla e não identifiquei a mudança nas fonte (uso a Arial), depois testei em uma versão mais antiga do IE e percebi que as letras estavam embaralhadas neste navegador, então o que fiz foi aumentar o espaço entre as letras para que os títulos possam ser visualizados em versões mais antigas dos navegadores.
      depois vou estudar outras formas de adaptar isso :) Obrigado pelo alerta :)

      Agradeço muito sua presença e participação,
      Um enorme abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  84. Olá Samanta, tudo bem?

    Concordo com você Samanta, os comentários anônimos as vezes servem apenas de proteção para alguns leitores, eu mesmo já usei esse recurso em alguns sites, mas tudo nesse mundo tem seu lado bom e tem seu lado ruim, e não preciso nem falar do lado ruim que já ficou bem claro no seu excelente artigo, na minha opinião algumas críticas bem faladas e bem tratadas referentes ao nosso trabalho concerteza constrói e principalmente nos abre a atenção sobre esse refente assunto, por que se alguém nos critica (de forma construtiva) e por que a mesma está acompanhando o nosso trabalho e isso ajuda em muito principalmente em casos de blogs novos (como o meu), infelizmente algumas pessoas ainda insistem em apenas tirar a alegria dos outros para sua própria felicidade (comigo aconteceu pessoalmente) e para essas pessoas eu não dou nem margem (ou seja modero, me afasto e até expulso se a coisa for grave)se todos colaborassem um com outro o mundo seria melhor, mas como eu disse tudo tem um lado bom, e um lado ruim...

    Um abraço e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur, como vai? :)

      Pois é meu amigo, como tudo nesta vida existem os dois lados da moeda. Enquanto alguns utilizam bem esta ferramenta, outros se aproveitam da liberdade e do anonimato para causar o caos e agredir as pessoas... Muitas coisas aqui no blog melhorei devido a críticas construtivas que recebi e sou muito grata por isso. O que muitos não sabem ou preferem não dar atenção é que uma crítica é algo delicado que deve ser feito sempre com educação e respeito...
      Por aqui as experiências que tive no passado não foram muito boas com anônimos. A 1 mês mais ou menos decidi reabrir a opção e por enquanto tem fluido bem :) Mas à noite, quando saio da net, fecho a opção de novo... não me sinto segura ainda com isso.
      Como você disse, se todos colaborassem de maneira construtiva, teríamos um meio virtual muito melhor!

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  85. Anônimo4/9/12

    É como tudo na vida acaba tendo seu lado bom e ruim, nao e?!
    Bom, vc bloqueando nao tem este tipo de coisas,
    Ruim, vc acaba impedindo pessoas que nao tem conta...

    Mas sabe, nao tem outro jeito... se nao vc acaba ligando o computador para se aborrecer... e blogar e tao bom, vc passa tanto tempo pesquisando, lendo, olha que tiro por mim propria , muitas vezes perco o sono e fico pensando em qual sera o proximo tema do blog... e para que? se aborrecer? nao nao, assim nao e legal.

    O problema do anonimo e nao ter coragem de dar a cara a tapa, pois assim ele ataca e nos ficamos ali, sem condicoes de defesa ja que nao sabemos quem e.

    Espero que vá este comentario, pq tres vezes que mando e nao vai.

    beijaoo, e fica com Jesus =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Priscila, tudo bem? Que bom vê-la por aqui!

      Fico feliz que tenha conseguido comentar, às vezes o Blogger dá "tílti" rsrs e dificulta nossa vida !! hehehe

      Pois é amiga, como você sabiamente disse, tudo nesta vida tem os dois lados da moeda, não é mesmo :) Infelizmente muitos não sabem usar bem a liberdade de expressão e por isso, pessoas boas acabam pagando o preço...
      Por aqui, como eu disse no texto, as experiências com anônimos não foram nada boas... Depois desta postagem, animei com os relatos de alguns amigos e abri novamente a opção... Mas não me sinto segura, durante a noite por exemplo ou quando estou off, eu travo de novo... Fico receosa de abrir o blog e ver que tem algo desagradável a muito tempo no ar... mas felizmente não tenho recebido nada de ruim, até pelo contrário, algumas pessoas sem cadastro participaram de forma construtiva.
      O pior mesmo é o que você mencionou, quando isso acontece, não temos nem como nos defender e muito menos saber quem é... complicado... Uma pena que tenhamos estes aborrecimentos em uma atividade tão gostosa e que amamos tanto :D mas vamos que vamos !

      Obrigadíssimo pela presença e gentileza em ter tentado comentar várias vezes até conseguir, valeu mesmo :)
      Um beijão e que sua semana seja ótima :)

      Excluir
  86. San, sou blogueiro a pouco tempo e já tenho problemas com o anônimo. Gostaria de saber de vc se existe alguma forma de bloquiar os anônimos sem bloquiar os Nome/URL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai? :)

      Por aqui também vez ou outra tenho problemas com anônimos, nestas épocas, retiro a opção do ar até que desistam e depois reabro. É muito desagradável mesmo... Pelo que sei no Blogger não há como deixar apenas a opção Nome-Url, mas você acho que em sistemas como o IntenseDebate e o Disqus isso é possível, são ótimas ferramentas, pretendo futuramente utilizá-las também :)

      Obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço :)

      Excluir

Obrigado pela presença! É a sua participação que abrilhanta este espaço! Sinta-se em casa :)

emo-but-icon

Autora do Blog

Sobre a autora e o Blog Facebook Instagram Google Plus Twitter Image Map

Novas

Comentários

No Vrsam

  • …

    Postagens
  • …

    Comentários

Feed-se

Icon Icon

Facebook :)

Amigos

Recomendação de leitura

Destaques do Mês

item