Os Donos da Verdade

Dono da verdade

É muito comum lidarmos com este tipo de pessoa em nosso cotidiano. Conviver com um dono da verdade é uma tarefa muito difícil e desgastante, por maior que seja nossa compreensão, boa vontade ou tolerância.
Os donos da verdade criam um clima de tensão por onde passam.
Possuem uma conduta que beira o fanatismo e estão o tempo todo querendo impor seus argumentos e convicções. Indíviduos assim tem uma necessidade latente de provar que estão sempre certos.
Este comportamento rígido diante das opiniões alheias demonstra uma certa insegurança e conflitos pessoais que deveriam ser revistos.
Uma pessoa que não aceita um argumento contrário ao seu, agindo às vezes de forma agressiva e rude, mostra-se arrogante e vaidosa.

Todos nós temos nossas verdades, motivos e convicções. Isso faz parte de quem somos e é resultado de nossas experiências e crenças. É aceitável e saudável defendermos nossos pontos de vista e até mesmo tentarmos convencer os que nos cercam do que acreditamos ser verdadeiro e útil.
Não precisamos abrir mão de nossas verdades, mas também não é necessário impô-las o tempo todo. É um erro acreditar que estamos sempre certos.
É totalmente possível interagirmos de forma firme mas respeitosa e educada quando defendemos nossas verdades e é muito importante não cedermos ao impulso de ser autoritário nestes momentos.

Quando acreditamos que estamos sempre certos, isso pode causar uma estagnação em nosso caminho rumo à evolução, pois não haverá motivos que nos incentivem a uma melhora pessoal. Uma pessoa assim acredita que praticamente já atingiu a perfeição e adquiriu todos os conhecimentos necessários para sua vida.
Os donos da verdade estão cegos e surdos para argumentos sólidos e verdadeiros e também para qualquer tipo de aprendizado. Acreditam ser superiores, o que reforça sua posição de rigidez e arrogância nas relações.
Eles reagem bem aos elogios e não questionam sua veracidade, pois tem a  concepção de que são merecedores de todo tipo de reconhecimento. Mas sua reação diante de críticas, por mais construtivas que sejam, é sempre muito agressiva e intransigente. Sequer cogitam refletir e reconhecer um erro ou a necessidade de mudança.

Este tipo de conduta revela um sentimento de prepotência de que é sempre necessário ter a palavra final até mesmo nas questões mais banais, para mostrar seu poder. Agem assim para que as pessoas reforcem sua auto estima, concordando e provando para eles mesmos que têm razão, num eterno círculo vicioso que está longe de ser racional.
Conversando desenho
Toda interação tem dois lados e é isso que a torna tão enriquecedora. Precisamos estar abertos ao que as pessoas dizem, ouvir com atenção, analisar e refletir. Isso sem dúvidas nos auxilia muito em nosso crescimento e amplia nossos horizontes.
Ignorar a opinião alheia apenas porque vai contra a nossa, além de arrogância, é burrice. Aquele que mantém a mente aberta estará sempre em grande vantagem nos caminhos do sucesso e do crescimento, seja profissional ou pessoal.
A falta deste discernimento ainda é um dos grandes problemas da sociedade. Basta olharmos em volta e veremos os estragos causados pelos donos da verdade em diversos setores, como em algumas religiões, na política, no ambiente de trabalho e até mesmo em nossas relações mais próximas e no meio virtual.

Não precisamos desistir das nossas verdades e nem deixar de defendê-las quando necessário. Basta apenas que estejamos atentos para que isso seja feito de forma educada, ponderada e manter sempre a mente aberta para a argumentação alheia. Assim, podemos enriquecer nossos conhecimentos ou, quem sabe até, mudar de idéia e conhecer algo melhor e mais interessante.

A questão que desejo conversar com vocês hoje é sobre este tipo de comportamento que atrapalha muito as relações. Não estou questionando o que é e qual é a verdade, ou quem está com a razão.
Trocando idéias e experiências teremos a oportunidade de aprender coisas novas diariamente. É necessário que sejamos firmes em nossas convicções, mas também inteligentes, humildes e maduros para aceitar ou ao menos compreender a verdade dos outros.
Lembrando que esta é minha opinião pessoal sobre o assunto. Sinta-se à vontade para mencionar seu ponto de vista nos comentários. :)

"Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil da nossa arrogância e vaidade." - Rubem Alves

Grande beijo!
autora Autora

Mineira morando em Sp, geminiana, casada. Apaixonada por atividades físicas, já pratiquei natação, Taekwondo, Muay Thai, Kick Boxing, atualmente treino musculação e sou aprendiz de corredora :) Blogueira por amor. Este espaço foi criado com a intenção de interação e diversão, seja muito bem vindo(a)!

Recomendados

Novidades 330137253153903062

164 comentáriosBlogger

  1. Sammy, eu posso dizer que aprendi [e continuo a aprender], a duras penas, a debater, expor meus pontos de vista e, ao menos na maioria das vezes, permanecer com eles sem, contudo, hostilizar o outro.

    Certa vez, assistindo a um pronunciamento do senador e diplomata Arthur Virgílio, via TV Senado, comecei a refletir sobre o fato de existirem importantes diferenças entre "adversários" e "inimigos". Na ocasião, ele, um opositor do então governo Lula, referiu-se aos políticos da situação como "queridos adversários"...

    Na vida, sempre teremos adversários, isto é, pessoas que divergem das nossas opiniões, cosmovisão, gostos etc, mas devemos evitar ao máximo criarmos inimigos, pessoas por quem alimentemos ódios recíprocos e, muitas vezes, irracionais.

    Debater é uma arte, e uma arte que requer equilíbrio, educação e conhecimento sobre o tema que se está tratando. A regra de ouro é dizer tudo o que se desejar dizer, da maneira menos desnecessariamente agressiva possível, ouvir todas as argumentações do outro debatedor e, independentemente do resultado, ser capaz de, ao final, sair dali e beber uma cerveja com ele!

    Um beijo e parabéns pelo artigo.

    First!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isaias, tudo bem? Que bom que veio participar! :D

      Sei bem do que está falando pois eu também tenho uma certa tendência em ser um pouco radical quando defendo meus pontos de vista... Mas também estou aprendendo a fazer isso de forma mais equilibrada e tranquila :)
      Concordo contigo, devido à diversidade humana, sempre teremos quem discorda de nós, mas se lidarmos com isso de forma madura e inteligente, saberemos ser firmes ao expor nossas verdades e também receptivos e bons argumentos.
      Suas colocações finais estão perfeitas, debater é mesmo uma arte e seguir pelo caminho do respeito vai nos manter focados e até mesmo aprender com tudo que foi discutido, sem que isso gere inimizades e sim uma interação rica e de qualidade :)

      Muito obrigado pela participação e presença, seu comentário enriqueceu muito a postagem :D
      Grande abraço e bom Domingo!!

      Excluir
    2. Isaias, pessoas como você me dão um grande alívio e esperança num mundo melhor. Obrigada por suas palavras preciosas.

      Excluir
  2. Olá Sam.
    Conheço pessoas assim e não é fácil lidar com elas. Eu já tive essa tendência mas felizmente aprendi que não a melhor forme de ser e hoje sou uma pessoa que dá opiniões e está sempre aberta as opiniões dos outros. Saber ouvir e aceitar são qualidades fundamentais.
    Beijinhos grandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Lena, tudo bem? :)

      Realmente amiga, é complicado lidar com pessoas deste naipe, e assim como você confesso que já agi desta forma... Isso é uma coisa que estou sempre trabalhando em mim mesma, para conseguir, como você disse, defender meu ponto de vista e também manter a mente aberta para a argumentação das outras pessoas. Com certeza aprendemos muito agindo assim :)
      Gostei da sua frase que resume muito bem o tema : Saber ouvir e aceitar são qualidades fundamentais.

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande beijo e bom Domingo :)

      Excluir
  3. Olá Sammy, minha amiga que sempre trás a tona temas que dariam com certeza coleções de livros e muitos estudos em diversas áreas.
    Por um lado porque não admirar esses "donos da verdade"? sim, porque alguns deles na sua "loucura" de defender muitas vezes até a morte a "sua verdade", nos proporcionaram um mundo muito melhor, homens que se apegaram a grandes sonhos, a libertar os escravos, a transformar a lei do olho por olho na lei do dar a outra face, homens que recuperaram a ciência como aliada em épocas que pesquisar era considerado feitiçaria e com sentença de morte pelo fogo, são tantos e tantos "donos da verdade" que nos trouxeram um mundo melhor não é mesmo?
    De outro lado, esse mesmo comportamento é o que a todo e qualquer custo ainda hoje é usado para "deter um poder insano", manter um padrão que a muito está superado e em si já deveria estar extinto, seria como reconhecer que dedicou a vida, ensinou, trabalhou em cima de uma teoria já claramente falida e superada, porém essa teoria persiste justamente porque seus "papas e phds" não abrem mão delas e teimam em não reconhecer a verdade.
    Quantas e quantas fórmulas ainda estão em uso apesar de reconhecidamente superadas e ineficazes? nas escolas, na medicina, nas igrejas, na agricultura, pecuária, nas indústrias de medicamentos...
    Ai mesmo temos os grandes exemplos da eterna moeda de dois lados.. por um lado o poder atual se recusando a admitir estar superados, e de outro as pessoas sem poder, sofrendo todo tipo de difamação, escárnio e até perseguições ferozes a fim de defender sua verdade.
    ***********
    “Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Sidarta Gautama, o Buda)**************
    Beijo muito obrigado sempre por trazer a tona temas tão interessantes e gratificantes, uma ótima semana a toda sua família e Sucesso Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, como vai?

      Achei interessantíssimo seu ponto de vista, pois não tinha pensado desta forma! Mas depois de ler seu comentário, realmente pude refletir que temos os dois lados da moeda, como tudo nesta vida e esta "teimosia" de muitos também trouxeram coisas boas :) Acho super válido sermos firmes, mas o ideal é que estejamos sempre abertos aos argumentos que nos apresentam para enriquecer ainda mais nosso ponto de vista. Quando não fechamos a mente para a opinião dos outros, só temos a ganhar. Às vezes achamos que ceder ao que o outro diz é humilhação, mas na verdade só temos a ganhar com isso, podemos aprender muito e reforçar nosso ponto de vista com mais argumentos sólidos :)
      Os exemplos que nos trouxe mostram bem como esta rigidez de comportamento ainda atrapalha muito a evolução da sociedade e até mesmo afeta de forma muito negativa a vida de milhares de pessoas, quando os donos da verdade estão no poder...
      Achei maravilhosa a citação que compartilhou conosco, é algo que procuro sempre aplicar na minha vida, tentar ver as coisas pela ótica da razão e analisar se é algo realmente benéfico. Sem dúvidas, se conseguíssemos aplicar isso diariamente, a sociedade seria bem diferente :)

      Eu é que agradeço seu comentário que enriqueceu demais a postagem, pois complementou muito bem nos mostrando uma visão diferenciada sobre o tema :)
      E obrigado também pela presença, carinho e participação!

      Grande abraçooooo e bom Domingão :D

      Excluir
  4. Faz todo sentido. É muito chato conviver com gente assim, durante anos, principalmente quando um dono da verdade quer assumir o lugar dos seus pais ou de seu (sua) conjuguê, e se acha no direito de brigar com você como tal, ao passo em que ele respeita outras pessoas e não se vê ele agindo da mesma maneira com elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ynot como vai? :)

      É bem difícil mesmo lidar com este tipo de pessoa, ainda mais quando vemos um comportamento conflituoso e injusto, como mencionou, ou seja o dono da verdade "escolhe" com quem vai agir assim. O dono da verdade perde grandes oportunidades de interações mais saudáveis e interessantes por pura vaidade de querer impor o que acredita, e mantém a mente fechada para os argumentos do outros... E com isso, prejudica muito a convivência...

      Obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e bom Domingo :D

      Excluir
  5. Muito boa temática, Sam!
    Geralmente encontramos essas pessoas nos locais de trabalho. Tem sempre alguém querendo fazer mais, mostrar mais, aparecer mais e isso desequilibra o grupo. O dono da verdade é sempre arrogante e narcisista, lhe falta humildade e empatia para aprender a cooperar e colaborar.
    É difícil conviver com gente assim, pq geralmente são explosivos. Se estão em cargos de chefia o problema se agrava.

    Um bjo pra vc e um lindo domingo, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Paty querida, tudo bem? :D

      Que bom que gostou do tema! Pois é amiga, o local de trabalho é um dos lugares onde mais vemos este tipo de coisa, como você disse. A ambição às vezes deixa as pessoas muito egocêntricas e consequentemente, com a mente fechada para os argumentos dos outros.
      Você descreveu muito bem, falta humildade e empatia para que saibam aceitar bem a opinião alheia, parece até que se fizerem isso, estarão se rebaixando, o que é uma ilusão, pois quanto mais abertos estamos, mais podemos aprender e fortalecer nossa argumentação.
      E geralmente são mesmo agressivos e explosivos, o que torna a convivência muito tensa e nada produtiva. Em cargos de chefia então, os estragos podem ser grandes pois tendem a abusar do poder que possuem, prejudicando os outros.

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande beijoooo e bom domingão :D

      Excluir
  6. Oi, Sam! Concordo com o que disse, impôr o que pensa é uma atitude que reflete insegurança e imaturidade. Ao longo dos anos procurei evoluir e aprendi que nem sempre estou certa, que só analisando o que outras pessoas pensam posso reafirmar minhas verdades, e que posso mudar de opinião sem que isso seja traduzido em derrota. Percebo também que nas fases em que me sinto mais insegura são aquelas em que acabo tentando impôr minha opinião.
    Através do auto-conhecimento e a vontade de evoluir sempre podemos entender que as coisas mudam o tempo todo e nem sempre a verdade de ontem, prevalecerá hoje. Sem falar que é muito chato conviver com gente ranzinza! Um abraço, ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Bia, como vai? :D

      Ótima sua colocação, é exatamente isso que procurei passar. Não é porque mudamos de idéia, que isso significa humilhação ou que somos volúveis. Mostra apenas que estamos abertos ao conhecimento e somos inteligentes para analisar o que é melhor. E com isso aprendemos muito!
      Também tenho minhas tendências a ser radical às vezes, mas refletindo sobre isso ao ler seu comentário, percebi que é realmente nas fases de insegurança que sou mais "teimosa", quando estou segura, ajo de forma mais tranquila e receptiva :) Muito boa a sua observação! Adorei! :D
      Concordo contigo, muitas coisas mudam, novidades chegam, não ganhamos nada ficando parados, sem ampliar nosso horizontes e aceitar coisas que podem sim ser melhores do que as que apoiamos no momento. Isso é fundamental para nossa evolução e crescimento em qualquer setor de nossas vidas :)
      E é mesmo chato conviver com alguém assim, que não se permite aprender...

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijoooo e boa semana pra você também :D

      Excluir
  7. Olá, Samanta.

    Mais uma sapiente postagem. Se um filosofo como Sócrates. Disse: “Só sei que nada sei”. Quem sou eu, para me arvorar a dono de alguma verdade? Quem sabe mesmo, busca sempre aprender mais. Quem acha que já sabe tudo, sabe cada vez menos, pois parou no tempo, estacionou na ilusão de sua autossuficiência. Quem sabe, propõe. Quem pensa que sabe, precisa tentar impor.

    Um abração e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, tudo bem? :)

      Que bom que gostou da postagem, creio que todos nós já convivemos com alguém assim, ou até mesmo nos comportamos desta forma...
      E como sempre suas colocações traduzem bem o que eu quis passar no post! Como você sabiamente disse, quem não se abre para novas informações fica parado no tempo e não avança no caminho da evolução e é arrogância da nossa parte acreditar que estamos certos o tempo todo. Agindo assim não colaboramos em nada para interações produtivas e nem mesmo para nosso crescimento.
      Perfeita sua frase : Quem sabe, propõe. Quem pensa que sabe, precisa impor. Resumiu muito bem minha intenção neste texto :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação, sempre enriquecendo a postagem com suas colocações pertinentes :)
      Grande abraço e bom Domingo! :D

      Excluir
  8. Ei Sam...

    Amiga..maravilhoso tema...

    Estou em fase de fuga ultimamente , principalmente dos "donos da verdade" que não medem esforços para impor, agredir e se achar os donos da cocada preta. Detesto este tipo de conduta e me separo de tais pessoas , não por covardia e sim por não tolerar certos comportamentos. Me conheço o suficiente e sei que as vezes saio da simplicidade e corro pra grosseria mesmo , pois não me contenho . Os tempos tem sido difíceis e para se ter uma boa convivência infelizmente temos que nos privar de certas regalias. Não suporto gente com idéias super dotadas, que gostam de fazer lavagem cerebral em outros. Tenho minha opinião e luto por ela sem anular ou agredir quem quer que seja , o que em nada me acrescenta. Aprendi usar o silêncio em respeito a muitos , e jamais quis colocar o que penso no pódio, mas claro nunca deixei de falar , sou livre, e gosto de voar em minhas decisões e palavras , porém sem tocar na asa de quem voa comigo. A "VERDADE " não tem dono, e muitos insistem em possuí la perdendo se de si mesmo. Há quem brigue por coisas banais , e acabam se envergonhando das suas não verdades. Gosto muito de quem é livre em todos os sentidos, pois reconhecem o que significa uma boa educação e respeito. Que sejamos adultos , pois como diz Cazuza muitos ao invés de amadurecer estão apodrecendo...

    Beijinhos minha linda amiga sorriso ... e como sempre sabes brincar com as palavras e transforma las em um canal de boa e deliciosa reflexão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Cecília, tudo bem amiga? :)

      Também ando fugindo mais de dono da verdade do que o diabo da cruz, como diz o sábio ditado hehehe Ai amiga, a gente já tem tanta coisa para se preocupar, e ainda ter que ficar se desgastando com pessoas assim é complicado mesmo né :) E você está certa, tentar evitar este tipo de pessoa não é covardia, e sim apenas uma forma de desviarmos de mais stress que é desnecessário... Até porque dificilmente os donos da verdade estão interessados em interações construtivas, trocas e em ouvir o que os outros tem a dizer ou a acrescentar...
      Eu já fui um pouco radical, às vezes ainda sou, mas procuro diariamente não cair nesta armadilha, pois sempre que me abro para os argumentos das outras pessoas, o resultado é ótimo, aprendo muito mesmo!
      Verdade o que disse sobre liberdade, só quem tem a mente aberta para novas experiências e humildade para ouvir seu semelhante é que pode-se considerar livre e com certeza são pessoas que terão muito mais oportunidades de evolução e crescimento em qualquer área de suas vidas :)

      Muuuito obrigada pelo carinho, presença e participação! Adoro papear contigo :)
      Grande beijoooo e boa semana :D

      Excluir
  9. Sammy, qdo nos fechamos a uma verdade, deixamos de ampliar o nosso conhecimento, perdemos a oportunidade de conhecer o outro. Bjos e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eder, tudo bem? :D

      Concordo contigo, quando adotamos esta rigidez de comportamento, deixamos passar ótimas oportunidades de aprendizado e crescimento. E como você bem disse, também perdemos a chance de conhecer mais as pessoas e argumentos interessantes :)

      Obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  10. Olá, Sam!

    Que texto magnífico! Seus textos sobre comportamento são tão bons quanto aqueles sobre blogs. Este é um dos motivos para eu sempre ficar ansioso pelo seu próximo artigo: não importa o tema que você tratará, sei que sempre aprenderei com ele.

    Todos nós já nos deparamos com donos da verdade, seja em nossa vida pessoal ou na blogosfera. Você tem razão: é desgastante tratar com pessoas assim. Eles consideram que sabem tudo, são inflexíveis e nunca aceitam uma opinião contrária. O pior é que conheço pessoas que, mesmo depois de aceitar outra opinião, ainda tenta me convencer que era isso o que ela queria dizer, desde o início.

    E precisamos nos policiar para nós mesmos não agirmos assim. Se consideramos que sabemos tudo, perdemos ótimas chances de aprendizado. Como é bom quando conseguimos manter uma postura de "ignorância saudável", nos desprendendo do que sabemos para ouvir tudo antes de tirarmos uma conclusão! Situações assim nos trazem ótimas oportunidades para mudanças.

    Obrigado por nos brindar com mais este ótimo texto!

    Um abraço e ótima semana para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adelson, tudo bem? :)

      Fico muuuito feliz em saber que apreciou a postagem, sua opinião é sempre bem vinda e muito importante para mim :) É uma grande satisfação saber que gosta dos temas que escolho independente de ser na área de blogs ou comportamento. Gosto dos dois temas, então é muito gostoso escrever sobre aquilo que nos agrada, não é mesmo! :)

      Nós dois que somos muito ativos na blogosfera sabemos que até por aqui é muito frequente nos depararmos com pessoas assim, infelizmente... Este tipo de pessoa pode até conseguir alcançar o sucesso, mas em certo momento, vai parar no tempo e ficar pra trás... Pois quem tem a mente fechada para ouvir o outro e não respeita a opinião alheia, estará perdendo ótimas oportunidades de aprendizado e crescimento.
      E acontece muito o que você mencionou , além de tudo a pessoa é tão arrogante que toma para si a opinião do outro...

      Eu já fui bastante radical neste aspecto, por isso hoje procuro me policiar, afinal quando defendemos nosso ponto de vista , é inevitável a empolgação, mas o limite entre esta conduta e o autoritarismo e arrogância é tênue, precisamos mesmo ser cuidadosos para não cair nesta armadilha :)
      Desde que comecei a mudar, só tive bons resultados, aprendi muito e tive excelentes interações que me acrescentaram bastante.
      Muito acreditam que aceitar o argumento de outro é uma derrota, mas isso é um grande engano.

      Eu é que agradeço sua presença, participação e incentivo! Obrigado :)
      Um enorme abraço e que sua semana seja ótima! :D

      Excluir
  11. Saudações Sammy!

    Esse é um bom tema para refletirmos, certamente em alguns momentos acabamos nos deixando levar por impulsos e até agindo de forma que dar a parecer autoritária.

    Confesso que já fiquei chateado com alguns tipos de comentários que recebo, principalmente quando a pessoa que está fazendo esses comentários não tem total conhecimento do assunto para poder falar sobre.

    E quando se trata de defender produtos que já foram comprovados que são fraudulentos, confesso que não me contenho e mando tomar vergonha na cara rsrs.

    Mas sempre procuro mostrar meus exemplos, não desconcordando do que foi falado, "-" apenas tentando mostrar meu ponto de vista baseado em minhas experiências. Pois muitas pessoas falam coisas simplesmente porque ouviram outras falarem,mas o bom é quando vivemos e temos experiência sobre o assunto, isso aumenta nossa credibilidade.

    Mas certamente não podemos nos achar donos da verdade, pois isso irá nos levar ao fracasso. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moisés, é um prazer recebê-lo :) Tudo bem ?

      Na blogosfera infelizmente também vemos muito este tipo de conduta, tanto dos participantes, como você mencionou, quanto de autores que frequentemente deixam de lado a humildade e o bom senso para defender cegamente pontos de vista que nem sempre estão bem embasados, como no exemplo que você nos trouxe.
      Um péssimo hábito que as pessoas tem é este de afirmar algo sem ao menos se informar primeiro, apenas porque ouviram falar, como você disse. para defender um ponto de vista é necessário ter bons argumentos, experiência etc e por mais que tenhamos toda a certeza do mundo, não cai pedaço ouvirmos o que os outros tem a dizer, assim podemos aprender bastante.
      Não precisamos arrumar briga para expor e defender nossas verdades e é importante respeitar as colocações das outras pessoas. desta forma todos saímos ganhando :)
      Concordo com sua colocação final, quem acredita ser dono da verdade e se fecha para novos aprendizados está mesmo seguindo o caminho para o fracasso.

      Muito obrigado pela presença e participação, seja sempre muito bem vindo :)
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  12. Oi Samanta. Como vai? Tudo bem?
    Outro artigo de leitura obrigatória. Faço minhas as palavras do Adelson (gerenciando blog). Não importa qual o assunto de seu artigo. Estou sempre impaciente para lê-lo porque vou sempre aprendendo.
    Do princípio ao fim eu estava vendo a meu lado uma pessoa que age assim todo o tempo: seja com os filhos,esposa, familiares mais afastados, desconhecidos, enfim! Todo o mundo! Sim! Diz muito bem: "pensam que são os donos da verdade." E por mais argumentos válidos, por mais que tentemos mostrar que a pessoa está errada (quando a verdade é mais que óbvia), o "dono da verdade" não admite outros pontos de vista. A Samanta tem razão quando diz que essa convicção vira mesmo fanatismo. Mas sabe a conclusão a que cheguei ao fim de muitos anos? A pessoa em si nunca mudará a sua maneira de pensar e de agir. Na sua mente é ela que está certa. Portanto se ela "cultiva" essa crença, não há nada a fazer. Ela diz e age de acordo com aquilo que pensa e todos os outros é que estão errados. Por vezes penso que, se fosse possível, era abrir a mente dessas pessoas, tirar-lhes lá de dentro o que está errado e "enfiar-lhes" outros pontos de vista e outras verdades. Mas não é possível! E quando temos que conviver constantemente com uma pessoa dessa natureza, se não queremos enveredar pela via conflituosa é ignorar. Contudo, se ignoramos e não "damos troco" a pessoa pode tornar-se violenta porque não concordamos com ela. Conviver com pessoas assim deve ser o "Inferno." Sim! Como dizia, e muito bem, Paul Sartre, o célebre escritor francês, existencialista, na sua obra Huis Clos : "L'enfer c'est les autres." (O Inferno são os outros).
    Parabéns pelo artigo muito bem observado e que encerra apenas verdades. É pena que os "detentores da verdade" não o leiam e não ajam de acordo com os seus conselhos.
    Beijo Grande e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga, tudo bem? :) Por aqui tudo jóia, graças a Deus :)
      Obrigado por perguntar :)

      Fico muito feliz em saber que apreciam os temas que escolho, para mim conversar com vocês é uma das maiores alegrias do meu cotidiano, e aprendo muito quando trocamos experiências nestas interações :)
      Pois é amiga, não é nada fácil conviver com pessoas assim, e em alguns casos, não temos como evitar, pois alguns estão em nosso trabalho ou relações próximas e de parentesco. Creio que sua sugestão é um dos melhores caminhos a seguir, ou seja, não confrontar muito este tipo de pessoa a fim de não incentivar um comportamento agressivo e também para evitar um desgaste e stress em nossas vidas. Como você bem disse, muitas destas pessoas já perderam o sendo de realidade e passam a vida acreditando que já sabem tudo... Por isso nunca se abrem para os argumentos dos outros, mesmo que estes sejam sólidos e verdadeiros... Além de perderem ótimas oportunidades de aprendizado, ainda infernizam os que os cercam com esta mania de impor tudo a todos...
      Acho que estas pessoas sentem-se humilhadas quando percebem que a outra pessoa tem razão, acreditam que estar errado é uma derrota... isso é um grande engano, vitorioso e inteligente é aquele que aprende com seus erros e sabe aceitar o que é melhor :)

      Que bom que gostou da postagem, gosto muito de conversar contigo e fico feliz quando vem me visitar :)
      Grande beijooooooooooo e que sua semana seja ótima !

      Excluir
  13. Pois é, Sam, aquele que se fecha para opiniões alheias só perde, pois a troca de experiências e informação é essencial para o desenvolvimento pessoal e até profissional. Adorei o texto, é bom para refletir. beijos e lindo começo de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Barbie, como vai? :)

      Perfeito amiga, é isso mesmo que eu quis dizer! Quando a pessoa não aceita os argumentos alheios, perde oportunidades de crescimento e aprendizado, coisas importantíssima para nossa evolução. e sem dúvidas esta conduta afeta negativamente todos os setores de nossas vidas.
      Que bom que gostou do tema, acho a reflexão válida para todos nós, pois é fácil cair nesta armadilha quando defendemos nosso ponto de vista :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande beijoooo e boa semana!

      Excluir
  14. Procuro manter minha mente sempre aberta SAM,ate acredito se não for assim ,não da para sobreviver no mundo online, temos que aprender e ensinar uns aos outros e assim as oportunidade de amizades,negocios e etc ,aconteceram com certeza...abraços...fuiiiiiiii.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, tudo bem? :)

      Também procuro agir como você, manter a mente aberta, pois assim temos a oportunidade de aprender e evoluir sempre. Já fui muito radical no passado, mas percebi que estava ficando parada no tempo e agindo com arrogância...

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e que a semana seja ótima para você e sua família :D

      Excluir
  15. Respostas
    1. Obrigado pela presença e participação, sejam sempre muito bem vindos :)
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  16. Respostas
    1. Olá Davidson, como vai?

      Que bom que gostou da postagem, seja sempre muito bem vindo :)

      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  17. Anônimo1/10/12

    Bom dia Sam!

    Na minha opinião esse é o pior tipo de ser humano, aquele que não gosta de ser contrariado, que todas as suas falas são as únicas verdadeiras e que não aceitam uma opinião contrária.
    Quer um exemplo? Fanáticos religiosos.
    As maiores guerras do mundo são por conta deles, pela intolerância, pela 'certeza' que eles estão certos e os outros estão com o 'capeta' no couro.
    É triste!!!!!

    Grande beijo Sam, tenha uma ótima semana :)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanda querida, bom dia, tudo bem? :)

      É isso mesmo amiga, este tipo de pessoa geralmente não aceita uma opinião contrária por melhor que sejam os argumentos e vive na ilusão de que suas convicções estão sempre certas e são inquestionáveis...
      O exemplo que nos trouxe se encaixa bem nesta categoria de indivíduos, pois são muito rígidos e fechados para interações, além de muitas vezes, não respeitarem a opinião dos outros.

      Obrigadíssimo pela presença e participação,
      Um super beijoooo e que sua semana seja ótima! :D

      Excluir
  18. Bom dia Samanta! Iniciar a semana com o seu artigo é como tomar um chá para acalmar e se preparar para semana pesada que vamos encontrar!
    E hoje, como não poderia deixar de ser, seu artigo reflete muito o que está sempre se passando no cotidiano de todos nós, pois o que mais encontramos, em qualquer lugar que seja, são pessoas que querem impor seus pensamentos e atos sem pensar no outro, sem ouvir o outro lado!

    Tipos assim me aborrecem muito, me deixam irritada e com uma baita dor de cabeça... Se eu pudesse evitar daria um jeito, mas não tem como. Como eu disse, estão em toda a parte e só fazem aumentar...( isso me dá até medo)
    Você disse que o melhor para combater esse tipo de atitude é a interação e a atenção nas atitudes. Concordo plenamente: relacionar-se de maneira sadia e enriquecedora é o primeiro passo para poder até, de uma certa maneira," consertar" essas pessoas... Ah, e sem contar que também temos uma certa tendência de, às vezes, querer se impor também: mas, desde que seja com bons argumentos, podemos reverter a situação, pois o diálogo sadio e ponderado, é o melhor caminho para tudo!!

    Eu simplesmente adorei seu artigo!!
    Uma semana maravilhosa para você querida!!!
    Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá queridona, tudo bem amiga? :)

      Pois é flor, é muito comum nos depararmos com este tipo de pessoa em nosso cotidiano, infelizmente, e em alguns casos, não temos como evitar conviver com eles. O ruim de lidar com eles é que por mais que apresentemos bons argumentos, a interação nunca flui de maneira saudável pois não abrem a mente para novidades ou para a opinião alheia, porque acreditam firmemente que estão sempre certos...
      É mesmo desgastante lidar com pessoas assim que não aceitam uma opinião, mas quem sai perdendo são elas mesmas, pois é nesta troca que aprendemos muito e podemos escolher o que é melhor.
      Creio que alguns acham que aceitar que estão errados é humilhação, ou que aceitar a opinião do outro é algum tipo de derrota, mas isso é um grande engano que acaba prejudicando a própria pessoa que se fecha para isso e fica parada no tempo sem evoluir...

      Amiga, fico muito feliz em saber que gostou, obrigada pela presença e participação!
      Um super mega beijooooooooooooo e boa semana :D

      Excluir
  19. Olá Sam o artigo,bem exposto,não serve para o cidadão comum. - Aqui estou a praticar a minha única verdade.- Ser-se "dono da verdade" requer argumentos, e contra argumentos, válidos para cada momento e opositor. Em dada altura do texto afirmas que "uma pessoa assim pensa que já adquiriu conhecimentos suficientes para a sua vida". Aqui Sam depende da pessoa,ou seja ninguém pode viver como dono da verdade. Mas qual verdade? Acontece que uma pessoa que atingiu uma posição superior à outra deveria ela própria renunciar à sua verdade,porque verdades não existem,somos nós quem as criamos e por sermos nós,então também criamos as inverdades. Por isso morremos sem saber a verdadeira verdade.

    Sam o cidadão comum procura ser verdadeiro com os demais, com uma vasta experiência empírica,procura oferece-la ao seu semelhante,mas aqui depende da oferta,porque se é uma oferta que vá contrariar o outro,mesmo que o primeiro esteja certo ,(experiência empírica), o outro vai distorcer tudo e não a vai aceitar,aí vai chamar-lhe de "dono da verdade". Os únicos donos de verdades, para mim,são quem nos governa porque acreditam e fazem acreditar nas suas próprias verdades e inverdades,esquecendo-se do seu próprio empirismo.

    Este assunto faz-me lembrar aquela pessoa, com uma já considerável experiência,que prevê um mal vindo do outro. Espero que acredites no teu sexto sentido!Uma vez sentido, desabafa com uma outra pessoa sobre o que pressentimento. O ouvinte diz para ela, "olha tu tens a mania da perseguição!" Só diz isto quem anda distraído ou não quer saber do resto do mundo.Mais tarde o pressentimento aconteceu,como na maioria das vezes.

    Sam naturalmente estas coisas só escritas,muitas das vezes não dizem o que queremos realmente dizer,mas dá sempre para tirar uma pequena,que seja,opinião.Mas Sam afinal qual é mesmo a verdadeira verdade?
    Adorei escrever isto.
    Obrigada
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio, como vai? Que bom que veio participar!

      Concordo contigo que criamos nossas próprias verdades. Creio que as criamos baseados em nossa criação, experiências etc e acho muito saudável defendermos nosso ponto de vista com uma boa argumentação. O que considero um problema é quando a pessoa não aceita a argumentação ou opinião alheia, não se abre nem ao menos para ouvir e analisar, pois se fecha para estas trocas que são tão enriquecedoras. Alguns agem até com agressividade caso nossa opinião seja contrária e sequer analisam o que é melhor.
      Não admitem que o outro pode estar certo ou ter algo melhor para oferecer e assim perdem oportunidades de crescimento e evolução.
      Sejam quais forem nossas verdades, verdadeiras ou equivocadas, o que é imprescindível é estarmos abertos para interagir, opinar com educação, respeitar o argumento do outro e ser inteligente e maduro para analisar tudo da forma mais racional possível sem melindres ou grosserias.
      Todos temos a ganhar com interações de qualidade, não precisamos impor nada, uma argumentação poderosa e equilibrada sem dúvidas traz mais resultados.
      Enfim, não estou questionando o que é verdadeiro ou não apenas criticando o comportamento irracional e agressivo de algumas pessoas que agem desta forma, como se o que acreditam fosse incontestável.
      Aproveitei sua afirmação de que o texto não serve para o cidadão comum e inseri mais um trecho na postagem para que minha intenção de conversar com vocês sobre este tipo de comportamento ficasse mais evidente e objetiva :)
      "A questão que desejo conversar com vocês hoje é sobre este tipo de comportamento que atrapalha muito as relações. Não estou questionando o que é e qual é a verdade, ou quem está com a razão."

      Obrigadíssimo pela presença e por complementar a postagem com seu ponto de vista, seja sempre muito bem vindo :)
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  20. Samanta amiga,
    É complicado lidar com pessoas insensíveis e extremamente irritadas, são infelizes e incapazes de melhorar o seu estado de espírito, saber dicernir o certo e o errado. Não são sociáveis e vivem fechado para o seu mundo sem amor próprio, sem esposas, namoradas ou filhos, amigos que se distanciam e evitam fazer programas com a presença dele.
    Nunca estão satisfeitos e o pior invejam todos e mesmo assim se acham superiores, embora culturalmente e financeiramente sejam inferiores.
    Está cheio de pessoas assim viu, custa ter humildade não é?
    òtimo post
    abs. e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, como vai? :)

      Realmente é bem difícil lidar com pessoas intransigentes que não aceitam um argumento e reagem mal quando contrariados... Como você bem disse, vivem fechados para o mundo por se acharem superiores, e como pensam desta forma, acabam não avançando no caminho da evolução, pois dispensam o aprendizado das interações.
      Um ponto importantíssimo que citou é o da humildade, às vezes um colega tem um argumento melhor ou percebemos que erramos, para alguns isso é uma derrota ou humilhação, justamente porque não cultivam a humildade :)

      Amigo, muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  21. Anônimo1/10/12

    Oi Sam! Que bom que encontrei você e seu blog! Você está de parabéns pela qualidade dos artigos e por tratar as pessoas como pessoas e não como objetos!
    É muito ruim quando valorizamos um blog e seu autor e parece que falamos sozinhos....
    Um grande abraço
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, como vai?

      Agradeço muito seu gentil comentário, fico feliz que tenha gostado do clima e da interação por aqui. Concordo contigo que é muito frustrante quando o autor não valoriza seus leitores e visitantes. Creio que quando optamos por ter um blog, é imprescindível dar atenção a todos, pois é um espaço público e devemos receber bem as pessoas, como se fosse em nossa casa ou trabalho :)

      Obrigado pela presença e participação,
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  22. Olá Samanta Sammy,
    Parabéns pelo artigo,nunca devemos ser tão soberbos,a ponto de acharmos que sabemos de tudo pessoas com essa atitude são repuginantes, se acham acima de tudo e de todos quando vejo uma pessoa cometendo este tipo de ato me afasto a mais rápido possível porque infelizmente esta encherga somente o seu umbigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alfeu, como vai? :)

      Fico feliz que tenha apreciado o artigo! Concordo contigo, os donos da verdade costumam ter uma conduta arrogante, consideram-se superiores e não percebem o que se passa além de seu próprio umbigo.
      Na maioria dos casos, se possível o melhor mesmo é nos afastarmos, pois dificilmente este tipo de pessoa está aberta a trocas e não costumam respeitar a opinião alheia, ainda mais se for contrária a deles...

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana para você e sua família :)

      Excluir
  23. Anônimo1/10/12

    Muito bom o texto. Leva-nos a refletir sobre o próprio ego!
    Abraços. Wilson do blog yet-clerk 9matter tópicos) e "the snakers"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Fico feliz em saber que gostou da postagem, e que foi útil para trazer uma boa reflexão para todos nós :) É sempre bom estarmos atentos pois ninguém está livre tanto de lidar com alguém assim, quanto de nos transformarmos em um dono da verdade, às vezes até sem má intenção :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  24. Caríssima Samanta,

    É sempre muito bom ler e comentar seus artigos.
    O tema é muito importante e vale como reflexão para todos nós que estamos inseridos no contexto da internet como um todo.
    Acho que é preciso usarmos de cautela para tudo que escrevemos na web. E as pessoas que se consideram donos da verdade, não têm essa preocupação, até mesmo porque talvez não tenham consciência do quanto isso é prejudicial para quem escreve e para quem lê esse tipo de "imposição".
    Ninguém é dono de nada. Temos o direito ( e muitas vezes o dever) de dizermos sim o que pensamos, mas isso não significa que todos tenham que concordar com nossas idéias e argumentos. É triste perceber em um texto, quando a pessoa procura deixar claro que suas convicções são as verdades da vida e não restam alternativas para que outros acreditem em novos caminhos.
    As pessoas são diferentes e consequentemente, pensam diferente das outras. Isso inclui uma série de coisas que fazem parte do conteúdo de cada um. Cultura, educação, amadurecimento, experiência, são fatores fundamentais para que possamos respeitar e acolher a opinião alheia, mesmo que não concordemos com ela. Porém, os donos da verdade não fazem nenhum esforço em admitir que o outro também tem seus direitos à palavra de forma democrática e humana. Infelizmente, todos os dias encontramos situações deste tipo na internet e talvez seja um dos motivos que provoque tantos afastamentos dos amigos.
    Tenho notado a falta de muita gente que há dois anos atrás estavam por aqui, e hoje estão ausentes. Eu mesmo já me afastei por causa de gente antipática e que só quer empurrar suas opiniões na goela dos outros sem dar oportunidade de que o outro fale também. Felizmente são poucos, a maioria dos amigos com os quais me relaciono na web são pessoas que sabem discernir o certo e o errado e a gente se entende.
    Últimamente tenho lido algumas coisas sobre comportamento humano que tem me ajudado a passar por cima de situações um tanto chatas e cansativas, bem como rever minha forma de dizer as coisas, tentando ser o mais explícito possível e tentando ser humilde o suficiente para que da mesma forma como tenho oportunidade de falar, eu tenha também o de ouvir e discutir de maneira honesta e respeitosa. Acho que podemos conquistar as pessoas e fazer bons amigos, sendo acima de qualquer coisa, inteligentes, humildes e cheios de boa vontade com todos...
    É isso amiga. Adorei o post. Inteligentíssimo como todos os que vêm de você.
    Bjão
    Eloy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eloy, como vai, meu amigo? Tudo bem? Que bom que veio participar, é sempre um prazer conversar contigo! :)

      Concordo com você, com o tempo, fui aprendendo que temos uma enorme responsabilidade também na blogosfera. Já me deparei com muita coisa absurda na internet, pessoas que como você disse, se proclamam os donos da verdade e passam para frente informações falsas, algumas até perigosas, sem se importar com as consequências, como você bem disse.
      Perfeita sua colocação, não somos donos de nada e estamos todos em constante aperfeiçoamento, e por isso é importante estarmos abertos para o que as pessoas tem a dizer.
      Penso que cada um tem suas verdades e convicções que nasceram da experiência de vida, criação, vivências, etc, e por isso nada é absoluto e o que cabe para mim, pode não ser muito bom para outra pessoa. Como você sabiamente mencionou, pessoas com esta conduta arrogante não tem esta percepção e agem como se fossem os únicos seres perfeitos neste mundo, desprezando a argumentação e até crenças alheias sem ao menos se dar ao trabalho de ouvir, respeitar e refletir sobre isso.
      Muitas pessoas realmente não aguentam o tranco neste meio virtual, porque parece que os egos se mostram ainda maiores e mais cruéis em certos casos. Já me decepcionei muito na internet e também sei de amigos que preferiram não conviver com isso para não ficarem estressados ou chateados. Com estas situações aprendi muito, infelizmente em alguns casos, não foi nada agradável este aprendizado. Mas tudo é válido, não é mesmo.
      Eu também gosto muito de ler sobre o comportamento humano, para tentar ser mais tolerante quando necessário e também para me proteger daqueles que não tem escrúpulos neste meio e nem fora dele.
      Gostei muito da sua frase final, de que devemos fazer amigos e sermos inteligentes e humildes para construir relações interessantes, saudáveis e aprender com isso, além de contribuirmos também com a nossa parte para interações sinceras ;)

      Fico muito feliz em saber que gostou, sua opinião é muito importante e adoro trocar idéias contigo, uma pessoa educada, respeitosa e que sempre me acrescenta algo de bom :)
      Muuuuito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  25. Anônimo1/10/12

    Olá querida , tudo bem com você ?? Espero que sim!! A pessoa que se julga ,ilusoriamente, dona da verdade, transforma sua vida num inferno e num mar de solidão, pois sempre encontrará outras verdades mais verdades do que a dela, trazendo pra si o conflito que lhe furtara a paz de espírito em face da sua intolerância descabida!! A solidão é o destino de todos que alimentam essa postura , pois desejam sempre estar com a razão , alimentando sua insegurança infantil e vaidade de ser sempre o centro de tudo e de todos, o que faz com que, não sobre espaço e atenção para mais ninguém!! Um abraço , Luciano!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, como vai? Por aqui tudo bem, obrigado por perguntar :)

      Assino embaixo das suas colocações, tenho esta mesma visão deste tipo de pessoa que passa a vida alimentando uma conduta arrogante e bitolada. Como você disse, sempre encontraremos argumentos melhores ou pessoas que discordam de nós, se não estivermos preparados para aprender com isso, viveremos sempre frustrados e nos decepcionando constantemente.
      Quem age assim, tende mesmo a ficar sozinho, pois os outros seguem caminhando, crescendo e aprendendo e eles ficam parados no tempo, presos às suas verdades imutáveis e incontestáveis... E é claro, este comportamento desagradável também afasta as pessoas.
      Penso como você, esta insegurança e vaidade só irão contribuir de maneira negativa para a vida da pessoa...

      Obrigadíssimo pela presença e participação, seja sempre muito bem vindo :)
      Um enorme abraço e boa semana pra você :D

      Excluir
  26. De folhas de Outono se coroa uma tonta
    Lancei pedras sobre as ondas furiosas
    Teimosamente arde neste peito uma raiva
    E vi muito lixo num covil de raposas

    As coisas que um poeta vê
    As coisas que que invadem uma alma demente
    Num silencio contaminador, estonteante
    Ouvi palavras de amargo presente

    Cheguei finalmente a uma certa praia
    Fiquei encoberto por uma mancha de gaivotas
    Na impressionante fachada da minha alma
    Fecham-se com estrondo todas as portas


    Doce beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Profeta, como vai? Seus convites são sempre lindos e irresistíveis, nos deixam ansiosos para ir até seu espaço conferir as novidades :) Obrigado por deixar aqui um pedacinho de beleza ;) Em breve conversaremos por lá!

      Grande abraço e boa semana :)

      Excluir
  27. Acho que as "verdades" são relativas e até subjetivas.O que é verdade
    para um,pode não ser para outro.Mais o melhor fíltro que se pode ter pa
    ra mensurar ou avaliar uma verdade é o tempo.O tempo desmascara a
    mentira,a joga por terra,e reforça de forma acachapante a verdade.Pe
    na que muitos dos personagens que vivenciam uma ou outra,são dezima
    dos pelo tempo sem ter sentido o gosto de ambos,para o bem ou para
    o mau.Para que se concertesse algumas trilhas,ou se lapidassem cada
    dia mais,a verdade.

    Sammyyyyyyyyyyy,beijoka e um pavê com cobertura de Brócolis.
    kkkkkk

    Janio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janio, como vai?

      Como mencionei no último parágrafo, não tenho a pretensão de questionar o que é a verdade e nem me aprofundar nesta questão, pois as variáveis são infinitas. Podemos ter uma verdade hoje, mas esta convicção é mutável e creio que o melhor caminho é estar sempre aberto para novas opiniões e conhecimentos, assim teremos inúmeras oportunidades de aprendizado e interações produtivas.
      Concordo contigo, com o tempo podemos perceber que uma verdade não é o que pensávamos e quem permanece rígido e resistente à mudanças, acaba ficando para trás e desperdiçando a vida, perdendo oportunidades de consertar seus caminhos ou lapidar suas verdades, como você sabiamente disse.

      Um abraçãoooo e uma beijoca de pipoca pra você!
      Obrigado pela presença e participação! Boa semana :D

      Excluir
    2. Pipoca,hahaha,taí,algo que gosto.Meu filho dz:"pai,vamos ver um filminho",(tem muito,o cara).Pois bem.Antes dele terminar a frase,já
      estou com o umbigo no fogão e as pipoquitas pulando feito cabritos.rsrs.Acertou na mosca,super Sammy.Não sou como alguém,que nem vou dizer o nome,que foge do fogão e vai a pizzaria..kkk
      Arrevuar e solongue.rsrs
      Janio

      Excluir
    3. Ih Janinho, então somos 2 pipoqueiros! Adoro pipoca, ainda mais para acompanhar um bom filme, que delícia!
      E eu nem sei de quem você está falando, pois eu e o fogão nos damos super bem, viuuu!! hehehe Grande abraçooo

      Excluir
  28. Tem muita gente assim acreditando que são superiores e que não precisam de ninguém e que acima de tudo não precisam de Deus. São pessoas que enchem o seu coração de orgulho e prepotência fazendo crescer mais e mais a ignorância e arrogância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natanael, como vai?

      Pois é meu amigo, infelizmente ainda vemos muito desta conduta arrogante por aí, seres humanos que se esqueceram que somos todos imperfeitos e que precisamos ser humildes e procurar melhorar sempre e que não somos superiores a ninguém, muito menos a Deus, e com isso, acabam contribuindo para o crescimento da ignorância e prepotência, como você bem disse. Uma pena que vivam desta forma prejudicando a si mesmos e aos outros...

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  29. Sabe Samanta, eu acredito que o "dono da verdade" tem duas graves falhas: uma é a convicção de que a verdade é só dele e a outra é a surdez, pois não ouve nada que não tenha saído de sua própria boca.
    Ai, que tédio um individuo desses me dá!
    Mas no fundo eu sinto pena, pois as pessoas vão se afastando e ele nem percebe que ficou sozinho.
    Uma beijoca de pipoca para você também. Aliás estou indo em direção à pipoqueira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Telma, tudo bem? :)

      É isso mesmo, minha amiga, tenho esta mesma impressão dos donos da verdade. Acreditam que só o que pensam e acreditam é o correto e não aceitam argumentos por mais sólidos e verdadeiros que sejam e ainda por cima só ouve a própria voz e não aceita e nem respeita a opinião dos outros... Pessoas assim não conseguem sair do lugar, pois crêem que já são perfeitos e sabem de tudo... então não tem interesse em melhorar...
      E como você disse, muitos acabam sozinhos, pois além de ficarem para trás no caminho da evolução, acabam sendo desagradáveis e afastando as pessoas que os cercam...

      Outra beijoca de pipoca para você!! Bon apetit!! :) Está todo mundo pipocando hoje huiahuia
      Obrigadíssimo pela presença e participação ;) Boa semana!!

      Excluir
  30. Texto incrível. Muito bom!
    A unica pessoa que pode ser a dona da verdade é meu chefe, e mesmo assim, só dentro da cabeça dele hhuahauauh.
    Um grande beijo Sammy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bbk, tudo bem? Que bom que gostou da postagem :)

      Tenho que concordar contigo, os chefes tem este direito adquirido kkkk Afinal, manda quem pode e obedece quem tem juízo né hehehe Então deixamos eles nesta ilusão ;p

      Obrigado por pela presença! Um beijãooo e boa semana :D

      Excluir
  31. Respostas
    1. Olá Edney, que bom que gostou :) Obrigado pela presença, grande abraço :)

      Excluir
  32. Pouts..sou um..mas o problema é que quase nunca to errado rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Billi, se você está quase sempre certo, melhor não mexer em time que está ganhando, não é mesmo rsrs :)

      Obrigado pela presença! Grande abraço :)

      Excluir
  33. Oi Samanta.. saudade do seu cantinho..
    O texto está ótimo..
    é muito complicado convivermos com pessoas assim que se acham os donos da verdade.. claro que cada um de nós temos uma opinião a repeito de tudo.. aliás se todo pensássemos igueis o mundo seria um caus.. seríamos como máquinas programadas para aceitar qualquer coisa..
    O diferente é maravilhoso... contagia.. ensina..
    Debater sobre um determinado assunto nos ajuda a crescer como pessoas, mas eu acho que tudo deve ser feito com muito respeito...
    A opinião do outro é muito importante sim..
    Claro que sempre achamos que aquilo que acreditamos é o certo.. que nossas verdades deverão ser levadas em conta.. mas muitas vezes será que as nossas verdades estão corretas?
    Gosto de pensar que cada um contribui um pouco a construir o que somos de verdade..
    Mas se é uma daquelas pessoas rabugentas que se acham o último biscoito do pacote aí minha amiga eu passo bem longe srsr
    Porque me desculpe a sinceridade pessoas assim não nos ajudam a crescer..

    Seu texto está perfeito..
    Já mencionei que adoro o modo como escreve? Sua visão é maravilhosa..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Tudo bem? Também estava com saudades da sua presença aqui! Que bom que veio participar :)

      Concordo contigo, todos temos nossas verdades e convicções e geralmente defendemos com afinco nossos pontos de vista, mas o legal é sempre fazer isso consciente de que respeito e educação são imprescindíveis em qualquer interação. E também devemos manter a mente aberta, pois em alguns casos aprendemos com as argumentações dos outros.
      Esta diversidade é realmente maravilhosa e nos dá oportunidade de aprendizado e crescimento. Mas os donos da verdade não enxergam desta forma, acham que aceitar uma opinião contrária, mesmo que seja coerente, é de alguma forma humilhante. Não respeitam os outros e não refletem sobre o que ouvem, justamente por estarem fechados e rígidos em suas verdades. Acho que é uma conduta arrogante acharmos que estamos sempre certos :)
      Assim como você, se possível, tento evitar estas pessoas rabugentas e que se sentem superiores, até porque dificilmente conseguiremos ter uma conversa produtiva...
      E acho que você está certa na sua afirmação, lidar com uma pessoa assim não enriquece nossa vida e às vezes só nos traz frustração e um desgaste desnecessário...

      Muito obrigado pela presença, participação e pelos elogios, fico muito feliz em saber que gostou!
      Grande beijoooo e que sua semana seja ótima! :D

      Excluir
  34. eu sou o dono da verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então a postagem foi feita especialmente para você ;) Abraços

      Excluir
  35. A melhor estratégia é ignorar e evitar o convívio...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco, realmente é complicado insistir em argumentar com estas pessoas, a maioria não está aberta para interações e não respeita a opinião alheia... Se for possível, o melhor mesmo é fazer cara de paisagem e sair fora rsrs

      Obrigado pela presença! Grande abraço :)

      Excluir
  36. Sammy,

    Primeiramente, gostaria de agradecer por seu comentário enriquecedor lá no meu blog :)

    E segundo, quero lhe parabenizar por este ótimo artigo e blog, que até então não conhecia mas já vejo, só pela quantidade de comentários a qualidade do mesmo.

    Seu artigo e fantástico e aborda um tema presente no dia-a-dia de todas as pessoas.

    AS pessoas confundem trocar ideias com impor ideologias.

    Se mostram abertas a um debate aonde só elas falam.
    Não aceitam outro ponto de vista, viram a cabeça e fingem nem escutar o que outras pessoas têm a dizer.

    Infelizmente, nos meus dois ramos de atuação, direito e empreendedorismo, vejo gente assim todos os dias.

    mas fazer o que né, essas pessoas vão tropeçar na própria arrogância, mais cedo ou mais tarde.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erick, como vai? Seja muito bem vindo!

      Eu adorei seu artigo, estou sempre torcendo para que mais e mais pessoas e principalmente as empresas se conscientizem de que certas condutas são inconvenientes e que é preciso uma visão mais humana nas relações de negócios, e sua postagem nos mostra claramente isso. Parabéns! Foi bem legal participar e também defender os vendedores rsrs

      Fico muito feliz em saber que gostou do artigo, como você disse, infelizmente estas pessoas estão presentes em todos os meios e é muito difícil conviver com elas...
      Suas colocações exemplificam bem como agem, não aceitam outra opinião, não escutam o que os outros tem a dizer, por mais que sejam bons argumentos.
      Concordo contigo que isso é um comportamento arrogante, ninguém está sempre certo e quem age assim perde ótimas oportunidades de evolução e aprendizado :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa Quarta :)

      Excluir
  37. Oi minha querida Daniela Sam.... nossa, eu já fui tão dona da verdade! Na minha adolescência era a minha verdade que tinha que prevalecer. E olha eu era dura na queda e excelente em argumentação... mas na prática as pessoas com o tempo concordavam só pra não ter que discutir comigo. Todo dono da verdade acaba assim, achando que convence por suas postura firme e sua certeza eloquente, mas a verdade é que depois de um tempo, mesmo sendo verdade as suas verdades, ninguém mais se dá ao trabalho de ouvir ou falar, simplesmente se esquivam do "confronto".
    Acredito que todos temos um fase assim, onde achamos que somos os melhores, entendemos de tudo e podemos sair por aí pregando nossa verdade como se fosse única. Mas com a chegada da maturidade vamos percebendo que cada pessoa carrega suas verdades no peito. E algumas destas verdades jamais serão trocadas por outras verdades apresentadas. Vamos percebendo que na realidade precisamos aprender a ouvir as verdades dos outros e saber falar sobre as nossas, e principalmente saber mais ouvir que falar.
    Hoje não fujo dos donos da verdade, tenho eles entre minha familia. Apenas aprendi a ouvir, avaliar e seguir meus próprios instintos.
    Você vai perguntar: - E você não defende aquilo que acredita? Defendo amiga, sendo aquilo que eu acredito e me permitindo novas descobertas dia a dia. Hoje minha forma de mostrar as minhas verdades é tentando entender as verdades alheias no que ser refere as verdades da vida de cada um de nós.
    Agora, para aqueles que se arvoram de donos da opinião alheia... bom, destes eu retribuo só com o silêncio, não tenho a menor paciência, nem para mostrar que não tem poder sobre minhas opiniões!
    Beijo enorme no coração... como sempre um post do nosso dia a dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooooo Valéria, tudo bem? :)

      Somos duas então, amiga, já fui muito dona da verdade e não tinha quem me fizesse pensar de outra forma rsrs E mesmo já velhinha, ainda tenho meus momentos, mas pelo menos reconheço isso e procuro melhorar sempre e abrir a mente :)
      Muitas pessoas já me disseram que não me contaram algo ou então não argumentaram comigo por causa disso, porque eu sempre tinha uma resposta firme e conclusiva na ponta da língua... Até que me dei conta de que isso, além de arrogância estava me atrapalhando muito, eu estava parada no tempo, sem evoluir.
      Concordo contigo, todos nós passamos por esta fase, alguns se dão conta de que é preciso ser mais maleável, outros passam a vida endurecidos e fechados para o que os outros tem a dizer e consequentemente, perdendo ótimas oportunidades de aprender algo novo e interessante.
      Maravilhoso seu exemplo de conduta, creio que é o equilíbrio ideal para lidarmos com isso, ser firme em nossas convicções, mas ter sempre a mente aberta a novas trocas, respeitando e analisando a opinião alheia que pode nos ser útil e até surpreendente.
      Depois que desci do pedestal, aprendi trocentas vezes mais e melhorei bastante como pessoa :)Quem ganha mais com isso somos nós mesmos :)

      Lindona, fiquei feliz que veio participar, gosto muito de conversar contigo!
      Grande beijoooooo

      Excluir
  38. amiga Sam já recuei muitas vezes
    por pessoas assim
    e já cortei pela raiz
    mais sabe o melhor mesmo
    é deixar de lado pessoas assim
    mais se não dá
    leva nas esportiva sempre que puder
    linda noite bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, tudo bem? :)

      Pois é amiga, também já tentei insistir, outras vezes me exaltei, mas como você disse, se possível, o melhor mesmo é deixar pra lá, pois é difícil argumentar com pessoas deste tipo... E se não der, sua dica de levar na esportiva cabe bem na situação :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijooo :D

      Excluir
  39. Oi, Sam!
    Donos da verdade, além de irritantes, são cansativos. É muito difícil essa convivência. Dizem que essa é uma característica de virginianos, mas isso é só uma brincadeira acerca da astrologia, pois nós sabemos que características de personalidade vão além dos signos, kkkkkkkkkk. Mas a verdade é que eu já cortei algumas pessoas das minhas relações íntimas por isso. Chega um ponto que a gente não sente mais prazer nem alegria em encontrar alguém, pois sabe que em algum momento do encontro vai surgir uma divergência de opiniões e a pessoa vai querer impor a dela sem demontrar o menor respeito pela sua. E tentam ardorosamente te convencer que vc só vai chegar à inteligência e sabedoria plenas quando passar a concordar com seus argumentos. Antigamente me dava raiva, eu ficava roxa, mas continuava me relacionando com a pessoa. Hoje eu corto. Porque não preciso de ninguém na minha vida que não saiba respeitar meus pontos de vista. Agora, quando a relação é de trabalho? Quando o dono na verdade é, digamos, teu chefe? Tira o tubo, que eu quero correr em direção à luz, né?

    Conviver com humanos é tão complicado... Ainda bem que existem os animais e as plantas pra salvar o planeta, kkkkkkk!!!

    Bjão, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooo Larissa, como vai? Que bom que veio participar :)

      Ah amiga, realmente é dureza lidar com donos da verdade porque eles não aceitam nem opiniões, nem argumentos por mais sólidos que sejam, então é complicado interagir desta forma. Fora os que dão ataque se discordamos deles...
      Puxa, conheço alguns virginianos, mas não são assim não hehehe acho que isso vai mesmo além de astrologia, vem muito do íntimo da pessoa, porque temos um zodíaco inteiro de donoso da verdade por aí kkk
      Os exemplos que você deu descrevem bem este comportamento, uma hora fica mesmo desagradável lidar com eles, porque criam sempre um clima de tensão e sabemos que logo logo a bomba vai explodir e que vão querer fazer lavagem cerebral em quem estiver por perto...
      Antes eu confrontava e acabava agindo como eles tentando forçar uma conversa ou um consenso, mas assim como você, hoje já tento, se possível, parar de me relacionar com pessoas assim. Quando não tem jeito, o melhor mesmo é fazer como disseram por aqui, levar na esportiva e sair de fininho ;p
      Já tive muitos chefes donos da verdade... aliás foi assim que comecei a roer as unhas kkk já que não podia morder eles de raiva huiahuia é dose viu, mas aí não tem jeito mesmo, só entoando um mantra e fazendo cara de paisagem ;p

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande beijoooooooooo

      Excluir
  40. Não sabia que existia outro dono da verdade,se fui eu o epistemólogo enviado dos Deuses que inspirou a mente perturbada dos filósofos ,que conceituaram ambiguamente de acordo com seus sistemas de valôres:suas formações e crenças
    Se apoderaram da minha autoria,registrando-a na biblioteca de Alexandria e com o tempo ,banalizada
    Ao contrário que muitos acreditam,as palavras tem efeito bumerang sempre retornam e as verdades em momentos não propícios são catastróficas,uma grande falta de sensibilidade e educação!
    Grande Sam,
    Imperdoável são os prepotentes,arrogantes megalômanos,principalmente,aqueles que ocupam cargos de chefia .se sentem no direito de dizerem suas 'verdades' em hora e locais não convenientes de forma imperiosa,constrangendo e humilhando seus supostos subordinados,geralmente acabam sós e esquecidos em condições inferiores as que acreditaram possuir
    Posso ser meio 'chupeta das idéias,uai-mas eu só falo a 'VERDADE'!!!!
    Hehehehehehe!!!!
    abraços fortes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tutankamon, como vai? Que bom que veio participar!

      Pois é meu amigo, não sei quem teve esta audácia de se apoderar da sua autoria e neste caminho tortuoso e caótico, acabaram deturpando a essência mais pura da verdade e a utilizando de maneira leviana ao seu bel prazer... rsrsrs

      Concordo contigo, as palavras tem um poder enorme, e por isso é preciso que tenhamos muita sutileza, bom senso, respeito e educação ao utilizá-las.
      Infelizmente já tive muitos dissabores com pessoas em cargos de poder ou então com aquelas que "acham" que tem algum poder, vomitando suas verdades distorcidas e mergulhando cada vez mais numa conduta arrogante e vaidosa que no fim, tem sempre o mesmo resultado, traz para elas a solidão, mesmo que cercadas de pessoas... E se acreditam que isso faz com que as pessoas as respeitem, taí mais um grande engano.

      Adorei esta de chupeta das idéias kkk ótima!

      Muito obrigado pela presença e participação, seja sempre muito bem vindo, viu :)
      Um abraçãooooo

      Excluir
  41. Olá, Samanta! Bom, acho que todo mundo conhece alguém que quer ser o dono da verdade sempre. Acredito também que todos nós, em algum momento da vida, também já cedemos a esta vaidade de querer dar a última palavra e não aceitar argumentos. O problema é que há pessoas que são assim o tempo todo - e estas são muito difíceis de lidar. São inflexíveis. Como você disse, o maior perigo desta postura é a estagnação, afinal, quem acredita que sabe tudo, e que sabe mais do que todo mundo, não admitirá jamais aprender coisas novas e aceitar as ideias dos demais. E mente fechada é a pior coisa, porque a pessoa para de evoluir. Como sempre um ótimo post para nossa reflexão, muito bom! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hannah, tudo bem? :)

      Concordo contigo em ambos os aspectos, sem dúvidas todos nós conhecemos ou já convivemos com alguém assim e muitas vezes, ao defender nosso ponto de vista, também acabamos agindo desta forma radical.
      Realmente a coisa complica quando este comportamento é frequente, ou seja a pessoa nunca se abre, não aceita argumentos, por mais sólidos e coerentes que sejam e nem respeita a opinião alheia. Quando é assim, a arrogância chega ao ponto do indivíduo acreditar que já sabe tudo e aí, pára de evoluir e procurar um melhoramento pessoal... Porque , afinal, não tem mais nada para aperfeiçoar na concepção dele, não é mesmo.
      Como você disse, mente fechada acaba prejudicando mais a própria pessoa que perde oportunidades de aprendizado e crescimento :)

      Que bom que gostou, obrigada pela presença e participação!
      Grande beijooo :)

      Excluir
  42. Esse tipo de gente está por toda parte e incomoda muito ter de conviver com pessoas assim, que na maioria das vezes gostam de bancar o mandão e como diz o povo o gostosão. chato demais isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, tudo bem? Que bom que veio participar :)

      Pois é meu amigo, infelizmente vemos muito disso por aí, seja no trabalho, no círculo de amizades, no meio virtual... E não é nada fácil ou agradável interagir com pessoas que tem esta conduta fechada e arrogante. Sem dúvidas, lidar com um "gostosão" é chato e difícil, afinal as conversas não são nada construtivas.

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraçoooo :)

      Excluir
  43. Olá, Samanta! Boa noite!
    Vez após outra, lido com pessoas desse nível!

    O conhecimento é adquirido continuamente; ninguém detêm a verdade. Tudo depende da forma em vemos as coisas!
    É pura ignorância quem acha que sabe tudo ou são sempre donos da verdade!
    Beijos linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Maria Adeladia, tudo bem? :)

      Perfeitas suas colocações, penso da mesma forma, ao longo de toda nossa vida vamos adquirindo conhecimento, é um aprendizado constante e a conduta arrogante dos donos da verdade não permite que vejam as coisas desta forma, perdendo assim, ótimas oportunidades de crescimento. Ficam parados no caminho da evolução, além de complicar as relações com esta conduta...

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijoooo e bom fim de semana :)

      Excluir
  44. Olá Samanta.

    Gostei muito do seu artigo, PARABÉNS!
    Acho que muitos buscam sempre ser "mais do que os outros", eu mesmo não admito esse tipo de caráter, acho que muitos até se aproveitam em alguns casos, onde buscam sempre impor o seu pensamento como o ideal, excluindo totalmente o pensamentos dos outros.

    Seu artigo foi excelente, acho seu blog um dos melhores que existem atualmente, não é atoa que ele é um sucesso.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herlan, como vai? Que bom que veio participar! :)

      Fico muito feliz em saber que gostou da postagem, acho que é um tema bem presente na vida de todos nós.
      Pois é meu amigo, como você bem disse, os donos da verdade agem desta forma arrogante, sempre querendo impor suas verdades e pensamentos, não respeitam a opinião alheia e nem sequer cogitam analisar o que os outros dizem e refletir sobre isso. Por isso perdem constantemente oportunidades de debates construtivos e crescimento. Todos sempre temos algo para aprender ou melhorar, por mais que sejamos experts em alguma área :) Humildade, educação e respeito é imprescindível nas relações ;)

      Muito obrigado pela presença, participação e pelo elogio, fiquei super satisfeita com suas palavras :) Valeu mesmo :)
      Um enorme abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  45. Sammy, este assunto é um entrave na minha vida e de minha filha. Uma pessoa, que nao preciso dizer quem, se julga sempre o ser superior. Só serve e basta a opiniao dele: medicos, escolas, etc... Isso é como um detonador de soluções e oportunidades.

    Recentemente, conheci um (novo?!) amigo que tem o pessimo habito de se achar 100% absoluto e... não está com esta bola toda.

    Beijos e otimo final de semana a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá linda Fadinha, tudo bem?

      Pois é amiga, como é triste e difícil ter que conviver com pessoas assim que não aceitam opiniões nem argumentos por melhores que sejam e tentam o tempo todo impor o que desejam. Não se dão conta de que esta arrogância e egoísmo afetam negativamente a vida de pessoas boas como você e sua filha e causam muitos problemas... Como você sabiamente disse, este comportamento é um detonador de oportunidades e soluções também!
      Sempre nos deparamos com estes tipos por aí, não é mesmo? E estão cegos para o que estão fazendo, como este seu conhecido que acaba pagando mico agindo desta forma, porque dizem que até a arrogância tem que ser merecida... ;)

      Amiga, muito obrigado pela presença, espero que uma luz surja na cabeça desta "pessoa" para que não cause mais mal a vocês :(

      Um mega beijo estalado na bochecha! Bom fim de semana :)

      Excluir
  46. Anônimo5/10/12

    Obrigada por suas palavras Sam, como disse lá no DB isso é muito importante pra nós, quando entro no painel do blogger corro ver se tem comentários, quando abro e não tem unzinho sequer meu coração fica apertadinho e penso: Será que não gostaram do que escrevi? Muitas vezes as pessoas leem e saem sem comentar ou curtir nada, não é errado eu sei mas quando a gente abre o blog e vê comentários o coração se alegra e brota um sorriso em nossos lábios. Acho que dou valor a essas coisas que pra muita gente pode não significar nada.
    Tenho mania de ler posts antigos que escrevi e os comentários, muitos eu vejo que são fiéis e estão até hoje por aqui, outros sumiram...
    Que essa amizade nossa aqui nos blogs possa se estender por muito tempo.
    Obrigada por seu carinho sempre!
    Beijo e lindo final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanda querida! :D

      Também me sinto como você amiga! Quando posto um artigo, fico ansiosa para saber se os amigos e leitores gostaram, às vezes quando demora a chegar o primeiro coments fico toda amoada pensando que não fiz algo legal e quando alguém comenta, eu fico muuuuito feliz, a cada comentário que chega, eu vibro de alegria!!! Sem exceções, é muito gostoso saber o que as pessoas pensam, aprender com estas conversas, fazer amizades... Nossa, isso é algo muito precioso mesmo, concordo contigo :) Por isso acho que nos apaixonamos cada vez mais por esta atividade :)
      Também espero que possamos continuar esta amizade tão legal que surgiu por aqui, gosto muito do Planeta e de você, te desejo tudo de bom sempre :)

      Grande beijoooo e bom fim de semana :D

      Excluir
  47. Oi Sam,
    Gente que acha que sabe demais,sabe de menos!
    Pessoas donas da verdade são extremamente chatas e entediantes e até pra quem é paciente é bem difícil de lidar,lido com pessoas assim e é complicado amiga.A pessoa não aceita crítica,sugestões,não quer ouvir a verdade se esta não lhe interessa e não olha pra outro lado que não seja pra si própria e ainda por cima adora criticar e comparar os outros a ela mesma,não aceita que simplesmente o outro pode ter uma visão diferente e que nem por isso tem que haver confusão.
    Como será que é viver assim hein,com uma visão tão limitada?!Fico imaginando uma cabeça que não se move,já pensou como seria ruim se só pudéssemos olhar em uma direção,já imaginou o dia-a-dia que caos?!
    Limitar-se é deixar de aprender,é não acrescentar coisas novas e boas a vida,porque o natural é que as pessoas mudem com o tempo e não que permaneçam congeladas em seus mundinhos egoístas.
    Ai que fofa a tua foto aqui nos comentários,adoreiii!
    Um final de semana bem lindo pra você,abração!!!=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helloooo Suu, tudo bem? :)

      Pois é amiga, penso da mesma forma, quem acha que sabe demais, na verdade sabe é de menos, como você disse, porque não sai do mesmo lugar, não abre a mente para novos aprendizados...
      Entendo seu desabafo, trabalho a muitos anos com público, então sempre lidei com muitas pessoas assim, inclusive não só no atendimento, mas também com chefes que agiam desta forma e é mesmo complicado e desgastante lidar com pessoas assim.
      Gostei muito quando disse que estas pessoas estão sempre comparando os outros com ela mesma, acho que é bem por aí mesmo, e o pior é que não aceitam e nem respeitam a opinião ou até mesmo sugestões alheias...
      Também fico refletindo como conseguem viver sem avançar um passo, sem conseguir ver quanta coisa aprendemos diariamente quando temos a mente aberta.
      Como você disse, é da nossa natureza evoluir, crescer, aprender, mas os que ficam bitolados acreditando que já sabem tudo, acabam parando no tempo, ficando pra trás.

      Ai amiga, não sei se no seu blog está assim, mas aqui a msg dos coments aparece sempre embaixo da caixa de comentar... desde a mudança do sistema, está assim, então achei um tutorial que ensina a colocar a imagem, assim fica a imagem e a msg lá embaixo kkk pelo menos não passa desapercebido :) Um gambiarra até o Blogger arrumar isso :) Que bom que gostou :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijooo e bom fim de semana :D

      Excluir
  48. Olá amiga, tudo bem contigo?

    É horrível conviver com pessoas que acham que sabem tudo, que já viu isso, aquilo, que já viveu todas as situaçoes, etc. Eu tenho uma sobrinha que que se acha sabichona, tudo ela sabe, já viu, já viveu, enfim acha que tem experiência para dar e vender!

    Como você bem disse, essas pessoas deixam de aprender e reaprender, pois se fecham no seu mundinho próprio. Não é fácil se relacionar com pessoas ignorantes, desprovidas de conhecimentos, teimosas e sem educação, pois acredito que respeitar as opiniõs alheias é um dos princípios básicos de uma boa educação.

    É fundamental sermos mais ouvintes que falantes, pois caso contrário, teríamos duas bocas!

    A gente se depara muito com esse tipo de pessoa quando trabalhamos em equipe porque sempre tem um que sabe tudo, que acha sua ideia melhor, que não aceita e não respeita opiniões dos colegas. Por essa razão que eu odeio trabalho em equipe!

    O ser humano é um ser inacabado em constante lapidação.Portanto, para que nossa mente não fique obsoleta e estagnada, é preciso aprender coisas novas para que possamos construir e recontruir novos conhecimentos. Essa recontrução só será possível se formos capazes de quebrar paradigamas. A gente consegue quebrar paradigma quando somos coerentes e humildes o bastante para aceitar opinões de terceiros. Atrvés de uma opinião poderemos enxergar algo por um plisma diferente, e assim, conseguimos resolver uma determinada situação de outra maneira. Quando somos capazes de resolver algo de maneira diferente, quebramos um paradigma e reconstruimos o nosso conhecimento.

    Excelente postagem Sam!

    Abraçãooo e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, tudo bem sim e contigo? :)

      Realmente é muito difícil e desgastante lidar com pessoas deste tipo. O exemplo que nos trouxe descreve bem, quando li o que você escreveu lembrei logo de uma conhecida que chegava a ser cômica, se alguém dizia que ia pular de pára-quedas, ela logo vinha monopolizando a conversa dizendo que já pulou, se alguém ia fazer curso de árabe, ela dizia que já tinha feito kkk sei que em 1 ano que convivi com ela no ambiente de trabalho, se fosse somar ela tinha dizia já ter feito uns 50 cursos kkkk

      Pois é, este tipo de conduta acaba deixando a pessoa parada no tempo, porque o natural é aprendermos e evoluirmos sempre, mas quem já acha que sabe tudo, perde oportunidades de crescer e ainda transforma as interações em algo chato e enfadonho...

      Trabalhar em equipe é mesmo um desafio quando existe uma pessoa assim, sei porque já fui esta pessoa kkk e também já me deparei com outras assim. Hoje em dia sinto até vergonha quando me lembro como eu era pentelha e queria tudo do meu jeito... Quando penso nisso logo vem à minha mente uma impressão de imaturidade. :)

      Outro ponto importante nas suas colocações é a humildade. Sem ela para reconhecer que estamos errados e para respeitar a opinião dos outros, fica difícil evoluir. Mas deixando a mente aberta e encarando tudo de forma mais tranquila, sem achar que cada debate é uma guerra, podemos aprender muito :)

      Fico feliz que tenha gostado!
      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Um ótimo fim de semana para você e sua família :D

      Excluir
  49. Excelente seu texto/reflexão Sam.Todos nós convivemos com este tipo,seja no circulo de amizade, trabalho,escola.No seu texto fica claro, de como este tipo desagrega e apodrede relações. Muitos deles gozam da gravidez real(em um rei na barriga)e ai usam e abusam de toda prepotencia.Sim claro que não vamos discutir onde mora a verdade e sim o que nos torna seres fora da sociabilidade,que é um mal que graça em nosso cotidiano.Parabens amiga por mais um belo texto rico em reflexões.Meu carinhoso abraço de admiração.Belo fim de semana com alegria e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido amigo virtual, como vai? :)

      Que bom que gostou da postagem! :) Creio que como você disse, todos nós vez ou outra convivemos com alguém que age desta forma e não é nada fácil lidar com uma pessoa assim...
      Adorei sua comparação com uma gravidez, ou seja um rei na barriga, ótima! Consequentemente por pensarem que estão sempre certos agem com arrogância e prepotência, contaminando as relações.
      Creio que todos nós ao longo de toda a nossa vida temos muito a aprender uns com os outros, por isso é importante ter humildade e a mente aberta sempre :)

      Que bom que gostou! Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e que seu fim de semana seja ótimo :)

      Excluir
  50. Oi Samanta, demorei pra caramba, mas voltei! Perfeito texto. O dono da verdade normalmente transborda prepotência mesmo e normalmente grita muito também, tentando impor suas opiniões. Na vida podemos discordar, mas sempre mantendo o respeito e sem querer obrigar o outro a concordar com você! Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, tudo bem? Ah nem esquenta com isso, e nem adianta competir comigo, eu sou a blogueira mais atrasilda da face da terra kkk Seja bem vindo a qualquer hora viu! :)

      Fico feliz que tenha apreciado o texto :) Como você disse, pessoas assim agem sempre com arrogância e prepotência, não dando abertura para que as interações sejam produtivas, ao invés de ouvir o outro e quem sabe até aprender algo legal, passam o tempo todo querendo impor suas conclusões, que nem sempre são muito bem embasadas...
      Discordar faz parte, é esta diversidade que nos agrega muita coisa, mas sempre com respeito, humildade, educação e com a mente aberta como você bem colocou, sem querer fazer lavagem cerebral em cada um que aparece na frente rsrs

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  51. Olá Sam.

    Não se preocupe em responder meus comentários ou em ir lá ao blog, você tinha que aproveitar o máximo de tempo com sua mãe, e a net está ai a todo segundo pra acessar, sem presa, eu também agora só apareço aqui
    atrasada... rsrs

    Pois é as dicas que deu é super interessante, encontramos sempre casos parecidos. Ainda bem que você não tem a intenção de deixar seus leitores cegos, você sabe lidar com seu blog isso é bem nítido e reparável como cuida para que leitores e visitantes se sintam acomodados. Fico feliz em saber que meu blog não prejudica a visão dos outros.

    Gostei de você estar tocando nesse assunto, convivo com um ser que se denomina o rei, meu irmão, nossa é complicado ficar e ouvi-lo, eu tento manter tranquila em paz, no entanto ele é do tipo a ter a verdade, não abre mão de estar certo. Eu já discuti um milhão de vezes por ele não parar pra escutar ninguém, o pior que o já vi quebrar á cara diversas vezes. Tenho dó dos meus pais que tentam colocar alguma coisa na cabeça dele e não conseguem, tanta teimosia que faz as pessoas perder a cabeça com ele é o garoto sabe persuadir, enganar direitinho, eu mesma não caio mais nas intrigas e teimosias porque tudo o que ele quer é demonstrar esperteza que não possui, tem pouca idade é já se denomina o gênio, te juro é impossível manter qualquer diálogo descente com ele eu simplesmente o deixo falando sozinho, não tenho paciência. Todavia tenho que acostumar porque por onde ando encontro pessoas com esses modos. Realmente gostam de elogios, não e tem alguns que ainda diz “novidade, já sabia”, caramba da tanta raiva, entre meus parentes têm vários assim, deve ser por isso que meu irmão é tão dono da verdade. Sinceramente não me dou bem com pessoas assim, já perdi a cabeça com diversas pessoas e até arrumar confusão por não aturar. Como você disse não devemos abrir mão das nossas verdades do que acreditamos, mas temos que aprender a ouvir primeiro, refletir e pensar no que irá dizer esperar a hora certa de impor suas opiniões até porque não somos iguais. Onde faço cursinho tem debates, imagina cada um vai atropelando o outro querendo se mostrar tem discussão bate boca um com outro justamente por vários se achar o maioral, fico na minha só ouvindo, e acontece de às vezes sair briga é um odiando o outro, dá vontade se sair da aula. Como disse podemos aprender algo quando paramos para escutar outra pessoa, fica um aprendizado para a vida toda até mesmo amadurecemos.

    Nunca irá existir o dono da razão, o bonzão, nem o mais inteligente, como diz alguns filósofos nem eles mesmo que refletem a fundo tudo chegam ao ponto de se alto nomearem os mais sábios, muito menos uma pessoa comum tem esse poder. Vamos seremos mais simples é aceitar que nunca chegaremos à perfeição somente podemos aplicar conhecimento é fazer algo para que o mundo mude.

    Muitooo obrigada por expor sua opinião sobre esse assunto é importante as pessoas aprender a se ver de outra forma e começar a diminuir a arrogância.
    Adorei o texto, você arrasa na escrita e nas escolhas dos temas. Muitos parabéns.

    Ah Sam somos nós que aprendemos com você, muitos assuntos que nunca parei para pensar aprendi a refletir e ver com outros olhos.

    Beijões é um super abraço pra ti.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, tudo bem? :)

      Pois é, com visita aqui, eu procuro aproveitar bastante para matar a saudade né ;) Felizmente neste dia 11 estou indo lá ver minha mamys novamente, meus tios, irmão etc :) Aproveitar o feriadão :)

      Às vezes colocamos coisas no blog que acabam atrapalhando por melhor que seja nossa intenção, então sempre procuro artigos que falem sobre este tema, para saber se estou cometendo algum erro ou dificultando a vida dos leitores, porque não é fácil fidelizar os visitantes né, então temos que nos virar nos 30 rsrs

      Puxa, amiga, sabe que também tenho um parente assim? Também já discuti várias vezes por causa disso, porque além de tudo, ele fica querendo comandar a vida dos outros... E é bem como o exemplo que você deu do seu irmão, as pessoas em volta tentando conversar, etc, mas a pessoa não aceita argumentos e ainda acha que é a forma correta de agir. O melhor mesmo é fazer como você faz, deixar pra lá, porque estas pessoas não respeitam a opinião dos outros e por acharem que estão sempre certas, acham que o resto do mundo está errado e assim não abrem a mente para evoluir e aprender... Não procuram um melhoramento pessoal, pois já se julgam perfeitos...
      Como você disse, alguns além de tudo ainda recebem elogios com arrogância, ao invés de apenas agradecer ou então questionar se realmente é verdade. Infelizmente em todos os meios vemos isso, na família, trabalho e até nos nosso círculos de amigos. O ruim é que estas pessoas sempre deixam o clima pesado, pois temos que ficar medindo palavras e praticamente em toda conversa, eles vem com esta mania de impor as coisas e menosprezar a opinião dos outros... Fica difícil conviver e não existe troca, porque geralmente a conversa é um monólogo onde o dono da verdade quer só dizer o que ele acha certo, mas ouvir os outros que é bom... necas!
      Não precisamos impor nada, é totalmente possível defender nosso ponto de vista de maneira educada e respeitosa, e porque não ouvir o outro né? Pode ser que a pessoa tenha algo interessante para acrescentar e é aí que aprendemos alguma coisa e até melhoramos nossos argumentos, se for o caso :)
      O problema dos donos da verdade é que eles querem o tempo todo impor as coisas, e nem sempre o que dizem está certo, porque ninguém sabe de tudo. Somos seres imperfeitos caminhando para evolução, temos muito que aprender a vida toda :)

      Perfeita sua colocação, não somos e nunca seremos perfeitos, por isso é muito importante termos humildade para reconhecer nossos erros e também a mente aberta para recebermos bem o que as pessoas tem a dizer, e assim teremos interações mais ricas e produtivas para todo mundo :)
      Achei legal falar sobre o tema, porque todos nós às vezes nos exaltamos defendendo nossos pontos de vista, acho isso normal, mas é sempre preciso ficar alerta para não passar dos limites e ficarmos cegos e bitolados, parados no tempo.

      Amiga, fico muito feliz que goste dos temas, aprendo muito conversando com vocês, pois trocando experiências, podemos ver que não estamos sozinhos em certas situações e refletimos juntos sobre como lidar com certas coisas que fazem parte da nossa vida :)

      Muito obrigada pela presença e participação, é sempre bom conversar contigo :D
      Um beijãooooooooooooooo e que sua semana seja ótima!!

      Excluir
  52. Anônimo7/10/12

    Vengo del blog Dias Melhores para Sempre de daidesiderio y me ha encantado tu Rincón; por lo cual, si no te importa, me gustaría ser Seguidor de tan bello Espacio, lleno de Magia, Sentimientos y Sensaciones.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Pedro! ¡Bienvenidos! Me alegra saber que te gustaba el blog. Es un placer darle la bienvenida.
      Abrazo grande y buena semana :)

      Excluir
  53. Eu era um dono da verdade, porém minha idade chegou fiquei mais velho e aprendi que a humildade é mais vantajosa, tenho para mim que a melhor escola para os donos da verdade é o mundão, você apanha, apanha, apanha e então você é modelado como um vaso de barro, não adianta querer ser o que não é, não adianta querer saber o que não se sabe, as pessoas humildes são extremamente valorizadas e reconhecidas por todos ao seu redor, e quem é fera e bom em algo não precisa se amostra e outra coisa, o que é certo sempre aparecerá, é isso ai, um forte abraço e ótima noite... de seu amigo eduardo. www.variedades1.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, como vai? :)

      Então somos dois, pois também já agi desta forma... Felizmente conseguimos acordar a tempo e mudar nossa conduta, isso é o que importa. Como você disse, com a idade vamos ficando mais serenos e confiantes, e deixando de lado esta conduta nociva e radical :) Ganhamos muito com isso, pois assim , com a mente aberta, aprendemos e evoluímos muito mais. A riqueza das trocas é muito maior, as conversas são mais produtivas, etc :)
      A humildade é uma característica imprescindível para relações melhores e é bem vinda em qualquer meio, e isso não desmerece o humilde e sim dá a ele muito mais oportunidades de melhoramento pessoal :)
      Muito legal da sua parte ter assumido isso e mudado, parabéns :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  54. Esse tipo de gente me dá muita preguiça e acabo evitando, mas e quando é da família? :P Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luma, como vai? ;)

      Realmente é desagradável lidar com este tipo de pessoa, se possível, faço como você e evito também. Mas quando é uma pessoa da família e a questão é banal, deixo a pessoa falar à vontade, entra por um ouvido e sai pelo outro rsrs já se é uma questão importante, vou à luta e defendo meu ponto de vista até fazer lavagem cerebral hehehe não sou mole de dobrar não :)

      Obrigada pela presença e participação! Grande beijo e boa semana :)

      Excluir
  55. Olá Samanta!

    Uma das coisas que me esforço para exercitar mais e mais a cada dia, é o "ouvir"!
    Muitas vezes não concordo, porém só manifesto meu ponto de vista se for algo de meu interesse, caso contrário fico quietinha, apenas ouvindo.
    Aprendo a cada dia que não vale a pena "comprar brigas" que não farão diferença nenhuma na minha vida.
    Adoro compartilhar "pontos de vista" com pessoas que não julgam-se donos da verdade.
    Samanta, cada artigo que publicas soma muito no meu aprendizado!
    Você faz bem para o mundo!
    Tenha uma semana muito feliz!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Jossara, como vai? :) Que bom que veio participar :)

      Muito legal sua iniciativa de fazer um esforço e ouvir o que as pessoas tem a dizer, isso é uma conduta muito educada e que sempre traz bons frutos para nós :)
      Assim como você prefiro só me manifestar se for realmente necessário e importante defender meu ponto de vista, se for algo banal, prefiro evitar confrontos e escolho ficar quieta também :)
      É mesmo muito agradável e produtivo quando podemos interagir com pessoas de mente aberta que respeitam a opinião do outro e contribuem para trocas construtivas, com certeza é uma ótimas maneira de todos aprenderem bastante!
      Puxa, fico muito feliz em saber que gosta das postagens, sempre que reflito sobre algo, faço um texto, pois conversando com vocês, aprendo demais :)

      Muito obrigada pelo carinho, presença e participação!
      Um mega beijooo e boa semana :D

      Excluir
  56. Oi Sam tudo bem! Desculpa a pergunta, mas qual a diferença entre assinar o Feed e querer o artigo por e-mail?
    Obrigada Sam!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, como vai?

      Quando você assina um feed sem ser por e-mail aparecem opções (lado superior direito do feed) para você escolher onde você deseja ler as atualizações daquele blog, ou seja, você escolhe o leitor de feeds de sua preferência. Então você irá ver uma nova postagem do blog que assinou quando acessar seu leitor de feeds.

      Já quando você escolhe a opção por e-mail, as postagens irão diretamente para o seu e-mail :)
      A maioria, pelo que sei, prefere utilizar um leitor de feeds, eu particularmente prefiro receber por e-mail ;)

      Beijossss

      Excluir
  57. O que é a verdade? Esta é uma indagação milenar que ainda não foi respondida. Se não existe uma resposta satisfatória para a interrogação, logo, não existem donos para a verdade.

    Então, o que dizer sobre os que se sentem donos dela?

    Para mim pessoas prepotentes. E a prepotência é mais um elemento desta espécie doente e atrasada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronperlim, como vai? :)

      Ótimas colocações! Se esta questão da verdade está longe de ser respondida, como podem estas pessoas acreditarem que são donos da verdade? Com certeza agem assim por prepotência e arrogância, como você bem disse, cegos para um raciocínio claro e também para o aprendizado que adquirimos com as interações e considerando a opinião alheia :)

      Muito obrigado pela presença!
      Um enorme abraço :D

      Excluir
  58. Olá Sam...

    Só quem conhece e convive sabe como é difícil lidar com os donos da verdade. Eu mesmo, quase fui agredido fisicamente por discordar e dizer a pessoa que ninguém era obrigado a aceitar suas imposições.

    O pior de tudo isso Sammy, é que mesmo que todos se afastem de pessoas assim, elas não são capazes de reconhecer seus erros e se desculpar, sempre buscam uma alternativa para se justificarem e culpar os outros. Preferem ficar sem amigos, sozinhos, mas não baixam a cabeça.

    Parabéns Sammy por abordar um tema que, com certeza muitos de nós convivemos.

    Um forte abraço e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, desculpe a demora na resposta, esta semana mais curta está super corrida :)

      O exemplo que nos trouxe descreve bem até que ponto estas pessoas podem chegar em seus devaneios egoístas e arrogantes! Ficam tão cegos e exaltados que podem até nos agredir fisicamente...
      Realmente, o que você disse é algo que acontece, muitos não se dão conta disso, passam a vida acreditando que já são perfeitos e que não tem nada a aprender e ainda menosprezam a opinião das pessoas, mesmo quando são embasadas em bons argumentos.

      Fico muito feliz que tenha gostado, muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e bom feriado :D

      Excluir
  59. Lindona!!!

    Belo artigo! Muito útil, inclusive, todos são. Olha, achei interessante na parte que você falou da estagnação. Concordo que estamos nesse mundo para evoluir, melhor e "se sentir o dono da verdade" é um sentimento de superioridade totalmente equivocado, pois sempre podemos melhorar. Ninguém detém a verdade em sua totalidade! E mesmo que você esteja certo, impor isso vai contra a humildade, contra a fraternidade e contra o amor. O mundo possui pessoas em diferentes graus de evolução e cabe aos mais "sábios" orientar e ajudar os que ainda não atingiram essa condição.

    E cá pra nós: ser dono da verdade é uma responsabilidade!!! rs Tem gente que pensa que sabe tudo, mas na verdade, os verdadeiros sábios estão seguindo no silêncio, humildes e com uma postura que só quem é realmente detentor da verdade tem.

    Abraços e desculpe a demora!!! :) Correria minha linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá Lidiane querida, como vai? Desculpe a demora na resposta, é que passei uma semana visitando a família, então fiquei toda atrapalhada com as atividades blogosféricas rsrs

      Fico muito feliz em saber que gostou do tema, sua opinião é importante e sempre bem vinda :)
      Perfeitas suas colocações, concordo contigo, todos nós temos muito que aprender por toda a vida, então acreditar que já estamos "completos" é um grande equívoco e impor isso é uma conduta nociva que não traz coisas bobas para ninguém.
      Uma coisa muito legal que você colocou é a de que existem pessoas nos mais diversos graus de evolução e creio que os mais evoluídos devem contribuir para o crescimento dos demais, mas sempre com respeito e humildade, até porque, cada um é de um jeito, e cada situação tem várias possibilidades para se adequar melhor à realidade de cada um ;)

      Não esquenta com demora não, seja bem vinda a qualquer hora, viu! Eu também ando toda atrasilda, mas devagarinho a gente vai visitando os amigos, é mesmo difícil conciliar tudo com esta atividade que tanto amamos :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Um super beijooo e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  60. Anônimo26/10/12

    Este link está publicado na Tag 'sexta-feira links'.
    Beijo flor, ótimo final de semana ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lindona, passei por lá para ver as novidades e me deparei com esta surpresa boa! Muito obrigada mesmo, viu! Acho muito legal esta sua conduta generosa para com os colegas, um exemplo para todos nós!
      Espero que seus leitores gostem, são todos muito bem vindos :D

      Grande beijooo e bom fim de semana :D

      Excluir
  61. Anônimo26/10/12

    Isso que é conexão!!!kkkkkkkk
    rsrs
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe verdade, fiquei impressionada :D beijos flor!

      Excluir
  62. Acho que a maioria tem um assunto, uma causa que seja que nós mestramos e achamos tão certo que impomos um pouco para cima dos outros, mas acho certo se for por uma causa como defender o direito dos animais e outros.

    Eu também achei, a Katie Holmes tava bem abatida em fotos e etc. Tirando que a filha tão pequena já vestia grife e saltos, coitada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá queridona, como vai?

      Pois é amiga, vez ou outra temos tanta empolgação sobre um assunto ou até mesmo a certeza de que é algo bom e correto que exageramos um pouco nas colocações e acabamos meio que tentando impor isso. Creio que basta um cuidado na hora de argumentar e poderemos convencer as pessoas sem sermos desagradáveis :)

      Eu acho que a Kate está um pouco triste faz tempo, espero que estas mudanças na vida dela tenham vindo para lhe trazer mais alegria e leveza. parece que o clima nesta relação era meio pesado :)

      Obrigada pela presença e participação!
      Mega beijooo e bom fim de semana :D

      Excluir
  63. Fala daí, Samzíssima!!!!

    Menina, como detesto esses "donos da verdade", esses "vendilhões do templo", dos tempos modernos...
    Corro de gente que "sabe tudo"... O uso do saber deve ser para o bem, JAMAIS para o manuseio da arma para "atirar" contra o semelhante, no topo cretino e descartável do "Eu sou o bom e você tudo ignora!..."
    Majestoso, sapiente, precocemente ido Raul Seixas, em sua "Metamorfose ambulante", como roqueiro do bom que era, cantara assim: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquele velha opinião formada sobre tudo..." Sim, já incluí esse discurso em muitas das minhas considerações, mas palavras desse nível não podem ser perdidas no vento! rs
    Quando alguém diz que sou inteligente fico feliz, claro, mas se alguém diz: "Você está sempre certa!...", já me preocupo. Eu NÃO posso estar sempre certa... Não sou dona de verdade alguma, logo, como poderia ser perfeita seja em que ponto for? "Donos de verdade" são os idiotas que pensam que são os "escolhidos".
    Deus é Pai e dá a oportunidade a todos para aprender, crescer, desenvolver, enfim, EVOLUIR. Como Pai generoso, Ele não permitiria que uns soubessem da verdade pronta nascida desde berço. A verdade que nos chega é pelo estudo, amor, decência, LUTA! E... Que "verdade" será essa? A minha? A sua? A do vizinho? Só Ele a conhece e a possui em sua totalidade...

    Beijos e obrigada pela reflexão!

    Mary:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá Mary, tudo bem?? Que prazer recebê-la :D

      Belíssima sua colocação inicial! Concordo contigo, o uso do saber deve ser nobre e não uma forma de se afirmar ou menosprezar a opinião , crenças e argumentos dos outros.
      Como mencionou, sábio Rauzito sabia bem que estamos em constante aprendizado e crescimento e que fechar a mente e se manter rígido sempre, de nada nos valerá, apenas irá nos fazer desperdiçar maravilhosas oportunidades de evoluir e aprender ;D
      Creio que esta arrogância dos sabe tudo além de ferir e afastar os que os cercam, também os afetam negativamente na mesma proporção, deixando-os estagnados no caminho da evolução, pois acreditam que sabem de tudo, e que não é preciso analisar e muito menos aprender algo, ou até mudar de opinião, que seja, quando se apresenta algo melhor.
      Você tem toda razão Mary, Deus em sua generosidade e sabedoria, nos dá ferramentas e oportunidades para evoluirmos constantemente, basta que queiramos e tenhamos o coração e a mente abertos para tal. Só Ele sabe qual é a Verdade, quem somos nós para nos acharmos donos dela, não é mesmo? :)

      Muuuuuuuuito obrigada pela presença e maravilhosa participação, como sempre, enriquecendo a postagem com seus comentários :D
      Beijão e bom fim de semana :D

      Excluir
  64. Anônimo3/12/12

    A história é por testemunha de que a sociedade sempre se julgou e se julga dona da verdade;basta olharmos para as grandes revoluções em todos os seus campos para perceber que muitas pessoas lutaram e por vezes morreram por ideais e lutando contra uma verdade estabelecida não apenas por uma política,porque a política tem como base a sociedade.
    O questionamento -por que?quando?onde?como?- se tornou desde os primórdios tempos,um grande aliado do ser humano e também o abalo para desfazer uma verdade imposta pela sociedade.
    A sociedade ainda se abala com o que é revolucionário,porque o novo -uma nova verdade,descoberta ou ideia- entra em confronto com uma cultura que faz parte de seus membros e que é seguida à risca,sem incomodações.
    E como já houve sangue derramado:as guerras,as batalhas,as lutas,as tentativas de acordo...
    O Rei Herodes se sentiu ameaçado quando surgiu uma nova verdade de um Homem simples e humilde.A ditadura militar repreendia qualquer manifestação contrária à sua verdade.As mulheres tiveram que lutar contra uma cultura semeada por homens.
    Nos tempos atuais,a sociedade mesmo que tenha avançado,continua sua saga ao pregar verdades;observem o preconceito,uma ideia fixa,uma verdade doentia que foi criada sob outras verdades doentias e que nasceram de uma verdadeira praga devastadora,e que é estabelecida de forma muitas vezes cruel,fútil e desnecessário.
    Aquilo que é diferente - o ser humano como exclusividade,cada um é único - ainda causa receio,repulsa,indiferença e o preconceito.
    Somos os responsáveis pela sociedade,afinal somos a sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia, como vai? Desculpe a demora na resposta, mas minha internet não estava muito amigável nos últimos dias rsrs :)

      Gostei muito das suas colocações, descrevem bem como o ser humano tem esta tendência a se achar o dono da verdade e convicto disso, passar a repelir ou atacar aqueles que não se enquadram ou concordam com suas convicções.
      Assim como você, penso que esta diversidade humana é que nos enriquece, cada um tem suas verdades de acordo com suas vivências, criação etc, não tem como elegermos uma verdade universal e impô-la aos outros. Precisamos respeitar a opinião e escolhas das pessoas e seguirmos adiante procurando sempre a evolução, o melhoramento pessoal, sem ditaduras ou guerras. Quando houver mais respeito entre nós, talvez não tenhamos mais tantos problemas sérios como os que mencionou.
      Agradeço muito sua presença e participação, enriquecendo a postagem com suas colocações que nos trouxeram uma visão de como este tema é importante em nossas vidas em todos os aspectos, seja pessoal político, religioso, etc :)

      Seja sempre bem vindo, um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  65. Anônimo3/12/12

    Ah sim,me desculpe,me esqueci de lhe agradecer pelo excelente texto e parabenizar pelo teu trabalho.Um forte abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço sua presença e opinião enriquecedora aqui no blog! Muito obrigado pela participação ;)
      Grande abraço e boa semana!

      Excluir
  66. Olá Sam! Que texto fantástico. Realmente é difícil conviver com os donos da verdade. Escrevi um texto com esse tema e, se possível, gostaria que lesse e opinasse.

    http://www.saberepreciso.com/2012/06/voce-se-acha-importante.html

    É bom divulgar textos que remetem a uma reflexão e discussão, pois quem sabe, algum dono da verdade leia e reflita sobre sua triste figura.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto, como vai? :)

      Fico muito feliz em saber que apreciou a postagem! Creio que todos nós vez ou outra nos deparamos com alguém que age desta forma e realmente é difícil conviver e argumentar com alguém assim.
      Concordo contigo, acho super válido este tipo de reflexão, tanto para nós trocarmos idéias sobre o assunto, quanto para, quem sabe, conscientizar as pessoas :D

      Com certeza vou conferir seu texto, obrigado pelo convite :)
      Agradeço também a presença e desejo-lhe um belo Natal e um novo ano cheio de alegrias, saúde, paz e sucesso!

      Grande abraço :D

      Excluir
  67. Olá muito bom seu blog' te seguindo... vi pelo Blogueiros do Brasil. Espero que goste do meu tb. bejinhos Geeh Rodrigues
    http://solteiricecrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geh, seja muito bem vinda! Fico feliz com visita e em saber que gostou do blog :)
      Agradeço sua presença e convite, em breve irei visitá-la para conhecer seu espaço :)

      Grande beijo e um feliz 2013!! :D

      Excluir
  68. Olá como vai,sou seu seguidor 800 twitter,realmente existem muitas pessoas assim,tenho várias ao meu redor,outro dia estava pensando escrever Artigo Titulo-Cuidado ladrões cerebro,rsss,te deixam as vezes muito desgatado,Abraços Flávio Peralta,sou novo frequentador seu blog.se puder visite site,quero te enviar nossos livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávio, como vai?

      Agradeço imensamente por ajudar na divulgação do blog e pelo interesse em seguir no Twitter :)
      Realmente é complicado lidar e conviver com pessoas deste tipo, pois não estão abertas para argumentações e costumam não respeitar a opinião dos outros e como você sabiamente disse, são mesmo ladrões de cérebros, pois nos deixam exaustos e andando em círculos, visto que mesmo conversando, na maioria das vezes, não conseguimos chegar a lugar algum quando lidamos com eles :)

      Estou um pouco ausente do blog, mas em breve volto a ativa e irei visitá-lo com certeza para conversarmos mais :)
      Obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :)

      Excluir
  69. Bia Costa18/4/13

    Que texto primoroso! Achei muito acertivo! parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia, seja sempre muito bem vinda :)

      Fico feliz que tenha apreciado o texto!
      Agradeço imensamente sua presença e participação :)

      Grande abraço e bom restinho de semana :)

      Excluir
  70. Olá Dª Samanta

    Gostei muito do teor dessa palestra, e enriquecedora para nós podermos reflectir, pois esse teor á muito que venho implantando no corações de varias pessoas, nunca ninguém é dona da verdade, nunca ninguém pode dizer que sabe tudo, são princípios básicos, que todos os dizem mas não o praticam.

    Por outro lado se contradiz e desculpe o meu abuso mas sem ofensa, de ser uma pessoas egoísta, quando coloca uma mensagem no fim de sua maravilhosa palestra, dizendo que é "Não é permitido copiar, duplicar, reproduzir ou criar obras derivadas dos artigos deste blog mesmo que o infrator cite a fonte ...." pergunto eu a verdade não é para ser dita? citado por vc "Trocando ideias e experiências teremos a oportunidade de aprender coisas novas diariamente, ou seja aquilo que eu aprendi aqui hoje não posso divulgar? peço permissão para divulgar esta maravilhosa palavra, poderá me enviar para drpaulolis@gmail.com obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, boa tarde, como vai?

      Fico feliz que tenha apreciado a postagem, seja sempre muito bem vindo aqui no blog! :)
      Não me considero uma pessoa egoísta, estou apenas prezando pela segurança do meu trabalho, infelizmente, como expliquei via e-mail, muitas pessoas usam esta liberdade de cópia com má fé, copiando os textos sem dar créditos e assinando meus textos como se fossem delas, e, algumas chegam ao cúmulo de copiar as fotos de meus parentes e apresentar como se fossem de sua família. Isso é absurdo e inadmissível. Infelizmente, por causa disso, precisei tomar a decisão de não permitir as cópias.
      Quem sabe no futuro as pessoas que agem desta forma tenham mais bom senso e respeito com o trabalho alheio.
      Por e-mail passei o caminho caso queira copiar algum artigo.

      Obrigado pela presença e participação,
      Grande abraço e bom fim de semana!

      Excluir
  71. Olá Samanta.

    Belo artigo. É por causa desse tipo de comportamento que às vezes eles têm algum tipo de sofrimento dentro de casa e nem sabem porque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, tudo bem? Fico feliz em saber que gostou do artigo, seja sempre bem vindo :)

      Concordo contigo, estas pessoas são difíceis de lidar o que, consequentemente acaba gerando problemas em suas relações pessoais, o triste é que muitas destas pessoas sequer tem vontade de mudar de comportamento, pois creem que estão sempre certos...

      Muito obrigado pela presença e participação! Grande abraço :)

      Excluir
  72. desde que a verdade é subjetiva ou também relativa, não se pode afirmar que exista donos da verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)

      Não existem donos da verdade mas, muitas pessoas acreditam firmemente que são donos da verdade, creio que é uma conduta vaidosa por parte destas pessoas.

      Obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e bom ferido :)

      Excluir
  73. Arrogância!
    Nossa tem uma pessoa (na verdade são 2 na minha família) que é impressionante como sabem de tudo e são extremamente grosseiras comigo e quando respondo ficam revoltados, a opnião deles não pode ser questionada jamais!
    Tudo o que digo é invenção absurda! Nossa é tão constrangedor isso que percebi o porquê nunca gostei de levar amigos à minha casa..., e em todas as entrevistas de emprego eu sentia uma forte vontade de chorar e em algumas até chorei...
    Somente hoje após um surto nervoso percebi... eu cresci num ambiente com algumas pessoas sempre me colocando pra baixo e desvalorizando tudo! Sempre tive problemas de comunicação com as pessoas (timidez) e hoje entendo o porquê... o medo de "abrir a boca" e as pessoas perceberem a verdade o quanto sou inútil...
    Por outro lado amigos, e até mesmo nos estudos e no trabalho sempre recebi elogios mesmo assim fica esta coisa dentro ...que não sou capaz..., que sou imprestável até pra lavar uma louça.
    30 anos pra perceber... é impressionante como coisas que acontecem na nossa família e nossa infância influênciam na nossa vida e no nosso futuro! Tantas oportunidades perdi por falta de confiança...
    Fiquei muito feliz com este artigo pois expressou exatamente o que sinto.
    Sinto vontade de me expressar e sempre sou "cortada" e fico me questionando se estou sendo arrogante, ignorante, e teimosa com os outros ..., mas com seu artigo percebi que estou no caminho de a cada dia tentar aprender algo novo.
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Li, tudo bem? Desculpe a demora na resposta.

      Os donos da verdade geralmente são assim como você disse, arrogantes e grosseiros, como se fôssemos todos ignorantes e eles, os certos e totalmente corretos....
      Sua experiência nos mostra como o convívio com pessoas assim pode ser nocivo, minando nossa auto estima, atrapalhando nossas relações com as pessoas e nos tornando frágeis devido à convivência com elas que, sempre nos menosprezam....
      Assim como você, só depois dos 30 percebi o quanto acontecimentos da infância me deixaram "estragada"... procurei ajuda profissional e melhorou muuuito, mas às vezes fico com raiva em perceber quanto tempo perdi e quantas bobagens fiz, além de ter uma auto estima pisoteada por tantos anos... Mas, daí, penso que, antes tarde do que nunca né :) que bom que nos demos conta disso e que estamos seguindo nossa vida com mais consciência sobre isso :)

      Eu é que agradeço por ter vindo compartilhar conosco suas vivências! Obrigada pela presença!!
      Um enorme abraço e boa semana!!! :smile:

      Excluir
  74. Muito obrigado pela instrução, realmente quem ouvi gera um grande bem estar tanto para si mesmo , quanto para quem argumenta, além de aprender mais e não falar tanta besteira, como afirma a bíblia em:

    Tiago 3:7-8

    Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
    Mas nenhum homem (ou mulher) pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

    ResponderExcluir
  75. Adoro seu blog e gostei bastante do artigo! Passo por uma situação onde as pessoas que discutiram comigo e me "esqueceram" tiveram problemas graves de saúde e bem estar, por serem intransigentes, não saberem ouvir e serem orgulhosas e teimosas em suas posições. vou até dizer algo redundante aqui mas se as pessoas estão se fazendo mal a si mesmas, elas não podem estar certas. às vezes quem está de fora de uma situação enxerga melhor os dois lados da moeda. Não, não me considero a dona da verdade. apenas sigo o que é bom pra mim e sei o que da certo. Tentei alertar as pessoas de quem falo e só levei coices e indiferença. As pessoas evitam uma discussão que pode ser enriquecedora pelas crenças que cultivam. Não se dão ao menos o trabalho de ouvir com atenção e depois decidir se serve ou não. De todos modos, eu acho que uma visão que podemos alimentar, de certo modo é fazer com que a nossa melhor vingança (na falta de uma palavra melhor) seja a nossa lembrança de que pelo menos um dias as palavras foram ditas e isso não pode ser apagado da história das pessoas. Isso de certo modo não tem preço pra alma da pessoa que sabe que a situação está cada vez pior e quem não enxerga isso sofre mais!
    Um beijo a todos e continue com o blog! Os assuntos são interessantes! Compartilhamos mais ou menos as mesmas opiniões em alguns temas. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo14/1/15

      Oi Ariane. Tudo bem? Olha também tive experiências na infância que me marcaram muito, e ate hoje sinto seus efeitos. Faço terapia também e tem me ajudado muito. Hoje procuro evitar pessoas maléficas para mim ao máximo.Infelizmente na atualmente tenho algumas pessoas assim em minha vida, mas na primeira oportunidade irei tocar minha vida e nem notícia minha irei dar, e também não vou querer saber notícia.

      Excluir
  76. Anônimo14/1/15

    Pessoas que se acham donas da verdade e que tem a mente fechada para a ideia e opinião dos outros, são quase sempre de difícil convivência e que nos fazem mal. Conheci, e conheço algumas assim, e na primeira oportunidade saio fora, numa boa, sem estresse, mas procuro me afastar. Sugam nossa energia e tudo em vão! Até comentei, em meu blog sobre uma amizade com alguém desse tipo, que tive quando estudava no ensino fundamental e médio. Ao terminar o ensino médio, não pensei duas vezes e nem notícias
    dei mais. Quando vejo na rua, ou em encontros converso normal, porém sem criar nenhum laço maior, É FRIA!! rsrsrsrs Coisas que temos que saber lidar e evitar! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando essa pessoa é sua mulher? E quando essa pessoa não é má pessoa? E quando essa pessoa é mãe de seus filhos?

      Excluir
    2. E quando essa pessoa é sua mulher? E quando essa pessoa não é má pessoa? E quando essa pessoa é mãe de seus filhos?

      Excluir
  77. Excelente texto. Parabéns Samanta Sammy pelas colocações!

    ResponderExcluir
  78. Me sinto constantemente atraída pelos conteúdos que contemplam da evolução humana, adorei a leitura, achei de uma sensibilidade incrível, com palavras muito bem selecionadas. Felizes os que percebem que a vida é um constante aprendizado e não vivem engessados. Parabéns Samanta,passarei a acompanhar tuas publicações.

    ResponderExcluir
  79. chego a ser agressivo verbalmente as vezes,estou em tratamento,já dei o primeiro passo(admitindo)porem nos tópicos vejo pessoas falando mal do meu problema em muitas ocasiões com excesso de agressividades e palavrões...o que me diferem deles(hipócritas)parabéns Samanta.

    ResponderExcluir
  80. Eu confesso que ainda não consegui formar uma opinião sobre esse assunto... Hoje vivemos em uma sociedade em que, estatisticamente, quase 70% da população brasileira enquadra-se com analfabetismo funcional. Ao mesmo a grande maioria salienta o tempo todo que precisamos estar sempre buscando conhecimento e me pergunto se essa busca é da boca pra fora, justamente por que no mercado de trabalho há preferência por pessoas que creem nisso. As pessoas mais inteligentes que conheço amam aprender, amam conhecimento e não só da boca pra fora, entretanto muitas delas têm dificuldades em lidar com pessoas. Elas conseguem enxergar coisas que a maioria não compreende direito, mas que talvez compreendessem se os outros fossem mais humildes pra realmente ouvir e esforçadas pra tentar entender ao invés de se sentirem ameaçadas e criarem uma antipatia pré-estabelecida por quem se destaca pelo conhecimento. Vejo na prática que as pessoas comuns não tem tanto interesse em "conhecimento" como dizem pois se estivessem mesmo seriam naturalmente mais receptivos aos "sabe-tudo", e esse parece ser o grande divisor de águas. Um cérebro privilegiado realmente consegue concatenar as informações de forma a compreender as probabilidades de algo dar errado ou não, muito mais do que as pessoas comuns. Conseguem processar de verdade uma imensa quantidade de informações de forma produtiva em entender a lógica por trás delas, justamente o que fundamenta a certeza de suas opiniões firmes sobre determinado assunto. Quantas pessoas realmente conhecemos que se dão a esse trabalho? A maioria das pessoas segue a vida no automático, formando opiniões rasas sobre notícias que leram de relance. Quantas vezes nos deparamos com isso ou fizemos isso nós mesmos? Quem anda no piloto automático e quiser debater com quem tem a disposição e o trabalho de se aprofundar nos assuntos de interesse, realmente serão desacreditados e quem dominar o assunto realmente não aceitará argumentos supérfluos pois por todo conhecimento que já adquiriram as superficialidades realmente não acrescentam em nada. Vejo muitos concordarem que os donos da verdade são inseguros, mas na prática vejo que eles tem bastante segurança do que dizem, justamente por dominar determinados assuntos que muitas vezes a maioria das pessoas não dominam ou não têm interesse em aprofundar. Aí lembro da velha fábula da raposa que não conseguia alcançar as uvas e acabou por rejeitá-las para se sentir melhor consigo mesmo. O que observei é que na maioria das vezes quem não tem ou tem pouco conhecimento é que se sente inseguro, diminuído, embora, no fim, seja apenas refém de seus próprios hábitos e prioridades. De fato, neurologicamente, existe uma diferenciação por faixas de QIs e as características atribuídas a cada faixa, assim como o conhecimento da média entre a população. Pras raras pessoas que estão acima da média e possuem uma certa genialidade é torturante a perda de tempo que demanda a necessidade de seguir protocolos sociais para que as pessoas menos privilegiadas intelectualmente não se sintam excluídas. Vejo que, como é mais recorrente no mercado de trabalho pessoas na faixa da média, do que acima da média intelectual, é natural que elas desenvolvam algum tipo de antipatia grupal com quem as faz sentir diminuídas e até ameaçadas. Não excluo de forma alguma a arrogância que pode haver por aqueles que são diferentes, mas como expliquei acima, pra eles também não é fácil seguir os protocolos sociais pois, pela lógica, seriam contraproducentes, perda de tempo. Mas uma coisa é inegável: é preciso haver habilidades de lidar com pessoas, tanto nos que não compreendem como nos que não se sentem compreendidos.

    ResponderExcluir
  81. Olá Sammy, será que pode me dar uma luz? Meu casamento de 15 anos ruiu. Minha esposa é "paranoide", não suporta ser contrariada, é implicante e me recrimina o tempo todo, basta fazer algo que seja diferente do que ela faria; eu sou explosivo, não gosto ser repreendido e chamado à atenção o tempo todo, principalmente por coisas que considero irrelevantes, sem peso. Algumas coisas que a deixam possessa: lavar louça e espirrar água na pia; raspar talher 9sem exagero) no prato; fazer barulho ao lavar panela; tom e maneira como falo ao telefone; tom e programas que assisto na TV; modo como organizo minhas roupas; modo como organizo meus livros e material de trabalho e muitas putras coisas mais. Enfim, qualquer coisa que ela faria de modo diferente gera uma repreensão. Ocorre que como sou uma pessoa explosiva, porém, com grande vivência e de bom nível intelectual, cultural e profissional e capacidade de discernimento, acabo incomodado com a intransigência; assim, tantas repreensões e observações me incomodam pela frequência, já que ela gostaria que eu concordasse com ela, mesmo sem razão. Às vezes, até involuntariamente falo coisas que a transtornam, sobretudo se alguma "verdade", provavelmente fruto de imaginação ou paranoia, esteja plantada na cabeça dela. Até minhas filhas têm dificuldade para entender e lidar com esta "pressão" paranóica. Quando tento argumentar, ela fica ainda mais transtornada e tudo acaba em atrito. Suponho que uma pessoa paranoide não consegue mudar, assim como os paranóicos ou psicopatas. Alguma sugestão ou saída? Obrigado.

    ResponderExcluir
  82. Olá Sammy, será que pode me dar uma luz? Meu casamento de 15 anos ruiu. Minha esposa é "paranoide", não suporta ser contrariada, é implicante e me recrimina o tempo todo, basta fazer algo que seja diferente do que ela faria; eu sou explosivo, não gosto ser repreendido e chamado à atenção o tempo todo, principalmente por coisas que considero irrelevantes, sem peso. Algumas coisas que a deixam possessa: lavar louça e espirrar água na pia; raspar talher 9sem exagero) no prato; fazer barulho ao lavar panela; tom e maneira como falo ao telefone; tom e programas que assisto na TV; modo como organizo minhas roupas; modo como organizo meus livros e material de trabalho e muitas putras coisas mais. Enfim, qualquer coisa que ela faria de modo diferente gera uma repreensão. Ocorre que como sou uma pessoa explosiva, porém, com grande vivência e de bom nível intelectual, cultural e profissional e capacidade de discernimento, acabo incomodado com a intransigência; assim, tantas repreensões e observações me incomodam pela frequência, já que ela gostaria que eu concordasse com ela, mesmo sem razão. Às vezes, até involuntariamente falo coisas que a transtornam, sobretudo se alguma "verdade", provavelmente fruto de imaginação ou paranoia, esteja plantada na cabeça dela. Até minhas filhas têm dificuldade para entender e lidar com esta "pressão" paranóica. Quando tento argumentar, ela fica ainda mais transtornada e tudo acaba em atrito. Suponho que uma pessoa paranoide não consegue mudar, assim como os paranóicos ou psicopatas. Alguma sugestão ou saída? Obrigado.

    ResponderExcluir
  83. Jesus disse "Eu sou a verdade................" Quer queiram ou não queiram; a sua história é inegável, mesmo depois de dois mil anos passados Ele é seguido e celebrado, de forma certa ou errônea, multidões confessam o seu nome, atos e palavras ! Ele é a verdade absoluta ! Nenhum outro líder espiritual trouxe esta responsabilidade para si mesmo !

    ResponderExcluir

Obrigado pela presença! É a sua participação que abrilhanta este espaço! Sinta-se em casa :)

emo-but-icon

Autora do Blog

Sobre a autora e o Blog Facebook Instagram Google Plus Twitter Image Map

Novas

Comentários

No Vrsam

  • …

    Postagens
  • …

    Comentários

Feed-se

Icon Icon

Facebook :)

Amigos

Recomendação de leitura

Destaques do Mês

item