5 motivos irresistíveis para você comentar em blogs

Mulher no computador

Considero comentar em blogs umas das atividades mais ricas e interessantes no meio virtual. Tanto para blogueiros quanto para aqueles que não possem um site ou blog.
.
Infelizmente, percebemos que esta não é uma prática muito popular. Minha intenção é motivar e inspirar as pessoas a comentar mais e desfrutar das delícias desta atividade. E, desta forma, enriquecer e movimentar cada vez mais a Blogosfera! :)
.
Comentar em blogs é maravilhoso por diversos motivos. Entre eles temos:

1 - Divulgação

Para blogueiros, é uma ótima oportunidade de divulgação e de aumentar a visibilidade do blog. Mas é importante evitar spam e comentários irrelevantes do tipo: "Me segue que te sigo" ou "Legal" http://...". Para sentir os efeitos positivos desta prática, é necessário ler o texto com atenção e expor sua opinião com clareza, respeito e educação. 
Uma boa dica é comentar em blogs que ofereçam temas do seu agrado, assim, tudo flui mais facilmente, unindo o útil ao agradável.
Um comentário de qualidade ajuda a trazer visitas para seu blog, desperta a admiração e chama a atenção de quem o lê.

2 - Construir uma boa imagem no meio virtual

Sabemos que construir uma boa imagem no meio virtual é algo bem difícil e trabalhoso. Credibilidade é imprescindível em qualquer meio, por isso, capriche! Esta é uma ótima oportunidade de deixar sua marca, mostrar ao mundo o que você pensa e conquistar respeito.
Quando lemos um comentário interessante, logo temos uma boa impressão de quem o escreveu e isso costuma nos despertar o interesse por aquela pessoa e suas colocações.
Desta forma, vamos construindo uma imagem sólida e confiável na Internet, o que é vantajoso em inúmeros aspectos. Para isso, comente sempre com transparência e coerência. 

3 - Conquistar amizades, contatos e parcerias

Comentar também aumenta seus círculos de contatos, possibilitando boas parcerias e até mesmo ajuda mútua nos comentários e divulgação através de compartilhamentos em redes sociais, movimentando os blogs dos envolvidos.
Quando comentamos, estamos conversando com o autor e, consequentemente, iniciando uma interação. Este contato pode dar início a uma amizade ou despertar o interesse para propostas de parcerias.
Para iniciantes na blogosfera, esta é uma ótima forma de trazer novos visitantes e fidelizar leitores, pois nesta fase, recebemos poucas visitas dos motores de buscas. Então, esta prática ajuda a ampliar os horizontes do blog.
A Internet cresce a cada dia, e o número de relações que passam para o mundo "real" também. Hoje temos conhecimento de amizades e até mesmo amores que surgiram neste meio. Pode ser que surja algo de bom que irá ultrapassar os limites cibernéticos.

4 - Aprimorar a escrita e sua forma de se expressar

Comentar em blogs é uma maneira agradável e fácil de aprimorar sua escrita. Quanto mais comentamos, mais nos sentimos à vontade e encontramos maneiras diferenciadas de expressar nossa opinião.
É um universo muito vasto e interessante que pode até, ajudar em problemas como a timidez para interagir, além de aperfeiçoar nossa argumentação.
Cito este tópico por experiência própria. Antes de me envolver neste meio, minha comunicação era bastante dura e eu também tinha dificuldades em certas interações.
Hoje, aprendi muito! Melhorei a escrita, a forma como coloco minhas opiniões e me sinto à vontade para conversar com pessoas de todos os tipos dentro e fora da Internet.

5 - Diversão e aprendizado

O mundo dos blogs é riquíssimo! Encontramos os temas mais diversos e muitas abordagens diferentes sobre o mesmo assunto, o que nos dá uma enorme oportunidade de aprendizado.
Para comentar, é preciso ler. E, concordamos que ler é uma fonte inesgotável de benefícios. Amplia nossos horizontes, enriquece nosso vocabulário e nos torna pessoas mais articuladas.
Comentando e interagindo, além de aprender, nos divertimos, trocamos experiências, desabafamos, sorrimos, nos emocionamos, ficamos indignados, defendemos um ponto de vista, ficamos por dentro das novidades etc.
Temos nas mãos uma ferramenta poderosa que é a Internet e que pode ser usada para acrescentar coisas boas em nossas vidas.

Tópico Bônus - Fazer um blogueiro feliz

Não poderia deixar de mencionar o impacto que um comentário tem na vida do blogueiro, não é mesmo?
Receber um comentário é uma satisfação enorme que se traduz em diversas sensações, sendo a maioria delas muito gratificante.
Sabemos que alguém dispôs de seu tempo para ler o artigo e comentar, ou seja, considerou aquele texto interessante. O artigo tocou a pessoa de alguma forma, criou-se uma conexão;
Aprendemos muito com críticas construtivas, pontos de vista diferentes, sugestões e troca de experiências;
Ficamos ansiosos à espera dos comentários, pois são eles que dão vida ao blog. 

É através dos comentários que o blogueiro se inspira, motiva e aprende! Faça um blogueiro feliz, comente!

E, blogueiros, vamos fazer a nossa parte respondendo com muito carinho, educação e respeito nossos visitantes. :)
.
-----------------------------------------------------------------------------------------
.
Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os que comentam aqui no Vrsam! Mesmo com 2 anos de blog, cada comentário que recebo me traz satisfação e alegria, como se fosse o primeiro. E, é através destas interações, que hoje sou uma pessoa e uma blogueira melhor. Obrigado!

Espero que estes motivos tragam a motivação necessária para incentivar esta prática.

Sinta-se à vontade para mencionar mais razões para comentar em blogs. Quanto mais, melhor!

Um beijo!

- Reforçando as idéias desta postagem, super recomendo os artigos:
No Gerenciando Blog: Divulgando seu Blog - Comentários em outros blogs e Como assinar seus comentários
No Escola Dinheiro: Quer 10 bons motivos para comentar mais em outros blogs? 
No VRSam: Como fazer comentários de qualidade

* Para visualizar todos os comentários, clique no link Carregar Mais, abaixo do formulário de Comentários.
autora Autora

Mineira morando em Sp, geminiana, casada. Apaixonada por atividades físicas, já pratiquei natação, Taekwondo, Muay Thai, Kick Boxing, atualmente treino musculação e sou aprendiz de corredora :) Blogueira por amor. Este espaço foi criado com a intenção de interação e diversão, seja muito bem vindo(a)!

Recomendados

Novidades 1511910515816150748

245 comentáriosBlogger

  1. Olá Sam,

    realmente é um ótimo artigo, o ato de comentar em blogs é uma prática que deve ser exercida por todos, independente de serem blogueiros ou não.
    Dou destaque ao tópico 3, conquistar amizades, contatos e parcerias.

    Parabéns Sam.
    Abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio, como vai? :)

      Que bom que gostou do artigo! Creio que mesmo se um dia eu parar com o blog, continuarei comentando por aí, pois adoro esta atividade, aprendo muito com isso :D Confesso que gosto mais de comentar em blogs do que interagir nas Redes sociais rsrs
      E considero o tópico 3 um dos mais incríveis, fiz muitas amizades assim e obtive muita ajuda aqui no blog :)

      Obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e bom Domingo :D

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Taí...gostei do que li e senti uma vontade enorrrrrrrrrrrrme de comentar...rsrsrsrs...
    Gosto do jeito que me conduzes...não é a primeira vez...e a isso eu chamo de orientadora de classe!
    Beijão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Crista, tudo bem? :)

      Opaaa, então consegui o que desejava, incentivar as pessoas a comentar :) Que legal!
      Fico muito feliz com sua presença e palavras de incentivo, obrigada de coração, viu :D
      Seja sempre muito bem vinda :)

      Grande beijoooo e bom Domingão :D

      Excluir
  3. Minha querida Sam,já que comentar é importante...vou comentar,rs.
    Adoro quando você faz estas postagens sobre "atitudes" importantes nesta ampla blogosfera.Por que será que nós brasileiros(as) não temos ainda este hábito aguçado? Eu noto que em sites e blogues estrangeiros,há uma interação muuuito maior do que entre nós.Ontem mesmo,visitei um blog finlandês,cujo a autora publicou um tutorial e um molde de uma boneca.Pasme, ela recebeu mais de 380 comentários,considerando que ela tinha pouco mais de 500 seguidores.Por curiosidade,fui verificar a quantidade de comentários que havia em outras postagens dela e a média era de 200 .Às vezes penso que,no nosso caso,é por preguiça de ler e escrever.Arriscaria em dizer,que é maior a preguiça de ler,pois assim não tem o que escrever,não é mesmo?
    Bom, melhor os que não lêem e também não escrevem do que os que não lêem e escrevem...sai cada asneira,rs.Você tá falando sobre a cor azul e a pessoa faz um comentário sobre a cor verde.
    Ai,tô fugindo um pouco do assunto,deixa eu aterrisar...
    Resumindo,adorei tua postagem.Tô contigo,concordo que receber comentário é gratificante!
    Beijinhos e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Janice, tudo bem? :)

      Que bom saber que gosta deste tipo de postagem, pois eu gosto muito de escrever sobre o que vou aprendendo e compartilhar com você para trocarmos idéias, opiniões e experiências :D
      Gostei muito do exemplo que nos trouxe, isso mostra que em outros lugares do mundo esta prática já é mais valorizada, pois as pessoas perceberam seus benefícios, independente de serem blogueiros ou não :D
      Concordo contigo que ainda somos muito preguiçosos para ler... Já recebi muitos feedbacks que meus textos são muito longos e por isso, alguns visitantes não ficam por aqui... Mas sabe, depois de pensar e conversar com um colega, decidi não mudar isso. Primeiro porque é assim que consigo passar minhas mensagens e segundo, que prefiro ter aqui pessoas que não tenham esta preguiça, que tenham amor pela leitura e que gostem de se informar, porque a interação com este público é muito mais rica! :D Então vou continuar falando pra caramba rsrs
      E como você disse, é constrangedor lidar com aqueles que comentam sem ler... fico pensando, então porque comentar? Já vi gente rindo de notícia séria só porque o título era bem humorado, mas o texto descrevia tragédias... ou seja, só leram o título...
      Não fugiu do assunto não, para comentar e aproveitar bem os benefícios desta prática é também preciso interesse e bom senso né :D Sua colocação descreve bem isso e complementa a postagem :D

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Super beijooo e bom Domingo :D

      Excluir
  4. Olá, amiga Sam!
    Talvez por falta de comentário de nossa parte perdemos o contato, mas agora estou restabelecendo.
    Não posso deixar de citar que suas postagens são sempre oportunas, informativas e inteligentes.
    Soubeste descrever com precisão o sentimento do bloqueiro. Eu me vi em cada item acima.
    Realmente a interação entre esse espaço virtual é por meio do comentário.
    Às vezes, publicamos algo que é muito acessado por visitantes anônimos até mais que outros, que têm bastante, contudo, sem comentário, ficamos sem termômetro, sem noção de quanto o artigo é útil ou se falha em algo.
    Para mim, uma postagem sem comentário é um jardim sem flores.

    Parabéns pela versatilidade e obrigado pelas importantes dicas e informações que nos presenteia sempre!

    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bento, como vai? Que prazer recebê-lo! :D

      Fico muito feliz em saber que considera as postagens interessantes, isso me dá ainda mais motivação para seguir procurando fazer o meu melhor para oferecer aqui para vocês :D
      Como você sabiamente disse, podemos ter muitas visitas, mas sem um comentário, ficamos perdidos, sem saber se estamos no caminho certo, se nossa mensagem foi passada corretamente e até sem aprender com a troca de experiências e opiniões...
      Assino embaixo da sua colocação, um post sem comentários é um jardim sem flores. Adorei!! :)

      Agradeço muito sua presença e participação! Seja sempre muito bem vindo :D
      Grande abraço e bom Domingão :D

      Excluir
  5. Como é bom ler os seus artigos,são precisos e coerentes em todos os sentidos. Você sabe conduzir os itens com maestria. Quero afirmar que me vejo presente em todos os 5 tópicos. A importância do primeiro cometário é algo animador e nos dá força pra continuar a seguir em frente. Afirmo que senti isto esta semana, quando recebi o primeiro comentário, vindo de uma moça sorridente, chamada Sam. E digo mais ainda...olhando pro lado vi que ela estava me seguindo. Ufa..isto foi o máximo !!!

    Fique feliz e tenha muita luz e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :D

      Obrigado pelas palavras gentis, fico muito feliz em saber que consigo passar de forma eficiente as mensagens e coisas que aprendo e gosto de compartilhar com vocês :D Adoro esta troca de experiências e opiniões, aprendo muito com cada um de vocês :)
      Aqui no blog, mesmo com 2 anos no ar, me sinto muito feliz com cada comentário recebido como se fosse o primeiro, e esta satisfação é algo que nem sei explicar! :)
      Que bom que lhe causei esta ótima sensação, para mim comentar em blogs é uma atividade que gosto muito e sempre que posso, lá estou eu comentando rsrsrs

      Obrigadíssimo pela presença, carinho e participação, seja sempre muito bem vindo !

      Grande abraço e bom Domingão :D

      Excluir
  6. Olá, Sam! Comentar em blogs é bom, eu faço isso até mais do que acho que deveria, porque não vejo muitos blogueiros fazendo isso, sinceramente.

    Todo caso, eu continuo sendo um fã de blogs, então onde eu vejo chance de meter a colher, eu vou sem dó, rsrs.

    Beijos e até logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isaias, tudo bem?

      Pois é amigo, infelizmente esta prática ainda não é muito popular e alguns blogueiros não a valorizam muito... Mas não vamos desanimar, quem sabe um dia eles tomem consciência de como isso é bom, não só para o crescimento do blog, como também para nosso próprio benefício :D
      Também adoro meter a colher sempre que dá :) se eu pudesse, passaria horas comentando :)Quem sabe um dia, quando eu for rica e virar dondoca huiahuia

      Obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e bom Domingo :D

      Excluir
  7. Oi, Sam, como vai? Seu artigo é interessante porque me lembra como aprendi os tópicos na prática. Deve acontecer muito...no começo eu só me preocupava em despejar meus sentimentos no blog, mas com o tempo, com as visitas chegando e comentando, percebi o quanto é gostoso receber palavras referente ao nosso trabalho. Afinal, quem faz um blog geralmente o faz com uma boa dose de carinho e gosta de reconhecimento. Então, comecei a retribuir e descobri, como disse, o quanto comentar pode ser uma troca enriquecedora para ambos os lados.
    É mesmo um pouco desconfortável quando a pessoa parece deixar um comentário só por interesse em seu retorno, mas percebo que muitas vezes é falta de experiência do blogueiro que peca por ansiedade.
    Quem está disposto a crescer acabará encontrando meios interessantes para isso.
    Um abraço, ótimo domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Bia, tudo bem? :D

      Pois é amiga, também aconteceu assim comigo, no começo eu achava que ninguém ia ler mesmo, então focava só em postar, mas quando chegaram os comentários e que passei a visitar os blogs, me encantei com esta atividade :D
      Sabe, eu sou meio desligada, então nunca sei se alguém veio só por interesse, mas acho que não deve acontecer muito, porque eu mal consigo visitar os amigos por causa de tempo, então não sou uma colaboradora tão boa como gostaria rsrs
      O ruim mesmo, são aqueles explícitos, me segue que te sigo, aí é ruim mesmo. nem perco meu tempo, prefiro dar atenção aos colegas que me ajudam aqui de boa vontade sempre participando :)
      E felizmente, adoro todos os blogs do pessoal que frequenta o vrsam, nossa, como aprendi com as postagens de vocês, por isso recomendo demaisssssssssss comentar e ler blogs por aí :D

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Super beijoooo e bom Domingo :D

      Excluir
  8. Bom dia minha linda..
    Como sempre um post maravilhoso.. rico em informações preciosas que nos ajudam e muito no crescimento como blogueiros..
    Uma das coisas que mais gosto.. "Comentar"
    Eu acho que quando você comenta, está de uma forma carinhosa mostrando ao blogueiro o quanto o trabalho dele valeu a pena..
    Assim como só comento em blogs que me despertam um carinho, comentar só por comentar eu não acho bacana..
    Também não gosto desse negócio de interesse... eu acho isso uma coisa triste... você comentar em algum lugar esperando retorno..
    Gosto de comentar por ter gostado do assunto..

    E adoro responder meus comentários rsrsr
    Eu acredito que é uma forma de agradecimento aos leitores que estiveram no meu cantinho.. leram meu post.. então nada mais justo do que retribuir esse carinho..

    E vou te contar Sam... tenho aprendido tanto... tenho conhecido pessoas tão lindas...
    Fiz amizades maravilhosas.

    Mais uma vez parabéns pelo excelente post..
    Um beijo carinhoso e um domingo lindo viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia flor do dia !! Opaaa, tô meio atrasada né, boa tarde :D É que sou dorminhoca rsrsrs

      Concordo contigo amiga, comentar é uma forma de mostrarmos que o texto nos tocou de alguma forma e assim vamos interagindo por aí, lendo artigos maravilhosos, aprendendo, nos emocionando e até fazendo amizades ! Só vejo benefícios nesta prática :D
      Também não comento só por comentar, gosto de me envolver na postagem, e como tenho interesse pelos mais variados temas, acabo conhecendo pessoas incríveis de todos os tipos, e isso para mim é algo maravilhoso!
      Sobre interesse, não retribuo quem comenta coisa do tipo me segue que te sigo... prefiro dedicar meu tempo para aqueles que vem aqui de boa vontade e prestigiam minhas. Eu gostaria de comentar mais, de participar em todas as postagens dos amigos, mas infelizmente, por problemas de tempo, só consigo retribuir uma vezinha só por dias... Mas faço o que posso, pois adoro visitar os colegas :D
      Assim como você, também aprendo muito e conheço pessoas ótimas sempre, por isso, mesmo se um dia eu parar com o blog, vou continuar dando meus pitacos por aí rsrs Aliás, eu posto pouco justamente para ter tempo de comentar no blog de todos que me visitam, adoro :D

      Muito obrigada pela presença, carinho e participação!
      Um mega beijoooo e que seu domingo seja ótimo :D

      Excluir
  9. Linda Sam, é sempre um prazer pra mim poder ler aqui, bem sabes, pois aprendo muito contigo!
    Amo ler, ler os blogues me dão imenso prazer, poder contar com amigos é mesmo maravilhoso, faço tudo com alegria,pois do contrario nem o faço.
    Realmente, quando postamos algo e o fazemos com amor sempre esperamos que isso ajude alguém e quando vemos que foi mesmo o que esperávamos ficamos imensamente felizes, pelo menos comigo é assim!
    Meus amigos virtuais, que maravilha isso!
    Grande abraço minha linda amiga, tenhas um lindo domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga, tudo bem? :D

      E para mim é sempre um prazer recebê-la para conversarmos um pouquinho, assim como é uma alegria quando posso visitá-la e apreciar suas belíssimas postagens ! Só tenho alegrias para relatar sobre esta atividade de comentar :D
      Assim como você, adoro ler blogs de todos os temas, comentar, interagir, aprender, fazer amigos, ô coisa boa!
      Também comento com alegria, faço isso para me distrair, por que gosto mesmo :D
      É acho que todo blogueiro fica muito feliz quando recebe um comentário, eu pelo menos fico eufórica com cada um que chega!! :D amo demais estas interações :)

      Muuuito obrigada pela presença, carinho e participação!
      Um beijão e que seu domingo seja ótimo :D

      Excluir
  10. OLá Sam.
    Não poderia concordar mais. É verdade que nem sempre consigo comentar nos blogs todos que visito. Mas se não comento hoje comento noutro dia. Se eu gosto de ler as opiniões de que lê meus posts os outros também gostam com certeza. E do que mais gosto é da interacção e amizade virtual que muitas vezes se constrói a partir de simples comentários. Comigo tem acontecido muito.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Lena, tudo bem? :)

      Que bom que temos esta mesma visão sobre o tema :D
      Pois é amiga, quem me dera ter tempo para comentar mais nas postagens dos amigos e colegas, infelizmente não dá, mas faço o que posso com muita alegria pois adoro esta atividade :D
      Assim como você, também fico encantada com esta interação, com novos contatos, comentar nos possibilita ler artigos incríveis e ainda conhecer muitas pessoas legais, fiz várias amizades neste meio, coisa que é muito preciosa para mim :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande beijo e bom Domingo :D

      Excluir
    2. E verdade amiga Lena ,sempre que da também visito os amigos e amigas e seus blogs e tenho a SAM como uma amiga super especial e também a Sissym, conheci elas no diHITT gostei de seu comentario...quem sabe seremos também grandes amigos...valeu....fuiiiii

      Excluir
    3. Olá querido amigo Moreijo, tudo bem?

      Eu fico muito feliz em ter amigos como você que sempre me ajudam prestigiando as postagens e também estão sempre presentes com uma amizade virtual sincera e bonita! :) A Lena conheci via comentários e já é uma pessoa que gosto e respeito muito, visita lá o blog dela, é delicioso e muito interessante :D
      Grande abraço :D

      Excluir
  11. Querida Samanta!

    Fico a espera dos teus artigos!
    Sempre muito bons. Muito oportunos.
    Comentar, no meu ponto de vista é interagir. Concordar, discordar ou abraçar!
    Sim, abraçar!
    Pois cria-se uma energia tão forte e positiva, que por vezes fico "esperando" comentários, assim como se abraços fossem!
    Meu blog é bem pequeno em número de seguidores, mas cuido dele com todo amor e carinho, pois quando estou por lá, estou a fazer o que mais gosto! Escrevendo os sentimentos do meu coração! Portanto, valorizo muito o que as pessoas escrevem, e vou aprendendo mais e mais a cada dia!
    Um beijo muito carinhoso para você!
    Receba o meu ABRAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Jossara, tudo bem? :D

      Ai amiga, eu fico muito, mas muito feliz mesmo com suas palavras, obrigada :D E eu fico esperando a chegada de vocês para conversar, aprendo tanto com isso :) Por isso recomendo demais esta atividade!
      Concordo contigo, adorei você dizer que comentar é abraçar!! sabe que sinto também esta proximidade com os amigos virtuais quando conversamos via comentários, trocamos experiências, rimos, nos emocionamos...
      Você está certíssima, manter seu espaço com carinho e receber bem as pessoas, desde a primeira vez que fui lá me senti super à vontade, porque sentimos esta sua receptividade, e isso é muito gostoso :D

      Obrigadíssimo pela presença, carinho e participação, receba igualmente meu abraço apertado e os desejos sinceros de que sua semana seja ótima :D Beijão

      Excluir
  12. Olá Sam, como sempre seus textos são de grande valia para os blogueiros e de forma ampliada para toda blogosfera. Quero dizer que sou fã de suas palavras.
    Apesar de quase não comentar aqui, estou semanalmente lendo todos os textos, pois aprendo e/ou reforço o que ponho em prática em meu espaço.

    Se você me permiti farei uma observação a respeito de alguns blogueiros que infelizmente não seguem seus ensinamentos, mesmo eles os compreendendo que esta é a forma mais sadia de firmar parcerias, de divulgar seu espaço, de construir novas amizades (Não me refiro a seus seguidores, de maneira alguma! Falo de forma geral.). Vou exemplificar: Nas minhas andanças pala net a procura de novos blogs/amigos pude vê e perceber que alguns blogueiros não deixam o endereço de seu blog em blogs de “porte grande” enquanto que nos menores, esses mesmos comentaristas escrevem de 4, 5 palavras e soltam o endereço de seu(dele) blog.
    Não sei se é porque querem impressionar o dono do blog, que muita das vazes, este não tem tempo de retribuir o contato, ou porque dão mais valor aos grandes blogs desrespeitando/desvalorizando os menores que na grande maioria tem tempo e faz questão de retribuir e conhecer seu novo visitante.

    Permita-me deixar o endereço de meu espaço: http://www.marquecomx.com.br/

    Sam, mesmo ausente, saiba que admiro sua preocupação e sues ensinamentos para que a blogosfera se torne um mundo cada vez mais humanizado e de respeito mútuo. Você é exemplo para grandes e pequenos blogueiros. E tenho propagado esta minha opinião, que é de muitos.

    Fiquemos na Paz de Deus, abraço e até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai, tudo bem? :D

      Fico feliz em saber que considera os textos úteis, sempre que aprendo algo, ou que gosto de alguma coisa, procuro compartilhar com vocês para saber o que pensam, trocarmos experiências, etc e isso me ensina muito mesmo! :D
      Puxa, um fã, que legal isso, palavras assim me motivam ainda mais a dar sempre o meu melhor aqui no blog para oferecer temas interessantes e um espaço agradável para conversarmos :) Obrigado :)

      Entendo sua colocação, infelizmente vemos muito disso. Alguns blogs, principalmente os maiores, não liberam comentários deste tipo. Então pode ser que às vezes, estas pessoas até comentaram assim por lá, mas o autor não permite coisas assim e exclui. Já outros agem como você disse, creio eu, se aproveitando da boa vontade de interagir dos autores de blogs menores e comentando desta forma que realmente, penso como você, seja uma falta de respeito, pois muito nem lêem o artigo... Isso é falta de consideração com o autor, e mostra que estas pessoas não querem ler e nem tem interesse naquele blog, querem apenas números...
      espero que um dia se conscientizem de como é legal ler os textos e fazer um comentário relevante, esta troca é algo muito precioso. :)

      Agradeço muito suas palavras de incentivo, presença e participação, sinta-se em casa sempre ;D
      Um enorme abraço e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  13. Ei minha amiga...

    Tudo bem? me responda primeiro como você esta? e o caroço que se encontrava em seu pulso? amenizou? ..espero que esteja tudo bem viu...

    Como sempre nem preciso dizer que amo seus artigos e sem bajulações rsrs, são ricos e importantíssimos pra quem realmente quer ter um bom desempenho, amo ler postagens assim.

    Sinceramente aos poucos que fui aprendendo sobre este crescimento que o blogueiro tem em apenas um comentário . Há pessoas que nos passam o que ela é através de sua palavras em nossas postagens sabia?, sou um tanto que meio observadora, não sei se isto é qualidade ou defeito mas costumo as vezes analisar a pessoa através do que ela deixa pra mim em cada artigo meu...isto enriquece nossa visão em relação ao caminho que estamos indo.

    Divulgação..É algo importantíssimo pois é através dela que o nosso trabalho prospera, mas se não for com policiamentos e sabedoria podemos por tudo a perder. Divulgar fazendo é melhor do que divulgar exigindo não é mesmo? Ter um comentário vazio do tipo vai no meu que vou no seu, ou legal e põe o link lá é horrível, da uma sensação de obrigação e isto abomino..

    Construir uma boa imagem é essencial neste mundo em que o que vale são nossas palavras, e nisto se inclui respeito e humildade para entrar na casa blog de alguém , não podemos esquecer que a nossa sensibilidade de entendimento deve estar acima das nossas imposições ou verdades, se não sabemos lidar com pessoas que silenciemos , pois a primeira impressão é a que te apresentará a alguém e fará com você e seu trabalho seja aceito por ela.

    Conquistar, apenas esta palavra já resume o sucesso de alguém em todas a áreas de sua vida , imagine na blogosfera, se inteirar, fazer amizades, ganhar o respeito e a confiança de alguém fará com que ela seja seu mais fiel leitor, comentarista, seguidor e acima de tudo amigo para todas as horas, além desta pessoa ter o prazer em estar falando do seu trabalho..

    Melhoras e aprimoramentos é importantíssimos, e ao mesmo tempo algo que vamos aprendendo ao poucos e a cada dia com um que outro, e em nossa observações claro.

    Diversão...sem dúvidas minha amiga, só Deus e eu sabemos o quanto eu me sinto maravilhosamente bem neste mundo, o quanto procuro não só levar tudo a sério com também sair do sério e seguir a trilha do riso , da amizade , dos bla, bla, blas e dos desabafos...Desenrolar linhas as vezes é bom mesmo que embole tudo , depois a gente se ajeita o importante é não perder o fio da meada mas saber construir nosso carinho e dedicação aos amigos em palavras que mesmo silenciosas dizem boa parte de nós....

    Amiga, já me inspirei muito e me inspiro ainda em comentários que mais parecem pérolas do que letras, e confesso cada comentário seu e de qualquer leitor amigo que recebo é muito, mas muito gratificante mesmo , por isto mesmo com o pouco tempo que tenho me dedico sempre a que dedica o pouco do seu tempo a visitar me e deixar em meu cantinhos riquezas em palavras que servem como incentivo para que eu continue tentando , acreditado e bagunçando em poesias e algumas lucidez :)...

    Seu blog é maravilhoso e você super dedicada a todos com o mesmo carinho , sem diferenças ,é isto que a faz tão simples e linda...

    Parabéns sempre por dois anos e por 4,6,8, e outros virão...

    Beijos em seu coração ....:)...ai hoje falei um tanto que demais..mas o domingo me inspira rsrsrsrs ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá querida amiga, tudo bem? :) Por aqui tudo bem graças a Deus, obrigada por perguntar :)

      Então amiga, o caroço no meu pulso tá aqui, eita coisa feia viu... Mas felizmente não dói mais, então estou mais tranquila para minhas atividades virtuais :) mas mesmo assim estou indo com menos sede ao pote para não me arrepender no futuro né... :)
      Ah que bom que gosta, eu fico muito feliz em saber, pois procuro sempre dar o meu melhor para oferecer alguma coisa legal para vocês :D
      Puxa, eu também sinto isso com relação aos comentários, adoro observar como a pessoa escreve, o tom do comentário e assim vamos conhecendo mais aquela pessoa e até sabendo como lidar com ela melhor. Isso é um exercício muito interessante e prazeroso :D
      Considero isso uma qualidade, sinal de que está aberta, receptiva e se importa com quem lhe visita :D

      Ótimas as suas colocações sobre divulgação, concordo contigo quando diz que divulgar fazendo é muito melhor e mais eficaz do que divulgar exigindo alguma coisa. Porque isso dá uma sensação de desrespeito...Também não curto este tipo de divulgação pobre de me segue que te sigo, etc. Acho ineficaz e mal educada... Comigo não funciona, parece coisa de gente preguiçosa...

      Credibilidade no meio virtual é algo difícil de se construir, pois todo o esforço pode ir por água abaixo com uma simples palavra mal colocada e também temos o agravante de que não existe a presença física para confirmar ao menos quem somos, então é preciso um cuidado especial com isso e como você sabiamente disse, atuar sempre com respeito e educação, sem impor ou desrespeitar as pessoas, prezando por interações construtivas. Uma pessoa que age com elegância e educação vai ter credibilidade em qualquer meio :)

      Pois é amiga, conquistar não é para qualquer um, por isso, cada amigo ou leitor que conquisto, sinto-me vitoriosa e muito agradecida. Se ao vivo já é complicado e difícil, conquistar alguém no meio virtual e estabelecer uma relação de confiança é algo maravilhoso demais :D

      Eu super recomendo esta atividade de comentar porque aprendo muito todos os dias, cada blog que visito é um conhecimento novo, uma emoção nova... realmente é uma atividade que nos enriquece muito!!

      Vixe amiga, eu que fico o dia todo sozinha em casa, se não fosse esta diversão de comentar por aí e conversar com vocês eu já tinha batido a cabeça na parede kkk é uma distração maravilhosa que me rende muitas coisas boas, e como você disse, vamos aprendendo a separar o joio do trigo e aproveitando bem este meio :D

      Assino embaixo das suas palavras, até hoje eu sinto a mesma alegria quando recebo um comentário, como se fosse o primeiro! É maravilhoso demais saber que alguém leu, se interessou e dispôs de seu tempo para prestigiar o que escrevo, não tenho palavras que descrevam a minha gratidão e procuro na medida do possível oferecer este sentimento a todos os que por aqui passam :)
      Para mim todos vocês tem uma grande importância, pois me fazem companhia, e estas trocas que fazemos aqui e nos blogs de vocês me ensina muito e me torna alguém melhor :) Agradeço de coração sua presença constante por aqui, pela amizade virtual sincera e pelas palavras carinhosas de incentivo, valeu mesmo :D

      Muuuuuito obrigado pela prosa e presença viu!! Adorei papear um bocado :D Grande beijooo e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  14. Olá, Sam!

    Você tem um dom incrível: consegue escrever artigos que poderiam ser apenas uma lista chata nas mãos de outras pessoas de uma forma tão diferente e tão cativante que é uma prazer enorme lê-los e relê-los. Este seu artigo é mais uma ótimo exemplo de sua capacidade: já é a terceira vez que o releio e ainda o acho fascinante!

    Comentar é uma das melhores atividades que um blogueiro pode desempenhar. Todos os 6 motivos que você cita (incluindo o bônus) são importantíssimos! Infelizmente, não consigo retribuir os comentários de todos que comentam meus artigos. Mas, sempre há alguns comentários que, de tão bem escritos, me chamam a atenção e me levam a conhecer o blog de quem o escreveu.

    A questão da amizade é outro ponto importante - e para o qual eu não dava muita atenção. Foi através dos nossos comentários que nos tornamos amigos - e isso tem um valor enorme! Por isso, aproveito este espaço para lhe agradecer por todos os comentários que você já escreveu em meus artigos. Cada um deles é um ótimo complemento ao texto original!

    Tenha plena certeza de que sempre estarei aqui, lendo atentamente e comentando cada artigo seu! Muito obrigado por nos presentar com artigos tão bons quanto este!

    Um abraço e ótima semana para você!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adelson, bom dia, tudo bem? :)

      Fico muito feliz em ler suas palavras, confesso que fico sempre apreensiva, com receio de ter escolhido um tema ruim ou então não oferecer uma leitura agradável para vocês, ainda mais que os textos costumam ser longos né rsrs Mas com opiniões como a sua, fico mais tranquila e muito satisfeita em saber que consegui fazer algo legal :D Obrigado!

      Realmente é super difícil conciliar nosso tempo e afazeres com esta atividade, eu também sinto dificuldades em administrar isso, mas sempre que posso comentar, o faço com muita alegria, pois adoro esta interação, as leituras e tudo mais de bom que comentar nos oferece :D Por isso super recomendo esta prática para todos, blogueiros ou não. Se um dia eu para com o blog, com certeza vou continuar lendo e comentando blogs, é bom demais :D

      Pois é, quem diria que nos tornaríamos amigos apenas por comentar no blog um do outro não é mesmo? Mais um ponto preciosíssimo a favor desta atividade! E aproveito também para lhe agradecer por tudo, pela amizade, pela ajuda e pelo apoio, sempre!! Para mim é um prazer comentar no Gerenciando, além de artigos de ótima qualidade, você nos oferece um espaço agradável e receptivo e trata muito bem seus visitantes!Por isso sou sua fã e fã do Gb! :D

      Agradeço muito sua presença, incentivo e participação!
      Um enorme abraço e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  15. Pois é, Sam, eu gosto muito de comentar em temas que me chamam a atenção ou em blogs de amigos virtuais porque são amigos e quero prestigiá-los.
    Agora, ando meio p. da vida porque são pouquíssimos os que respondem aos meus comentários.
    Afinal a gente lê o artigo do blogueiro, comenta, prestigia e nem ao menos recebe um ok, obrigado por comentar?
    Eu não deixo nenhum comentário sem resposta porque como os leitores são a razão de existir do blog, é claro que tenho de ser gentil com eles.
    Quando eu percebo que o blogueiro recebeu muitos comentários, até relevo porque imagino que talvez não tenha tempo de responder a todos, mas volta e meia alguém do Dihitt recebe apenas, apenas o meu comentário e nem se digna a responder. É mole? rsrs
    Que povo mais deselegante.
    Querida, como sempre seu artigo está excelente.
    mil beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Atena, como vai? :D

      Também curto muito comentar nos blogs dos amigos e quando possível, também conhecer novos blogs de temas que me agradam, é uma atividade super gostosa e interessante :D
      Olha amiga, eu não volto mais em blog onde não me respondem... pode ser amigo, parente ou o Papa... Não consigo entender como alguém pode ter um blog, que é feito para isso, interagir e deixar o leitor a ver navios, sem sequer agradecer a pessoa que dispôs de seu tempo para comentar...
      Acho que mesmo os que recebem muitos comentários precisam se organizar para fazer isso. Eu por exemplo, cortei pela metade a quantidade de postagens por mês para poder responder e retribuir todo mundo que passa por aqui, então na minha opinião, todo autor tem como fazer isso. Acho falta de consideração e ingratidão...
      Também acho super deselegante, eu assino o feed dos coments sempre que comento, e se não recebo a resposta... Bye Bye, pode ser o melhor blog do mundo, posso até ler, mas não comento mais. Não gosto de falar sozinha hehehe sou bem chata com isso :)

      Que bom que gostou! Obrigadão pela presença e participação!
      Grande beijooo e boa semana :D

      Excluir
  16. E eu tenho a honra de suas visitas la pelo nosso mundo de ficção,fantasias e verdades...muito obrigado amiga...excelente postagem....fuiiiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello amigo, tudo bem? :D

      Ah amigo, eu é que agradeço por estar sempre aqui prestigiando os artigos e sendo um ótimo amigo virtual, sou muito grata por isso, viu!
      Obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana pra você e sua família :D

      Excluir
  17. Oi Sam, tá bom menina, eu comento. Há mais considerações a fazer a respeito de comentar em blogs, e um deles é a capacidade de raciocínio rápido, uma vez que o tempo sempre é escasso e nos é imposto esta ditadura do tempo, comentar traz também um poder de concisão, de sintetizar tudo o que foi lido e apreciar muitas vezes um único paragrafo. Comentar enquece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juraci, como vai? :)

      Concordo com suas colocações, comentar envolve muitos aspectos e é preciso mesmo uma boa habilidade em conciliar tudo com nosso tempo escasso e afazeres. Procuro me organizar ao máximo para poder comentar nos blogs dos amigos e sempre que possível participar em novos blogs, pois gosto muito desta atividade e aprendo muito com as leituras e as trocas de experiências na interações :)
      Super recomendo esta atividade, sempre que possível, lá estou eu comentando :)

      Muito obrigado pela presença e participação, seja sempre bem vindo :)
      Grande abraço e boa semana !

      Excluir
  18. Anônimo12/11/12

    Comentar é um hábito bom, por todos os motivos destacados.
    Quem quer levar o blog a sério precisa interagir, não dá pra jogar o post no blog e ficar 'torcendo' que os comentários caiam do céu, a única coisa que vai cair do céu é chuva...
    Eu gostaria de ter muito mais tempo quando estou conectada para visitar blogs novos, comentar, recomentar, principalmente porque me acostumei a voltar nos blogs onde comento para saber qual foi a reação do blogueiro (a).
    Dá trabalho sim, mas penso que qualidade é bem melhor que quantidade.
    Resumindo tudo: Os comentários são muito bem-vindos, sempre!!!

    Beijo, ótima semaninha curta com feriado \º/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooo querida Vanda, tudo bem?

      Pois é amiga, blogueiro que espera os comentários caírem do céu, além de ser preguiçoso está perdendo ótimas oportunidades de contatos, amizades, aprendizado etc.
      Eu também gostaria de ter mais tempo para prestigiar tudo que os amigos postam e também conhecer mais blogs novos, mas faço o máximo que puder para comentar por aí, pois adoro esta atividade :D
      Dá mesmo um trabalhão, mas quando a gente se encanta faz com grande alegria :D

      Muuuito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijooo e boa semana :D

      Excluir
  19. Oi Sammy
    Concordo com cada palavra.
    Se me permite,uma coisa que acredito que afaste muitos comentários em blogs é a "maldita" verificação contra span, aquelas letras e números que geralmente são impossíveis de visualizar tornando a pratica de comentar uma tarefa chata pra "dedeu" rsrsrs
    Sei que é chato ficar recebendo spam ,mas é mais chato ainda pra quem não consegue mandar o comentário
    Eu particularmente não uso essa verificação em meu site prefiro sofrer um pouco com span do que dificultar para meus leitores.
    Eu gostaria de divulgar essa postagem no Portal Teia, seria de muita importância para meus leitores, caso autorize, me dá um toque lá tá, eu ficaria muito feliz.
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :D

      Que bom que temos a mesma opinião sobre o tema, recomendo muito esta atividade que nos traz coisas boas e é super gostosa de executar :)
      Concordo contigo, os códigos de verificação atrapalham demais e afugentam os comentaristas... Sempre escrevo sobre isso, na tentativa de conscientizar os colegas, pois também penso que é melhor ter um trabalhinho excluindo spams do que perder um comentário... Vale a pena este esforço para facilitar a vida dos leitores :)
      Pode divulgar sim, logo mais te aviso lá :) Fico feliz que tenha gostado a ponto de recomendar para seus visitantes :)

      Obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  20. Anônimo12/11/12

    Oieee Sammy querida!

    Sempre enriquecendo a blogosfera com suas sugestões absolutamente necessárias!

    Comentar para mim é uma necessidade, um prazer, e eu gostaria de ter muito mais tempo disponível para faze-lo,principalmente atualmente que ando com o tempo bem apertado, pois interagir, trocar ideias é a forma mais prazerosa de crescer como pessoa e de se motivar para as postagens.

    Desde o primeiro post que publiquei visito blogs e comento em todos que me despertam algum sentimento ou o texto forma em mim alguma opinião. Quando comecei nem imaginava que isto tornaria minha vida na blogosfera tão melhor, não foi com intenções pessoais que o fiz, foi para corresponder à minha personalidade e ao longo do tempo os resultados mostraram-me que o este é o caminho para ser lida também, respeitada e valorizada, mas confesso que é fácil para os que possuem este traço de personalidade, para os que gostam de interação e de expor ideias. Aos que não possuem esta característica pessoal, como diz seu texto, poderão desenvolve-la, como você mesma o fez e hoje é um exemplo de cordialidade, simpatia e participação rica e desejável nos comentários que faz.

    Se a pessoa não leva muito jeito para expressar opiniões, basta começar a comentar e pegarão gosto pela coisa, com o tempo aperfeiçoarão seus comentários e se sentirão motivados com as trocas de ideias, afetos, respeito e amizade que nascem de comentários bem feitos, atenciosos, honestos, que enriqueçam aquilo que alguém se dedicou para escrever.

    Porém, é importante que a pessoa não tente se enganar ou enganar o blogueiro fazendo comentários sem ler o texto ou iguais em vários blogs, isso é um tiro pela culatra que depõe contra a pessoa e a popularidade que ela está tentando construir, na blogosfera como na vida, é preciso ser verdadeiro para obter respeito.

    Antes que eu interagisse com frequência no diHITT eu só conhecia este tipo de relação, a dos comentários, da visita a vários blogs deixando neles minha opinião, meu incentivo e participação, recebendo o mesmo de volta de forma multiplicada. Os blogs que eu lia antes de frequentar o agregador não tinham menos que 10, 20, e até 60, 80, 100 comentários por post. No diHITT conheci uma outra realidade, a de blogs sem nenhum comentário e me perguntei como estas pessoas tem motivação para continuarem postando sem saber ao longo de meses e até anos seguidos se alguém leu ou gostou do que postaram, sei que isto não é responsabilidade de ninguém mais além do próprio administrador, um agregador só tem a função de expor seus artigos, quem motiva as pessoas a lê-lo e principalmente comentá-los é o próprio administrador e acho com segurança que a segunda motivação que alguém tem para comentar um post, além da qualidade do post, é claro, é o interesse e a curiosidade que o blogueiro cria nos leitores a partir de seus comentários, feitos no agregador e nos blogs, estou segura de que bons comentários são a segunda motivação que alguém que os lê tem para comentar em um blog!

    Beijinho Sam, boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Van!!! Que bom que veio participar! :D

      Também me sinto assim, amiga, comentar é gostos demais, quisera eu poder participar de tudo que os amigos postam e ainda poder conhecer blogs novos todos os dias... é uma atividade que me distrai e aprendo muito com isso, através das leituras e conversando com o pessoal :D
      Me identifiquei com o que disse, porque comecei a comentar desta forma também, uma iniciativa espontânea de retribuir e assim percebi que além de tudo, é uma ótima forma de chamarmos a atenção para o blog, aumentar nossos círculos e fazer amizades :D e assim fui melhorando a timidez que eu sentia e hoje falo pelos cotovelos kkk me sinto muito mais à vontade para interações dentro e fora da net :D
      Realmente sempre tem aqueles que focam apenas no interesse e cometem este erro de comentar sem ler, sinceramente não entendo muito bem quem se presta a este papel, ainda mais quando vemos os micos por aí! Gente achando graça de tragédia, porque só leu o título... porque comentar então, não é mesmo? Isso é queimação de filme hehehe
      E acaba com a credibilidade, afinal quem vai querer interagir com alguém assim?
      Também comecei a comentar apenas na blogosfera, depois de alguns meses foi que entrei no dihitt e passei a conhecer mais blogs devido à variedade oferecida :) E admiro aqueles que conseguem manter o blog apesar de não ter muito retorno, mas percebi que muitos ótimos blogs não tem comentários devido à conduta do autor... Eu mesma já deixei de frequentar blogs por causa disso. Alguns autores não criam e não participam deste clima de interação, se satisfazem só em postar e receber visitas... Enfim, cada um no seu quadrado né hehehe eu sou apaixonada por interação, se um dia o blog ficar vazio, meu coração se sentirá vazio também :(

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Um super beijoooo e boa semana :D

      Excluir
  21. Olá,Sammy!!!

    Perfeita a sua postagem, parabéns! Quando a gente escreve uma postagem, as vezes fica com receio de como as pessoas vão interpretar o que estamos escrevendo, mas ao mesmo tempo, a gente quer muito saber se as pessoas concordam ou mesmo discordam, pois tudo é uma questão de ponto de vista que deve ser compartilhada com outras pessoas, não como retalização, mas como uma atitude que nos ajude a ver as coisas de outro prisma. Um comentário, em uma postagem é algo que nos incentiva a continuar escrevendo, pois não estamos falando sozinhos, mas contando com a interação com as pessoas, e isso é Fantástico.

    Super ótima semana para voce!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Érica, como vai? :D

      Que bom que gostou da postagem! Sou apaixonada pela atividade de comentar e recomendo sempre que posso :D
      Sinto exatamente como você, a cada postagem, ficamos pensando se conseguimos passar bem a mensagem e ansiosos para saber o que as pessoas pensam, conversar sobre o tema e trocar experiências. Acho isso maravilhoso! Aprendi muito assim :D
      E sem dúvidas, como você disse, muitas vezes acabamos vendo a coisas por outros ângulos e enriquecendo nossos conhecimentos com a opinião do colega :D
      Cada comentário que recebo, é bem como você disse, um incentivo e uma alegria! Ô coisa boa :D

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijooo e boa semana :D

      Excluir
  22. Todo blogueiro espera que seu post seja comentado. Acredito que o mínimo de atenção é retribuir a atenção de quem te visitou. Costumo responder os comentários no meu próprio blog e também retribuo as visitas.
    É uma pena que nem todo mundo lê o post todo que a gente escreve e cai na velha fórmula: Legal seu blog, me visita.
    Já fiz vários amigos pela blogosfera e conheci também na vida real. É uma troca maravilhosa e adoro participar de blogagens coletivas que é uma ótima oportunidade de conhecer novos blogs e diferentes ideias sobre o mesmo tema.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lulu, como vai? :)

      Concordo contigo, costumo retribuir os que comentam por aqui, só não em casos quando não gosto do blog ou então dos que comentam apenas nas redes sociais e agregadores. Prefiro aí dar atenção aos que realmente gosto e aos que prestigiaram o blog :)
      Também fico triste com comentários onde percebemos claramente que a pessoa não se interessou em ler, quer apenas um retorno e quantidade de números...
      Assim como você, também fiz muitos amigos, grande parte deles tive oportunidade de conhecer pessoalmente e estas interações nos blogs são algo muito valioso para mim, pois me distraem, aprendo muito lendo os artigos e por aí vai :D
      Como você disse é uma troca maravilhosa, onde só vejo benefícios por todos os lados :) Sou empolgadíssima neste assunto, deu para perceber né rsrs

      Muuuito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijo e boa semana :D

      Excluir
  23. Eu sempre comento os blogs em que me pedem para comentar, e logico comento naqueles que gosto do conteudo, mas infelizmente são poucos os que retribuem, mas mesmo assim eu continuo comentando pois gosto de ver o resultado do trabalho das pessoas pois também quero que vejam o meu. parabéns pelo artigo adorei.
    http://snestalgia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :D

      Verdade o que disse, muitos blogueiros ainda não tem o hábito de retribuir a gentileza de quem comenta e também não se interessam por esta troca de experiências. Creio que estão perdendo uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas e enriquecer seus conhecimentos através das leituras dos artigos do colegas :)
      Fico muito feliz em saber que gostou do artigo, seja sempre bem vindo!

      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  24. Bom dia caríssima amiga San realmente certa a respeito de comentar nos blogs é muito legal os comentários eu fiquei um pouco desmotivado e quase abandonei meu blog por causa de comentários negativos e pejorativos de pessoas que não conheço e agora estou voltando graças a sua matéria sobre comentários pois me mostrou só o lado positivo e aumenta a credibilidade e o circulo de amizades Obrigado San e parabens pela bela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, que prazer recebê-lo! :D

      Puxa que pena que recebeu este tipo de comentário, infelizmente por aqui, vez ou outra recebo ofensas e agressões, algumas pessoas não sabem se expressar com educação, enquanto outras querem apenas abalar o autor ou os visitantes de forma negativa. Sei como é ruim quando isso acontece, mas em todo meio teremos as maçãs podres, não desanime não, viu!
      Fiquei muito feliz em saber que ficou motivado com a postagem, isso para mim já vale a criação do blog!
      Vamos aproveitar o que a blogosfera tem de bom e tentar deixar de lado as pessoas que não sabem interagir de forma construtiva, não é mesmo :)
      Desejo-lhe muitas alegrias daqui por diante, sucesso pra você em seu espaço :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  25. Oi Sam,
    Mais uma pérola de texto!
    Realmente há pessoas que reproduzem no mundo virtual, o comportamento do é “dando que se recebe”, do mundo real. A cultura do retorno fácil. Do levar vantagem em tudo!
    Especialmente entre os mais jovens...
    Sabe, por vezes chega ser cansativo perceber a preguiça que certas pessoas tem de ler e depois comentar sobre o que leu... Triste!
    Concordo também que em termos de amizades, é perfeitamente possível ultrapassarmos a barreira do virtual. Aconteceu comigo, e hoje tenho maravilhosas amizades reais.
    No mais, não tiro e nem coloco uma vírgula.
    Assina em baixo.
    Beijão.
    Tenha um bom inicio de semana.
    Fui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Beth, tudo bem? :)

      Puxa, fiquei super feliz com seu elogio, valeu mesmo viu! :D
      Pois é amiga, uma colega aqui do blog comentou sobre isso, esta cultura do retorno fácil e da preguiça de ler... Algumas pessoas reclamam que meus textos são longos, mas eu resolvi deixar assim mesmo, pois prefiro interagir com quem tem disposição e interesse em se informar e trocar idéias de forma construtiva e enriquecedora :)
      Assim, acabo filtrando os interesseiros e preguiçosos hehehe até porque comigo esta coisa de me segue que te sigo e só não cola ;p
      Que bom que teve experiências boas neste meio, também conheci muita gente incrível que hoje faz parte do meu mundo off e sou eternamente grata por isso :)

      Muuuuito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijooo e boa semana :D

      Excluir
  26. Concordo em gênero ,nº e grau...mas êita tarefinha difícil esta de comentar,Formas interpretativas nas dualidades das palavras,necessita de coragem para corrermos este risco numa conversa escrita e agregarmos algo de positivo.O tempo é nosso carcereiro,viável seria lermos e depois de processarmos,darmos uma opinião,mas faço-os de 'estalo'.Impossível fazer com boa qualidade em todos os temas,e provocar reações diversas.Por causa do tempo não leio os comentários e se os lessem me sentiria limitado,muitas vezes apaguei os meus pela felicidade de ler as opiniões de algumas pessoas das minhas afeições e temer que as minhas falácias as ferisse,por contrariar os seus pontos de vista
    Sinto-me feliz quando percebo encorajar alguém a entrar na conversa,outros editam os meus comentários,nas entrelinhas me mordendo,em muito me divirto-hehehehehehe!
    Grande Sam,
    Mais que 5 motivos,
    As lamúrias do mundo se deu por focarem as camêras com exclusividade atrás de uma verdade,abrir os microfones e no poder de uma pena transformar santos em demonios e demonios em santos sem os debates e contradições.Aqui,todos podemos falar,cada um com sua verdade e tecermos uma única verdade com as agulhas do conhecimento.
    Gênios como Hitler nascem todos os dias .amado em sonhos eróticos,como fôra pelas alemãs e no teatro de Berlim ao lado de Eva Braun (que o endeusava e com ele,suicidou),na encenação da paixão de cristo,achou o culpado para declarar sua guerra ao mundo,motivado por um romance ,modificado por um anti-sêmita a serviço do czar Nicolau.Vítimas da barbárie que hoje barbarizam .Nesta tragédia de propósitos políticos e financeiros, fizeram questão de excluir as outras vítimas:os ciganos e os pretos.
    O mundo que tem dia e hora para acabar,mas que nunca acaba.O mal criado pelos doutores da ciência,culpando os humanos de destruir o mundo.Sábios das grandes organizações que proibem o nosso discernimento,e pior,obtém êxitos-- câmbios de sagradas vidas pelo vil capital!!!
    Fazemos inimizades ao contrariarmos ,principalmente nos temas sobre política,da qual somos apenas peças manipuladas no tabuleiro da situação e oposição.hehehehe-peste das pestes!!!
    Gosto quando me xingam,não sou de açucar,Sou magricelinha para poder me desviar dos pingos de chuva e não derreter,ficarmos de mal a toa que é besteira
    Mas,sou uma praga na pirraça,se fizer coments e não ter respostas,faço pela segunda vez para nunca mais arriscar-me...é muito difícil ,Sam,comentar e ter qualidade
    Todos tem muito, e precisam de falar...
    abraços fortes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tutankamon, tudo bem? :D

      Realmente, comentar é só para os fortes kkk tarefa difícil porque a comunicação nesta torre de Babel que é o meio virtual acaba nos levando por caminhos que nem imaginávamos seguir ou então, nos deparando com os que distorcem tudo que ficamos de mãos atadas, tamanha a confusão hehehe Mas eu adoroooooooooo dar um pitaco :) aprendi muito sobre mim e sobre as pessoas interagindo e a cada dia me apaixono mais pela atividade :D
      Como estou neste meio para me divertir e me distrair, decidi que só comento se gosto e concordo. Se não gosto ou não concordo, não comento. O que me livra bastante de confusões, mas como tenho o sangue meio quente, às vezes não me aguento diante de certas colocações, estresso e acabo me lascando hehehe
      Assim como você, não leio os comentários que fizeram antes de mim em uma postagem quando a visito, gosto de expressar puramente o que me vem à cabeça, e quando eu lia, acabava sendo influenciada ou então, perdia o tesão porque já tinham dito o que eu ia dizer kkk então eu leio e corro lá pra baixo para comentar de olhos fechados para o que disseram :D às vezes, depois eu leio, mas com o tempo escasso do jeito que anda, nem isso dá pra bisbilhotar ;p
      Isso que você disse é uma grande verdade, muito raramente alguém aceita uma opinião contrária, por isso mesmo que prefiro nem fazer, porque quando fiz, foi um stress geral e ainda fiquei de ruim na história só por dar opinião... infelizmente ainda temos muito que aprender com isso :) mas quem sabe um dia não é mesmo? :)
      Ahhh quisera eu ter sua nobreza e sabedoria para me desviar com altivez dos ataques... quando me xingam eu não gosto não kkk mas, faz parte da minha condição ainda menos evoluída, um dia terei serenidade para não me abalar com estas mediocridades :) já dei uma melhoradinha de uns anos pra cá, mas bem inhainhazinha hehehe

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande abraçooo e boa semana :D

      Excluir
  27. vc esta de parabéns seu blog é perfeito gostei ja to seguindo ele e curti sua pagina no facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? ;)

      Fico feliz em saber que gostou do blog, seja sempre bem vindo :)
      Obrigado pela presença e por contribuir curtindo a fanpage e seguindo o blog :)

      Um enorme abraço e boa semana!

      Excluir
  28. Ótimo artigo, Sam!

    Não poderia deixar de informar que o Google Reader me trouxe até aqui.


    Ao receber um comentário, o blogueiro tem a visão de como o leitor viu o seu artigo, fazendo com que até mesmo algo possa ser acrescentado e/ou alterado, como já aconteceu num post meu.

    Apesar de o meu blog ainda receber poucos comentários, já aprendi bastante aqui no Vida Real da Sam e no Gerenciando Blog a importância de responder o comentário do visitante, nem que seja só para agradecer a visita. Isso é importante, e acredito que isso passa a impressão ao leitor de que "o blog está vivo".
    Particularmente, não gosto de blogs que não tem retorno de comentários, pois é como você já disse em outro post: "é como você conversar para o vazio".

    Um dos pontos que considero importante também é a escrita de quem comenta - sem querer ofender que escreve errado, é claro. Digo isso porque ´é como já falei em algum lugar: "para relacionarmos, precisamos de comunicação, e, para comunicação, precisamos saber comunicar."; é aí que a boa escrita entra!

    Parabéns pelo post!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wallace, tudo bem? Que bom que veio participar! :D

      Tomei a liberdade de colocar seu link em minha lista de Top Parceiros, foi uma maneira singela, mas sincera de retribuir toda a sua gentileza e ajuda na divulgação do blog :) Muito obrigado viu!

      Ótima sua colocação, eu já fiz diversas alterações em postagens depois de receber alguns comentários, em alguns casos, percebi que faltava algo que o leitor observou, em outros, me expliquei melhor para não gerar transtornos, esta troca é realmente muito enriquecedora para todos os envolvidos :D
      Fico feliz que as postagens lhe tenham sido úteis, sempre que aprendo algo ou creio ser o correto a fazer, compartilho aqui no blog para conversarmos sobre o tema e aprendo muito com isso :D
      Eu também não gosto de falar sozinha, o interessante da blogosfera é justamente a interação, então não costumo retornar onde não recebo uma resposta, ou agradecimento que seja. É uma forma de mostrarmos ao leitor que nos importamos com a opinião dele, assim como ele se importou em ler e comentar nosso texto :)
      Concordo contigo, é sempre bom termos um cuidado especial com a escrita e com as palavras que usamos, pois este tipo de comunicação sem expressões faciais e tom de voz, tende a ser mais complicada.

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana !

      Excluir
  29. Gostei do Blog e de suas postagens Sam (desculpa a intimidade), estou iniciando um blog tb e sei como é difícil receber um comentário(rs), sempre que posso comento, não visando a lei do retorno, mais porque gosto de mostrar que visitei o lugar e gostei ou me interessei pelo que li.

    Parabéns Alê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alê, como vai? Fico muito feliz em saber que gostou do blog, sinta-se em casa por aqui :)

      Ótima sua forma de começar cedo a interação na blogosfera, no início, onde não temos muitas visitas dos motores de busca e ainda não temos um público fiel, é uma ótima forma de divulgar nosso espaço, ler bons conteúdos e consequentemente aprender com os colegas e até mesmo, fazer amizades e boas parcerias.
      Aqui no blog, apesar de 2 anos, recebo poucas visitas dos motores de buscas porque posto pouco, então eu aproveito a atividade de comentar que eu gosto muito, para trazer as pessoas aqui e quem sabe, fidelizá-las :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  30. Sammy, querida! Tudo bem amiga? Cheguei mais tarde hoje! Mas eu jamais deixaria de vir participar de um tema tão maravilhoso como esse: a arte de comentar em blogs e de receber comentários!!

    E você escreveu o artigo de uma forma tão gostosa, eu diria, sedutora mesmo, que é impossível que alguém passe por aqui e não deixe sua boa impressão de tudo o que leu e aprendeu!

    Posso dizer que você é minha Mestra nesta incrível tarefa de tecer comentários e sabe porquê motivo? Porque quando iniciei nesta arte de "blogar" eu nem sabia que haveria uma tarefa tão estimulante assim.E o seu blog já se destacava neste quesito: um sucesso total em receber comentários!! Então qual seria o segredo? Tudo de bom, é claro! Primeiro a atenção que sempre oferece a cada visitante! Isso não tem preço!!

    E depois, as vantagens que um comentário pode gerar: nossa,amei os 5 primeiros requisitos, mas sem dúvida nenhuma a melhor delas é o bônus que é fazer um blogueiro feliz! Ah, e como faz! Feliz em todos os sentidos, pois se alguém dedicou, por menor que seja, um pouquinho de seu precioso tempo para deixar a sua marquinha, o seu pedacinho, é porque sentiu-se bem naquele ambiente e isto deixa qualquer pessoa MUITO FELIZ!!! :) Imagina um blogueiro então! Fica com o coraçãozinho inchado de orgulho e vai querer retribuir essa gentileza,com absoluta certeza! Daí surgem as grandes amizades e o círculo vai crescendo e tornando-se mais sólido a cada comentário realizado! Novos aprendizados e novas amizades: Tudo que este mundo virtual incrível pode nos oferecer!!

    Beijos minha querida e muito obrigada por este artigo lindo!
    Me identifiquei demais com ele!!
    Uma semana maravilhosa e nesta tem feriado...rsrs
    Já estou animada com antecedência!!
    Beijos mil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiii gatona, tudo de boa na lagoa? Tranquilo como um grilo? Suave na nave? huiahuia tô boba hoje né hehehehe

      Ah amiga, que tarde nada, postei ontem! Assim fico até com vergonha, logo eu que demoro 1 ano pra visitar os amigos hihihi
      Que bom que gostou do tema, eu amo demais esta atividade, então escrever sobre isso foi muito gostoso :D E poder compartilhar com vocês, ainda melhor :)
      Puxa que legal saber que o blog inspirou você e te fez tomar gosto pelos comentários, e parece que você nasceu sabendo fazer isso, pois em cada comentário, conseguimos sentir dua sinceridade, sua essência e alegria! É maravilhoso quando isso acontece, é como uma conexão mesmo :D
      Não tenho palavras que descrevam minha gratidão para com cada um de vocês... vocês me fazem companhia, me ensinam muito com estas conversas e mesmo com a vida corrida que temos, vem aqui prestigiar os artigos, papear, isso é algo muito valioso pra mim.
      Pois é amiga, até hoje, sinto a mesma sensação deliciosa de quando recebi o primeiro comentário! cada e-mail de aviso que chega eu largo tudo pra ir ver o que vocês escreveram, que delícia isso! é muito estimulante e gratificante, principalmente :D

      Obrigadíssimo pela presença, carinho e por estar sempre aqui, minha top comentarista, ajudando o blog a crescer, complementando as postagens e oferecendo sua amizade virtual :)
      Um mega beijãooooooooo e que sua semana seja ótima :D e tem feriadooo, uepaaaaaaaaa :D adoro ! hohoho

      Excluir
  31. É bem verdade !!!
    Já tive muitos visitantes nos meus sites e nos meus negócios por comentar em diversos sites do mesmo nicho.
    É importante marcar as nossas posições e defender as nossas opiniões.
    Excelente blog =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis, tudo bem? :)

      Comentar tem muitos benefícios, e como você mencionou, podemos chamar a atenção para nossos blogs conseguindo assim tráfego, boas parcerias e até mesmo fazer amizades :)
      Concordo contigo, além disso é uma ótima forma de deixarmos a nossa marca e opiniões no meio virtual :)
      Fico feliz que tenha gostado, seja sempre bem vindo ;)

      Obrigado pela presença e participação,
      Grande abraço e boa semana :)

      Excluir
  32. A parte do fazer um blogueiro feliz é certa, haha. Muita gente n~sao sabe o valor que um comentário tem. Você pode divulgar o seu blog simplesmente por expressar uma opinião coesa, ou um artigo legal, sem precisar fazer jabá. Tudo com naturalidade. Abraços,

    Letícia Motta
    Editora do Cutedrop
    http://www.cutedrop.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letmotta, como vai? :)

      Com certeza, creio que a maioria dos blogueiros se sente feliz quando recebe um comentário. Fico muito satisfeita pois aprendo bastante, tanto comentando, quanto respondendo comentários.
      Como você disse, comentar é uma ótima forma de divulgação e interação.
      Sou uma entusiasta desta atividade :D

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :)

      Excluir
  33. Muito bom o artigo,infelizmente no nosso país isso não é uma pratica comum.

    Um forte abraço e um xero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus, como vai? :)

      Fico feliz que tenha apreciado o artigo, seja sempre bem vindo :)
      Uma colega acima mencionou que em outros países, as pessoas já tem esta consciência dos benefícios que comentar pode trazer. Aqui, como você disse, infelizmente ainda não é uma atividade popular, espero que isso mude, por isso resolvi fazer a minha parte e tentar incentivar o pessoal a comentar :)

      Obrigado pela presença e participação,
      Grande abraço e boa semana :)

      Excluir
  34. Todos os itens foram muito bem colocados e fundamentados. Pena que é mais difícil convencer os que são apenas leitores (nem blogueiros ou webmasters) deixarem suas opiniões.

    Espero melhorar cada vez mais minha capacidade de comunicação, pois tenho dificuldades para expressar minha opinião sobre determinados assuntos e algumas situações. Vou continuar comentando e praticando rsrs.


    http://www.educasempre.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah..., e como o comentário faz um blogueiro feliz!
      As pessoas nem sempre sabem como esta interação é boa e estimulante.

      Excluir
    2. Olá Erica, como vai? :)

      Realmente é super difícil conscientizar os leitores que não estão envolvidos neste meio a participar, por isso achei que seria uma boa fazer a postagem, quem sabe amoleço algum coração, não é mesmo rsrs
      Por este motivo, deixo aberto a anônimos, muitas pessoas tem receio de se expor, já outras nem conhecem os sistemas ou então, não experimentaram comentar... Pois quando experimentarem... duvido que larguem, é muito bom :)
      Comentar nos ajuda muito nos pontos que citou, eu mesma estou melhorando minha escrita e também minhas interações dentro e fora da net, por isso recomendo esta atividade :)
      Ahhh comentários trazem uma satisfação e alegria enorme para o blogueiros, não é mesmo? Eu pelo menos, fico muuuito feliz :D

      Obrigadíssimo pela presença e participação e por me fazer feliz, comentando rsrsrs
      Grande beijooo e boa semana :D

      Excluir
  35. Rock Club12/11/12

    Importante comentar, pq assim gera sempre um circulo de amizade positiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rock Club, tudo bem? :)

      Concordo contigo, comentar é uma atividade que enriquece todos os envolvidos, ajuda o blogueiro a saber se está no caminho certo, ajuda o leitor com a variedade de leituras e até mesmo, constrói e solidifica amizades :D

      Obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  36. Excelentes tópicos, Samanta. Especialmente o bônus, realmente dá uma satisfação muito grande o blogueiro ler um comentário. No início não tinha essa prática, mas com o tempo fui tomando gosto e fiz vários amigos. Adorei o post. Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, que bom que gostou dos tópicos, espero que esta postagem consiga conscientizar os que passarem por aqui e incentivar os comentários em blogs :)
      Assim como você, com o tempo experimentando esta prática e hoje, adoro! ;)

      Obrigadíssimo pela presença se participação!
      Um enorme abraço e boa semana pra você também :D

      Excluir
  37. Nilson Uemoto13/11/12

    Parabéns pelo artigo, realmente comentar em blogs é uma ótima maneira de divulgar e ser conhecido na blogosfera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilson, que bom que gostou do tema :) Seja sempre bem vindo!

      Como você disse, comentar é uma ótima forma de ser conhecido e também, reconhecido na blogosfera. Creio que, se bem usada, pode ser uma das formas mais interessantes de divulgação do blog e até mesmo para fazer amizades :)

      Obrigado pela presença!
      Grande abraço e boa semana :)

      Excluir
  38. *********** poema*********
    num sirriso pintei a sombra duma lagrima... num sonho
    escrevi uma musica... numa onda do mar perdi os meus
    medos... numa estrela do ceu escondi os meus desejos... e nesta
    mensagem deixo a magia dum sentimento que ilumina
    uma das razoes da vida...
    so eu faço poemas da minha cabeça e par querida mulher
    e tambem faço par os meus amigas(os) de quem gosta-te de poemas
    eu tenho muito poemas lindos!!!! e muito obrigada por ler , e depois dizem alguma coisa do poema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela mensagem :) Espero que tenha apreciado a postagem!
      Grande abraço e boa semana

      Excluir
    2. muito bom dia SAMANTA espero k tenha uma terça feira de tudo bom par ti , e tambem par a tua familia , e muito obrigada por ler , beijinhos amiga

      Excluir
  39. Anônimo13/11/12

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo13/11/12

    Olá querida, boa tarde, tudo bem com você ? Espero que sim!!
    Esse artigo é uma verdadeira obra prima, somos privilegiados em te-la em nossos contatos, pois você sempre nos presenteia com artigos belíssimos e de grande relevância, ajudando em nosso desenvolvimento em vários aspectos.
    Participar interagindo com comentários e artigos é contribuir para a vida, é sermos ponte de auxílio para que a vida se expresse em toda a sua beleza como ela é através de cada um de nós. Penso que ,quando nos colocamos como pontes de auxílio na vida, então manisfestamos o verdadeiro sentido de existir. Você , bem como muitos que prestam um verdadeiro serviço a essa sociedade tão enferma e, que encontram em vocês , blogueiros, que compartilham seus conhecimentos ,reflexões e experiências, constituem -se verdadeiros médicos da alma, tornando nossas vidas menos sofrida e com muita mais alegria, obrigado pelo artigo. Um abraço, Luciano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Luciano, como vai? Por aqui tudo bem, obrigado por perguntar :) Espero que contigo também :)

      Puxa, fiquei muito feliz com suas palavras gentis de incentivo e elogios! Isso me deixa muito motivada a continuar dando o meu melhor para oferecer para você temas legais e interessantes :) É uma alegria quando fico sabendo que gostaram!
      Muito bonito e significativo o que você disse, vejo estas interações da mesma forma, sinto nisso uma grandeza muito grande. Interações virtuais chegaram para enriquecer nossa vida, nos dão oportunidade de conhecer e conversar com pessoas incríveis, que sem a internet, não conheceríamos. Considero isso, algo muito valioso na minha vida. ;)
      Sempre que percebo algo ou aprendo alguma coisa, venho correndo compartilhar, assim podemos trocar impressões e aprendo muito com isso! Que bom que gosta e acha os artigos úteis :)
      O prazer é meu em tê-lo em meus contatos, sempre prestigiando o blog, me ajudando, enriquecendo as postagens com seus comentários, me fazendo companhia aqui na net, agradeço de coração, viu!

      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  41. Boa Samanta sempre com bons conselhos e muita consciência no que diz. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, como vai? :) Que bom que veio participar e gostou da postagem!
      Eu adoro comentar, então foi um prazer escrever sobre isso e poder compartilhar com vocês :D

      Obrigado pela presença!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  42. Muito boa posatagem Sam.Neste nosso mundo que diria solto, é preciso que sigamos algumas regras, que aqui estão bem definidas esclarecidas.Penso que todos desejam deixar o blog com aparencia agradavel e com conteudo que possa agradar,seja qual for o tema/objetivo do blog.Claro que na emoção alguns blogs tornam-se verdadeiras arvores de Natal,mas entendo embora isto as vezes nis custa um tempo maior de carregamento da pagina, o que pode fazer com que certos amigos fujam ou percam o interesse.Jamais deve-se ofender com comentarios ou usar deste para propaganda gratuitas como ditas aqui.Em recente ciranda num blog sobre "Nosso feitio" deixei bem claro esta questão de comentar coerente com o que se leu,por respeito à pessoa que teve um trabalho para redigir e postar.Então parabens pela receita de uma convivencia mais amigavel e produtiva e que seja prazerosa.
    Grato mais uma vez Sam, por partilhar textos, que orientam e estimulam esta vida virtual tão plena de emoções.
    Meu terno abraço de paz e luz e até a proxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido amigo virtual, tudo bem? :)

      Fico feliz em saber que gostou da postagem :)
      Muito importantes as suas colocações, concordo contigo que neste meio, que ainda está muito solto e às vezes sem controle, cabe a nós a responsabilidade e bom senso de tentar oferecer coisas boas aos visitantes e também ter um carinho especial com nossos blogs, para que o leitor tenha uma boa experiência e volte sempre :)
      Os exemplos que deu são erros que cometemos, às vezes sem perceber, mas que precisamos ajeitar para não afugentar as pessoas. Blogs muito pesados e confusos, são mestres nisso!
      Os leitores e amigos vem até nós, então temos que ter consideração com todos e manter o blog fácil de utilizar :) Acho até que é uma forma de demonstrar nosso carinho :)
      E como você disse, é preciso comentar com qualidade, ler com atenção, senão a atividade fica vazia para todos os envolvidos, não é mesmo? :)
      Eu é que agradeço muito pela sua presença e palavras! Muito obrigado!

      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  43. Cara Samanta,
    Muito bom o seu artigo. Com certeza induzirá muitos blogueiros a comentar as notícias que lhes agradam, pois ninguém comenta algo que não leu e que não lhes despertou interesse, a não ser aqueles que apenas clicam por achar o título interessante, mas a preguiça não deixa que eles leiam e participem de forma concreta, fazendo um comentário dentro do assunto e produzindo algo de bom.
    Bjão
    Eloy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eloy, como vai? Que bom recebê-lo por aqui :)

      Fico feliz em saber que gostou da postagem, eu adoro este tema, então foi ótimo escrever sobre isso e compartilhar com vocês :)
      Infelizmente ainda temos pessoas que perdem a oportunidade de ler bons artigos, aprender, se divertir, por preguiça... Aqui mesmo, já reclamaram que os textos são grandes, mas não vou mudar pois prefiro interagir com quem gosta de ler, refletir e trocar experiências de forma construtiva e enriquecedora :)
      Tomara mesmo que a postagem incentive as pessoas a comentar com qualidade e aproveitar as maravilhas destas atividade!

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um beijão e boa semana :D

      Excluir
  44. Hello Sam,
    Mais um texto maravilhoso,agora a pouco estava lendo um comentário que me fez maravilhosamente bem,venho aqui e encontro essa maravilha escrita,rs.
    Acho que quem escreve é a alma de um blog e quem comenta é o corpo,sim porque um blog é o que é graças a essa interação escritor/leitor.
    Eu adorooooo comentários,muitos deles me fazem refletir,ler,reler,alguns me fazem feliz quando eu estou naqueles momentos meio pra baixo sabe,é maravilhoso poder receber o carinho das pessoas,poder fazer novas amizades,poder conhecer as mais diversas opiniões,até porque é interessante ver o porquê de o outro não concordar com o que está escrito,muitas vezes são opiniões que abrem um pouco os nossos olhos,você sabe bem disso,rs.
    Realmente é meio incômodo aquelas pessoas que não fazem um comentário relacionado ao texto e estão só interessadas em divulgar o seu blog,eu visito todos os que comentam,os que viram seguidores,mas não é em todo blog que deixo um comentário,até porque às vezes não entendo do assunto,é algo que não gosto,ou prefiro apenas ler o texto.Acho assim a divulgação começa quando há uma interação legal,uma troca de comentários nos posts um do outro,essas coisas e isso tende a crescer com o tempo.
    Sem contar que muitas pessoas chegam até as outras através dos comentários que leem nos blogs amigos,eu mesma sempre que visito um blog e tenho mais tempo dou uma olhada nos comentários já feitos.
    Comentar é tudo de bom e faz um blogueiro super feliz!!!!
    Vou parar aqui porque já fiz um texto,mas a opinião é basicamente essa,rsrs.
    Uma semana bem iluminada e alegre pra você!Abraçãooo *___*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa que considero importante é o escritor responder também,porque já passei em alguns blogs,comentei e nem sequer obtive resposta e acho isso fundamental né,sem contar que é falta de educação deixar as pessoas falando sozinha,rs.

      Excluir
    2. Hellooo, querida Suu, tudo bem amiga? :)

      Que bom que gostou da postagem! Concordo contigo, o que dá vida e forma ao blog é justamente esta interação entre leitores e o autor.
      Assim como você, também sou apaixonada por receber comentários e por comentar! Quisera eu poder participar em tudo que os amigos postam, mas faço o possível, porque gosto muito desta atividade e a faço com prazer e alegria :D
      Como você disse, os comentários nos ensinam muito, nos emocionam, nos enriquecem como pessoa e como blogueiros :D
      Gostei da sua observação sobre os casos onde não comentamos, eu também evito comentar onde não entendo nada do assunto ou não concordo, no primeiro caso porque fico com receio de falar bobagem e não agregar nada à postagem e no segundo caso, porque estou neste meio para me distrair e não curto muito ficar debatendo algo com o qual não concordo... :)
      Realmente, a interação construtiva é uma ótima forma de divulgação, muito melhor do que o velho : me segue que te sigo. Quando há uma troca interessante, acabamos nos tornando parceiros daqueles blog, visitando sempre, etc :) O que traz bons resultados e até amizades :D
      Sobre não ter resposta, também considero algo muito importante, eu pelo menos não volto mais em blogs onde fico falando sozinha... pode ser o melhor do mundo, eu procuro outro do mesmo tema onde o autor valorize seus visitantes e possamos conversar, trocar experiências. Não entendo quem tem blog e deixa os leitores falando sozinhos... acho mesmo uma falta de educação... É tão gostoso! Quem não responde, não sabe o que está perdendo :D

      Amiga, muuuuito obrigada pela presença e participação!
      Um super beijooooo e boa semaninha :D

      Excluir
  45. Minha intenção é retribuir e deixar o blogueiro feliz, mas realmente como consequência tem cada coisa boa que vem disso, mas infelizmente (você deve ter notado) to um pouco sem tempo e posto uma coisa rápida e saio. Apesar de pessoas maravilhosas como você já morarem no coração.

    Eu amo mansões, estranho é que a Sharon Stone demorou para vender, talvez seja por causa da fama mesmo, mundinho injusto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá queridona, tudo bem? :D

      Também gosto de retribuir e demonstrar minha consideração com aquele que veio aqui, dispôs de seu tempo e comentou e acabo aprendo muito com esta atividade ! Ótimas leituras, ótimas conversas, trocas de experiências e até amizades :D
      Por aqui infelizmente também ando com problema de tempo, por isso posto pouco, assim consigo retribuir todo mundo :)

      Menina, fiquei louca com aquela mansão, ai como eu queria ser rica kkkk

      Obrigadão pela presença!
      Grande beijooooooooooo e boa semana! :D

      Excluir
  46. Bom dia, Sam. Espetacular postagem. Eu tinha mesmo de vir hoje aqui e ler um texto muito bom, que não é cansativo, que resumidamente você conseguiu falar o que queria.
    Faço minhas as suas palavras, concordo absolutamente com cada tópico e ressalto, que comentar é um dom, uma arte.
    é muito bom recebermos comentários não somente porque visitamos e sim porque a pessoa gosta do nosso espaço, do que escrevemos.
    Sei que o tempo muitas vezes é curto e que ficamos um pouco enrolados para comentar em todos, mas sabemos quem são nossos leais leitores e amigos.
    É claro, que cada comentário enriquece o blog, aprendemos com ele, muitas vezes até discordamos, mas é a opinião particular de cada um.
    Acho importante o leitor prestar atenção e não resumir o seu comentário apenas a uma palavra, se bem, que tem palavra que diz tudo.
    Fato é, que gostamos do desenvolvimento do pensamento de quem lê o que da nossa alma sai com carinho, inspiração e transpiração.
    Devemos sim valorizar cada escrito, pois ali houve um raciocínio, uma pesquisa ou tão somente uma alma.
    Portanto, a interação é importantíssima, a fim de que venhamos a amadurecer a nossa escrita através dos comentários.
    Creio, que toda visita e seguidor é bem-vindo, mas é infinitamente melhor quando ele segue e comenta do que quando apenas segue, afinal, gostaríamos de saber a sua opinião e desse modo não poderemos.
    Respeitar o escritor, é respeitar a si mesmo.
    Parabéns! Não precisou ser imenso para dar o seu belíssimo recado!
    Beijos na alma e fique na paz de uma semana de luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Patrícia, como vai?

      Que bom que gostou da postagem, foi um prazer escrever sobre isso, pois adoro comentar :D
      Sobre textos grandes ou cansativos, já tive algumas reclamações aqui sobre isso, de os textos serem grandes, mas resolvi que os deixaria assim, pois além de ser a forma com a qual me identifico para escrever, prefiro interagir com quem não tem preguiça de ler, se informar e trocar experiências de maneira enriquecedora :)
      Como você sabiamente disse, comentar é uma arte!
      Eu valorizo todos os comentários, porque não sei qual é apenas retribuição e qual é por real interesse, até porque eu atualmente só posso comentar por retribuição, mas adoro o espaço de todos os que vem aqui. Quisera eu poder comentar em tudo que os colegas postam, mas é difícil conciliar meus afazeres off line com esta atividade. Mas me esforço ao máximo para retribuir todos, até diminui as postagens para isso :) E o faço com muita alegria por adoro visitá-los e ler as novidades :)
      Ótima sua colocação sobre ler com atenção e comentar apropriadamente, com qualidade. É ruim quando percebemos que o visitante sequer leu, só quer mesmo deixar o : me segue que te sigo, e tchau...
      Uma das coisas que mais me encantou nesta atividade foi justamente o que você disse, amadurecer nossa escrita! Comentar me ajuda bastante a melhorar isso :)

      Muuuito obrigada pela presença e participação!
      Um grande beijoooo e que sua semana seja maravilhosa :D

      Excluir
  47. meu maior motivo de comentar nos blogs
    é por que amo cultivar e manter amizades
    é como uma visita a sua casa
    ou uma ligação
    amo meus amigos
    lindo feriadão bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá queridíssima, como vai? :)

      Adorei saber seu motivo para comentar e compartilho da sua opinião, também adoro cultivar estes laços virtuais e as amizades que forma surgindo, acho algo muito gostoso e valioso :D
      Perfeito o exemplo que deu, é como uma visita em casa, um papo agradável, uma tarde prazerosa com o amigo :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande beijooo e boa semana :D

      Excluir
  48. Oi querida Sam! Tudo bem contigo? Acho muito importante a gente prestigiar quem lê nosso blog e comenta, através de uma resposta sincera e afetiva. Também amo comentar em alguns blogs pois existe uma troca bem boa, assim como aqui no seu. Por isso estou sempre por aqui.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Fernanda, tudo bem? ;) Por aqui tudo jóia, obrigada por perguntar :)

      Concordo contigo, também acho super importante demonstrar nossa consideração e procurar prestigiar os que nos visitam, e assim, vamos lendo ótimos artigos, interagindo, aprendendo e até fazendo amizades, o que acho maravilhoso!
      Fico feliz que goste de passar por aqui, seja sempre muito bem vinda, pois amo conversar com vocês :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande beijoooooo e boa semana :D

      Excluir
  49. Samanta! No momento que estou comentando seu blog já tem um número assombroso de comentários: 100! Isso é uma glória, parabéns!
    Quando eu alcançar 10% desse número estarei festejando com fogos de artifício.
    Seus "cinco motivos" são indiscutíveis e ainda mais o bônus. Tenho encontrado alguns bons amigos com essa prática. Você é uma dessas pessoas queridas que eu faço questão de preservar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Telma, tudo bem? :)

      Pois é amiga, eu fico muuuuito feliz em ver que os amigos e visitantes gostaram da postagem e estão participando, esta troca de opiniões, idéias e experiências é algo que além de enriquecer a postagem, me ensina muitas coisas :D
      Aproveito para lhe agradecer por estar sempre aqui prestigiando os artigos, conversando, isso é algo muito precioso para mim, valeu mesmo viu!
      A recíproca é verdadeira e gosto muito de você! :D

      Obrigada pela presença e participação!
      Um super beijooooooo :D

      Excluir
  50. É isso ai Sam, precisamos de comentários para poder criar mais e mais... é o comentário dos visitantes que me da força para postar mais trabalhos e interagir com as pessoas é muito bom senão o blog não teria a menor graça. gostei muito da postagem valeu! Beijokas amiga e um bom feriado com muita paz e amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Valéria, como vai? ;)

      Agradeço muito a você, pois esta postagem nasceu da nossa conversa a algum tempo atrás sobre comentários :)
      Como você disse, são os comentários que nos dão força e incentivam a continuarmos dando nosso melhor nos blogs :) É isso que dá a graça e a alegria nesta atividade :D
      Que bom que gostou, espero que motive os que ainda não experimentaram esta prática maravilhosa :)

      Obrigada pela presença e participação!
      Um beijãooo e bom feriadão para você também :D

      Excluir
  51. Oiii, Samanta, tudo bem? Olha eu aqui de novo quando sobram algumas brechinhas de tempo para interagir de forma mais expressiva.

    Bom, eu li todo o texto, e como trabalho em editora, então a fome de ler e escrever tornou um hábito saudável pra mim.

    Quando fiz meu primeiro blog, na época em que a internet ofereceu essa ferramenta, comecei a contar para amigos e colegas, através de um bate papo informal, e foi lamentável alguns deles terem dito que jamais teriam paciência de contrui-lo porque alegam que não gostam de ler nem de escrever qualquer tipo de texto. Infelizmente, não é?

    Apesar de que respeito a postura de cada pessoa, creio que o blog é uma forma de a pessoa desenvolver habilidades de se fazer redação, principalmente os jovens que prestam ENEM e outros concursos que exigem a redação no edital, deveriam praticar o ato saudável da leitura e escrita.

    Num trecho do seu texto em que diz que para se construir uma boa imagem é algo trabalhoso e difícil, mas algumas pessoas não têm noção disso e, pela falta de pensamento crítico e até de personalidade própria, criam artifícios patéticos do tipo "me siga que eu também te sigo" para conquistarem de forma relâmpago o leitor e, para mim, isso é pobreza de espírito, como se a gente fosse obrigado a seguir essas pessoas que só entram na net para postarem bobagens sem nexo.

    E cá entre nós, as pessoas pagam uma fortuna para terem o computador e instalarem a net e, mesmo assim, não tiram proveito de informações super úteis que o mundo virtual oferece. E o que vejo são essas pessoas que participam de forma tão pobre e usam a net apenas para criar ofensas, em vez de estimularem incentivos e reflexões. Fazer o que, né?

    Abraço, Samanta e até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, como vai? Desculpe a demora na resposta, mas ontem no feriado aproveitei para descansar um pouco e desintoxicar da net huahuia estava precisando :)

      Fico muito feliz que esteja com mais tempo para passar nos blogs e agradeço muito por vir aqui prestigiar os artigos, gosto muito de conversar contigo, pois seus comentários sempre enriquecem as postagens!
      Este ponto que você tocou é muito importante, infelizmente vemos muito disso por aí, pessoas que não gostam de ler e se informar... Não consigo entender isso, sabia? Como alguém pode estar satisfeito e não querer aprender mais?...
      Por aqui já tive muitas reclamações de que os textos são grandes, mas decidi que vou continuar postando assim, primeiro porque é assim que me expresso, segundo porque prefiro interagir com pessoas que não tem preguiça de ler e que gostam de interagir de forma enriquecedora e construtiva ;) Assim, os preguiçosos passam longe quando olham o artigo kkk
      Muita boa sua observação, sem dúvidas esta atividade ajuda muito a melhorar a escrita e ler é algo que só nos traz benefícios!

      Concordo contigo, ontem mesmo estava conversando sobre isso com meu marido, em como as pessoas andam sem noção do que é ter uma conduta elegante e fazer uma divulgação eficiente, sem estes artifícios do me segue, que te sigo, como você mencionou e assim acabam manchando sua imagem virtual, o que com certeza irá atrapalhar projetos futuros e até impossibilita, de certa maneira, a criação de interações de qualidade e boas parcerias...
      Tenho a mesma visão que você sobre este assunto, a internet é uma ferramenta maravilhosa, que nos possibilita ter acesso a todo tipo de conhecimento em apenas um clique, e a maioria das pessoas não tem o menor interesse nisso... E como você colocou, muitos utilizam mal estes recursos, criando o caos ou enchendo o meio de porcarias que não nos agregam em nada...
      Fico muito chateada com isso sabe, eu gostaria que todos aproveitassem bem a internet, pois sei como isso me faz bem e mudou a minha vida para melhor :)
      Quem sabe um dia, não é mesmo :)

      Agradeço muito sua presença e participação!
      Um enorme abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  52. Querida Sam,

    Amei o tema abordado. E logo por você que me ensinou a importância de comentar e principalmente comentar com humildade. Tenho pouco mais de 6 meses de blogs e sempre procuro seguir seus conselhos. E tem dado certo, pois, mais do que receber visitas, ganhei grandes amigos, leitores que são o máximo e aprendi bastante. Todos esses tópicos abordados por você são verdadeiros, inclusive, comentando nós aumentamos visivelmente noss capacidade de criação e o nosso português melhora; mas acho que o maior retorno é o carinho e a presença das pessoas. Sem isso o blog não tem vida, fica automático e sem emoção. E para nós que buscamos na blogosfera muito mais do que retorno financeiro, esse carinho é primordial.

    Muito obrigada por ser meu exemplo enquanto blogueira. Sem puxar o saco, rs. Falo com todo sinceridade!

    Espero que este artigo incentive as pessoas a participar deste mundo maravilho que é a blogosfera!

    Como você diz: ARRASOU! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs desculpe pelos erros acima, rs. O teclado tá com problema.. rs.

      Excluir
    2. Olá querida Lidiane, como vai? Que bom que veio participar :D

      Fico feliz em saber que gostou do tema escolhido, para mim foi uma delícia escrever sobre isso, pois é uma atividade que gosto muito!
      Você começou na blogosfera de maneira impecável! É maravilhoso interagir com pessoas assim que além de dar o seu melhor e se dedicar ao blog, ainda prestigia os amigos, comenta com qualidade, isso sem dúvidas enriquece ambos, tanto a nós mesmos por aprender com as leituras e trocas de experiências, como o autor que aprende muito com estes feedbacks :)
      Concordo contigo, vejo que estou sempre melhorando algo aqui no blog e nos artigos simplesmente por cultivar este hábito de ler e comentar :)
      Espero mesmo que o artigo incentive as pessoas que ainda não comentam, a tomar gosto pela atividade :)

      Ah, não esquenta com isso não, para ser sincera, eu nem tinha reparado em erros rsrsrs

      Muuuito obrigada pela presença e participação e pelo presente que me deu em seu blog, viu!! Adorei :D
      Grande beijoooooooooooooo e bom fim de semana :D

      Excluir
  53. SAMANTA: Boa tarde, querida!

    Concordo com o seu póster! Comentários tem que ser verdadeiros e cultos! Isso beneficia o comentarista, trazendo-lhe toda uma credibilidade.
    E ainda ajuda-se o blogueiro, valorizando mais seu espaço!

    Acho que o blogueiro de verdade é àquele que interage com os demais, não só para divulgar seu espaço, mas pela amizade e prazer de compartilhar seus conhecimentos! Todos só têm â ganhar.

    A blogosfera torna-se um mundo mais valorizado em todos os sentidos!
    Curto muito este mundo, pois gosto de escrever, assim como também compartilhar com todos, sem egoísmo algum!

    Beijos minha amiga virtual e um bom feriadão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Maria Adeladia, como vai? :)

      Que bom que temos a mesma visão sobre o tema, também acho que comentários devem ser feitos com prazer e sinceridade, assim, como você disse, isso acaba trazendo benefícios para ambos os envolvidos na interação e também ajuda a manter sólida nossa credibilidade :D
      Concordo contigo, blogueiro de verdade interage quando pode, se dedica a esta troca que é tão prazerosa e construtiva :)
      Também amo este meio, um dia, mesmo se não tiver mais blog, vou continuar visitando os amigos e comentando com muito prazer :D

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Um mega beijo e bom fim de semana :D

      Excluir
  54. Oi Sam, muito seu txt, de enorme relevância para a blogosfera, de fato essa é uma cultura que ainda precisa ser desenvolvida nos blogueiros brasileiros. Gostei tanto de seu post que gostaria de 'espalhar' essa ideia publicando ele em nosso blog onde falamos de redes sociais, empreendedorismo digital e desenvolvimento web, geralmente não fazemos isso por questões de SEO, mas de fato acho que sua iniciativa merece ser 'propagada'. Se vc concordar visite nosso blog e nos dê seu parecer, o link é: http://webm3-newblog.blogspot.com.br/. Um abraço e muito sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis, como vai? :)

      Concordo contigo, eta cultura precisa ser mais divulgada e aplicada por todo tipo d eleitor, espero que o artigo inspire as pessoas a experimentarem esta ótima prática que só nos traz coisas boas :D
      Fico feliz que tenha gostado a ponto de querer divulgar para seus visitantes, por mim está tudo ok sim :) seria um prazer :)
      Em breve visitarei seu espaço e lhe deixo mais uma confirmação por lá :)

      Obrigado pela presença e pela iniciativa de ajudar na divulgação,
      Um enorme abraço e seja sempre bem vindo :D

      Excluir
  55. Oi, Samanta! Todas os motivos são perfeitos. Ao comentar nos blogs, iniciamos um diálogo com as pessoas, e isto pode ser muito enriquecedor. Naturalmente, há o benefício de trazer visitas, chamar a atenção para nosso próprio blog, mas isso vem como consequência e somente quando os comentários são bons e relevantes. Concordo com você que comentar também é diversão, além de ser um aprendizado. Muito bons os itens que abordou. Aproveito para avisar que o Blog da Hannah agora voltou mesmo, rs. E seu blog foi mencionado no post de reinauguração. Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Hannah, como vai? Que bom que veio participar :D

      Vejo da mesma forma que você, quando comentamos iniciamos uma interação que na maioria das vezes é muito construtiva para ambos os envolvidos, podendo dar início a parcerias e até amizades, além de nos enriquecer em conhecimentos pois estas trocas são muito interessantes :D
      Dei uma passadinha rápida pelo sue blog, está lindooooo, fui lá pegar o seu banner :) Mas ainda não deu tempo para ler as novidades, mas logo logo estou chegando lá para conversarmos mais :)

      Obrigada pela presença, participação e por divulgar o Vrsam!!
      Um beijão e bom fim de semana :D

      Excluir
  56. Olá, Sam!
    Disse tudo e mais um pouco.
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, tudo bem? :)

      Que bom que gostou, eu adorei escrever sobre este tema :D

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande beijo e bom fim de semana :D

      Excluir
  57. Oi Samanta. Como vai? Tudo bem? Desejo que sim.
    Bem! Desta vez atrasei-me bastante com o meu comentário. Li o seu artigo logo que saiu mas nesse momento não tive tempo. Só hoje arranjei um tempinho.
    Como sempre, é muito interessante, importante e dá uma grande força aos iniciantes, que é o meu caso. E, para além destes adjetivos, existem outros tão importantes como os que mencionei.
    1 - Divulgação. De facto, uma boa maneira de nos darmos a conhecer e ao nosso blog é comentar em outros artigos sobre temas que dominamos. Caso não estejamos por dentro do assunto, o melhor mesmo é não comentar.
    2 - Também é muito importante construir uma boa imagem. Esta prática aplica-se tanto no mundo real como no virtual. E, muitas vezes, estamos mais à vontade para comentar na blogosfera do que com o nosso vizinho/a do lado.
    3 - É um fato que se podem construir grandes amizades através do planeta e tudo graças a esta "caixinha" que veio revolucionar a maneira de comunicar. MARAVILHOSO.
    4 - Aprimorar a escrita. Alguém escreveu que "todos somos escritores." Mas será que somos? Um amontoado de frases sem nexo, sem pontuação, com um vocabulário cheio de erros ortográficos, não cativa nem aqueles que não são peritos. E, de facto, é escrevendo que aprendemos a escrever melhor.
    5 - Diversão e aprendizado. Eu não sirvo de exemplo porque sou "caladinha e tímida" mas há muitos e bons humoristas que, com o seu texto nos podem fazer sorrir fazendo subir o nosso astral. E com eles aprendemos a ver o mundo sobre outros pontos de vista.
    Resumindo, tal como a Samanta escreve, é maravilhoso recebermos um comentário de alguém que, temos a certeza, roubou um pouco do seu precioso tempo para nos dar a sua opinião. E isso cria em nós uma sensação de indescritível bem-estar.
    Sim. Sabemos, talvez por intuição, quando a pessoa que comenta, leu ou não o nosso artigo. E depois lá vem, em seguida, o tal http:...
    Por fim quero dar-lhe os parabéns pelo excelente artigo. Como sempre a Samanta sabe escrever sobre temas que são bem atuais e que nos ajudam a crescer como pessoas humanas no mundo real mas também no mundo virtual.
    Beijo Grande e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga, tudo bem? Por aqui tudo na Paz, obrigada por perguntar!

      Não se preocupe com atraso, seja bem vinda a qualquer hora :)Sei como é difícil conciliar nossas atividades com o tempo que temos :D
      Apesar de estar já a 2 anos neste meio, todos os dias aprendo algo novo, comentando nos blogs, então foi um prazer escrever sobre isso e poder compartilhar com vocês, espero que seja útil :)
      Como eu não recebo muitas visitas dos motores de busca, minha maior fonte de divulgação são meus comentários em blogs, são eles que trazem as pessoas aqui e felizmente, algumas gostam e acabam acompanhando o blog :) Vale a pena investir neste tipo de divulgação, mas sempre com qualidade :)
      Fazer amizades é um ponto dos que considero mais importantes e gratificantes, já conheci pessoalmente muitos blogueiros e alguns já fazem parte da minha vida off, e é algo que considero muuuito valioso :)
      Lendo os artigos dos amigos, aprendemos, nos divertimos e nos emocionamos, por isso recomendo muito esta prática de comentar!
      Concordo contigo, é maravilhoso saber que alguém dispôs de seu tempo, comentou, deu atenção ao nossos escritos! Como você disse, sempre tem aqueles que só querem um retorno e não lêem os artigos, mas estes não sabem o que estão perdendo :D

      Fico muito feliz em saber que apreciou a postagem, e agradeço de coração por sempre vir prestigiar os artigos e complementar as postagens com seus comentários :)
      Um beijãoooooooooooooooo e que sua semana seja maravilhosa :D

      Excluir
  58. É verdade, Sam, já ganhei muitos leitores assim e eles mesmo me diziam isso, pois eu nem imaginava "a força" que um bom comentário tem. Adorei a postagem! beijos e lindo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Barbie, como vai amiga? :)

      Pois é, eu também já tive muito retorno agradável e produtivo vindos desta prática, por isso recomendo ! Como você disse, um bom comentário tem grande força e nos abre muitas portas e nos possibilita participar de interações maravilhosas :D

      Que bom que gostou! Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Super beijoooo e boa semana :D

      Excluir
  59. Adorei a postagem e com certeza vou usar essas dicas. Até fiz uma postagem dizendo que comentar não dói ao contrário, incentiva e nos diz como estamos nos saindo com o blog. Olha aproveito para dizer que tem um meme pra vc no meu blog, dá uma passadinha lá. E também tem sorteio de natal. Bjos e um bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai? :D

      Fico muito feliz em saber que gostou da postagem!
      Concordo contigo, comentar não dói e nos abre portas para muitas coisas boas, como divulgação e até mesmo, fazer amizades neste meio :D
      Agradeço muito sua presença e também pelo convite, em breve vou lá conferir :D
      Grande beijo e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  60. Gostei da parte que deixa um blogueiro feliz kkk brincadeira, gostei de todas as dicas em especial: conquistar amizades, contatos e parcerias. Sabia que para mim esta é a maior riqueza, com o pouco tempo que estou por aqui, aprendi muito, principalmente com as amizades feitas ao longo do caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Ana, como vai? :)

      Também adoro esta parte hehehehe como é bom quando recebemos um comentário, saber que uma pessoa se interessou, leu e veio participar :)
      Concordo contigo, para mim também esta possibilidades de fazer amizades e interagir com vocês é algo muito valioso, que adoro demais!

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande beijooo e boa semana :D

      Excluir
  61. Olá Samanta Sammy, tudo bem?
    Me desculpe pela demora, a minha máquina deu um problema e fiquei impossibilitado de estar blogando.É muito bom poder comentar, ou melhor, poder dizer frases que possa alegrar ou quem sabe algumas para que faça a outra pessoa parar e refletir. Assim, com a participação das pessoas, saber o que cada um pensa e ver qual a opinião sobre os artigos que compartilhamos, é muito importante para o blogueiro e esta é a forma que encontramos para mostrar em detalhes, o modo que cada um deixe o seu comentário no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alfeu como vai? Por aqui tudo bem, obrigado por perguntar :)

      Não se preocupe com isso, seja bem vindo a qualquer hora! Sei como é difícil conciliarmos nossos afazeres com esta atividade, isso sem contar com os problemas que surgem, não é mesmo? Que bom que resolveu e está de volta na blogosfera :)
      Concordo contigo, comentar é uma prática enriquecedora tanto para o comentarista quanto para o blogueiro que recebe o comentário, pois é através destas trocas que podemos melhorar e aprender ;)

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  62. Anônimo21/11/12

    Tem presente de natal no blog \º/ confere Sam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helloooooo amiga!! Opaaaaaaaa, já tô chegando!!! hohoho
      Beijos flor!!! :D

      Excluir
  63. Oi Samanta!
    Eu ainda acrescento que cada vez que visito um blog que gosto eu aprendo algo novo o que em enriquece, ainda mais aqui no seu espaço.Escrever é uma arte e escrever em outros blogs realmente nos aprimora, ainda mais eu que tenho um TCC de pós graduação a enfrentar. Escrever em blogs para mim é um prazer!
    Super bj e otimo "restinho" de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga, como vai? :)

      Ótima sua colocação, eu também aprendo muito com todos os blogs que visito, acho que por isso gosto tanto de visitar blogs sobre tudo que é assunto, pois quanto mais informação, melhor não é mesmo! :) Sempre que visito seu espaço, me sinto revigorada e animada com suas postagens, sua força de vontade, isso é algo muito valioso pra mim!
      E como você disse, esta atividade pode até nos ajudar em outros campos, aprimorando nossa escrita e a forma como nos expressamos :D É tudo de bom!

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Super beijoooooooooooo :D

      Excluir
  64. Olá Sam!
    Primeira vez aqui no seu espaço, engraçado que vim justamente por um comentário seu no Dihitt, fazendo jus a um dos 5 motivos na arte de comentar. Quando você compartilha uma opinião e não tem um retorno acaba sendo frustrante. Quando você recebe comentários (apesar da correria cotidiana) significa que você alcançou a atenção das pessoas e realmente é muita alegria. Bloggar, comentar, trocar é muito enriquecedor. Favoritei seu blog, porque já dei uma passaeda e gostei demais do que olhei, pretendo voltar e ver tudo com muita calma.
    Bjs, Ci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ci, como vai? :) Sinta-se em casa por aqui :)

      Concordo contigo, quando recebemos um comentário, são inúmeros os benefícios que vem junto, sabemos que o texto interessou de alguma forma, aprendemos com a opinião do outro, trocamos idéias e quando comentamos, também exercitamos a escrita e interagimos neste meio maravilhoso que é a blogosfera. Às vezes, surgem até, ótima amizades :)
      Fico muito feliz em saber que gostou do espaço! Obrigada por favoritar e pela presença e participação!
      Grande beijo e bom fim de semana :D

      Excluir
  65. passando para te desejar
    um maravilhoso fim de semana
    e agradecer ao carinho bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!!! Agradeço muito seu carinho e gentileza em vir deixar seu recadinho :)
      Desejo-lhe igualmente um belíssimo final de semana !

      Grande beijooooooooooo

      Excluir
  66. Olá Sam.

    Seu artigo está completo, parabéns!
    Acho que comentar em outros blogs é uma das tarefas que já tenho em minhas tarefas diárias quando começo a blogar, pois grande parte das visitas e participações em meus artigos deve-se a isso. Você citou os principais motivos, se não todos que me levam a comentar em outros blogs, acredito que estou me beneficiando e muito com tal ato, pois conheci mais de seu trabalho e de você por meio dos comentários.

    Um grande abraço, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herlan, como vai? :)

      Fico muito feliz em saber que gostou do artigo, sua opinião é muito importante, pois admiro demais a maneira como escreve :)
      Assim como você, grande parte da minha atividade na blogosfera é comentar, pois além dos resultados para o blog, esta atividade também me trouxe muitas outras alegrias, como melhorar minha escrita, fazer parcerias, amizades, etc. Super recomendo esta prática para todos, sejam blogueiros ou não :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Um enorme abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  67. Samanta, sou eu, Lanternina! kkkkkkk

    Eu li seu texto 2 vezes no meu email e nao conseguia vir aqui para comentar!
    Foi uma semana cheia de feriados, mas tumultuada com algumas ocorrencias.

    Sempre é muito bom ler seus textos, porque abordam temas sobre comportamento, seja no trato pessoal, seja neste mundo virtual que requer inteligencia, humildade e disciplina.

    Beijos e otimo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helloooooooo Fadinha lindaaa, tudo bem flor? Saudadesssss :D Que bom que chegou :D

      Ih amiga, acho então que estamos disputando a lanterninha por aí, porque eu ando mais atrasilda que nem sei o que huiahuia mas, antes tarde do que nunca né, eu adoro receber vocês a qualquer hora!! :D e também adoro poder participar quando dá :D

      Fico muito feliz em saber que gosta dos textos e agradeço muito por sempre vir prestigiar as postagens com todo carinho! Valeu mesmo viu!!

      Um mega beijão estalado e que seu Domingo e semana seja ótimos :D

      Excluir
  68. Olá Sam.
    Tudo bem com você?

    Desculpa pela demora em vir comentar, mas não ando tão boa assim pra escrever, que nem seu post anterior desse sobre estar bem consigo pra expor opiniões é repensar antes de qualquer escrita, tenho pensado muito nisso esses dias.

    Incrível suas dicas sobre comentar. E importante comentar em blogs, esse é o mérito que o dono recebe por se dar tanto ao trabalho de pesquisar, buscar imagens, fazer com bom conteúdo, pois de algum modo ou outro sempre estamos tentando agradar a todos os gostos. Muito legal ler um comentário bem feito é coerente, hoje em dia as pessoas comentam muito pouco ou às vezes só pra fazer divulgação, primeiro tente conhecer a pessoa depois com educação pesa que visite o blog caso possa, acredito que até a própria pessoa vai querer saber se a outra tem um blog, eu mesma faço isso, quando a pessoa visita, comenta, no entanto não deixa o link de algum site, blog ou qualquer outra rede, eu acabo pesquisando até encontrar, pois sei como é bom ter um agrado. Palavras são incentivos de encorajamento para continuarmos a crescer, isso é lindo... rsrs
    Tem toda a razão ler acrescenta conhecimento, melhora o modo de articular com os outros tanto dentro como fora da internet. No seu caso deu certo dos dois modos, é ainda bem que te ajudou a superar, já no meu ainda sou um pouco travada com as pessoas no cara a cara, pra mim é difícil, sei lá não consigo, me desenvolvo melhor escrevendo, todavia não consigo levar adiante com as pessoas, acho que endureci de fez. Ah uma coisa que se conquista bastante são amizades virtuais, aprendemos tanto com o pensamento dos outros. Aqui no seu blog é com você aprendi muito, revi conceitos é de alguma maneira amadureci é até cheguei a descobrir que posso ser uma pessoa melhor. Tenho um imenso orgulho de participar do seu blog, é cada momento da vida saber que compartilhamos quase os mesmo pensamentos.

    Como você disse toda experiência é bem vinda, é quanto mais comentário melhor, sendo eles bons ou ruins, todos de algum modo fazem muitas vezes mudarmos, independente do que seja.

    Adorei suas dicas é espero que com esse artigo as pessoas percebam que pode ser duas ou três linhas num comentário, o importante foi que tentou participar é fez o coração de alguém pular de alegria ou então emocionou é deixou sua pequena marca.
    Continue dando mais dicas e mudando conceito das pessoas. Está de parabéns.

    Bjjjoo é um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii amiga, tudo bem sim e contigo? Espero que também esteja tudo beleza :) Que bom que chegou para conversarmos neste domingão, que por aqui está bem preguiçoso, chovendo direto :)

      Nem precisa esquentar com demora, venha quando quiser e quando estiver com vontade de papear, os amigos são bem vindos a qualquer hora :)
      Puxa, que pena que não está numa boa fase para escrever... Sei como é isso, às vezes também me sinto assim, então neste dias procuro respeitar e não participo muito ou então escrevo uma postagem mais simples, que não me envolva muito em questão de emoção.
      Mas você está certa em refletir sobre isso, estes dias mesmo me envolvi na maior confusão por participar de um artigo com a cabeça quente... menina, o negócio ficou feio, ameaçaram até me processar kkkk Bom, agora estou rindo, mas foi muito chato isso, fiquei bem triste com a situação e tudo poderia ter sido evitado se eu tivesse deixado algumas provocações pra lá... Enfim, ainda estou aprendendo a me controlar na hora de me expressar ;)
      Você tem toda razão sobre o fato de que o autor procura sempre agradar os leitores, eu pelo menos me esforço bastante para escrever algo interessante e de uma forma que vocês gostem e que sirva de algo. E por fazermos isso, assim como você faz em seu blog, posta com todo carinho, escolhe imagens, etc, sabemos como dá trabalho e acho que comentar é uma forma de presentear o autor assim como ele nos presenteou com toda esta consideração :)
      Também faço como você, sempre procuro encontrar quem veio participar, quando não tem link, futuco nas redes, até achar, porque acho que aí vai nascendo uma interação de qualidade e quem sabe, até uma amizade, não é mesmo? ;)
      Na minha opinião, ler artigos em blogs é tão enriquecedor como ler um bom livro, pois temos à disposição todo tipo de informação e ainda podemos trocar idéias com o autor e com os outros visitantes. nem tenho palavras para descrever como aprendi visitando o blog de vocês, lendo, comentando e respondendo o que deixam aqui. É simplesmente maravilhoso, por isso recomendo muito esta prática para quem é blogueiro ou não :D
      Ah amiga, você é jovem, acredito que com seu talento para se expressar no virtual, de repente no futuro isso também lhe ajude nas interações presenciais. Tomara que não demore tanto quanto eu que só fiz isso depois dos 30 huiahuia Mas foi algo muito legal que me aconteceu. Ainda sou beeeeem mais quieta ao vivo, mas já melhorei bastante :)
      Fico muito feliz em saber que o blog lhe trouxe coisas boas, e que além de me ajudar, foi útil para outras pessoas, quando alguém me diz isso, eu me sinto realizada, pois é muito gratificante contribuir com qualquer coisa boa que seja para a vida das pessoas. :D
      Verdade o que você disse, comentários bons e ruins nos ensinam algo, e comentando, também vamos aprendendo bastante, nos distraindo e até nos divertindo :)

      Sua colocação final é perfeita, adorei, o importante é participar, seja de forma mais reservada ou batendo papo como a gente faz, de qualquer forma é sempre um prazer e uma atividade muito benéfica para todos os envolvidos :)
      Muuuuuuuuuuito obrigado pela presença e participação!
      Grande beijo e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  69. Oi Sam, quanto mais leio seu blog, mais me apaixono por ele. É bom sempre ter dicas para nosso crescimento no meio da blogsfera.
    Receber comentários é mais que bom!
    Não existe nada melhor que saber que alguém ler o que você escreve com tanto carinho e amor.

    No fim nada é melhor que a experiência, ler sobre os assuntos pode nos ajudar. Porém a experiência é a melhor companheira.

    Meu blog só tem 2 meses, mas estou feliz com o crescimento dele. Tento ser o mais explicativa possível, sem ser cansativa.
    Estou aberta a novidades e sempre escrevo pensando no leitor.

    Seu blog irá me ajudar bastante. Bjus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Micaelly, tudo bem ? :D

      Que bom que está gostando do blog, sinta-se em casa :)

      Tudo que eu vou aprendendo ou então algum assunto que me encanta, eu compartilho com você, assim podemos conversar e trocar experiências, e aprendo muito com isso :)
      Concordo contigo, é muito bom receber e também fazer um comentários, ambas as ações são muito prazerosas e benéficas :)
      Eu adorei seu espaço, acho que para 2 meses está um sucesso e a tendência é crescer mais e mais, parabéns!!!
      Sua forma de agir é perfeita, você está focando no leitor e tendo todo este carinho e cuidado com o que vai postar, isso ajuda bastante a fidelizar os visitantes e tornar o blog um espaço legal e agradável :)
      Logo logo, quando der um tempinho aqui, eu vou lá ver as novidades :)

      Muuuito obrigada pela presença e participação!
      Beijosss e boa semana!

      Excluir
  70. Super interessante teu blog e as dicas que vi aqui!
    Adorei Samanta. Dicas assim ajudam-nos bastante.
    Beijo pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, seja sempre muito bem vinda! :)

      Fiquei feliz em saber que gostou do blog, sempre que acho algo legal ou aprendo alguma coisa nova, compartilho aqui para conversar e trocar idéias ;)

      Obrigada pela presença e participação,
      Beijos e bom Domingo :D

      Excluir
  71. Acho o ato de comentar em blogs valiosíssimo para criar um bom relacionamento com os colegas, divulgar, trocar experiência, ser formador de opinião, criar laços, aprender com quem bloga.

    Quem ainda não se deu conta do quão é delicioso comentar e fica mendigando comentários, não sabe o que é o prazer dessa troca de experiências!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bella, tudo bem? :)

      Concordo contigo, comentar é uma ótima forma de criar bons relacionamentos, aprender com as leituras, fazer amizades e divulgar o blog. Eu recebo poucas visitas dos motores de busca por postar pouco, mas felizmente fidelizei muitos leitores com esta prática e faço com muito gosto e alegria :)
      Super recomendo esta atividade tanto para quem tem blog quanto para quem não tem, é uma prática muito enriquecedora :)

      Obrigada pela pela presença e participação!
      Grande beijo e boa semana :D

      Excluir
  72. "constuir uma boa imagem é algo difícil e trabalhoso"

    Trabalhoso, especialmente. Haja tempo e disposição...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco, como vai? :)

      Construir uma boa imagem é muito difícil mesmo, até porque, com qualquer deslize, podemos colocar tudo a perder... Haja disposição, mesmooooo rsrsrs

      Obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  73. Anônimo6/12/12

    Os comentários são o sangue da vida de um blog de sucesso. Eu acredito que os comentários são de vital importância; são as marcas identificáveis ​​da conexão entre o autor do blog e os leitores do blog.

    Parabéns pelo artigo.

    Conheça meu novo projeto; Será uma honra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)

      Concordo contigo, comentários são muito importantes em blogs, pois é através deles que o autor pode aprimorar a escrita, melhorar o espaço, aprender e até se divertir e fazer amizades :)
      Recomendo esta atividade para todos, sendo blogueiros ou não, aprendi muito comentando e recebendo comentários :)

      Obrigado pela presença e pelo convite, irei conhecer sim :)
      Um enorme abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  74. Olá Sam, simplemente amei como você colocou estes motivos sobre comentários para aumentar o nosso conhecimento e consequentemente ajuadar-mos outras pessoas. O comentário é essencial, agora precisa ser de forma inteligente e não meramente dizer que passou por ali, mas participar, tanto receber conhecimento como partilhar conhecimento e todos sairemos ganhando. Albim Dourado de Ibititá-Ba. Tenho um site sobre perfumes. Interessados visite o www.albimperfumaria.net abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Albim, como vai? Deve ter dado algum erro aqui no blogger e seu comentário saiu 2x, para não ser deselegante e excluir um, responderei no que vem abaixo, ok? :)

      Excluir
  75. Olá Sam, simplemente amei como você colocou estes motivos sobre comentários para aumentar o nosso conhecimento e consequentemente ajuadar-mos outras pessoas. O comentário é essencial, agora precisa ser de forma inteligente e não meramente dizer que passou por ali, mas participar, tanto receber conhecimento como partilhar conhecimento e todos sairemos ganhando. Albim Dourado de Ibititá-Ba. Tenho um site sobre perfumes. Interessados visite o www.albimperfumaria.net abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Albim! Fico muito feliz em saber que apreciou a postagem! Sou uma entusiasta desta atividade e achei que seria um bom incentivo para os que ainda não a praticam, escrever sobre o tema :)
      Aprendi e aprendo tanto comentando, que recomendo muito esta prática, pois como você sabiamente disse, é um meio meio rico para aprendizado e melhorias em nossa escrita, nossa maneira de nos expressarmos e serve tanto para quem comenta quanto para quem recebe o comentário :)
      Também apoio sua colocação de que o comentário deve ter qualidade para que as interações sejam ricas e construtivas :)

      Obrigado pelo convite e presença, aproveito para desejar-lhe um belo Natal e que o novo ano venha repleto de alegrias, paz, saúde e sucesso para você e sua família! :)

      Grande abraço!

      Excluir
  76. Olá, Sam...
    Sinceramente, comecei ler seu blog a uns dois dias e já me sinto feliz, por isso. Noto a simplicidade em seu falar e respeito por todos. Isto é muito bom. Quando enviei um e-mail para Gustavo Freitas e Adelson Smania eles me responderam com brevidade me senti privilegiado em ter a atenção de pessoas renomadas da blogosfera por um pequeno blogueiro como eu, de fato, esta interação em comentar é muito gratificante. Outra coisa preciosa a se desenvolver são as parcerias, como você mencionou no post. eu creio que parcerias verdadeiras nascem espontaneamente, na interação, nos aproximamos, aprendemos, dividimos alegrias e surge ali, um parceiro que pode ser até uma parceria de negócios. Devo ressaltar aqui minha alegria me lhe ver considerando os "pequenininhos" como eu... rsrrs
    Um abraço pra você. - Descobri um bom lugar pra se passear... - rsrrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, tudo bem? :)

      Fico muito feliz em saber que gostou do blog, seja sempre muito bem vindo! :D
      Não tenho contato com o Gustavo, mas com o Adelson falo praticamente todos os dias, o blog nos aproximou e acabamos ficando amigos, cheguei até a conhecê-lo pessoalmente a algumas semanas, as fotos estão no meu facebook, foi algo maravilhoso concretizar o contato virtual, passando para o real :) Ele é uma pessoa que admiro muito pois sempre tem boa vontade para atender a todos e ajudar no que pode, ele sempre me dá uma mão com os assuntos aqui do blog e isso ajudou muito no crescimento do espaço :)
      Realmente, como você disse, boas parcerias nascem espontaneamente, e algumas são duradouras, felizmente, resultando em boas coisas para o blog e também para nós, como pessoas e autores :)
      Mesmo com 2 anos de blog, considero-me uma iniciante e valorizo muito cada um que passa por aqui, pois com esta troca de opiniões e conversas, aprendo muito! Sou muito grata a todos vocês que vem aqui participar :)

      Sinta-se em casa por aqui, é um prazer conversar contigo :)
      Agradeço a presença, palavras gentis e participação!
      Um enorme abraço e boa quinta :D

      Excluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. Anônimo31/12/12

    Olá Sam
    Eu já havia visitado teu blogue outras vezes. Mas hoje decidi me tornar seguidora do teu espaço. Um texto muito interessante e rico para nós blogueiros. Comentar um post lido é sempre agradável e demonstra o respeito que temos com o post em questão, já que cada autor escreve e espera ser lido. O comentário é a forma de interação entre leitor e autor. E quem de nós não fica feliz com um comentário? Sua página é fantástica e suas dicas nos dão embasamento para sermos melhores naquilo que nos propusemos a fazer.
    Que o ano de 2013 venha te abraçar com alegria e propicie sucesso e muitas realizações.
    Um abraço
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gracita, como vai? :) Seja sempre muito bem vinda!

      Fico feliz em saber que apreciou a postagem, creio que comentar é uma atividade enriquecedora até mesmo para quem não é blogueiro, pois envolve a leitura e a troca de idéias, o que enriquece ambos os envolvidos.
      Como você disse, esta atividade é uma interação entre o leitor e o autor, podendo resultar em inúmeros benefícios, parcerias e até amizades :)
      Agradeço imensamente sua presença e participação e aproveito para desejar-lhe também um belíssimo 2013, com muita saúde, paz, alegrias e realizações para você e sua família :D

      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  79. olá, samanta!
    Favoritei esta página para ler com mais vagar. Confesso que fiquei impressionado pelo interesse que este tema despertou em todos nós leitores. Para mim, o quê dá vida a um post são os comentários, haja vista, que, quando publicamos algo que achamos que pode ser de utilidade para algúem e ningém aparece para comentar, sentimos desalentados, até que, de repente, aparece o primeiro comentário para nos tirar do enfado.
    Parabéns pela iniciativa deste post que considero uma obra prima, de inpiração divina.
    Obrigado por me permitir participar desta página maravilhosa.
    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, tudo bem? :)

      Fico muito feliz em saber que gostou do artigo e do blog, seja sempre bem vindo!
      Concordo contigo, nós, autores, nos esmeramos para oferecer um bom conteúdo, mas é através dos comentários que o texto ganha vida, como você sabiamente disse.
      Considero esta atividade de comentar muito interessante e enriquecedora tanto para blogueiros quanto para pessoas que não possuem um blog, pois comentar envolve leitura e troca de idéias, o que é benéfico para todos os envolvidos :)
      Espero que os motivos citados motivem as pessoas a comentar mais, pois é uma atividade prazerosa, útil e interessante :)

      Agradeço imensamente seu comentário, presença e participação e aproveito para lhe desejar um belo 2013 com muita paz, saúde e alegrias para você e sua família!
      Grande abraço :D

      Excluir
  80. Oi Sam,

    Comentar é se expressar, dar sua visão sobre o tema tratado, e isso é ótimo porque provoca o debate, e é assim que a gente pode se aprofundar sobre um assunto, debatendo, trocando ideias. Além de todas as qualidades que citou, essa também é uma que conta, especialmente em blogs de temas polêmicos.
    Para dar uma experiência pessoal sobre o tema dessa postagem, eu digo que já participei daquelas comunidades do orkut, do tipo "comente no blog acima" mas desisti. O nível dos comentários é baixíssimo, de má vontade, do tipo que voce mencionou logo no item 1 da sua postagem: "me segue que eu te sigo", "legal seu blog", etc. Desisti daquilo.
    Se eu pudesse fazer uma recomendação eu diria que o melhor é o blogueiro procurar blogs do seu interesse no DiHitt, porque lá ele pode escolher por nichos de temas e o nível é muito mais elevado, gerando retornos de maior qualidade.
    Um grande abraço e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Almir, tudo bem? :)

      Concordo contigo, comentar é uma troca muito enriquecedora para ambos os envolvidos. Eu adoro comentar! Recomendo para todos, sejam blogueiros ou não, pois aprendi muito com esta atividade.
      Muitos blogueiros não sabem o poder que um bom comentário tem, eu recebo poucas visitas dos motores de buscas devido ao fato de postar pouco, mas recebo ótimas visitas através dos comentários que fiz por aí, ou seja, consigo manter o blog movimentado, apenas comentando em outros blogs :)
      Mas como você disse, sempre com qualidade, com prazer, quando alguém passa por aqui e deixa os clássicos : legal, me segue que te sigo, etc nem me dou ao trabalho de visitar, mas quando recebo um bom comentário, logo sinto vontade de conhecer o espaço daquela pessoa. É uma ajuda imensa para divulgação entre outras coisas :)
      Também recomendo o dihitt, não por ser funcionária do site a 2 anos, mas sim porque com meu perfil lá, conquistei cerca de 80% dos comentaristas assíduos aqui do blog, são pessoas que tem esta consciência, gostam de ler, se informar e participar maravilhosamente :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação!!
      Um enorme abraço e bom fim de semana pra você também :)

      Excluir
  81. Otimas dicas. vai me ajudar muito e o que me fez comentar seu artigo é porque responde aos comentários, isso é bom demais, transmite uma imagem positiva e mostra que voce valoriza os comentários dos outros. um simples obrigado faz muita diferenca, diferente daqueles que simplesmente postam para gente engulir e mesmo que voce peça informacoes, ajuda, nem respondem. continue assim. estarei voltando sempre. abraço. sucessos ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isaias, tudo bem? :)

      Fico feliz em saber que apreciou as dicas, na minha opinião comentar é uma atividade muito enriquecedora para todos os envolvidos e deve ser devidamente valorizada.
      Algo que mencionou que acho muito importante ao criar um blog é responder aos comentários, sabemos como a vida de todos é corrida e se o visitante, mesmo assim, dispõe de seu tempo para participar, o mínimo que podemos fazer é lhe dar atenção e responder.
      É como na vida aqui fora, ninguém gosta de falar sozinho, não é mesmo? :)
      Quando visito um blog onde o autor não dá atenção aos seus leitores, por melhor que seja o conteúdo, não volto mais. Comunicação de mão única não é muito interessante :)

      Seja sempre muito bem vindo!
      Agradeço sua presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :)

      Excluir
  82. Olá, tudo bem? :)

    Penso da mesma forma, ler, responder os comentários, comentar e trocar idéias é uma atividade muito importante para nós, blogueiros, pois é nesta atividade que aprendemos e nos aprimoramos tanto como autores quanto como pessoas também :)

    Eu é que agradeço sua presença e participação,
    Um enorme abraço e boa semana :)

    ResponderExcluir
  83. Anônimo12/1/13

    Eu lembro da primeira vez que recebie um comentário em meu blog, fiquei muito feliz e satisfeito por que vie naquelas palavras que a pessoa em questão realmente tinha gostado do artigo e pensei a todo instante responder e tirar suas duvidas, foi uma experiencia muito valiosa para mim criar um Relacionamento com meu publico. isso me fez estudar e pesquisar cada vez mais assuntos relevantes para o meu nicho na busca incansavel de escrever bons artigos e de receber comentarios em forma de duvidas para que eu possa esclarecer com uma resposta clara e objetiva.Isso não tem valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)

      Sempre que recebo um comentário sinto uma imensa alegria, pois é através destas trocas de idéias e opiniões que ambos os envolvidos aprendem e evoluem. Recomendo esta atividade para todas as pessoas, tendo blog ou não, pois além de interessante e divertido, temos a possibilidade de ler ótimos textos, conversar e até fazer amigos :)
      Assim como você, também me sinto muito motivada a melhorar cada vez mais quando recebo comentários, pois sabemos que estamos no caminho certo e temos a opinião de nossos leitores, e isso, como você disse, é algo muito valioso :)

      Agradeço muito sua presença e participação!
      Um enorme abraço e bom fim de semana :)

      Excluir
  84. Adorei teu blog, eu gosto muito de fazer amizades e pelo que vejo nos blogs, as pessoas que comentam, falam realmente o que sentem e isso é bem eu mesma, adoro a verdade na palavra das pessoas.

    Amei teu blog de verdade mesmo, muito sucesso pra ti.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia, como vai? :)

      Fico muito feliz em saber que gostou do blog, seja sempre muito bem vinda! Também adoro fazer amizades e conversar e a blogosfera é um ótimo lugar para isso :) Assim como você, também aprecio a verdade nas pessoas, a transparência é algo muito bonito e agradável :)

      Agradeço muito sua presença e participação!
      Grande abraço e um feliz 2013 para você e sua família :)

      Excluir
  85. Anônimo24/1/13

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  86. Muito bem postado e também comentado, parabéns! Eu vivo essa luta incessante em busca da motivação de bons comentários! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Sol, como vai? :)

      Fico feliz que tenha apreciado a postagem, creio que todos nós blogueiros almejamos uma boa interação em nossos blogs e procurei escrever sobre o assunto para tentar incentivar as pessoas a comentar mais, pois esta é uma atividade que enriquece ambos os lados, além de agradável :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijo e boa semana :D

      Excluir
  87. Adorei seu texto. Ele me fez repensar minha postura de blogueiro. Você abordou o tema de forma objetiva e clara. Acho que todo blogueiro devia ser esse seu post. Também gostei muito do seu blog e começarei a segui-lo a partir de agora. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, seja muito bem vindo! :)

      Fico feliz que tenha apreciado a postagem e que o artigo lhe tenha sido útil de alguma forma :) Eu adoro comentar e acho esta uma atividade que além de agradável, pode nos trazer inúmeros benefícios tanto como blogueiros, quanto como ser humano :)

      Muito obrigado pela presença, participação e por seguir o blog :)
      Um enorme abraço e feliz 2013!!

      Excluir
  88. Engraçado. Embora eu meio que soubesse dessas vantagens, ficou muito mais claro agora. Poderia dizer que foi um despertar. Pois não dava tanta relevância, ainda que comentasse esporadicamente. Agora, porém, pretendo no mínimo fazer um comentário por dia em algum artigo e blog que eu goste. E sobre o que você falou da timidez, ajuda mesmo. Eu já pude comprovar isso por experiência prória.

    Muito bem detalhado e explicado, adorei! Agradeço por abrir meus olhos, rs. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos Paulo, como vai? :)

      Fico muito feliz em saber que a postagem foi esclarecedora e lhe motivou a comentar com mais frequência! Era exatamente esta minha intenção, motivar as pessoas a comentar e aproveitar mais os benefícios desta atividade :)
      Assim como você, também senti mudanças na questão da timidez depois que adorei esta prática :)

      Agradeço imensamente sua presença e participação, fiquei muito satisfeita com seu feedback :) Obrigado!
      Um enorme abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  89. Eu concordo muito com tudo que vc falou! Sempre comento em blogs quando eu gosto da postagem pois tb adoro receber comentários. E percebi com o tempo que os amigos da blogsfera que tenho hoje conquistei dessa forma, e eles claro, tb me conquistaram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayane, tudo bem? :)

      Fico feliz que tenhamos a mesma visão sobre esta questão :D Assim como você também comento quando gosto e fico muito feliz quando o pessoal participa aqui :) Esta troca de idéias é maravilhosa :)
      Como recebo poucas visitas do Google, o movimento aqui do blog e como você disse, até amizades, conquistei também através de comentários e aprendi muito lendo os artigos dos colegas :)
      Super recomendo esta prática :)

      Obrigada pela presença e participação, seja sempre bem vinda :)
      Beijos e boa Quinta!

      Excluir
  90. Oi Samanta, tudo bem? Descobri seu blog e sua notoriedade na web através de outros blogueiros, como o Adelson Smania, Vanda Alvarenga e Adriana Helena, todos queridíssimos.

    Assim que cheguei, duas coisas me chamaram a atenção. Seu layout belíssimo e sofisticado e sua atenção e carinho com os leitores. Apesar do número impressionante de comentários, você tem o cuidado de responder a cada um. Isso tem se tornado cada vez mais raro, infelizmente. Parabéns por este belíssimo trabalho.

    Quanto ao seu post, também devo agradecer pela inspiração e motivação. Sou bem tímido e raramente interajo com as pessoas no mundo real. De uma certa forma, eu replicava este comportamento na web. Mas estou mudando, graças a grandes amigos conquistados na blogosfera.

    Parabéns pelo excelente blog! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, tudo bem, espero que contigo também :) Desculpe a demora na resposta, mas meu note estava meio "capenga" rsrsrs

      Fico feliz em saber que chegou aqui através destas pessoas que considero, gosto e admiro muito! O Adelson além de guru, hoje é um amigo pessoal que felizmente tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, a Vanda e a Adriana são 2 pessoas e blogueiras maravilhosas que tenho muito orgulho de ter conhecido :)

      Agradeço imensamente os elogios, procuro sempre manter o visual do blog agradável e dar atenção a todos os que passam por aqui, pois considero esta interação a coisa mais importante do blog, para mim é um prazer enorme trocar idéias, conhecer pessoas, etc :)

      Que bom que a postagem lhe motivou, comentar é uma das atividades que mais gosto neste meio e que me ajudou muito em aspectos importantes como melhorar a minha maneira de me expressar e também me deixar mais à vontade nas interações virtuais e também aqui fora :) por isso sou muito grata a vocês que vem aqui, pois aprendi e mudei muito :)

      Seja sempre bem vindo!
      Obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e bom Domingo! :)

      Excluir
  91. Um excelente artigo, está de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gaspar, como vai? :)

      Fico feliz em saber que gostou, seja sempre muito bem vindo :)

      Um enorme abraço! :)

      Excluir
  92. Olá, Samanta!
    Vi você entre os seguidores do meu blog e visitei seu site por curiosidade. Muito obrigado pela participação, pois me deu a oportunidade de conhecer seu belo blog. Já li algumas coisas e gostei (do conteúdo e do design, que está muito bonito). Voltarei sempre para ler mais. :)

    Saudações,
    Operador de Idéias.
    http://olhardoatendente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Operador, como vai? Gostei muito do seu blog, seu artigo sobre abuso nas redes sociais é ótimo! Em breve visitarei com mais calma para participar :)


      Fico feliz que tenha gostado do blog, seja sempre muito bem vindo!

      Agradeço sua gentileza em vir conhecer o espaço, presença e participação:)
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  93. Olá Samanta
    Eu tenho uns 15 seguidores que nunca fizeram um comentário em meu blog, nem para se apresentar. Li algumas matérias suas e tenho um blog escuro, foi meu filho quem fez e não sei mudar. Mas tenho uma coisa de bom: quando comento uso do meu melhor português, levo a pessoa às nuvens e tem uma boa extensão. Isso trouxe-me muitas visualizações, pois tenho o blog só por lazer.
    Um beijo para você Samanta.
    Adorei suas dicas
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dorli, como vai? :)

      O hábito de comentar ainda é pouco frequente, por isso sempre que posso faço este tipo de postagem para tentar incentivar as pessoas a participar mais :) Por aqui também tenho seguidores que não comentam, são a maioria, digamos que apenas uns 10% participa, alguns gostam apenas de ler ou ainda não se sentem à vontade para participar :)
      Assim como você, procuro comentar com muito carinho e atenção, para agregar algo de bom ao blog que visito e foi assim que aumentei a visibilidade de meu blog que também mantenho por lazer e diversão, sou apaixonada por esta atividade :)

      Agradeço muito sua presença e participação!
      Um grande beijo e bom restinho de semana :D

      Excluir
  94. Oi Sam!
    Eu acho que acabo de descobrir qual a minha deficiência...... não fazer comentários rsrsrs.
    Gostei muito do seu artigo e já mudei minha posição em relação a isto.
    Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, tudo bem? :)

      Comentar é uma atividade que considero muito enriquecedora em diversos aspectos, por isso estou sempre reforçando este ponto e tentando incentivar as pessoas :)
      Fico feliz em saber que gostou do artigo, seja sempre bem vinda :)

      Obrigada pela presença e participação!
      Beijos e bom restinho de semana :)

      Excluir
  95. Olá Samanta! Pena que nem todos comentem. comentando estamos aprendendo, conhecendo novas pessoas, aumentando nosso senso crítico. parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Paulo, tudo bem? :)

      Realmente é uma pena que esta atividade ainda seja muito praticada, mas sempre que posso tento incentivar as pessoas a comentar mais, pois coo você mencionou, comentando aprendemos muito, aumentamos nosso círculos, entre outros benefícios maravilhosos :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Seja sempre bem vindo! Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  96. Oi querida,em primeiro lugar obrigada por seu comentário inteligente em meu blog.Suas dicas foram incríveis.Essa postagem me prendeu,uma verdadeira aula para nós blogueiras iniciantes,tenho muito que aprender.Meu cantinho é voltado para o artesanato mas blogs como o seu,se tornaram essênciais no meu aprendizado.Uma leitura agradável,clara,faz a gente sentir vontade de ficar por aqui.Deixo muito carinho pra você. Bjinhos tania Mara
    www.fuxikitosecia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Tânia, como vai? :)

      Gostei muito do seu blog e do seu texto de conscientização sobre plágio, foi um prazer participar, em breve retorno para ler mais novidades :)
      Estou sempre tentando motivar as pessoas a comentar mais, pois é uma atividade que além de prazerosa, tem inúmeros benefícios não só para nossos blogs como para nós como pessoas também, aprendo muito comentando nos blogs dos amigos :D
      Fico feliz que tenha gostado, seja sempre muito bem vinda :)

      Grande beijoooo e boa semana :D

      Excluir
  97. Oi SAM, sabe e interessante este tema, nós blogueiros ficamos sempre na expectativa de Comentários em nossas postagens e mesmo que for um "beleza...muito bom...da hora...texto interessante e etc etc etc" ficamos felizes,pelo menos eu sou assim,não mantenho comentários com palavrões e descriminação, fora isto fica la e agradeço de coração,parabéns amiga pela sua postagem de muita qualidade e como sempre nos presenteando com muitas informações...abraços...fuiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo!! Mil perdões pela demora na resposta, mas não me recordo de ter recebido o e-mail de aviso de seu comentário :( Hoje que vim responder o Emerson, que vi seu comentário :) Obrigado! :)

      Sabe amigo, hoje mesmo depois de 2 anos de blog, fico agitada e feliz quando recebo um comentário como se fosse o primeiro :D Também limpo meus comentários dos que não valem a pena como ofensas etc para não deixar a postagem com um clima ruim para quem chega, mas o resto é muito bom :D Eu adoro e aprendo muito com os comentários de vocês :)

      Agradeço imensamente sua presença e participação!
      Grande abraço!!! :)

      Excluir
  98. Olá Samanta, como vai ?

    Sua postagem está de parabéns e dou destaque ao tópico 3, onde você fala que credibilidade é essencial. Hoje a credibilidade tem sido esquecida por muitos blogueiros e infelizmente eles não dão tão valor quanto á isso. Mais sempre existem ótimas pessoas neste mundão virtual que nos respeitam e são exemplos para blogueiros iniciantes como eu :D(demais). Quero indicar um artigo do meu amigo Arlindo, que complementa perfeitamente este post:

    http://www.escolasites.com/como-construir-um-blog-com-credibilidade/

    Gostei muito por ter falado sobre comentários, ótima iniciativa.

    Um enorme abraço e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson! Tudo bem, espero que contigo também :)

      Que bom que gostou da postagem! Esta é uma das minhas favoritas pois eu adoro este tema, então, foi muito gostoso escrevê-la :)
      Penso da mesma forma, comentar com qualidade é uma ótima forma de construir uma imagem sólida na internet, coisa que, como você disse, muitos não se preocupam, mas que é algo imprescindível para nós, principalmente quem tem blog, site etc.
      Muito obrigado pela indicação, vou conferir a postagem :)

      Agradeço sua presença e participação!
      Um enorme abraço e bom restinho de semana :)

      Excluir
  99. Anônimo15/5/13

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Obrigado pela presença! É a sua participação que abrilhanta este espaço! Sinta-se em casa :)

emo-but-icon

Autora do Blog

Sobre a autora e o Blog Facebook Instagram Google Plus Twitter Image Map

Novas

Comentários

No Vrsam

  • …

    Postagens
  • …

    Comentários

Feed-se

Icon Icon

Facebook :)

Amigos

Recomendação de leitura

Destaques do Mês

item