Redes Sociais: Usando bem, que mal tem?

Redes sociais

Lendo o artigo Redes Sociais - Como se proteger da querida Vanda no Planeta da Blogueira, pude perceber que certos problemas neste meio são frutos de nosso próprio comportamento.
Constantemente nos deparamos com reclamações sobre as redes sociais, informações que as descrevem como vilãs em certos casos e até pessoas que as utilizam como justificativa para suas insanidades.

Alguns estudos dizem que as redes sociais nos impelem a comprar demais, que nos causam depressão, facilitam o assédio de criminosos, que são nocivas e nos viciam etc.

Se analisarmos cada uma destas questões, veremos que, às vezes, o que acontece na verdade é resultado do mau uso que fazemos das redes. Ou seja, podemos evitar tais transtornos usando as redes de maneira responsável e construtiva. 

O Orkut virou motivo de chacota e desprezo, um ótimo exemplo de como podemos fazer uma rede social ser um sucesso ou um tremendo fracasso dependendo da forma como a utilizamos.
Mas, o problema está na rede? Na grande maioria das vezes, não. 
Sem levar em conta os problemas de administração ou técnicos que vez ou outra acontecem, - algo que é muito normal, na minha humilde opinião - ainda precisamos aprender a usar melhor o que temos nas mãos.

As redes oferecem ferramentas para termos uma experiência agradável, divertida e útil. Quem vai estragar tudo ou aproveitar da melhor forma possível somos nós.
Este turbilhão de novidades tecnológicas cresce a cada dia, mas nosso bom senso e cautela para utilizá-los não estão evoluindo na mesma proporção.
O fato é que, por melhores que sejam os recursos disponíveis, onde existe esta diversidade de pessoas sempre haverá perigos e problemas.

Entrar na rede social acreditando que será um mundo cor de rosa é pura ilusão. Nada é perfeito. Mas utilizando bem, que mal tem? Os benefícios são muitos.
Felizmente, temos à nossa disposição ferramentas como o bloqueio, exclusão, canal de denúncias e mais uma infinidade de meios para nos livrarmos do que não nos agrada. Coisas que no mundo aqui fora, infelizmente nem sempre são possíveis. 
Podemos escolher o que vamos postar, com quem vamos falar, que leitura iremos fazer etc. Ter problemas ou alegrias vai depender da forma como vamos utilizá-las.
.
As redes sociais são ótimos canais para fazer amizades, divulgar nossos trabalhos, trocar experiências, rir, ajudar. Enfim, existe muita utilidade neste meio. Cabe a nós utilizá-las a nosso favor e separar o joio do trigo.
Nunca teremos redes sociais 100% seguras ou como desejamos, até porque, existe também a questão de gosto pessoal. O que pode ser tedioso para você, talvez seja divertido para mim, então o nível de satisfação será sempre diferente. E, o nível de segurança geralmente depende da nossa conduta.

O que gostaria de sugerir é que façamos a nossa parte, nos comportando de maneira adequada, ou seja, respeitosa e educada, ter cautela e bom senso. Assim, poderemos aproveitar o que as redes sociais têm de bom. E não ficar se estressando desnecessariamente por causa do comportamento alheio ou porque alguma opção de uso não está de acordo com sua preferência. Divirta-se!

Tenha um cuidado especial com as informações que compartilha, evite ser muito impulsivo e trate as pessoas como gostaria de ser tratado. Princípios básicos que garantem nossa segurança e contribuem para um bom ambiente virtual.
Toda ferramenta pode ser boa ou ruim, a diferença está apenas na forma como escolhemos usá-las. :)
Redes sociais são apenas programas, sistemas e botões, quem dá vida a tudo isso e transforma em algo legal e seguro ou perigoso e insuportável somos nós.

Lembrando que esta é apenas uma opinião pessoal sobre o tema.
Grande beijo e boa semana! :)

Recomendo: Cuidado com vício em redes sociais aqui no Vrsam, Cartilha de Segurança na Internet no Cert


autora Autora

Mineira morando em Sp, geminiana, casada. Apaixonada por atividades físicas, já pratiquei natação, Taekwondo, Muay Thai, Kick Boxing, atualmente treino musculação e sou aprendiz de corredora :) Blogueira por amor. Este espaço foi criado com a intenção de interação e diversão, seja muito bem vindo(a)!

Recomendados

redes sociais 5931086591231360664

123 comentáriosBlogger

  1. Eu sou um exemplo de quem abandonou o orkut, e de quem já passou maus bocados por mau uso das mesmas, mas é vivendo e aprendendo.
    Realmente se usadas de maneira correta, elas são de grade valia para nossas vidas.
    Eu realmente amei seu blog, vou virar sua "perseguidora".

    Muito obrigada pela visita no meu blog.
    Amizades com blogueiras como você valem ouro, tive a sorte de conhecer mais duas como você, você merece seu sucesso. Bjus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micaelly, tudo bem? Que bom vê-la por aqui novamente, creio que iniciamos uma ótima amizade, também acho isso muito legal e valioso, adorei conhecê-la e também gostei muito do seu blog, serei sua "perseguidora" também kkk gostei desta :D

      Assim como você, também aprendi muito na "marra" errando algumas vezes no uso das redes, mas como você disse, é assim que vamos aprendendo a utilizar melhor estes recursos, não é mesmo :D E quando sabemos usar bem, sem dúvidas as redes são ótimas :)

      Obrigadíssimo por vir prestigiar o artigo!
      Um beijão e bom Domingo :)

      Excluir
    2. Olá Samantha.
      Tenho 16 anos e digo com propriedade que nunca usei redes sociais como Facebook, Orkut ou twitter, prefiro passar o tempo lendo livros e praticando esportes, uso o email e o whats up é minha principal forma de contato atualmente, contudo sinto que com o passar do tempo ando perdendo contato com amigos do passado, e tenho medo de viciar no Facebook como muitos outros e ás vezes me sinto um bocó por não ter um, será que eu deveria rever meus ideias?

      Excluir
  2. Olá Sam.

    Muito bom seu artigo.
    Realmente as redes sociais muitas vezes acabam sendo prejudiciais, onde acabamos nos "envolvendo" sem termos controle. Acredito que além de "perdermos" tempo nelas, muitas vezes usamos elas de formas erradas.
    Mas quando utilizamos delas de forma adequada e com controle, assim como você fala em seu artigo, acabamos aproveitando delas.

    Concordo com a frase final de seu artigo: "Toda ferramenta pode ser boa ou ruim, a diferença estar apenas na forma como escolhemos usá-las".

    Um grande abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herlan, que bom que veio participar :D

      Concordo contigo, muitos dos problemas que temos nestes meios, são devido ao mal uso que fazemos, ao fato de perdermos um pouco o controle, como você bem disse e acabamos desperdiçando tempo e em certos casos nos atrapalhando na forma como as utilizamos.
      Se conseguirmos um equilíbrio e soubermos usar bem estas ferramentas, creio que podem ser muito úteis e divertidas :)
      Acho que esta frase descreve bem como vejo a questão, qualquer ferramenta, seja ela até mesmo um telefone ou e-mail, pode ter seus 2 lados, mas são só sistemas, cabe a nós utilizar bem :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Abraços e bom Domingo :)

      Excluir
  3. Anônimo25/11/12

    Sam, concordo inteiramente que somos nós quem fazemos a rede social ser boa ou rim.
    As vezes fico lendo as pessoas dizerem que não querem que as pessoas saibam da sua vida e que não toleram fofocas, mas colocam até o que comeram no café da manhã. Cada passo do dia está ali registrado como se fosse um diário "intimo". Outros colocam: "Não adiciono estranhos" e tem o perfil público... Outros partilham toda porcaria tais como citações sem créditos e outras citações com créditos errados e frases com erros homéricosssssss. Somos responsáveis pela poluição visual também e é tanta citações bestas, que fico intrigada como as pessoas tem mentes inférteis e não podem criam uma frase sequer para colocar no lugarzinho "no que você está pensando".
    Que é bom o facebook é pra gente se inteirar, interagir, compartilhar [coisas realmente boas]e está nas mãos do usuário o sucesso da rede social em questão ou a sua derrocada.
    bjkas doces e bom domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marly, como vai? :)

      Gostei muito do seu comentário pois tenho esta mesma visão sobre o tema :)
      Realmente, como você disse, é frequente vermos as pessoas reclamando sobre privacidade como se fosse culpa da rede, mas não medem a exposição pessoal que fazem e compartilham tanto coisas irrelevantes e que contribuem para esta exposição desmedida quanto não prezam pelo bom senso na hora de utilizar as ferramentas...
      Eu por exemplo não gosto que saibam o que estou fazendo ou onde estou, etc, então o que faço? Simplesmente não compartilho :) As redes nos oferecem os recursos, só cabe a nós utilizá-los bem :)
      Também gosto das redes para interagir, me divertir e divulgar o blog ou fazer amigos, já utilizei mal no passado e sei que no fim, a responsabilidade é somente minha, por isso, hoje gosto de aproveitar o que as redes tem de bom e como você disse, está em nossas mãos que um bom ambiente seja criado e mantido :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijo e bom Domingo pra você também :D

      Excluir
  4. Nossa acabei de receber o e-mail num domingo 7:oo hs da manhã, chego aqui e já tem sete comentários rss isso que é sucesso :D Parabéns.
    Bom.. indo ao assunto do artigo, a verdade é mesmo o que você disse sem tirar nem por, nesse mundo que vivemos tudo tem dois lados, seja uma rede social, seja até uma religião, ou o que quer que seja.
    Quem nunca ouviu falar que o dinheiro é a raiz de todos os males?
    Bom acho mais certo falar que a falta dele é que gera muitos males, quem já se imaginou voltando ao mundo de trocas? onde não existia esse meio simples de se negociar que é o dinheiro? já imaginou você ter que achar interessados nos seus serviços ou produtos para adquirir outros serviços ou produtos? e ainda acertar sabe-se lá como as diferenças de valores?
    Bom, o ditado aí se refere mais a ganância, a avareza, inveja, enfim coisas que são até independentes do dinheiro, e o coitado do dinheiro é que leva a culpa, por ser o melhor meio de se ter o que se deseja.
    Enfim o ser humano pode fazer um bom ou mau uso de qualquer coisa e qualquer situação, não está realmente no objeto ou serviço em sí, e sim na forma como é utilizado. Não é diferente com as redes sociais, ou com a internet, e para chegar a um extremo, nem mesmo com as drogas. Afinal a cocaína foi um dos primeiros anestésicos a ser descoberto, e quem já se imaginou num dentista sem que existisse ainda a anestesia? Então está aí, drogas que muito mau usadas destroem vidas, já salvaram muitas, visto que um grande índice de mortalidade antes da descoberta dos anestésicos, era justamente pelo trauma da dor imensa em cirurgias, reparação de fraturas e ou seja lá o tipo de dor insuportável que chegava mesmo a matar o paciente, que hoje é curado enquanto dorme tranquilamente.
    Muito legal seu artigo Sammy, como sempre são todos.
    Beijão, bom domingo e Sucesso Semrpe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, como vai? ;)

      Na verdade eu deixo a postagem para entrar no ar automaticamente às 00:01, então alguns amigos que estão on line neste horário costumam vir participar, por isso chegou e já tinha alguns comentários :)
      Eu também estava on line e aproveitei para papear com eles :D
      Maravilhoso seu comentário! Gostei muito das comparação que nos trouxe, sem dúvidas, que culpa tem um pedaço de papel como o dinheiro, não é mesmo? Tudo de bom ou ruim que ele nos traz é apenas resultado da forma como o utilizamos, e com certeza não o fizemos bem ao longo da história e o transformamos em um monstro que gerou problemas.
      O caso das drogas também descreve bem como algo, que foi criado para o bem, para auxiliar na saúde acabou virando uma das maiores chagas da humanidade, tudo por causa do nosso descontrole e abuso. Um mau uso que cresceu em proporções terríveis!

      Obrigadíssimo pela sua participação, enriqueceu muito o tema e nos trouxe ótimas reflexões para levarmos conosco ao longo da vida e ter consciência da nossa responsabilidade no uso que fazemos das coisas :)

      Grande abraçoooo e que seu Domingo e semana sejam ótimos :D

      Excluir
  5. OLá Sam.
    Concordo plenamente. Nos é que damos uso por isso ou o fazemos bem ou mal. Até agora não tive nenhum problema. Partilha coisas giras e engraçadas que eu gosto e tenho recebido partilhas que tem sido muito úteis. Se utilizarmos bem tem coisas boas. É como um carro é algo de útil se usar-mos bem, se começamos a cometer excessos e desrespeitar regras podemos ter problemas sérias. Muito bom post.
    beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Lena, tudo bem? :)

      Que bom que temos a mesma visão sobre esta questão e que você tem ótimas experiências na rede, isso mostra como soube aproveitar o que os meios virtuais tem de melhor e também que contribui para redes sociais agradáveis e úteis, utilizando da maneira correta :)
      Seu exemplo sobre o carro descreve bem como podemos transformar algo que foi criado para ser útil em algo ruim, até mesmo numa arma...

      Fico feliz em saber que gostou do tema, obrigada pela presença e participação!
      Grande beijo e que seu Domingo e semana sejam ótimos :D

      Excluir
  6. Olá, Sam!

    Este é mais um ótimo artigo seu, não apenas porque você o escreveu muito bem, mas também porque o alerta que vocês nos faz é extremamente importante!

    As redes sociais são formadas por pessoas, e são justamente essas pessoas (ou seja, nós mesmos) que as transformarão em algo bom ou ruim. Adianta reclamar que só há spam no Facebook? Somos nós mesmos, os membros, que fazemos essa divulgação!

    Um ponto que você cita em seu artigo e que nos auxilia muito nisso é justamente a possibilidade de controlar o que veremos, através das ferramentas de bloqueio. Assim, podemos moldar de certo forma a rede para que recebamos somente aquilo que nos interessa.

    Concordo também com você que as redes podem ser ótimas, desde que bem utilizadas. Sempre me vejo com dois perfis diferentes ao usar uma rede. Um é o perfil profissional, do Adelson do Gerenciando Blog. Para esse fim, as redes sociais são fantásticas para a divulgação dos nossos blogs e dão ótimo resultado. Outro é uso pessoal, onde me divirto com o que vejo e encontro informações úteis. Em ambos os casos, só depende de mim mesmo fazer o bom uso.

    Obrigado por mais uma vez compartilhar conosco sua visão sobre um assunto tão interessante!

    Um abraço e bom domingo para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adelson, como vai?

      Fico muito feliz que tenha vindo participar e que tenha apreciado a postagem. Aproveito para agradecer a ajuda sempre, afinal, cada postagem tem um pouco da sua colaboração para sair nos "trinques" rsrs :)

      Perfeitas suas colocações, concordo plenamente, onde existem pessoas, infelizmente também vai existir o reflexo desta diversidade, que nem sempre é bom...
      Não adianta mesmo reclamar do conteúdo que vemos nas redes, pois nós mesmos somos responsáveis pelo que vai ao ar e também por aumentar a visibilidade destas mesmas coisas.
      Eu acho maravilhoso ter a escolha e ferramentas disponíveis para filtrar o que existe nas redes, imagina se pudéssemos deletar da vida aqui fora uma pessoa chata ou nociva? Seria ótimo, mas não podemos fazer isso. Já nas redes, temos isso em nossas mãos, temos todos os recursos para criar e contribuir para um ambiente virtual saudável e agradável ;)

      No passado tive problemas por utilizar mal as redes, mas hoje , utilizando com bom senso, vejo que, como você disse são ótimos meios para divulgação, diversão e interação :D Só depende de nós :)

      Eu é que agradeço sua presença e participação, enriquecendo a postagem com sua opinião :)
      Um enorme abraço e bom Domingo :D

      Excluir
  7. Oi Sammy
    olha, eu venho reduzindo muito minha participação no FB. O Orkut nem uso mais e no Twitter eu quase não dou as caras.
    As RS exercem um fascínio enorme, a gente se encanta com o retorno das postagens e se empolga a postar cada vez mais. Mas eu dei um freio, pq cansei de ver tantas bobagens sendo compartilhadas.
    Embora o blog dê acesso livre a qualquer pessoa, e o FB a gente "trava", prefiro usar o meu blog para me comunicar e me expressar.

    Um bjo querida, saudade de vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooooooooooo Paty querida, tudo bem amiga? Saudades também!!!

      Então amiga, eu também participo bem pouco, porque o Face não em atrai muito, twitter só entro uma vez por semana para retribuir os seguidores pois para compartilhar , faço por aqui mesmo, e por aí vai, não sou ativa nestes meios... uso mais por causa do blog, família e alguns amigos :)
      Como você, sou mais fã da blogosfera, é um meio mais tranquilo e com mais conteúdo interessante, na minha opinião :D

      Muuuito obrigada pela presença, logo logo chego por lá para papearmos :)
      Um beijão e boa semana :D

      Excluir
  8. Oi querida Sam! Tudo bem? Concordo com o seu ponto de vista e compartilho.
    A nossa atitude com bom senso nos garante vários problemas a menos.O resto é administrar, assim como a vida!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, tudo bem e contigo? :)

      Assino embaixo das suas colocações, bom senso é bem vindo em qualquer atividade e nos garante menos transtornos e mais alegrias. E, como você bem disse, cabe a nós administrar tudo da melhor maneira possível para aproveitar bem o lado bom de tudo :)

      Obrigada pela presença e participação!
      Um beijo e bom Domingo!! :D

      Excluir
  9. SAMANTA: Boa tarde, querida. Tudo bem?

    As redes sociais quando bem aproveitadas são positivas para seus usuários.
    Acredito que tudo que usamos com integridade e respeito mútuo, só gera credibilidade para a nossa vida!

    A tecnologia ajuda e muito! Facilita a realização de projetos de vida.
    Só precisamos saber usar essa ferramenta com sabedoria.

    Beijos querida blogueira e que Deus esteja sempre na sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Maria, tudo bem amiga? :) Por aqui tudo jóia, obrigada por perguntar :D

      Concordo contigo, se soubermos usar bem estas ferramentas teremos muitas coisas boas para aproveitar. Ajudam na divulgação dos nossos blogs, nos mantém perto dos amigos, nos diverte, etc :)
      Como você bem disse a tecnologia foi criada para nos auxiliar, se soubermos usar com sabedoria, podemos aproveitar tudo o que tem de bom para nos oferecer :D

      Obrigada pela presença e participação!
      Grande beijo e bom Domingo :D

      Excluir
  10. Oiiee Sam

    Olha eu de novo. Estou aproveitando o tempo pra matar as saudades de comentar aqui... rsrs

    KKK...Gostei da foto é da legenda “redes sociais são uma delícia”, mas pode fazer um mal danado se não comer com moderação.

    No começo quando saiu E-mail, MSN, Orkut, eu não gostava só tinha e-mail por obrigação, questão de trabalhos em grupo, é o MSN por ser automático do Hotmail, é nem gostava, também não sou adapta ainda dessa ferramenta. Depois fiz o Orkut pela primeira fez, odiei tanto que no segundo dia deletei, passei anos sem me preocupar com redes sociais, daí fiz o Orkut de novo por querer manter contato com amigas, peguei gosto é comecei a entrar todo dia, nem imaginava que ia sofrer tanto por causa de uma rede social, pois uma pessoa mandava indiretas eu revoltada respondia com o dobro de indiretas, isso virou doentio é mudei para o facebook, achava um tédio no começo tanto que deletei na primeira fez é veja só hoje em dia, quase não vivo sem entrar é admito que já li coisas no face que nunca gostaria de ter lido, as pessoas perdem o controle é postam imagens é umas frases bem infelizes e até mesmo sem querer mágoa quem está do outro lado, eu mesma já estou de saco cheio, poxa eu acho que se a pessoa tem algum problema comigo faça o favor de querer resolver no “privado”, não compartilhar com o mundo inteiro suas emoções, tanto que ultimamente tenho perdido as estribeiras é postado muito no face, eu faço mil é uma promessas de se manter calma pra também não ter que abandonar o facebook da minha vida, no entanto conclui que quando dou um tempo em redes sociais ou simplesmente saio fico mil vezes mais feliz, um alivio mesmo. E uma droga porque tudo que faz é visto com outros olhos, como você disse o que e divertido é bom pra mim, talvez não vá ser pra você. Pra mim tem que ter respeito com o espaço dos outros, não sair julgando antes da hora é ter atitudes infantis. Esta totalmente certa em dizer que quem faz mal para as redes sociais somos nós, em como monitoramos o que fazemos. Podemos ter sim um convívio melhor, permanecer em paz com os outros se sabermos utilizar as ferramentas certas, repensar muito antes de mandar indiretas em querer ferir outra pessoa, pode causar danos é trazer muitas conseqüências ruins. Que nem o bullying, muitas pessoas não importa a idade sendo crianças, adolescentes, adultos, sempre arruma algum jeito de fazer chacota de colegas, pessoas que não gostam ou não estão no mesmo nível, existe histórias verídicas de pessoas se matando por brincadeiras mal intencionadas, esse é um assunto que me deixa literalmente irritada, qual o problema do ser humano em querer resolver problemas ou implicar com os outros por meio de redes sociais. Não é só o Brasil, está em todos os lugares esse tipo de atitude besta. O pior que caímos direitinho na conversa dos outros, é só com o tempo ganhamos experiência em questões de não sair aceitando qualquer convite ou curtir uma pagina totalmente desconhecida é até ir nas ondas dos outros, é preciso ter a cabeça no lugar pra manter redes sociais sem arrumar confusão ou cair em tentações diabólicas. Como mencionado por você usando bem, não tem mal algum, saber o que está fazendo pensar um pouco, respirar é ajudar a denunciar todo tipo de criminosos virtualmente contribuirá para convivências melhores é saudáveis. Pois cansa não é mesmo de tanto sofrer em vida real é ainda na virtual. Vamos aprender a desenvolver nossa consciência com sabedoria é a ignorar o que nós faz mal é em todo caso cortar o mal pela raiz.

    Uau adorreeiii muittooo esse post, gosto muito de todos seus post, no entanto tem alguns que consigo me expressar melhor. Sempre bom dividir opiniões aqui é até um pouco do que já vivi é os dilemas que já passei, é bom desabafar tira o estresse...rsrs

    A cada dia mais incrível Sam, está superr parabenizada pela escrita.
    Ameeei...

    Bjjo é tenha uma ótima semana;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá amiga!! Opaaa, que bom que hoje foi possível papearmos ainda mais :D

      Verdade, sabe que eu não tinha pensado nisso? Mas acabou que sua observação sobre a foto encaixou bem com o tema, gostei! É verdade, se não soubermos os limites, faz um mal danado mesmo! :D
      Puxa que bom que você não caiu no vício de Msn, eu fui daquelas que perdia a hora de dormir por causa dele kkk e ia trabalhar no dia seguinte morta de sono, empolguei de tal forma que tinha muuuitos contatos e ficava conversando até tarde... Também fui ativa no orkut, acho que por isso hoje já estou meio de saco cheio das redes... Não tenho mais vontade de usá-las muito...
      Sua experiência mostra como uma pessoa que usa mal a rede pode fazer mal a outras, infelizmente muita gente usa este meio para o mal, para atacar as pessoas, se aproveitam da distância e do anonimato para fazer o que querem, colocam para fora seu pior lado...
      Navego pouco pelo Facebook, geralmente só entro às vezes para postar e responder as pessoas nas minhas postagens. Meu twitter coitado, tá parado a anos, só mando mesmo meus compartilhamentos de postagem e o orkut tá lá, esquecido também. Agora estou meio viciada na blogosfera hehehe
      Os fatos que você citou estão mesmo frequentes, infelizmente. Vemos sempre notícias de pessoas que sofrem com os ataques alheios e até pessoas que estão ficando deprimidas com o uso das redes porque, por mais que estejamos firmes, algo sempre pode nos afetar negativamente na conduta das pessoas.
      Tive um problema sério a pouco tempo, um colega estava reclamando da vida em tom agressivo e me marcava nas publicações, eu fiquei meio estressada e pedi a ele para parar. Até aí, tudo bem, resolvido. Mas logo em seguida, postei algo sobre pessoas que reclamam nas redes... Uma conhecida achou que era indireta para ela e veio no meu post me esculhambar. Eu não gostei do tom dela e começou a briga... No fim, continuamos brigando por e-mail por causa da postagem e nos excluímos e não nos falamos mais... Triste isso né?
      Eu fui desabafar via post no Face, acabei atingindo com minha indireta uma pessoa que não tinha nada a ver e no fim, acabou-se a amizade virtual...
      Por isso acho muito importante pensarmos bem no que estamos postando e também, como você disse, naquilo que estamos ajudando a aumentar a visibilidade.
      Se usarmos com sabedoria, bom senso e respeito, estes sistemas tem tudo para ser uma ótima coisa em nossas vidas, canais para fazer amizade, divulgar o blog, para nos divertirmos etc :D
      Eu trabalho no dihitt, monitoro o site sozinha, então muita coisa eu não vejo, por isso, a ajuda dos participantes denunciando as coisas erradas em ajuda muito a limpar o site, contribuindo assim, faremos um meio virtual melhor, mais seguro e agradável, quase do jeitinho que a gente quer :D É muito importante também denunciarmos.

      Puxa, que bom que gostou da postagem, eu adoro quando você conta suas experiências pois assim enriquece a postagem com fatos reais que acontecem no nosso dia a dia e que mostram bem as situações que eu tento demonstrar :D
      E você tem razão, eu fiz terapia a alguns anos e isso que você disse, foi uma coisa que percebi, quando falamos sobre algo, desabafamos, parece que o fato toma outra dimensão e fica de mais fácil entendimento para nós, e consequentemente, conseguimos lidar melhor com isso :)

      Agradeço de coração sua presença constante aqui, tenho muito orgulho de ter conquistado uma leitora tão boa, uma comentarista incrível como você e uma pessoa que admiro e considero minha amiga virtual, muito querida :)
      Grande beijoo e boa semana :D

      Excluir
  11. Olá Sam,

    Ótimo artigo seu, você citou o fim trágico do Orkut e concordo como citou, não foi o facebook que acabou com ele e sim os usuários que usam de forma incorreta essas Redes Sociais, espero que não aconteça o mesmo com facebook que é ótima ferramenta de interação e divulgação,

    Mais uma vez parabéns pelo artigo,
    Grande abraço e bom restinho de domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliano, tudo bem? Que bom que veio participar :D

      Penso exatamente assim, mesmo que tenham existido falhas na administração do Orkut, o maior motivo para a rede ter se tornado o que se tornou, foi o mau uso que as pessoas fizeram dela... espero também que com o tempo saibamos ir usando melhor as redes para não torná-las algo desagradável e assim poder aproveitar o que estas ferramentas tem de melhor para nos oferecer :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  12. Boa tarde, Sam. Usando um velho ditado. "Sabendo usar, não vai faltar". Podemos considerar que somos nós mesmos que temos a competência ou não de manter estas ferramentas sempre atuantes. Elas nos permitem controlar com seus infinitos botões o afastamento das postagens malignas. Então vamos usá-las com sabedoria, educação e dignidade.
    Mais uma vez, parabéns pela ótima matéria.

    Boa sorte, luz e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, como vai? :D

      Adorei o ditado que nos trouxe, encaixa super bem no tema!
      É exatamente como você disse, somos nós que fazemos deste meio algo interessante e útil ou algo irrelevante e perigoso com nossas atitudes, por isso, mesmo que a maioria use para diversão, é sempre preciso ter bom senso e responsabilidade.
      E temos ainda este bônus de poder filtrar as coisas e denunciar o que for necessário, o que ajuda bastante a criar um bom ambiente virtual.

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  13. Olá Samanta, tudo bem?

    Mais um excelente artigo, parabéns!!!

    Concordo com você, as redes sociais são o reflexo do que fazemos com elas e com nós mesmos dentro delas. São como telas em branco, cada um pinta como quer.

    As redes sociais também podem ser como ondas de rádio, cada um sintoniza no que mais lhe interessa.

    Reclamar que fulano posta bobagens não leva a lugar algum, para esses casos basta desligar o canal.

    As redes sociais tem a mera função de ser uma ferramente de interação. Cada um busca o que mais lhe agrada e segue o que mais lhe interessa. Aquilo que não lhe serve basta colocar de lado.

    Viva a liberdade de escolhas!! Aliás, escolhas é que mais temos nas redes sociais.

    Escolhemos quem serão nossos amigos e também de quem queremos receber notícias. Se os amigos que escolhemos não publicam coisas interessantes, basta colocamos em standby, basta desligar o canal e se concentrar naqueles que melhor nos agradam. Simples assim.

    Como você mesmo disse: Usando bem, que mal tem?

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robeilton, que prazer recebê-lo por aqui! :D Tudo bem sim, espero que contigo também :)

      Tirou as palavras de meus dedos rsrs é exatamente assim que penso, as redes são um reflexo de nós mesmos e de nossas condutas. Ótima sua comparação de ser uma tela em branco que pintamos à nossa maneira, por isso, mesmo que as usemos para lazer, é preciso ter responsabilidade.
      Uma das coisas que acho mais interessante é termos disponíveis ferramentas que nos permitem filtrar o conteúdo e excluir ou bloquear o que nos desagrada, ou seja, podemos deixar tudo lindo e maravilhoso quando quisermos. Podemos escolher o que vamos ler, postar, com quem iremos falar, etc. Coisas que no mundo aqui fora, não podemos fazer, então, nos é permitido desviar do que nos faz mal ou desagrada.
      Um viva mesmo para a liberdade de escolha, se não estamos satisfeitos, basta modificarmos e pronto. Não é preciso arrumar brigas ou se estressar como vejo muitos fazendo... Isso até parece coisa de quem gosta de sofrer e ficar nervoso...
      Vamos usar bem estes recursos e contribuir como pudermos, assim poderemos aproveitar o que as redes tem de bom, que são muitas coisas :D

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  14. Sam,

    O Orkut deixou de ser interessante para mim, somente, pelo fato de não oferecer tantos mecanismos de segurança, mas no primeiro problema que tive lá, evitava entrar em certas comunidades(do tipo: já morei/moro em tal lugar, estudo/estudei em tal lugar, trabalho/trabalhei em tal lugar, vou/fui em tal restaurante, etc), não postava fotos (isto antes de surgir a opção inibir visualização de fotos para não amigos), entre outras atitudes e o "problema" foi resolvido.

    O Facebook, já começou na rede com uma infinidade de recursos de segurança e cada dia ganha novos.

    Para mim, o Facebook, é a melhor rede social de todos os tempos e ainda assim tem gente que reclama da mesma, mas é como você disse, tudo é questão de saber usar, pois "a resposta" do que acontece, é reflexo do comportamento de quem a utiliza.

    beijos e tenha uma linda semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Barbie, tudo bem? :)

      Pois é amiga, creio que nunca existirão redes 100% seguras ou do jeitinho que gostamos, no Orkut foi um misto de problemas deste tipo de mau uso dos usuários que acabou levando ao que está hoje, infelizmente.
      Como você disse, muita gente reclama do Face, mas concordo contigo que o que não falta lá são opções de todos os tipos para personalizarmos e ter uma ótima experiência na rede, só depende de nós :D

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande beijooooooooooo e boa semana :D

      Excluir
  15. Oi SAM, em 2013 estaremos dizendo tchau Orkut e o MSN ira mudar os emails Live e Hotmail para Outlook (desculpe se estiver escrevendo errado meu Inglês e pessimo e o português brasileiro mais ou menos)KKKKK,mas vamos continuar o Facebook e a rede Social do momento, tem seus problemas e vai consertando conforme e possivel ,mas nós temos que ajudar dando opinião e participando nas mudanças ,avisando os erros encontrados e elogiando os acertos, e não apenas no Face ,mas em todas as redes sociais,blogs,web sites e etc do mundo online...ate mais amiga....fuiiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá querido amigo, tudo bem? :)

      Gostei muito do que disse, também penso assim, com o tempo o Face vai melhorando cada vez mais e sempre nos oferece boas ferramentas para segurança e diversão, e a nossa ajuda é muito importante pois assim podemos dar a eles alertas e novas idéias que nos agradam.
      Redes sociais são ótimas, cabe a nós utilizá-las bem para podermos aproveitar bastante o que tem de bom :D

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Uma linda semana para você e sua família :D

      Excluir
  16. Oi Sam,
    Li, indiquei e compartilhei.
    Depois volto para comentar.
    Beijão.
    Bom trabalho e inicio de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beth querida, bom dia!! :D

      Obrigada pela ajuda na divulgação! Valeu mesmo :D
      Depois conversamos mais :)
      Um beijão e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  17. Originais26/11/12

    o problema esta nas pessoas de mente fraca ou acomodadas, acreditam em tudo sem questionar ou pesquisar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Originais, tudo bem? :)

      Realmente um dos grandes problemas no mau uso das redes está na conduta de certas pessoas que não procuram a verdade e não questionam o que lhes é apresentado. Na minha humilde opinião, as redes sociais são ótimas, cabe a nós utilizá-las corretamente para aproveitarmos o que tem de melhor a nos oferecer :)

      Agradeço muito a sua presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  18. Ricardo Oliveira Guimarães26/11/12

    Cada um é livre de utiliza-las da sua forma, a qualidade dos seus contatos é o que vale, vc não é obrigado a aceitar todos em seu perfil, se não gosta de atitudes de alguns, não os tenha em seu circulo. Na vida real também é assim, se aquele colega só lhe traz problemas nós nos afastamos dele e o mesmo vale nas redes sociais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Originais26/11/12

      Apoiado

      Excluir
    2. Olá Ricardo, como vai? Que bom que veio participar :)

      Concordo contigo, a qualidade dos contatos que temos nestes meios é muito importante para termos uma boa experiência nas redes sociais e poder aproveitar ao máximo, tudo de bom que podem nos oferecer :)
      O legal das redes é que temos muitas opções de escolha e podemos, como você disse, excluir o que não nos agrada :)

      Muito obrigado pela presença e participação, seja sempre bem vindo!
      Grande abraço e boa semana :)

      Excluir
    3. eu que agradeço a sua sabia resposta, abraços e tudo de muito bom!

      Excluir
  19. Olá Samanta Sammy, tudo bem?
    De fato, somos livres para dizer o que quisermos. Contudo, vivemos num Estado de Direito, e é justamente para mantermos uma sociedade livre e sadia, prezando o respeito mútuo, que existe o Código Penal. Sua opinião não é cerceada, desde que se saiba fazê-la, sem correr o risco de incitar o ódio ou fazer apologia a substâncias proibidas. Como conclusão é importante lembrar o bom uso da internet como ferramenta sadia de exposição da sua opinião. As redes sociais, quando utilizadas para o bem, são ótimos meios para comunicação e estímulo do engajamento coletivo. Pela facilidade do uso, a desculpa de que dá trabalho divulgar alguma ação benéfica cai por terra. O modismo e a diversão em utilizá-las também contribuem para que as pessoas participem, convidem outras e façam nem que seja o mínimo pela sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alfeu, tudo bem sim, obrigado por perguntar, espero que contigo também esteja tudo ok :D

      Verdade o que disse amigo, somos livres, mas precisamos ter consciência de princípios básicos para não extrapolar no uso desta liberdade, correndo o risco de prejudicar as pessoas.
      Concordo contigo, quando utilizamos de forma sadia e consciente as redes sociais, os benefícios são muitos, e desta forma podemos aproveitar tudo que estes meios tem de bom para nos oferecer, ou seja, ótimas oportunidades de interação, ajuda na divulgação de nossos espaços ou de iniciativas importantes, etc :)

      Obrigadíssimo pela presença e por complementar a postagem com seu comentário ;)
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  20. Olá Sam. Tudo é questão de bom senso. Uso o facebook, mas não fico deslumbrada compartilhando ou contando tudo o que acontece como se fosse um diário. Gosto do twitter, é um ótimo canal de informações mas a gente tem que saber ter critério.
    Sinceramente, vejo o futuro do face como Orkut. As pessoas estão perdendo foco na postagem.
    Big Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lulu, tudo bem? Que bom que veio participar :)

      Concordo contigo, bom senso é bem vindo em qualquer meio :)
      Procuro seguir a mesma linha que você, utilizar as redes sem exageros e evitando a exposição desnecessária, coisa que auxilia bastante na questão de segurança :)
      Também acredito que se continuar no ritmo que está, logo o Face chegará perto que se tornou o Orkut, espero que esta consciência de usar bem as redes, cresça e evite isso :)

      Muito obrigada pela presença!
      Beijãozão e boa semana pra você também :)

      Excluir
  21. concordo plenamente com o texto.!!! as redes sociais é tudo de bom....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adonice, tudo bem? :)

      Também adoro as redes sociais, são ótimos canais para nos divertirmos, interagirmos com as pessoas, fazer amizades e divulgar nosso blogs :)

      Obrigada pela presença e participação!
      Beijos e boa semana :)

      Excluir
  22. Anônimo26/11/12

    Verdade seja dita amiga: Nós fazemos a rede, se postamos fotos de cães ou gente dilacerada, se postamos fotos de absurdos, se postamos fotos pessoais (e ainda não queremos ser expostos) é tudo culpa nossa mesmo.
    A rede é boa, aliás é fantástica.
    O problema é a banalização das coisas, a inversão de valores, o excesso de humor negro, o excesso de liberdade que as pessoas acham que seja boa mas na verdade só os deixa mais vulneráveis a todo tipo de gente maluca.

    Temos sim a liberdade de se expressar, olha que delícia que é blogar, muitas vezes é no blog que mais interagimos com as pessoas.
    Tem pessoas que vivem uma vida on e outra off. Dá até pra julgar que se trate de outra pessoa...

    Todo cuidado é bom, devemos procurar adicionar às nossas redes apenas conhecidos pois nunca se sabe quem está do 'outro lado'.

    Beijo grande Sam, ótima semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Vanda, tudo bem? :)

      Antes de mais nada quero lhe agradecer pela gentileza em autorizar a menção do artigo que você escreveu, pois gostei muito do tema e foi um prazer escrever minha opinião sobre o assunto :)

      Concordo contigo, está tudo em nossas mãos, como você bem disse, somos nós que fazemos a rede e se temos problemas ou alegrias, provavelmente são frutos de nossa conduta nestes meios.
      Considero muito importante sua colocação sobre a banalização das coisas, e estava no telefone com uma amiga falando sobre isso agorinha mesmo, que quando eu usava de forma desregrada, acabei me envolvendo com uns doidos que me deram um trabalhão! Até que, como te disse lá em sua postagem, aprendi na marra a ser mais responsável e atenta. Se aconteceu, não foi culpa das ferramentas e sim, minha, que me expus indevidamente e dei trela para quem não devia :)

      Amiga, valeu mesmo pela inspiração e presença!
      Um mega beijoooo e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  23. Olá, Sammy, como sempre com postagens relevantes e temas maravilhosos. Uso as redes sociais para o meu trabalho, meu blog divulgando os patrocinadores, o meu trabalho e fazer amigos. Optei pela não-privacidade, ou seja, no sentido de abrir ao público o meu perfil. O que vejo e pontuo é a ingenuidade de vários internautas,do tipo: Compartilhe que o Facebook dará 5 centavos, ou veja quem visitou o seu perfil, ou ainda, mude a cor do seu perfil e enche o Facebook de vírus e o mural dos outros. O pior ainda, adolescentes marcando encontros, esses dias sumiu um do meu estado e até o presente não apareceu, só lembrando que estamos sendo vigiados o tempo inteiro. Abraço, Carlos do blog A Voz do Povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, como vai? Que bom que veio participar :D

      Fico feliz em saber que aprecia as postagens, seja sempre bem vindo :)
      Assim como você optei por perfis mais abertos, adiciono todos os que me enviarem convites, etc justamente para ajudar na divulgação do blog. Em contrapartida sou econômica em postagens muito íntimas, prefiro usar as redes apenas com o fim de divulgação e para diversão :)
      Como mencionou, vemos muito este tipo de postagem que compartilha vírus e fraudes que as pessoas compartilham sem sequer questionar... Isso sem contar o perigo da exposição desmedida como os casos que nos trouxe de exemplo. Um enorme perigo, que muitas vezes, poderiam ser evitados se tivéssemos mais cuidado e bom senso ao usar estes recursos.
      Muito importante o seu alerta!

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  24. Olá querida , boa tarde tudo bem com você ? Espero que sim!
    Eu particularmente adoro as redes sociais e acho um entretenimento de grande valor social.
    Nela podemos fazer amigos,namorarmos, interagir acerca de um assunto, podemos rir com pessoas bem humoradas e criativas , enfim, é um campo de conhecimento e diversão dependendo de quem o utiliza. Viciar ?? Vicia mesmo !!Mas quem se deixa viciar e, a bem da verdade é que, somos viciados em variadas emoções o tempo todo, é isso que nos move, o prazer nas emoções que sentimos , devemos apenas ter o cuidado de não se deixar dominar por tais emoções, pois até mesmo aquilo que é bom , quando é excessivo , se torna mau e agressivo. Um abraço, Luciano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Luciano, tudo jóia? Por aqui tudo bem sim, obrigado por perguntar :)

      Também gosto muito das redes sociais, eu passo o dia todo sozinha, pois trabalho em casa e meu marido chega tarde, além de morar longe dos familiares, então para mim, este meio é ótimo para interagir, me distrair e também divulgar o blog :)
      Gostei dos exemplos que deu, eu me encaixo neles pois encontrei meu marido no Orkut e minha melhor amiga em um fotolog :) Além de ótimas outras amizades virtuais que tive oportunidade de fazer, acho isso valioso e maravilhoso!
      Vicia mesmo, como você disse, por isso é importante ficarmos atentos e usar as redes da melhor forma possível para aproveitarmos o que estes recursos tem de melhor :D

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  25. Oi Samantha como vai? Voltei porque fiquei tão alienada sem usar as redes sociais, mas uso com moderação tomando o maximo cuidado de não expor muito a minha vida.
    Quero aproveitar essas belissimas postagens que nós oferecem e sempre inovar a cada dia.
    Aliás notei que tem muita gente nova aqui no Dihitt, com artigos belissimos.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Madalena, tudo bem? Por aqui tudo beleza, obrigada por perguntar :)
      Que bom que veio participar :)

      Também procuro usar com moderação, pois já extrapolei antes e não obtive bons resultados, por isso hoje, procuro seguir seu exemplo e evitar exposição desmedida e assim poder aproveitar as coisas legais que as redes nos oferecem, que são muitas :)
      O site está mesmo com muita gente nova e conteúdos deliciosos, muitas opções de leitura, uma das coisas boas que as redes e os agregadores tem para nós :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande beijo e boa semana :D

      Excluir
  26. Oi Samanta. Tudo bem?
    Espero que seu final de semana tenha sido legal.
    Outro artigo muito interessante e, mesmo se repetido até à exaustão, teria sempre razão de se falar dele.
    É sabido que, tal como na vida real, as ferramentas necessárias para o desempenho de qualquer trabalho, podem ser, sempre, como "facas de dois gumes". Se forem bem utilizadas faremos um trabalho excelente. Caso contrário, nem podemos imaginar os dramas e danos que podem causar, umas a nível físico, outras a nível psicológico.
    Infelizmente, "nestes dois mundos" tão iguais mas tão diferentes, há sempre quem aproveite para passar para a tela aquele "azedume recalcado"
    que nos faz pensar, que a pessoa em questão está contra tudo, contra todos e contra o mundo inteiro. Na minha opinião,são, talvez, infelizes, mas não querem ser sozinhos. Daí o facto de "gritarem" aos sete ventos "o que lhes vai na alma".
    Concordo quando diz (por outras palavras) que a blogosfera poderia ser utilizada para o bem comum e não para criar conflitos ou escrever o que nos vem à mente, sem pensarmos que o que escrevemos pode ser lido por todo o Mundo.
    Os meus sinceros parabéns.
    Uma boa semana e Beijo Grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga, tudo bem sim e com você? :) O fim de semana foi bom sim, descansei bastante :)

      Concordo contigo, qualquer ferramenta ou recurso podem ser usados para sere, úteis ou nocivos, só depende da nossa escolha de como utilizá-los.
      Gostei muito da sua observação sobre o comportamento desmedido de certas pessoas que muitas vezes agem com agressividade, mas acho que no fundo, estão mesmo, como você disse, precisando de atenção, mas acabam agindo de uma forma prejudicial para conseguir o que desejam.
      Eu já agi muito por impulso neste meio, às vezes, ainda o faço, mas estou procurando melhorar, pois toda vez que ajo desta forma, acabo me aborrecendo e também, aborrecendo outras pessoas.
      As redes são ótimas se soubermos usá-las com bom senso ;)

      Muuuito obrigada pela presença e por complementar a postagem com seu comentário!
      Um beijão e que sua semana seja ótima! :D

      Excluir
  27. Olá, ilustre amiga Sam!
    Como as redes sociais são um microcosmo da vida humana, por isso há todo comportamento e vício da sociedade real. Para pessoas de bem, bem-intencionadas, tudo é um instrumento ou uma ferramenta para ajudar e ter bom relacionamento com os semelhantes; ao passo que, para o sujeito mal-intencionado, algo como as redes sociais, é um meio, uma arma para prejudicar pessoas. No entanto, para o bem nosso e do mundo, há mais prática de ações úteis que pejorativas: quantos encontros de pessoas que se amam e até perdidas aqui foi palco. As redes sociais serviram (e servem) de instrumento de protestos e denúncias, em país mundo afora, de genocídio e crime contra humanidade. O homem foi, é e sempre será anfótero e contraditório. O que vai ser o diferencial do que é arma ou instrumento é apenas o manipulador, você bem frisou. Como diz Augusto do Anjos: "A mão que afaga é a mesma que apedreja".
    Olha, amiga, aqui você nos presenteia com um artigo sábio, culto e muito importante para nós, usuários desta importante ferramenta virtual.
    Há também de se ressaltar que sua gramática é impecável, ou seja, o texto é agradável da forma ao conteúdo.

    Forte abraço do amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Bento, como vai? :) Que alegria tê-lo por aqui! :)

      Gostei muito das suas colocações, pois descrevem bem como o caráter das pessoas influencia diretamente no modo como utilizam as redes sociais ou outros recursos em suas vidas.
      Concordo contigo, amigo, felizmente temos muitas coisas boas para comemorar com a chegada de tanta tecnologia, eu mesma encontrei meu marido e minha melhor amiga em redes sociais, isso sem contar amigos maravilhosos que fiz :) Eu adoro este meio :)
      Perfeita a frase que nos trouxe de Augusto do Anjos, descreve bem as contradições humanas e nos traz a reflexão de como precisamos ser conscientes ao usar as redes e também ficarmos alertas ;)

      Agradeço de coração suas palavras gentis e belíssimo comentário que enriqueceu muito a postagem :)
      Um enorme abraço e que sua semana seja ótima :)

      Excluir
  28. Olá, Samanta!

    Seus artigos são ótimos! Assuntos interessantes e atuais.
    Olha Samanta, sinceramente não tenho muito que argumentar acerca de redes sociais, pois sou totalmente “crua” no assunto, porém uma coisa bem clara para mim é, “bom senso”.
    Acho fantástico, esse mundo de possibilidades que o “virtual” nos proporciona. Uma estratégia que uso, é fazer de conta que estou falando pessoalmente, “cara a cara” . Respeito e autenticidade sempre!
    Muita saúde e sucesso para você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jossara querida, tudo bem? :)

      Que bom que gosta dos artigos, fico feliz em saber disso, é algo muito gratificante :)
      Perfeitas suas colocações embora creia ser crua neste meio, você age da forma mais apropriada. Todos deveriam seguir seu exemplo, se agíssemos assim, conversando como se estivéssemos frente a frente, tenho certeza de que o meio virtual seria muito mais agradável e respeitoso. Procuro fazer isso também, pois quando alguém se dirige à mim na internet, é esta sensação que tenho, então vai aquela máxima : faça aos outros...
      Outra coisa super importante que você citou, é o bom senso, algo que é bem vindo e apropriado para qualquer situação :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Um super beijo e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  29. Olá, Samanta!

    As redes sociais hoje em dia está virando uma febre!
    Concordando com uma das frases do post, realmente muitas coisas da nossa vida vai ser boa ou má dependendo do uso.

    No caso do meu serviço, utilizo messengers para poder me comunicar internamente, e isso ajuda demais - melhor que usar telefone.

    Mas, da mesma forma, há também os "perigos" ao comentar algo em redes sociais, como já foi o caso aqui de funcionários ficaram falando mal da empresa por causa de atraso de salário - o chefe também tem facebook, ora!

    Mais uma vez falando do trabalho, que é transcrever áudio para tribunais, já vi também processos onde fatos relevantes para provar crimes foram encontrados no facebook! é mole?

    Sem querer assustar, redes sociais pode fazer você virar réu, vítima ou até mesmo testemunha!

    Outrossim, considero que as redes sociais são um meio muito importante para divulgação de blogs, eventos e notícias, e também é um ótimo meio de conhecer novas pessoas.

    Em nome de todos os comentaristas desse post, venho lhe agradecer por você sempre se esforçar para responder a cada um de nossos comentários!

    Parabéns pelo post, Sammy!
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wallace, tudo bem? :)

      Realmente, hoje em dia redes sociais estão presentes na vida de quase todo mundo e em crescimento aceleradíssimo.
      Os exemplos que nos trouxe mostram bem como algumas atitudes podem até prejudicar a nós mesmos se feitas sem responsabilidade no meio virtual.
      Estes dias eu estava lendo que a polícia tem usado muito o facebook para encontrar criminosos, tudo porque os mesmos acabam se expondo demais e oferecendo provas contra si mesmos. Por um lado, é bom, pois ajuda a polícia, mas por outro lado nos mostra como as pessoas estão muitas vezes se expondo demais em diversos casos, como aqueles que são vítimas de crimes por compartilhar informações pessoais, etc.
      Acho muito bom o seu alerta, e creio que é um ótimo alerta para pensarmos bem em como estamos usando estes recursos.
      Eu já tive experiências ruins nas redes, mas sei que tudo aconteceu não por causa das ferramentas e sim por causa da forma errada com a qual eu as utilizei. Hoje procuro ser mais responsável e cautelosa :)

      Eu é que agradeço vocês por virem aqui prestigiar os artigos, para mim, responder vocês é algo que gosto muito, pois aprendo bastante com as opiniões de vocês. Faço isso com alegria :)
      Obrigado por tudo, viu!!

      Um enorme abraço e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  30. Pois é...!!! Tem gente que acha que rede social é a casa da mãe Joana e que deve abrigar todas as maluquices do mundo. Algumas pessoas acabam misturando tudo e o que vemos (e convivemos), são algumas situações insanas que fogem do objetivo da mesma.
    Talvez esse seja um dos motivos que me faz ficar meio longe de algumas redes. Já fui mais assíduo, mas encontrei muita gente sem objetivos concretos e algumas publicações que me decepcionaram muito. Não faço amizades sólidas porque não confio, não falo de mim e quando as uso é apenas para publicar meus artigos. Também se ninguém lê, não me estresso por isso. Sou o culpado por não fazer tantas amizades e por isso isso ninguém me dá bola e vice-versa...
    O Dihitt é uma exceção. Aqui é diferente....Ainda conseguimos participar de uma forma mais "calorosa", mais amiga e é mais fácil acreditar nos amigos porque estão todos os dias por aqui e acabam interagindo e participando uns com outros.
    Mas as redes são ferramentas ótimas sim, servem para um monte de coisas positivas desde que saibamos usá-las...Corcordo com você.
    Bjão
    Eloy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eloy, tudo bem? Que bom que veio participar para conversarmos um pouco :)

      Sabe que ontem eu estava conversando com uma antiga dihittiana por telefone e falamos sobre isso, em como depois que começamos a usar bastante o meio virtual, vimos que existe muita gente doida por aí. Ou será que ficam doidos apenas quando usam a internet? Não sei. Só sei que você tem razão, muitos acham que o meio virtual é a casa da mãe Joana, saco de pancadas, lugar onde não é preciso educação ou respeito, acho que pensam que estão lidando com robôs e esquecem que do outro lado há uma pessoa...
      Eu já fiz algumas amizades que saíram do virtual e até encontrei meu marido em redes sociais, acredito que podemos ter ótimas relações neste meio, mas como você disse, é preciso uma certa dose de desconfiança, pois no começo eu achava que todo mundo era bonzinho, até me envolver com cyberstalkers doidos de pedra e pessoas que me fizeram mal se dizendo amigas e por aí vai. Hoje em dia procuro ser mais cuidadosa do que antes :)
      Também gosto do clima do dihitt, fiz ótimos amigos aqui :) Mas também tive problemas com doidos de pedra, então, é aquilo né, a culpa não foi do site e sim minha que dei trela pra maluco kkk
      Eu adoro as redes também, procuro utilizar da melhor forma para aproveitar bastante os benefícios, me distrair e divertir :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  31. Parabens Sam por mais um texto de utilidade orientadora,desta dificil vida virtual. Sempre participei destas redes com certa prudencia,uma delas não adicionar menores e nem acho que lá seja o espaço para eles usarem com temos visto.Creio que por elas temos sim a oportunidade de fazer bons amigos e tambem ter dor de cabeça para toda vida.Hoje vejo as pessoas na rede quase 24 horas devido a acessibilidade nos aparelhos de celulares e outros de pequeno porte e ai já mora um perigo, pois elas ficam constantemente dizendo onde estão, o que para os picaretas de plantão é um prato cheio,para um sequestro ou mesmo outras maldades.
    É bom, mas que se tenha todos cuidados e malicia.
    Grato pela partilha amiga.
    Meu terno abraço e linda semana a voce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido amigo, como vai? :)

      Que bom que gostou do artigo, este é um tema muito interessante, pois hoje a maioria de nós utiliza as redes de alguma forma, não é mesmo? por isso achei que seria legal conversarmos sobre isso :)
      Creio que a melhor forma de usar as redes seja seguindo seu exemplo, procurando ter cautela e responsabilidade, se todos agíssemos assim, teríamos menos problemas, sem dúvidas. :)
      Concordo contigo que o perigo geralmente mora neste uso abusivo e descontrolado de certas pessoas que acabam empolgando tanto, que esquecem que isso pode ser prejudicial a elas mesmas.
      Como você disse, sempre tem gente mal intencionada esperando uma brecha para agir.

      Muito obrigado pela presença, participação e por complementar a postagem com sua opinião que nos trouxe alertas muito importantes :)
      Um grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  32. Samanta, minha querida amiga!! Que legal chegar aqui e já encontrar tantas opiniões, tanta diversidade sobre um assunto que foi muito bem exposto por você querida: o bom uso das redes sociais!

    Lembro-me bem que o próprio criador do Facebook estava chateado, dias atrás, com os brasileiros, em virtude o mau uso destes da rede. E não podemos deixar de dar razão a ele não é amiga? Cada aberração que estava começando a ser compartilhada pelos usuários... Realmente uma pena, pois as redes sociais são instrumentos poderosos para divulgação de um bom trabalho e até mesmo para fazer excelentes e maravilhosos amigos virtuais! Eu sou fã das redes, mas faço o uso delas com muita moderação! Compartilho alguns pensamentos, determinadas fotos de momentos bons do dia para rir com os amigos e brincar bastante! Fazendo uso de uma forma sadia, tudo fica mais gostoso e divertido!

    Mas desde que seja usado com determinados critérios, pois como em todos os lugares, estamos sujeitos a esbarrar em pessoas estranhas e até esquisitas que não aceitam o nosso ponto de vista e gostam de atacar em várias frentes! E como você muito bem mencionou no artigo, ufa, ainda bem que existem barreiras para impedir e excluir essas pessoas da lista de amizade, pois elas, em vez de acrescentar em benefícios, contribuem apenas para aborrecimentos e sofrimentos desnecessários!!! E não viemos a este mundo para sofrer, mas para tentar e conseguir ser feliz!! :)

    Linda, você sempre impecável nos termos e na lógica da explanação!
    Adorei estar aqui com você amiga, e a blogosfera, atualmente, é a minha rede social mais querida, pois só tem gente boa demais da conta!!!
    Um beijo grande e uma semana maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helloooooooooo gatona, tudo na paz? Que bom que gostou do tema, acho que é algo interessante para conversarmos pois quase todos nós utilizamos as redes de alguma forma hoje em dia :)

      Pois é amiga, eu também penso assim, onde existe esta diversidade de pessoas, muitas vezes nos chocamos com certas condutas... Às vezes fico pensando se o mundo sempre teve gente maluca assim e não sabíamos, ou se com a internet, a coisa "aflorou" nas pessoas... Não estou julgando ninguém, mas bom senso é algo que está faltando por aí e até respeito com os demais. Parece que esquecem que estão em um meio público e lidando som seres humanos.

      Também sou fã das redes, acho que são ferramentas incríveis, basta que saibamos usá-las bem, para não prejudicar as pessoas e nem a nós mesmos, principalmente na questão de segurança.
      Já tive problemas com isso, por isso hoje procuro ser mais contida :)
      Ainda bem mesmo que nestes meios temos recursos para nos livrar do que não nos agrada, coisa que aqui fora nem sempre é possível, não é mesmo :)
      Assino embaixo da sua colocação, sofrer em rede social é masoquismo na minha opinião, para mim são locais para distração, diversão, amizades, interação e divulgação :)
      Sofrimento já basta os aqui de fora que não podemos evitar :)

      Confesso que sou mais fã da blogosfera também hehehe é um meio mais rico na minha opinião, onde tem mais estímulos intelectuais :)

      Amiga, valeu mesmo pela presença e participação!
      um mega beijooooooooo e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  33. Olá, Samanta! Confesso que nunca fui muito fã de redes sociais, justamente pensando em questões de segurança e privacidade, mas acabei me rendendo: afinal, quem não está pelo menos no Facebook já é olhado como se fosse um E.T., rs. O que você disse é importante para alertar as pessoas: não adianta dizer que o FB ou outro sistema qualquer não é bom, quando é o próprio usuário que deve aprender a usar a ferramente de uma forma consciente. Outra coisa é se irritar com os outros: como mencionou em seu post, basta cancelar a assinatura, ou até mesmo bloquear. Reclamar, se irritar e levar a sério demais são atitudes que não tem nada a ver mesmo! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hannah, tudo bem? :)

      Eu gosto das redes, sempre fui razoavelmente ativa, mas confesso que já tive problemas quando extrapolei no uso, por isso hoje procuro ser mais contida e cautelosa. :)
      Penso exatamente assim, não adianta culpar a rede social pelos problemas, porque na maioria das vezes, eles são resultados da nossa própria conduta.
      Vejo que muitos passam o dia irritados com os outros, quase uma guerra... como eu disse para a Dri, sofrer em rede social na minha opinião é masoquismo, pois temos recursos para nos livrarmos de tudo que não nos agrada :)
      Sou a favor de usarmos para coisas que nos façam bem e sempre com bom senso e cuidado para não ter problemas :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Beijos e boa semana :D

      Excluir
  34. Olá Sam,

    As redes sociais são uma grande revolução nos relacionamentos, não faço coro àqueles saudosistas que as criticam porque não têm o "calor humano". Ora, desde quando é preciso estar perto para se comunicar com alguém? Além disso, mídias como Facebook, Twitter e Google Plus podem ser grandes oportunidades de se fazer negócio. Enfim, há muitas possibilidade de interagir e cada um escolhe a melhor forma de se fazer isso.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio, como vai? :)

      Também não entro nesta de taxar as redes de algo frio, até porque encontrei meu marido e minha melhor amiga nas redes sociais, então não posso reclamar rsrs Vejo como você disse, que a comunicação pode ser rica por qualquer meio, seja por telefone ou pela internet, não faço distinção, para mim, falar contigo agora é como se estivéssemos frente a frente :) É apenas mais uma ferramenta que ajuda nas interações :)
      Gosto muito das redes sociais, acho que para aproveitarmos bem, basta escolher como usamos, bem como você mencionou :)

      Obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :)

      Excluir
  35. Oi Sam,
    ótimo artigo!!!
    É como você falou,quem dá vida as redes sociais somos nós,"os seres sociais" e o que acontece em cada rede depende de nós mesmos.
    Tem umas coisas super bacanas mesmo,algumas funcionalidades legais,dá pra fazer amizades,dá pra descobrir coisas bacanas,mas como tudo na vida também tem suas coisas desnecessárias,tipo aquelas pessoas que comentam cada passo que dão,que divulgam informações sem conhecê-las mesmo,que tem alguns comportamentos que nos fazem pensar(o que é isso?!rs),pessoas que não admitem as opiniões alheias e ficam fazendo intrigas,ihhh tem pra cada um.
    O fundamental é agirmos de maneira educada,sadia,prestarmos bem atenção ao que estamos divulgando,afinal uma rede social não é um outro mundo,é a sua vida e muitas vezes pessoas esquecem isso.
    Dias de alegria pra você,mega abraçooo querida,=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá Suu querida, tudo bem? :)

      Que bom que gostou da postagem, foi bem legal escrever sobre isso e achei que seria interessante conversarmos sobre algo que quase todos nós utilizamos :)
      Pois é amiga, também vejo desta forma, as ferramentas estão à nossa disposição, mas o resultado que virá depende da forma como utilizamos estes recursos.
      Também fico surpresa com certos compartilhamentos e comportamentos, pensando como você disse : Mas o que é isso????
      kkkk
      Acho que se levarmos para as redes o bom senso e o respeito pelas pessoas, tudo será ótimo e quando houver problemas, ainda temos o bônus de poder excluir e seguir em frente :)
      Gostei da sua colocação, as redes são parte da nossa vida e não uma realidade alternativa :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande beijoooo e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  36. Anônimo27/11/12

    Olá Sammy!
    Existem muitos artigos fabricados sobre a internet, principalmente no que diz repeito a redes sociais, com o intuito de levar as pessoas a verem mais televisão, e artigos falando da tv com o intuito de fazer as pessoas deixarem de ver tv. mas Isso são opiniões, Eu continuo vendo a tv e a internet como ferramentas com grande poder de dissipação de opiniões, Como não posso usar a tv como meio de trabalho, prefiro a internet que é mais democrática, Na tv você vê embate de opiniões mas fica apenas passivo, ao contrário das redes onde pode-se expressar diretamente. Mas por ser democrático, se comentem abusos, mas prefiro um milhão de vezes isso do que o sistema extremamente controlado e elíptico de outros meios de comunicação
    Mas é lógico que esses abusos fazem pessoas, ficarem com medo ( e com razão ) de se exporem, colocar controle nos comentários, bloquear perfis e serem bloqueados sem motivo, deixarem de colocar a foto no perfil ou mesmo deixarem de comentar nos blogs. e isso é muito ruim
    Isso somente exprime a qualidade ruim da educação de nosso pais, que conduz: a falta de senso autocrítico, a falta de estrutura pra receber e também fazer criticas ( sem querer denegrir, humilhar e xingar ) falta de informação e falta de maturidade
    Difícil as pessoas dissenirem o que é uma critica a uma opinião ( que pode mudar ou melhorar ) a critica do ser humano como um todo. Ou mesmo uma crença, um time ou uma bandeira, que não definem o ser humano como um todo
    Abração Sammy e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,como vai? :) Que bom que veio participar :D

      Concordo que existem muitas opiniões a respeito destes temas, eu mesmo tenho as que expressei aqui, pois acredito que qualquer ferramenta tem seus dois lados, os construtivos e os destrutivos, depende da forma como as utilizamos :)
      Assim como você, gosto de Tv e da Internet, se usamos de forma que nos faz bem, não prejudica nenhum setor de nossas vidas e nem as ouras pessoas, que mal tem, não é mesmo?
      Acho que existem tantas sugestões por aí porque vemos muito as pessoas usando os recursos sem bom senso e com um exagero que muitas vezes traz problemas sérios.
      O mal está em nosso descontrole, as pobres da tv e da internet, coitadas, são só sistemas :)
      Sabe que uma colega aqui do blog que mora na Alemanha disse que realmente é como você falou, lá eles aceitam muito mais as críticas e não teme stas frescurites,, ela disse que as interações são muito mais maduras, sinceras e produtivas por causa disso.
      Espero que um dia sejamos mais serenos para aceitar as críticas e opiniões, sem levar tanto a ferro e fogo e assim, usar isso de forma útil :)

      Obrigadíssimo pela prosa, presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
    2. Anônimo27/11/12

      Olha Sammy, as vezes as pessoas pegam pesado nos comentários porque se sentem feridos pelo texto que escrevo, mas nem por isso eu bloqueio ou começo a xingar também, e olha que eu não tenho sangue de barata, mas como a palavra escrita não é a mesma coisa que a falada, fica registrada, a gente tem que ser sutil...
      Porém é obvio, se a pessoa lê o que vc escreve e rebate. ainda dá pra levar. Tem certos textos que são direcionados a uma crença específica de idéias, como a religião...porque leem, se já sabem de antemão que a leitura não ira agradar? Simples: querem impedir a livre expressão! Mas mesmo essa liberdade tem que haver respeito, porque sem ele, não dá. Mas muitas pessoas confundem uma critica a opinião com a critica pessoal, e se sentem ofendidas quando rebatem sua opinião, ai também não dá né? Tem que se saber diferenciar uma coisa da outra, mas vamos que vamos..
      abraço!

      Excluir
    3. Olá Marcos :)

      O que você disse é uma grande verdade, estes dias uma pessoa veio aqui e respondeu 3 dos meus leitores de maneira não muito apropriada, isso sem contar nas vezes que xingam até meu cabelo, por causa de um texto. Fico chateada, pois fico pensando se por acaso isso não aconteceu porque eu não fui clara o suficiente em minhas colocações ou então, se usei uma abordagem muito agressiva, etc. Mas depois desencano e sigo procurando fazer o melhor que posso, mas nem sempre vamos agradar a todos.
      Como você disse, na escrita, não temos a ajuda de tom de voz, expressão corporal etc, mas, principalmente na net, ela é algo que fica registrado e público, por isso é muito importante ter este cuidado que mencionou.
      Concordo contigo, eu por exemplo, escolhi não comentar em nada que eu não goste ou não concorde. Não estou a fim de me desgastar com isso e nem ficar batendo de frente com a opinião dos outros. E, se não gosto do tema, nem leio. Acho que as pessoas tem direito de escrever sobre o que quiserem, expor seu pontos de vista e não sou eu que vou ficar lá criticando ou jogando um balde de água fria na postagem dos colegas :)
      Só me meto mesmo se estiverem me ofendendo ou atacando algum amigo, aí não tem jeito :)
      Mas tem gente que não se aguenta, aliás, tem gente que só comenta se for pra meter o pau. Enfim, cada um no seu quadrado né hauiahuia fazer o que hehehe
      Confesso para você que ainda sou bem fresca com este lance de crítica, só aceito mesmo se for muuuito bem argumentada e educada, mas estou tentando melhorar e parar de ser tão "sensível" hehehe para justamente poder aprender com o que dizem e evoluir de alguma forma :)

      Obrigadíssimo pela conversa, adorei trocar idéias contigo :)
      Um abraçãooooo :D

      Excluir
    4. é eu fiquei sabendo disso, sei lá o que dá nesse povo de querer processar..eu hein...pessoal estressado...Eu pelo menos não vi nada de agressivo no que vc disse nem no seu blog nem no post, mesmo se tivesse sido mais dura, a gente não pode ser feito de vidro...
      abração!

      Excluir
    5. Pois é amigo, acho mesmo chato esta coisa de mimimi
      hehehehe
      Também acho que está todo mundo estressado demais, dando importância para bobagens, neste caso que mencionei, até eu mesma acabei me envolvendo, deveria ter ligado o f***-se e pronto :)
      Por isso, quando caí em mim não voltei mais, vou é me divertir por aí nas redes :)
      Abraçãoooo

      Excluir
  37. Morada de portas escancaradas e sem cerca é convite a posseiros
    De portas lacradas e altas cercas,desafio aos invasores
    mas se esticarmos alguns fios de arames farpados e permitir que nossa porta permaneça sempre semi aberta,impomos respeito e temor
    Não tenho regras para me aproximar de ninguém ,sem julgo de valôres ou morais,
    somente após o contato que avaliarei os meus critérios e se o lado bom pender mais,fará parte de meu círculo de amizades.não diferencio real do virtual e tenho conhecido pessoas incríveis,dignas de todo a minha admiração.Não temo as calúnias,descontruções de minha imagem,ataques e nem formações de grupinhos-vejo apenas como formação de quadrilha-mas tenho pouca civilidade e o sangue quente e acabo me envolvendo quando pressinto confabularem contra os meus , que são pessoas do bem
    Assim como a espada e o dragão vomita o chumbo fumegante ou as ogivas nucleares,a net é apenas uma ferramenta que depende somente de quem a manejar,o mundo está se convergindo,e muitas empresas,principalmente as de imprensa,encerrando suas publicações diárias e lançando seus produtos na internet.Espero que haja sempre o equilibrio:e o mundo real,o calor humano e o olho no olho não venham a desaparecer com esta tendência mundial
    Quanto ao mal ele sempre existiu e não deixará de existir,o homem prudente sabe onde entrar e como sair das situações inusitadas e no virtual,esta prudencia precisa ser redobrada,pois sempre o mal enumerou.as crianças,mulheres e os velhos como principal objetivo , seus alvos preferidos,neste quesito este é um campo minado , mundo perigoso e nocivo!
    Este mal deve ser desafiado,repreendido e combatido,jamais o devemos subestimá-lo
    Grandiosa e poderossissima Sam,
    vez ou outra aparece uns exús ,encostos desejando atenções,hilários e problemáticos ,basta a nossa indiferença
    Observai...estes tem inveja até mesmo das cascas das nossas perebas- hehehehehehe-refutai-vos!!!!!!!!
    Abraços fortes
    paz ,sucesso e incontáveis dias de plena felicidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tutankamon!! Como vai? Espero que tudo bem :) É sempre um prazer recebê-lo :)

      Procuro agir da mesma forma que mencionou, receber as pessoas e dar-lhes a chance de se mostrar, e depois, decidir se vale a pena cultivar este contato ou não. Mas ainda estou à procura de um bom equilíbrio, pois antes, achava que todos eram bonzinhos e me abri para muita gente totóca da cabeça e malvada rsrs Hoje, acho que fiquei meio desconfiada, mas quando vejo, lá estou eu esperançosa de novo rsrs
      Um dia eu encontro um meio termo e apuro mais meu feeling rsrsrs
      Outra coisa que compartilho contigo é o sangue que ferve, infelizmente quando isso acontece eu fico meio biruta e me afundo mais na lama rsrs Mas até que já melhorei, hoje sei mais tocar o ****-se hehehe
      Como você sabiamente disse, a internet é uma ferramenta que pode ser usada de maneira construtiva ou destrutiva, depende da escolha das pessoas.
      Verdade sua colocação sobre ser cuidadoso neste meio, eu mesma já me lasquei de verde, amarelo e rôxo por não ser cautelosa... Pois se aqui fora já existe o mal, parece que na net as pessoas libertam ainda mais de uma maneira descontrolada suas más tendências...
      kkkkkkkk vez ou outra aparecem exús mesmo, meu pai do céu, haja vela e oração para mandar os tais para o lugar de onde vieram! O melhor, se o sangue fervente permitir, é segurar mesmo a onda, como você sugeriu e seguirmos em frente, firmes, fortes e saltitantes hehehe
      Sabe que logo no começo do blog escrevi algo assim das perebas? Que mesmo quando a gente está fúuuuuu, sempre tem um de zóião em algo! Que coisa né? :)

      Obrigadíssimo pela presença e pela conversa :) Me divirto e aprendo muito com seus comentários :)
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  38. Oi, Sam, saudades! Correira de final de ano é o que há, e não seria saudável deixar de resolver os problemas "reais" para ficar blogando (mas que dá vontade, dá). Esse início já está incluído no tema de sua postagem.
    Até o ano passado, eu não tinha uma net de qualidade em casa, e só entrei para o Face e a blogosfera após março. Confesso que fui bem ingênua no Face, deixando tudo aberto e exposto para quem quisesse visitar ou participar, tipo "coração de mãe". Óbvio que com o tempo percebi que isso acabava me expondo demais, ainda que eu não fizesse muitas observações acerca da vida pessoal. Fui fechando, fechando e hoje, além de restrito, faço postagens esporádicas por lá. Por outro lado, é um canal de comunicação com a família, conheci inclusive muitos primos que nunca vi na vida, então esse é o lado bom, de ampliar os contatos com quem gostamos.
    A blogosfera, então, é um espaço riquíssimo de trocas e é claro que pode ser muito bem utilizada. Como em todas as esferas da internet, há quem faça e procure o bem e o mal, a escolha não está nas mãos dos técnicos, mas de quem somos. Também há opções de bloqueios eficientes para nos protegermos de quem não está tão disposto assim a usar bem as ferramentas cibernéticas.
    Um abraço, ótimas colocações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Bia, tudo bem? :)

      Pois é amiga, o tempo anda curto né, ainda mais nesta época do ano!! Ufaaa :)
      Também sinto esta vontade de largar tudo e mergulhar na blogosfera, mas não dá né hehehe o dever nos chama rsrsrs
      Assim como você, quando comecei a usar as redes, fui um pouco ingênua e acabei me metendo em confusões e até sendo perseguida por malucos... Foi uma fase horrível e difícil de resolver... Hoje procuro ser mais cautelosa, embora meu perfil seja aberto, tento não postar nada muito íntimo, uso mesmo, só de vez em quando para divulgar o blog e postar umas bobeiras ou algo que li e achei legal :) Assim, estou tendo uma boa experiência, sem problemas :)
      Concordo contigo, nas redes podemos ficar mais perto do que estão em outras localidades, encontrar amigos, nos comunicar rapidamente, etc. Neste caso não posso reclamar, pois meu marido, encontrei nas redes e as uso para falar com minha família que mora longe diariamente :) Isso é maravilhoso :D
      Também penso desta forma, os resultados que teremos só depende da maneira como vamos utilizar estes recursos :)

      Que bom que gostou e veio conversar um pouco :)
      Obrigada pela presença e participação!
      Beijosssss e boa semana :D

      Excluir
  39. Anônimo28/11/12

    Oi Sammy

    Para mim você tocou em um ponto muito mais abrangente do que apenas a referencia às redes sociais, creio que você ao falar das redes e nossas relações como usuários, falou basicamente sobre as responsabilidades individuais, tão pouco percebida por muitos.

    Somos absolutamente responsáveis por aquilo que escolhemos, se escolhermos nos aborrecer, vamos nos aborrecer. Se atribuirmos aos outros todos os nossos aborrecimentos jamais vamos criar em nós mecanismos de defesa contra eles e viveremos chateados.

    A sensatez do indivíduo e a auto confiança e auto conhecimento, o livram de todas as mazelas que as relações poderiam nos trazer na vida real ou virtual, pois as pessoas são diferentes, o conceito de certo e errado, de bom e ruim é diferente em cada um, cabe-nos ater nos nossos conceitos, sermos fiéis aos nossos princípios de honradez, educação e respeito e nos afastarmos de tudo aquilo que vão de encontro a eles. Cada um sabendo o lugar que te cabe, não há porque aborrecer ou culpar os outros por nosso aborrecimento.

    Redes sociais são boas, relações presenciais são boas, mal é o mau uso ou a má vivencia delas.

    Beijão, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Van, tudo bem? :)

      Pois é amiga, creio que analisando desta forma que nos colocou, o tema é bem mais vasto e de igual importância em diversos aspectos, pois trata de nossa responsabilidade e caráter.
      Concordo contigo, tudo é uma questão de escolha independente do recurso, os resultados virão consequentemente de acordo com a forma como utilizamos as ferramentas. É fácil jogar a culpa no sistema ou no colega, mas isso, como você disse, não muda nada e não nos ensinará a lidar com as dificuldades quando aparecerem.
      Gostei muito das suas colocações, realmente cada um tem sua visão de certo e errado e é importante sermos fiéis a estes princípios e também estarmos atentos para perceber quando este certo e errado não prejudica a nós mesmos e as pessoas que nos cercam.
      Sua frase final fechou com chave de ouro, tudo tem seu lado bom, teremos problemas se usarmos de forma nociva e inapropriada :)

      Muuuito obrigada pela presença e participação!
      Um super beijo! :)

      Excluir
  40. Eu ja estou vendo as redes sociais com um pé enooorme atrás. Primeiro pq acredito que as pessoas em sua maioria utilizam as mesmas para serem o que não são, mas o que gostariam de ser. Segundo que os casamentos estão acabando pela falta de ética entre os companheiros x redes sociais. Li que em 28% dos divórcio nos EUA citam o facebook como uma das causas. É o ser humano perdendo as rédeas e fazendo de algo bom, uma droga potente contra si mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rachel, tudo bem? :)

      Ter cautela nas redes sociais é algo muito bem vindo. Eu já fui descuidada no passado e tive problemas muito sérios com pessoas que faziam exatamente o que você mencionou, usavam máscaras e no fim, arrumei foi um bando de cyberstalker que me prejudicaram e importunaram muito, foi bem difícil resolver estas questões. Por isso hoje eu uso apenas para divulgar o blog e diversão, vou lá, posto uma piada, converso com os amigos, e só. E assim não tive mais problemas :)
      Aqui em casa felizmente eu e meu marido somos tranquilos quanto a isso, mas porque os 2 sabem colocar limites e manter o respeito, mas vejo muito por aí o que você falou, casais que ficam deslumbrados e acabam desrespeitando a relação... Muito triste isso :(

      Obrigada pela presença e participação!
      Beijos :)

      Excluir
  41. Ei Sam..

    Minha amiga o que dizer? Você expressou super bem e traduziu de forma sábia os grandes benefícios e também os perigos das redes sociais. Tudo depende de nós mesmos, elas só existem por que a alimentamos com nossas postagens, com vínculos que partem do nosso comportamento e da nossa forma de vida. Se soubermos usá-la só receberemos bons fluidos não e verdade? Infelizmente há muitos que fazem delas circo, campo de batalha, e não medem esforço pra querer aparecer e prejudicar outros , penso que se cada um souber ocupar o seu quadrado não haverão tumultos. Particularmente detesto ver coisas sem nexo, indiretas absurdas,coisinhas tolas e gente dodói demais, estes não deveriam usar este tipo de ferramenta, pois assim como no mundo real o mundo virtual exige sensatez, cuidados e respeito uns para com os outros tendo esta bagagem só temos a receber coisas boas, e bons e agradáveis amigos também além de um espaço de fácil divulgação dos nossos trabalhos...Acho que tudo na vida, tudo mesmo sabendo levar com sabedoria e maturidade só termos benefícios...Estou na campanha do "QUE SE APARTE DE NÓS OS PEREBENTOS"...rsrsrs..já ri demais disto..só o "Tuta "mesmo....


    Grande beijo e uma linda noite pra ti...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helloooo lindona, tudo bem amiga? :)

      Que bom que gostou, fico feliz em saber que passei minha mensagem claramente, espero que seja útil :)
      Já tive muuuuitos problemas na redes sociais e em outras ferramentas da internet, mas analisando cada uma, hoje vejo que só tive dissabores por minha própria culpa... Eu que me envolvi com quem não devia, me expressei mal ou confiei em ilusões. A responsabilidade é toda minha, as redes são só sistemas e botões, cabe a nós escolher a melhor forma de usá-las :)
      Também não curto muito certas coisas, procuro não me envolver porque cada um tem direito de se expressar como quiser, mas é fato que vemos muita falta de bom senso e respeito nestes meios... sempre que posso, dou meu block e saio fora, às vezes caio na tentação de meter o bedelho onde não devo, mas quando recobro a consciência, me aprumo rsrs
      Eu amo as redes, foi nelas que conheci meu marido, meus melhores amigos e também é um recurso que me aproxima da família que está longe, então procuro aproveitar tudo de bom que elas nos oferecem :D
      Sabendo usar, que mal tem né? :D
      E seguimos firmes na campanha Fora Perebentos, deixem minhas cascas de perebas em paz! kkkkkkkkk ai amiga, eu me diverti muito com isso, achei tão legal que comentei com um monte de gente hoje, já roubei a expressão para usar huiahuia

      Muuuito obrigada pelo carinho, presença e participação!
      Grande beijo :D

      Excluir
  42. Enquanto o mundo aposta no potencial das redes sociais como forma de estabelecer contatos, criar relacionamentos e compartilhar conteúdo, alguns seguem o fluxo contrário, em uma tentativa de criticar o uso abusivo dessas ferramentas. São as chamadas “redes anti-sociais”.O negócio é se resguardar o máximo possível, nao dar nenhum “fora on-line” pois tudo o que você escreve na internet poderá e SERÁ usado contra você… por um parente, companheiro, “amigo”, colega de trabalho, setor de RH, patrao.e como entender o funcionamento social de forma mais rápida e eficiente que a observação direta.Contudo, isso não significa que todas as fofocas sejam boas. Muita gente faz fofocas maldosas pelo simples desejo de prejudicar os outros ou por um inexplicável prazer. Às vezes, o fazem por gostar do sentimento de superioridade, presunção, vingança ou de schadenfreude - palavra de origem alemã que significa satisfação obtida, se tem muito dodói nas redes sociais tanto para entrar em um debate de comportamento,todos deveriam medir assim as palavras, para que esse grupo multimédia não seja considerado a vitima e passar um dodói por as suas própria atitudes, a rede sociais na verdade e faca de dois humo.
    As redes sociais servem até para mandar recado, só não entende quem não quer … ou não pode entender porque está com o rabo muito preso.muitos compactuar com certas coisas na internet assim vão a dar continuidade para seu seguidores e sem o freio, não podemos ser clítico o tempo todo, o que seja uma simples cometários surgem como uma demagogia Repressão; o que serve para moderar a mim próprio como todos que me seguem, o que estamos a fazer nas redes sociais? somente para ter uma visão que nós somos os certos? pensa bem porque isso tudo isso estar a crescer? a má fama que nós mesmo estamos a dar continuidade, para que tudo se alastrar?devemos assim promover as coisas que são boas e saber usar cada ferramenta e não Deixar-se dominar por ela. Qualidade do que é sensato faz a diferença nas redes sociais,não se desanime e vamos continuar a fazer as redes sociais um lugar de harmonia dificilmente vamos conseguir não custa tenta. felicidade abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai? :)

      Realmente é preciso muita cautela ao utilizar as redes, eu mesma já tive vários problemas por não usar estes recursos com bom senso. Hoje procuro ter responsabilidade, pois como mencionou, tudo que colocarmos no ar poderá ser prejudicial para nós mesmos, dependendo do contexto e até mesmo, prejudicar outras pessoas.
      Penso da mesma forma, as redes sociais tem dois lados e podem ser usadas de forma construtiva ou destrutiva, infelizmente muitas pessoas tendem a usar de forma abusiva ou agressiva, sem medir a consequência de seus atos.
      Achei sua colocação muito apropriada sobre usar as redes sem nos deixarmos ser dominados por elas, aproveitar as ferramentas de divulgação e interação sem exacerbar nosso lado egocêntrico, usando de forma nociva estes recursos.
      Depois dos problemas que tive, tenho procurado ser mais cautelosa e compartilhar o que acho interessante e sempre analisando se aquilo é algo útil, divertido ou nocivo ;)
      Creio que fazendo a nossa parte, um dia teremos um meio virtual mais construtivo :)

      Obrigado pela presença e participação, seu comentário enriqueceu muito a postagem :)
      Grande abraço e bom restinho de semana :D

      Excluir
  43. Olá Samanta,

    realmente devemos saber usar as redes sociais, são ótimas ferramentas para nossos blogs, nossa vida profissional e pessoal.

    Parabéns pelo artigo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio, como vai? :)

      Concordo contigo, redes sociais são ótimas ferramentas para divulgação de blogs e outras inúmeras atividades, basta que saibamos utilizá-las com bom senso e assim aproveitar o que estes recursos tem de melhor.

      Obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  44. Olá querida Sam
    Amiga, quanto tempo que lhe devo uma visita hein?
    Mas aqui estou fascinada peço seu artigo, impecavelmente escrito, como sempre!
    Realmente, as redes sociais são ótimas ferramentas para divulgar nossos links.
    Eu fico chocada com tantas asneiras pessoais, discussões sem sentido e principalmente com certas pessoas que mencionam até mesmo o cardápio do dia em seus lares...
    Outros ainda usam como forma de exibicionismo e se expoem a riscos maiores!
    E outra coisa é que percebo que o Face, a gente pode compartilhar 300 artigos de qualidade, e não dá retorno, mas só colocar uma imagem bonita e dizer boa noite gera centenas de curtidas, mais o Blog fica as moscas...
    Percebo que poucos blogueiros vem visitar ou seguir até mesmo comentar em nossos Blogs por artigos compartilhados lá!
    Bem, pelo menos no meu caso está sendo assim...
    Adorei retornar aqui e antes disso já tinha lido pelo seu Feed que assino e compartilhei no Twitter!
    Saudades querida amiga!
    Parabéns por mais um brilhante artigo!
    Beijos Marciais com carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Alba, que alegria vê-la por aqui :D

      Ai amiga, eu também ando tão em falta com os amigos, já até falei para meu marido ficar rico logo, assim eu viro dondoca e vou passar o dia blogosferando kkkk Olha que idéia genial hahaha :) Enquanto isso vamos visitando quando dá né, mas é sempre um prazer quando conseguimos conversar um pouco com os amigos que nos presenteiam com belas leituras :)
      Estou no mesmo barco que você, também acho um pouco esquisito esta coisa de postar até o cardápio do dia...enfim, cada um no seu quadrado não é mesmo, só acho importante ter cautela, pois muita gente mal intencionada aproveita tudo que informamos até para cometer crimes.
      Estes dias comentei isso com o Rike, quando eu posto uma piada, o negócio bomba, mas quando posto meus artigos...uma pobreza só kkkkk ninguém dá idéia... vai entender né... :(
      Mas se trouxer uma visitinha que seja, já fico feliz :)

      Amiga, foi muito bom conversar contigo! Adorei recebê-la!
      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Um enorme abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  45. Sam, também acho que se algo de ruim acontece nas redes sociais ou em qualquer lugar da vida, seja ela virtual ou não, de certa forma, somos nós que vacilamos. Muitas vezes abrimos as portas para quem não conhecemos direito e por isso, devemos sempre manter uma certa neutralidade. Não entrar em discussões que não levam à nada, é uma delas. Temos que pensar duas vezes antes de "Botar Bedelho" nas coisas alheias.
    Nesses anos todos que tenho perfil nas redes, recentemente aceitei a "amizade" de um amigo de um amigo - você confia porque acha que seu amigo é legal, vai ter amizades legais... ledo engano! O moço usou uma foto minha e eu pedi que retirasse, o que ele não fez e para não ter que fazê-lo, me bloqueou. Mas antes de qualquer ação, você tem que ensaiar reações e nessa, imaginei que ele fosse fazer isso mesmo. A sorte que peguei o link da foto e pedi uma análise do facebook através de uma ocorrência. Eles foram hiper corretos comigo, pois além da retirada da foto, disponibilizaram o nome e telefone de uma pessoa que trabalha no escritório em São Paulo, caso o moço continuasse a me perturbar. Isso bastou para que eu reafirmasse a minha postura de não deixar a minha vida pessoal exposta na rede.
    Sam, ontem que li a sua resposta do comentário que fiz naquela entrevista sua... lembra? Obrigada pela resposta simpática e pelo carinho!!
    Bom Domingo!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luma, tudo bem? :) É sempre um prazer recebê-la por aqui :)

      Penso como você, redes sociais são apenas ferramentas, se teremos problemas ou coisas boas, depende da forma como vamos usá-las :)
      Assino embaixo do que disse, recentemente tive muitos aborrecimentos justamente por meter o bedelho onde não devia... E no passado, já me dei muito mal por confiar demais, coisa que me rendeu até perseguições por cyberstalkers... Foi dureza de resolver viu...
      Mas tudo isso aconteceu justamente por causa da minha própria conduta.
      O exemplo que nos trouxe mostra bem como uma situação desagradável pode surgir de um simples gesto nosso, felizmente você foi inteligente e esperta para se precaver e pegar os dados necessários para reverter a situação. Mas imagino que foi mesmo uma chateação passar por isso.
      É bom também saber que as ferramentas funcionam, pois me recordo na época do orkut, existiam muitas reclamações porque demoravam até anos para retirar algo do ar!
      Depois destes problemas que tive, apesar de ter o perfil aberto, procuro ser mais cautelosa e felizmente não tive mais problemas nos perfis. Pena ter aprendido "na marra" rsrs :)

      Ahhh lembro sim, eu fiquei muito feliz com sua presença na entrevista, te considero uma das melhores blogueiras da atualidade, te respeito e admiro muito, fico toda boba quando você vem prestigiar os artigos :D
      Obrigadíssimo pela presença e participação!

      Grande beijo e bom Domingo :D

      Excluir
  46. Inventei a ironia numa toada de vento
    Roubei as asas a uma gaivota azul
    Colei-lhes um poema cheio de penas
    E enviei-o para uma tonta do sul

    Inventei um mar numa bola de sabão
    Roubei uma corda forte e boa
    Atei um rol de mágoa à mesma
    E afoguei-as nas águas de uma lagoa

    Bom fim de semana


    Doce beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Profeta, seus convites são sempre lindos, nos deixam ansiosos para visitar seu espaço e embelezar o dia com suas poesias!
      Em breve apareço por lá para conversarmos :D

      Grande beijo e que seu Domingo seja ótimo :D

      Excluir
  47. Oi Samanta! Demorei mas cheguei. Adorei o texto e é isso aí. Tudo na vida tem que usado com responsabilidade e consciência. Da mesma forma que as redes sociais podem ser desagradáveis, podem ser extremamente úteis. Assim como na vida, afinal, se fosse não se cuidar poderá se prejudicar muito, independente de usar ou não rede social. Beijão e boa semana. ps: obrigado sempre! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, como vai? :)

      Que bom que gostou da postagem :D
      Verdade amigo, tudo tem seu lado bom e ruim, basta usarmos com responsabilidade e consciência e teremos em mãos uma ferramenta muito divertida e útil, além de segura. Os resultados que obtemos nas redes depende da forma como usamos estes recursos :)

      De nada :) Quando precisar é só chamar, foi um prazer ajudá-lo :)
      Eu é que agradeço pela presença e participação :)
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  48. Anônimo4/12/12

    Oi Samanta, saudades de estar por aqui, lendo estes belíssimos textos que você escreve tão bem.
    Concordo com você e acredito que tudo que usarmos na rede seja ela social ou não, com o devido bom senso e respeito, só nos traz benefíçios.
    Parabéns pelo texto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Solange, como vai? Espero que tudo bem :)

      Também penso da mesma forma, utilizando as redes ou outras ferramentas que temos à nossa disposição com educação, respeito e bom senso, poderemos aproveitar tudo de bom que estes recursos podem nos oferecer :D

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Um beijão! :)

      Excluir
  49. Olá, Sam!
    O problema é que quando se é mal caráter e mal educado na vida real, o virtual não será diferente.
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rike!! Tudo bom? :)

      Concordo contigo, meu amigo, a má índole segue seu autor por onde ele for, o bom das redes é que ao percebermos estas maçãs podres, podemos bloqueá-las e seguir nos divertindo :)

      Obrigado pela presença e participação!
      Grande abraçooooo :D

      Excluir
  50. Pois é, rede social tem que saber usar. Ultimamente eu tenho usado para propósitos profissionais (80% do tempo...) Mas é claro que dá pra divertir também. O principal a fazer é bloquear os malas...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco, como vai? :)

      Realmente, toda ferramenta depende da forma como usamos e com as redes não é diferente. Eu uso para diversão e para divulgar o blog e concordo contigo que ao primeiro sinal de aborrecimento, o melhor a fazer é bloquear e se livrar dos malas :) Sempre faço isso hehehe

      Obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  51. Linkado! Exposto no blog.Espero que aprecie.
    Beijos linda Samanta e um bom sabadão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Maria, acabei de passar por lá, que agradável surpresa ver que gostou do texto a ponto de indicá-lo aos seus leitores :)
      Agradeço pelo carinho e generosidade da sua parte :)

      Um beijãooooo e boa semana :D

      Excluir
  52. Oi Samanta,
    Muito importante seu alerta, inclusive em lembrar que somos nós que fazemos as redes sociais!

    As vezes me sinto tentado a falar asperamente com algumas pessoas.
    Pessoas que são muito folgadas, e em vez de pesquisarem no blog querem que respondo suas perguntas uma a uma. Perguntas essas que estão respondidas no site.
    Falta paciência, mas, sempre mantenho a pose srsrsrs. E com isso meu público sempre está aumentando.
    Mesmo quando peço a pessoa para ir pesquisar no site já dou a página da resposta. Isso é tratar com respeito, o fato da gente poder pensar e raciocinar faz toda diferença entre pessoas e animais (peguei pesado agora!)...

    O que quero dizer é que Não devemos fazer com os outros o que não queremos que os outros os façam. Isso é um princípio bíblico que se fosse levado a sério, com certeza, nos faria ser bem melhores do que somos...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nestor, que bom recebê-lo por aqui! :)

      Concordo com sua colocação, somos nós que fazemos as redes sociais com nossa conduta e forma de uso :)
      Realmente existem algumas pessoas que tem preguiça de pesquisar e não respeitam os outros, acreditam que blogueiros não tem vida e estão á disposição 24hs por dia rsrsrs
      De qualquer forma, também procuro sempre ajudar quem me procura, pois felizmente, recebo também muita ajuda quando preciso, e assim, como você disse, vamos aumentando nossos círculos e a visibilidade do espaço :D
      Antes eu explicava passo a passo o que me pediam, mas agora, estou tentando incentivar as pessoas a pensarem por si mesmas e aprender a fazer as coisas, então estou fazendo como você, envio o link com as instruções e ajudo, caso a pessoa precise de algum esclarecimento :)
      Muito importante sua frase final, o respeito mútuo se fosse aplicado mais frequentemente, sem dúvidas evitaria problemas e as interações seriam muito mais produtivas e agradáveis :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Desejo-lhe um belo Natal e um novo ano cheio de alegrias, paz, saúde e sucesso!!
      Grande abraço :D

      Excluir
  53. Eu concordo com você, as redes sociais são apenas uma ferramenta, e como tal podem ser bem ou mal utilizadas, dependendo do usuário. Geralmente a culpa é realmente das pessoas, por se exporem demais, ou por usarem o Facebook e o Twitter de forma improdutiva. Eu constumo usar esses espaços para divulgar meus blogs e para manifestar minhas opiniões em diversos assuntos, e não tenho problema com isso.
    É a primeira vez que eu venho neste blog e me surpreendi com a qualidade e com o visual, muito bonito e de bom gosto.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Almir, como vai? :)

      Penso da mesma forma que você, vejo as redes como ferramentas em nossas mãos que podem ser bem ou mal utilizadas, e como você sabiamente disse, na maioria das vezes, os problemas surgem devido a condutas abusivas ou inconsequentes dos próprios participantes.
      No passado eu já tive problemas, mas exatamente por usar mal as redes, hoje, faço como você, divulgo o blog e como meio de me expressar e interagir e desde então, não tive mais problemas e pude assim, aproveitar o que as redes tem de melhor a oferecer :)

      Fico muito feliz em saber que gostou do blog, seja sempre bem vindo!
      Agradeço a presença e participação e aproveito para desejar-çhe um ótimo 2013!!
      Grande abraço :)

      Excluir
  54. Olá Samanta,

    Graças a deus não passei por nenhuma dificuldade na redes sociais, mas já vi vários amigos meus tendo problemas.

    E exatamente como você falou e preciso saber utilizar as redes sociais de forma correta e interagir com o publico.

    Parabéns pelo blog VIDA REAL DA SAM muito bom mesmo.

    Abraço fica com deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro, como vai? :)

      Eu tive alguns problemas nas redes no passado, mas foi única e exclusivamente devido ao mau uso que fiz e não culpa das ferramentas :) Hoje aprendi a utilizar melhor e assim consigo me divertir e aproveitar o que as redes oferecem sem aborrecimentos :)
      Tudo depende da forma como utilizamos o que temos nas mãos :)

      Agradeço imensamente seu elogio, presença e participação, seja sempre bem vindo!
      Grande abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  55. Acredito que as redes sociais servem não só para lazer e contato social, mas também para apresentar um pouco daquela pessoa ao mundo. Os recrutadores estão cada vez mais aderindo as ferramentas de pesquisa de perfis online e muitas pessoas que não possuem uma boa postura na rede podem colocar a perder uma possível oportunidade de emprego.

    Acho interessante o debate da ideia e gostei bastante desse conteúdo: http://tearh.com.br/profissionais/como-usar-as-redes-sociais-a-seu-favor/

    Se fazemos questões de aparecer tanto no online quanto no offline, é bom que estejamos preparados :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, como vai? :)

      Você tocou em um ponto importantíssimo, as redes sociais estão cada vez mais presentes e sendo consideradas nos processos de seleção, e este também é um bom motivo para utilizarmos estas ferramentas com bom senso, pois como você sabiamente mencionou, uma conduta inapropriada pode nos prejudicar ao tentarmos conquistar uma vaga.
      Agradeço a dica do artigo, vou conferir :)

      Muito obrigado pela presença e participação, seja sempre bem vindo!
      Abraço e boa semana :)

      Excluir
  56. ESTA MUITO BOM SEU TEXTO!PARABÉNs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayheliton! :)

      Que bom que gostou da postagem, seja sempre muito bem vindo aqui no blog :)

      Obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço :)

      Excluir
  57. oi boa noite!!! tudo bem Samanta estou tentando fazer um trabalho de Comunicação Empresarial , e meu professor pediu que respondesse a seguinte pergunta :1 A interdependência da plataforma com a sociedade (pessoas e empresas) faz com que nossa vida real tenha necessariamente uma pseudo virtualidade a cada momento;
    Para onde vamos ?Há vida (fora ou futura) das Redes sociais). Pode me ajudar vendo que abordou bem este assunto .....obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juninho, tudo bem? desculpe a demora na resposta!

      Devido ao meu atraso, não sei se por acaso você já entregou seu trabalho de Comunicação Empresarial, mas, se não entregou, escreva para meu e-mail e ajudo como for possível :)
      O endereço é samantamodesto@hotmail.com
      Mas já adiantando, creio que não viveremos mais sem as redes sociais, o que espero que mude, é que, com o tempo, saibamos utilizar melhor o que as redes sociais tem a nos oferecer, vejo que ainda estamos "batendo cabeça" e perdendo tempo por não sabermos utilizar corretamente estas ferramentas poderosíssimas, úteis e relevantes tanto no campo pessoal quanto profissional :)
      Se quiser conversar mais sobre o assunto, me escreva, estou à disposição :)

      Muito obrigado pela presença! Grande abraço!!

      Excluir
  58. Oi Sam,
    O Travessia está OK. rsrs Graças a você!
    Então, penso exatamente como está escrito no artigo.
    Como cultivos outros hábitos (leitura por exemplo), tento aproveitar e otimizar o máximo possível a minha participação nas redes. Não tenho sede de exposição...
    Ah, tomei a liberdade de compartilhar o seu excelente texto aqui: http://www.feedturbo.com/#user=beth-muniz
    Beijo.

    ResponderExcluir
  59. Eu só não gostei porque não consigo copiar o texto. Achei-o muito interessante, queria levá-lo para realizar um ótimo debate com meus alunos, mas infelizmente isso só ficará na minha vontade mesmo. Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado pela presença! É a sua participação que abrilhanta este espaço! Sinta-se em casa :)

emo-but-icon

Autora do Blog

Sobre a autora e o Blog Facebook Instagram Google Plus Twitter Image Map

Novas

Comentários

No Vrsam

  • …

    Postagens
  • …

    Comentários

Feed-se

Icon Icon

Facebook :)

Amigos

Recomendação de leitura

Destaques do Mês

item