Você tem preguiça de ler?


Computador e livros

Olá amigos e amigas! Tudo bem?

Eventualmente, ouço ou leio algum comentário sobre a extensão de alguns textos no meio virtual ou sobre a quantidade de páginas em um livro. Estas observações em particular costumam me deixar muito intrigada...
Por via das dúvidas, costumo levar em consideração estas colocações e enxugar meus artigos o máximo que posso, mas sou amante das palavras e gosto de explicar tudo nos mínimos detalhes, o que sempre acaba resultando em um texto razoavelmente extenso.

Meu foco é passar a mensagem da maneira mais clara e detalhada possível, para que o artigo não fique muito vago ou em falta sobre as variáveis de um determinado tema. Mas, como escrevo para vocês, procuro também considerar a experiência de cada um e encontrar um meio termo, um equilíbrio.
Por isso, releio os artigos diversas vezes e os envio para revisão a fim de que sejam leituras agradáveis e sem pontos desnecessários.

Preguiça de ler é um mal que cresce de forma assustadora, infelizmente. Com a evolução das redes sociais, onde a informação é rápida e dinâmica, percebemos que a grande maioria está se acostumando com este tipo de publicação mais superficial e objetiva. 
Não condeno este tipo de coisa, este avanço veio para somar em nossas vidas, seja no campo profissional ou pessoal. Mas, espero que esta nova forma de obter informação não prejudique nossa busca por conhecimentos mais profundos e elaborados e nem seja um ponto negativo no gosto pela leitura.

Felizmente, existem muitas pessoas que não se sentem intimidadas ou entendiadas diante de um texto longo. Claro que muito disso depende da forma como o autor escreve e se esforça para que a leitura seja cativante, útil e interessante.
Aqui no blog, eu não tenho do que reclamar. Muitos visitantes, amigos e comentaristas sempre me incentivaram com suas participações maravilhosas, muitas vezes complementando os artigos e me ensinando com suas opiniões e troca de idéias. 
Um sinal de que, independente da extensão do artigo, gostam de ler e se informar. Tenho um orgulho imenso em conhecer e me relacionar com estas pessoas que, assim como eu, se interessam pelos mais diversos temas e tem sede de conhecimento.

Pesquisando sobre o assunto, li um artigo onde a autora mencionava que, o gosto pela leitura é como um músculo que precisa ser desenvolvido ou irá atrofiar, nos causando um desconforto crescente ao longo do tempo quando nos dispusermos a ler algo, seja um artigo ou um livro. 
Gostei e me identifiquei bastante com esta colocação, pois ainda mais depois de criar o blog, visitando os colegas e lendo muito, o aprendizado é tão grande e prazeroso, que cada vez me sinto mais atraída pela leitura, seja ela qual for.
abraço leitura
O hábito de ler sempre nos traz inúmeros benefícios, isso é indiscutível. Uma boa leitura estimula nosso cérebro, nossa imaginação, enriquece nosso vocabulário e facilita nossa compreensão do mundo e de nós mesmos.
Vejo que o nosso ritmo de vida também pode ser um ponto influenciador nesta questão. Vivemos em uma eterna correria, que nos traz ansiedade e impaciência, sensações que dificultam a concentração e a entrega à leitura. 
Não é algo muito saudável nos deixarmos dominar por este ritmo alucinante o dia todo, em alguns momentos precisamos diminuir a velocidade e investir em nosso aprendizado, crescimento, entretenimento e cultura.

Mas, caso você não tenha gosto pela leitura, saiba que isso pode ser desenvolvido a qualquer momento, basta querer. Faça algumas tentativas, tenho certeza de que irá se surpreender!

"As pessoas têm preguiça de ler como se fossem levantar pesos, fazer abdominais, flexões, corrida, ciclismo, e não se dão conta( será?) de que ler é só escorregar os olhos da esquerda para a direita, conduzindo-los de cima para baixo, é TÃO MAIS exercício mental do que físico, que muito me assusta a indisposição para realizar tal ação. É incompreensível esse sedentarismo intelectual." - Camila Trideli em O Recanto da Letras

Recomendo: Como vencer a preguiça de ler - Cristiane Cardoso e Dificuldades para se concentrar na leitura - Mari Angela Muller

Grande beijo! :)

autora Autora

Mineira morando em Sp, geminiana, casada. Apaixonada por atividades físicas, já pratiquei natação, Taekwondo, Muay Thai, Kick Boxing, atualmente treino musculação e sou aprendiz de corredora :) Blogueira por amor. Este espaço foi criado com a intenção de interação e diversão, seja muito bem vindo(a)!

Recomendados

opinião 6014435746611073744

157 comentáriosBlogger

  1. Olá Samantha,vi um comentário seu em outro blog e decidi conhecer o seu cantinho.Gostei desse post.Gosto muito de ler mas tenho pouco tempo,sou artesã,vivo entre linhas,agulhas e tecidos, uma de minhas paixões.
    Você escreve muito bem,dá vontade de ler até o final,leitura fácil,assunto interessante.Se não se importar voltarei outras vezes,que me manter atualizada.Se quiser conhecer meu cantinho,é bem vinda.Meu blog tem muitas artes,algumas dicas e te receberá de braços abertos.Deixo bjinhos arteiros.Tania Mara www.fuxikitosecia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tânia, como vai? Seja sempre muito bem vinda! :)

      Fico feliz em saber que gostou do blog e da postagem :) Eu gostou muito de artes em geral, trabalhos manuais, até me arrisco em alguns, então tenho certeza de que irei gostar do seu espaço, em breve apareço por lá para conferir :)
      Será um prazer tê-la novamente por aqui, fique à vontade :)

      Agradeço seu convite, presença e participação!
      Grande beijo e bom Domingo :)

      Excluir
  2. Eu sempre gostei de ler e depois que me descobri poeta, o gosto aumentou e é preciso, como você mesma mencionou, ler trás muitos benefício. Samanta querida, adorei a postagem. Um bj e tenha um belo domingo.
    => Gritos da alma
    => Meus contos
    => Só quadras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Nádia, tudo bem? :)

      Assim como você, meu gosto pela leitura cresceu ainda mais após começar a blogar :) E realmente os benefícios são muitos, sem dúvidas :) Que bom que gostou da postagem!

      Agradeço sua presença e participação :)
      Grande beijooo e bom Domingo ;)

      Excluir
  3. Boa madrugada amiga!!!
    Já estava saindo quando vi seu novo post.
    E voltei para ler...
    Estranho realmente como pessoas não gostam da leitura.
    Gosto e quando é para escrever escrevo muito. rsrsrs
    E amo seus posts, continue assim para mim está ótimo.
    Adorei o post.
    Tenha bons sonhos...
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Beatriz, que bom que veio participar :D

      Muito gentil da sua parte vir prestigiar o artigo ainda fresquinho, obrigada :)
      Pois é amiga, vejo que até aqui no blog, que posto 2x por mês e olhe lá, algumas pessoas reclamam que o texto é grande... Creio que estão perdendo ótimas oportunidades, ler é um hábito maravilhoso :)
      Que bom que gosta das postagens, fico feliz!

      Muito obrigada pelo carinho, presença e participação!
      Um mega beijoooo e bom Domingo!!

      Excluir
  4. Oi SAM,"Preguiça to Fora" e isto que posso dizer,mas com certeza tem textos,livros,revistas e outros que são uma tortura para os olhos e a mente de serem lidos e aproveitados suas informações.Mas por outro lado temos excelentes,otimos e bons artigos,textos e etc ,que são um deleite para nossa imaginação e nos trazem informações ,e nos levam ao mundo dos sonhos e outros,então so posso dizer "Ler e um grande prazer que deve ser aproveitado mesmo quando não nos agradou,afinal tudo e informação e a busca do conhecimento pode gerar aborrecimento. Mas faz parte" abraços...fuiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, como vai? :)

      É isso aí, preguiça tô fora, gostei :) Concordo contigo, existem textos, livros etc que realmente desanimam, por isso é importante também o esforço do autor para que as leituras sejam agradáveis e desta forma contribua para o incentivo à leitura :)
      Gostei muito do que disse, em alguns casos, até leituras maçantes podem nos trazer conhecimentos e algo de bom, basta que saibamos aproveitar :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e bom Domingão para você e sua família :)

      Excluir
  5. Bom dia de domingo minha linda e inteligente amiga Samanta!
    Nem vou dizer que adoro ler, acredito que já percebestes isso em meus blogues, no "levitar em brancas nuvens" escrevo prosas, adoro, e os meus "poemas sem peias" que são mesmo de poemas sem regras certas, são meus pensamentos, isso o faço de muitos anos, aprendi desde criança a ler e muito, meus pais incentivaram e vou indo ainda em minha idade, lendo sem me cansar, meu neto de dezessete anos adora ler, sempre dou livros de presente à ele!
    Nem deu para mencionar todos os livros que já li, alguns até reli, acho que sou exagerada, viciada em leituras!!!
    Amo vir aqui e poder comentar, pois creia minha amiga linda, as pessoas não gostam mesmo de textos longos, que pena né?
    Grande abraço e tenhas um lindo domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Ivone, tudo bem amiga? Um lindo Domingo para você também :D

      Percebi que você é uma apaixonada pela leitura, isso fica bem visível através dos textos que são sempre ricos e bem elaborados :) Ler nos enriquece de muitas formas, aprimora a escrita, aguça a imaginação, também adoro ler sobre os mais diversos temas :)
      Que bom que você teve incentivo desde pequena, percebo que hoje em dia muitos pais não promovem isso em seus lares...
      Lendo seu relato lembrei-me da minha mãe, ela também adora ler, livros já são presente obrigatório nas datas especiais rsrs
      Fico feliz em saber que gosta de vir participar e que aprecia as leituras, faço tudo com muito carinho sempre pensando em vocês :)
      Muita gente não gosta mesmo de textos longos, mesmo quando são interessantes e úteis... como você disse, é mesmo uma pena...

      Amiga, agradeço muito sua presença e participação!
      Um beijãoooo e que seu Domingo e semana sejam ótimos :)

      Excluir
  6. Olá Samanta.

    Há que se ter muito cuidado com esse “vício” pelo superficial. Como efeito colateral, passamos, a saber, um pouco de tudo e muito de nada; acumulando quantidade em detrimento da qualidade. O que pouco a pouco pode ir nos tornando uma nova espécie de analfabetos funcionais, doutores em coisa alguma, repositórios de cultura inútil e descartável. Não podemos rejeitar um bom texto ou um bom livro por conta do seu tamanho, isso depõe contra nossa inteligência e capacidade cognitiva. É justamente a falta de boa leitura que retarda o nosso país no atraso, sob a mórbida obesidade da ignorância e o raquitismo educacional, que tanto apraz à nossa classe politiqueira.

    Um abração e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio, tudo bem? :)

      Gostei muito da sua colocação, eu cheguei a um ponto recentemente que estava exatamente da forma como mencionou, devido ao trabalho, tenho que verificar milhares de artigos diariamente, e acabei ficando viciada em ler um pouco sobre tudo, mas no fim, não sabia muito de nada. Hoje, procuro me aprofundar mais quando o tema me agrada. Todo excesso é perigoso, não é mesmo? :)
      Concordo contigo, rejeitar um texto ou livro por causa de um detalhe como tamanho ou quantidade de páginas me parece algo sem razão de ser, é como se a pessoa estivesse com preguiça e se interesse algum em adquirir algum conhecimento, ou até mesmo viajar nas asas da imaginação e este mau hábito, sem dúvidas afeta diretamente a sociedade, e como li outro dia no blog de uma amiga, quem gosta é o Governo que precisa de um povo ignorante para melhor manipulá-lo...

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e bom Domingo :)

      Excluir
  7. Samanta, eu sempre gostei de ler. Tive esse gosto estimulado por minha mãe, que curiosamente teve pouco estudo, mas sabia o quanto era importante a leitura. Leio muito livros e textos virtuais. Até bem pouco tempo atrás eu lia indiscriminadamente. Agora, a imensa disponibilidade de assuntos que os meios virtuais oferecem me fizeram mais seletiva, assim eu tenho lido apenas sobre assuntos que me envolvem e cativam. Não fosse isso eu estaria maluquinha... Com certeza seus textos fazem parte de meus interesses. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Telma, como vai?

      Temos algo em comum, eu também sempre tive o incentivo da minha mãe, que não terminou os estudos, mas tem um gosto enorme pela leitura que a transformou em uma pessoa culta e bem sucedida :) Desde criança eu tinha fichinha na biblioteca e lia as sérias vagalume, Agatha Christie, etc e hoje no mundo dos blogs, fico maravilhada em ler os mais diversos temas que os colegas apresentam :) Nossa, como aprendi com todos vocês!!
      Como eu disse para o Antônio, no começo eu mergulhei em tudo que via pela frente, mas percebi que estava nadando na superfície, então, como você, fiquei mais seletiva :)
      Fico feliz em saber que aprecia as postagens aqui do blog, escrevo com muito carinho e sempre dando o meu melhor para vocês :)

      Um beijãooo e que seu Domingo e semana sejam ótimos :)

      Excluir
  8. Ei linda Sorriso,
    Tudo bem? Espero que sim
    Saudades de você...

    Mas vamos ao super texto...Respondendo ao título , não eu não tenho preguiça de ler, mas passo por momentos preguiçosos rs.e quando isto acontece nem tento . Ler é um exercício diário que deveríamos praticar, pois além de aprimorar nossos conhecimentos , da um crescimento enorme no falar e na escrita também. Leio muito, até mesmo porque escrevo e acompanho outras leituras e é tão importante que passamos a nos conhecer mais através de boas e agradáveis leituras. Confesso que algumas cansam então nem prossigo, mas quando o assunto é interessante quanto mais leio mais vontade tenho de aprofundar.:)...

    Beijos e linda semana pra ti...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii lindona!! Mega saudades!!! Como você está? Por aqui tudo bem, obrigada por perguntar :)

      Ah amiga, também tenho meus dias de exaustão e preguicite, ainda mais por conta do trabalho, que tenho que verificar milhares de descrições de texto, embora sejam pequenas, isso às vezes me frita a mente rsrsrs então, nem gibi vai rsrs Mas, felizmente, o cansaço passa e lá vou eu ler :) Depois da criação do blog, este gosto pela leitura aumentou e até se torna necessário para aprimorarmos a escrita e oferecer bom conteúdo, e aprendi taaaantoooo :)
      Como você disse, a leitura auxilia muito na escrita e também na nossa forma de comunicação verbal :)
      Creio que o ideal é sempre procurarmos temas que nos agradam ou que sejam úteis, algumas leituras realmente são maçantes, felizmente temos uma diversidade enorme para escolher e assim continuar lendo muito :)

      Agradeço sua presença, carinho e participação!
      Um mega beijooooooooo e bom Domingo :D

      Excluir
  9. Olá, Sam! Tudo bem?

    Você sempre me surpreende com os ótimos temas que você escolhe! Esse é um dos motivos pelos quais sempre digo que fico na expectativa pelo seu próximo texto. Como sempre, gostei muito da escolha do tema e da abordagem que você fez do assunto. Pensamos da mesma forma em muitos pontos!

    Já fui criticado porque escrevo textos longos demais no Gerenciando Blog e as pessoas nunca o leem até o final. Como não tenho como aferir esse dado (e só recebi o comentário de um único leitor dizendo isso), não sei dizer quantos se sentem assim. Pensando agora, isso pode até ser uma informação importante para uma pesquisa futura. Mas, como elaboro tutoriais e gosto de deixá-los claros para todos os leitores, é difícil resumi-los.

    O que me parece acontecer é que estamos hoje uma era em que as pessoas fazem uma "leitura digital" - se é que isso existe. Muitos acabam lendo os textos de forma superficial, tentando captar as informações importantes. Leem um pedaço do início, pulam boa tarde do meio e vão direto ao final. Percebo isso em alguns comentários que recebo no Gerenciando, em que as pessoas perguntam algo que está bem claro no texto.

    Não quero culpar apenas quem faz essa leitura. Pelo contrário: nós, autores, temos mesmo que ter essa preocupação de sermos concisos no que escrevemos. Textos organizados, às vezes até separados em partes, podem ajudar a aliviar esse problema.

    Mas, as pessoas precisam voltar a aprender a ler de forma correta, focando a leitura, concentrando-se nas ideias e incorporando o que lhes passa pelos olhos. Eu mesmo sofro disso: muitas vezes, acabei de ler uma frase e preciso relê-la porque nem me lembro do que acabei de ler!

    Outro ponto importante é ler conteúdo de qualidade. É muito superficial lermos apenas blogs e redes sociais - que acaba sendo a realidade de muitos que estão nesse meio virtual. Posso soar conservador, mas para mim continua sendo muito importante ler livros, jornais e revistas, especialmente em suas versões "off line". Esse tipo de publicação costuma ter um controle de qualidade mais rigoroso, evitando erros que normalmente ocorrem no meio virtual.

    Da mesma forma que você e Telma, meus pais sempre me incentivaram a ler desde pequeno. Felizmente, cresci cercado de livros e lembro-me que ir a uma biblioteca para realizar trabalhos escolares era uma realidade para mim. Tenho receio de que isso se perca com o tempo e que nossa linguagem se empobreça cada vez mais, justamente pela preguiça das pessoas em ler e se aprofundar no conteúdo.

    Desculpe-me pelo comentário gigante! Mas, a culpa é toda sua: quem manda nos provocar com um tema tão interessante e polêmico como este? :-)

    Parabéns pelo texto! Já vou compartilhá-lo em minhas redes, pois é importante que todos que têm um blog o leiam.

    Um abraço e ótimo domingo para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adelson, tudo bem? :)

      Fico muito feliz e lisonjeada em saber que aprecia as postagens! Sei que preza pela qualidade e busca sempre bons conteúdos :) Obrigado!

      Acho que comentei contigo a algum tempo que também reclamaram dos meus textos. Apesar de ser uma porcentagem pequena, também me questiono sobre quantas pessoas podem estar com este mesmo pensamento. Creio que seria interessante uma análise neste ponto, afinal toda informação sobre as preferências de nossos leitores é bem vinda :)
      A conclusão que cheguei é que, vou tentar sempre ser objetiva, mas se o texto precisa ser extenso para ser completo e passar minha mensagem, então será :) E serão bem vindos todos aqueles que não se importam em perder um tempinho a mais para se informar sobre um tema que consideram relevante. Geralmente o blogueiro que não gosta de textos grandes é aquele que comenta : Me segue que te sigo http:.... já percebeu isso? :)

      Lendo sobre o assunto percebi também que, com a era digital veio este hábito de fazer uma leitura rápida, talvez pelo fato de termos muitas informações disponíveis ou pelo ritmo de vida que levamos... Me parece uma forma de ler meio ansiosa e superficial. No meu trabalho, preciso fazer isso, apenas passar o olho no artigo para ver se está de acordo com as diretrizes de conteúdo, e sabe o que aconteceu? Percebi que estava fazendo isso em toda leitura! Às vezes tinha que reler 3x me forçando a ler palavra por palavra, quer dizer, sem perceber, acabei caindo nesta armadilha! Então acredito que muitos estejam neste barco também...
      Hoje, depois de me dar conta disso, voltei a ler normalmente, com calma e me entregando à leitura, pois de outra forma, na minha opinião, aquilo que lemos não fica gravado e nem nos acrescenta, parece que esquecemos no minuto seguinte.

      Concordo contigo que é preciso ler também livros, revistas, etc, desta forma acho que tudo fica completo, teremos mais opções para interpretações e outros tipos de abordagem que nem sempre vemos na internet, até mesmo em sites especializados em notícias.

      Minha mãe é daquelas que tem a casa repleta de livros por todos os lados, não me recordo de nenhum momento onde ela não estivesse lendo algum livro, e sei que isso a auxiliou muito, então cresci vendo isso e acabei tomando gosto desde cedo. E hoje, com o blog, é praticamente necessário termos este hábito, isso auxilia muito na hora de transmitirmos nossas idéias :)
      Que bom que você também teve este tipo de incentivo! Também tenho receio de que a coisa continue ficando pior do que já está, pois o que temos visto por aí é de arrepiar os cabelos...

      Você sabe que eu adoro ler e conversar, então, não economize em textos ou comentários, são sempre bem vindos :D Aprendi e aprendo muito contigo :)

      Agradeço muito sua presença, participação e ajuda na divulgação, fico feliz em saber que gostou da postagem a ponto de indicá-la para seus leitores :)
      Um enorme abraço e bom Domingo!!

      Excluir
    2. Nossa senhora, minha resposta está maior que a postagem! Sorry rsrsrs empolgo e fico feliz em trocar idéias :) abraçosss

      Excluir
    3. "Acho que comentei contigo A algum tempo..." Me desculpe, Samanta, mas não se comete esse tipo de erro no nível redacional a que já chegou. Vc precisa revisar a Gramática Normativa para evitar o descrédito entre seus leitores. A forma correta é "Acho que comentei contigo HÁ algum tempo...".

      Excluir
  10. Excelente artigo ,sam!!!!!!!!!!!

    Ás vezes penso que voce sequestra o meu pensamento e suas observações sempre vem de encontro com as minhas. Acredito nesta ferramenta,a blogosfera, que se tornou imprescindível em nossos dias e no seu poder de informar e entreter.

    Desde muito pequenino 'comia livros' literalmente,mesmo sem recursos de meus pais,mas não deixava nem bula de remédios passar em branco

    Meu irmão mais velho era 4 anos adiantado na vida escolar e através dele e dos livros didáticos ,também,sempre estive 4 anos á frente dos demais
    Meu primeiro livro que li é antológico(Gibran Khalil Gibran),este encontro foi mágico

    Certamente que tenho muita preguiça de ler algo que seja irrelevante aos meus interesses e textos muito longos e vagos

    Nesta interação Sam,neste momento,além de exercitar meus neurônios e a escrita,também trocamos saberes ou nos divertirmos,ao colocar o cérebro para funcionar.Ponto conclusivo-rsrsrsrsrsrs

    A morte de Emílio Santiago e tantos outros ,quando não morrem,vivem vegetando ou trazem consigo sequelas permanentes,faz-me refletir o quanto fui abençoado,ao ser fulminado em 2010 por um AVC
    Minha natureza é primitiva,nem soro permiti que me aplicasse e o neurologisita,impedido por mim, o inevitável já havia acontecido,apenas fêz testes de avaliação e me liberou.Contér a destruição cerebral foi uma batalha que travei comigo mesmo durante 2 horas e meia

    Sam,é terrível...a minha cabeça até um ano atrás tinha centenas de pontos doloridos
    Somente a minha face do lado esquerdo que caiu-imagina a porca miséria-tive muitas dificuldades em raciocionar,em formular palavras e até mesmo ,lembrar o nome de objetos simples. Mas não perdi a minha memória,sem nenhuma sequela cerebral e física.Mas não posso mais executar enes funções cerebrais como antes

    Voces que foram meus terapeutas..impossibilitado em ler livros,forcei na net,muitas vezes saia da cadeira totalmente cego,a luminosidade do monitor aumentava as vertigens ,trombando nas paredes e caindo.Era a minha glória,rachava os 'bicos'...
    Por sempre olhar no retrovisor ,este acidente se tornou para mim uma comédia,eu mesmo ria de minhas limitações.Se tornou desprezível em relação ao sofrimento de outros

    Sam,termino por aqui,já fui muito extenso
    Agradecido e estimulando a todos á leitura ,ao conhecimento,a amizade e esta troca de experiências

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nino, tudo bem? :) Que bom que veio participar :)

      Fico feliz em saber que gostou, sei como preza pela qualidade do conteúdo de suas leituras :)
      Que bom que se identificou com o tema, já a algum tempo que eu queria tocar neste assunto, que considero muito importante para todos nós.

      Percebo que pessoas como você, que desde cedo desenvolveram o gosto pela leitura, são anos luz mais articulados e tem sempre uma forma de se expressar bem mais rica e interessante do que aqueles que não gostam de ler. Isso fica evidente e nos confirma como o hábito de ler é enriquecedor.
      Também comecei pequenininha, lendo as séries Vagalume rsrs e adorava Agatha Christie também, entre outros e cresci também vendo o amor pela leitura de minha mãe que até hoje vive cercada de livros e sempre está lendo algum :)

      Concordo contigo, nem todo tema nos atrai ou é relevante para nossa vida, alguns são importantes mas não nos despertam interesse, isso acontece comigo, confesso com temas muito técnicos ou política por exemplo. Apesar de ser algo muito importante, tenho estas limitações, mas procuro exercitar meu hábito de ler mesmo assim, procurando temas que gosto :)

      Fiquei muito impressionada com seu relato, não fazia idéia do que tinha passado! Obrigado pela confiança em compartilhar conosco sua história de superação e garra, é algo muito inspirador e nos faz refletir sobre nossa força interior e em como podemos encarar os desafios com coragem! Sinto-me honrada em tê-lo em meus círculos :)
      Nem consigo imaginar pelo que passou, pelo pouco que nos relatou, vemos que foi algo devastador mas que você lidou de uma forma que poucos lidam, com perseverança, maturidade e coragem.
      Sabe o que acho mais bonito e inspirador? A sua consciência em perceber as lições que esta experiência lhe trouxe e sua força em passar por isso de forma tão digna.
      Não sei como expressar em palavras minha admiração :)

      Eu é que agradeço sua presença e participação, enriquecendo a postagem e nos mostrando que não existem motivos fortes o suficiente para impedir que tenhamos o hábito de ler e em como esta atividade pode nos trazer benefícios e nos auxiliar de diversas formas :)
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  11. Ler é uma das competências da linguagem. E se isso não foi bem desenvolvido logo nos primeiros momentos da educação formal de uma criança, o indivíduo certamente terá problemas para ler e compreender um texto.

    Eu até entendo que uma pessoa não goste de ler, mas por ser uma competência da nossa linguagem, ela tem que ler. Ainda mais na internet onde praticamente tudo é feito com base na leitura e na escrita.

    Conheci pessoas que diziam que não é todo muito que gosta de ler e que é infantilidade querer empurrar a leitura nas pessoas. Gostar de ler é diferente de ter o hábito de ler. Não quer ler um livro gigante que outras pessoas adoram? Ótimo, mas é preciso ter esta competência ou a vida de uma pessoa se limita ao que ela ouve e vê. E que vida é essa, me pergunto?

    Eu também gosto de deixar tudo explicadinho, às vezes me podo um pouco na hora de escrever, porém em outros posts eu faço grande de propósito para esperar os comentários. Fica nítido que muitas pessoas passaram batido na hora de comentar.

    Ótimo texto, tema muito pertinente.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sybylla, tudo bem? :)

      Perfeitas suas colocações, penso da mesma forma. Se o indivíduo não adquiriu o gosto pela leitura em tenra idade, pode ser complicado desenvolvê-lo depois, vai depender muito do interesse e força de vontade. Mas como você sabiamente disse, não vejo como podemos ignorar a prática da leitura em nossas vidas, ainda mais com a internet, onde precisamos de uma base para comunicação e também temos uma diversidade de conteúdo à distância de um clique :)
      Sei que nem todos tem interesse em um livro de 475785 mil páginas, mas é possível ler bons conteúdos e se beneficiar disso, sem precisar fazer um sacrifício enorme, existem leituras para todos os gostos e também considero uma prática imprescindível, mesmo que não se tenha uma paixão latente. É preciso ler para enriquecer o vocabulário, etc o que é importante no meio profissional e pessoal, entre outros.
      Meus textos sempre são extensos, alguns reclamam... Eu tento ao máximo enxugar, mas nem sempre é possível, então deixo como está e fico feliz em interagir com aqueles que não se intimidam com isso e dispõe de seu precioso tempo para comentar :) Geralmente são uma minoria, mas são participantes que trazem contribuições de qualidade e é motivada por estas pessoas que continua escrevendo os big-textos rsrs que adoro :) Mas como você disse, sempre tem os que fingem ter lido e ainda se prestam a comentar, ou aqueles que olham o tamanho do texto e já saem procurando um menor, sem se importar com a relevância do conteúdo...

      Muito obrigada pela presença e por complementar a postagem :)
      Grande beijo e boa semana :D

      Excluir
    2. Não existe essa história de não gostar de ler. Na verdade, quem não gosta de ler ainda não encontrou o seu livro, só isso. O sujeito se depara com um livro desinteressante, maçante, e acredita que a leitura se resume a essa experiência, parando de procurar por outros autores, com cujo estilo mais se identifique. Todo mundo tem o seu livro, basta insistir para encontrá-lo. A partir daí, vai ser difícil ficar muito tempo longe de uma leitura, já que esta tenderá a ser sempre agradável e cativante.

      Excluir
  12. Gata, excelente artigo.

    Eu adoro ler, sempre li, desde pequeno. Conhecimento nunca é demais. Leio não só por prazer mas porque eu também quero ser escritora, e pra isso eu preciso estudar muito. Livros sempre foram meu Universo particular.

    Quanto aos blogs, "a coisa" muda de figura...

    Eu tenho preguiçar de blogs com construções simples demais, do tipo: introdução - desenvolvimento - conclusão. E o que me broxa de ler um artigo de blog é saber que ainda pro cima a pessoa vai escrever a maldita e óbvia palavra "conclusão", desmerecendo totalmente a inteligência do leitor. Fora isso, também tenho preguiça de ler artigos com muitos erros de concordância, português e desenvolvimento fraco e ou superficial.

    Mas esta preguiça na verdade é uma melancolia, de saber que hoje, raríssimos blogueiros sabem o que significa a arte de escrever em um blog, a arte de escrever bem em um blog.

    Hoje eu leio pouquíssimos blogs, justamente pela falta de originalidade na escrita. Me deixa triste saber que a blogosfera está se tornando o monstro que sempre tentamos combater. E a recíproca, caríssimos, é verdadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bella, tudo bem? :) Que bom que veio participar e que apreciou a postagem :)

      Concordo contigo, conhecimento nunca é demais, o hábito de ler é algo extremamente enriquecedor e você nos dá um ótimo exemplo quando reforça esta necessidade pelo desejo de ser escritora. Estes dias li um livro que fez sucesso, mas fiquei bem decepcionada com a linguagem pobre e amadora do autor... Eu não sou expert em escrever, erro muito ainda e tenho muito que aprender, por isso mesmo fiquei surpresa ao perceber que alguém se propôs a escrever um livro neste nível... Por isso acho muito importante para todos nós e principalmente para os que querem levar a sério a escrita ou outro tipo de comunicação, o hábito de ler.
      Interessante sua colocação sobre a conclusão, não tinha pensado sobre isso, o que não curto muito são textos impondo algo, tratando uma tema como verdade absoluta e como você disse, menosprezando a visão e opinião do leitor que nestes casos, parece que nem é bem vinda principalmente se for contrária...
      Estes dias estive pensando nisso que você falou, percebi que estou a um tempão visitando os mesmos blogs e gostaria de conhecer e acompanhar outros blogs, mas não fui bem sucedida na minha busca, está mesmo um pouco difícil achar algo que realmente nos surpreenda e encante.
      Vamos torcer e fazer a nossa parte para que no futuro este meio seja melhor e mais enriquecedor :)

      Muuuito obrigada pela presença e participação! te admiro muito!
      Um beijão e boa semana :)

      Excluir
  13. Olá Sam, tudo bem?
    Recebi a notificação de que tinhas escrito este texto pelo facebook e, curiosa, resolvi passar aqui para ler...
    Nunca coomentei no seu blog, mas já li vários artigos seus. Tens uma forma simples e cativante de escrever, que eu particularmente gosto muito. Parabéns.
    Quanto ao tema que escolheste nada tenho a acrescentar, só a elogiar...essa preocupação é para mim uma constante, uma vez que tenho observado que as pessoas ( não todas, claro), muitas vezes não se dão ao trabalho nem de ler o texto, só o tema já lhes é o suficiente. E, sem nem mesmo conhecerem o conteúdo, já vão logo fazendo análises, prejulgamentos e _pasmem!_ até se atrevem a comentar sem nem saber do que se trata o assunto ( acredito muito que não devemos nem julgar um livro pela capa, nem um texto pelo título). A correria do dia a dia não impede que leiamos um texto com calma e reflexão, acredito que, se nos dispuzemos à leitura, temos que fazê-la com calma, paciência, analisando os pontos, refletindo para chegarmos a um comsenso ou a formar uma opinião...
    Infelismente os tempos mudaram. Os conceitos também. A preguiça tornou-se uma constante e, com isso, torna-se difícil o aprendizado...
    Nossa falei demais! Peço desculpas;
    Agradeço pelo espaço, e mais uma vez, parabéns. Precisamos mesmo de texto como este.
    Abraço carinhoso de Eulália:p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Eulália, como vai? Por aqui tudo bem :)

      Que bom que acompanha o blog e hoje veio participar :) Sinto-me lisonjeada com suas palavras pois escrevo cada texto com muito carinho e sempre me esforçando ao máximo para oferecer a vocês que passam por aqui um conteúdo interessante :)
      Trabalho em um agregador de notícias que mostra apenas o título e uma descrição breve do artigo, e vejo acontecer muito isso que você mencionou, as pessoas comentam baseadas apenas nestas informações. Eu já vi pessoas fazendo drama e emocionadas com uma descrição que na verdade, ao ler o texto completo, víamos que era uma piada!! Quer dizer, ninguém leu a postagem! E ainda brigavam entre si nos comentários! É insano!
      Penso como você, por mais que tenhamos uma vida corrida, é sempre possível parar uns minutinhos para nos entregarmos à uma boa leitura e este prática, sem dúvidas, não vai ser em vão, só tem a nos acrescentar e ajudar :)
      Mas muito tem mesmo preguiça, vira e mexe aqui no meu blog dizem que o texto é grande demais, mas nem tem interesse em conferir se é relevante de alguma forma...

      Agradeço muito sua presença e participação!
      Um super beijooo e boa semana :)

      Excluir
  14. Oiiii amiga querida
    ler docês palavras onde saboreadas uma a uma,seja em um post ou livro,quanto mais se le,mais se acrescenta na nossa bagagem de sabedoria,nos torna comunicáveis e nos facilita comentar vários temas abordados nos blogs,foruns...aprendi muito aqui no seu espaço e cofesso a cada visita um aprendizado a mais!!!
    bjusss querida e admirável amiga!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo!! Que prazer recebê-lo! :)

      Concordo com suas colocações, sinto da mesma forma que descreveu, quando nos entregamos à uma boa leitura, além do prazer, temos outros inúmeros benefícios que serão relevantes em vários setores das nossas vidas :)
      Fico feliz em saber que as postagens aqui são úteis e lhe agradam, também aprendi muito em seu espaço, por isso cada vez mais me apaixono por esta atividade :)

      Muuuito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana para você e sua família :D

      Excluir
  15. Respostas
    1. Olá Ynot, tudo bem? :)

      Concordo contigo, ler realmente abre a mente :)

      Obrigado pela presença e participação! Grande abraço e boa semana :)

      Excluir
  16. Adorei o termo "sedentarismo intelectual".
    Mas vamos ao coment: Isso está se tornando um grande problema, td mundo justifica a falta de tempo pra estar lendo menos. E isso acaba me influenciando, pq agora só escrevo textos curtinhos no blog. Ainda assim, tem gente que comenta sem ler. e a gente percebe, né? Aí fica chato...
    Eu ando querendo dar um basta no sedentarismo, de qq espécie. Estou planejando minhas leituras e a academia tbm. Isso significa menos internet, o que será um ganho.
    Um beijo, Sam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooo querida Paty, tudo bem? :)

      Pois é amiga, eu adorei esta frase que encontrei enquanto pesquisava sobre o assunto, não podia deixar de complementar a postagem com esta citação perfeita da Camilla :)
      Vez ou outra reclamam dos textos aqui do blog, eu enxugo quando dá, mas não sacrifico as postagens por causa dos preguiçosos, posto assim mesmo e fico muito feliz em interagir com os que se dispõe a ler e comentar com qualidade :)
      Convenhamos, não dura nem 5 minutos né? Muitos vêem o tamanho e saem fora, nem se importam de saber do que se trata...
      E você está certíssima, nada de sedentarismo algum!! :D

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande beijooo e boa semana :)

      Excluir
  17. Samanta,

    Eu leio muito. Diariamente. Contudo reparei que tenho lido assuntos mais rapidos. Isso se dá ao meu curto tempo livre. Ler um livro é maravilhoso. Bom para sentar de maneira relaxada e ler, ler e viajar lendo. Nem sempre consigo. Tenho acumulado aos exemplares e isso me incomoda. É como um compromisso que assumo sem conseguir chegar ao fim. Neste momento, ao meu lado, tenho 5 para ler e sendo que somente 1 estou na metade. É muito bom, mas nunca li tao devagar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Fadinha, tudo bem? :)

      Também não tenho muito tempo livre, estou com 2 empregos, casa pra cuidar, comida pra fazer, marido, roupa pra lavar, meus afazeres, blog, redes sociais, de vez em quando um lazer, e vamo que vamo né :) A vida é curta e o dia também, nem sempre conseguimos conciliar tudo, mas sempre que dá me permito tirar uns minutinhos que seja me entregar às leituras, é revigorante e aprendo muuuito :)
      Mas é bem mais gostoso quando podemos fazer como você disse, deitar e relaxar sem hora para nada e curtir um bom livro sem ficar de olho no relógio ou com alguma coisa pendente para fazer, que delícia :)
      Mas você faz bem em respeitar seu tempo mas mesmo assim conseguir ler aos poucos, é importante não parar :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Um mega beijooo e uma linda semana pra você :D

      Excluir
  18. A leitura ainda é uma das melhores formas para se construir conhecimento. Há um ditado que diz "que um monte de pedras não forma uma casa, assim como um punhado de informações também não forma conhecimento". Bem, acho que o ditado é algo mais ou menos assim... Rs! O que ele nos mostra é que num mundo em que as coisas mudam tão rapidamente, as pessoas estão abarrotadas de informações, mas poucas são as que conseguem construir um conhecimento sólido e um olhar crítico a respeito das coisas ao seu entorno. A ausência deste olhar crítico tem como uma das causas a falta de leitura!!!

    Parabéns pelo post!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, tudo bem? :) Que bom que veio participar :)

      Você e o Antônio tocaram em um ponto muito importante desta questão, a falta de habilidade para lidar com esta enxurrada de informação que recebemos diariamente. Eu mesma já caí na armadilha de ler muito sobre tudo, mas no final, era algo muito superficial. Felizmente tomei consciência disso e agora procuro um conhecimento mais sólido, como mencionou, e penso da mesma forma que você sobre como isso afeta diretamente nossa capacidade de aprimorar um olhar crítico que se desenvolve apenas com leituras de qualidade :)

      Muito obrigado pela presença e contribuição para complementar a postagem :)
      Grande abraço e boa semana!

      Excluir
  19. Olá Samanta Sammy,
    A leitura, além de dar asas à imaginação, é ponte que conduz ao conhecimento. O hábito de ler é fundamental para as pessoas desenvolverem a capacidade de pensar, refletir e argumentar. Quem não lê, não desenvolve ideias e, consequentemente, não consegue se comunicar com os outros. Ler, portanto, é um ato de libertação. É emancipação. As pessoas não têm o costume de fazer essa que é uma das atividades mais importantes para se desenvolver a capacidade mental e aumentar os conhecimentos: a prática da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alfeu, tudo bem? :)

      Gostei muito do seu comentário, penso exatamente desta forma, a leitura nos abre a mente, expande horizontes e nos leva ao conhecimento. Também aguçam a imaginação e nos dá ferramentas para melhor conhecermos o mundo e a nós mesmos, além de ser imprescindível para melhorar nossa forma de comunicação e de expor nossos argumentos :)
      Muito boa a sua frase de que ler é um ato de libertação, uma pena mesmo que este hábito ainda não faça parte da vida de algumas pessoas, espero que futuramente esta consciência mude :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :)

      Excluir
  20. Boa Noite Sam.
    Seu artigo é muito bom e te digo mais estou aprendendo a cada artigo seu, a escrever melhor lendo seu artigos e sentindo a maneira de como se relacionar com a escrita de uma forma que seja divertida a leitura é o que acontece comigo em relação a você. Te confeso que nunca fui tão bom em leituras como hojé ainda não sou tanto assim rsrsrs, nunca fui desses que se interesava por livros mais mesmo assim escrevia de vez enquanto algumas poesias que até eu mesmo não acreditava que tinha escrito foi onde comecei a escrever em meu primeiro blog mais até aqui eu já aprendie muito que para se escrever bem temos que ler bem e bastante não só os que nos interessa mais outros temas que venha a nos enriquecer profissionalmente e culturalmente não é isso. até mais e um ótimo fim de Semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tonyrson, tudo bem? :)

      Fico muito feliz em saber que gosta das postagens e que as leituras feitas aqui no blog estejam sendo úteis para você, é com esta intenção que escrevo cada artigo com muito carinho :)
      Quando criamos um blog é necessário ler bastante e assim, acabamos desenvolvendo ainda mais este gosto pela leitura e como você disse, podemos nos distrair e aprender com os temas que nos agradam, mas também a ótimas leituras de outros temas que podem ser muito importantes e úteis para nós em vários setores de nossas vidas :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :)

      Excluir
  21. Muito legal esse blog e este post , tem alguns meses que estou mexendo com blogs e meu nicho é cristianismo virtual. Realmente a sua escrita Samantha cativa as pessoas.

    Obg e abrçs

    +F
    www.apologiacrista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filipe, seja sempre muito bem vindo!

      Fico feliz que tenha gostado do blog e das postagens :)
      Agradeço imensamente sua presença e participação! Desejo-lhe muitas alegrias e sucesso na blogosfera e fora dela :)

      Grande abraço e boa semana!! :)

      Excluir
  22. Concordo e recomendo. Muito do nosso aprendizado é através da leitura. Deus nos deixou a sua palavra! Abraços. Ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana, tudo bem? :)

      Que bom que gostou do artigo, também penso desta forma, o hábito de ler nos traz inúmeros benefícios!

      Agradeço muito sua presença e participação, seja sempre bem vinda :)
      Grande abraço e boa semana!

      Excluir
  23. com certeza aprendemos muito ao ler, eu sou um pouco preguiçosa, mas jáli muito, tenho glaucoma e as vezes não suporto nem a claridade e isso prejudica a leitura ai me tornei uma preguiçosa de primeira!!!!!

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Re, como vai? :)

      Sem dúvida o hábito de ler nos oferece muitas coisas boas, aprendizado, crescimento pessoal e profissional, entretenimento, e etc :)
      Uma pena que esteja com dificuldades para ler, mas vejo que é muito ativa aqui no site, então creio que ainda lê bastante e está sempre atualizada :) Isso é muito bom :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijo e boa semana :D

      Excluir
  24. Olá minha querida Sam... que saudade de você! Mas pode apostar que não esqueci nem um tantinho bem pequenininho de você... é que não estou tendo tempo pra poder estar "surfando" neste mar de amigos...hehehe
    Flor eu adoro a leitura, e tenho o hábito desde de pequena e isto com certeza fez com que eu cada vez desejasse mais ler - aprender - ler - descobrir - ler - escrever, etc...
    Mas... também lendo e conversando com alguns amigos que trabalham em pesquisa de campo, tenho descoberto que existem muitos pequenos obstáculos para o gosto da leitura nos dias atuais, entre eles: alimentação - quando não ingerimos determinados alimentos que servem como condutores de atenção, memória, etc., nosso poder de concentração e memória são atingidos, com isto causando nossa incapacidade de concentração na leitura e fazendo com que não assimilemos o conteúdo, com isto, passa-se a não querer mais gostar de ler como uma desculpa pelo que não conseguimos alcançar com ela. Excesso de alimento com aspartame (o famoso adoçante), este componente vem sendo estudado e tem mostrado que reduz excessivamente nossa capacidade de assimilar e raciocinar sobre o que se lê, mais uma vez causando desconforto e partindo para a desculpa do não gostar de ler. Problemas de vista, muitas pessoas sentem dores de cabeça e/ou vista dolorida pela leitura, este desconforto é sentido pelo cérebro como muito ruim, passando a bloquear qualquer tentativa de leitura e que vai gerar na pessoa a sensação de que ela não consegue ler/se concentrar, portanto não gosta da leitura. Falta de exercício de leitura, muitas pessoas não foram acostumadas a ler, o que demandaria um esforço um pouco maior para se adaptar a leitura.
    É claro que infelizmente o nosso maior problema em relação a leitura é nossa falta de cultura neste sentido, e na grande maioria unido a falta de dinheiro para investir em livros... mas aí já é um outro post. Tá aí, uma boa sugestão pra complementar este post sensacional... Educação - Incentivo - Investimento, qual a influência deles no hábito da leitura no nosso país.
    Beijo enorme no coração querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Valéria, como vai? :) Também não esqueço de você, flor! Sei como é difícil conciliar nosso tempo com tantos afazeres, mas não esquenta com isso não, seja bem vinda a qualquer hora, viu :)

      Nossa, achei muito interessante esta informação que nos trouxe sobre como uma má alimentação pode afetar diretamente nossa capacidade de concentração e assim, claro, prejudicar o gosto pela leitura, visto que não iremos assimilar de forma satisfatória o conteúdo.
      Realmente quando existem problemas na visão, fica complicado insistir nas leituras, a Regina deixou um comentário sobre isso, que, apesar de gostar de ler um problema nos olhos hoje lhe causa muito desconforto e por isso ela teve que diminuir suas leituras...
      Quando uma pessoa não cresceu com este hábito, como você, creio que é mesmo mais trabalhoso desenvolvê-lo, mas é possível, tenho certeza de que com um pouco de boa vontade e até mesmo, motivado pela necessidade, a pessoa poderá tomar gosto pela leitura :)
      Percebo mesmo que a falta de recursos e nossa cultura influencia muito nesta questão, por isso sou grata aos sebos, quando estou apertada de grana, recorro a estas lojas para comprar livros maravilhosos por um precinho absurdamente acessível :) Adoroo :)

      Lindona, agradeço muito sua presença e participação, adorei papear contigo!
      Um mega beijoooooo e boa semana :D

      Excluir
  25. Bom dia, eu não tenho preguiça de ler...
    Gostaria que Deus me desse num dia 48 hs...
    24 eu leria e as outras 24 faria outras coisas é claro!
    Amo a leitura porque com se ela se aprende,
    se renova e abre novos leques na mente!
    Mas me entristeço às vezes porque o meu querer
    se perde, pelo fato de eu não ter todo o tempo
    disponível...Concordo plenamente quem lê...
    só tem a ganhar...sempre!
    Ótima semana amiga!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá lindona, tudo bem? Que bom que veio participar :)

      Pois é amiga, quisera eu também ter um dia mais longo para poder conciliar todos os afazeres com a deliciosa atividade de ler um bom livro ou artigos, mas vamos dando um jeitinho, não é mesmo :)
      Concordo contigo, com a leitura aprendemos muito, aguçamos a imaginação, a criatividade, melhoramos nossa forma de nos expressarmos, nos emocionamos, enfim, são muitos os benefícios :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Um beijãooo e desejo-lhe igualmente uma bela semana ! :)

      Excluir
  26. Oi, Samanta! Estava ansioso por um novo artigo seu, fiquei super feliz ao saber desta atualização e vim correndo ler. Eu também sofro do mesmo dilema, tenho a tendência a escrever bastante, mas tento achar um meio termo. Mesmo com dois ou três parágrafos, no meu caso, já há pessoas achando que é demais! Neste sentido, seu texto vem bem de encontro a esta triste realidade. De fato, as pessoas leem cada vez menos, tomadas pela pressa e superficialidade da vida moderna.

    Eu, ao contrário, adoro textos longos, bem escritos e elaborados, como é o caso dos seus. Acho interessante seguir uma linha de raciocínio, com introdução, discussão e conclusão. Pena que poucos valorizem.

    Aproveito para agradecer, de coração, pelo seu apoio, suas visitas e seu carinho. Parabéns pelo sucesso do blog!

    Um grande abraço e uma ótima semana! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, tudo bem? :)

      Pois é amigo, eu ando postando pouco porque ainda não me organizei de maneira satisfatória para conciliar o blog com meus outros afazeres, mas espero ainda este ano voltar a publicar semanalmente, como era antes :)

      Por aqui, vez ou outra reclamam do tamanho dos meus textos rsrss Então acho que você sabe bem como é. O que faço é tentar enxugar ao máximo, mas quando não dá, prefiro manter o texto grande, mas completo para aqueles que apreciam :)
      Como você sabiamente disse, e eu concordo, acho que estamos em uma época de leituras superficiais e rápidas, devido as redes sociais, etc, eu acho super válido, mas espero que isso não prejudique ainda mais o gosto por uma leitura mais elaborada e a busca por conhecimentos profundos...
      Eu também gosto de textos longos e completos, daqueles que tem todas as informações ao ponto de no final eu não ter praticamente nenhuma dúvida e sair dali satisfeita :)
      Eu é que agradeço por me receber tão bem em seu espaço, gostaria de poder visitar com mais frequência os amigos, mas sempre que posso, visito com muito gosto e alegria :) Seu blog é muito agradável e interessante :D

      Obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  27. Nasci no inicio dos anos 80, durante minha infância e adolescência (e ainda hoje) para me divertir; distrair e até mesmo para obter conhecimento sobre algum assunto que me interessava, eu ia a biblioteca, lia muitos gibis, revistas, jornais.
    Não acho que as pessoas tenham preguiça de ler, mas como mencionado na postagem, acredito que devido a facilidade de acesso a internet, redes sociais, videogames etc... o hábito de leitura perdeu espaço.

    Parabéns pelo blog! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valter, tudo bem? :)

      Eu também comecei a tomar gosto pela leitura nos anos 80, na minha infância, tinha fichinha na biblioteca e lia bastante, assim como você também gostava de gibis e revistas, aliás ainda gosto muito :) Me identifiquei bastante com seu relato :)
      Percebo que com as redes sociais, acabamos nos acostumando a leituras mais dinâmicas e superficiais, até eu mesma já caí nesta armadilha, mas depois de um tempo vi que estava lendo muita coisa e não estava assimilando nada pois era tudo muito incompleto, então voltei ao velho hábito de leituras mais elaboradas e completas. Não que não leia o que tem nas redes, mas aprendi a equilibrar as duas coisas :)

      Muito obrigado pela presença e participação, seja sempre bem vindo!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  28. Olá amiga!!
    E ai tudo bem?

    Que tema fantástico escolheu Sam.
    Nossa as pessoas hoje em dia não gostam muito de ler isso é a mais pura verdade. Perde tanto tempo lendo besteiras, ler um livro que seja por entretenimento, estudar, aperfeiçoar algum assunto, só irá ajudar com o tempo. Adorei a colocação do artigo que você leu, já tinha visto na tv sobre esse assunto, a mente atrofia mesmo, também né o ser fica milênios sem ler algo. Isso acontece justamente pelo que você disse as redes sociais, no face aparece algo bem resumido é até mal explicado é muita mentira claro, nisso as pessoas se conformam em ficar só com aquele texto na mente. Uma coisa que sempre faço é ir um pouco além do superficial, penso na filosofia sabe, aprendi que a filosofia da vida é questionar, ir atrás da verdade ter sede em argumentos, que ser um pouco mais sábia enriquece o vocabulário e te juro me ajuda muito a esquecer dos problemas. Se o ser humano soubesse como ler é um ato saudável, como disse no texto e só os olhinhos se movimentando, e mesmo que a vida seja frustrante pela correria do dia a dia acredito que a leitura tranquiliza um pouco ou pelo ameniza.

    Dá para perceber que você tenta ser o mais complacente possível em seus textos, tanto que pesquisa revisa várias vezes para ser sensata em suas opiniões, você realmente é uma verdadeira blogueira. Sam se começar a escrever textos pequenos te abandono aqui... rsrs Brincadeira, mas sério justamente gosto de ler seus artigos porque não deixa escapar nenhum pensamento, como apontou uma qualidade sua é detalhista, isso é magnífico, a cada parágrafo chego a conclusão que você lê pensamentos é está escondendo...rsrs Continua assim por favor.

    Caramba qual a graça de ler um livro ou artigo pequeno, tudo bem que muitas pessoas conseguem resumir em poucas palavras tudo que querem é dar uma ótima qualidade, no entanto eu quando me interesso para ler um livro já olho a grossura, sei lá da sensação que vou ler e ler é nunca acabar. E num artigo acabo por explorar os pensamentos das pessoas, até imagino como a pessoa deve ser já que palavras mesmo sem querer definem a pessoa. Ler muda a pessoa é muito eu mudei.

    O prazer é nosso de vir aqui ler seus artigos porque além da qualidade tem o modo como somos bem recebidos, pela sua paciência em ler cada comentário, responder tão rápido ser gentil com todos, dá vontade de não sair daqui.

    Sam o tema é texto estão perfeitos, espero que incentive a muitos preguiçosos a se dispor a alguma leitura qualquer que for. Está de parabéns como sempre, amei.

    Agradeço muito por tentar me ajudar com o slide, nem precisava, não consegui colocar saiu estranho. Todavia agora não preciso mais porque excluí o blog, eu sei o fim, estou tentando ser forte, mas nossa estou quase chorando pelo que fiz, tomei essa decisão por não conseguir levar em frente, é tanta coisa na minha cabeça que chego a ficar pirada, não achei que fosse mais capaz de segurar as pontas. Mesmo com o coração quebrado sei ter tomado a melhor decisão, me sinto uma pessoa muito ingrata por não ter me despedido antes de excluir, até tentei escrever alguma coisa, porém só me vinham lágrimas é desisti, preferi tomar logo uma atitude. Você era a que sempre estava lá papeando né, por isso tenho um carinho maior é muito mais consideração em vir explicar tudo. Sinto muito por ter sido assim tão de repente. Continuarei vindo aqui no seu blog, nunca que vou abandonar até porque ainda tenho conta no google, não se preocupa vou estar presente.

    Vou parando não aguento.

    Bejojoss Sam.
    Tenha uma ótima semana. Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii amiga, como vai? :) Por aqui tudo bem :)

      Pois é amiga, aqui no blog às vezes reclama do tamanho dos textos, por isso, procuro sempre enxugar bastante quando dá, mas não gosto de deixar os artigos "capengas" sem bastante informação... E convenhamos né, eu posto 2x por mês e olhe lá, a pessoa não vai gastar nem 5 minutos para ler o texto, acho que aí já é um exagero de preguiça, se fosse um livro, até posso compreender rsrs mas enfim, infelizmente percebemos que muitos não gostam mesmo de ler, e sabe como percebemos? Pela maneira como se expressam... Rapidamente vemos quem gosta ou não de ler pela riqueza de argumentos e pela forma como expõe suas idéias. Ler ajuda muito, e quem tem blog necessita deste auxílio para poder passar a sua mensagem, seja ela qual for de maneira clara e relevante :)
      Eu já caí nesta armadilha de ler só superficialmente e rapidamente, no trabalho eu tenho que ler diariamente umas 2000 descrições de artigos, para ver se estão ok e tenho que fazer rápido, juntando isso com as redes sociais, percebi que eu estava lendo de qualquer jeito, todas as leituras que fazia, do tipo "passava o olho" sabe? No final, eu lia, lia e não assimilava nada e quando vi, tinha lido sobre diversos temas, mas não tinha conhecimentos sobre nenhum de uma forma satisfatória, foi aí que comecei a me policiar para voltar a me entregar de novo aos textos que leio, tipo mergulhar naquela leitura que estava na minha frente :)
      Então acho que muitos de nós podem estar se acostumando a ler desta forma, só passando o olho e achando que está cheio de conhecimentos, mas na verdade não estão...

      Sabe amiga, quando eu comecei a blogar meus textos era bem pequenos, mas com o tempo e com as leituras no meio virtual a gente vai percebendo que pode oferecer muito mais :) Então com o tempo os textos foram crescendo, crescendo kkk Que bom que felizmente, os amigos que vem aqui, como você, gostam de ler e não se importam com isso, mas mesmo assim eu procuro sempre escrever artigos que não sejam entendiantes ou então não ficar repetindo informações desnecessárias etc :)
      Como você tambpem prefiro textos longos, pode ser que eu esteja errada, mas me parece que os mesmos nos oferecem mais informação, eu gostod e ler e sair dali satisfeita, sabendo que obtive o máximo que podia sobre aquele assunto :) Quando são muito objetivos, fico meio com a sensação de que falta algo e procuro mais textos sobre o tema para ler rsrsrs

      Nossa, Gle, eu nem sei o que te dizer sobre o blog... Mas não te julgo amiga, porque eu já tive vontade de fazer isso, e também tenho amigos que já tomaram esta decisão. Sei como não é fácil manter um blog ainda mais quando não conseguimos nos dedicar a ele como gostaríamos devido às nossas outras responsabilidades... Mas pense assim, felizmente com a tecnologia, você pode voltar a ter um blog a qualquer momento quando quiser, se for esta sua vontade. Eu lamento muito mesmo que você tenha excluído seu blog, eu gostava muito de passar por lá, ler seus textos, suas histórias, suas dicas de filmes e livros, etc, além de sempre ficar encantada com os gadgets lindos que você fazia... Algumas pessoas preferem deixar o blog parado,com algum tipo de aviso, para voltarem quando quiserem e não perder o que foi feito, mas entendo sua decisão, se um dia eu parar com o blog, não sei se o deixaria no ar, pois isso me faria estar sempre ansiosa com o fato de querer postar e ver os amigos sem atualizações para ler etc... então é complicado mesmo. Mas saiba que você fez um ótimo trabalho na blogosfera, espero que um dia reconsidere retornar :)
      Se quiser conversar, desabafar, etc saiba que estou sempre à sua disposição né? samantamodesto@hotnail.com
      Muita força aí amiga, sei que não deve ser fácil, mas se precisar de algo, é só chamar, viu :)

      Um enorme abraço e muito obrigado por ter vindo aqui participar mesmo neste momento tão difícil para você...
      beijosss e boa semana :)

      Excluir
  29. Samanta, boa noite querida menina!!
    Que tema mais emocionante o desta semana hem?
    Sim, falo empolgante porque ler é bom demais da conta!

    Também fico impressionada com a atual "preguiça mental" a que somos submetidos, quase obrigados, pelo mundo corrido de hoje. Tudo tem que que ser rápido demais, simples demais, mínimo demais! Mas perde-se tanto com isso, a essência, o prazer da boa leitura mais rebuscada!! Eu adoro ler textos na internet, muitos semelhantes aos seu que contém uma introdução formidável, um ótimo desenvolvimento e sempre uma conclusão esclarecedora. Mas a maioria dos escritos que vemos por aí, quer ser tão curtinho, para prender o leitor, que acaba tornando-se vazio e fugaz... o conteúdo sumiu e fica difícil encontrar! Ai, ai...

    Mas ainda bem que existem os escritores que adoram contar suas histórias em pormenores, em detalhes, em sequência lógica! O mundo ainda não está perdido não é? Temos e vemos luz lá no finzinho do túnel!! :)

    Adorei estar aqui novamente amiga!
    E quando aqui venho, gosto de chegar na mais santa calma, com tempo disponível para poder saborear o prazer de uma excelente leitura!
    Tenha uma semana linda, é a semana da Páscoa!
    Já desejo muita paz, muito amor no coração para você e sua família!!
    Beijos com carinho!! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooooooo lindona, tudo bem amiga? Que bom que veio participar :D

      Puxa, fico feliz em saber que gostou do tema :) Também gosto muito de ler, e nós blogueiros, precisamos muito do auxílio que a leitura nos oferece, não é mesmo? :)
      Como você mencionou, estamos numa época onde tudo é rápido, superficial e nosso ritmo está alucinante, acho que isso atrapalha um pouco na hora de fazer uma leitura mais elaborada. Sabe que eu mesma já caí nesta armadilha, por conta do trabalho e das redes sociais eu estava fazendo minhas leituras muito rapidamente, mas felizmente me dei conta disso e voltei a ler com mais entrega e concentração. Se não estivermos atentos, quando vemos estamos só "passando o olho" no texto e isso é péssimo, pois como disseram em outros comentários, acabamos não assimilando a mensagem que foi passada...
      Também gosto de textos objetivos, mas não fujo da raia dos textos longos, bem elaborados e completos, até prefiro, assim saio com aquela sensação de realmente ter algum conhecimento sobre o assunto :)

      Amiga, aproveito para lhe agradecer por sempre vir aqui no blog com todo carinho, ler com calma, sem se importar que às vezes eu escrevo quase um livro kkk e sempre prestigiar os artigos, conversar, etc, fico muito honrada em conhecer pessoas assim como você, que mesmo nesta vida corrida valorizam este tipo de leitura :)
      Obrigadíssimo pelo carinho, presença e participação!!
      Um mega beijoooo e que a semana seja de alegrias para você e sua família :D

      Excluir
  30. Sam, como discordar do seu texto?
    No começo do blogue, algumas pessoas reclamavam que eu escrevia muito. Não mudei e elas se acostumaram. Quem não se acostumou, não voltou mais. Até isso, ajuda-nos a agregar pessoas que possuem as mesmas afinidades.
    Cada um tem a sua forma de escrever ou mesmo comentar nos blogues, percebe? O que não entendo são pessoas que escrevem demasiadamente e quando comentam são econômicas com as palavras.
    Tive um amigo blogueiro com uma certa popularidade que desistiu de blogar, mas antes de desistir, ele fez um teste - andava insatisfeito com os comentários que tinha nos seus textos - que sempre foram muito profundos.
    Ele dizia que o texto que lhe dava mais trabalho mental, era o que menos comentários tinha... ele passou a fazer posts de uma frase. Escrevia o que vinha à cabeça. Nem ele entendia. Jorravam comentários.
    A decepção dele foi tremenda, pois ele constatou que as pessoas comentavam no blogue dele, apenas para terem visibilidade. Triste não?
    Ah, estou tão habituada a ler que quando não tenho tempo, percebo que fico irritada. O exercício mental é mesmo como o físico; se o corpo pede endorfinas, o cérebro também.
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Luma, tudo bem? Puxa que prazer recebê-la por aqui :)

      Aqui também tem isso, algumas pessoas reclamam do tamanho dos artigos, eu levo isso em consideração e sempre reviso para ver se não tem informações repetidas ou se a leitura esta maçante, etc, mas se é preciso ser grandão para passar minha mensagem, eu deixo :)
      Até comentei com o Adelson sobre isso, que eu preferia deixar assim e receber aqueles que realmente não se importam com uma leitura extensa, desde que seja interessante :) E como você sabiamente disse, com isso vamos atraindo iguais e formando um grupo com os mesmos interesses, aqui por exemplo raramente aparece os Me segue, que te sigo nos comentários, acho que rolar o texto todo até os faz desanimar kkk
      Também fico surpresa quando um autor que gosta de escrever bastante comenta de forma econômica... Eu não consigo, até me piada eu deixo comentários enormes rsrsrs Aqui mesmo no blog, eu sempre escrevo mais que os amigos nas respostas rsrsrs sou mesmo exagerada :p
      Este relato que nos trouxe é mesmo muito triste e nos mostra a realidade... Nós que navegamos por aí nos blogs podemos perceber isso, sábado mesmo eu estava falando isso com meu marido, vejo blogs com textos incríveis, mas sem nenhum comentário...
      Desde pequena também gosto de ler e muitos temas me interessam, acho que a curiosidade também nos impele a isso, e depois que criei o blog este gosto aumentou e aprendi muuuuuuuuuito mesmo, e espero aprender sempre mais :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijooo e boa semana :D

      Excluir
  31. Samanta, excelente texto. Infelizmente muita gente sente preguiça de ler sim. Também tento escrever um texto não muito longo mas nem sempre consigo. E muitas vezes vc constata a preguiça das pessoas nos comentários. Tem alguns que demonstram claramente que a pessoa não leu nem a metade do texto. Uma lástima.

    Confesso que há tempos não leio livros, mas jornal todo dia. E claro, os blogs dos amigos. Enfim, mais uma vez vc escreveu sobre algo pertinente. Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, tudo bem? :)

      Que bom que gostou do texto :) Por aqui eu procuro enxugar o máximo que posso os textos, mas como gosto de expor todos os pontos de um tema, ou pelo menos tento, fica difícil o texto não ficar extenso... E alguns reclamam rsrs Mas como a Luma disse, com isso acabamos filtrando a audiência, e no fim, acabam vindo os amigos que realmente gostam de se informar e não se importam com isso, o que acho muito bom, mas como você disse, sempre tem os preguiçosos que além de não ler, ainda se arriscam a comentar mesmo assim...
      Também estou lenta nas leituras de livros, mas estou sempre lendo algo, isso me ajuda demais aqui no blog e também na vida :) Adoro :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  32. Oi, Sam.... muito bom o tema.
    Eu não digo que tenho peguiça, eu digo que tenho pressa! E uma mania feia... qdo abro um blog, vou até o final pra ver o tamanho do texto. Começo a ler e se o assunto for bom, eu deixo aberto pra ler com calma, mais tarde, ou até outro dia. Mas qdo eu começo a ler e a leitura não me prende, faço aquela leitura dinâmica, sabe? E acabo lendo tudo, mas bem mais rápido.
    Engraçado que com livros eu tenho muita dificuldade. Divago muito... leio duas, três páginas e na quarta se eu não me esforçar muito pra prestar atenção, ao final nem sei o que li. Isso aconteceu depois que tive depressão. Deve ser déficit de atenção, como já me disseram.
    Mas uma boa leitura, um bom texto, um blog de qualidade, eu não dispenso. Posso não ir todos os dias, mas não dispenso de minha lista de favoritos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Clara, tudo bem? :D

      Sabe amiga, eu já passei por esta fase da pressa, sei como é, no meu trabalho, tenho que ler cerca de 2000 descrições de artigos por dia para ver se está tudo ok, e também temos as leituras rápidas nas redes sociais, temos nossos afazeres, nossos blogs, coments para responder etc etc quando percebi, eu estava lendo com pressa também tipo "passando o olho" e no final, não assimilava nada... Foi aí que comecei a me policiar para voltar a me entregar às leituras como fazia antes. Com este nosso ritmo de vida, é complicado mesmo parar um pouco e fazer algo com calma, você faz bem em deixar separado o texto para voltar depois quando está disposta e ler mais tranquilamente :)
      Quando tive depressão profunda a uns tempos atrás, senti isso que você falou, eu lia, lia e quando percebia, estava pensando em sei lá o que e não tinha lido nada, na verdade, acho que precisamos mesmo estar bem para conseguir esta entrega total à leitura :)
      Por ser assim "distraída" prefiro ler também sobre temas que me prendam e agradem bastante, não consigo me focar em ficção, por exemplo, prefiro temas mais realistas, então escolho estes e me divirto :)
      Também não consigo visitar os amigos como gostaria em seus blogs, mas sempre que posso estou lá, aprendo muito com todos vocês!

      Amiga, obrigado por vir participar e pela conversa, gostei muito da sua sinceridade e de poder trocar idéias contigo sobre estas situações em nossas vidas :)

      Um mega beijãoooooooo e boa semana :D

      Excluir
  33. Anônimo26/3/13

    Oi Sam,Boa Noite!
    Sempre com ótimos artigos!
    Antes de me cadastrar no Dihitt, lia 2 livros por semana, fizeram um levantamento na biblioteca pública e constataram que eu pegava mais livros, entre alunos e pessoas de um modo geral. O livro mais complicado pra mim foi "O mundo de Sofia" eram tantos filosofos, divergindo das idéias uns dos outros que cansavam, mas como sou muito curiosa queria saber quem mandava as dicas para a personagem central, fui até o final.A maioria eu anotei, para não correr o risco de pegar novamente, depois parei de anotar.Atualmente entre o Dihitt e horas vagas, estou no 2 livro da Trilogia 50 tons de cinza (falaram tanto no livro que não poderia deixar de ler). Amo livros, fico "abduzida" quando estou lendo.
    Aqui no Dihitt gosto de ler, antes de votar, o texto até pode ser grande mas leio.Fazer comentários em todos as vezes se torna impossivel.
    Não escrevo mais o texto no dihitt, só a palhinha inicial e o restante no blog, então percebi que nem todos lêem, acho que é o tempo de abrir o blog, mas comentam Belo texto.O meu maior problema é espanar meus pensamentos em comentários, está ali na ponta da lingua mas não sai, dai acabo fazendo como os outros. Belo Texto! Já melhorei bastante nesse aspecto, mas contigo e mais algumas pessoas, falo demais!
    Obs! Leio devagar, quero prestar atenção na nova ortografia, porque agora nem sei mais se acento tem acento, se tiraram o hifem enfim...
    Mas preguiça mental eu não tenho, mas queria que as horas passassem bem devagar, para dar conta de ler postagens legais dos amigos. Cito aqui o Frank, sempre com ótimas postagens e bem atualizadas, adoro, fico umas 2 horas só nos artigos dele, mas nao comento, porque levaria mais 2 horas.
    Nossa! correndo a barra, percebi que meu texto está longo demais.
    Vou finalizar dizendo que a leitura me capacitou a dialogar bem melhor!
    No mundo real e virtual acho que também.
    Abraços com muito carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Madalena, como vai? :)

      As redes sociais são ótimas para oferecer informações atualizadas e variadas, mas às vezes também nos toma um tempo precioso que poderia ser dedicado a uma leitura mais elaborada, creio que podemos achar um meio termo e fazer as duas coisas, aproveitando ao máximo esta variedade de leituras que está a apenas um clique de distância de nós :)
      Com este ritmo de vida que temos atualmente, ando devagar nas leituras de livros, mas gosto sempre de estar lendo algum ,mesmo que demore mais do que antes de ser ativa na net, também gosto de revistas, etc. Infelizmente, como você disse, muitas pessoas desistem de um artigo por causa do tamanho, aqui no blog mesmo, às vezes reclamam, eu não entendo como uma pessoa pode achar ruim gastar 10 minutos em uma leitura que pode trazer algo bom bom a ela, mas enfim, vemos muito isso por aí, as pessoas abrindo mão de alguns minutos para ter mais conhecimentos e preferindo se dedicar a algo irrelevante. Sei que entretenimento é necessário, mas não é só deste tipo de informação que se vive a vida...
      Uma coisa interessante que você mencionou é sobre comentar, a leitura também ajuda bastante nisso, pois enriquece nosso vocabulário e nos dá mais confiança e riqueza para expormos nossos argumentos :) Para mim, por exemplo a leitura ajuda bastante tanto a escrever os artigos como comentar :)
      Eu também queria ter mais tempo para poder visitar os blogs de todos os amigos, é algo que adoro fazer, aprendo muito lendo sobre os mais variados temas que cada um de vocês oferece, infelizmente não tem como, mas sempre que dá, eu apareço com muito gosto e nem tenho palavras para descrever minha gratidão por tudo que me ensinaram com suas postagens :)
      Não se preocupe com a extensão do comentário, eu adoro conversar :)

      Muito obrigada pelo carinho, presença e participação!
      Um beijãoooooooo e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  34. Cara amiga,
    Muito legal este assunto. Realmente você tocou no ponto fraco de muita gente. Dizem que o brasileiro lê pouco por absoluta preguiça, mas não devemos acreditar em tudo que nos dizem, né? Acho que todo mundo lê um pouco...É claro que existem textos, livros e afins que a gente acaba abandonando por serem chatos, cansativos ou complicados demais.
    Eu não sou de ler muito. Leio o que me chama a atenção e coisas que tenho vontade de saber...Ai caio nas pesquisas e vou lendo tudo que posso.Minha curiosidade dá uma ajudinha no meu desenvolvimento mental, porém não faço nada para agradar a terceiros. Só leio se sentir vontade e se for algo proveitoso, interessante, necessário. Hoje mesmo eu estava lendo sobre religião, pois alguns comportamentos evangélicos me surpreendem e procuro respostas...Li muita coisa, mas quando começou a entrar num estágio absurdo ( para mim), e que o "papo" já estava me irritando, abandonei...Talvez volte ao assunto, mas para isso primeiro preciso aliviar a mente...
    Nas redes sociais evito ler as noticias bobas, gosto mesmo é de um bom texto, de uma boa crônica, de assuntos que possamos discutir numa boa...
    É por aí...
    Parabéns pelo belo texto. Li tudinho. Rsssss
    Bjão
    Eloy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, tudo bem? :)

      Que bom que gostou do tema, creio que é um assunto relevante para todos nós, principalmente para quem é blogueiro, onde a leitura torna-se necessária :)
      Também tenho um perfil de leitura parecido com o seu, embora eu goste muito de ler um livro, desde pequena, revistas, textos, etc etc, não sou daquelas que lê algo que considera desinteressante. Minha mãe por exemplo gosta tanto de ler que se ela escolhe um livro de 387632482 páginas e o mesmo for ruim, ela lê até o final de qualquer jeito rsrs Eu admiro isso :) Mas prefiro também me dedicar a leituras que me chamem atenção, aí tudo flui melhor e além de adquirir algum conhecimento, é bastante prazeroso :)
      Eu até curto umas bobagens nas redes sociais, me divirto a beça, mas acho que a quantidade é tanta que acaba ficando meio maçante e entendiante, gostaria que tivesse um equilíbrio maior entre amenidades e textos mais elaborados, mas enfim, temos nas mãos a net onde a distância entre nós e algum texto que a gente queira ler é de apenas um clique, então está tudo bem :)
      Desde pequena gosto de ler, creio que movida pela curiosidade, como você mencionou, aliás, é a curiosidade que me faz ler sobre os assuntos mais variados até hoje, por isso sempre prefiro livros baseados em histórias reais etc, este lado me atrai mais do que ficção, e também por ter tido o exemplo da minha mãe, que como te falei, é uma apaixonada por leitura :)
      Já caí na armadilha de ler tudo correndo, sem perceber, acho que estava ficando com este mal hábito por causa do trabalho, mas felizmente caí em mim, e voltei a me entregar à leitura como deve ser :)

      Muuuito obrigado pela presença e pela "prosa"!!
      Um beijãozão e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  35. Oi Samanta. Como vai
    Outro artigo bem atual que não deixa ninguém indiferente, a não ser aqueles que, realmente, têm preguiça de ler. Tem razão quando fala que as redes sociais - que publicam notícias ao minuto e bem curtas - sejam um bom motivo para desincentivar aqueles que não são adeptos da leitura e contribuam também para "arrefecer", o entusiasmo daqueles que são apaixonados. Não é o meu caso porque sou uma apaixonada inata. Quando começo a ler um livro que me "prende" desde a primeira frase, não descanso enquanto não chego ao fim. Bem vê os meus comentários que
    parecem "testamentos". Tal como a Samanta, eu também sou daquelas pessoas que gostam de "esmiuçar" o que escrevo para que, quem lê, compreenda a mensagem que quero transmitir. Mas reconheço que devia ser mais sucinta.
    Quanto a mim, eu não tenho preguiça de ler. Pelo contrário: se tivesse mais tempo lia muito mais. Lembro-me que, na minha juventude, e com "tanta sede de saber", pensava, e por vezes dizia, que gostaria de ter tempo para ler todos os livros que existem ao cimo da Terra. Tenho a noção de que isso seria impossível. Nem mesmo terei tempo para ler todos os que tenho. Sempre li pouco ao longo da minha vida por falta de tempo e talvez esse facto também tenha contribuído para a minha "sede" de ler, aprender e saber. A título de curiosidade, digo-lhe que acabei de ler um livro que me apaixonou na minha juventude. Não saberia explicar porquê. Já lá vão quase 40 anos. Era um livro da Biblioteca. Durante muito tempo, e mesmo recentemente, procurei esse livro em todas as livrarias onde entrava e nunca mais o encontrei à venda. Há cerca de um mês, entrei numa livraria em Lisboa - estive uns dias em casa da minha filha - e fiquei encantada quando, sem procurar nem me lembrar mais do livro, ele "apareceu" mesmo ali na minha frente! Rejubilei de alegria e, penso que se fosse mesmo caro que o adquiria. Mas era relativamente barato. É claro que o comprei. Contei à minha filha e ao seu companheiro a minha história sobre o livro e eles ficaram encantados por tê-lo encontrado quando nem sequer o procurava.
    É "Jane Eyre" e é da autoria de Charlote Bronte. Foi escrito no século dezoito, mas conta uma história intemporal. Em relação à escritora, tinha mais duas irmãs que também publicaram. Anne Bronte e Emily Bronte, esta última escreveu o célebre romance " O Monte dos Vendavais" que também li há muitos anos. Talvez a Samanta conheça ou por ter lido ou pela adaptação ao cinema.
    Peço desculpa pelo grande comentário. Mas se tiver pouco tempo - que eu sei que tem - não se preocupe em escrever um comentário. Eu sei que gosta de responder a todos mas, quando são desmesuradamente grandes, o melhor é responder apenas com algumas palavras. Se o fizer, eu não fico nada aborrecida. E, como já tenho escrito, vou lendo, enquanto puder, os seus bons artigos, com os quais aprendo sempre algo de novo.
    Boa semana e Beijinho Grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga, como vai? Por aqui tudo bem, espero que contigo também :)

      Fico feliz que tenha apreciado o artigo! :)
      Percebo que com o avanço das redes sociais, muitos estão ficando satisfeitos com esta enxurrada de notícias e artigos que, às vezes, são superficiais e deixando um pouco de lado leituras mais elaboradas... Mas como você disse, para quem gosta mesmo de ler, acredito que não prejudique este gosto pela leitura, pelo menos, vejo que nós duas estamos salvas rsrsrs Também continuo com o mesmo gosto pela leitura, aliás depois de criar o blog, ainda mais :)
      Assim como você, prefiro escrever um texto ou comentário longo onde eu exponha meu ponto de vista de forma clara, mas bem explicadinha e gosto muito de fazer isso, comentei com uma amiga logo acima, que até em postagens de piada eu escrevo comentários enormes rsrsrs
      Também sinto por não ter mais tempo para todas as leituras que gostaria, mas procuro me esforçar para não deixar este hábito de lado :) Me identifiquei com sua colocação, pois a curiosidade sobre diversos temas também é o que me move em buscas de novas leituras :)
      Aqui no Brasil estou sempre procurando nos "sebos" livros mais antigos que geralmente não encontramos mais nas livrarias, mas que são leituras maravilhosas! Estes dias mesmo comprei um para presentear minha mãe, que também gosta muito de ler, e agora com a facilidade da internet, encontrei os sebos virtuais! Procuro nem acessar muito estes sites porque a vontade é mesmo de comprar tudo rsrsrs mas como você disse, o tempo é curto, então vou comprando conforme posso ler :)
      Gostei muito da sua história com o livro, não conheço esta obra, mas vou anotar aqui para conferir! Imagino como foi gratificante esta surpresa de encontrá-lo!
      Não precisa se desculpar pelo comentário, como sabe, eu adoro conversar e para mim é um grande prazer recebê-la aqui para trocarmos idéias e bater um papo! É para isso que mantenho o blog, para poder conversar com os amigos, isos me distrai e agrada muito! :)

      Agradeço imensamente sua presença e participação!
      Um beijo e um grande abraço! Que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  36. Oi Sam,
    Absolutamente não.
    Sou uma enlouquecida por leitura.
    Leio de tudo: bula de remédio, folheto colada no ponto de ônibus, rótulo de produtos, encartes de discos e cd’s, avisos, propagandas em geral... Tudo que tiver letrinhas eu leio. Rsrsrs
    Mas o que mais gosto mesmo é de ler um bom livro.
    Creio que quem ler mais, conhece mais, sabe mais, compreende mais, viaja mais e, sobretudo, aprimora a escrita. Detesto o massacre do idioma em curso na web.
    Estou lendo agora, página por página: Os filhos dos Dias e a Bíblia segundo Beliel.
    É isso.
    Gostei.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooo Beth, tudo bem? Que bom que veio participar e gostou do artigo, obrigada! :)

      Eu tinha mesmo esta impressão sobre você, fica muito nítido quando uma pessoa tem o gosto pela leitura na forma como ela se expressa, e você faz isso maravilhosamente :)
      Como você sabiamente disse, quem tem o hábito de ler tem mais conhecimentos, tanto sobre o mundo quando sobre ela mesma, a leitura melhora nossa comunicação, aguça a imaginação e criatividade, etc, os benefícios são muitos :)
      Gostei das suas dicas de livros, vou anotar aqui :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Um beijão e boa semana :D

      Excluir
  37. Esse tema é muito importante! Afinal até hoje, batalhamos muito pras crianças crescerem tendo a vontade de ler.. Por isso muitos pais , gostam de ler umas histórinhas pros filhos antes de dormir. Assim, eles vão criando cada dia mais interesse na leitura;e
    assim quando adultos, lerem muito e aprenderem com isso o uso correto das palavras de portugues, e mesmo o interesse da leitura de modo geral.
    Gosto muito de ler...alguns assuntos outros não!! Mas, tem dias que não consigo me concentrar..posso ler muito e dizer q não li nada...Mas, e ai...o que se faz???Tive uma idéia..vou procurar um assunto para postar no meu blog..beijosss....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem ja fiz uma materia sobre as dificuldades de concentração...em primeira mão pra vc!!
      http://mariangela-variedades.blogspot.com.br/2013/03/dificuldades-para-se-concentrar-na.html

      Excluir
    2. OI querida grande beijo!!
      em primeira mão vai ai pra vc.. a materia sobre a dificuldade de concentração...

      Quem não tem um pouco de dificuldade para se concentrar? Vamos saber porque acontece isso; e em seguida umas boas dicas pra tentar concentrar melhor...siga ai comente e compartilhe com seus amigos!

      Excluir
    3. Olá querida Mari Angela, como vai? :)

      Também considero muito importante o esforço de alguns pais no incentivo da leitura para seus filhos, foi com o incentivo da minha mãe, que é apaixonada por leitura que desde pequena me interesso por livros , revistas etc e hoje com a internet, blogs e tc também gosto muito de navegar e ler sbre os mais diversos temas e isso me ajudou bastante na vida pessoal e profissional, assim como também me ajuda muito na criação de conteúdo para o blog :)
      Assim como você, tenho minahs preferências de leitura, alguns temas não me atraem muito, às vezes leio mais para conhecer a fundo o tema, mas prefiro mesmo me dedicar aos que me interessam, assim as leituras são mais prazerosas :)
      Como mencionou, existem dias em que estou meio distraída ou com a cabeça cheia e não consigo me concentrar, aí respeito meus limites e deixo para ler em outro momento, senão acontece como você disse, leio e não assimilo nada... :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijo e boa semana :)

      Excluir
    4. Olá Mari Angela, simplesmente amei o artigo!!! Já comentei por lá e no dihitt também :)
      Se me permitir eu gostaria de citar como recomendação (com link) neste artigo :)
      Obrigado por compartilhar conosco informações importantes como esta :) Como relatei por lá, também tenho problemas com isso e é importante estarmos atentos para poder aproveitar ao máximo os benefícios de uma boa leitura :)

      Beijossss

      Excluir
    5. esta permitido, nm precisa perguntar..sempre que quiser é só recomendar! bjos

      Excluir
    6. Obrigada Mari Angela! Já coloquei como recomendação de leitura nesta postagem :)

      Grande beijooo :)

      Excluir
  38. Anônimo26/3/13

    Oi Sammy
    Apesar do tema já ter sido bastante discutido, você trouxe a luz alguns aspectos bem interessantes, um deles é a questão do tamanho do texto:Em algumas circunstancias tive que optar por fazer um texto bem longo em sem fotos...ele acabou ficando as moscas...hoje eu geralmente faço uma interação entre texto e imagem com subtítulos fazendo ele perder cada vez mais o aspecto denso...como você disse é uma arte enxugar o texto, porém isso fica complicado e as vezes acaba depreciando o trabalho por falta de referências mais precisas...É uma arte fazer o público ler e isso torna bem fatigante o trabalho do escritot...e por mais que você tenha capacidade de encurtar, sempre vai faltar alguma coisa e isso é meio frustrante, mas acabei me acostumando e deixo o que falta pra outra postagem, fazer o que né? rsrsrs
    Agora quanto aos aspectos benéficos da leitura, ah isso não tem preço...sem o hábito de ler bastante não ha cidadania, nem há um bom desenvolvimento de qualquer profissão de nível superior. Ela entra com uma papel chave no sucesso dos trabalhos artísticos.
    abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helloooo Marcos, tudo bem? :) Que bom que veio participar :)

      Sempre quis escrever sobre este tema e nas minhas buscas para pesquisa, vi que realmente existem muitos artigos interessantes sobre o assunto, temos muitas opiniões sobre como anda a curso da leitura com tantos avanços tecnológicos, etc :)
      Aqui no blog de vez em quando alguém reclama do tamanho dos textos, eu procuro levar isso em consideração e enxugar o quanto posso, mas nem sempre isso resolve rsrsrs pois gosto de deixar o artigo bem completo, então, como você disse, enxugando demais acabamos por retirar alguma informação que poderia ser útil.
      Em alguns casos, sigo sua sugestão e faço mais de uma postagem, mas a maioria deixo enorme mesmo rsrs Como a Luma disse, isso é bom para filtrar a audiência, pois aí, visitam mesmo só aqueles que não se importam com este detalhe e sim com o conteúdo :)
      Concordo contigo que não é mesmo nada fácil para nós achar uma solução ou um meio termo.
      Sua colocação final é perfeita, sem leitura não há cidadania e evolução seja ela pessoal ou profissional :)

      Muito obrigado pela presença e participação, é sempre um prazer conversar contigo :)
      Grande abraço e bom restinho de semana :D

      Excluir
  39. Anônimo27/3/13

    Olá minha querida!

    Eu simplesmente amo ler! Muitas vezes passo por blogs maravilhosos, leio quase que todos os posts (quando me interesso pelo assunto postado ali).
    Prefiro muito mais ler do que comentar, preciso confessar esse delito rsrs.
    Não somente na internet, livros também são coisas que me deixam maravilhadas. O último que li, nesse mês foi 'A culpa é das estrelas', realmente muito bom.
    A novidade, que logo postarei em meu blog, mas já adiantando aqui, estou escrevendo um livro. Tchan tchan tchan tchan!!! :))

    Beijo amiga, feliz páscoa :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooo queridona, tudo bem amiga? :D

      Também adoro ler, e alguns blogs realmente são hipnóticos rsrs quando chegamos em um espaço assim é difícil sair, é muito gostoso ler sobre os mais diversos temas e conhecer outras visões e informações sobre algum assunto, acho que por isso me apaixono cada vez mais por este meio :D
      Já comentar, eu também adoroooo, sou daquelas que empolgam (já deu para perceber né rsrs ) até em piada eu comento horrores rsrsrs Gostaria de ter mais tempo para esta atividade...
      Opaaaaaaaaa, que novidade legal!!! Parabéns amiga!!! Tenho certeza de que será um sucesso! Vou comprar, lóóógicooo :D

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Um mega beijooo e bom restinho de semana :D

      Excluir
  40. Anônimo27/3/13

    me deixa maravilhada*

    ResponderExcluir
  41. Olá amiga, tudo bem com você?

    Quando eu fazia faculdade de Letras, por diversas vezes li coisas a respeito do tema: "as pessoas não gostam de ler", "o brasileiro tem a cultura de não gostar de estudar", etc. Mas, infelizmente, as pessoas de um modo geral não gostam muito de ler, de estudar, enfim, de ficarem "presas" lendo um livro, ou algo muito extenso na internet.

    É entristecedor também porque vivemos em um país no qual existem quase 15 milhões de pessoas analfabetas e mais outros milhões de analfabetos funcionais (pessoas que leem um pequeno texto, mas não são capazes de interpretá-lo de maneira satisfatória), o ensino deixa a desejar em todos os níveis, desde do ensino fundamental até o superior, a qualidade de ensino de instituições particulares do Brasil perdem para instituições públicas de países como a Argentina, aliás, o qualidade do ensino brasileiro hoje, já era a qualidade que Argentina tinha em 1920.

    Diante de tantos problemas na educação, as pessoas deveriam agir de maneira bem diferente, pois como você mesma disse, a leitura enriquece nosso conhecimento, nosso vocabulário, nosso entendimemto sobre diversos assuntos, sejam eles políticos, socias, ou econômicos.

    Um livro que fica numa prateleira qualquer, será apenas um conhecimento que não foi passado a alguém.


    Abração e um ótimo resto de semana!

    Feliz Páscoa para você e sua família!

    Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, como vai? Por aqui tudo bem :)
      Mil perdões pela demora na resposta, mas eu ando meio enrolada comigo mesma kkk preciso me organizar melhor para conciliar meus afazeres :)

      Também percebo que muitas pessoas não gostam mesmo de ler, só o fazem por obrigação na época dos estudos, mas não tem muito gosto pela leitura...
      Você nos trouxe colocações importantíssimas sobre os analfabetos funcionais e a situação da educação em nosso país, que realmente é lamentável, sinceramente não sei onde vamos parar com a coisa do jeito que está... Outro dia mesmo eu estava comentando no blog da Clara onde ela escreveu sobre o episódio da redação no Enem... nem somos assim tão velhas, mas na minha época, apesar de ter estudado em alguns colégios mais humildes, a rotina era mais exigente e tínhamos mais incentivo para ler e escrever... Espero que futuramente esta realidade mude e tenhamos uma educação de mais qualidade para todos.
      Como você disse, já que estamos nesta situação, muito do nosso aprendizado e crescimento depende de nós, vejo pela minha mãe que não terminou os estudos, mas lê muito desde criança e conseguiu um cargo de chefia que administra muito bem! Ler nos traz muitos benefícios e para nós, blogueiros, é uma atividade necessária :)
      Gostei da sua frase final, um livro na estante é um conhecimento desperdiçado...

      Amigo, agradeço muito sua presença e participação complementando a postagem :)
      Um enorme abraço e que a semana seja ótima para você e sua família!

      Excluir
  42. Oi amiga virtual Samanta, particularmente gosto muito de ler, e tenho um pequeno truque para não perder o hábito. Costumo marcar com clipe dez páginas, daí leio 10 páginas todo dia.
    Grande abraço, saúde, boas leituras e paz interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milton, tudo bem? Que bom que veio participar :D

      Adorei sua dica para não desanimar e manter constantemente o hábito de ler, vou adotar também!!
      Muito obrigado por compartilhar conosco, tenho certeza que vai ser útil para os que passarem por aqui :D

      Agradeço sua presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana para você e sua família :D

      Excluir
  43. Hello Sam,
    Ler é maravilhoso,desde pequena que adoro ler.Livros,revistas,agora os blogs e tudo mais que apareça.
    Acho que a leitura deve ser incentivada sempre,vejo muitas crianças que já crescem sem esse hábito e que torcem a cara quando alguém lhes oferece um livro,essas mesmas crianças ficam horas paradas em frente a um videogame ou computador sem ver o dia lá fora,mal sabem elas que um livro pode te levar pra outros mundos.
    Mas com a educação que esse país oferece fica bem difícil né e se as pessoas que exercem influência sobre as crianças não cultivam esse hábito pior ainda.
    Concordo com o que você falou,só há um estímulo quando a leitura é boa,quando nos prende de alguma maneira,quando nos dá prazer.
    Tem muitas coisas que leio e me encontro,é realmente maravilhoso quando isso acontece não é?!

    Que você tenha uma páscoa de luz e alegria!
    abraçãooo =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helloooooooooo Suu, tudo bem flor? :)

      Que bom que desde pequena tem o hábito de ler, isso sem dúvidas lhe trouxe o gosto pela escrita, não é mesmo? Vejo que se expressa muito bem, e isso é característica de quem gosta de ler pois afeta diretamente nossa maneira de expressar nossos pensamentos, enriquece demais a comunicação seja ela verbal ou escrita :)
      Também percebo que cada vez mais as crianças estão distantes da leitura... Isso é muito triste, pois como o Elizeu colocou, a educação anda precária, então muito do nosso aprendizado depende da leitura e do nosso esforço pessoal...
      Assim como você, fico encantada quando leio algo que me toca ou então me ensina algo, é uma sensação maravilhosa terminar a leitura e saber que de alguma forma, somos pessoas melhores e aprendemos alguma coisa :D

      Amiga, mil perdões pela demora na resposta, ando meio enrolada comigo mesma hehehe preciso me organizar melhor :)
      Muito obrigada pela presença e participação!
      Um super beijãoooooooo e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  44. Anônimo30/3/13

    Oi!

    Acho que vai muito do assunto pois tem alguns que não conseguem prender a atenção.

    Tenha um ótimo fim de semana! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tofurosa, como vai? :)

      Sem dúvidas uma boa leitura também depende do empenho do autor em escrever um texto ou um livro de forma que fique atraente e interessante, cativando assim, a atenção do leitor :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande beijo e boa semana :D

      Excluir
  45. Oi, Sam, como vai? :D
    Gostei do termo sedentarismo intelectual, faz todo o sentido! Ler é um hábito que se desenvolve mesmo, sou a prova viva disso! Comecei a ler na adolescência e hoje tenho prazer de ler tudo, inclusive tem aquilo, quanto mais lemos, mais dinâmica se torna a leitura. Quando iniciei minhas leituras em livros tipo "Sabrina" levava uns 15 dias de empenho lendo um livro desses...hoje eu leio um do mesmo tamanho em dois dias (nas férias, claro), com qualidade!
    Concordo contigo, nosso vocabulário melhora, as ideias ventilam e nos tornamos até mais interessantes, pois temos uma gama de assuntos mais ampliada para conversar.
    Justamente por ler alguns comentários aprendi a fazer como você, escrever o texto, revisar, tirar palavras desnecessárias, substituir, até que tome forma definitiva de maneira mais sucinta possível, sem perder a essência. É fato que textos longos demais afastam os leitores, e queira ou não, nesse meio de interação precisamos nos preocupar com a qualidade do que vai ao ar. Mas também é fato que já li textos extensos maravilhosos e nada cansativos...mas nem todos pensam assim.
    Um abraço, linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooo querida Bia, tudo bem e contigo? :)

      Também gostei muito deste termo, encontrei a citação na net e acho que em poucas palavras a Camila soube descrever bem este problema :)
      Concordo contigo, ler é um hábito que se desenvolve com a prática e quando valorizamos todo o aprendizado que vem junto, acabamos tomando muito gosto pela atividade :)
      Também leio desde pequena e após o blog, intensifiquei as leituras e hoje, quando vejo meus artigos anteriores, percebo o quanto a leitura tem me ajudado sempre a melhorar minha forma de me expressar seja na escrita ou aqui fora :)
      Eu falo e escrevo para chuchu rsrsrs mas procuro enxugar os textos para respeitar o tempo e as preferências dos leitores, pois é para vocês que escrevo :) E com isso, estou aprendendo a ser mais objetiva e também sou grata por isso :) Embora meus textos ainda sejam longos a beça rsrs em vista do que vemos pela blogosfera :) Mas eu chego lá :)
      Eu particularmente não me importo com o tamanho, mas como você disse, quando temos um espaço público, precisamos considerar a experiência dos que nos visitam e criar um equilíbrio :)

      Muuuito obrigada pela presença e participação!
      Mega beijooooooooo!!:)

      Excluir
  46. Olá, Samanta.
    Tudo bem?

    Que felicidade maravilhosa que senti ao ler seu texto. Isso porque, felizmente me identifiquei com as características dispostas nele. Fico realmente muito contente ao perceber que não sou o único a estender minhas explicações, esperando que se tornem o mais claro possível =D
    Se tratando de leitura o ponto principal é gostar e sentir-se motivado por aquilo que se lê. Muitas pessoas acabam achando um tormento pegar um livro e dispor-se a desvendá-lo, mas isso ocorre geralmente por não estarem em contato direto com a leitura. Gostaria de complementar que não sou contra nenhum tipo de manifestação cultural, como esta que vivemos, onde se fazem presentes as abreviações, gírias e mudança na escrita das palavras. Mas sinto-me ao menos constrangido por ser julgado incorreto, justamente por não pertencer à esse subgrupo social. A impressão que tenho é que futuramente tenhamos que nos adequar a esse sistema e que apoiá-lo. Já pensou ser privado de escrever? Bom... Espero estar errado.
    Me desculpo por esse meu lado filosófico xD. Tenho uma mania incomparável de ficar prestando atenção nas coisas.
    Bom... O que gostaria de dizer, Sam, é que você pode escrever muito ou pouco, mas o que fará a diferença será sempre a vontade que se coloca numa obra. Seus leitores, sejam eles preguiçosos ou até mesmo afobados, vão sempre valorizar um trabalho que represente algo positivo a eles. E é isso que é bom. Conquistar seu espaço, por aqueles que te admiram pelo que é. Acho que esse fato se faz tão presente no seu blog, que todo mundo acaba sendo uma enorme família. Isso, diga-se de passagem, é extremamente lindo.

    Gostaria de te dar os parabéns. E por agradecer por estar curtindo o meu blog Uontem no Twitter. Um grande abraço moça, e continue fazendo esse belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus, tudo bem? Por aqui tudo jóia :)

      Que felicidade é a minha ao chegar aqui e encontrar um comentário como o seu! Eu aprecio demais pessoas que se expressam como você, com tanta gentileza e educação! É muito gratificante interagir com quem enriquece a postagem com comentários como o seu, muito obrigado!
      Sabe o que é engraçado? Quando comecei o blog, eu escrevia textos bem mais curtos, com o tempo percebi nos comentários que estava deixando muitas lacunas na minha mensagem... E por isso fui aumentando os textos, até ficarem imensos rsrs pois quando escrevo, quero passar a mensagem completa, sem deixar nada para trás. Mas isso não agrada a todos, infelizmente, muitos consideram textos grandes, enfadonhos... o que é uma pena, pois geralmente são ricos em informações.
      Tenho o mesmo receio que você, de que no futuro, tenhamos que nos adequar a esta nova forma de linguagem... Não sei se eu iria me adaptar, embora tenha a mente aberta para o novo, sou conservadora no que diz respeito a esta questão...
      Gostei muito da sua colocação sobre nosso empenho na hora de escrever, isso realmente acontece. Percebo que mesmo quando escrevo textos grandes, se eu passei uma mensagem de qualidade, útil e interessante, as pessoas participam mesmo assim e sou muito grata por isso, pois significa que pararam tudo, deixaram de lado a correria do cotidiano e ficaram um tempinho aqui, participando :) É isso que me motiva a melhorar sempre :)
      Fico feliz que tenha percebido o clima aqui do blog, como disse anteriormente, sou muito grata pelas pessoas que vem aqui e com toda consideração e carinho, participam, trocam idéias, conversam :) É este o motivo para que eu continue com o blog, é algo realmente mágico na minha vida :)

      Agradeço imensamente sua presença e participação, seja sempre bem vindo!
      Um enorme abraço!! :D

      Excluir
  47. Boa noite, Sam. Gostei do artigo, da questão do equilíbrio, que nem precisa ser muito extenso e nem pequeno demais.
    As pessoas não conseguem aliar sempre as duas coisas, há de se ter um enfoque, como você mesma disse, pensando em quem te lê.
    A correria do dia a dia, ou a preferência por não ler textos cansativos tem de ser levada em conta.
    Por outro lado, penso que quem não gosta não precisa ir a tais espaços, uma vez que não conseguirá ler tudo, ou não terá o tempo necessário para dividir suas tarefas. comentar como se deve.
    A questão é delicada. Concordo com você no tocante aos textos que nos prendem, por existirem autores que passam a mensagem com qualidade.
    Parabéns! Conhecimento sempre é bom! Você é talentosa e seus textos ricos!
    Beijos na alma!
    Feliz semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Patrícia!!! Tudo bem? Que bom recebê-la :D

      Mil perdões pela demora na resposta, estou meio enrolada, preciso organizar melhor meu tempo... Mas estou trabalhando nisso :)
      Fico feliz em saber que gostou do artigo.
      Eu gosto muito de esmiuçar um tema, mas procuro também não exagerar, pois meus textos normalmente são longos e eu escrevo para vocês, por isso procuro também considerar que as pessoas nem sempre tem tempo para uma leitura deste tipo ou então querem algo mais leve etc. O ideal é achar um equilíbrio entre nossa essência como escritor e também oferecer algo que o visitante goste :) Não é fácil, mas aprendo muito tentando fazer isso :)
      E como você reforçou, também penso que muito desta responsabilidade é do autor, de se esforçar para criar algo interessante :)
      Agradeço muitos seus elogios, vindo de uma pessoa como você que admiro muito e que escreve maravilhosamente, sinto-me lisonjeada :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação!
      Grande beijo e que a semana seja ótima para você e sua família :D

      Excluir
  48. Anônimo5/4/13

    Bom dia!
    Estou passando por aqui para informar que o meu blog agora te destaca na sidebar, como 'blog amigo', antigo sistema de parcerias.
    Anteriormente eu tinha uma página que direcionava ao link dos parceiros, no novo sistema do blog, TODOS os links vão ficar na sidebar, e espero visitá-los diariamente.
    Obrigada pelo carinho de sempre, se puder venha conferir as mudanças que o Planeta fará.
    Um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helloooooooo Vanda queridaaa, tudo bem amiga? :)

      Puxa que legal este destaque para os parceiros, logo logo vou lá conferir, agradeço muito seu carinho e apoio, e saiba que todos os visitantes vindos do Planeta são muito bem vindos aqui :)
      Obrigada pelo aviso e convite, esta semana apareço para conferir as novidades do meu Planeta favorito :D

      Grande beijooooooooooo e boa semana :D

      Excluir
  49. Leitura é hábito. Para adquiri-lo é preciso que o interessado saiba para que serve a leitura na vida pessoal e profissional. Sem as pessoas capazes de dizer os porquês dela, muitas serão as mentes atrofiadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronperlim, como vai? :)

      Gostei da sua colocação, creio também que é preciso saber o significado desta atividade, seja por lazer, aprendizado, etc :) Quando sabemos o quanto este hábito é enriquecedor e pode nos ajudar, sem dúvidas poderemos aproveitar muito mais :)

      Obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :)

      Excluir
  50. Olá, tudo bem? Navegando por esse mundo virtual encontrei seu blog e virei fã das suas postagens. Parabéns! Ler se torna ainda mais prazeroso quando o assunto chama atenção e o texto é bem escrito. Mas realmente essa problemática da preguiça pela leitura está atingindo muita gente, e o resultado disso é desastroso. As pessoas com preguiça intelectual tornam-se ignorantes, além de que a leitura dá um up no vocabulário né! Enfim, que as pessoas se conscientizem dessa importância. Abraços e bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathália, como vai? Seja muito bem vinda! Fico feliz em saber que gostou das postagens :)

      Como você mencionou, ler é ainda mais prazeroso quando é um tema que nos agrada, por isso recomendo para quem ainda não tem este hábito, escolher este tipo de leitura, assim fica mais fácil tomar gosto pela atividade e com o tempo, percebemos os benefícios e passamos a ler sobre quase tudo :)
      Super concordo contigo a leitura enriquece demais o vocabulário e para blogueiros então, é muito importante, pois temos que passar nossas mensagens da melhor maneira possível :D

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  51. Olá Samanta, quanto eu não fazia uma visita... Mas enfim, a preguiça é algo que tem sido realmente comum, até mesmo por que a maioria dos novos jovens já estão sendo criadas na maioria das vezes pela televisão, depois quando cresce até certo ponto vai para a internet e por aí vai, a leitura é sempre deixada de lado. Podemos ter uma base de quanto isso afeta, olhando a média de reprovações na redação da prova do ENEM...
    Curto muito a internet, mas ainda não troco um bom livro por horas na internet...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus, como vai? :) Que bom que veio participar :)

      Como você mencionou, infelizmente percebemos que a nova geração, por ter tantos atrativos tecnológicos, etc, e também a falta de incentivo de alguns pais, acabam não desenvolvendo o gosto pela leitura, mesmo que ela seja de textos na net, etc o que já seria de grande valia...
      O exemplo que nos trouxe sobre o Enem mostra bem esta triste realidade que espero que mude no futuro...
      Assim como você amoooooo a internet, mas reservo tempo também para livros e revistas, leituras virtuais são ótimas, mas um bom livro de papel nas mãos é uma experiência enriquecedora e maravilhosa que merece seu espaço independente da época em que estivermos :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  52. Olá Samanta!

    Eu posso dizer que sou um pouco preguiçoso e o motivo é por não ter o hábito de ler desde criança. Hoje enxergo que minha vida poderia ser bem melhor do que é,tanto na escrita como profissional rsrs.

    Ao mesmo tempo parei de lamentar pelo que já passou e procuro pensar só na solução e não no problema, isso só tem me ajudado muito a superar obstáculos.

    Atualmente sempre estou me esforçando para ler algum livro, mas o que leio mais são e-books (bons e ruins rs) que de certa forma me cativam a ler livros impressos.Uma dica boa que li foi que é bom variar o assunto do livro,por exemplo,O Hobbit para um Livro de finanças rsrs,também é muito bom ler 2 livros ao mesmo tempo.

    “Leia Dois Livros ao mesmo Tempo
    Ao forçar o cérebro a se lembrar do enredo de um e de outro, você amplia espaço para novas memórias. ”

    Compartilhei do FB,não sei de quem é rsrs

    Agora meu objetivo e aprender um novo idioma (Inglês que hoje em dia é obrigatório, assim como “mexer” com computadores era há anos atrás) e estou precisando me focar mais em como aprender e também levantar “bufunfa” para terminar o curso que estava fazendo rs.Essa Page/blog da Ana me ajudam muito a aprender mais em menos tempo https://www.facebook.com/VideoAulasByAna .

    Esse artigo http://www.osinvicioneiros.com.br/2013/04/preguica-de-ler-um-grande-dilema-nas.html complementa o seu também...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, como vai? :)

      Acredito que quando o hábito da leitura não vem desde a infância, pode ser um pouquinho mais complicado se habituar, mas achei muito legal da sua parte ter esta consciência de que a leitura é benéfica em vários aspectos e estar se esforçando para isso. Um exemplo para todos nós de que em qualquer época, basta querer e podemos tomar gosto por esta atividade :)
      Gostei muito das suas dicas, eu também gosto de variedade de assuntos para que a leitura não se torne maçante e na minha opinião, ler sobre vários assuntos é muito enriquecedor! :)
      Muito interessante também a informação que compartilhou sobre forçar o cérebro, acredito que realmente aconteça desta forma, quanto mais exercitamos a mente, mas ela fica "afiada" para novos desafios.
      Assim como você estou procurando formas e leituras para me aprimorar, tanto para crescimento pessoal como para ajudar a conseguir mais "bufunfa" rsrsrs
      Agradeço sua indicação de artigo, vou conferir :D

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  53. Oi Samanta. Seu texto é brilhante e compactuo com cada palavra sua. O filósofo francês, Roland Corbesier, num escrito majestoso, intitulado "O homem: o ser que pergunta", discorre sobre a necessidade premente de o homem aprender a falar corretamente, com o risco de não se tornar humano, pois quem tem um palavreado curto, também tem um pensamento truncado. Vemos que nossas crianças não estão sendo alfabetizadas de acordo porque não trazem de casa um vocabulário bem estruturado, assim, acabam por pensar e escrever mal também. Por consequência, a leitura, que deveria completar o prazer de falar bem, se torna um suplício, principalmente quando o texto é longo. O pensamento truncado impede que as pessoas tenham capacidade de resolver simples problemas, ainda mais que a tecnologia oferece quase tudo pronto para uso imediato e a mídia segue também essa tendência ao recortar matérias longas e transformá-las em informações rápidas, desobrigando as pessoas de pensarem e de reagirem criticamente. Esse 'bricolè' produz indivíduos apáticos, alienados em vários sentidos e incapazes de produzir sua subsistência, enfim, de existir.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto, como vai? É um prazer recebê-lo!! :D

      Seu comentário está perfeito e complementa maravilhosamente a postagem com questões muito importantes sobre nossa realidade no que diz respeito à educação.
      Também percebo que hoje em dia, além da falta de incentivo à leitura tanto nas escolas como nos lares, as crianças crescem sem gosto por esta atividade o que, sem dúvidas, como você sabiamente colocou, afeta diretamente a capacidade de se expressar e também de pensar e refletir.
      Outro ponto importante que vemos, é o que você nos trouxe da mídia cada vez mais "enxugar" a notícia, tornando-a pobre em informações, o que acostuma as pessoas a deixar de questionar ou analisar o que foi oferecido, pois sequer tem o conhecimento dos detalhes da situação.
      Creio que aceitarmos tudo sem questionamentos, deixar de refletir seja o assunto que for, nos torna, como você disse, seres apáticos e que estarão vivendo uma realidade superficial sem muita possibilidade de crescimento pessoal e isso também pode afetar o crescimento profissional...

      Agradeço imensamente sua presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  54. Olá Samanta!

    Confesso que lia bem pouco, cerca de 2 livros por ano, porém desde que iniciei nesse nosso mundo blogueiro, senti a necessidade de ler muito mais.

    Lia pouco por preguiça e dava a desculpa da falta de tempo.

    Hoje tenho muito menos tempo que antes e consigo ler bem mais.

    Ler é muito mais que abrir um livro... ler é um hábito sensacional.

    Parabéns pelo post e obrigado por contribuir com a cultura e educação do nosso povo.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá John, tudo bem? :)

      Gostei muito da sua sinceridade e do seu exemplo, pois nos mostra que com boa vontade e esforço, podemos incluir este hábito em nossas vidas o que sem dúvidas será muito enriquecedor em vários aspectos.
      Nós blogueiros, temos que ler muito para poder transmitir de uma forma clara e interessante nossas mensagens e também para estarmos sempre atualizados sobre nosso nicho e com isso, acabamos tendo também os benefícios da leitura em nossa vida pessoal e profissional :D

      Muito obrigado pela presença e por compartilhar conosco sua experiência nesta questão :)
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  55. Muito legal Samanta! É realmente incrível a quantidade de pessoas que conheço que sentem uma enorme preguiça de ler qualquer coisa... Não sabem o que estão perdendo!
    Ótimo post! Só dá preguiça de ler essa quantidade enorme de comentários! kkk
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, tudo bem? :)

      Realmente é grande a quantidade de pessoas que despreza esta atividade tão prazerosa e enriquecedora... Como você disse, não sabem as maravilhas que estão perdendo! Muitas oportunidades de crescimento e aprendizado! :)
      kkk Por causa deste detalhe dos comentários que coloquei uma setinha à direita que também desce, assim facilita vir mais rápido até o final da página ;)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  56. sabe custei pra chegar ate aqui pra postar esse comentario pra vc! e pensei não quero que você encare esse comentario como sendo mais um apenas, eu acredito que a leitura é a base de tudo, que por sinal você demostrou isso no seu post.
    Você tem um blog muito legal. continue assim


    retribua a visita no nosso blog no link
    http://blogtempoedinheiro.blogspot.com.br/
    e deixe um comentário também
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai? :)

      Sinta-se em casa aqui no blog e saiba que considero muito importante cada comentário :) Concordo com sua colocação, a leitura é uma atividade que afeta diretamente muitas áreas de nossas vidas e deve ser valorizada como tal :)

      Muito obrigado pelo convite, em breve irei visitar o seu blog e conferir as novidades :)
      Agradeço sua presença e participação!
      Grande abraço :)

      Excluir
  57. Anônimo17/4/13

    Oi querida!

    Adorei sua visitinha linda. Quais filmes mais gostou da Angelina?

    Pois é, rotina é dureza mas ao mesmo tempo testa o amor do casal. Eu e meu marido já pelo contrário adoramos a rotina, e é só passar algumas horinhas que já to meio com saudade.

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, tudo bem? Que gentil da sua parte vir responder meu comentário aqui no blog :)
      Eu sou super fã da Angelina, vi todos os filmes e gostei de todos, mas meus favoritos são : Gia e Pecado Original :D
      Acho que para a rotina ser prazerosa, depende de como encaramos isso, aqui em casa temos nossa rotina e isso não nos estressa, é gostoso se soubermos valorizar :) Que bom que você e sua marido sabem fazê-lo :)

      Um beijãooooooooooooo e boa quarta!!! :D

      Excluir
  58. Boa tarde querida amiga Samanta!!!
    Passei para agradecer seu carinho no post sobre os prêmios que minha filha ganhou e lhe desejar uma semana feliz e abençoada.
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga! Eu é que agradeço sua gentileza em vir aqui deixar este recadinho, foi um prazer participar da postagem, adorei os desenhos e me senti criança novamente :) Mais uma vez parabéns para a Tainá :)
      Grande beijooooooo

      Excluir
  59. Adorei seu texto Sam! Parabéns! :) Com certeza é isso que vem acontecendo de uns tempos pra cá... com as facilidades que estão ai o pessoal meio que ficou com preguiça de ver algo bem trabalhado e um pouco extenso, mas se a gente não parar um pouco acabamos perdendo muitas coisas boas da vida :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique, que bom que veio visitar e blog! Seja sempre muito bem vindo :)

      Fico feliz em saber que apreciou a postagem :)
      Realmente com tanta facilidade oferecida pelas novidades tecnológicas, muitas pessoas estão deixando de lado o gosto pela leitura devido à grande quantidade de notícias superficiais que estamos acostumados a ver por aí... Mas, como você disse, uma leitura elaborada e completa nos traz inúmeros benefícios e deve ser devidamente valorizada :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :)

      Excluir
  60. Oi querida Sam tudo bem? Adorei o texto. Sou apaixonada pela literatura. E concordo que é uma questão de hábito e de identificação. Beijos!

    ResponderExcluir
  61. Oi querida Sam tudo bem? Adorei o texto. Assim como muitos, sou apaixonada pela literatura.Concordo que seja uma questão de hábito. Mas também penso que quando nos identificamos com o texto vamos até o fim. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Fernanda, como vai? :) Por aqui tudo bem :)

      Fico feliz em saber que gostou da postagem! Também gosto muito de ler e penso como você, além de procurarmos cultivar este hábito, uma parte da responsabilidade também do autor em se dedicar e esforçar para que o texto seja interessante mantendo a atenção do leitor :)

      Muito obrigada pela presença e participação!!
      Um beijãooooooooooo e bom fim de semana :D

      Excluir
  62. Ficou duplicado. Sorry!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não esquenta com isso não :) Tudo bem :) Um beijãoooooooooo :D Muito obrigada por vir participar :D

      Excluir
  63. Anônimo4/5/13

    Olá,como vai?Tudo bem contigo?Bom,gostei muito do texto que compartilhou conosco;texto pelo qual me identifiquei bastante,principalmente com minha história:quando adolescente,com meus 16 anos,estava sendo uma tarefa muito difícil para se encontar o primeiro emprego.Mas eis que,havia um projeto em minha cidade que selecionava jovens de baixa renda e os encaminhava a diversos setores públicos para fazerem um estágio remunerado,até os 18 anos.Felizmente,fui selecionado e acredite,encaminhado para a Bibioteca Pública de minha cidade.Nossa,como foi excepcional este meu primeiro emprego,primeiro por descobrir os livros,e quantos haviam para serem descobertos...Eu tinha um mundo para ser descoberto,mergulhado,questionado,pensado...Havia um imenso prazer de cuidar de cada livro,de comtemplar aquelas prateleiras cheias de histórias,de sonhos,de poesia.Era sempre uma descoberta todos os dias:um novo livro que me era indicado por algum usuário ou simplesmente quando os auxiliava em sua pesquisas escolares.Nada mal para o primeiro emprego,principalmente quando se é homossexual e filho de um pai alcoolatra;e assim sendo,este foi durante quase dois anos o meu refúgio, o meu lar,e a minha salvação.Imaginar através dos livros para sair um pouco da realidade que me cercava e que não me era fácil;sonhar através dos livros o futuro que pelo qual lutava.Obrigado,um imenso obrigado aos livros.E saber que foram estes que me mantiveram vivo e firme durante os tempos de dor.Obrigado querida Sam.Um forte abraço na alma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai? Por aqui tudo bem ;)

      Fiquei encantada com seu depoimento! Agradeço muito mesmo que tenha vindo participar e que tenha compartilhado conosco esta sua maravilhosa história de vida, repleta de coragem e superação! Foi mesmo uma coisa maravilhosa que lhe aconteceu no primeiro emprego , pois o ambiente de leitura lhe abriu a mente para novos horizontes e lhe deu mais forças para seguir adiante apesar dos desafios da vida. E parabéns para você porque soube aproveitar e valorizar esta oportunidade! Pois de nada adiantaria se você não estivesse disposto a apreciar o que lhe veio às mãos :)
      Muito linda sua trajetória e inspiradora para todos nós,, um exemplo de vida e um relato que nos mostra como a leitura tem seu valor, pode nos ajudar e enriquecer nossas vidas, adorei!

      Agradeço de coração sua presença e participação, seja sempre muito bem vindo!! Abração e boa semana :)

      Excluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. olá, Samanta!
    Quanto tempo eu não comento por aqui, hein!
    Bacana o artigo! Realmente hoje em dia é muito fácil você ouvir comentários de várias pessoas em relação a essa preguiça. Muitos a têm simplismente pelo mal costume de não ler, outros por causa do cansaço físico e/ou mental do dia a dia.
    É importante ressaltar que os dois casos são tratáveis, sendo o primeiro caso só uma questão de mudança de hábito, e o segundo, de esforço ou empenho na hora da leitura.
    A questão é que qualquer um (baseando nesses dois pontos que destaquei) pode ser um bom leitor.
    Obrigao por nos enriquecer com seu artigo!
    Prometo voltar mais vezes no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wallace, tudo bem?? Que prazer recebê-lo!! :)

      Fico feliz em saber que gostou da postagem :)Realmente percebemos cada vez mais um desinteresse pela leitura, infelizmente, como você disse, às vezes por conta da falta deste hábito e em alguns casos pelo ritmo frenético em que vivemos...
      Gostei muito das suas colocações, pois nos mostram que em ambos os casos é possível reverter esta situação e inserir o hábito de ler em nossas vidas :)
      Agradeço muito seu comentário que complementou a postagem muito bem :D

      Obrigado também pela presença! Um enorme abraço e bom restinho de semana :D

      Excluir
  68. Oi Sam

    Bati o olho em seu título e logo me interessei. Falou de leitura é comigo mesma. Adoroooo!

    Gostei muito do seu post e o trecho de Camila veia complementar. As pessoas teem preguiça de pensar, de refletir o leiem e acham que estão perdendo tempo com isto. Não sabem elas o quão maravilhoso pode ser uma leitura.
    No meu último post faço um desabafo sobre um ponto negativo no nicho do meu blog: os educadores vão atrás de materiais prontos para serem utilizados em suas aulas, copiam e tchau. Este é o perfil do meu público. Percebi isto após analisar as estatísticas de meu blog por um bom tempo e confesso que me desanimou bastante.

    Beijos

    http://www.educasempre.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erica, tudo bem? :) Que bom que veio participar :D

      Também adoro ler, me interesso por quase todos os temas, e sua colocação reflete bem a concepção errada que muitos tem da leitura, acreditando que ler é uma perda de tempo, isso é um grande erro, pois qualquer leitura sempre irá nos agregar algo, até mesmo uma piada pode nos dar um momento de alegria etc, toda leitura agrega algo.
      Imagino que deva ser mesmo um pouco frustrante perceber que até mesmo na sua área, onde o conhecimento é importantíssimo, alguns visitantes não queiram se aprofundar nos temas, mas não desanime não! Você faz um trabalho maravilhoso que enriquece demais não só este meio virtual como lá fora também e tenho certeza de que muitos também valorizam seu esforço e dedicação e também o conteúdo que compartilha :D

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijooo e boa semana :D

      Excluir
  69. Olá Ricardo, tudo bem, espero que contigo também :)

    Fico muito feliz em saber que gostou da postagem!
    Concordo contigo, hoje temos cada vez mais informações ao nosso alcance, mas parece que o gosto pela leitura ao invés de aumentar está diminuindo consideravelmente, infelizmente...
    Confesso que também tenho meus momentos de preguiça, mas procuro não me deixar dominar e continuar lendo, pois é uma prática maravilhosa, não é mesmo? Espero que no futuro, o gosto pela leitura volte a crescer, só temos a ganhar com isso :)

    Muito obrigado pela presença, seja sempre bem vindo!!
    Grande abraço e boa semana :)

    ResponderExcluir
  70. Oi Sammy! Temos que tentar fugir do comportamento ansioso de querer fazer tudo rápido, por mais que o mundo exija agilidade isso é extremamente ruim. Leitura é relaxamento e conhecimento. Parabéns! Beijos, Gisa Hangai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Gisa, tudo bem? Mil perdões pela demora na resposta, estou um pouco afastada da blogosfera devido ao trabalho, mas hoje vim conversar um pouco com vocês :)

      Perfeitas suas colocações, adorei! Sabe que estou tentando me reeducar para parar com esta ansiedade de querer fazer tudo muito rápido, pois isso não é sudável e tira a qualidade de certas atividades, principalmente a leitura, que deve ter entrega total :) e, como você disse, é relaxamento e conhecimento e precisamos muito de ambos :)

      Muito obrigada pela presença!! beijos e boa semana :)

      Excluir
  71. Olá, Samanta! Tudo bem?

    O hábito da leitura está ligado diretamente ao esforço que os pais fazem para estimular seus filhos com o estudo. No início da carreira escolar (educação infantil) do filho é tudo muito lindo. Livros e mais livros são comprados, ajudam nas tarefas de casa, etc.

    O filho cresce e aquele cuidado dos pais que tinham antes vai esquecendo. Na mesma proporção o hábito de estudar e ler vai esquecendo também.

    Isso não é caso geral, mas os pais são os grandes influenciadores para o hábito de ler desde cedo. No meu caso, nunca tive o estímulo que os filhos tem hoje, mas isso não foi empecilho para deixar de ler.

    Quando adolescente lia livros na biblioteca. Na época da faculdade, não podia comprar livros. Os professores me emprestavam seus livros.

    Quanto a preguiça de ler longos textos, só digo uma coisa: quem gosta de ler, não rola uma página web, para ver se o texto é longo ou não. Quem gosta de ler, não olha quantos capítulos tem um livro.

    Se o conteúdo é do nosso agrado, a leitura será prazerosa do início ao fim.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Edigley! Que prazer e honra em recebê-lo por aqui! Mil perdões pela demora na resposta, mas hoje o dia está mais tranquilo e pude vir interagir um pouco com vocês :D

      Concordo contigo que o ambiente familiar e a criação influenciam diretamente nesta questão :) Minha mãe sempre gostou de ler e até hoje lê muito! Ela sempre me incentivou e desde pequena eu ia na biblioteca do Sesc na minha cidade, pegar livros emprestados.
      Depois na adolescência, deixei este hábito de lado e retornei a ler com mais frequência mais tarde. Hoje, leio tudo que aparece na minha frente rsrs desde que me agrade, mesmo que seja bobagem só para distrair ou algum texto para aprender algo, livros etc. Gosto bastante :)
      Gostei muito da sua colocação final, concordo totalmente, quem gosta de ler não fica "medindo" o texto antes da leitura rsrs
      É um hábito que super recomendo, ler muda nossa vida, nossa percepção das coisas, estimula o cérebro e nos faz aprender muito!

      Agradeço imensamente sua presença e participação!
      Um enorme abraço e bom fim de semana!!

      Excluir
  72. Nossa, a cada artigo desse blog que leio com muito prazzer descubro que tenho "uma irmã gêmea de alma"... adoro os temas tratados e me identifico com todos. Mas voltando ao tema principal aqui, a falta da leitura, acredito que isso tenha a ver com a nossa sociedade "doente" que prefere gastar dinheiro com todos os tipos de bobagens possíveis que ler um livrinho por mês. Livro é caro? com certeza! Mas é como já disse alguém... "Se você acha caro o conhecimento é porque não sabe o quanto custa não ter educação". Sou formada em Letras e devidos a muitos fatores, leio pouco por falta de tempo. No entanto eu já estou no meu trigésimo livro do ano! è um vicio e uma paixão...não consigo passar um dia da minha vida sem ler nem que seja dois ou três parágrafos. Gostaria de entender as pessoas que não gostam de ler e de se informar... mas estou muito ocupada tentando ser apenas "diferente" do que eu era ontem através da leitura. Uma pena ser circulada por pessoas que não gostam de ler e tem preguiça mental. Mas fazer o quê? Nós não vamos poder consertar o mundo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá La, tudo bem? Fiquei super feliz em vê-la por aqui novamente e também em saber que está gostando das postagens :) Mantenho o blog com muito carinho, embora não tenha muito tempo mais para me dedicar a ele devido ao trabalho, mas é eu xodó e receber vocês aqui, alegra meu dia :)
      Desculpe a demora na resposta :)

      Concordo contigo, também percebo que muitos preferem gastar dinheiro com coisas que nem sempre vão agregar algo de útil ou então dedicar seu tempo a atividades menos construtivas do que ler um livro... Também acho que os preços são salgados, mas a gente sempre dá um jeitinho não é mesmo? Quando eu estava apertada de grana, emprestava dos amigos ou então, ia a Sebos :)
      A frase que você compartilhou sobre o valor do conhecimento, é maravilhosa, adorei!!
      Que legal saber que você lê bastante e com tanto prazer! Um verdadeiro exemplo para nós :)
      Também fico intrigada com que não gosta de ler, eu saio lendo tudo que aparece pela frente, porque adoro me informar e aprender e só ganhei com isso :)
      Sabe que é mesmo complicado às vezes conviver com pessoas que não compartilham deste gosto pela leitura, queremos falar sobre determinados assuntos e nos olham como Ets rsrsrs Mas, como você sabiamente disse, não é por isso que deixaremos a leitura de lado :)

      Muuuuuuuuito obrigada pela presença e participação, seja sempre bem vinda!
      Grande abraço e boa quinta!!

      Excluir
  73. Anônimo6/10/13

    Gostei muito da postagem , eu também tinha muuita preguiça de ler e até hoje ainda tenho um pouco g.g
    principalmente porque não é todo livro que me agrada,tem alguns que eu comprei já faz um tempo pensando que iria gostar de ler e acabou ficando jogado na estante rs, teve um ano que eu cheguei a ler muito mais ai do nada bateu a preguiça,deixei de lado e só agora recentemente voltei a pesquisar alguns livros do meu interesse, insisto todo dia em ler nem que seja só um pouco,quanto mais melhor,só se tem a ganhar com isso ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Noah, tudo bem? :smile:

      Fico feliz em saber que gostou da postagem, sinta-se em casa por aqui ;)
      Realmente é difícil ler um livro ou artigo quando o tema não nos agrada, quando é assim, também largo no meio do caminho, a não ser que seja algo que eu precise bastante para o trabalho, etc ou que seja algo útil e informativo. Por isso, assim como você, procuro ler sobre o que gosto, assim a leitura flui melhor e conseguimos absorver todos os benefícios da leitura de uma forma agradável :)
      Você está coberto de razão, ler um pouco todo dia é uma ótima forma de não abandonar o hábito da leitura e aprender bastante com esta atividade :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa quarta!! :)

      Excluir
  74. Um excelente artigo Samanta, alias, como dizia Monteiro Lobato: " Um país se faz de homens e livros".
    Ou seja quem lê sempre tem mais chances de sucesso no futuro.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, tudo bem? Fico feliz em saber que gostou da postagem, seja sempre muito bem vindo aqui no blog :smile:
      Concordo contigo, o hábito da leitura nos traz inúmeros benefícios e nos deixa mais preparados para a vida, pois traz conhecimento, auxilia a aprimorar a comunicação, entre outras coisas :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa quarta!! :)

      Excluir
  75. Olá Sammy
    Ótimo artigo, realmente a leitura pode mudar vidas e em escala maior uma nação...
    o aprendizado é ilimitado quando entramos no maravilhoso mundo da leitura
    parabéns pelo post.

    Luzardo Peres
    => Como se Fez
    => Twitter
    => Fã Page
    => Google+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luzardo, tudo bem? :)

      Fico feliz em saber que gostou do artigo :) Concordo com suas colocações, a leitura pode mudar vidas, enriquecer nosso vocabulário, auxiliar no aprendizado e muitas coisas mais! :)

      Muito obrigado pela presença e por vir reforçar esta iniciativa de incentivar o pessoal a ler mais :)
      Um enorme abraço e boa terça!!

      Excluir
  76. Muito bacana o seu blog Sam. Conheci ele agora e pode ter certeza que voltarei sempre. Já sou leitor assíduo do GerenciandoBlog (pena que ele está em pausa). Gosto muito de ler artigos esmiuçados, como o seu. Desde que a leitura seja agradável aos olhos.. rsrs Acredito que o ato de ler tem sido deixado de lado, principalmente pelos adolescentes. A leitura está em decadência e isto é péssimo para o futuro.

    Quando tiver um tempinho dê uma olhada no meu blog, ele é novo, pequeno, e ainda estou dando os primeiros passos na blogosfera.

    http://www.entendaweb.com.br/

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  77. Olá Samanta! Primeiramente, parabéns pelo excelente texto!

    Sei que esta postagem é bem antiga, mas o assunto me vem bem a calhar no momento. Escrevo críticas cinematográficas e estou tentando encontrar o melhor "padrão" possível de escrita para que meus leitores absorvam toda a informação que desejo passar, mas de uma forma que não fique cansativa ou que eles se sintam intimidados pelo tamanho do texto e nem tenham interesse em começar a ler. Esta é uma dúvida que tem me acompanhado desde que comecei a escrever, algo em torno de 1 ano e meio...

    Gostaria de arriscar e deixar aqui o link de um texto meu, para que você pudesse ler e tentar me ajudar com sua opinião quanto ao tamanho do texto. Abraço e parabéns novamente!

    http://pipocadepimenta.com/drama/perdido-em-marte/

    ResponderExcluir
  78. Olá, eu adoro ler parabéns pelo post.
    Conheço pessoas que detestam ler e nunca chegaram ao final de um livro.
    Por isso temos o pais que merecemos...
    Pessoal só pensa em Academia e Balada

    ResponderExcluir
  79. Olá, o carregamento do bitcoin está disponível no momento, estou carregando sua carteira vazia do Bitcoin, que será compartilhada 50/50. Se estiver interessado, por favor envie uma mensagem via email billow.
    Nós também hackeamos todos (ICT) a preços acessíveis.
    Oferecemos mudanças de notas e upgrades.
    Facebook hack e todos os hacks de mídia social,
    Hack do Yahoo, Hack do Gmail, Hack do Outlook, etc
    Nós somos especialistas em hack de banco de dados,
    Analista e consultor de informática,
    Transferência de escola e falsificação de certificado.
    Logins de banco, transferência de dinheiro e, Dead fullz, transferência de WU, MoneyGram, transferência de crédito, limpeza de crédito, relatório de crédito de reparação, bitcoin hack.
    Contas verificadas para transferência.
    Para todo o seu trabalho cibernético e hackear.
    Limpeza do registro criminal e recuperação de arquivos perdidos.
    Instalação de software e rastreamento de CFTV.
    Nota: Nós vamos trabalhar é preocupação.
    Email: ALLIANCEHACKER999@GMAIL.COMshow você prova antes de você pagar o dinheiro. Recentemente, hackeamos uma conta bancária do Reino Unido para transferir dinheiro para qualquer conta de pessoa interessada.
    Por favor, eu acredito em seriedade e determinação para alcançar um objetivo. Apenas pedido sério é esperado para ser recebido.
    Entre em contato conosco em alliancehacker999@gmail.com
    Nossa lista de serviços é descrita da seguinte forma
    1. graus universitários mudando
    2. WhatsApp Hack
    3. invadir contas bancárias
    4. Twitters hackear
    5. Contas de e-mail hackear
    6. site invadido
    7. Servidor caiu hack
    8. Software de vendas Spyware e Keylogger
    9. Recuperando arquivos / documentos perdidos
    10. Excluir registros criminais hack
    11. bancos de dados hackear
    12. Venda de cartão de disposição de todos os tipos
    13. IP não rastreável
    14. Hack de computadores individuais
    15. Transferência de dinheiro
    16. Creditando
    17. hack do Facebook
    18. Carregamento de Bitcoin
    Nosso serviço é um dos melhores na medida em que on-line

    ResponderExcluir

Obrigado pela presença! É a sua participação que abrilhanta este espaço! Sinta-se em casa :)

emo-but-icon

Autora do Blog

Sobre a autora e o Blog Facebook Instagram Google Plus Twitter Image Map

Novas

Comentários

No Vrsam

  • …

    Postagens
  • …

    Comentários

Feed-se

Icon Icon

Facebook :)

Amigos

Recomendação de leitura

Destaques do Mês

item