A essência de blogar X A busca desenfreada pelo sucesso

"O sucesso é uma consequência e não um objetivo." (Gustave Flaubert)


Binóculo dinheiro

Navegando na Blogosfera frequentemente esbarramos em uma triste realidade... o incentivo a uma conduta elitista quando o intuito é alcançar sucesso com o blog e um exagero ao exibir anúncios e aplicar técnicas para turbinar os textos de forma que agradem somente ao Google. 
Considero a busca por êxito muito importante, mas como tudo nesta vida, se não houver bom senso, estaremos desprezando a verdadeira essência de blogar.
Sugestões são bem vindas mas não são incontestáveis por isso cabe a nós filtrar o que é válido e não fere nossos valores.

Ter ambição é saudável e as ferramentas e dicas para a vitória estão disponíveis para todos nós, o que vai fazer a diferença é de que maneira vamos utilizá-las.

*
Primeiramente o que me chamou atenção foi o fato de que muitos blogueiros não se abrem para novos grupos, querem apenas circular por onde é conveniente e lucrativo.
Uma dica muito recorrente é a de que, para bons resultados, devemos nos relacionar com blogs renomados ou do mesmo nicho, concordo que esta troca direcionada seja bem produtiva, mas não é necessário seguir esta regra sugestão ao pé da letra,  não é nenhum crime participar de espaços pequenos ou que disponibilizam outros temas e muito menos uma perda de tempo. 
Ler sobre diversos assuntos e prestigiar blogs com menos "fama" não vai atravancar seu sucesso, pelo contrário, conhecimento e informação são sempre bem vindos.
Entendo como são importantes boas parcerias, que devemos buscar um retorno significativo, mas é preciso levar em conta outros fatores, não agir apenas por interesse e inclusive, dar oportunidade para aqueles que estão começando.
Se nos limitarmos a interagir apenas em blogs grandes, ignorando os menores, não estaremos contribuindo para o crescimento da blogosfera, perderemos excelentes leituras e oportunidades de conhecer espaços incríveis que podem contribuir para nossas vidas de inúmeras formas.
*
Estas condutas acabam gerando mais uma situação triste e revoltante que é quando o blogueiro, após alcançar o sucesso, deixa seus visitantes a ver navios, não responde as dúvidas, nem contatos, finge não existem, dá retorno apenas para pessoas que considera influentes, não recebe bem os novatos e recusa parcerias com quem não for da Realeza... Claramente se deixou envenenar pela arrogância e fechou a mente para novos horizontes.
Esquece que só chegou lá por causa de seus leitores e que sem eles não existem cliques em seus anúncios, nem compartilhamentos nas redes sociais, não haverá feedback, estatísticas, parcerias, não existirão anunciantes interessados em um espaço onde exista só o autor... Demonstre sua gratidão, retribua e valorize quem contribui para o crescimento do seu blog e seja generoso com os que chegam na blogosfera.
*
Uma citação de um blogueiro bem sucedido descreve bem o outro problema, ele diz que em alguns casos, certos conhecimentos técnicos podem tirar toda a nossa espontaneidade, e eu concordo com isso.
Quanto mais nos informamos sobre palavras-chave, links pra cá e pra lá, faça isso, faça aquilo, etc, muitos de nós perde a magia de blogar, justamente por não saber dosar estas práticas... São informações úteis e necessárias mas alguns exageram e elaboram seus textos visando apenas posicionamento nas pesquisas, quando deveriam estar preocupados em postar um conteúdo relevante, se tornaram escravos de seu foco, compartilhando artigos confusos ou inúteis, que são uma verdadeira aberração devido ao uso desmedido de muitas técnicas. 
Cuidado também para não transformar seu espaço em uma vitrine de anúncios que muitas vezes não tem nada a ver com o tema ou em uma chuva de pop-ups onde as postagens ficam praticamente invisíveis...
*
Como podemos ver, em nenhum dos casos é válido optar por um extremo, o melhor seria um meio termo que nos permite utilizar ambas as estratégias (que certamente funcionam) sem pecar no excesso.
.Blogue livremente!

Escreva de maneira natural, procurando sempre a qualidade, satisfação pessoal e de seu público só depois se preocupe com Seo (otimização para motores de busca), adequando as técnicas ao seu artigo e não vice-versa.
Um bom conteúdo, em muitos casos, acaba alcançando destaque por si só e o Google está cada vez mais voltado para esta valorização, inclusive punindo os espertinhos.
Participe em blogs de seu interesse e de acordo com a sua vontade, pois a diversidade de trocas e leituras só tem a lhe acrescentar.

Se você está disposto a anular sua espontaneidade para alcançar um objetivo, tudo bem, cada um faz do seu blog o que bem entende e escolhe quais ações tomar para chegar onde deseja. Mas considere a possibilidade de manter viva e acesa a chama da sua essência em seus artigos. Saiba que com um equilíbrio das questões citadas, é totalmente possível alcançar o sucesso, agradar o Google e também manter sua originalidade sem precisar abrir mão de se relacionar com os blogs e autores que deseja e sem desrespeitar ou ignorar seus leitores. É basicamente unir o útil ao agradável.
Para reforçar estes pontos, recomendo a leitura do artigo: 10 dicas para ser um Blogueiro nota 10!
*
O sucesso de um blog é feito de vários aspectos e todos são igualmente importantes, não adianta escolher apenas um e aplicá-lo até a exaustão, dedique-se com afinco ao conjunto e os resultados virão.
Vamos escrever de uma forma menos mecânica, prestigiar os novatos, unir a blogosfera e usar a monetização e técnicas de otimização com moderação e inteligência ;)

"Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos."
(Friedrich Nietzsche)

Lembrando que este texto é uma opinião pessoal (de uma blogueira que não entende nada de Seo e que se relaciona e faz parceria com quem lhe der na telha), feito apenas com o intuito de trazer uma reflexão e incentivar a união :)

Beijos e uma ótima semana a todos! :)

Recomendo estas excelentes leituras sobre o mesmo tema : 

* Como criar um blog de sucesso - Gerenciando Blog
* A desenfreada busca pelo sucesso - Ronny Dias
* Escrever para os leitores ou para o Google  Escola Sites
autora Autora

Mineira morando em Sp, geminiana, casada. Apaixonada por atividades físicas, já pratiquei natação, Taekwondo, Muay Thai, Kick Boxing, atualmente treino musculação e sou aprendiz de corredora :) Blogueira por amor. Este espaço foi criado com a intenção de interação e diversão, seja muito bem vindo(a)!

Recomendados

opinião 8543674118929148737

179 comentáriosBlogger

  1. Oi, Sam. Muito interessante esta abordagem .Eu fico tão concentrado no meu objetivo literário que estas coisas me passam despercebidas. Meu lema é aquele que está no início de minha página: "amor , trabalho e conhecimento são as fontes da nossa existência. Deveriam regê-la também."

    Por isso e como gosto muito de ler sobre tudo, viajo aleatoriamente pelos blogs onde me sinto bem e, claro, tenho uma "turma" que me acompanha e que eu acompanho desde 2008.

    Mas uma verdade é líquida: há blogs que chegam a ser agrassivos de tanta propaganda, chegando a confundir na hora de encontrarmos o que mais interessa: o texto.

    Gostei muito de sua abordagem. Abraço e um lindo dia das mães. Paz e bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Cláudio, que prazer recebê-lo assim que o texto saiu do forno :D

      Assim como você navego e interajo onde me sinto bem, leio o que me chama atenção, independente do nicho, pois minha opinião é a de que conhecimento e informação nunca são demais ;) E com isso vamos criando vínculos e formando a "turma" como disse, e eu particularmente acho isso delicioso e maravilhoso :D
      Foi justamente por navegar e ver por aí alguns espaços e autores que perderam sua essência com estes exageros é que resolvi escrever sobre :) Fico satisfeita em saber que gostou ;)

      Obrigadíssimo pela presença, um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  2. Anônimo13/5/12

    Também penso mais ou menos parecido. Na verdade o intuito do meu blog é mesmo pessoal e nunca tive ambição a fama e dinheiro.
    Dá prazer receber leitores, curtidores e seguidores? Sim, claro, isso é o reconhecimento por aquilo que postamos.
    Mas quando nos escravizamos por conta do blog / twitter ou qualquer outro não somos honestos conosco mesmo.
    Levo links pequenos ou grandes para o meu blog. Nada de mais, basta pedir que eu linko. Não vejo problema algum. Status? Fama? Besteira...
    Se a pessoa vive (ganha o pão) pela web, é outra coisa, mas nada justifica textos manipuladores ou apelativos em busca de visitas a todo custo.

    Concordo com tudo o que você escreveu Sam, eu não saberia descrever tão bem!!

    Beijinhos e aproveito para dizer: Já amo este espaço na blogosfera!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanda querida !! :D

      Depois de um tempo eu confesso que até pensei em monetizar, peguei algumas dicas com um amigo e até deixei no ar um anúncio, durante uns 2 meses, mas no fim, tirei, me dava aflição aquela coisa feia e que nem sempre tinha a ver com o conteúdo rsrs então optei por deixar o blog apenas como hobby e diversão. ;)Como disse, é maravilhoso ter retorno, ver que estamos atingindo mais pessoas, etc mas não quero pagar o preço alto que muitos escolhem para si que é limitar minhas interações ou então escrever baseado em palavras chave ao invés de escrever o que eu desejo... mas concordo contigo que em casos de blogs profissionais a coisa deve ser mais focada e mais disciplinada, mas um bom exemplo de sucesso sem perder a espontaneidade é o Paulo Faustino do Escola Dinheiro, acho inspiradora a maneira como ele alcançou o sucesso sem se transformar em algo que não é, e sem abrir mão de sua originalidade :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação e fico muito feliz que goste do blog, sinta-se em casa sempre :D
      Um beijãooo e boa semana :D

      Excluir
  3. Samanta, é por isso mesmo que eu adoro meu Blogzoom com cara de mil e antigamente! Ele não é modernizado, os anuncios do Google Adsense - que não recebo nada mesmo - estão lá mais enfeitando do que outra coisa, mas é igual casa de avó aconchegante. Tem sofá fofo, biscoitinhos amanteigados e cafezinho caseiro, além de sucos e papos vindos do coração.

    Eu sei de pessoas que ganham com seus blogs, já fui convidada mil vezes para uma coisa ou outra, mas não quero, não tenho tempo e o que eu preciso, para minha satisfação pessoal, é ter 1.000.000 de amigos e bem contente cantar!

    Eu tenho 2 amigas blogueiras, que gosto muito delas, mas os blogs ficaram tão comerciais que eu perdi o entusiasmo de ir lá ... sei lá... ficaram frios e eu gosto de calor humano.

    Então, vem cá, vou lhe dar um abraço virtual. rsss


    BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá bela Fadinha :D

      Seu espaço é delicioso, aconchegante, me recordo quando fui lá a primeira vez, é o tipo de blog que nos deixa à vontade, super fácil de navegar e sua maneira de tratar seus visitantes, leitores e amigos é algo ímpar que nos conquista de imediato !
      Não tenho nada contra quem fez do blog um ganha pão, acho maravilhoso poder viver de algo que amamos fazer, mas é preciso bom senso para não deixar de lado nossa essência e passar a escrever ou interagir de foram falsa e só focado no resultado, acho que desta forma, acaba ficando maçante... mas cada um sabe de si, tem quem não esteja nem aí para essência, leitores ou paixão, quer mesmo é din din, por mim, beleza, mas eu vou navegar em outros mares :P
      Quero é isso, abraço virtual, interação sincera, qualidade, respeito com os visitantes, mas isso é uma preferência pessoal, quem sou eu para ditar alguma regra, minha pretensão é se possível, trazer uma reflexão apenas :)

      Love You Fada, obrigadão pela presença e carinho !!
      Muchos beijosssssssssss e boa semana !! ahhh e em tempo : Feliz Dia das Mamys :D

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu devo ser a ingênua da blogosfera, pq nunca ouvi falar em nada disso, mto menos escrevo pensando em retorno, seja do que for. Escrevo é pra desabafar! E gosto mesmo é de comentários sinceros, daqueles seguidores fiéis, que volta e meia estão no meu blog.

    Um abraço e uma boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, que bom que veio participar :)

      Que bom que nunca se deparou com algo assim, é meio chocante quando vemos um texto que foi escrito apenas para os motores de busca e sem nenhum interesse nos leitores... também escrevo o que desejo e se o google achar, bom, que ótimo hehehe

      Obrigadíssimo pela presença ! Beijosss e boa semana !!

      Excluir
  6. Fala Samantha!

    Disse tudo, o SEO mais natural eficaz, é escrever textos claros e de qualidade. Bom conteúdo, é isso que o google procura. Eu, pessoalmente, não escrevo por dinheiro (meu blog não me traz lucros), mas vejo que muitos textos acabam, naturalmente, alcançando ótimas posições nas pesquisas do google.

    Um abraço e ótima semana!

    Claudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio !!

      Não tenho nada contra escrever por dinheiro, mas tenho contra escrever apenas para motores de busca e simplesmente esquecer que os leitores existem... é muito triste ver que alguém se deixa levar por esta afobação e acaba deixando de lado a essência de blogar e até mesmo suas vontades na hora de postar :(
      O bom é que o Google pouco a pouco está cada vez mais valorizando o seo natural, com certeza esta mudança vai ser muito impactante e significativa :)

      Obrigadíssimo pela presença !
      Grande abraço e boa semana !! :D

      Excluir
  7. Anônimo13/5/12

    Olá, Sam!

    Se Matt Cutts (um dos principais nomes na Google) lesse este seu texto, ele iria contratá-la como garota propaganda da empresa!!! risos O que você escreve em seu texto é justamente a mensagem que ele tenta passar a todos os administradores de blogs e sites: devemos escrever para as pessoas e não para o Google. Ficar bem posicionado nos resultados das buscas deve ser uma consequência do bom trabalho que fazemos, e não o objetivo principal.

    Felizmente, como você bem colocou, os mecanismos do Google evoluíram muito nos últimos anos e são capazes de priorizar os bons textos, mesmo que seu autor não tenha conhecimentos de SEO. Claro que há pequenos ajustes que podemos fazer, mas o que o Google valoriza são os textos originais e escritos com qualidade. São eles que as pessoas procuram, que sentem satisfação em ler e citar em seus blogs, gerando os valiosos backlinks. Quem tenta subverter essa ordem e enganar os mecanismos do Google está sendo descoberto e punido.

    Também concordo com o que você cita no início de seu texto. As pessoas perdem muito quando focam apenas o sucesso e passam a ler blogs apenas de seu nicho. Claro que vejo isso como necessário, mas não é suficiente. O fato de eu ter um metablog felizmente me permite conhecer uma imensa variedade de blogs. Dentre os que visitei, há aqueles que me conquistaram e que visito regularmente, mesmo sem relação direta com meu tema. Nem preciso dizer que o seu blog é um deles.

    Essa troca de experiências é valiosa demais. Adoro ler textos originais, empolgantes, de qualidade. E há inúmeros blogs que nos oferecem isso! É um desperdício fechar os olhos a eles. E, como eu disse em um artigo recente, fazer sucesso não significa apenas ter milhares de visitas ou índices maravilhosos. Significa conquistar visitantes fiéis, tratá-los com respeito e atenção, trazer ideias relevantes.

    Seu texto ficou mesmo fantástico! Parabéns por conseguir transmitir tão bem ideias e conceitos importantes como estes.

    Um abraço!

    Adelson Smania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adelson, é sempre uma alegria e honra recebê-lo por aqui :D

      Fiquei muito feliz em saber que um texto despretensioso traz uma mensagem correta e construtiva :) te confesso que fico boquiaberta com alguns textos bem colocados nas buscas e que mal consigo ler pois estão totalmente estruturados para máquinas e acabam sendo inúteis para pessoas... esta mudança no Google vai ser mesmo maravilhosa e revolucionária :D
      Tenho consciência de que seo e boas relações são imprescidíveis para o sucesso de um blog , mas é preciso um certo equilíbrio, creio eu, para não precisar abrir mão de certas coisas ou agir apenas por interesse...
      Você é um ótimo exemplo disso, navega em blogs de outros nichos, prestigia, participa e tenho certeza de que agrega muito a sua vida e até mesmo tem idéias para novos artigos, pois conhecimento e informação nunca são demais e estas trocas cheias de diversidades são muito enriquecedoras :)
      Ultimamente tenho lido muitos textos que praticamente impõe esta troca direcionada e deixa claro que navegar em outros mares é praticamente perda de tempo... fico triste com isso, os iniciantes levarão em conscideração estas regras e acabaremos alimentando esta conduta elitista...
      Todos almejamos bons resultados, mas acho que existe uma linha tênue a ser considerada, aquela que nos leva ao sucesso pelo que somos ou aquela que nos leva ao sucesso porque estamos dispostos a abrir mão de nossa essência e dispostos também a pagar qualquer preço...

      Fico extremamente feliz que tenha gostado, como sempre digo, suas palavras me deixam super motivada a continuar dando o meu melhor e procurar aprender cada vez mais :)
      Obrigadíssimo pela presença, um enorme abraço e boa semana !!

      Excluir
  8. Olá Samanta.

    Nada é bom ou mal por si só. O mal está no uso (ou abuso) que fazemos das coisas. Na blogosfera não é diferente. Blogamos para pessoas e pessoas devem (ou deveriam) sobrelevar os números. Como aqui bem citado: "O sucesso é uma consequência e não um objetivo.". Pessoas pensam, pessoas sentem, gostam ou desgostam. O sucesso sustentável não se conquista com o artificio dos números pelos números. Mas com qualidade, relevância, empatia, verdade, sinceridade, humildade... Números não clicam, não leem, não interagem, não compram, não divulgam... Pessoas sim (ou não)! Assim, a maior e mais eficaz ferramenta de Seo (otimização). É cativar os leitores. Sem isso, até pode-se conseguir grandes números, que não raro, escondem pífio e ilusório “sucesso”.

    Um abração e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio, como sempre assino embaixo de suas maravilhosas colocações ! Tudo tem seus dois lados, a diferença está em como utilizamos nosso conhecimento, se prezamos pelo equilíbrio e bom senso :)
      Como sabiamente mencionou, é possível conseguir sucesso e bons números desrespeitando leitores e escrevendo para motores de buscas, mas acredito que resultados ainda melhores poderiam ser conquistados valorizando nosso visitantes e escrevendo de forma mais livre e original :)

      Obrigadíssimo pela presença, um enorme abraço e que sua semana seja ótima :)

      Excluir
  9. Ah....
    Tá... Agora entendi melhor o que é SEO. Rsrsrs
    Mas, por enquanto, eu prefiro o SEU!
    O Seu aqui, entendido como padrão e genérico.
    Seu carinho, seu respeito, a sua visita, o seu comentário e a sua travessia! (Gostei disso!)- rsrsrs
    É como já te disse: Sempre lendo, e sempre aprendendo, por aqui!
    Beijo Sam.
    Bom inicio de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beth, que bom recebê-la por aqui para papearmos um bocadinho :)

      Gostei da sua definição, eu definitivamente também prefiro o SEU !!! Muito legal isso ! :D
      Não entendo muito de Seo, mas vejo muito por aí uma preocupação desmedida com motores de busca e um descaso total com os leitores e com a própria vontade de escrever de forma mais livre e original, creio ser totalmente possível equilibrar tudo isso e alcançar o sucesso da mesma forma, pois vemos exemplos maravilhosos como do Adelson do Gerenciando e do Paulo Faustino da Escola !!

      Obrigadíssimo pela presença !
      Um grande beijo e boa semana !!

      Excluir
  10. Bom dia Samanta!!!
    Ah, nada como começar a semana fazendo uma leitura tão agradável e que nos transmite novas informações maravilhosas!
    O seu blog é mesmo incrível, sempre que venho aqui aqui aprendo coisas inéditas e hoje finalmente compreendi o que realmente significa o tal se SEO...

    Antes, quando fazia a leitura em alguns blogs, deparava-me com este termo, mas eu pensava ser uma linguagem típica de "nerds" da informática ou blogueiros profissionais e, em razão disto, nunca me ative a buscar o real significado. Sabe, achei até interessante, mas um tanto complicado!

    Prefiro prosseguir sem saber utilizar essa ferramente e continuar a escrever, como é o meu caso, para distrair a cabeça e passar alguma coisa mais divertida aos meus queridos leitores.
    Sabe Sammy, a única ambição que tenho é tentar passar às pessoas algo que possa alegrar o dia de alguém, ou que as motive a se exercitar.
    É claro que não posso negar: adoro receber a visita de todos e comemoro muito a cada fã ou novo seguidor que adquiro através das redes sociais! E responder a cada comentário então, para mim é uma festa! Eu adoro!!!Pois se a pessoa veio ao blog e ainda comentou, é sinal de que ela sentiu-se bem no seu cantinho, gostou do que leu e até se identificou com tudo o que estava escrito, assim como eu estou me sentindo agora aqui Sammy!

    No seu espaço, sinto-me acolhida, recebida de portas abertas e convidada a sentar em um puf fofinho e começar a conversar como se fóssemos amigas de infância, rindo das situações da vida e de tudo!!!!!Isso sim, que é a verdadeira amizade com liberdade!!!

    Amei seu artigo como sempre! E principalmente a acolhida!
    Um beijo e uma semana maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dri queridona !!! Que bom que chegou para papearmos um cadinho :)

      Amiga, confesso que não sei muito de Seo, na verdade li bastante, mas fico meio perdida na hora de aplicar, e fiquei estarrecida quando percebi que muitos criam seus artigos totalmente baseados nestas técnicas, abrindo mão do assunto que gostariam de escrever e até mesmo desprezando seu público...
      Sei que estas ferramentas são super importantes e nos ajudam no crescimento do blog, mas creio ser totalmente possível equilibrar nossa essência com o uso moderado destas técnicas e conseguir mais visibilidade sem agir desta forma tão fria e interesseira...
      Eu jamais abriria mão de navegar por onde desejo apenas para conseguir o sucesso, a até acho que isso não é necessário, afinal desde quando conhecimento e informação sobre outros assuntos é irrelevante ? Que eu saiba estas trocas e leituras só tem a nos agregar ainda mais :)
      Fico feliz que tenhamos isso em comum e que se sinta bem aqui, esta para mim é a definição do meu sucesso, saber que alguém chegou, se sentiu bem e tirou algo de bom dos artigos, sei que dando o meu melhor e fazendo algo que gosto sem abrir mão de quem eu sou, os resultados vem naturalmente :)

      Obrigadíssimo pela presença e carinho ! Você é uma blogueira que sabe bem manter viva sua essência e por isso mesmo, nos encanta de imediato :)
      mega ultra beijoooo e boa semana !!!

      Excluir
  11. Olá minha querida Daniela Sam, como sempre seus post nos fazem parar e pensar em nosso dia a dia...
    Sam, acredito que tudo em excesso faz mau... e todo o bem que poderia se ter fica escondido na falta de foco e naturalidade!
    Eu não tenho um blog com intenção financeira, tanto que no meu não existem propagandas, é apenas meu espaço para externar sentimentos...
    Mas admiro os que buscam se manterem financeiramente blogando, porque não é uma tarefa fácil, como muito bem você explicou!
    O maior cuidado deve ser em ter foco... saber o que quer e onde quer chegar, utilizando assim as ferramentas corretas para o objetivo traçado. Utilizar todas indistintamente só leva a perda de foco e frustração nos objetivos, isto já levaria ao fracasso do blog.
    Quanto a se deixar levar pela elitização, há de se ter cuidado, pois a net é rápida como a tecnologia... hoje quem está no topo, pode cair rapidinho e perdendo pra quem estava lá no finalzinho, quietinho, dando um passo de cada vez... Portanto, se relacionar no seu grupo e fora dele é o que te coloca no topo e ajuda a te deixar lá!
    Ninguém que queira chegar ao sucesso e permanecer nele deve colocar suas cartas na mão apenas dos grandes, porque eles podem cair... e você vai junto!
    Na vida ou na net, não importa as ferramentas a sua disposição, importa o que você aprende a fazer com elas a seu favor!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria querida !!!

      Pois é amiga, acredito que todo exagero nos tire do caminho mais fácil e construtivo, por isso achei que seria legal postar uma reflexão, ultimamente tenho visto relatos e postagens sobre este assunto e pude notar o total descaso com os leitores e até mesmo com a própria vontade nesta busca, o que é muito triste e até mesmo desagradável para quem procura uma leitura de qualidade ou interações saudáveis e sem interesses.
      Concordo contigo sobre o que disse das mudanças rápidas e drásticas devido à nossa nova realidade, sem dúvidas, quem está hoje no topo, amanhã pode estar no buraco e se nos limitarmos a prestigiar somente estas pessoas, estaremos correndo perigo e abrindo mão de ótimas oportunidades para trocas interessantes, de leituras maravilhosas, enfim, estaremos escolhendo ser bitolados...

      Obrigadíssimo pela presença, um mega beijo e um Feliz dia das mamys atrasado, a final dia das mães é todo dia né :)
      Boa semana !!

      Excluir
  12. OLA´ SAMANTA BOM DIA OLHA EU PENSO QUE FAZER PARTE DOS BLOGS DOS AMIGOS DO DIHITT E´ UMA FORÇA QUE ESTAREMOS DANDO PARA O CRIADOR DO BLOG E TAMBEM ESTAR POR DENTRO DOS ACONTECIMENTOS ALGUMAS NOTICIAS QUE NAO VIMOS ENTRAMOS NO BLOG E FICAMOS INFORMADOS OK ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, seja sempre muito bem vinda :)

      Sem dúvidas participar nos blogs é um incentivo e ajuda imensos para o blogueiro e desta forma acabamos tendo oportunidade de ler ótimos conteúdos e porque não fazer amizades e também alcançar o sucesso, não é mesmo :)

      Obrigadíssimo pela presença, um enorme abraço e boa semana !

      Excluir
  13. Mensagem providencial Samanta, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José , fico feliz que tenha gostado e considerado a mensagem relevante :)

      Agradeço a participação e presença,
      um enorme abraço e boa semana ! :D

      Excluir
    2. Boa semana pra vc. tbém, Samanta!

      Excluir
  14. Olá Bom dia Samanta!
    O que acaba estragando um blog, seja ele pequeno ou grande, é a falta de interatividade de seus proprietários com seus seguidores. Pequenos gestos como responder a comentários, trocar idéias, elogiar, criticar, agradecer,curtir..., fazem com que o seguidor sinta-se importante. Não basta conseguirmos seguidores, precisamos mantê-los em nosso blog com todo o respeito que merece. Eu mesmo já deixei de seguir e comentar em vários blogs, por não me sentir bem acolhido.
    Abraços e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nestor, que bom que veio participar !

      Concordo contigo, é muito importante valorizar nosso visitantes e leitores, creio que assim criamos uma interação saudável, gostosa e produtiva que consequentemente irá resultar em sucesso :)
      Como a Valéria disse, um dia podemos estar por cima, mas em outro estaremos por baixo, a não ser que tenhamos construído relações sólidas e verdadeiras :)
      Também já deixei de visitar inúmeros blogs por não receber resposta ou por não ser bem tratada, para mim isso é imprescindível !

      Obrigadíssimo pela presença !
      Um enorme abraço e boa semana !

      Excluir
  15. Excelente o seu texto. Essa ganancia pelo sucesso muitas vezes deixa o blogueiro perdido. Eu também não entendo nada de SEO e por enquanto vou só publicando o que gosto e o que acho que interessa pra meus leitores e interagindo com todos, dando-lhes retorno sempre. Nem sei se estou fazendo certo, mas me interessa a troca de informações, e principalmente cultivar boas amizades.
    Bjão
    Eloy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eloy !! Fico muito que tenha gostado e com sua presença !

      Esta busca desenfreada por sucesso e dinheiro acaba afetando a espontaneidade de alguns blogueiros que chegam a escrever artigos visando apenas os mecanismos de busca e ignoram totalmente seus leitores e visitantes... Outros acreditam que é perda de tempo interagir com blogs menores ou de outros temas... se esta moda pega, ficaremos bitolados, não contribuiremos para o crescimento da blogosfera e acabaremos deixando de lado nossa essência nesta atividade.
      Também não entendo nada de seo, mas creio que é possível um equilíbrio e uma blogosfera unida sem que isso prejudique o sucesso que almejamos, cada um a sua maneira :)
      Sigo postando o que quero, quando quero, tentadto ao máximo prestigiar os amigos e vamos que vamos rsrs

      Obrigadíssimo pela participação ! Grande abraço e boa semana !

      Excluir
  16. Olá Samanta,
    tudo deve ser dosado, como disseram antes, tudo em excesso não é legal.
    Basta olhar na rede e ver a quantidade de gente que fala sobre"ganhar dinheiro em blogs". Parece que muita gente só pensa nisto, qualidade, virou coisa do passado.
    Abraço Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari, concordo contigo, tudo nesta vida precisa de bom senso e equilíbrio, pois quando ultrapassamos a medida nem sempre o resultado é bom e saudável... Foi justamente por causa desta chuva do mesmo assunto e da conduta de muitos visando apenas retorno financeiro e esquecendo dos leitores e da própria essência é que decidi escrever :)

      Obrigado pela presença ! Grande abraço e boa semana !

      Excluir
  17. Nossa Sam é mais que uma opinião pessoal, é uma certeza inquestionável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natanael, fico feliz que tenhamos a mesma visão sobre o assunto :)

      Obrigadíssimo pela presença, participação e apoio :)
      Grande abraço e boa semana !!

      Excluir
  18. Valeu Amiga "Sam" por mais uma vez nos trazer algo que nos instigue a refletir sobre um assunto tão interessante e fantástico como é o tema proposto de seu título assim: "Vida Real da Sam: A essência de blogar X A busca desenfreada pelo sucesso", pois eu também tenho pensado assim ultimamente que aquela busca que fazia pelo Adsen Se, tenho diminuído bastante além bastante e na proporção inversa eu tenho aumentado minhas participações nos blogs além é claro de seguir mais blogs e sites com nunca tinha feito antes e posso dizer que com essa minha efetiva participação que tem ganhado com isso é apenas eu onde tenho visto coisas interessantes editados e aprendido cada vez mais!
    Também tenho continuado dar a atenção que dei sempre aos novatos e mantido minha atenção para para aqueles que vinha mantendo uma certa aproximação e também me tem sido muito gratificante tal experiência e sempre quando posso tenho feito minhas indicações de postagens para auxiliar a outros uma vez que penso se foi útil para mim poderá tbm ajudar mais alguém que por acaso venha a se interessar pelo assunto e assim continuo seguindo na Web minhas navegações buscando sempre atingir o maio Sucesso possível, mas não como busca desenfreada e sim procurando o melhor jeito de blogar sempre na essência e é bem como muitas vezes tenho "ditto", ok!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Charles, fico feliz que tenha vindo participar :)

      Acredito que possamos usar as técnicas para alcançar o sucesso sem precisar abrir mão de nossa originalidade e sem deixar de lado aquilo que queremos postar ou os amigos que gostamos de visitar. Desta forma estaremos fazendo artigos de qualidade, ajudando os iniciantes e não nos deixando contaminar por certos exageros que muitas vezes podem ser um tiro no pé...
      Procuro visitar os blogs que aprecio e sempre que dá, visito outros, além de apoiar os colega, quem mais ganha sou eu, pois posso ler conteúdos diversos e incríveis e creio que conhecimento, informação e diversidade nas relações seja algo muito saudável e que nos agregar muita coisa boa :)
      Todos queremos sucesso, queremos ver nosso espaço sendo reconhecido, mas para isso podemos manter nossa essência e ajudar os que chegam sem sermos prejudicados, muito pelo contrário, desta forma acredito firmemente que os resultados virão e serão sólidos e duradouros :)

      Obrigado pela presença !
      Um enorme abraço e boa semana !!

      Excluir
  19. Oi, Samanta!

    Como representante dos pequenos blogueiros, que o fazem como forma de expressão (e que se dependesse dos clicks no AdSense pra viver estaria, conforme a sabedoria popular, num 'mato sem cachorro'), fico novamente lisonjeado ao ser mencionado num blog com conteúdo!

    E viva a busca por satisfação pessoal!

    Grande abraço,

    Ronny Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronny, agradeço muito sua presença e participação, seu artigo aqui citado mostra bem o que eu quis dizer :) procurar o sucesso é natural e saudável, mas é preciso cautela para não "se vender" ou esquecer do que considero mais importante : nós mesmos e nosso leitores :)

      Um enorme abraço, seja sempre muito bem vindo !
      Boa semana :D

      Excluir
  20. Anônimo14/5/12

    Olá Samanta,

    blogs que não são profissionais e não visam lucratividade não tem porque ficarem presos e submetidos ao tal de SEO. Adorei a definição da Beth: SEU. No nosso caso que gostamos da amizade e da reciprocidade SEU é melhor. Seu blog é isso: Aconchego, acolhimento, e aposto que o google adora isso e ele é bem colocado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Van querida, acho super válido quem se empenha em conseguir alcançar o sucesso, afinal é ótimo ver que nosso espaço é reconhecido, mas ando meio estressada com esta enxurrada de regras que alguns nos impõe do tipo : só comente em blogs do mesmo nicho, só faça parceria com quem tem pagerank alto, etc ! Poxa, quer dizer que se eu quiser alcançar o sucesso eu tenho que abrir mão do que desejo e da minha espontaneidade ? Escrever baseada na palavra chave e não no meu gosto o no dos leitores ?... se é assim, tô fora :)

      Obrigada pela presença, beijosssssssssss e boa semana !

      Excluir
  21. Anônimo14/5/12

    Oi, Sam! Sabe, eu fico triste quando vejo combates na blogosfera sobre atrair mais seguidores ou mais status. É para isso que se cria um espaço ou para divulgar e debater ideias? Eu gosto verdadeiramente de visitar outros blogs, ler e comentar, e responder os comentários deixados em meu blog . Diminui o número de postagens semanais para manter esse vínculo com o leitor e não me arrependo. Ótima abordagem do assunto, espero que faça pensar aqueles que precisam rever seus conceitos. Um abraço, tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia querida !!!

      Creio que todos nós queremos ter nosso espaço reconhecido mas é preciso sempre prezar pela essência da atividade sem perder nossa espontaneidade, vejo muitos que passam o dia escolhendo a palavra chave mais acessada no google pra só depois montar o texto ! Ou outros mais experientes que incentivam os novatos a só interagir com blogs do mesmo tema ou então só fazer parcerias com blogs grandes... Creio que se levarmos isso ao pé da letra ficaremos todos bitolados, falando de um mesmo assunto e sem ter oportunidade de adquirir mais conhecimento e fazer trocas e interações maravilhosas e ricas justamente pela sua diversidade :)
      Eu também postava semanalmente, agora só posto de 15 em 15 dias, pois não coloco nada no ar sem antes ter visitado e retribuído todos os que por aqui passaram, para mim , vocês é que são importantes :)

      Fico feliz que tenha gostado, obrigada pela presença ! Um mega beijo e boa semana ! :D

      Excluir
  22. Olá Samanta. Parabéns pelo artigo! Uma abordagem interessante que nós faz refletir sobre a importância dos blogs menores e o quanto nosso mercado de Internet ainda está para crescer, principalmente no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Animal & Cia !! Fico feliz que o texto tenha trazido uma boa reflexão, pois desta forma podemos analisar melhor qual caminho estamos seguindo e fazer melhores escolhas em alguns casos :)

      Obrigado pela presença e participação, grande abraço e boa semana ! :)

      Excluir
  23. Adorei seu texto, como blogueiro iniciante digo que essas ferramentas são muito atrativas, pois você se sente atraído por elas, mas, concordo totalmente com você, temos que primar por conteúdo de qualidade e relevante para quem lê e não só para o Google.
    A busca pelo sucesso é uma coisa inerente da humanidade, seja em qual for a área, nossa intuição nos diz que temos que ser os "melhores" e isso, as vezes, cega alguns.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rondynelle !!! Fico feliz que tenha gostado do artigo ! sem dúvidas todos queremos o sucesso para nossos blogs e alguns acabam mesmo exagerando nos meios para alcançá-lo mais rápido, algumas vezes abrindo mão de escrever o que deseja ou então ignorando as preferências de seu público...
      Como você mencionou pre preciso um equilíbrio, procurar sempre qualidade e aplicara s técnicas de forma inteligente sem perder a essência e sem desprezar os leitores :)
      Concordo contigo, faz parte de nossa natureza, a diferença será em como utilizaremos as ferramentas para a vitória :)

      Obrigado pela presença e participação ! Um enorme abraço e boa semana !

      Excluir
  24. Olá Samanta gostei desse texto ele veio nos enriquecer muito produtivo.
    escreva mais para nos.beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bernar ! Fico muito satisfeita que tenha apreciado o texto e que esta reflexão seja construtiva :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação :)
      Grande abraço e boa semana !

      Excluir
  25. Que vergonha amiga, sinceramente não sei o que é o SEO e pra que serve.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Madalena, se desejar saber mais é só clicar no link da penúltimo parágrafo (Seo), lá tem muitas informações interessantes :) Mas não é vergonha nenhuma, com o tempo e leituras vamos aprendendo mais e mais :)

      Grande beijo e boa semana :)

      Excluir
  26. Nossa experiência vem de encontro às suas palavras, querida Sam.
    Entrar em uma lan, lá no meio do nada, e ver uma turma assistindo nossas histórias é o maior barato. Quantas visualizações, dá isto? Acho que uma! Mas, por traz daquela tela tem um monte de gente bacana. Quanto vale isto? 1 milhão de cliques! rsrs
    Obvio que gostaria que o maior número de pessoas, longe do nosso trajeto, pudesse ver o que trazemos. É evidente que queremos compartilhar o que nos enche de orgulho. É como assistir um filme legal e querer que todo mundo veja e opine também. Mas, posso te garantir, o ganho real e que não é contabilizado por nenhum pageRank, nem distribuído por SEO ou qualquer outra linha cibernética é o retorno que trazemos a quem mal internet tem.
    Por isto precisamos de pessoas que tenham real interesse no que trazemos. Por isto não pedimos votos, nem seguidores. Quem vem, vem exatamente pelo que somos. E quando um curtir ou um comentário entra na nossa vida é como um presente que levamos. Porque, pelo outro lado, há pessoas tomando conhecimento dos que as outras escrevem sobre elas. E isto, as engrandece. (Um dia vou até filmar isto pra mostrar o efeito bacana que isto gera.)
    Finalmente chegar às pessoas certas é o maior ganho de um blogueiro, almeja. E isto não esta, de forma alguma, em atrair pessoas por atrair. O que todos nós fazemos não esta ligado a dados mensuráveis, né?
    Abraços pra vc!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá queridona, que bom que veio papear um bocado :D

      Imagino sua satisfação ao se deparar com tanto retorno sincero e verdadeiro, isso sim é um sucesso sólido e que com certeza será duradouro, acredito que isso se deva ao fato de colocarem em primeiro lugar seus visitantes e leitores e elaborarem os artigos com o foco total na qualidade e sem fugir da essência do projeto para conseguir alguns números.
      Na minha opinião quando fazemos esta atividade com amor, carinho e dedicação, dando nosso melhor no conjunto da obra, os resultados sem dúvidas aparecerão.
      Todos queremos visibilidade para nossos espaços, mas em tudo nesta vida é necessário equilíbrio e bom senso para não dar um tiro no pé rsrs

      Obrigadíssimo pela presença ! Um mega beijooooo e boa semana ! :D

      Excluir
  27. Você tem razão, Sam... as pessoas esquecem de usar a criatividade delas e transformam seus blogs em verdadeiras "bagunças"... isso é como perder a identidade, usar uma máscara! abraços e linda semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Barbie !!

      É isso mesmo amiga, se não tivermos bom senso na hora de utilizar técnicas e nos relacionar, nossos blogs viram bagunça, perdem a originalidade e acabam deixando de encantar os leitores :) É importante utilizar com cuidado todo tipo de estratégia e sempre sem esquecer dos leitores e até de nós mesmos :)

      Obrigada pela presença e participação :)
      Muchos beijossss e boa semana !

      Excluir
  28. Anônimo15/5/12

    Olá Samanta,

    O meu blog ainda está em fase de crescimento, considero esse momento legal, pois o trabalho que está sendo desenvolvido agora determinará se ele obterá sucesso futuramente. Calmamente, é assim que eu pretendo continuar trabalhando, escrevendo quando me sinto apto a fazer isso e me relacionando bem com os leitores do blog. Boa postagem :)

    Yure Santiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yure !! :D

      Acredito que sua calma e atitude equilibrada ao lidar com seu espaço lhe trará ótimos frutos e resultados duradouros !
      Seu blog é agradável, suas interações são sempre inteligentes e nos deixma à vontade, acho isso maravilhoso e com certeza é um belo caminho para se estabelecer na blogosfera e fora dela :)

      Obrigado pela presença ! Um enorme abraço e boa semana ! :)

      Excluir
  29. Olá Sam, só hoje vi tua fotinho nos seguidores, sou meio desligada,rsrs
    o blog pessoal é só pra curtir mesmo, a única coisa que fiz em termos de divulgação foi colocar no Dihhit e mesmo assim nunca mais apareci por lá. Gosto da interação com outros blogs, a gente conhece outras pessoas, lugares e modos de viver. adorei teu blog. mesmo, não é confete não,rsrs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeanne, seja muito bem vinda :)

      Acho super legal quem procura e se dedica a alcançar o sucesso com o blog seja ele de qualquer tema, mas é preciso manter viva nossa essência nesta atividade utilizando as técnicas com inteligência :)
      Por aqui também o intuito é diversão, aprendizado e interação, este para mim é o meu grande sucesso :)

      Fico feliz que tenha gostado, obrigada pela presença !
      Um beijão e boa semana :)

      Excluir
  30. Oi, Samantha! Concordo plenamente. No início vemos pessoas praticamente implorando por seguidores ou acessos, e quando conseguem somem e ignoram o leitor. O seu blog faz tanto sucesso por isso, uma vez que você valoriza o leitor e sempre faz questão de respondê-lo e visitar o blog de cada um. No início do meu blog escrevia uma vez por semana e olhe lá. Atualmente tenho escrito três vezes por semana, mas por querer dar mais conteúdo para quem acessa, que ainda bem, aumentou bastante. Sempre faço questão de visitar o blog dos amigos, independente se é grande ou não. Parabéns pelo post! Beijos. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio !! :D

      Muito triste esta realidade com a qual nos deparamos não é mesmo ? Fico chateada ao ver que após o sucesso certos blogueiros deixam de prestigiar e valorizar seus leitores e visitantes...
      Procuro visitar e retribuir a todos que por aqui passam, pois tenho consciência de que este espaço só é valioso por causa de vocês, sem os amigos e leitores, seriam apenas palavras soltas por aí... é minha forma de agradecer sinceramente o carinho que recebo :)
      Louvável a sua atitude em visitar a todos com a mesma consideração, afinal é ajudando uns aos outros que todos teremos nosso lugar ao sol :D

      Obrigadíssimo pela presença e por sempre passar por aqui apoiando e participando :)
      Um enorme abraço e boa semana :)

      Excluir
  31. Ei minha preciosa amiga,

    Tudo bem? :)
    Confesso que não entendo nada disto de SEO, e outras ferramentas em Blogs, pouco sei , mas tenho aprendido muito com artigos bem elaborados como os seus e outros que acompanho atentamente. O meu Blog é bem meu, rs, onde faço dele meu cantinho especial, nada de fins lucrativos, mas também nada contra quem trabalha neste objetivo desde que saiba caminhar sem se perder no caminho pelo orgulho ou pelo sucesso desenfreado e absurdo, atropelando os simples começos de alguns que em sua simplicidade buscam uma oportunidade de crescimento. Por estes dias andei visitando Blogs por ai e encontrei um cuja a descrição dizia "Não perco tempo com Blog pobrezinho" não sei em que sentido o autor quis dizer mas sinceramente me senti incomodada ao ponto de não desejar voltar. Quem está de pé cuide para que não caia, a altivez anula qualquer bom conteúdo, beleza e sucesso, e como bem disse Clarice Lispector "Mude. Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade."

    Beijos e uma noite cheia de brilhos pra você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá queridona, tudo jóia e contigo ? :D

      Confesso que mesmo lendo sobre seo ainda fico meio embananada, até porque a maioria dos artigos que vejo sobre o assunto parecem ser direcionados a quem já tem certos conhecimentos técnicos e os leigos como nós, acabam ficando meio perdidos, mas pelo pouco que sei e pude observar até mesmo em relatos alheios é que muitos estão escolhendo seus temas em função do google e não pelo que gostam ou para seus leitores, fiquei meio chocada com isso... sei que todos queremos visibilidade mas não acho legal abrir mão de nossa essência para isso, o melhor mesmo creio ser um equilíbrio entre as 2 coisas :)
      Esta descrição que viu é realmente absurda ! Eu também me sentiria mal com isso, pois é assim que me sinto quando entro em um blog e o autor está incentivando e até impondo que para o sucesso devemos nos relacionar apenas com blogs grandes e de pagerank alto etc... ou então procurar as tais palavras chave e postar em função delas... me sinto como se tivessem robotizando a atividade de blogar... mas enfim, cada um faz sua escolha eu só quis trazer uma reflexão :)
      Perfeita a frase de Clarice que nos trouxe, adorei !

      Obrigadíssimo pela presença ! Um mega beijooooo e boa Quarta !!

      Excluir
  32. Anônimo15/5/12

    Olá, gatona. Eu entendo que é preciso mesclar técnica com inspiração, em tudo na vida. Um blogueiro precisa saber um pouco de SEO, HTML, português e etc? Sim. Mas se não escrever com a alma não frutifica, não deixa sua marca e não cativa - no bom sentido - os seus leitores. Forte abraço e um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Isaias, é sempre um prazer recebê-lo !!

      Concordo contigo, sei que técnicas e conhecimentos nestas áreas nos ajudam bastante a aumentar a visibilidade de nosso espaço e são necessárias para construir um bom blog, mas como disse, sem alma, sem pelo menos um pouco de nossa essência nesta atividade, me parece que o espaço fica sem brilho e robotizado demais... e acredito firmemente que originalidade é um grande diferencial :)

      Obrigadão pela presença !
      Um enorme abraço e bom restinho de semana :D

      Excluir
  33. Olá Samanta ;D
    A pouco tempo fiz um artigo em meu blog oferecendo dicas para a formação de uma base de sucesso para um determinado blog. E acho que muitos blogueiros acabam perdendo a produtividade de seus artigos após "alcançar" o sucesso e outros buscam o sucesso de forma totalmente errada e acabam se perdendo em suas metas.
    Acho que devemos utilizar de técnicas, divulgação, tudo que podermos alcançar para buscar mais visitantes a nossos blogs, mas a base de um blog é feita totalmente pelo que ele oferece que são os seus artigos.

    Aproveite o restante de sua semana, bjs :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herlan, é um prazer recebê-lo :)

      Perfeitas suas colocações, também vejo desta maneira, alguns comprometem a produtividade e até a própria criatividade em uma busca equivocada pelo sucesso, colocando as mãos pelos pés, e outros se perdem pelos caminhos escolhidos às vezes por ansiedade de chegar lá.
      Técnicas, conhecimento e divulgação são super importantes, mas como você sabiamente disse, devemos prezar pelo conteúdo sempre e se possível equilibrando as técnicas com a nossa essência :)

      Obrigadíssimo pela presença, seja sempre bem vindo :)
      Grande abraço !

      Excluir
  34. Samanta!!!!! Querida friend, da maneira que se expressa, expondo suas ideias, respondendo, conversando, acredito que voce tambem tenta ouvir sua intuição. Eu lhe admiro!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá querida Friend (adoreiii), fico feliz que seja assim visível o valor que dou aos impulsos do coração e a atenção que procuro dar a intuição, acho que as conclusões deste sentimento são as mais acertadas na maioria das vezes :) é como um radarzinho feito para nos proteger :) beijosssssssssss estalados nas bochechas :D

      Excluir
  35. Olá, Samanta!
    Há muito desisti dessa fama e rasguei todos os manuais, se acontecer aconteceu! Além do mais, só sei escrever (?!) do meu jeito.
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rike querido !

      Também rasguei os manuais, não quero me sentir em um segundo emprego hehehe E vamos que vamos !

      Obrigadão pela presença, grande abraço e bom restinho de semana ! :D

      Excluir
  36. Boa noite, Menina Sorriso!

    Meu blog é um sucesso, assim como o seu é, e de tantos outros blogueiros. Sabe por quê? Porque fazemos o que gostamos, amiga!
    Essa história de "sucesso" é tão subjetiva... Acredito que ele está agregado a metas, o que se espera de seu espaço.
    Claro que um sujeito que almeja ganahr dinheiro com o espaço, ficará frustrado se não houver retorno, ainda mais se ele investiu dinheiro e tempo ali. Eu, como estou na blogosfera para ser feliz, nem esquento: sei o tempo e o não-dinheiro que invisto no Fatos de Fato que competem ao meu "orçamento"!
    Prender-se a nichos, como você mencionara em seu claríssimo e objetivo post, é bobagem, mesmo os que querem alcançar o "largent" nosso de cada dia! É a amplitude de contatos, que faz com que blogs sigam em frente!!!!
    Quanta gente mudou de gosto por ter lido artigos bem escritos! Eu mesma odiava artigos sobre HTML e talz; agora, ADORO! Há alguns tão bons, que chegam a ser poéticos, que prendem a atenção.
    É isso aí! Um brinde ao sucesso!!!! E nós temos o orgulho de já o termos alcançado, Samzíssima! rsrs

    Beijos mil!!!!
    ADorei, como sempre!!!!

    Mary:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga querida e Musa da Escrita que bom que chegou para papearmos um bocado :D

      Acho válido e admiro quem se dedica e se esforça para conquista mais visibilidade e sucesso, afinal é bom termos nossos espaços reconhecidos, mas abrir mão da espontaneidade, escrever baseado em palavras chave ao invés de escrever o que queremos ou o que nosso leitores gostam, e interagir só onde for conveniente já é demais para minha cabeça, tô fora :P
      Não abro mão de escrever sobre o que quero, interagir com quem quero e fazer parceria com quem bem entender, se o sucesso depende disso, prefiro ficar no cantinho :)
      Para mim, quanto mais leitoras diversificadas, melhor, não consigo conceber estas regras de me relacionar só com que fala sobre o mesmo assunto, me sentiria bitolada e entediada...
      Tim ! Tim ! ao sucesso amiga e que ele seja embasado em originalidade, liberdade e sinceridade !

      Que bom que gostou, sua opinião é muito importante !!
      Muchos beijossssssssss e bom restinho de semana ! :D

      Excluir
  37. Ótima materia Samanta! Você falou tudo! Temos que ser humildes e solidários com os novatos também. Sejamos livres! E sejamos verdadeiros!

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, seja sempre muito bem vindo !!!

      É isso mesmo ! Humildade é imprescindível em qualquer meio e é preciso boa vontade para auxiliar os que chegam, prestigiar os iniciantes com a mesma consideração com a qual prestigiamos a todos, assim cresceremos todos ! Blogar com liberdade e alcançar o sucesso é totalmente possível, usando as técnicas com inteligência e interagindo com transparência alcançaremos nosso lugar ao sol sem abrir mão de nossa essência :)

      Obrigadíssimo pela presença, um abraço e bom restinho de semana !

      Excluir
  38. Boa Noite, Samanta! Achei muito boa a maneira como você abordou este assunto, Samanta! Este post é uma excelente dica de boas maneiras para se blogar com responsabilidade e profissionalismo, para obter sucesso.
    Você nos dá ótimas dicas, mostra as falhas que não devem ser cometidas, a atitude certa que deve ser tomada nos sentidos; comercial, profissional, pessoal, sempre frizando qual deve ser o principal objetivo de um blogueiro de sucesso, enfim... Excelente post, muito esclarecedor, abrangente e muito bem escrito!
    Parabéns por mais esta exccelente matéria, Samanta!!!
    Tenhas uma Ótima Noite, amiga!
    Forte abraço...
    Carlos Adriano Santos (adrianogauchopoa.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, que prazer recebê-lo !!! :)

      Fico feliz que tenha gostado do tema e da abordagem, acredito que todos queremos sucesso em nossos blogs, mas como tudo na vida é preciso bom senso e equilíbrio para usar corretamente as técnicas sem perder nossa essência e poder navegar e blogar livremente sem ficarmos escravos deste tipo de coisa :)
      Desta forma creio que poderemos crescer e também ajudarmos uns aos outros a encontrar seu lugar ao sol :)

      Obrigadíssimo pela presença !
      Um enorme abraço e bom restinho de semana !

      Excluir
  39. Oi Sammy,

    muito bom o que voce escreveu.
    As vezes eu recebo comentarios, aí quando vou la retribuir, vejo um blog tao estranho, parece que a pessoa nao se importa com os leitores. Tem mais de mil seguidores em um blog impessoal, cheio de anuncios.
    Para mim, blogar é como um passa tempo e também uma forma de comunicar aos meus amigos o que tem acontecido comigo por aqui tao longe...
    Escrever também é para mim uma forma de libertacao, das cadeias onde eu mesma havia me prendido por algum tempo...

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna querida !! :)

      Fico muito triste quando me deparo com blogs como o que mencionou, ainda mais se trata com descaso os leitores, pois creio que são os responsáveis pela maior parte do sucesso de um blog... Acredito que é totalmente possível usar técnicas e manter a essência para atingir o sucesso, sem ter que se vender por completo :)
      Me identifico contigo, pois o blog foi criado para amenizar a solidão de uma nova vida em uma cidade estranha e longe de todos que eu conhecia... minha mãe diz que é mais que um blog, é uma conquista porque isso me ajudou muito em questões pessoais também :)

      Obrigadíssimo pela presença ! Um beijão e bom restinho de semana ! :D

      Excluir
  40. Anônimo17/5/12

    Obrigada pelo seu carinho de sempre Sam!!São pessoas como vocês que trazem dias melhores em nossa caminhada ;)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flor, nem precisa agradecer, o prazer é meu poder passear pelo Planeta sempre que dá, adoro seu cantinho :) E a indicação de hoje foi super merecida, eu amei o blog da Paty :) Beijooooo e boa Quinta !

      Excluir
  41. Olá Samanta! Quanto tempo não é mesmo? rsrs
    Gostei muito de sua postagem!

    É triste ver que alguns blogueiros, hoje, tem como maior objetivo conquistar a "fama", o primeiro lugar nos rankings e aparecer no Google. Dessa forma, eles estão prejudicando muito a qualidade de seus blogs, uma vez que só se preocupam em "ficarem por cima" de todos, esquecendo de publicar conteúdos de verdade.

    É lamentável, ver que existem blogueiros que acreditam que o sucesso de seus blogs só se tornará realidade se participarem somente de blogs grandes. E os blogs menores? E os ótimos conteúdos que estão contidos em muitos deles? Ficam esquecidos? Blogs menores também possuem ótimos blogueiros que escrevem maravilhosos textos! A parte boa de tudo isso, é que esses blogueiros interesseiros ainda são a minoria.

    Concordo plenamente com a sua postagem, e acredito que em primeiro lugar, devemos nos preocupar com o nosso conteúdo. Que ele seja de qualidade e agrade os leitores. Em segundo lugar, buscar uma interação com eles, respondendo suas dúvidas e comentários, dando uma retribuição à atenção que eles tem com nossos artigos. Depois nos preocupamos com as dicas, que todos seguimos parar melhorar nosso blog. Mas sem transformar isso em uma obsessão.

    Devemos valorizar a essência de blogar, que muitos perdem por causa dessas "regras" que eles mesmos se impõem. Blogar é uma arte, é muito bom ver que existem pessoas que gostam de ler o que escrevemos, sem precisarmos ficar nos preocupando em buscar exageradamente os primeiros lugares.

    Parabéns pela postagem Samanta! você sempre escrevendo ótimos textos! um grande abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur ! Que bom vê-lo por aqui !!!

      Perfeitas suas colocações, é mesmo lamentável ver esta busca desenfreada por sucesso e boas colocações no Google quando o blogueiro simplesmente ignora os outros aspectos da atividade de blogar...
      Deixam de postar o que gostam para elaborar textos em cima de palavras chave, deixam de visitar blogs que gostam porque os mesmos não lhe trarão resultados, etc... perdem a espontaneidade e até mesmo abrem mão do que gostam de escrever para continuar neste caminho.
      Pode até ser que dê resultados, mas não creio que sejam resultados sólidos, acho que são muito frágeis e podem desabar a qualquer momento, o que não acontece com quem é original, conquista seus leitores e preza pela qualidade em seus conteúdos.
      Me recuso a deixar de visitar e conhecer blogs menores, afinal, até mesmo os grandes um dia foram pequenos e só porque tiveram leitores que não se importaram com isso é que cresceram. Acredito que esta diversidade de leitura só tem a nos acrescentar, e não atravancar o sucesso, onde já se viu informação e conhecimentos serem prejudiciais ? Não vou me relacionar apenas por interesse...
      O Google está mudando e valorizando cada vez mais conteúdo, estou felicíssima com isso, pois agora, quem não se importou com isso, não terá mais seus jeitinhos de estar bem colocado, deixando as buscas cheias de artigos ruins e inúteis para nós :)

      Obrigadíssimo pela presença, fico feliz que tenha vindo participar, você é sempre bem vindo !!
      Um enorme abraço e tudo de bom !! Logo mais chego lá no seu espaço para papearmos :)

      Excluir
  42. Sammy, como sempre uma postagem consciente. Bom senso e canja de galinha só fazem bem. Nem tanto ao mar nem tanto ao ar. Deve ser a nossa postura diante de tudo, não só ao blogar. O caminho do meio sempre nos leva mais longe em direção ao nosso bem-estar e ao dos que conosco convivem...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo Expedito, que bom recebê-lo :)

      Concordo contigo, equilíbrio é fundamental em qualquer área de nossas vidas, se encontramos esta meia medida, tudo flui naturalmente e com certeza é o caminho para o sucesso :)

      Obrigadíssimo pela presença ! Grande abraço e bom fim de semana !
      Beijos para Maluzinha :)

      Excluir
  43. Anônimo17/5/12

    Samanta, muito interessantes as postagens do seu blog. A gente tem a oportunidade de refletir sobre "os porquês" de estarmos escrevendo em um blog. Valeu!
    Manoel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel, fico feliz que goste dos temas e do blog, sinta-se em casa ;)

      Que bom que consegui trazer uma boa reflexão com o texto, sinto que a missão foi cumprida, pois era minha intenção resgatar a valorização do conteúdo e da essência do blogueiro, espero ter atingido um coração que seja, e já estarei feliz :)

      Obrigado pela presença e participação, um enorme abraço e bom fim de semana ! :)

      Excluir
  44. Obrigado por fazer parte do blog Princesas de Deus.
    Começamos o ano em novo endereço e contamos com sua presença lá.

    Genilda Silva
    http://genildablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Genilda, seja muito bem vinda ! O prazer é meu, sem dúvidas participarei também no novo endereço :)

      Obrigada pelo carinho e presença !
      Grande beijo e um ótimo fim de semana !

      Excluir
  45. Olá Samanta, mais uma vez você escolheu um assunto bem interessante. É muito desagradável quando a gente se depara com um blog (vinda de um dos motores de buscas) e encontra apenas um título, nenhum conteúdo, apenas propagandas. Perde-se tempo e fica-se irritada, com uma vontade imensa de denunciar o infeliz. No final, como a gente está trabalhando, acaba se envolvendo e esquece, só lembra quando topa com outro infeliz...

    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá Telma querida !!!

      Pois é amiga, é desanimador ver no topo dos resultados da busca um artigo que não super nossas necessidades, pois foi feito apenas para isso, ter posicionamento e os leitores que se lasquem... felizmente o Google está mudando radicalmente estes quesitos e muitos destes sem noção estão perdendo posições e visitas :)

      Obrigadíssimo pela presença e um lindo fim de semana !!! :D

      Excluir
  46. Se relaciona com quem der na telha... ameii essa frase...Menina você como sempre arrasando nas postagens... adoro seus textos....
    E outra coisa como esta lindo o teu blog... o visual esta show demais....
    Acho muito ruim blog cheio de propagandas poluem muito o blog em troca de fama, por isso estou indo devagar... um dia eu chego lá e sou igual a você publico o que me dê na telha...kkkk

    beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani querida !!! que bom vê-la por aqui !! Ah amiga, eu faço o que eu quero se o Google gostar eu agradeço, se não gostar, tem quem goste kkkkkk não vou ficar fritando a mente e fazendo o que não me agrada para alcançar boas posições, e com estes mudanças no google, os espertinhos que driblaram o sistema e entocharam porcarias nos leitores, vão se dar mal :)
      Já tive anúncios, mas retirei, além do resultado demorar muito (sou meio imediatista rsrs ) eu ficava incomodada com o visual... hehehe

      Obrigadíssimo pela presença !! Um mega beijooo e bom fim de semana !

      Excluir
  47. Oi Samantha,
    Adorei o texto,comigo funciona da seguinte maneira,eu comecei o blog pra escrever alguns dos meus textos,com o passar do tempo fui conhecendo muita coisa boa de ler,pessoas incríveis,amizades queridas.
    Claro que também leio a metablogs,gosto de saber de tudo que está rolando por esse universo,assim como vc também não sei nada de SEO,aliás,sei o que significa e que podem ser utilizadas técnicas e etc.
    Mas adoro viajar pelas listas de blogs amigos e ir conhecendo e descobrindo pessoas novas,acredito também que devemos sim olhar para o trabalho de quem está começando,pois todos nós um dia também começamos e sabemos muito bem que não é assim tão fácil manter um blog.
    Tenho alguns sonhos com relação a escrita e mostrando as pessoas o meu modo de escrever creio que poderei realizá-los um dia,por isso sempre estou por aí viajando nas linhas de outros colegas!
    Acho realmente muito chato quando a arrogância sobe a cabeça e pessoas esquecem de suas origens,por isso estou sempre lendo e relendo os comentários e sentindo junto com o leitor o que ele achou do que escrevi!
    Ufa,rsrs.
    Um ótimo final de semana pra vc querida,abraço!=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Suu !!! :)

      me identifico com você em vários pontos, também gosto muito de navegar conhecendo novos blogs, lendo novidades, me informando, enriquecendo os laços com os amigos e colegas na blogosfera, esta troca é para mim uma das coisas mais preciosas deste meio :)
      Também adoro reler os comentários, muitas de minhas postagens surgiram do que os leitores deixaram aqui como opinião ou experiência, aprendo muito com isso e não entendo o blogueiro que depois de um certo sucesso começa a desprezar isso...

      Agradeço muito sua presença e participação !!
      Um super beijoooo e bom fim de semana !

      Excluir
  48. Oii, Sam, tudo bem?
    Espero que vc tenha resolvido aquele problema em seu PC, lembra? rs

    Eu li todo o seu texto e associei com o que ocorre em supermercados onde é natural a maioria dos consumidores escolher somente aquelas marcas predominantes, de muitos anos de vida e confiáveis, não dando chance àquelas recém chegadas, mas podem se transformar em fortes competidoras com as veteranas maioriais e isso é apenas uma questão de tempo.

    Quando entrei no universo dos blogueiros, o meu intuito foi escrever artigos que pudessem ajudar as pessoas a ter mais informação sobre, por exemplo, como fazer a manutenção correta do computador, sem precisar fixamente de técnicos, pois às vezes um simples travamento já é indício de vírus e não é exatamente assim, rs. Uma simples limpeza feita pelo próprio usuário já resolve o problema. E muitos que leram as minhas dicas, gostaram delas e foram úteis na resolução dos problemas e isso me deixou super feliz, sem eu pedir nada em troca.

    Infelizmente, existem muitos blogueiros que constroem o site apenas para querer fama, aparecer e entopem de propagandas desnecessárias, e ainda chegam a ser grosseiros com os demais colegas só porque não recebem comentários, agindo como generais virtuais.

    Esses tipos precisam entender que o blog é comparado a um diário de opinião, e vai haver pessoas que podem se interessar e outras não. Um blog é feito em função das necessidades das pessoas. Ou seja, só irei fabricar um produto com a certeza de que será de grande ajuda para um determinado bairro ou cidade, e não com o objetivo apenas para vender por vender.

    Um grande abraço, Sam, e seu texto foi enriquecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, que legal vê-lo por aqui, seja sempre muito bem vindo !!

      Lembro sim, fiz o seguinte, vi uma dica que nem era sobre o assunto mas achei interessante, hospedar metade das imagens em um lugar e a outra metade em outro, isso facilita no carregamento da página, pois as imagens carregarão simultaneamente e fica mais rápido, fora que fico menos apavorada se der tilti em algum dos sites né rsrs
      Adorei a comparação que nos trouxe é exatamente assim mesmo, acredito que todos nós já optamos por uma marca consagrada na dúvida ou então com medo de ter um resultado ruim ao experimentar o novo, que como disse, muitas vezes são até melhores !
      Sua iniciativa de informar as pessoas e facilitar suas vidas é maravilhosa , poucos tem esta visão generosa e auto confiante, sabendo que não é por causa disso que estará prejudicando seu sucesso, aliás muito pelo contrário, acredito que copartilhar conhecimentos é algo que só mostra que o blogueiro é mesmo uma pessoa de caráter e profissional.
      Cheguei ao meu limite vendo por aí textos sem sentido e dicas para montar textos em cima de palavras chave ao invés de primeiro montar o texto e depois otimizá-lo, porque o resultado fica horroroso para os leitores, na maioria dos casos, isso sem contar que os iniciantes, é claro que respeitam muito estas orientações, e se a moda pega teremos uma geração de blogueiros zumbis que vivem em função do Google, sem espontaneidade...
      Como mencionou em sua colocação final, é preciso ver além de um bom posicionamento, muitas vezes eu entro na primira opção de texto sugerida pelo Google e saio correndo imediatamente, enquanto viro leitora assiduá de alguém que está lá na décima página mas que oferece algo realmente relevante, eu particularemnte preferiria ser parte do segundo caso e alcançar um sucesso sólido e duradouro :)

      Obrigadíssimo pela presença e por complementar a postagem :) Um enorme abraço e bom Domingo !! :)

      Excluir
  49. Olá Sam!

    Esse e um tema importante a ser sempre retomado.

    Pois muitos esquecem que o importante e a qualidade não quantidade, a eficiência de um blog não esta em concorrer em números de visitas, seguidores, comentários, quantas pessoas curtiu no facebook é sim em ter uma imagem limpa é visionário do que quer transparecer.
    Quando nós entregamos de verdade em nossas opiniões tenho certeza que iremos trazer bons feitos, e claro se dedicar aos visitantes é fundamental, mas não e todos que tem tempo, por exemplo, meu tempo e muito fragmentado, quanto tenho tempo é para me dedicar a ir a blogs conhecidos e fazer minhas postagens, mas adoro quando tempo extra para, fazer algumas visitas a novos blogs, só que a meu ver e importante comentar em outros blogs se a pessoa tiver bons argumentos. Do que adianta eu entrar em um blog e me sentir obrigada a comentar um assunto que para mim e complicado discutir se não entendo tanto só para agradar aos outros, prefiro comentar e participar quando me interesso de verdade, pois assim fica fácil. E verdade que muitos somente desejam a fama e depois de alcançar esquece que existem pessoas esperando que não são fantasmas, e horrível ver que hoje em dia a maioria se move a vontade de ser popular é muitas vezes menospreza o pequeno ali que acabou de começar. Cadê a união e o apoio de início que todos precisam? Onde mora o lado sensível, caramba e só olhar para o passado e se lembrar em como foi difícil os desafios que tivemos ao começar um blog, que logo a solidariedade bate na porta do coração e da consciência. Ah e esse negócio de anúncios e um saco, quando entro em algum site ou blog que tem isso fico perturbada, em meu caso porque demora milênios para carregar, daí perco a paciência, e também eu não quero ganhar dinheiro com o blog e sim semear meus sonhos, opiniões e mostrar um pouquinho de como sou meio lunática quando se trata de fantasiar... rsrs
    Mostrar respeito e tratar bem a quem nós dedicam alguns minutinhos de seu tempo é mostrar que está aberta a novas amizades e oportunidades de algo prolongado. Receber de abraços abertos e com carinho faz com que as pessoas sempre voltam com um sorriso sincero e o mesmo conseguimos fazer sem sentirmos obrigados. Dedicação ao que faz e muito amor levam a caminhos maravilhosos sem precisar ficar chamando atenção exagerando em empanturrar o coitado do blog de lanças chamas ou aqueles sinais de faróis que dói nas vistas, palavras sinceras e autênticas já chamam a devida atenção ao natural. O simples e o sofisticado... rsrs

    Concordo com tudo sem tirar nem por. Você como sempre abrindo mentes e criando uma nova perspectiva de visão e pensar. Tenho muito orgulho por desfrutar de seus textos tão completos e perfeitos.
    Adorei suas palavras sábias, sabe que eu sou uma fã sua é sempre serei...rsrs

    Ah...fico muito agradecida pelo e-mail que mandou com os links, quando eu tiver disponibilidade maior de tempo vou ver se dou umas mudadas no blog.

    Tenha um final de semana perfeito...
    Beijokas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amigaaaa, desculpe a demora nas resposta, estava viajando , fui visitar minha família e só voltei hoje :)

      Pois é amiga, acredito que focando em um conteúdo de qualidade os resultados virão, sem dúvidas, não é necessário postar apenas focando em palavras chave ou deixar de visitar vlogs novos ou menores, acredito até que quando não visitamos estes blogs, perdemos além de ótimas leituras uma boa oportunidade de ter novas idéias, trocas e aumentar os horizontes.
      Assim como você, o tempo é algo que anda faltando rsrs mas sempre que dá adoro visitar meus blogs favoritos e conhecer novos, é um constante exercício de criatividade e conhecimento, como estou aqui para me divertir, prefiro não participar em textos que não me despertam vontade de comentar, mesmo que seja amigo, pois acredito que fica bem visível que aquilo foi feito na base do interesse e sem uma real vontade... Acho melhor, quando é assim, aguardar o colega postar outra coisa que me chame mais atenção, aí eu vou lá e participo com todo gosto, comentando de forma que agregue algo :)
      Os grandes que ao alcançar o sucesso deixam de lado seus leitores, provavelmente ficam cegos para a realidade, pois não é possível que acreditem que um espaço cresceu sem a ajuda dos leitores e seguidores... um blog só cresce por causa daqueles que o visitam, que ajudam a divulgar que prestigiam os anúncios, etc, o blogueiro faz a sua parte, mas ela sozinha não é muito eficaz...
      Todos um dia foram pequenos, por isso acho tão importante valorizar bons conteúdos independente do tempo que o blog está no ar e sermos sempre generosos e ajudar no que for possível, assim estaremos contribuindo para o crescimento de todos e auxiliando na qualidade da blogosfera, perpetuando o círculo, afinal os que tem sucesso hoje, não ficarão no ar para sempre, novos chegarão e neste meio existe espaço para todos nós :)
      Outro fator importante é o que mencionou, o exagero de anúncios é mais um descaso com o leitor, pois basta ler um pouco por aí para saber que a maioria dos brasileiros não tem uma internet veloz, por isso é preciso sempre dar uma olhada em como anda o carregamento a fim de facilitar a entrada dos visitantes e não simplesmente ficar cego para isso e se importar em apenas colocar no ar o máximo de anúncios possíveis visando um retorno, que me soa até egoísta.
      Suas palavras sempre me motivam, por isso fico ansiosa para sua chegada, nossas conversas são sempre proveitosas e interessantes ! isso para mim é que é um sucesso sólido, importante e útil !!
      Achei que era hora de me manifestar contra estas orientações elitistas que estão pipocando por aí e quem sabe ajudar os blogueiros que pos aqui passarem a valorizar o que fazem com amor, para que não desanimem de continuar em uma jornada cheia de originalidade e qualidade :)

      espero que os links te ajudem, se tiver alguma dúvida me fala, que ajudo no que puder com muito gosto :)
      Agradeço de coração sua presença e carinho sempre, é muito importante para mim :)
      Mega beijooo e boa semana !

      Excluir
  50. Sam ,excelente postagem, ajudei a divulgar para o mundo online.Como ja disse varias veses(e nunca irei esquecer de agradecer) aprendi muito com o diHITT e nossos amigos online, hoje estamos com uma media muito boa em nosso blog...então aproveitando...obrigado a voce e todos daqui,dela e de acola...valeu...fuiiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo !!! É sempre uma alegria recebê-lo por aqui !!! :)

      Obrigadíssimo pela ajuda na divulgação, todo auxílio é precioso e sempre bem vindo :) Fico feliz que goste da comunidade, também aprendi e aprendo muito por lá, os participantes nos oferecem tudo de melhor que este meio tem, me sinto privilegiada em conviver com todos vocês :)

      Agradeço muito sua presença e carinho :)
      Um enorme abraço e bom Domingão :D

      Excluir
  51. Olá Sam querida!!
    Deu para perceber que resolvi deixar meus "coments" em dia com você, rsrs
    SIMPLESMENTE AMEIII teu artigo!! Lembra que coloquei em seu artigo anterior que estava desmotivada... BINGOO!! Seu texto falou o motivo. Estava me considerando uma "atrasada", pois não entendo esse negócio de SEO e acreditava que precisaria disso para que meu Blog ficasse conhecido. Com teu artigo fiquei muuuito mais tranquila, pois amo tanto blogar!!! Quero cada vez mais produzir textos que venham de encontro ao ser humano e pra quê SEO? rsrs Os homens por enquanto tem seu sensor em seu coração e lá o google ainda não manda, a não ser se deram a ele esse poder, rsrs
    Querida Samanta, você foi minha terapeuta dessa vez. Muito obrigada!!!
    Ah, manda a conta, farei o merecido pagamento relacionado à terapia, hehe
    Grande beijo de Luz em teu coração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello amigaaaa, opa estou amando papear contigo neste domingão ! que delícia :D

      Fico muito feliz que tenha gostado do artigo, ando muito chateada com a conduta de certos blogueiros que fazem lavagem cerebral nos iniciantes dando dicas, muitas vezes até as impondo para que se relacionem só com blogs grandes, enquanto outros fazem seus textos totalmente voltados para o Google e os leitores que se danem...
      Graças aos céus o Google está mudando radicalmente seus sistemas e como o Adelson disse, classificando bem artigos de qualidade de autores que não aplicam Seo.
      Considero super útil saber usar ferramentas para ajudar a conseguir mais visibilidade, mas não apoio que para isso percamos nossa espontaneidade, deixemos de visitar quem queremos ou que façamos postagens fora do que gostamos ou sem pensar nos leitores...
      procuro aprender as técnicas, mas vou adequá-las aos textos e não vice versa, com esta postagem eu quis motivar os blogueiros a não deixarem de fazer o que gostam e como gostam, mostrando que desta forma, é possível ter sucesso da mesma forma, e o que é melhor, não é um sucesso numérico e sim um retorno duradouro, com leitores fidelizados e base sólida.
      seus textos são maravilhosos e ajudam muita gente , quer coisa melhor ? Com certeza seu espaço só tem a crescer mais e mais !!
      Não vou ganhar dinheiro hoje, porque seus artigos já me ajudaram inúmeras vezes, então a conta fica elas por elas kkkk
      Sinto-me satisfeitíssima em ter lhe dado mais uma motivação para seguir fazendo o trabalho incrível que faz !

      Um enorme beijo e que seu domingo seja de alegrias !!! :D

      Excluir
  52. Também participo da Cia dos Blogueiros e estou passando para conhecer teu Blog!!!
    Um grande abraço!!!
    Uma semana abençoada!!!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucélia, seja muito bem vinda :)

      Recebi hoje o e-mail de confirmação e durante a semana vou ler os links indicados e começar a ser ativa na Cia, tenho certeza de que será uma experiência maravilhosa e muito rica :)

      Obrigada pela visita :) beijos e boa semana !

      Excluir
  53. Oi, Sam (a moça do sorriso cativante), voltei para agradecer a visita e desejar-lhe uma ótima semana. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Cláudio !! Que gentil da sua parte ! :) O prazer é meu, seus textos são deliciosos e seu espaço é muito agradável e aconchegante, sempre que puder passarei por lá para papearmos :)
      Grande abraço e uma ótima semana :D

      Excluir
  54. Esse artigo merece nota 1000. Parabéns , e é a primeira vez que venho cá. bj Sam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, seja sempre muito bem vindo :)

      Fico extremamente feliz e satisfeita em saber que apreciou o artigo !
      Obrigado pela presença e participação !

      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  55. Anônimo21/5/12

    Coloquei uma imagem no post/tutorial para melhor visualização ;)

    Beijinho, que sua semana seja muito produtiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flor !! Eu vi agorinha mesmo, ficou show de bola, assim fica mais fácil de escolher !! Arrasou na dica ! Mega beijoooo e boa semana :D

      Excluir
  56. Anônimo21/5/12

    Cossa Linda,

    Fazia muito tempo que não lia algo tão bom,reflexivo e elucidativo.Também não curto seguir por seguir,não elaboro tags para gerar resultados,concordo com tudo que falou.Tem uma coisa que me incomoda: as vezes a pessoa fica enchendo o saco para eu seguir o blog,mas eu só sigo se eu quiser,odeio isto.Não é todo dia que faço comentários,mas quando vou,a pessoa nem se dispõe a dizer se gostou,ou seja,aquela historinha que nós blogueiras já sabemos rsrsr.
    Adorei mesmo.A razão pela qual você tem muitos seguidores é somente uma: ser quem é,não precisar agradar ninguém e postar o que dá vontade.
    Bjs Cossa Linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Cossa linda de mi corazón !! que bom vê-la por aqui !!!

      Estou até me informando sobre algumas ferramentas de otimização, mas jamais vou adequar meus textos a elas e sim irei adequar as ferramentas aos meus textos, me recuso a abrir mão de minha espontaneidade, de postar o que gosto ou de visitar quem eu quero para alcançar algum sucesso... Sucesso para mim é poder fazer isso tudo e ainda receber vocês aqui, como eu disse a uma amiga , se o google gostar que bom, se não gostar, tem quem goste rsrs
      Acredito que com as mudanças no sistema de buscas, o seo natural será cada vez mais valorizado e teremos assim um sucesso sólido e duradouro e não uma ilusão de quem fez de tudo só para agradar os mecanismos de buscas e deixou o leitor mais perdido que cego em tiroteio do Bope :)

      Obrigadíssimo pela presença e carinho, é um prazer papear contigo ;)
      Muchos beijosssssssss e boa semana !!! :D

      Excluir
  57. Olá minha amiga querida! Tudo bem?

    Como sempre Sam, mais um excelente texto, coeso, consistente e direto!

    Pois é, existem aqueles que conseguem o sucesso através de um trabalho ou apenas um hobby, e existem outros que tentam alcançá-lo custe o que custar. Passam por cima da moral, ética e do respeito.

    Em todos os meios, infelizmente, sempre haverão pessoas assim. Pegamos o exemplo de judas que em troca de algumas moedas traiu Jesus!

    Entendamos uma coisa: conseguir sucesso, talvez não seja algo impossível, porém, mantê-lo, poderá ser. Sabe amiga, percebo que a internet está entrando num declínio no que diz respeito ao compartilhamento sem fins lucrativos! São protetores de links que nos "obrigam" a cadastrar o número do celular para que possamos fazer um download, notícias que determinados sites colocam que para conseguirmos ler na íntegra, precisamos ser assinantes etc.

    O pior de tudo isso é que eles se "apossam" de programas, softwares e informações alheias para tentar conseguiri lucro. Ou seja, tentam "vender" o que não é deles!

    Essa questão de segue meu blog que eu sigo o seu é ridículo! Troca de favores, acho que na polítca já basta! Perceba que em meu blog tenho poucos seguidores, pois não peço para ninguém seguí-lo!

    Acho importante a gente tentar fazer de certa forma uma otimização para que consigamos obter uma boa localização nos buscadores, desde que seja algo bom e relevante para os leitore, pois a internet está contaminada de coisas inúteis que não nos agredam valor algum. Por outro lado, infelizmente, pelo que tenho comprovado, a maioria das pessoas gostam de coisas que muitas vezes achamos sem importância!

    Fica a dica: para quem pretende ter sucesso apenas junto aos buscadores, é só falar de fofocas dos famosos, pornografias e vídeos engraçados, agora quem pretende ter sucesso direcionado e fiel, precisa fazer o que você vem fazendo de forma brilhante Sam!

    Abraçãooo amiga, ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizeu meu amigo, mas que alegria vê-lo por aqui, faz um tempão que não papeamos !

      Fico feliz que tenha gostado do texto, concordo contigo, infelizmente em todos os meios encontraremos aqueles que não selecionam seus passos para alcançar o sucesso e estão dispostos a pagar qualquer preço por isso...
      Realmente manter o sucesso é que são elas, por isso acredito que um blog que utiliza seo natural e se dedica aos seus leitores, provavelmente terá um êxito sólido e duradouro, já os que escrevem somente para os mecanismos de buscas, muitas vezes criando textos até mesmo sem nexo, podem conseguir algo de imediato, mas duvido que se mantenham no topo ou que fidelizem um público.
      Os exemplos que nos trouxe descrevem bem a que ponto chega este egoísmo e exagero em certos casos, dando a impressão de que os visitantes não importam para um espaço.
      Nunca tive coragem de pedir que em seguissem, além de achar que estaria sendo inconveniente, acredito que desta forma eu posso ter uma visão mais realista dos meus resultados, pois sei que qualquer seguidor, comentário ou compartilhamento foi feito porque a pessoa realmente quis e gostou do que viu.
      Também acredito que seo é importantíssimo, mas é totalmente possível otimizar um texto de forma eficiente sem criar aberrações que não conseguimos nem ler e sem precisar que deixemos de escrever ou interagir como desejamos :)
      Sua dica final é ótima, basta escolher estes temas e o sucesso é rápido, pois o interesse é enorme ! Mas esta escolhe pode ter um preço de trazer um sucesso momentâneo e creio que a mioria de nós não quer isso :)

      Obrigadíssimo pela presença, fiquei feliz em te ver por aqui, logo logo eu passo por lá para ver as novidades, ando meio enrolada e deixando a desejar com os amigos :(
      Um enorme abraço e que sua semana seja ótima :)

      Excluir
  58. Oi, Sam. Obrigada por se importar com a a minha dificuldade em comentar. Sou novata no assunto blog e os seus artigos são muito importantes para pessoas que, como eu, precisam de informações. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli !! Fiquei super feliz ao ver que conseguiu comentar sem problemas desta vez :) Acredito que se ajudarmos uns aos outros, todos podemos crescer e porque não, fazer amizades também, não é mesmo ! Precisando é só chamar, deixei meu e-mail lá na postagem do Adelson para você ;)

      Obrigada pela presença, seja sempre bem vinda :) beijosss

      Excluir
  59. Samanta amiga,
    Acho que independente de um blog de sucesso ou um humilde blog, temos que estar interados com assuntos diversos que tragam informações interessantes. O Blog se tiver uma boa postagem, é claro que terá muito fluxo de visitas mesmo que seja um bem mais humilde, pois tudo depende do assunto.
    Se estiver com objetivo de lucrar com o Blog, isso será consequência de todo um conjunto.
    òtimo post. amiga.
    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido amigo, é sempre um prazer recebê-lo !

      Defendo até o fim nosso direito de interagir com quem desejamos, de postar o que queremos e de ajudar os blogs do tamanho que sejam, pois impor que só devemos nos relacionar com blogs grandes ou do mesmo nicho me parece um argumento absurdo para alcançar o sucesso.
      Como mencionou, um bom conteúdo alcançará o sucesso por si só, por isso mesmo acredito não ser necessária tanta afobação e incentivo ao elitismo.

      Fiquei super feliz que gostou do artigo, obrigadão pela presença e participação !
      Um beijão e boa semana !

      Excluir
  60. Olá querida,concordo com vc,post verdadeiro e esclarecedor.Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose, fico feliz que tenhamos a mesma opinião sobre este assunto :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação :)
      Super beijo e bom restinho de semana :D

      Excluir
  61. Recebi aqui uma bela lição. Ensinamentos que já estou a colocar em prática. Parabéns pelo trabalho que realiza, e de proporcionar a nós inciantes da blogosfera um direcionamento coerente com o objetivo que nos trouxe para esta nova realidade da comunicação. Bjos e obrigado por fazer parte do grupo de amigos do meu Blog. T+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Winderson, seja muito bem vindo !!!

      Passei pelo seu espaço agora pouco, volto em breve para participar pois achei muito interessante ;) Fico feliz que tenha apreciado o blog e o artigo, minha intenção é atingir quem eu puder e trazer esta reflexão de que é possível ter sucesso mantendo nossa essência e interagindo e ajudando a todos sem discriminação :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação, sinta-se em casa :)
      Grande abraço !

      Excluir
  62. Anônimo24/5/12

    Sabia que você ia gostar Sam, vale muito a pena ficar por dentro do assunto, ainda mais nos dias de hoje... beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei a indicação amiga, já tive problemas nesta área e realmente é muito importante estarmos bem informados sobre o assunto !! obrigadíssimo pela partilha !! beijocassss

      Excluir
  63. Anônimo24/5/12

    Conheço o Dr. Emerson faz um tempo já, creio que mais de três anos, somos parceiros de blog, um amigo mesmo!! Beijinhos Sam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia o espaço dele, depois vou navegar com bastante calma, este tipo de leitura é imprescindível para todos nós que utilizamos o meio virtual, ninguém está livre de ter problemas e informação é tudo nestes casos !! mega beijossssss

      Excluir
  64. Uua, muito bom, disse tudo o post.
    Bem, eu escrevo é para mim, eu nem sei sobre estes "negocios do google" mas acredito que deveria saber...

    Seguindo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, seja muito bem vinda !!!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo, informação é importante mas é preciso bom senso para usá-las e não abrirmos mão da verdadeira essência de blogar :)

      Obrigadíssimo pela presença ! Grande beijo e bom fim de semana !!

      Excluir
  65. Oi Samanta!
    Estava com saudade de ler seus textos e de você!
    "Assassinei" o blog antigo (euemeuimbigo), ia dar um tempo, mas descobri que sinto falta da blogosfera, então voltei. Penso que blog é um espaço pra interagir, ler bons textos, refletir, aprender coisas. É minha opinião pessoal, mas se alguém vai fazer um blog nos termos que você descreve, perde muito a razão de ser. Vejo um blog como algo intimista e ao mesmo tempo de troca, de compartilhar. Não gosto de frequentar blogs em que sinto que o objetivo é ser o tal, ou aqueles cheios de anúncios, principalmente os que ficam piscando, brilhando, pulando em cima da gente.
    Enfim, se você tiver um tempinho, aparece "lá em casa":
    http://doquegostoenaogosto.blogspot.com.br
    Ah, meu nome é Shirley, chega daquele pseudônimo bobinho...
    Abração!

    ResponderExcluir
  66. Olááá amiga, menina quanta novidade !! deu até tilti no meu formulário de responder comentários kkkk o bichinho não tá funcionando de jeito nenhum hehehe

    Também estava com saudades de sua presença ! Fico feliz que tenha reconsiderado e voltado à blogosfera !!! Quando for assim deixe o blog lá descansando, depois você volta :D Também acredito que até mesmo blogs que tem o intuito de ser profissional devem manter a essência do autor e ter cuidado para não exagerar neste tipo de coisa como anúncios ou otimização demais, fica uma coisa meio esquisita...
    Este fim de semana vou visitar os amigos e com certeza vou conhecer seu espaço !!
    E muito prazer Shirley ! independente de nome, você é sempre muito bem vinda aqui, adoro papear contigo !!

    Obrigadão por vir me avisar e por prestigiar o artigo !! muchos beijosssssssss e bom fim de semana !!

    ResponderExcluir
  67. Oi Samanta,
    Depois que li esse post me senti bem melhor! Ufa!!! rs
    Já estava preocupada vendo tanta gente valorizando o extremo que visa gerar lucros. Amo escrever e sei que preciso estudar um pouco sobre como usar algumas técnicas, mas sinceramente não troco minha liberdade por dinheiro algum. Quero escrever para pessoas e sobre coisas que gosto e acredito.
    Outro ponto importante que você citou foi a humildade.
    Enfim, obrigada pelo post e por me deixar mais tranquila, pois não sou a única a ter essa opinião.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lidiane !!!

      Que bom que temos a mesma opinião sobre o assunto e que o texto lhe trouxe alívio e esclarecimentos :) resolvi escrever justamente porque navegando na blogosfera cada vez mais me deparo com este tipo de blogueiro, que abre mão da essência, ignora seus leitores e passa a se dedicar somente a produzir textos para os mecanismos de buscas, alguns chegam a ficar sem sentido de tanta otimização... Felizmente o Google está em fase de mudanças e estes exageros vão para seu lugar merecido :)
      Humildade é imprescindível quando tratamos com pessoas, isso demonstra maturidade e valor :)

      Obrigadíssimo pela presença e parceria !
      Um beijãooo e bom fim de semana !!

      Excluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Olá Samanta,

    Minha primeira vez por aqui e tudo o que posso dizer é que simplesmente adorei o post! Não importa todo o conceito técnico por trás dos blogs, SEO, primeiro lugar nos mecanismos de buscas, etc etc,o que realmente agrega e toca os leitores são exatamente textos como esse. Pode ser um longo caminho mas acredito que, assim como tudo na vida, quem realmente escolhe a qualidade do conteúdo que teremos que ler amanhã é o próprio leitor. Quem procura qualidade, ainda que dê trabalho, encontra. E que bom que as grandes empresas do setor estão enxergando a importância de levar essa qualidade a todos (inclusive aos que se contentam com conteúdos pobres que muitas vezes são colocados em suas faces).
    Parabéns e sucesso!

    Anderson Macieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson, seja muito bem vindo ! :)

      Fico muito feliz que tenha apreciado o artigo, creio ser uma questão importante não abrirmos mão de nossa essência para atingir um objetivo pois é totalmente possível alcançar o sucesso sem cometer estes exageros :)
      Concordo contigo, conteúdo de qualidade é o que conquista bons leitores e os fideliza, podemos até conseguir números sem levar isso em conta, mas creio ser um sucesso ilusório e muito frágil, já quando focamos em qualidade a vitória é duradoura e sólida :)
      Ainda bem que o Google está mudando bastante nesta questão e começando a dar o valor merecido aos que oferecem boas postagens e punindo quem escreve conteúdo pobre e até confuso direcionado apenas para os mecanismos de busca.

      Obrigado pela presença, participação e apoio !
      Grande abraço e uma ótima semana !! :D

      Excluir
  70. Oi Samanta. Aqui já é quase noite.
    Há dias comecei a ler este artigo mas não pude ler até ao fim. Hoje arranjei mais um tempinho e aqui estou, novamente, para felicitá-la. Não sei se já lhe disse que adoro - é antes uma paixão que nasceu comigo - ler e escrever. Escrever veio mais tarde. Quando percorria o seu texto tão bem escrito, tão verdadeiro, o qual encerra uma sabedoria e uma inteligência fora de comum, era eu, também, que me sentia "nas nuvens"! Por aqui pode avaliar como me senti ao lê-lo. Podia continuar a ler, por tempo indeterminado, que não me cansaria.
    Estou totalmente de acordo com tudo o que escreveu. De facto, por vezes percorro alguns blogs para ir aprendendo alguma coisa - sou uma amadora - e confesso que, no momento seguinte procuro outro. A publicidade é tanta e com tantas cores variadas - género arco-iris - que me cansam os olhos e quase temos de procurar o post "com uma lupa". E o que me desagrada também num blog são aqueles anúncios que parece "jogarem às escondidas. Enfim. Também cansam e afastam os visitantes.
    É claro que eu nem sei como fazer para pôr um ou dois no meu blog mas também não é isso que me preocupa. E quanto aos motores de busca para os visitantes também não os conheço e, portanto, os que tenho no meu blog foi o meu filho. Aliás, sem ele não havia blogue.
    A sua atitude em percorrer os blogues mais pequenos e que estão no início é de louvar. E ainda mais, quando sabemos que a Samanta deve ser a SABEDORIA em pessoa. Porém, não volta as costas aos mais pequenos e tenta ajudá-los. Porque as palavras podem levantar-nos ou deixar-nos de rastos. E a Samanta sabe "dizer" as palavras certas no momento certo.
    Pergunto-me como consegue escrever tanto - é preciso muito tempo - e ter tempo para responder a todos os comentários. Estou muito feliz por ter passado pelo meu blog e ter deixado o "seu contacto". Só posso agradecer-lhe mais uma vez. E, acredite que não descansarei enquanto não ler o seu blogue de "fio a pavio" como se diz em português; ou seja do princípio ao fim.
    Beijinho de boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida MayLane !!!

      Fico muito satisfeita em vê-la ativa aqui no blog e lisonjeada em saber que aprecia as postagens ! :)
      Assim como você também me sinto desconfortável quando entro em um espaço onde percebo que o autor dá mais importância para seus lucros e anúncios do que para seu próprio conteúdo ou leitores...
      Gostaria de ver todos blogando com paixão e alegria !
      Também tenho poucos conhecimento sobre como monetizar o blog, já tentei uma vez mas fui mal sucedida e escolhi deixar o assunto pra lá rsrs
      Gosto muito de ler, sobre todos os assuntos, sou uma curiosa incansável por isso sempre que posso visito a maior diversidade de blogs que puder para me informar, aprender e me divertir :)
      Acredito que todos nós somos iguais, alguns já alcançaram visibilidade, outros nem a desejam, mas todos temos algo de precioso para oferecer e gosto de estar aberta para isso :)
      Não tenho muito tempo, trabalho, faço academia e tenho casa e marido para cuidar, além de outras atividades, por isso só faço postagens de 15 em 15 dias, pois antes de postar gosto de visitar todos os que aqui vieram e isso leva tempo. O que fiz foi me organizar, dedico mais ou menos 2 hs por dia para estas atividades de blog e assim consigo seguir adiante nesta paixão :)
      sempre que puder passarei por lá para ver as novidades e para retribuir sua gentileza e carinho, isso para mim são coisas valiosas e muito importantes !

      Sinta-se em casa por aqui, é sempre um prazer recebê-la !!
      Grande beijo, fique com Deus e uma bela Quarta !! :)

      Excluir
  71. Aaa Samamanta,
    Sabe que minha intenção em querer aparecer é simplesmente interagir com as pessoas? pois é, eu gosto da interação por isso preciso de mais visibilidade né mas quem sabe consigo, tenho que postar com mais frequencia também.
    Eu já vi muitos blogs cheios de anuncios, marketing e tudo, alguns buscam ganhar dinheiro com isso mas sabe, ganhar dinheiro com o blog com o preço de exibir um monte de anuncios não é legal,prefiro continuar pobre então mas aa existem empregos hoje ligados a internet e redes sociais agora é eu correr atrás né por que eles exigem muiiiito se quer saber, não é só acessar a internet todos os dias e escrever qualquer bobagem a coisa é bem mais seria mas para quem gosta é valido...
    Enfim, sucesso todos querem seja com blogs, seja no Twitter mas alguns o conquistam por serem autênticos isso é que diferencia um blog do outro, quem sabe eu chego lá também, vamos ver, por enquanto busco mais interação apenas e quem sabe mais tarde algo mais.
    Bjs mil
    Fernanda Maria http://www.conversaintima.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda ! :)

      Creio que todos nós queremos que nossos blogs alcancem visibilidade e reconhecimento, isso é muito normal e nos impulsiona a melhorar cada vez mais, aprender sempre a nos esforçar :)
      Só não concordo com aqueles que fazem seus textos pensando apenas nos mecanismos de busca e não se importam com seus leitores, ou então exageram na monetização deixando o conteúdo escondido e de difícil acesso.
      Creio que é totalmente possível usar Seo e monetização de forma equilibrada e inteligente e também visitar blogs de outros nichos, dar atenção aos leitores, etc e alcançar o sucesso sem deixar de escrever o que gostamos.
      Como você disse, não é só acessar e postar qualquer coisa, blogar tem um conjunto de atividades e responsabilidades que precisam ser tratadas com cuidado e carinho ;)
      Escrever o que gostamos e da forma que desejamos é a essência de blogar e pode ser também o caminho para o sucesso :)

      Obrigada pela presença !
      Grande beijooo

      Excluir
  72. Olá Samanta!

    É ruim mesmo ou péssimo só escrever para o google,o correto na minha opinião é ter um equilíbrio entre seo,leitores e também não esquecer de colocar algo pessoal em seus artigos.

    Eu mesmo não me importo se o blog é pequeno, médio ou grande se o conteúdo é bom e eu gostei do artigo,eu comento ou dou um RT,Curtir.

    Também concordo com o comentário do Adelson,ele disse tudo! Se o próprio "Google" diz para você ser o mais natural possível,porque escrever somente para robôs?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Avelino, é um prazer recebê-lo :)

      Concordo contigo, acredito que seja totalmente possível ter sucesso utilizando as técnicas de maneira equilibrada, sem precisar abrir mão do que somos ou desejamos escrever e também continuar interagindo com quem gostamos :)
      Assim como você me prendo ao conteúdo, não me importa o tamanho do blog, existem iniciantes com postagens incríveis e autores estabelecidos deixando a desejar... Também acredito que diversificar a leitura pode nos acrescentar muitas coisas bobas :)
      Felizmente pelo que li, o Google está empenhado em melhorar as buscas dando mais visibilidade ao Seo natural e a conteúdos de qualidade e tirar destas posições aqueles que usam de forma desmedida e sem bom senso a otimização, que bom :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação, seja sempre bem vindo :)
      Grande abraço e boa semana !

      Excluir
  73. Sempre leio os seus artigos anonimamente, porém este particularmente não dá para ficar no anonimato, só tenho uma palavra para dizer a respeito deste artigo, fantástico, excelente, maravilhoso, Gosto de andar na internet e ver temas tão polêmicos quanto este, principalmente na sede e vontade de crescer que é inato em todos nós blogueiros, acho que realmente todos nós temos de ser mais espontâneos e não levar o Blog a extremos, tipo o que você falou: "escrever com o objetivo estritamente comercial", está matéria faz todos os blogueiros refletirem mais sobre a necessidade de humildade, gostei da parte que você falou da humildade, isto eu tenho visto muito na internet, após o suposto sucesso que nós alcançamos, que pode ser vetado a qualquer momento pelas pesquisa da grande potência da internet, então não vale a pena ficar menosprezando os que tem o pagerank menor ou maior, isto é uma realidade, somos todos irmãos da mesma função, entreter os usuários com conteúdo de qualidade e com o propósito de troca mútua entre os blogueiros.

    Apesar de ter saído do DIHITT alguns meses atrás, deixo claro que admiro muito seu Blog e a maneira que você trata ele, que é de uma maneira impessoal, você tem personalidade na escrita. meus parabéns "SAM".
    DE SEU ADMIRADOR DE SEU TRABALHO...


    WWW.VARIEDADES1.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, que prazer recebê-lo por aqui !! :)

      Fico muito feliz com sua presença e pelo fato de ter apreciado o artigo, nas minhas andanças pela blogosfera tenho visto muitas situações que acredito serem prejudiciais ao companheirismo e até mesmo más influências para os iniciantes...
      Como você sabiamente disse, todos nós queremos reconhecimento e visibilidade, mas para tudo nesta vida é preciso bom senso e equilíbrio, o sucesso pode ser alcançado sem que tenhamos que abrir mão da nossa espontaneidade ;)
      Já vi artigos em primeiro lugar nas buscas que estão ilegíveis, não tem nexo, inúteis, feitos apenas para agradar os robôs de busca... Isso pode ser sucesso de imediato, mas será que é um sucesso duradouro ? Acredito que um sucesso sólido é quando conquistamos os leitores, pois mecanismos de buscas mudam, e o Google está nesta transição, portanto que abusou de Seo vai despencar nas buscas, e por não terem conquistado os leitores, acredito que logo estarão esquecidos...
      Vejo espaços com meia dúzia de visitas ou seguidores mas que disponibilizam conteúdos maravilhosos, portanto acho totalmente válido darmos apoio e até mesmo nos beneficiar com estas leituras de qualidade ;D Se ficarmos girando em torno dos grandes apenas, estaremos perdendo oportunidades excelentes de conhecimento, informação e interação.
      Se ajudarmos uns aos outros, todos podemos ter nosso lugar ao sol e conquistar um sucesso duradouro e verdadeiro :)

      Seja sempre bem vindo, sou atendente no dihitt mas isso não tem nada a ver com meu blog, pessoas que fazem parte da comunidade ou não são sempre muito bem vindos aqui e em meus círculos :)
      Obrigado pelo elogio, incentivo e por ter vindo participar ! ;)

      Grande abraço e tudo de bom pra você :)

      Excluir
    2. PODE ESTAR CERTO QUE ESTAREI ZANZANDO POR AQUI. UM FORTE ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA MINHA AMIGA...

      Excluir
    3. Que ótimo ! Fico satisfeita em conversar contigo :) Abraçãoooo e até a próxima, em breve apareço por lá para ver as novidades :)

      Excluir
  74. Olá, Samanta!

    É a primeira vez que venho aqui e gostei muito de seu blog. Sou novo neste ramo e é um prazer ver um blog tão bonito como este.

    Gostei da postagem e das dicas também, afinal, blogar e perder a identidade por conta de ganância, faz com que percamos o prazer com o tempo.Fazer algo sem sentir prazer algum torna-se um tormento.

    Abraços.

    http://pensadorlivre-bill.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bill ! Seja sempre muito bem vindo !!

      Fico feliz que tenha gostado do blog, sinta-se em casa :)
      Como você colocou, também acredito que pagando o preço de abrir mão de nossa espontaneidade, acabaremos em algum momento perdendo o prazer e a alegria que esta atividade nos proporciona e consequentemente isso vai afetar a qualidade do conteúdo...

      Obrigadíssimo pela presença e participação !
      Grande abraço e bom restinho de semana ! :D

      Excluir
  75. OLà SAMANTA
    CONCORDO COM VOCÊ,
    EU POR EXEMPLO NO COMEçO DO MEU BLOG FUI IGNORADA, EM MUITOS BLOGS GRANDES, QUE DEPOIS QUE ULTRAPASSEI OS 600 SEGUIDORES, APARECERAM NO MEU BLOG.
    ACHO QUE PARA ELES EU COMECEI A MERECER CONSIDERAÇÃO
    MAS SABE UMA COISA. FUI NO BLOG E DISSE QUE JÁ CONHECIA E Até Já TINHA COMENTADO NO BLOG DELA.
    MAS QUE ELA TINHA "ESQUECIDO" DE RETORNAR RSRS


    BACI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !! Conheci seu espaço ontem , vi um comentário seu muito legal no blog da Betty e fui lá te visitar, parabéns pelo espaço !!

      Infelizmente vemos muito este elitismo por aí, não sei bem que arrogância é esta que toma conta de certos blogueiros que não auxiliam os iniciantes, acho que esquecem que um dia tiveram um blog vazio e precisaram de ajuda e que só cresceram porque outras pessoas se dispuseram a prestigiar e ajudar...
      Para mim blog bom e de sucesso é aquele que me agrada, se tem 1 ou mil seguidores, isso não me importa, o que me importa mesmo é se o autor me trata bem, se me sinto bem em um blog, etc :)
      Antes eu postava toda semana, mas como gosto de retribuir todo mundo, agora só de 15 em 15 dias, acho que quando temos um blog ,o mínimo que podemos fazer para agradecer quem vem nos visitar é retribuir, e só posto depois de fazer isso, por isso demora hihihi

      Fiquei feliz que veio participar, no fim de semana passo lá para papearmos :D beijossssss

      Excluir
  76. Olá Samanta, tudo bem?

    Você disse tudo. Escrever pensando apenas em agradar ao Google só deixa o blog mais esquisito e menos convidativo as visitas.

    A melhor forma de escrever qualquer artigo é quando estamos com paixão pelo assunto que queremos compartilhar. Quando desejamos expressar uma mensagem usando um sentimento que vem do coração. Com alegria e disposição. Dessa forma nossos artigos terão vida própria e consequentemente várias visitas.

    Se, ao contrário, tentarmos escrever quando estamos com indisposição, mal estar, chateados, ou mesmo pensando apenas em ganhar dinheiro, o artigo terá uma sensação desagradável levando seus leitores a abandonarem o blog ou no mínimo nem chegar perto daquele artigo.

    Técnicas e formas de monetizar o blog, devem ser feitas, como você mesmo disse, após a mensagem ter sido expressa. Adaptando a ténica em cima da mensagem sem que perca a essência da comunicação.

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robeilton, como vai ? É um prazer recebê-lo ! :)

      Fico feliz que tenhamos a mesma visão sobre esta questão tão importante para todos nós deste meio !
      Fico chocada quando entro em certos sites ou blogs onde o texto nem mesmo tem algum sentido, só vemos otimização ! E isso porque sabemos o que é, agora imagina um leitor sem estes conhecimentos o que pensa quando se depara com algo assim ? Certamente não voltará mais naquele espaço...
      Bato muito nesta tecla da originalidade e autenticidade, quando escrevemos com prazer, como você sabiamente disse, os artigos terão vida própria ! No começo aqui do blog, eu não sabia nada, nem escrever direito, mas por colocar um pouco de mim nas postagens, as pessoas sentiram esta transparência e muitos acabaram gostando e acompanham o blog até hoje. Acho que resultados conquistados desta forma podem até demorar mais, mas são mais verdadeiros, sólidos e duradouros :)
      Técnicas são muito bem vindas e nos ajudam a beça, mas precisamos ter bom senso, nenhum tipo de exagero é bem vindo em aspecto algum, e o tiro pode sair pela culatra :)

      Obrigadíssimo pela presença e por complementar a postagem com seus conhecimentos neste assunto, seja sempre bem vindo :)
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  77. Olá amiga, já estou eu devolta ao seu cantinho... como já disse aqui me sinto em casa e estou aprendendo muito com voce... tbm gosto de tratar meus visitantes com carinho e atenção que todos merecem. vou continuar por aqui, pq quanto mais eu leio suas dicas, mas eu te admiro. Beijokas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria querida !!!! :D Acabei de vir do seu espaço, enfim consegui seguir !!! ebaaaa !!! Acho que era um problema no Google mesmo :D

      Fico feliz que se sinta bem por aqui, seja sempre muito bem vinda viu :D
      Vejo que também preza muito por tratar bem seus leitores, com todo carinho e atenção ! É delicioso interagir com pessoas assim ! Fico feliz de tê-la conhecido :D

      Obrigada pela presença ! Grande beijooooooooo e boa semana :D

      Excluir
  78. Boa tarde Samanta!!!
    Adorei o novo estilo do blog.
    Gostei do texto e concordo.

    Você nem imagina como fiquei feliz ao receber a sua mensagem. Saiba que você é uma pessoa que admiro muito, alguém realmente especial e receber esta surpresa fez o meu dia muito mais feliz. Tomara que a gente continue assim, sempre trocando gestos de amizade e consideração. Acho que a gente deveria viver assim, distribuindo palavras amigas e fazendo com que o amor se alastre pelo mundo. As palavras são impregnadas de vibrações, por isso não devemos perder nenhuma oportunidade de manifestar bons sentimentos.
    SEJA MUITO FELIZ...
    Que Deus lhe abençoe sempre, sempre, sempre...
    Bjokas...da Bia!!!
    http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz querida !!!! Que gentil da sua parte vir deixar palavras carinhosas aqui, realmente espero que este nosso vínculo blogosférico continue por muito tempo ;) Adoro passar pelo seu espaço, lá me sinto em casa, é super aconchegante e você acolhe muito bem todos passam por lá :)
      Saiba que a recíproca é verdadeira e concordo contigo que as palavras tem um grande poder e que todo dia é dia de demonstrarmos coisas boas :)

      Um mega super beijoooooooooooooo e que sua semana seja cheia de alegrias e realizações :) Obrigada pela presença :D

      Excluir
  79. Anônimo17/8/12

    Sei que ja comentaram muito neste artigo (alias, em todos os artigos que vi não tem menos que 100 comentários, muito legal) mas quero deixar aqui meus elogios.

    Seu blog é muito bacana Samanta. Seus textos prendem nossa atenção, não da pra parar de ler até chegar ao final.

    Ótimo trabalho. Já está nos meus favoritos e assinarei o feed.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo ! este é um dos meus artigos favoritos porque como deve ter percebido, bato muito nesta tecla de blogarmos com mais essência, respeitarmos e valorizarmos os leitores e manter viva a espontaneidade :) Creio que assim podemos alcançar uma boa visibilidade e interagir com mais "alma" e qualidade :)

      Fico feliz em saber que os textos são agradáveis, procuro me esmerar ao máximo para recebê-los com textos relevantes e em um ambiente agradável :)

      Obrigado pela presença ! Grande abraço !! :)

      Excluir
  80. Olá Samanta!
    Foi muito importante para mim este post,pois agora posso voltar meu foco para o prazer de postar. Realmente estava enveredando por um caminho... Bem! Você me chamou atenção no momento bem oportuno. Obrigado!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emanuel, que bom recebê-lo novamente :)

      Fico feliz que o texto lhe tenha sido útil, acho super importante até para blogs focados em ganhar dinheiro que o prazer e a essência de blogar sejam mantidos :) Assim podemos fazer algo com alegria e consequentemente este trabalho terá seus frutos merecidos :)

      Obrigadíssimo pela presença e participação,
      Grande abraço e bom Domingão :D

      Excluir
  81. Olá
    É a primeira vez que visito seu site e gostei tanto do designer, quanto do conteúdo.

    E por falar em espontaneidade, achei seus textos realmente espontâneos e originais. Só mesmo uma boa escritora para fazer um visitante ler um texto deste tamanho na web e ainda ter vontade de ler os outros. Parabéns!

    Permita-me acrescentar que há blogueiros que tratam os leitores como se fossem amigos de infância e enchem os textos de gírias e comentários desnecessários. Neste caso, acho importante ter bom senso.

    http://educasempre.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erica! Seja muito bem vinda :)

      Fico feliz que tenha gostado do artigo e do espaço, sinta-se em casa por aqui :)
      Que bom que sentiu espontaneidade nos textos, procuro sempre escrever como se estivesse conversando com vocês, porque na realidade criei o blog justamente para isso, conversar e trocar experiências com os que por aqui passam :)

      Acredito que devemos ser observadores e ter bom senso para lidar com os que chegam até nós, alguns gostam de um contato mais informal, outros já preferem a formalidade. Por isso sua dica é importante, se trocarmos as bolas nestes casos podemos causar uma má impressão no leitor e até chocá-lo com termos e um tratamento que não o agrada :)

      Algumas pessoas que vem aqui conheço pessoalmente ou então tenho abertura para ser mais descontraída, mas com outros, procuro respeitar os limites e a abertura que me dão :) E particularmente não gosto muito de gírias também rsrs

      Obrigadíssimo pela presença e participação,
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  82. ola Samanta achei bém legal seus artigos isso que falou é uma verdade.
    muitos blogueiros tratão seus visitantes como numeros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sebastião, como vai? :)

      Fico feliz em saber que gostou da postagem, infelizmente vemos por aí autores tratando os visitantes em respeito, ansiosos apenas por resultados numéricos e financeiros... Lamentável esta conduta...

      Obrigado pela presença e participação, seja sempre muito bem vindo :)
      Grande abraço e boa semana!

      Excluir
  83. Olá.
    Gostei muito de seu blog,parabéns.
    Sabia que agora seu blog pode aparecer em um portal,isso mesmo,o Portal Teia,um portal só de blogs de qualidade.
    Se quiser participar é só nos fazer uma visitinha.
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz em saber que gostou daqui :)

      Agradeço a dica, assim que possível vou conhecer o espaço ;)
      Obrigado pela presença,
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  84. Minha linda Sam, como és gentil, inteligente, carinhosa e atenciosa para com os seus visitantes,isso é de causar ternura!
    Já sinto uma imensa ternura por você minha querida, que bom que és minha amiga, sua presença lá no meu espaço é muito gratificante para mim, mesmo porque eu sinto a sua sinceridade, abraços e beijos em seu lindo e amável coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Ivone :)

      Criei o blog para interagir e fazer amizades por isso me esforço ao máximo para cultivar estas relações que pra mim são muito importantes :)
      Fico feliz com suas palavras, saiba que a recíproca é verdadeira :)
      Às vezes o tempo não me permite visitar os amigos como gostaria, mas sempre que sobra um tempinho, será um prazer visitá-la e embelezar meu dia com seus belos textos, adoro :)

      Obrigada pelo carinho e presença :)
      Um beijãooooooooooooo e bom fim de semana :)

      Excluir
  85. Eu curto muito esse tipo de abordagem. Mesclando e complementando seu artigo, minha última abordagem em meu blog foi justamente a nostalgia.

    Blogar a alguns anos atrás era feito com raça, com vontade. Blogar era divertido e gostoso pois a blogosfera era mais receptiva. A blogosfera 2.0 trouxe bons formadores de opinião, mas junto com eles trouxe pessoas que só visam o lucro e esquecem de sua própria humanidade ao postar.

    Mas eu ainda creio numa blogosfera mais humana e mais receptiva. Basta que a galera saia da sua panelinha e começa a circular por toda a blogosfera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bella, como vai? É um prazer recebê-la, admiro muito seu blog! :)

      Também sinto falta deste tipo de blogagem, às vezes fico até chocada com certas condutas que vejo por aí, mas já marco bem na cabeça para nunca mais voltar a tais espaços, prefiro me relacionar com aqueles que sabem manter um equilíbrio saudável e agradável nesta atividade. Oportunistas, desesperados e robôzinhos, deixo pra lá rsrs
      Felizmente existem muitos espaços que ainda mantém esta essência e que dá gosto visitar, onde a interação é sincera e muito rica :)

      Agradeço muito sua presença e participação, seja sempre muito bem vinda :)
      Grande beijo e boa semana :D

      Excluir
  86. Nhaaaa eu que agradeço Sam, por prestigiar meu bloguénhú u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é muito simpática, Bella :) Gostei muito de lhe conhecer um pouquinho mais :) beijossss

      Excluir
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  88. Isso mesmo Samanta nada como ser livre isso não tem preço que pague

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clede, tudo bem?

      Concordo contigo, a liberdade é maravilhosa e quando aliada a esta atividade que tanto amamos, traz alegria e bons resultados também :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  89. Ufa! quando leio algo assim fico muiito alegre. Vibro. rsrsr. Parabéns, Sam. é isso mesmo, fico feliz por sua visão. O que seria de mim se não encontrasse pessoas assim? Estou chegando bem devagar nestes nichos, e as vezes fico "roendo" pensando: "Oh, puxa, quando é que serei reconhecido no meio de tantas "feras"?" Agradeço por sua espontaneidade em considerar os pequenos. Tenho muito que aprender e aprendendo, devo ajudar a quem vem chegando também. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, como vai? :)

      Desculpe a demora na resposta, estive viajando no Natal e somente hoje pude vir no blog :)
      Fico muito feliz em saber que apreciou a postagem, esta é uma das minhas favoritas porque expus bem claramente o que penso a respeito desta questão e felizmente, com os comentários e vocês, pude ver que muitos prezam pela qualidade neste meio sem se deixar levar por caminhos tortuosos.
      Continue seu caminho dando o melhor de si, prezando pela qualidade e tenho certeza de que os resultados e alegrias virão :)
      Maravilhosa sua humildade e generosidade, vontade de aprender e boa vontade para auxiliar os outros, é algo que nos leva ao sucesso e crescimento em qualquer setor das nossas vidas :)

      Agradeço muito sua presença e participação, aproveito também para lhe desejar um belo 2013, com muita felicidade, paz, saúde e sucesso! :)

      Grande abraço :D

      Excluir
  90. Concordo inteiramente com você. Por isso matei o Pink Skull Design eme afastei da panelinha. Blogar hoje em dia é algo que poucos sabem o que é, Sam. Tenho um blog pessoal desde 2009, foi o blog que mais me fez feliz pois eu nunca estive preocupada em ganhar dinheiro com blogs muito menos quando eu iria postar. Hoje estou migrando tudo para o Medium.com porque a proposta é super diferente e resgata a arte de escrever.

    Seu blog é um dos poucos que eu ainda visito, pois você pensa da mesma forma que eu.

    Um bjbj!

    ResponderExcluir
  91. Harrah's Philadelphia Casino & Racetrack - Mapyro
    Get directions, reviews and information for 김해 출장샵 Harrah's Philadelphia Casino 태백 출장안마 & 청주 출장안마 Racetrack in Philadelphia, PA. 논산 출장마사지 895 Chester Ave. Chester, 춘천 출장안마 PA 18702-

    ResponderExcluir
  92. The King Casino: A Review of A Good Casino
    An overview of the The King 토토 Casino, the best online ventureberg.com/ casino of the https://septcasino.com/review/merit-casino/ 2020, casino game list. Learn titanium ring about bonuses and games and more 바카라 사이트

    ResponderExcluir

Obrigado pela presença! É a sua participação que abrilhanta este espaço! Sinta-se em casa :)

emo-but-icon

Autora do Blog

Sobre a autora e o Blog Facebook Instagram Google Plus Twitter Image Map

Novas

Comentários

No Vrsam

  • …

    Postagens
  • …

    Comentários

Feed-se

Icon Icon

Facebook :)

Amigos

Recomendação de leitura

Destaques do Mês

item