5 dicas de como conquistar comentários de qualidade para seu blog

Tecla comentários

Usei o verbo conquistar, porque um comentário de qualidade é uma preciosidade, algo que realmente significa muito na trajetória de um blogueiro. 
Receber um comentário de qualidade exige de nós um esforço a mais, dedicação e, principalmente, merecimento.
Que blogueiro não gosta de abrir seu blog e se deparar com aquele comentário caprichado, que enriquece a postagem, nos motiva a melhorar cada vez mais e a continuar blogando? 

Quem tem um blog sabe como é difícil receber comentários, ainda mais de qualidade. É muito gratificante quando sabemos que nossa postagem chamou a atenção de alguém a ponto de fazê-lo participar. 
Um bom comentário complementa a postagem, mostra ao autor onde ele está acertando ou errando e, às vezes, serve até de material para um novo artigo.

Muitos visitantes, amigos e leitores entram em contato me perguntando o que faço para receber uma grande quantidade de comentários interessantes aqui no blog. 
Seguem algumas dicas super simples (não são regras) que podem nos ajudar a conquistar os tão sonhados comentários maravilhosos que, com certeza, ajudam a construir um espaço de qualidade.

Comentários de alto nível não vão cair do céu. Então, mãos à obra!

Comente com qualidade

Ícone comentarista

É aquela velha máxima: Faça aos outros o que gostaria que fizessem por você. 
Comente com gosto, empolgação, entregue-se à leitura que está fazendo. Seja gentil, educado, complemente a postagem com seu ponto de vista ou com informações relevantes. Um comentário de qualidade atrai muita atenção, tanto do autor, como dos demais comentaristas e visitantes.
Se eu tivesse que escolher apenas uma destas dicas para classificá-la como a mais eficiente e interessante, seria esta: comente bem!
Um comentário vazio e sem graça passa batido aos olhos alheios. Então, faça a diferença. Quer um comentário especial? Seja especial!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ofereça bom conteúdo

Ícone texto

Não importa qual é o seu nicho, qualquer que seja o tema, sem dúvidas existem milhares de outros blogs tratando do mesmo assunto. Então, como conquistar comentários interessantes e fidelizar leitores? Oferecendo conteúdo original e de qualidade. 
Um artigo maçante e mal escrito, não empolga nem mesmo o comentarista mais entusiasta. 
Procure sempre se superar. Pesquise bastante, se esforce para elevar o seu nível como autor e também o do seu blog.
Quando o leitor percebe seu esforço em oferecer algo interessante e encontra em seu texto algo a mais que lhe servirá de alguma forma, isso é um grande incentivo para participar e trocar opiniões.

*Recomendo: Dicas para escrever artigos de qualidade rapidamente no Desenvolvendo Blogs e Como escrever um excelente artigo hoje (e repetir amanhã) no Sites e Blogs


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seja acessível, dê atenção aos seus leitores

Ícone oferecendo coração

Seu blog pode ter artigos impecáveis, um layout moderníssimo e tudo o mais, mas creio que nenhuma pessoa irá se sentir à vontade para participar frequentemente se por acaso, não recebe sequer uma resposta ao seu elogio, opinião, dúvida ou crítica. Ninguém gosta de falar sozinho. 
Às vezes, um blog é excelente, mas a conduta do autor coloca tudo a perder. 
Assim como você gosta de receber comentários para medir a quantas anda o progresso de seu blog, trocar idéias, aprender, etc., seus visitantes esperam o mínimo de educação e gentileza, que é receber uma resposta ou agradecimento. 
Desta forma você demonstra que se importa e valoriza a opinião deles.
E é em um lugar acolhedor assim, que os melhores comentaristas costumam participar.

*Recomendo: Cuide bem dos seus visitantes e eles voltarão e Porque meu blog não recebe comentários? no Gerenciando Blog 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Valorize seus comentaristas

Ícone troféu

Valorize o comentarista, pense nele ao preparar seus artigos escrevendo de uma forma que o motive a participar. Faça uma promoção ou simplesmente demonstre seu cuidado e zelo pelos seus leitores.
Isso também pode ser feito com atitudes como facilitar os comentários retirando os códigos de verificação. 
Todos sabemos como é a correria do dia a dia. Então, porque não ajudar os seus leitores poupando-lhes tempo e stress na hora de comentar? 
Transforme o ato de comentar em seu blog algo acessível, rápido e agradável.
Coloque um gadget destacando seus comentaristas, agradeça por sempre prestigiarem os seus artigos, são gestos simples, mas sinceros e que constroem boas relações.

*Recomendo: Criando uma promoção no seu blog no Arruma Blog e O dilema da moderação de comentários no Gerenciando Blog


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gentileza gera gentileza

Ícone mão oferecendo rosa

Seu comentarista é blogueiro? Retribua a gentileza visitando sempre que puder o blog dele (caso lhe agrade) e participe com qualidade. 
Muitos veem esta prática como algo negativo, uma troca de favores ou interesse. Vejo apenas como uma maneira de construir uma blogosfera mais unida onde um ajuda o outro a crescer.
Se o seu leitor tem um blog legal, retribua o comentário, dê uma força compartilhando um bom artigo nas redes sociais, ajude prestigiando o trabalho dele, assim como ele prestigia o seu. 
Simples, prazeroso e eficiente no que diz respeito a trazer movimento para seu blog.

*Recomendo: Quer conquistar leitores, seguidores e comentaristas? Conquiste: Pessoas no VRSam

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para conquistar comentários de qualidade basta se esforçar e vale muito a pena! 
Espero que estas dicas sejam úteis. Existem muitos outros pontos que auxiliam nesta questão, mas deixarei para uma próxima postagem.

Compartilhe aqui conosco o que lhe motiva a comentar ou quais as atitudes que você toma em seu blog para incentivar estes comentários. Sua opinião com certeza irá enriquecer muito a blogosfera!

Lembrando que esta é uma postagem baseada em minha própria experiência neste meio e também em algumas pesquisas sobre o assunto.


* Links sobre o tema com mais informações interessantes para quem quiser aprofundar a leitura:


Meu agradecimento sincero e especial para cada comentarista aqui do VRSam! Obrigado! :) 

Beijos!
autora Autora

Mineira morando em Sp, geminiana, casada. Apaixonada por atividades físicas, já pratiquei natação, Taekwondo, Muay Thai, Kick Boxing, atualmente treino musculação e sou aprendiz de corredora :) Blogueira por amor. Este espaço foi criado com a intenção de interação e diversão, seja muito bem vindo(a)!

Recomendados

Novidades 7422562713823311070

203 comentáriosBlogger

  1. Olá Samanta! Confesso que já fui mais presente nos comentários em blogs de amigos, mas o pouco tempo tem me tirado isso... :/
    Já tenho algum tempo escrevendo em blogs, e comentários repetitivos e clichês do tipo "Oi tudo bem? Visita meu blog? www.meublog.blogspot.com" infelizmente ainda são comuns no meu espaço.
    Assim como você, acredito que os comentários motivam o escritor a buscar investir tempo e capricho para suas postagens, eu mesmo nem me importava com a estética de minhas postagens quando ingressei na blogosfera pois não tinha a impressão de meus leitores.
    Obrigado pelas suas preciosas dicas!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus, tudo bem? Que bom que veio participar :D

      Realmente é muito difícil conciliar a atividade de blogar com nossos afazeres e tempo disponível, eu gostaria de visitar com frequência todos os amigos, mas nem sempre é possível :( Mas sempre que posso, faço isso com muito gosto :) Aqui no blog também surgem os comentários do tipo que citou, e percebe-se que a pessoa nem leu o artigo o que é bem desanimador para o blogueiro, que espera ansiosamente por um feedback...
      Um bom comentário nos ensina muito e complementa a postagem, acho isso maravilhoso e procuro dar a minha contribuição nos textos que comento da melhor forma que eu puder :)

      Eu é que agradeço sua presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  2. Olá Samanta, adorei a postagem, vi que estou no caminho certo, apenas no item referente as respostas aos comentários é que estou deixando a desejar, mais já havia sentido isso e vou voltar a responder carinhosamente aos comentários. Sua postagem está excelente, seu blog é 10! Um carinhoso beijo pra ti.

    => Gritos da alma
    => Meus contos
    => Só quadras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Nádia, como vai? :)

      Que bom que está no caminho certo e tem carinho pelos seus leitores, às vezes é mesmo difícil respondermos a todos e retribuir, dá um trabalhão, mas vale a pena, pois assim mostramos aos nossos visitantes o quanto os valorizamos e aprendemos muito nesta troca :)

      Muuuito obrigada pela presença, carinho e participação!
      Super beijo e boa semana :D

      Excluir
  3. Bom dia Sam.. Menina, seus posts sempre prefeitos..
    Eu acho incrível como escreve bem e de uma forma que nos prende, é impossível começar a ler um post seu e não chegar até o fim.. Porque escrever de uma maneira simples e um conteúdo maravilhoso sempre..
    Quanto as dicas eu concordo plenamente com todas.
    Acho que o blog é um pouquinho de nós.. de quem somos, e recebermos as visitas, como eu costumo dizer é tudo de bom, são eles que abrilhantam nosso espaço, porque do que adiantaria escrevermos pra ninguém?
    Por isso eu adoro responder meus comentários, acho um carinho aos meus leitores, e às vezes recebo emails ou próprio comentários de pessoas que voltam pra dizer que adoram ver as respostas.
    Isso é gostoso..
    Não vou dizer que não dá trabalho.. dá sim, porque se pensar em um post que tem 40 comentários, você terá que responder os 40 e visitar os 40 blogs.. porque eu também amo retribuir o carinho de quem me visitou, mas é super gratificante.

    Suas dicas sempre nos ajudando a enriquecer nossa vida de blogueiros..

    Um beijo minha linda... e um domingão maravilhoso viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiiiii queridona, tudo bem? Que bom que veio participar :D

      Muito obrigada pelas palavras gentis, fico muito feliz em saber que aprecia as postagens, eu procuro oferecer algo útil e escrever de forma que não fique muito cansativo, pois tenho mania de textos grandes rsrsrs :)
      Gostei muito das suas colocações, concordo plenamente, também vejo o blog como um pedacinho de nós e é muito gratificante quando recebemos um retorno :)
      Como você disse, dá mesmo um trabalhão, aqui também respondo e retribuo, algumas postagens receberam mais de 100 comentários, ou seja, dei 100 respostas e visitei 100 blogs de uma vez só, pois não gosto de postar outra coisa nova antes de fazer isso :) Mas quando a gente faz com carinho, vale super a pena né :) Ei gostaria de participar mais no blog dos amigos, mas faço quando posso e com muito gosto :) Sinto o mesmo que você, uma enorme satisfação :D E você também é um exemplo de como este carinho funciona para trazer bons resultados no blog, pois seu espaço é super movimentado de bons comentários :D Eu adoro passar por lá e ler suas respostas depois :D

      Muito obrigada pelas palavras, presença e participação, valeu mesmo!!
      Um beijãoooooooo e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  4. Bom dia Samanta!

    Parabéns! Pelo o sucesso que é seu blog, estou seguindo, já li alguns de seus texto, você escreve divinamente, tenho certeza que vou aprender muito com você.
    Gostaria muito que desse uma olhada no meu blog, e fizesse uma crítica, onde estou certa, onde estou errando, pois não tenho muito seguidores, e sigo vários. Ainda não sei o que acontece, o que está faltando.

    http:madamblospolcom.blogspot.com.br

    Querida um feliz domingo pra ti!

    Um carinhoso abraço!

    Maria Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, tudo bem? :) Seja sempre muito bem vinda aqui no blog :D

      Fico feliz em saber que gostou das postagens, escrevo com muito prazer e alegria e é bom quando vemos que foi útil de alguma forma para vocês que passaram por aqui :D
      Esta semana irei visitar seu blog e lhe passo algumas sugestões se for o caso e se precisar de alguma ajuda, também deixarei alguns contatos para conversarmos mais :)

      Muito obrigada pela visita e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  5. Olá Samanta,

    Excelente postagem e recentemente venho trabalhando a empatia nos meus comentários.Acredito que empatia é a palavra-chave para conseguir comentários no blog e ter pessoas que visitam "o seu espaço online" é algo muito gratificante.

    Parabéns pela postagem e te desejo sucesso :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson, como vai? :)

      Comentei hoje com o Adelson do Gerenciando Blog em como fiquei encantada com sua forma de tratar seus leitores!! É muito bom quando visitamos um blog e percebemos que o autor se esforça para nos receber bem, tirar dúvidas e nos auxiliar e você também procura visitar seus comentaristas, uma conduta que eu adotei e valorizo muito! Parabéns!! :D
      Você está sendo muito bem sucedido quanto à empatia, eu pelo menos estou gostando muito destas nossas conversas :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  6. Olá Samanta, tudo bem?

    Primeiro gostaria de agradecer por você citar meu artigo sobre o mesmo tema. Muito obrigado.

    Em seguida quero dizer que concordo com todas as dicas citadas neste artigo.

    Comentar com qualidade deveria ser o mínimo exigido para começar um comentário. Do contrário, comentar por comentar é o mesmo que interromper uma conversa para falar algo irrelevante, sem sentido ou apenas para aparecer, chamar a atenção. Não vale. E gera uma péssima impressão sobre o comentarista.

    Oferecer bom conteúdo ou conteúdo de qualidade é mais um mantra que deve ser seguido a risca. Hoje temos milhares de blogs sendo criados quase que todos os dias e a concorrência cresce exponencialmente. Portanto, estude muito, pratique mais ainda. Seja o melhor no que faz e tenha paixão pelo que faz. Isso é o que dará mais qualidade aos seus artigos e comentários além de atrair mais leitores.

    Mas o que adianta ter conteúdos de qualidade, comentários de qualidade se você se acha um Deus do Olimpo e nunca desce para conversar com as pessoas? Então, tratar seus leitores com respeito e consideração é o mínimo ao responder suas dúvidas, elogios e sugestões. A terceira dica é uma das mais importantes para ter comentários em seu blog. Afinal se não tratar bem seus leitores você também não terá audiência e sua imagem será manchada.

    Da mesma forma colocar diversas travas de segurança fará com os seus leitores desapareçam. Ter que ficar digitando códigos estranhos e ilegíveis para comentar não é legal e atrapalha. Instale um plugin para barrar e remover spam mas deixe a opinião do leitor interessado entrar.

    E por fim, ter a gentileza de comentar no blog do comentárista. Outra dica interessante e importante. Mas isto só deve ser feito se você realmente tiver algo interessante para comentar. Comentar por comentar só para retribuir a gentileza cai no mesmo caso da falta de qualidade no comentário. Procure um artigo que tenha algo interessante para você comentar e deixe seu comentário relevante. Assim você retribui o favor com qualidade.

    Mas em alguns casos nem sempre isso é possível porque em certos blogs não há artigos interessantes para comentar. E o link deixado no comentário é de um produto para ser comprado. Já visitei blogs que tinham apenas propaganda dos produtos e assim fica difícil comentar porque não há uma abertura para saber a opinião do blogueiro. É como se não houvesse uma pessoa para conversar.

    Samanta, adorei seu artigo e como sempre me incentivou a comentar. Com certeza irá ajudar quem esta começando e todos que desejam ter um comentário em seu blog. Parabéns!!!


    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robeilton, como vai? :) Eu é que agradeço sua gentileza em autorizar o link, pois seu texto sem dúvidas é uma ótima leitura para quem está batalhando e procurando aprender como movimentar a área de comentários :)

      Vejo que temos muitas coisas em comum nesta questão, o exemplo que nos deu de uma conversa descreve maravilhosamente o impacto de um bom comentário, assim como mostra também o impacto de um comentário sem valor.
      Como você disse, todos os dias são criados blogs, isso por um lado é bom que nos obriga e motiva a estarmos sempre procurando melhorar ou seremos deixados para trás, os leitores tem muitas opções, por isso precisamos mesmo pesquisar, estudar, ler bastante e superar a nós mesmos :)
      Uma coisa muito importante que mencionou é sobre os autores arrogantes que não tratam bem seus leitores, conheço muitos blogs de altíssima qualidade que já comentei, mas que hoje nem leio mais, pois fui ignorada ou mal tratada, então, voltar para que, não é mesmo? Prefiro encontrar um blog semelhante onde eu seja bem recebida e saiba que posso contar com o autor se precisar ou então sei que poderemos trocar idéias, conversar etc. Este é um dos pontos que considero mais importantes, pois quem faz o sucesso de um blog? O autor com sua dedicação e os leitores! Precisamos valorizar isso, sempre :)
      Os códigos de verificação, na minha humilde opinião são uma falta de consideração com o leitor, pois sabemos como é a correria do dia a dia e como o hábito de comentar ainda é escasso... então, dificultar o comentário é um tiro no pé...
      Concordo contigo, a retribuição deve ser feita de forma sincera, senão fica bem claro que foi por obrigação e como você disse, isso afeta diretamente a qualidade do comentário :) Eu procuro retribuir sempre e o faço com muito gosto, mas realmente em alguns casos não tem como, em blogs só com propagandas como os que mencionou são algumas destas situações. E, também fica bem impessoal, como se fosse mesmo apenas uma vitrine, para observar, mas sem muita possibilidade de interação :)

      Fico muito feliz em saber que apreciou a postagem, espero que seja útil :)
      Muito obrigado pela belíssimo comentário que complementou maravilhosamente a postagem e por sua presença!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  7. Poxa Samanta; é exatamente isso que estava procurando! Adorei o post!
    Imagina que eu tinha um antigo blog e me desgostei dele devido a falta de comentários de qualidade.
    Criei outro recentemente, uma nova fase da minha vida, um novo blog! Nele dou dicas de crescimento profissional, pessoal e até amorosa, afinal: sim, nós mulheres merecemos um bom partido! Merecemos um homem maravilhoso, que nos ame e nos respeite ! O que fiz? Passei a moderar os comentários e bloqueei os anônimos,só comento em bons blogs e com ótimos conteúdos, assim como o seu. Desta forma estarei atraindo bons comentários também!
    Parabéns pelo blog, não conhecia, mas prometo voltar sempre! Já estou te seguindo !

    Beijocas

    ZAZ

    http://comoencontrarumbompartido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zazzle, como vai? :)

      Fico muuuito feliz em saber que a postagem foi útil para você, que bom!!
      Muito legal saber que voltou à blogosfera e que está animada e empenhada em construir um espaço bem frequentado e de qualidade, sem dúvidas esta conduta trará muito sucesso e alegrias para você em seu espaço :D Concordo contigo, nós mulheres merecemos o melhor e dicas dos temas que citou são sempre bem vindas, em breve vou lá conferir as novidades :D
      Seja sempre muito bem vinda!!

      Agradeço sua presença e participação, em breve passo em seu blog para conversarmos mais :D
      Um enorme beijooo e que sua semana seja ótima :D

      Excluir
  8. Olá Samanta Sammy,
    Os comentários são a opinião dos seus leitores, se os seus artigos/posts são bons e de qualidade, os seus leitores vão comentar, caso contrario eles não comentaram. Baseando-se nessa teoria, é possível que você descubra se o seu conteúdo é de qualidade e estão agradando os seus leitores. Como também é possível distinguir quais artigos/posts do seu blog são de qualidade ou não, apenas vendo quantos comentários o artigo/post específico recebeu, e comparado com a media de comentários que normalmente o seu blog recebe.Sabendo as opiniões dos seus leitores é possível que você corrija os seus erros, melhore seus artigos/post, e foque melhor o seu conteúdo no que realmente os seus leitores querem ver e ler no seu blog, fazendo com que você receba mais tráfego, reconhecimento e comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alfeu, como vai? :)

      Pois é meu amigo, precisamos nos esforçar para oferecer bom conteúdo aos nossos visitantes, pois como você disse, se o texto for ruim dificilmente alguém irá ficar motivado a participar :)
      Também penso desta forma que citou, procuro observar quais os temas que mais atraíram a atenção dos visitantes etc, assim podemos saber quais os temas que agradam, qual a forma de escrever que motiva mais as pessoas a comentar etc e assim vamos nos aprimorando como autores :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  9. SAMANTA: Boa tarde, linda!

    Valeu todas estas dicas. Um dos ítens mais importantes que considero é visitar os blogs amigos, ler o que escreveu,compartilhar com comentários inteligentes e coesivos, enriquecendo o conteúdo do amigo blogueiro.Todos só têm a ganhar. Concordo tb com esta frase:"Faça com o outro o que gostaria que fizessem com vc".

    Lindinha amiga, tenha um domingo maravilhoso e cheio de paz!Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá querida Maria Adeladia, tudo bem? :D

      Estou atrasada para retribuir o seu boa tarde carinhoso, mas desejo-lhe uma excelente noite :D
      Concordo contigo, considero muito importante ajudarmos os amigos prestigiando seus posts pois é uma forma de consideração e de mostrarmos como eles nos ajudam e também de mostrarmos nossa gratidão e satisfação :D
      Eu gostaria de poder visitar com mais frequência os amigos, mas faço sempre que posso e com muita alegria :D
      Estas interações nos trazem muita coisa boa :D

      Agradeço muito seu carinho, presença e participação!
      Um beijãoooooooo e boa semana :D

      Excluir
  10. Oi Samanta!

    Adoro comentários!
    Quando a pessoa interage, opina ou complementa o que escrevo, é maravilhoso!
    Posso dizer que suas preciosas dicas me ajudam muito. Procuro melhorar a cada dia, apesar de andar um tanto sem tempo para dedicar-me ao que mais amo fazer, escrever!
    Acredito que todos os dias aprendo algo, com alguém!
    Escrever de forma inteligente e agradável é para poucos, você escreve assim!
    E para completar, é “uma querida”!
    Beijos! Tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Jossara, tudo bem? :)

      Também adoro comentários, depois de 2 anos de blog, ainda fico agitada quando recebo cada comentário como se fosse o primeiro!! É mesmo maravilhoso sabermos o que os visitantes pensam a respeito daquele assunto, conversar, trocar idéias, fazer amizades e como você sabiamente disse, isso é uma fonte enorme de aprendizado, também aprendo todos os dias quando visito e converso com vocês!! :D
      Fico muito feliz em saber que gosta da forma como escrevo, pois faço isso com um carinho e cuidado imensos, pensando o tempo todo em como agradar quem passa por aqui :D

      Agradeço de coração suas palavras gentis, presença e participação. saiba que a recíproca é verdadeira!!
      Um beijão e boa semana :D

      Excluir
  11. Oi Samanta. Como vai?
    Sempre nos oferecendo bons artigos e sábios conselhos.
    De fato, também penso que devemos retribuir, carinhosamente, os comentários que recebemos em nosso blog.
    Oferecer bom conteúdo já requer mais sabedoria e nem sempre conseguimos prender o leitor. Pelo menos no meu caso. Mas é uma excelente dica a seguir.
    Ser acessível. Neste aspeto penso que sou uma pessoa acessível e, quando tenho comentários, nunca deixo de responder e agradecer.
    Também tenho em conta o valor dos comentaristas pois reconheço que, nem sempre há tempo e motivação para agradecer. No entanto, no meu caso, sempre tenho respondido e, temos que fazer um esforço. Quem sabe se aquele leitor que deixou um comentário não tem mil coisas em mente que têm de ser cumpridas a tempo e horas e nos dedicou parte dele?
    Sim. Gentileza gera gentileza. Também, neste caso, temos o dever de ser gentis para com aqueles que nos estão, de algum modo, a mostrar a sua gentileza.
    Cinco regras de ouro com que, mais uma vez nos brindou, com este excelente artigo! Eu não digo? Aprendo sempre algo de muito útil ao ler os seus artigos.
    E, por último, faço minhas as palavras do Robeilton Simões em relação àquelas pessoas "que se julgam o Deus do Olimpo" e não abdicam do seu "pedestal" porque se julgam superiores. De fato, comentar só por comentar, no meu entender, é mal feito e a pessoa que escreveu sente pela maneira de comentar.
    Também concordo, plenamente, com o comentário do Alfeu Gomes. De fato, peso que, quando não há comentários é porque o conteúdo não agradou. (tenho de rever o meu caso)!
    Uma boa semana e Beijinho Grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga, é sempre um prazer recebê-la!! Desculpe a demora na resposta, mas viajei no fim de semana e só agora pude vir aqui conversar com vocês ;)

      Sabe amiga, eu fico triste quando demoro muito a poder visitar o blog de um amigo e ando em fata contigo, pois faz algum tempo que não retorno ao seu blog para ler o desfecho de sua maravilhosa história, mas só o faço quando posso me dedicar com todo carinho à leitura e comentar com carinho com toda a consideração que vocês merecem e em breve o farei, deixa comigo :D Mas aproveito a oportunidade para pedir desculpas pela demora, pois você sempre prestigia meus artigos com toda gentileza :) Muito obrigada!
      Fico muito feliz em saber que o texto foi útil, creio que são dicas simples, mas claro que são trabalhosas e nos tomam tempo, mas podemos fazê-las quando pudermos com carinho e sinceridade e assim, aos poucos os resultados vão aparecendo e estas interações são muito preciosas para nós, não só como autores, mas também como pessoas, eu aprendo muito com vocês sempre! seja aqui nos comentários ou visitando os blogs e lendo tudo que disponibilizam para nós :)
      Concordo contigo que devemos sempre manter a humildade no coração e tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados,valorizar aqueles que nos prestigiam, pois sem os leitores um blog não é nada!
      Infelizmente as pessoas ainda não tem muito este hábito de comentar, por isso sempre escrevo sobre este assunto, quero contribuir de alguma forma para mudar esta realidade :)
      Seu conteúdo é arte, é lindo e é de qualidade, creio que com o tempo e com as visitas aumentando, mais e mais pessoas irão prestigiar seus artigos, tenho certeza :)

      Agradeço imensamente seu carinho, presença e participação :)Amanhã conversamos mais por e-mail :)
      Um enorme abraço e boa semana para você e sua família :D

      Excluir
  12. Samanta,

    Foi justamente por causa dos meus comentarios que abri os blogs. Então compreendo perfeitamente o quanto são importantes, motivadores e tambem acrescentam mais conteúdo. Nos ultimos meses tenho estado mais atarefada de maneira que não pude ser mais pontual agradecendo as visitas. Eu tenho isso como uma atitude sagrada e me cobro.

    Desejo um otimo domingo e boa semana.
    Aqui será feriado na terça-feira, São Jorge, então estou descansando um pouco da correria diaria.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helloooooooo Fadinha, tudo bem? :D

      Pois é amiga, eu mantenho o blog apenas por causa dos comentários, confesso que gosto mais de responder os comentários e retribuir os amigos do que escrever kkkk é muito mais divertido e interessante :D Mas escrevo com muito carinho sempre tentando fazer algo legal,pois valorizo demais estas interações, vocês são uma parte muito importante da minha vida :D
      Entendo você, pois também queria ter mais tempo para visitar os amigos com mais frequência... Mas um dia o fazemos e sei que sempre com muito prazer e alegria :D

      Descanse e aproveite bem o feriado :D
      Agradeço muito seu carinho, presença e participação!!
      Beijos beijos beijosssssssssss :-*

      Excluir
  13. Oi, Sam, como vai?
    Seu post com dicas excelentes me fez lembrar do famoso comentários "copie e cole". Tudo bem que em alguns momentos o tempo está muito curto e há os leitores que se sentem bem em passar e deixar algo explicando a ausência e que logo retornarão. Mas quando é constante faz pensar que nosso conteúdo está sendo desprezado e passamos a ser um mero visitante na estatística do outro.
    Os comentários são enriquecedores quando o leitor se inteira do texto. Eu mesma, quando não estou muito bem, leio e comento porque gosto, mas às vezes depois fico com uma sensação do tipo "será que consegui expressar o que queria?". e para evitar essa mesma sensação às vezes leio e acabo não comentando.
    Enfim, penso que os comentários são uma troca maravilhosa e uma consequência natural que depende do grau de envolvimento do blogueiro na blogosfera. Com mais tempo voltarei para visitar alguns links sugeridos.
    Um abraço, ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Bia, tudo bem? :)

      Pois é amiga, gostei muito dos pontos que citou, pois me identifico com suas colocações e conduta nestas questões :) Eu gostaria de poder visitar com muito mais frequência os amigos, mas faço na medida do possível e sempre com muito gosto e alegria, pois é algo que realmente adoro fazer, mas prefiro esperar um tempo para fazer isso do que deixar um comentário colado e sequer ler o texto, pois acho falta de consideração com o autor que teve tanto trabalho para publicar algo para nós. Quando não estou bem ou com pressa, também procuro não comentar, pois assim como você tem todo carinho e consideração aqui no blog eu quero retribuir à altura comentando bem e me entregar à quela leitura como o colega merece :)
      Achei legal indicar alguns artigos que ajudam a seguir as dicas que são simples, mas nos ajudam bastante na hora de movimentar a área de comentários, não é mesmo? Vejo que você aplica muitas destas dicas em seu blog que é um sucesso na quantidade de comentários, sempre! Seus artigos são ótimos e você trata a todos com toda atenção e gentileza, e é delicioso visitar um blog assim :) Parabéns pelo sucesso!!

      Agradeço sua presença e participação!
      beijossss e boa semana :D

      Excluir
  14. Olá querida Samanta, se tem alguém que entende de comentários, esse alguém é você. Geralmente quando venho visitá-la fico assim, meio tristinha de ver o quanto ainda me falta aprender para receber tanta visita comentando. Só que agora eu vou seguir suas dicas, mas além disso vou ler todos os artigos sugeridos por você. Olha, se cuida, eu vou passá-la em número de comentadores. Só não sugiro uma competição por medo de perder. beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Telma, tudo bem? :)

      Não fique triste Telma, o conteúdo que você oferece é maravilhoso, então creio que é mesmo só questão de tempo e de conseguir conciliar suas atividades com esta interações nos comentários e nas visitas em outros blogs que tudo se ajeita e fica a seu gosto :)
      Que bom que as dicas foram úteis, como aqui no blog não recebo muitas visitas dos motores de busca, para movimentar o blog a maneira que encontrei foi "sendo vista" por aí e participando nos blogs dos colegas e com isso, além das visitas, fiz amizades e aprendo muito lendo os blogs de todos vocês :D espero que também lhe traga os resultados que deseja :D
      Pode me passar sim, vou ficar super orgulhosa de ter contribuído de alguma forma para que seus blogs fiquem ainda mais movimentados :D Espero que goste também dos textos indicados, achei bem interessantes para nos ajudarem nesta jornada "blogosférica" :D

      Muuuito obrigada pela presença e participação!!
      Um beijãooo e boa semana para você e sua família :D

      Excluir
  15. Olá, Sam!

    Ótimo artigo! Concordo plenamente com a afirmação da Telma, feita logo acima: não conheço ninguém que consiga lidar tão bem com os comentários como você faz em seu blog! Você é mesmo um exemplo para todos nós. O melhor é que podemos comprovar aqui a eficiência das dicas que você dá: ter todos os artigos recentes com mais de 100 comentários cada um é ótima indicação de sucesso.

    Quanto às suas dicas, concordo com todas elas. Ressalto a importância de facilitar os comentários, removendo as palavras de verificação, que costuma fazer com que muitos desistam de postar um comentário. Também é importante que os artigos escritos instiguem o leitor, levando-o a comentar, seja concordando ou discordando do que escrevemos.

    Obrigado por compartilhar conosco essas dicas que você já aplica tão bem seu em seu blog! E obrigado também pela citação dos artigos do Gerenciando Blog!

    Um abraço e ótima semana para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adelson, como vai? Espero que o fim de semana tenha sido bom aí para vocês rsrsrs :D

      Fico feliz que tenha gostado do artigo, espero que estas dicas, mesmo sendo simples, sejam úteis :)
      Eu me esforço muito mesmo, você sabe, para manter o blog como uma comunidade, uma extensão da minha casa porque esta interação é muito importante para mim, realmente dá um trabalhão danado, mas faço com muito prazer :D E é muito gratificante ver que além de bons resultados, as pessoas gostam e retornam para participar :D

      Resolvi compartilhar estas dicas, pois são as que uso aqui no blog e isso mostra que é possível ter um blog movimentado mesmo sem receber muitas visitas dos motores de busca, é possível ter comentários investindo em interações e participações de qualidade :D

      Realmente retirar os códigos de verificação melhoram muito o retorno nos comentários, esta ferramenta desagrada muita gente e uma grande maioria desiste de comentar.Como este hábito já não é muito frequente, facilitar os comentários auxilia bastante! E, creio ser uma ótima forma de mostrar consideração com o leitor :)

      Eu é que agradeço seu comentário, presença e participação, além de é, claro, toda a ajuda que me dá aqui no blog :)
      Um enorme abraço e boa semana !! :D

      Excluir
    2. Olá, Sam!

      O nosso final de semana aqui foi simplesmente perfeito! Espero que o seu tenha sido tão bom quanto o nosso! risos

      O que mais gostei neste seu artigo é que não nenhum "segredo místico" a ser seguido: como você mesma diz, são dicas bem simples e, ao mesmo tempo, muito eficientes. O importante é que qualquer um pode segui-las. Basta dedicação e tempo.

      Como estávamos conversando, parece que as pessoas não têm mais essa disposição para se dedicaram aos seus blogs. E, ainda assim, querem que ele faça sucesso e lhes dê rendimentos financeiros no curto prazo - o que é impossível.

      Para um blog ter sucesso, dois fatores são fundamentais: conteúdo de qualidade e dedicação do autor. A interação com os leitores é um dos itens que sempre deve estar inserido nessa dedicação. Sem isso, não há mágica que o faça deslanchar.

      Você merece nossos parabéns e agradecimentos por tratar tão bem cada um de nós que chega até o seu blog! Sendo bem tratados assim, é impossível não voltar. :-)

      Um abração!

      Excluir
    3. Olá Adelson, bom dia! :D

      Ah que bom que tiveram um ótimo fim de semana , o nosso também foi incrível! rsrsrs
      Escrever sobre dicas é muito delicado, pois temos uma grande responsabilidade ao indicar alguma ferramenta, produto etc para as pessoas, por isso procuro sempre compartilhar algo que eu mesma faço e sei que dá certo ou que, pelo menos, pode ser útil de alguma forma sem prejudicar ninguém :) E, com minha vivência no blog, percebi que é possível movimentarmos nossos espaços, mesmo sem um número grande visitas etc, o que é bem legal :) É algo acessível a todos :D

      Vemos muito por aí blogueiros querendo moleza rsrs ou seja, bons resultados sem o mínimo de esforço e dedicação, pode até ser que dê certo para alguns, mas não creio que serão resultados duradouros...

      Concordo totalmente contigo, para um blog crescer é preciso um conjunto de fatores como os que mencionou, dá trabalho, mas se o blogueiro está mesmo disposto a conseguir sucesso, reconhecimento e bom retorno financeiro é preciso muita dedicação.

      Quando recebo um comentário, sinto a mesma agitação e alegria de quando recebi o primeiro! E procuro através das minhas respostas e conduta na blogosfera, mostrar isso ao pessoal, passar para vocês esta minha gratidão :)

      Muito obrigado pelas palavras e por compartilhar conosco um pouco de seu conhecimento na área, com certeza suas colocações irão ajudar os que passarem por aqui também :)
      Grande abraçooo e boa semana \o/

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Nossa...nesse exato momento percebi que como estava perdendo tempo na internet....pois ainda não conhecia seu site...
      Samanta eu estou começando no mundo dos Blogs, trabalho já algum tempo em Ti e junto com alguns amigos estamos montando um blog...Sou leitor assíduo do Gerenciando Blog, já pude ter muitas perguntas respondida por nosso amigo Adelson Smania não só por seus artigos como pessoalmente por e-mail...

      Samanta realmente é muito difícil encontrar Leitores que participam, muito blogueiros agem como sendo rivais um dos outro, enquanto nesse mundo há espaço pra todos e uma parceria seria muito mais vantajoso para ambos...Obrigado por seu trabalho...tenha certeza que teu trabalho servirá de aprendizado e motivação, assim como o do Adelson, nesse inicio de jornada.

      Grande Abraço
      Luzardo Peres
      comosefez.blogspot.com.br

      Excluir
    6. Olá Luzardo, tudo bem? :)

      Fico muito feliz em saber que gostou do blog, seja sempre muito bem vindo!
      Legal saber que já conhece o Adelson, desde que comecei na blogosfera há 3 anos, aprendi muito no Gerenciando Blog e diretamente com o Adelson, não só em como melhorar o blog, mas também tenho ele como um exemplo de conduta neste meio pois oferece conteúdo de qualidade, trata bem os leitores, etc :)
      Realmente não é fácil fazer o pessoal participar, primeiro porque ainda não é um hábito de quem não é blogueiro e também tem esta questão que você mencionou, alguns autores veem os colegas como rivais, e optam por não prestigiar o outro, perdendo ótimas oportunidades de aprendizado, amizades e parcerias...
      Agradeço imensamente sua presença e participação!
      Desejo-lhe muito sucesso na blogosfera e fora dela :)

      Um enorme abraço e boa semana!

      Excluir
  16. amiga você sempre com lindas
    postagem e com dicas ótimas linda
    semana bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá queridona, tudo bem flor? :)

      Fico feliz em saber que gostou da postagem :) São dicas simples, mas que podem nos ajudar muito a movimentar a área de comentários :)

      Agradeço muito sua presença e participação!
      Grande beijo e uma linda semana pra você e sua família!! :D

      Excluir
  17. Gostei muito das suas dicas, acho que todas são muito válidas e fazem todo sentido! Abrir seu blog e notar que tem muitos comentários motiva demais a continuar, mas precisamos valorizar sempre quem vem ao nosso blog e essa á a parte difícil pois exige esforço e dedicação. Mas com toda certeza, vale muito a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayane, tudo bem? :D

      Que bom que gostou das dicas, espero que sejam úteis para todos os que passarem por aqui :)
      Concordo contigo, quando recebemos um comentário de qualidade, é muito gratificante! Com estas interações sabemos se a postagem agradou, aprendemos com a troca de idéias e alguns comentários até nos dão material para novas postagens :D
      Responder os visitantes e retribuir todos realmente dá um trabalhão, mas vale a pena, com certeza :D

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijo e boa semana :D

      Excluir
  18. Dicas ótimas, fazer um artigo as vezes dar muito trabalho e quando a gente ver que as pessoas estão comentando é um sinal que o esforço valeu a pena, um blog sem comentários dos leitores passa uma imagem desanimadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eraldo, como vai? :)

      Fico feliz em saber que apreciou a postagem :)
      Penso da mesma forma, fazer um bom artigo dá mesmo trabalho e quando recebemos os comentários, é muito gratificante e podemos ter uma idéia da reação que estamos causando com nossas mensagens e com isos aprendemos e melhoramos muito! :)

      Agradeço sua presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  19. Oi, Sam, perfeito post, como sempre!
    Ah, como eu queria ter mais tempo pra visitar os blogs, comentar muito etc, mas tudo é tão corrido que alguns ficam bem pra depois. O que é uma pena porque alguns blogs são ótimos e não dá pra perder nenhuma postagem. Mas não tem jeito. Tem que ir de vez em quando.
    Uma coisa imperdoável são os comentários CTRL C + CTRL V. Não dá! E a gente percebe no ato que é assim. Não respondo e nem retribuo, infelizmente.

    Uma ótima semana pra vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Clara, tudo bem? :)

      Que bom saber que gostou da postagem! Fiz com muito carinho e desejando que seja útil de alguma forma para os que passarem por aqui :D
      Entendo perfeitamente sobre a questão de tempo, eu também gostaria de participar frequentemente dos blogs dos amigos, infelizmente sempre demoro bastante para conseguir visitá-los, mas o faço com muito prazer e alegria sempre que posso :)
      Comentários Spam realmente não muito desagradáveis e na minha opinião "queima o filme" do blogueiro. Eu particularmente nem me atrevo a conhecer o blog de alguém que deixa um comentário assim...

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Um beijãoooo e boa semana :D

      Excluir
  20. Bom dia Sam...

    Em minha opinião o fato de todos os seus post serem bem comentados diz a respeito da forma que trata cada comentário, vejamos todos os seus comentários acima difícil não ver vc falar um bom dia,um bom final de semana,uma ótima semana para vc. Isso cria um laço de relacionamento com seu publico alvo.
    Eu acho que aprendie isso com vc? rsrsrs.

    Mais se vc não tiver intimidade com quem visita seu blog, por fazer um bom comentário ou simplesmente por responder a altura como conquistar e fideliza-lo.

    Valeu Sam um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tonyrson, tudo bem? Que bom que veio participar :D

      Como mencionei para alguns amigos acima, até hoje quando recebo um comentário, sinto a mesma alegria do primeiro, então procuro passar esta gratidão nas respostas ao pessoal, adoro interagir então unindo isso à educação e respeito que considero imprescindível no trato com nossos visitantes, fico feliz em saber que deixo o blog acolhedor e agradável :)
      E, como você disse, nos primeiros contatos com algum visitante é importante ter todo cuidado e gentileza pois este contato será importante para fidelizar o leitor :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :)

      Excluir
  21. Oi Sammy! Tudo bem? Espero que sim. Seu artigo toca em uma questão nevrálgica do universo da blogosfera: conseguir bons comentários. Prefiro não receber nenhum comentário no meu blog do que receber comentários sem nenhuma qualidade. Nunca deixo de responder a nenhum comentário. Todavia, confesso que alguns eu tenho preguiça de responder, pois o comentário é vazio e sem conteúdo. Nestes casos apenas agradeço pela participação do leitor.

    Uma outra questão q vc chama a atenção é comentar no blog dos blogueiros q comentam em nossos blogs. Mas convenhamos, há blogs que não oferecem conteúdo interessante para ser comentado. O seu blog é diferente. No seu blog tenho prazer de participar e comentar. Mas há muitos blogs por aí que são vazios de conteúdo, como aqueles que existem apenas para oferecer selinhos ou para repassarem correntes para aumentar o número de seguidores. Blogs assim eu tento passar longe! Tenho verdadeira preguiça de blogs desta espécie, que não oferecem um conteúdo útil e atrativo.

    Abraços e boa semana!

    http://cafe-com-ciencia.blogspot.com.br
    http://portaldaassistencia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, como vai? Por aqui tudo bem :) Que bom que veio participar!! :)

      Também prefiro comentários interessantes, aqueles onde percebemos que o leitor leu o texto com atenção e está comentando com prazer, desta forma as interações ficam muito mais agradáveis e construtivas, já quando recebemos um comentário vazio ou do tipo spam, é mesmo desanimador pois fica difícil até mesmo responder adequadamente...
      Nem sempre é possível retribuirmos quem comenta em nossos blogs, como você mencionou, felizmente raramente tenho este problema, mas às vezes acontece, então prefiro não comentar do que forçar a barra tentando fazer algo que não me agrada, pois isso sem dúvidas transparece no comentário :)
      Gosto de blogs de quase todos os temas, mas como o exemplo que você deu, um blog de selinhos, fica impossível de contribuir com um bom comentário, realmente :)

      Muito obrigado pela presença e participação!!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  22. Ola Sam! Gosto muito do seu blog, seus artigos dialogam com o leitor e o faz ficar a vontade. Estou seguido e divulgando seu blog no meu.
    Quanto aos comentários... tenho tido dificuldade... Não compreendo como alguns dos meus leitores preferem comentar no facebook, por e-mail ou até ligar (os mais próximos claro), mas não deixam um comentário no blog. Alguns já me sinalizaram que não sabem como comentar, já pensei até num tutorial...
    Queria mesmo aquelas janelas que aparecem do nada e dizem que você é bem vindo e que um comentário deixa feliz o blogueiro, mas não sei como fazê-lo.
    No mais, obrigado pelas preciosas dicas.
    Grande abraço!
    Emanuel Galvão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emanuel, tudo bem? :)

      Fico muito satisfeita em saber que gosta dos artigos, escrevo com muito carinho e cuidado procurando sempre oferecer algo interessante para vocês :D
      Agradeço suas palavras e também o apoio da divulgação! :)

      Comentar ainda é um hábito que a grande maioria não tem, li uma vez em um artigo que a média é mais ou menos que apenas 1% dos visitantes comentem, aqui no blog também tenho alguns leitores que escrevem via e-mail ou só comentam no facebook, etc por isso sempre escrevo tentando incentivar esta prática. Alguns visitantes não sabem usar as ferramentas como você mencionou, por isso é sempre bom ter um formulário de comentários bem visível e fácil de usar, onde qualquer pessoa possa comentar sem grandes dificuldades :)
      Conheço um blogueiro que fez uma página separada com orientações sobre como comentar no blog, isso também pode ser útil :)

      Seguem alguns links de tutoriais sobre como colocar a pop up com uma mensagem que você deseja, espero que sejam úteis :)

      http://blogoodicas.blogspot.com.br/2012/01/mensagem-de-alerta-ao-entrar-no-blog.html
      http://tecnoblog789.blogspot.com.br/2012/02/colocando-pop-up-de-alerta-no-blog.html
      http://www.dicasonlinegratis.com/2011/06/codigo-para-criar-uma-pequena-janela.html

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :)

      Excluir
  23. Adorei as dicas. Espero que todos leiam e pratiquem. Principalmente, responder, ou agradecer os comentários. rsrs...Ótimo post. abço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Silvana, como vai? :)

      Fico feliz que tenha apreciado a postagem, espero que seja útil para os que passarem por aqui :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  24. Sam, sempre ótimas dicas, nem comento. parabéns^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano, tudo bem? :)

      Que bom que gostou da postagem! São dicas simples, mas muito eficientes no que diz respeito a movimentar a área de comentários do blog :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  25. Samanta,


    Fico impressionado com tanto profissionalismo e humildade em seu trabalho, não se importando com as totais tendências da blogosfera(layout), porém deixo aqui um conselho que nunca para de citar posts de blogueiros que postam textos que enriquecem o que vou escreve em tais momentos.

    E para acrescentar em seu texto, deixo uma experiência: Sempre que recebo comentário de usuários do G+, visito-os, os adiciono, lhes informo que respondi comentário com o link do post.(eles sempre agradecem e voltam. Entretanto minha visão não só foca isso e sim quando irei compartilhar posts, pois quem verá a partilha serão os usuários ativos que já passaram em meu Blog, resultando em leitores.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruan, como vai? :) É um prazer recebê-lo aqui no blog :)

      Sempre que posso cito links de artigos interessantes que li a respeito do assunto citado para oferecer assim, mais informações aos leitores, esta prática além de ser uma forma de parceria, enriquece a postagem e possibilita que o visitante tenha oportunidade de saber mais sobre o tema, não é mesmo :)
      Gostei muito das dicas que compartilhou conosco sobre sua forma de agir no G+, esta interação mostra ao visitante que você valoriza as participações e está aberto e disposto a ajudar os colegas, isso é muito legal da sua parte e também muito eficiente para aumentar a visibilidade dos artigos futuros :)

      Agradeço imensamente sua presença e participação, complementando a postagem :)
      Um enorme abraço e boa semana :)

      Excluir
  26. Muito obrigada por este post, muito pertinente e interessante.
    Vou partilhá-lo nos meus blogues, dando dos devidos créditos.
    Parabéns por seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá M.Jesus, como vai? :)

      Fico feliz que tenha apreciado a postagem, espero que seja útil para os que passarem por aqui :)
      Agradeço muito o seu apoio da divulgação, seus leitores serão muito bem vindos aqui no blog :)

      Obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  27. Anônimo22/4/13

    Gostei muito das dicas Sam, eu vejo blogs maravilhosos com uma quantidade mínima de comentários. Não sei se é preguiça das pessoas comentarem, sei lá...Mesmo com toda a minha dificuldade em blogar por causa do trabalho/casa/filhos/etc, sempre sou um jeitinho de visitar os blogs dos amigos, acompanhar via feed, ficar por dentro das novidades.
    Isso é de cada um né?
    Muita gente quer visitas, clics, mas não se importa em conquistar o leitor. Triste.

    Um grande beijo amiga, sucesso cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helloooooooo Vanda querida!!! Antes de mais nada : Parabénssssssssss pelo níver!! Muitas felicidades, muita paz, saúde e alegrias, você merece :D

      Pois é amiga, também vejo muitos blogs legais sem comentários, em alguns casos, isso acaba sendo responsabilidade do autor que não tem interesse em arregaçar as mangas para interagir e aí, os visitantes nãos e sentem muito motivados a comentar e os círculos deste autor também demoram mais a crescer...
      Como você disse, é possível dar um jeitinho, também procuro me organizar para poder visitar os amigos, não visito tanto quanto gostaria, mas quando o faço é sempre com muito prazer :)

      Agradeço muito sua presença e participação!
      Um super beijooo e boa semana :D

      Excluir
  28. Samanta, tudo bem ? Essa menina está dia mais animada!
    Que post maravilhoso, aqui tem as principais dicas para conquistar comentários e sobretudo, amigos querida!

    Posso dizer, sem sombra de dúvida, que na blogosfera você a "mestra" na textura de comentários!
    A cada comentário seu, que recebemos em nossos respectivos blogs, parece que uma porta iluminada se abre de tanto calor e vida que recebemos!!
    E agora, você nos conta o segredo de tanto envolvimento e consideração!
    Agradeço muito por isso!! :)

    Sabe, considero a alma do blog o recebimento dos comentários. Sem eles, sejam constituídos de elogios ou mesmo de críticas, um blog não tem razão de ser. Mas abro uma exceção, quando o blog ainda é um bebezinho e não é conhecido. Neste caso, ele poderá ficar até meses sem receber um único comentário, como foi o meu caso...rsrsrs. Mas se o blogueiro não "arregaçar as mangas" e partir para a luta, ou seja, seguir as suas dicas desde artigo, como visitar os blogs amigos e lá deixar a sua impressão para se tornar conhecido, estará fadado a ser um solitário da net. E aí, para desistir do blog é um passo não é mesmo?

    Receber comentários é especial demais, pois é neles que conseguimos perceber a temperatura do blog e se os amigos e visitantes estão apreciando ou não os artigos publicados. É através dos comentários que percebemos se estamos conseguindo atingir o coração dos leitores. Se estes não se sentem com vontade de comentar, é porque nada causou. Ai, que triste né? :( Fica só um vazio imenso!!!

    E para não ficarmos abandonados na blogosfera, também segui à risca
    o que você indicou no seu artigo: destacar os últimos comentários e os Top comentaristas! Aliás, é excelente o widget que indicou no Personalizar o Blogger, achei fantástico querida!!

    Tanto fazer, como receber comentários é bom demais! Afinal ser gentil não custa nada e faz bem ao coração da gente que já anda tão maltratado pela vida. Assim, comentários suaves e ternos ,tem o condão de fazer um bem danado para a pessoa que os recebe e também para quem o disponibiliza!!
    Obrigada por tanta generosidade Sammy, você sabe como conquistar pessoas amiga!!
    Beijos enormes e uma semana maravilhosa, repleta de felicidades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooooooooo Dri lindona, como vai amiga?? Como foi o níver?? Curtiu bastante seu dia?? Desculpe não ter te dado os parabéns no dia, mas com a viagem não entrei na net :) Mas saiba que meus desejos são sinceros de que este novo ano seja maravilhoso para você, com muita paz, saúde, amor, e sucesso, pois você merece!! :D

      Ah amiga, que lindas palavras !! Sabe, quando eu comento em um blog, faço isso com tanto gosto que sempre quero que esta alegria passe para o outro lado da telinha :) E fico feliz em saber que consigo isso :)

      Como você disse, um blog sem comentários acaba deixando o autor desanimado, pois não sabe se está acertando nas postagens e este desânimo pode até levar ao fechamento do blog, sem dúvidas. Imagino que um blog, por mais maravilhoso que seja, sem os leitores, é apenas uma folha de papel no canto do quarto, ou um espaço perdido na net...
      Realmente em blogs iniciantes é mais complicado receber comentários, mas se o blogueiro "arregaçar as mangas" como você disse, é possível começar a movimentar o blog bem cedo, mesmo sem receber muitas visitas :) Quando fiz o blog, me cadastrei no dihitt e botei os deos pra funcionar e logo pude ver os resultados que esta prática pode trazer para o blog e é claro, a coisa mais valiosa de todas: muito aprendizado! E de bônus, amizades incríveis :D
      Até hoje quando recebo um comentário, mesmo após 2 anos de blog, sinto a mesma alegria e agitação do primeiro comentário! É mesmo um ótimo indicativo de como estamos indo, eu mesma já mudei muita coisa no blog e em meus textos devido a este feedback e assim vamos melhorando como autores e até como pessoas também né :D
      Confesso que eu gosto mais de comentar e responder comentários do que de postar kkkkk é muito mais divertido!!! Aprendo tanto lendo os blogs dos amigos, que nem tenho palavras para descrever esta experiência maravilhosa :D E também quando recebo os comentários de vocês, é uma sensação muito gratificante!
      Por estar neste meio para me divertir e distrair, optei por não comentar em postagens que não concordo ou não gosto, pois quero deixar apenas palavras gentis e alegres onde passo :) Mas para aqueles que gostam de um bom debate, sua colocação é muito importante, usar sempre de educação e gentileza em qualquer tipo de interação, assim não tem erro :)

      Amiga, agradeço muuuuuuito seu carinho, presença e participação complementando a postagem com seu comentário maravilhoso, valeu mesmo viu!!
      Um mega beijoooooooo e boa semana :D

      Excluir
    2. Anônimo22/4/13

      Oi Dri você disse bem quando se referiu a : perceber a temperatura do Blog através dos comentários. Se o tema é quente, as pessoas comentam mesmo, rsrsrsrs
      Um tema quente realmente atrai bastante comentários....O Top comentaristas é uma boa idéia também
      abração!

      Excluir
    3. Olá Marcos, tudo bem? Também gostei muito da colocação da Dri, quando o tema é bem escolhido e escrito, geralmente isso motiva o visitante a comentar :) Aqui no blog uso o gadget Top Comentaristas e algum tempo e o pessoal gosta bastante, o gadget que indiquei no artigo é bem legal e bonito :)

      Grande abraço! :)

      Excluir
  29. Oi Sam, Boa Noite!
    Adorei as dicas, estou tentando ser uma boa comentarista,
    eu chego lá!
    Eu sigo a risca toda postagem tua, procuro ser educada e gentil,
    comento, mas nem todos dão retorno, o que é uma pena.
    Abraços
    Madalena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Madalena, como vai? :)

      Fico feliz que tenha gostado das dicas, são todas simples, mas ajudam muito a movimentar a área de comentários no blog :)
      Infelizmente, como você disse, nem todos tem esta consciência de que comentar com qualidade, conhecer os blogs dos colegas, ler as postagens etc só nos trazem benefícios, além de aumentar a visbilidade do blog, fidelizamos leitores e também fazemos ótimas amizades e parcerias :) Azar o deles não é mesmo?? rsrsrs
      Muito obrigada pela presença e participação!

      Grande beijo e boa semana :D

      Excluir
  30. Ei minha amiga do Sorriso sincero e lindo...

    Tudo bem?

    Nem vou ser repetitiva quanto a dizer que suas postagens são precisas e super edificantes...gosto por demais :)....

    Comentários são super importantes para um blogueiro, pois são através deles que percebemos se o que postamos é relevante ou é apenas uma ocupação inútil não é verdade? Mas isto como bem disse depende muito da gente. Quem dá gosta de receber este é um dos princípios. Sempre procurei ser eu mesma em todos os comentários que faço, focando no que li embora nem sempre estamos inspirados a escrever. Amo receber comentários relevantes, sábios, com entendimento, não precisa ser culto, basta ser gentil , honesto e afinado ao conteúdo. Detesto, mas detesto mesmo quando alguém comenta em minha postagem com as palavras do Google...rsrsrs, Ctrl c e Ctrl v...e se passam por sábias, inibindo as pessoas mais simples em suas palavras e acredite este é um dos motivos que deixo de comentar em alguns, mentes meio ocas , sem criatividade alguma...Sinto que ando meio falha na atenção a algum tempo em responder , mas estou retornando ao meio lugar...porque sei o quanto é importante esta interação com os leitores e isto você o faz perfeitamente bem. O que plantamos colhemos, isto é fato e se queremos bons e inúmeros comentários temos que nos esforçar pra isto dando o nosso melhor aos amigos tanto em comentários, visitas, conteúdos com em atenção , carinho e respeito.

    Um grande beijo ......e sua postagem esta riquíssima e inté eu aprendi, apanhei, e amei...rsrsrsrs........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeeeeeee amiga, tudo bem?? Que bom que veio papear um cadinho!! :D

      Fico muito feliz em saber que apreciou a postagem, são dicas simples, mas que fazem uma grande diferença para movimentar a área de comentários :D
      Pois é amiga, na minha opinião, os comentários são uma das partes mais importantes no blog, através deles podemos saber se conseguimos passar a mensagem de forma satisfatória, se podemos melhorar em algo, onde estamos errando etc além de ser delicioso interagir com os que nos visitam, não é mesmo! :)
      Também adoro receber comentários, e como você disse, não precisa ser nada elaboradíssimo etc, se percebemos a satisfação do visitante, se a conversa é baseada na educação e respeito, é maravilhoso :) É muito gratificante saber que alguém parou um tempinho e se dedicou àquela leitura que nós escrevemos com tanto carinho :)
      Sabe amiga, eu já vi alguns comentários assim, aliás conheço uma blogueira que só comenta copiando citações intelectuais achadas no Google... esquisito né? Deve ser uma necessidade muito grande de auto afirmação, só pode rsrs
      Também ando meio enrolada agora para participar, gostaria muito de visitar os amigos com mais frequência, mas agora além do trabalho no dihitt e dos meus afazeres de dona de casa, esposa, mulher, etc etc etc kkk estou trabalhando com o Adelson no Gerenciando Blog, então, está complicado, mas sempre que posso visito os amigos com muito prazer :D é algo que realmente amo :)

      Muuuito obrigada pelo carinho, presença e participação!
      Mega beijoooooooooooooooo e vê se escreve pra proseramos nééé :D Boa semana!! :)

      Excluir
  31. Muito boa suas postagens Samanta,clara e objetiva naquilo que fala,espero um dia saber escrever um bom post assim rs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Givanildo! Como vai? :)

      Fico feliz em saber que apreciou a postagem, seja sempre muito bem vindo aqui no blog :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  32. Ja vi funcionar e como funciona . Traz uma satisfação a que administra e é necessario pra continuar tentando acertar .
    Acerto na mosca nesse Post
    Boa noite Samanta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)

      Concordo contigo, os comentários que recebemos, ainda mais quando são de qualidade nos orientam e direcionam para que possamos melhorar como autores :)
      Fico feliz em saber que apreciou a postagem!

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  33. Amiga, você é craque nisso!

    Adorei tuas opiniões e tuas dicas!!!!

    Teu blog como SEMPRE com assuntos super utilitários e atuais!

    Beijooooooooooooooooooo grandão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiiii amiga lindaaa, que legal vê-la por aqui!!! eeeeeee \o/

      Fico muito satisfeita e feliz em saber que gostou da postagem, escrevo sempre com muito carinho e cuidado tentando oferecer algo legal e interessante para vocês :D

      Muito obrigada pela presença e participação!!
      Mega beijossssssssss e até breve :D

      Excluir
  34. Anônimo22/4/13

    Olá Sammy
    como disse a Dri ali em cima, a gente consegue perceber a temperatura do blog através dos comentários. E como disse a nossa querida amiga Cecília, coisa muito chata receber comentários de spammers tipo: votem no meu post eu votei no seu...diferente de uma pessoa que leu seu conteúdo e se interessou pelo seu blog, que fez com que tú fosses assim também no blog dele, visto se tratar de uma pessoa sensível a ideia ou causa que você defende, Coincidência ou não estava pensando justamente nisso antes de ler seu post, porque vi um comentário de um rapaz lá no youtube...achei sua opinião muito sensível com a questão de um vídeo de religiões,, .Assim que o convidei pra cá, tomara que ele aceite..Percebi que ele tinha opinião similar em todos seus depoimentos....
    Comentaristas realmente são a alma do blog, sem ele o blog fica como mudo...assim como os + 1 e qualquer manifestação do leitor...Sim, sem isso você fica meio sem direção, afinal eles ter norteiam, além das visitas...
    abração e tenha uma boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, como vai ? :D Que bom que veio participar! :)

      A Dri foi muito feliz nas colocações dela, também vejo desta forma, com os comentários podemos saber se estamos conseguindo passar a mensagem que desejamos de forma satisfatória, onde estamos errando etc. Sabe que aqui no blog eu mudei o foco a alguns meses por causa de um comentário? Uma leitora me disse que eu reclamava demais kkk Embora ela tenha sido meio mal educada, achei interessante a colocação dela. Então, ao invés de fazer postagens mais agressivas como era no início, resolvi pegar o tema da minha "reclamação" e fazer uma postagem mais profunda e informativa e adorei! E os leitores também gostaram :)
      Ah quando eu recebo estes spams me segue que te sigo, finjo que nem vi! Já até tentei atender estas pessoas mas teve um caso que me estressou, eu segui o rapaz e ele continuava me mandando spam de 5 em 5 minutos mesmo assim!!! E retribuiu? Não... Então desisti kkk Prefiro seguir quando gosto e comentar nas postagens que aprecio, se vierem me visitar, que bom, serão muito bem vindos :) esta "tática" de me segue que te sigo na minha opinião é meio "queima filme", mas enfim, cada um administra o blog como acha melhor né :)
      Tomara mesmo que o rapaz que mencionou aceite o convite, é sempre bom interagir com pessoas coerentes e que sabem participar com qualidade até mesmo em um tema delicado como religião :)
      Perfeita sua frase! Comentaristas são a alma do blog! É exatamente isso, como eu disse acima para alguns amigos, um blog sme comentários é uma página perdida na net, como uma folha de caderno no canto do quarto, mesmo que o conteúdo seja bom :) E come stas participações vamos nos orientando e melhorando como autores :)

      Muuuito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :D

      Excluir
  35. Adorei as suas dicas,acho muito chato quando comento em algum blog e a pessoa ñ me responde,aí já sabe eu nem volto mais lá.Simples assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valquiria! Que bom que veio participar :)

      Fico feliz em saber que gostou da postagem, são dicas simples, mas que ajudam bastante a movimentar a área de comentários :)
      Também não retorno em blogs onde o autor deixa seus comentaristas "no vácuo" rsrs acho falta de educação...

      Muito obrigada pela presença e participação, seja sempre muito bem vinda :)
      Abraços e boa semana!

      Excluir
  36. Samanta ,
    Sem dúvida ótimas dicas .
    Acho que foi nos pontos fundamentais .
    Matérias relevantes , comentários com conteúdo e retribuição .

    O problema Samanta é que muitos blogs exigem que vc prove que não é um robô .
    Isto as vezes aborrece a gente . Da até vontade de desistir de comentar .

    Abs
    Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco, como vai? É um prazer recebê-lo por aqui :)

      Que bom que gostou da postagem, como disse a alguns amigos que comentaram, são dicas simples, mas que ajudam bastante a movimentar a área de comentários :)
      Códigos de verificação realmente é a ferramenta que mais afugenta comentaristas pelo que sei. Por isso no item 4 eu reforcei a idéia de retirarmos esta opção, assim facilitamos o comentário e mostramos nossa consideração para com os visitantes :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  37. Oi Samanta gostei da dica, muito gratificante
    bjs amada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Lúcia, tudo bem? Que bom vê-la por aqui!!

      Fico feliz em saber que gostou da postagem :D

      Muito obrigado pelo carinho, presença e participação!
      Grande beijo e boa semana :D

      Excluir
  38. Olá Sam,

    parabéns pelo excelente artigo, realmente são ótimas dicas que nos ajudam a manter uma maior interação com os leitores do blog, e sem dúvida essa interação é saudável e essencial para o sucesso do blogueiro.
    O Conteúdo de qualidade é de grande importância, fico feliz pela indicação do meu artigo escrito no Personalizar o Blogger.

    Abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio, como vai? :)

      Que bom que apreciou o artigo, alguns amigos elogiaram muito seu tutorial, agradeço por permitir que eu recomendasse aqui :)
      Creio que com uma boa interação neste meio e procurando sempre produzir conteúdo de qualidade, até mesmo blogs com poucas visitas podem movimentar a área de comentários :)

      Muito obrigado pela presença e participação e parabéns pelo excelente trabalho que faz em seu blog!!
      Grande abraço :)

      Excluir
  39. O que mais me irrita é comentarista mal educado, que chega com 5 pedras na mão, criticando tudo o que você escreveu apenas por criticar, sem se fundamentar em nada. Educação é uma das regras para comentar. Além disso, a gente não chega na casa dos outros metendo o pé na porta, chutando o cachorro, abrindo a porta da geladeira. A mesma coisa em um blog.

    Parece que a internet aumenta a falta de educação das pessoas só porque você não as vê diretamente ou nem as conhece. Mesmo que o comentarista não concorde comigo, ele precisa ser educado na hora de estabelecer um debate. E aí se são grossos com eles... Ahhh, aí eles se sentem desrespeitados.

    Eu aboli comentário mal educado no blog. Não me interessa se concorda comigo ou não, agora é lixo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sybilla, tudo bem? :) Que bom que veio participar :)

      Sabe, eu ando cada vez mais chocada com a falta de respeito e educação que vejo na internet. Até escrevi sobre isso recentemente, que precisamos de mais bom senso, educação e respeito nas interações virtuais. Não sei o que acontece, mas as pessoas parecem ver a net como um mundo à parte onde podem tratar os outros de qualquer jeito, onde devia ser exatamente o contrário, as relações deveriam ser ainda mais formais, pois não conhecemos as pessoas e respeito e educação são imprescindíveis em qualquer interação, não é mesmo? :)
      Na minha opinião, quem faz isso não é nada esperto, pois impor uma opinião com grosseria, já faz com que a gente nem dê atenção aos argumentos colocados, já quando uma pessoa discorda, mas com educação e gentileza, levamos em consideração suas colocações e é mais fácil aceitar uma opinião contrária :)
      Aqui no blog também aboli os mau educados, no começo eu até tentava argumentar, mas não adiantava nada mesmo...rsrs

      Muito obrigado pela presença e por complementar a postagem com esta questão super importante!
      Um beijo e bom restinho de semana :)

      Excluir
  40. Olá Samanta, tudo bom? Estou retornando à blogosfera depois de um tempão e me deparo com este ótimo post! Muito boas as dicas!

    Concordo plenamente com todas, e gostei muito quando você falou que precisamos valorizar nossos leitores. todos os blogueiros sabem que não é nada fácil conseguir comentários e que é preciso muito trabalho para isso... Se não valorizarmos nossos leitores, por qual motivo vão sentir vontade de participar do nosso blog?

    Acredito que são os nossos leitores que tornam nosso blog o que ele é, pois são eles que dão todo o "movimento" a ele, com seus comentários, likes, compartilhamentos e discussões sobre o tema que estamos falando, e para conseguir esse "movimento" precisamos sempre respeitá-los e tornar a atividade de comentar mais prática e fácil possível (retirando os códigos de verificação, como você mesma citou)!

    Eu amo meus leitores e estou sempre tentando buscar formas de fazer com que eles se sintam à vontade no meu blog e queiram voltar muitas outras vezes! enfim, para conseguirmos comentários de qualidade, basta termos a consciência de que estamos escrevendo para outras pessoas lerem, nos esforçarmos e escrevermos sempre com boa vontade e criatividade!

    Essas suas dicas são preciosas e com certeza irão ajudar muitos blogueiros que lerem o post!

    Gostei muito Samanta!

    Um grande abraço e boa semana! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur, como vai? Que bom recebê-lo por aqui! Fico feliz que esteja retornando a blogosfera!! Que bom! :D

      Penso como você, eu mesma quando visito um espaço onde não recebo resposta ou sou destratada de alguma forma, não volto mais. Um blog é uma via de mão dupla, são os leitores que fazem o sucesso de um blog, são eles que clicam nos anúncios, que compartilham nas redes e que nos ensinam muito através dos comentários e contatos, então é muito importante termos esta consciência e valorizá-los :)

      Retirar os códigos de verificação é uma ação que mostra consideração com o visitante e que melhora muito a movimentação na área de comentários. Sempre que faço este tipo de postagem o pessoal reclama muito das letrinhas, e muitos até desistem de comentar. Melhor o autor perder um tempinho apagando spam do que perder comentaristas, não é mesmo :)

      Adorei o que você disse, que ama seus leitores! Muito legal isso :) Eu também amo meus leitores, o blog eu faço para vocês, me esforço para oferecer conteúdo interessante, procuro ajudar os amigos prestigiando os artigos, comentando e compartilhando etc e faço tudo isso com muito prazer sempre que posso :)

      Que bom que gostou da postagem e veio participar!
      Muito obrigado pela presença!
      Grande abraço e bom restinho de semana :D

      Excluir
  41. Muito boa a postagem, vou colocar em prática!
    Boa noite e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamilla, tudo bem? Seja sempre muito bem vinda :)

      Fico feliz que tenha apreciado a postagem :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande abraço :D

      Excluir
  42. Só agora estou percebendo que os comentários em um blog são muito importantes. Muito bom o artigo parabéns!

    Estou observando com o passar do tempo que o que mais chama atenção aos leitores na questão de motivar eles a comentarem é fazer um artigo novo e de qualidade. É como você mesma disse, por mais que adotemos um nicho específico, provavelmente os outros blogs já falaram sobre o assunto que estamos pensando em falar. Tá ai a importância de ler outros blog, tanto para não imitar quando para se inspirar em produzir algo relativo a aquilo mas de forma diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique, tudo bem? :)

      Fico satisfeita em saber que gostou da postagem :)
      Muito precisa a sua colocação, também penso desta forma, qualquer que seja o nicho que escolhermos, sempre terão milhares de blogs oferecendo o mesmo tema, então é imprescindível nos esforçarmos para ter um diferencial, procurar sempre postar conteúdo original, criativo e interessante.
      Outro ponto importante que citou é a leitura de outros blogs, sempre que vou postar leio muitos artigos sobre o tema em outros blogs, primeiro para me informar mais e talvez recomendar em meu texto um link para os leitores e também para poder criar meu conteúdo de forma diferenciada do que já foi feito, esta prática é muito importante!! :)

      Agradeço sua presença e participação!
      Um enorme abraço e bom restinho de semana :D

      Excluir
  43. Samanta, claro que ajudou! Aliás, suas postagens sempre ajudam. Confesso que graças ao tempo que sou blogueiro, pratico quase todas as dicas. Gostei do "top comentarista", acho que colocarei no meu blog; mas tem alguns leitores que não têm foto, então não sei como ficará...

    No início não sabia muito como fazer para ter comentários, mas depois fui aprendendo. Aliás, vc já me ensinou muito, inclusive por e-mail. Qualquer dia te encho de novo por lá. rs Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, tudo bem? :)

      Que bom que a postagem foi útil!
      Acompanho um pouco da sua trajetória na blogosfera e sei que dá o seu melhor para seus leitores oferecendo conteúdo de qualidade e tratando todos com muito carinho, responde os comentários e visitas os amigos para prestigiar os artigos, isso é maravilhoso! Um ótimo exemplo para seguirmos :D
      É um prazer ajudar , entre em contato sempre que quiser :D

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço! :D

      Excluir
  44. Oi querida Sam...É um imenso prazer colocar meia dúzia de palavras aqui...

    Quero primeiramente parabenizar pelo seu excelente post. Sinceramente falando, gostei muito das suas dicas. E gostei pelo motivo óbvio. Porque como estou embrionando nesta área, ler um texto em que um blogueiro mais experiente ( pelo menos eu percebo isto ) procura ajudar e incentivar os menos experientes, e não somente receber mais visitas, faz-me sempre querer voltar e participar. Sinto-me num ambiente de interação e amizade.
    Sam, procuro sempre ser gentil e educada com todos os meus visitantes ( o que nem sempre é fácil, visto a arrogância de alguns...você sabe.) E esta é, sem dúvida, fator determinante para conseguir fidelizar leitores e cultivar amizades, o que na minha singela opinião, vale mais que tudo.
    Quero frisar aqui aquele meu episódio em que tu me avisou que meu blog estava com verificação de palavras. Sam, sempre detestei aquilo. E, por descuido e falta de atenção, eis que estava lá. Pasmem! mas graças a sua gentileza, retirei aquele "mostro" e já recebi comentários depois disto. Pode não ser grande a quantidade, mas para alguém que está começando como eu, é sempre bom não dificultar o acesso do leitor ao blogueiro.
    No mais, quero te desejar todo o sucesso do mundo. Que você continue sendo esta blogueira humana, sensível e gentil que nos acolhe com tanto carinho e faz-nos sentir não somente bem recebidos, mas que temos também uma amiga em ti.
    És uma excelente anfitriã!
    Um super beijo para você, amada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooo Eulália querida, tudo bem? :) Que bom que veio participar :D

      Fico feliz que a postagem tenha sido útil, sempre procuro compartilhar com vocês dicas que uso e que sei que, além de fáceis de aplicar, ajudam muito nos resultados do blog :)
      Vejo o blog como a sala da minha casa, preparo tudo, arrumo a casa, coloco o texto e fico esperando os amigos chegarem para batermos um papo sobre aquele tema, eu adoro e fico feliz em saber que este clima aconchegante chega até vocês :)
      Sempre que vejo algo errado, tipo no seu caso, uma ferramenta com problemas, eu aviso a pessoa, pois sei como algumas coisas passam desapercebidas por nós, autores e às vezes isso atrapalha o sucesso do blog. Imaginei que se eu tive dificuldades de comentar lá, outros podem ter passado pela mesma coisa e desistido, o que não é legal né :) E é tão rapidinho avisar o autor, não custa nada, não é mesmo, que bom que te ajudei de alguma forma :)

      Agradeço imensamente seu carinho, presença e participação :)
      Se precisar de algo em que eu possa ajudar, é só dar um alô :D

      Mega beijooooooo e boa quarta!! :D

      Excluir
  45. Confesso que não conhecia o teu site, fiquei surpreendido com a qualidade (principalmente nos conteúdos)!

    Que continues fazendo este belo trabalho Samanta Sammy! :)

    Donato Barros | DonatoBarros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Donato, como vai? Seja muito bem vindo :)

      Fico feliz em saber que gostou do blog e das postagens, faço tudo com muito carinho para vocês :)
      Agradeço imensamente suas palavras e também sua presença e participação :)

      Grande abraço e boa quinta!!

      Excluir
  46. Oi, Samanta! De fato, fico impressionado com a quantidade e qualidade dos comentários que você recebe aqui no VRSam. E, lendo seu excelente artigo, percebo que este fenômeno está diretamente relacionado à qualidade do seu texto, seu empenho em responder a cada leitor e sua gentileza em retribuir a cada um, sempre com comentários inteligentes e atenciosos. Acho que é raro termos blogueiros na sua posição com uma atitude tão positiva em relação aos companheiros.

    Eu procuro fazer o mesmo. E com as dicas que aprendi aqui, certamente vou melhorar estas atitudes para receber mais comentários. Também acho muito legal este 'call to action' que você faz ao final dos posts, incentivando o pessoal a comentar.

    Muito obrigado pelas dicas e parabéns por mais este belíssimo texto!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, como vai? :) Espero que tudo bem :)

      Sabe amigo, eu também fico surpresa e sou muito grata, de coração por toda a interação, carinho e amizade que recebo aqui no blog, é algo que eu nunca esperei e que a cada dia me traz muita alegria e aprendizado :) Sinto que os amigos e leitores vem aqui e se sentem bem, por isso prestigiam o blog e creio que uma parte disso, conquistei com meu esforço e dedicação para retribuir todos estes presentes que recebo :)
      Já faz algum tempo que diminui o número de postagens justamente para ter tempo de visitar todos os comentaristas e amigos, ler seus artigos e retribuir e só depois disso feito, é que escrevo de novo :) E faço isso com muito prazer, é um hobby, adoro! porque criei o blog para isso, interagir com vocês :)
      Gostaria de poder visitar com mais frequência o pessoal, mas faço o meu melhor sempre que posso :)
      Vejo que você age desta forma também, visita os colegas com toda dedicação, lê o artigo, comenta com qualidade e nos oferece sempre uma palavra de incentivo, um elogio, isso é muito importante e gratificante, obrigado! :)

      Fico feliz que tenha apreciado a postagem, agradeço imensamente sua presença e participação!
      Grande abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  47. Olá, Samanta!

    Excelentes as suas dicas, principalmente no que toca a oferecer algo útil e que mereça bons comentários. Além disso, a atenção do blogueiro para com os seus leitores é fundamental, ou seja, cativar comentaristas é um processo de respeito e consideração que leva tempo, mas a troca de experiências enriquece o conteúdo e só por isso já vale qualquer esforço...

    Grande abraço e sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio, tudo bem? :)

      Fico feliz em saber que gostou das dicas, são simples de aplicar mas creio que fazem uma grande diferença enriquecendo as relações e trazendo bons resultados para o blog, movimentando a área de comentários de forma construtiva :)
      Concordo plenamente contigo, o autor precisa saber valorizar seus leitores, pois sem eles um blog não é muita coisa e assim criam-se boas relações onde todos saem ganhando :)
      E, assino embaixo da sua colocação final, vale muito a pena o esforço, pois os resultados são gratificantes e duradouros :)

      Muito obrigado pela presença e participação, seja sempre bem vindo :)
      Grande abraço e bom fim de semana!

      Excluir
  48. Hello Sam!!
    Como está?

    Parece uma década que não entro aqui, saudades dos seus artigos enriquecedores.

    Ah você demora pra postar, porém quando o faz demonstra que se dedicou a cada palavra, faz com carinho é dá para notar só em ler, é um dos fatores por ter tantos comentários, demonstra se importar com nossa opinião *-* Tão difícil encontrar blogueiros que levam a sério seus seguidores, te juro deixei de entrar em muitos por ver que o dono só tinha interesse em aumentar o número dos balões em seus artigos, isso só passa a imagem de gente egoísta, do tipo não se importar com ninguém, acredito que no momento de se criar um espaço que irá compartilhar suas opiniões o certo e já ter em mente que retribuir esse carinho só irá aumentar o carinho é cumplicidade de ideias. Realmente é muito interessante saber que logo receberá uma resposta de gratidão por comentar, o dia a dia de todos já e tão corrido que logo me vêm a mente “nossa tirou um tempinho pra mim” é logo surge um sorriso :) tudo por ler palavras dedicadas ao que escreve, sei que tem muitas pessoas que comenta de coração, no entanto existe outras que o faz obrigado, já vi muito disso, o bom mesmo é aproveitável é aquele vindo de coração com boas intenções, pessoas que admiram seu trabalho, nota o tanto de tempo gasto com pesquisa no cuidado para não ofender ninguém é pensando em cada comentarista como você faz Sam.

    Quando tinha o blog, escrevia com amor, tentava o fazer quando estava bem, nunca dei muita importância se as pessoas iriam comentar, mas no fundo fazia de tudo pelos leitores é ficava contente por terem pensamentos parecidos com os meus, mesmo que fossem anônimos, por mim passava horas respondendo, mas estava sem tempo é até um pouco desanimada. Pensava assim que se escrevesse com ânimo, alegria é o que gostava iria atrair pessoas do mesmo jeito ou parecidas, assim seria fácil pra mim demostrar gratidão, como foi no seu caso Sam. Sempre soube que bons comentários viriam das minhas próprias atitudes, então era feliz com isso.

    Seria muito bom se todos seguissem suas dicas, qualidade é a mais fundamental sem sombra de dúvida é ai que percebemos se a pessoa leu o artigo ou só passou o olhar por cima é fingiu ter lido, é tão magnífico quando vê que o leitor se aprofundou com interesse é a finco no que leu melhor que isso não existe para um blogueiro. Mas como citou em suas dicas é importante também que o dono se dedique por completo aos seus artigos fazendo o máximo para agradar aos seus visitantes, tudo gera através de uma boa vontade né, ai vai fluindo normalmente. E com certeza gentileza gera gentileza se alguém faz algo por você tenta retribuir de boa vontade, pensando em como fará outro feliz como se encontra no momento.

    Sam adorei as dicas é quem sabe as pessoas comecem a notar a importância dos comentários para a pessoa que está ali lendo, ansioso por saber se gostaram é aprovaram os pensamentos é informações que tanto buscou é se dedicou. E uma coisa que você sabe fazer é que acho incrível porque demonstra o quanto gosta dos seus comentaristas é sempre a maneira bonita de mostrar essa gratidão, pela sua simplicidade que encanta tanto, continue assim é admirável ; -). Amei novamente o que escreveu, sempre conseguindo impressionar. Está de parabéns Sam.

    Ah obrigada pelo apoio com a história de sair do blog, suas palavras me ajudaram muito a ficar melhor é sei que posso contar com você a qualquer momento, é fico feliz por saber disso. Quem sabe um dia volte, mas se isso acontecer voltarei com uma temática diferente, mostrando outro lado meu é claro quando achar que estou com minha vida tranquila pra levar o blog é dar atenção devida as pessoas. Valeu mesmo amiga, Deus sabe o quanto considero sua amizade :D

    Bjeixokas..
    E uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooooooooo Gle queridona!! Tudo bem amiga??? Puxa que legal que veio conversar um cadinho :D Por aqui tudo bem graças a Deus, me desculpe a demora na resposta, acho que depois do feriado, fiquei meio lerda rsrsrs entrei no clima do feriado rsrsrs
      Também ando postando pouco, agora com 3 trabalhos, o dihitt, o trabalho com o Adelson no Gerenciando e o trabalho de dona de casa kkkk estou meio enrolada para postar, mas sempre que der vou escrever algo pra gente trocar umas idéias :D E é bem como você disse, não gosto de postar de qualquer jeito, quando pego um tema, passo dias lendo sobre o assunto na net, escolhendo links para indicar, imagens, etc postar só pra encher linguiça não dá né rsrs

      Me importo sim, muito com a opinião de vocês, aliás, este é o motivo do blog existir até hoje, poder conversar com vocês, aprendo tanto! Me divirto, é bom demais :)
      Assim como você, tem muitos blogs grandes e bons que não visito mais, por causa deste descaso com os leitores, em alguns comentei a mais de 2 anos e a resposta? Tô esperando sentada até hoje affff Nem um muito obrigado, cruz credo! Prefiro gastar meu tempo em blogs onde o autor nos recebe bem, etc. Falar sozinha eu falo em casa hehehe
      Tem mesmo muita gente que só quer números para se gabar por aí que é o cara, alguns gastam o dia todo enviando pedidos de me segue que te sigo, mas nem querem saber de ler os artigos, de ajudar o colega etc...
      Penso exatamente como você disse quando vejo um comentário, penso: Nossa, que legal, fulano dedicou um tempinho vindo aqui, comentando, etc. Me sinto grata e lisonjeada, é maravilhoso e eu tento retribuir este carinho da melhor forma que eu puder, pois é muito importante pra mim :)
      Também tem os que comentam por obrigação, o que não entendo muito bem, acho que o comentário só sai legal se a gente gosta mesmo do texto ou do blog do colega, se não gosta, isso fica bem visível no comentário, pelo menos é o que eu acho. Quando vou retribuir um comentarista e vejo um blog que não me agrada muito, não comento, prefiro esperar uma postagem futura ou então, agradeço nas redes sociais, algo assim :)
      Mas felizmente é muito raro isso acontecer, nem me lembro quando aconteceu, tenho interesse por muitos assuntos, então aprecio todo tipo de leitura, pode ser uma piada, uma notícia, uma poesia etc :)

      (o blogger me travou, vou ter que fazer o coments em 2 partes, isso que dá falar pra xuxu rsrsrs desculpe :)

      Excluir
    2. Muito importante esta questão que você mencionou de passar em nossas postagens e comentários um sentimento, pois acredito que assim, acabamos mesmo atraindo pessoas com aquele mesmo astral e vamos criando círculos interessantes de relações. Eu sempre senti muita dedicação em seus textos, sempre percebi que você fazia com todo carinho, procurava as melhores imagens, etc e é muito gostoso ler algo assim, é como o amigo que deixa a casa cheirosa e faz uma comida gostosa para nos receber em casa, o blog fica acolhedor e agradável :)
      Entendo bem que nesta fase você não estava mais com tempo e disposição para dar andamento ao blog como antes, creio que todos nós passamos por isso e isso acaba mesmo afetando o fluxo do blog. Quando fiquei 2 meses parada no fim do ano, perdi muitas visitas e até hoje não recuperei, mas tudo bem, o legal é que os amigos como você ainda vem aqui e é isso que importa para mim :)

      Creio que estas dicas são simples de seguir, nada mirabolante, por isso achei legal compartilhar, gosto de dicas assim, que todo mundo pode fazer sem precisar ter conhecimentos técnicos, etc, basta ter carinho com o que faz e se dedicar valorizando os leitores e ajudando os colegas :)
      É importante ter esta consciência para não fazer o que você disse, comentar de qualquer jeito, pois fica bem claro para quem lê. Prefiro demorar a visitar os amigos, mas ir num dia em que eu esteja bem e com tempo para me entregar à leitura e comentar como o colega merece :)
      Eu acho também que gentileza gera gentileza, pois foi visitando os colegas com muito carinho que recebi todo este retorno, vejo que os amigos ficam gratos e vamos nos ajudando uns aos outros, acho isso maravilhoso e eu também fico muito grata quando alguém vem aqui e fico ansiosa para retribuir este carinho :)

      Amiga, agradeço muito sua visita, fico feliz em saber que gostou e que achou úteis estas dicas :)

      Sei que este momento com seu blog deve ter sido e estar sendo difícil para você, mas vamos olhar para o lado bom que é o fato de você ter a opção de retornar quando quiser, e tenha certeza de que eu vou estar lá presente sempre, apreciando seus textos e indicações :D E estou aqui para o que precisar, seja assunto de blog ou não viu!! Fico muito feliz em saber que vamos continuar tendo contato mesmo com você sem o blog, isso é algo muito precioso para mim, pois gostei muito de te conhecer, te admiro e tenho um carinho muito grande por você, mesmo nós duas tendo pouco contato, é algo que só a afinidade explica mesmo :)
      Um mega beijãoooo e aproveite bem seu fim de semana!!! :)

      Excluir
  49. Gostei das dicas, Sam!
    É mais ou menos isso que faço e até já ganhei alguns leitores novos só por fazer bons comentários no blog... beijinhos e bom restinho de feriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiieee Barbie querida, tudo bem? :)

      Que bom que gostou, creio que são dicas simples que todos nós podemos seguir e assim movimentar a área de comentários de forma construtiva :D
      Vejo que seu blog tem ótimos comentaristas e isso sem dúvidas é o resultado de sua dedicação em fazer bom conteúdo e também receber bem os colegas e ajudá-los, prestigiando sempre os artigos, obrigada viu!

      Agradeço também sua presença! Um beijãoooooooo e bom fim de semana :D

      Excluir
  50. Olá Samanta.

    Muito bom! Como em qualquer outro setor das relações humanas. Nos Blogs, as pessoas desejam se sentirem valorizadas, acolhidas, respeitadas... Os comentaristas merecem nosso carinho e atenção, se comentam, é porque de alguma forma, encontraram em nosso espaço virtual, algo que lhes tocou. Portanto, reciprocidade é a senha.

    Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio, tudo bem? :) Que bom que veio participar :D

      Perfeitas suas colocações como sempre! Penso da mesma forma, todos nós procuramos um ambiente acolhedor, relações onde somos respeitados e tratados bem :) E vejo cada comentário como algo valioso, pois você tem razão, se alguém dedicou um tempo para participar, isso nos mostra que algo foi importante, que contribuímos de alguma forma, o que é muito gratificante para o blogueiro ;)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e bom fim de semana :D

      Excluir
  51. Olá Samanta!

    Só para ilustrar algo que sempre acontece lá no blog.

    O visitante, simplesmente NÃO lê nada do artigo, faz um comentário do tipo: parabéns pelo artigo e ainda deixa no final um link para o blog dele, com a assinatura, nome, blog... etc.

    Toda vez acontece a mesma coisa, mesmo que eu edite o comentário retirando o link (afinal alí não é o local correto), ele continua comentando deste jeito.

    Rsrsrsrs!

    Samanta, eu conheço o seu blog há pouco tempo, mas as poucas vezes que passei por aqui, vi algo muito interessante.

    A sua forma de "trabalhar" respondendo os comentátios é completamente diferente da totalidade da blogosfera. E não só respondendo, mas comentando em outros blogs também percebo muita diferença.

    Você faz o que todo leitor, visitante, blogueiro deveria fazer, lê o artigo, entende e comenta SEMPRE deixando sua participação bem relevante sobre o tema do post, agregando mais valor.

    Parabéns e obrigado pelo seu trabalho e pelo modo como trata seus visitantes!

    Abraços e muito sucessso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá John, tudo bem? :)

      Sabe que eu já me meti numa baita confusão por causa de uma postagem que fiz sobre este assunto que você mencionou! Eu simplesmente não gosto e não concordo com esta "tática" do comentário-spam me segue que te sigo, acho o cúmulo da falta de consideração com o autor e também mostra que o blogueiro está só a fim de números e não de parceria e trocas construtivas, é lamentável...
      Escrevi sobre isso uma vez e o pessoal que faz isso arrumou o maior barraco no dihitt comigo, me chamando de arrogante para baixo aiaiai fazer o que, nem ligo, não atendo a estes pedidos de jeito nenhum :p Aqui no blog, nem respondo. O pessoal é tão sem noção, que na postagem Me segue que te sigo, você faz isso? que é uma crítica, as pessoas deixam seus links pedindo pra eu seguir, ou seja, nem leram! aff
      Enfim, cada um faz o que acha melhor para divulgar o blog né, só não acho que seja uma estratégia que traga bons resultados :)

      Fico feliz em saber que minha dedicação aos visitantes seja visível assim :) Criei o blog para interagir e sou muito grata, mas muito mesmo por cada comentário que recebo, por isso me esforço ao máximo para responder com todo carinho cada um, demonstrando minha gratidão e faço questão de retribuir pois acho que isso contribui para uma blogosfera unida onde todos se ajudam :) A aprendo muito lendo os blogs dos colegas e comentando, adoro :)
      Por isso sempre escrevo sobre isos aqui, acho que é uma conduta super simples, mas que agrega muito pois o aprendizado é imenso e também podemos fazer boas parcerias, amizades, etc :)

      Muito obrigado pelas palavras, presença e participação!
      Um enorme abraço e bom fim de semana !! :D

      Excluir
  52. Ola Sam, estou de volta depois de uma parada forçada ór doença e morte de minha mãe lá em Minas.Mas recebia seus feeds normalmente.
    Parabens por mais esta belo serviço para tornar a blogosfera uma grande familia prazerosa. Penso que comentar é arte e como tal devemos esmerar para que seja melhor. Creio que o sucesso está no fazer bem e que ao comentar busque entrar na alma da postagem e ou do blogueiro.Como bem disse as vezes um comentario gera postagem futura e isto ja aconteceu comigo. Penso que tudo que fizermos para tornar agradavel a arte de comunicar deve ser feito e nunca esquecer a palavra magica da Gentileza.
    Muito bom amiga voltar e ler suas belas e precisas postagens.
    Meu abraço mineiro de paz e luz.
    Um bom domingo e que a semana lhe seja favoravel e feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Toninho, que bom vê-lo por aqui :) Sinto muito mesmo pelo que passou, sei que nestes momentos não há muito o que possamos dizer para amenizar a dor que leva no coração, mas saiba que se precisar de uma amiga para conversar, estou à disposição e lhe desejo muita força para passar por este momento delicado e triste :(

      Agradeço imensamente seu carinho em vir participar mesmo passando por uma situação difícil, fico extremamente tocada com seu gesto.
      Também penso como você, comentar é uma arte e devemos dar o nosso melhor quando comentamos, assim, além do aprendizado estaremos honrando o trabalho do colega e contribuindo por um meio virtual mais interessante e unido :)
      Como você sabiamente disse, a gentileza deve estar presente nestas interações , sempre!

      Muito obrigado pela presença e participação,
      Um enorme abraço e desejo-lhe igualmente um belo domingo e uma ótima semana :)

      Excluir
  53. Hello Sam,
    Depois de uma vida sem aparecer,voltei,rs
    E mais uma vez encontro esse post maravilhoso e super agradável de se ler.
    É muito importante pra nós recebermos comentários e tem uns que salvam até o dia sabia,com certeza você sabe do que estou falando.Tem comentários que nos instigam,nos alegram,nos deixam encantados por ver que uma pessoa que nunca vimos pessoalmente pode ter aquele tipo de carinho conosco.
    É gratificante escrever e ler comentários de qualidade e ver que os amigos daqui se importam com você.
    E essas dicas casam perfeitamente com isso.
    Uma semana mega linda,abraçãooo =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooooooo Suu querida, tudo bem? :) Ah amiga, não esquenta não, eu também fiquei uma vida sem postar huiahuia e sei como é difícil conciliarmos tudo aiaiai então, seja bem vinda sempre a qualquer hora :)

      Como você disse, existem mesmo alguns comentários que salvam o dia, nos alegram, nos ensinam algo, acho isso maravilhoso! Esta interação é uma das coisas que acho mais incrível e interessante na blogosfera, fico pensando em meu blog sem vocês, com certeza eu já teria fechado, pois é esta troca de idéias que faz o blog ser algo tão apaixonante para mim :)
      Também gosto muito de comentar, queria ter mais tempo livre para participar mais por aí e visitar os amigos com mais frequência, mas faço o que posso e adoro!
      Que bom que gostou!

      Agradeço muito sua presença e participação!
      Super beijoooo e boa quarta!! :D

      Excluir
  54. Oi Samanta, tudo bem?

    Não conheço outra pessoa melhor do que você pra falar sobre isso! É realmente impressionante a quantidade de comentários que você consegue no seu blog! Apesar da luta contra o tempo de ler os textos, entender o assunto para fazer bons comentários e manter-me atualizado das respostas, o resultado é satisfatório mesmo quando não consigo comentários de volta!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Saullo, como vai? Que bom que veio participar :)

      Fico feliz em saber que me considera uma pessoa com credibilidade para falar sobre este assunto, eu sou uma entusiasta nesta questão, então, é um prazer escrever sobre o assunto :)
      Realmente não é uma tarefa fácil conciliar tudo, escrever, divulgar, responder comentários, visitar os colegas, ler, comentar com qualidade, etc, dá um trabalhão. Até por isso, estou postando menos, pois só posto algo novo quando fiz tudo isso, mas é algo que eu gosto muito, então vale a pena :)
      Fico feliz em saber que gostou das dicas :)

      Obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa quarta!! :)

      Excluir
  55. Excelentes dicas, confesso que me sinto constrangido a responder comentários no blog, me parece forçar o acréscimo no número de comentários com "meu comentário em cima do comentário", claro algumas vezes já o fiz, mas ´algo que não me sinto muito a vontade, repensarei...
    Tenho a ilusão de que o que queria dizer está dito na postagem e o prolongamento disto num comentar seria exaustivo... Como disse, preciso pensar. rs
    Valeram as dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Djair, como vai? :)

      Que bom que gostou das dicas! :)
      Entendo sua posição, mas acrescento algo da minha opinião pessoal que também pode ser a forma como alguns de seus leitores pensam: Eu assino todas as postagens em que comento, se não recebo resposta do autor, dificilmente retorno ao blog, pois não me sinto bem falando sozinha, é muito gratificante quando o autor responde e conversa conosco sobre nosso comentário e ponto de vista :) É uma interação muito construtiva e interessante :)
      Creio que o mundo virtual é uma extensão do real e quando comento, é como se estivesse na rua e parasse contigo para lhe dizer algo, se você não responde, é como se me deixasse no meio da rua falando sozinha rsrsrs Mais ou menos isso :) Mesmo que seja um agradecimento, pois sabemos como a vida é corrida e se alguém parou um tempinho, se dedicou a ler o que escrevemos, acho de bom tom e gentil, agradecermos :) Mas isso é uma opinião pessoal, você deve respeitar suas convicções e administrar seu blog como desejar :)
      Gostei das suas colocações, pois nos mostram um outro lado da questão e possivelmente, outros visitantes pensam da mesma forma e irão se identificar com seu comentário :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa quarta :)

      Excluir
  56. Olá, querida Samy.

    É realmente empolgante recebermos bons comentários, não é? É a constatação de que tudo está dando certo e que seu trabalho realmente está tendo resultados. Costumo ver a motivação dos autores a cada novo comentário. É como se fossem ainda crianças e tivessem acabado de receber um chocolate. Os mais entusiastas se animam até mesmo com críticas, se determinam a responder com gentileza, cautela e se propõe a melhorar. Acredito principalmente que boa parte do nosso crescimento é obtido, quando nos aproximamos de nossos leitores. Não gosto de relações distantes e seu artigo é mais um incentivo para todos que ainda não compreenderam o porque de estarem escrevendo. Não somos nada sem nosso público!

    Esse espaço da Sam, é um verdadeiro encontro de pessoas comuns, sonhadoras, compromissadas e divertidas. Cada comentário surge de maneira sincera e produtiva, né? Tenho certeza de que já te disse isso, mas é uma satisfação muito grande constatar tanto interesse. Como autor filosófico, o que mais vejo são pessoas desmotivadas e que não se entregam à leitura e literatura. Mas felizmente aqui isso é uma exceção.

    Um grande abraço, moça.
    Continue desenvolvendo esse belíssimo papel.
    Ahn e a todos os seus leitores, meus parabéns por serem tão comprometidos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus, tudo bem? Que prazer recebê-lo! :) Desculpe a demora na resposta, é que estou longe de casa visitando a família, e nestes dias, entro na net só a trabalho mesmo para poder aproveitar bem a companhia deles :)

      Concordo contigo, é maravilhoso receber um comentário! Sinto-me empolgada e feliz até hoje, 2 anos depois da criação do blog quando recebo um comentário como se fosse o primeiro :)
      Gostei muito das suas observações, penso da mesma forma, aqui no blog, muitas melhorias foram feitas após eu analisar alguma crítica que recebi e que sem dúvidas me ajudaram muito, assim como os elogios nos dão uma grande motivação para continuar :D
      Fico muito feliz e lisonjeada com a presença de todos vocês! Felizmente consegui fazer um círculos de amizades na blogosfera muito construtivo e repleto de pessoas agradáveis e que mesmo na correria do dia a dia se dispõe a vir aqui participar e esta troca é algo maravilhoso :)

      Agradeço imensamente sua presença e palavras de incentivo, gostei muito de conhecê-lo :)
      Um enorme abraço e boa semana :D

      Excluir
  57. Bem legal, vou tentar isso...

    http://www.brasiledinheiro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio, fico feliz em saber que apreciou a postagem, seja sempre bem vindo!

      Obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :)

      Excluir
  58. Para mim a qualidade do texto é muito importante, mas o que me faz voltar no blog é atenção e o carisma do blogueiro. Conheci vários blogs interessantes que abandonei após perceber que os autores não respondiam ninguém, como se cada comentário fosse só números.
    Nos meus faço o contrário, respondo a cada comentários, mesmo aqueles como "adorei o seu blog!".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erica!! :)

      Concordo contigo, é um conjunto de fatores que nos mantém interessado em um blog e que nos motiva a participar. Considero muito importante nos dedicarmos a produzir conteúdo de qualidade e também dar atenção especial a cada comentarista, isso demonstra que nos importamos com a opinião dos colegas e esta interação é muito enriquecedora :)
      Por aqui também respondo todos, creio que até mesmo o exemplo que citou, que é um comentário simples, mas a pessoa dispôs de seu tempo para elogiar e comentar, então acho justo respondermos com um agradecimento :)

      Muito obrigada pela presença e participação!
      Grande beijooo e boa semana :D

      Excluir
  59. Como você fez pro Next/Prev fica acima dos comentários?
    grato se puder ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everson, como vai?

      Para colocar os títulos no Next prev, utilizei este tutorial: http://websilog.blogspot.com.br/2011/07/rename-older-and-newer-posts-to-post.html e para colocá-lo onde eu queria, usei este onde tem várias opções de localização: http://websilog.blogspot.com.br/2011/07/move-older-and-newer-posts-on-blogger.html

      Abraços

      Excluir
  60. Anônimo24/5/13

    Vocês enganam as pessoas instalando templates de terceiros na internet
    e cobrando por isso, que feio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enganado está você.
      O cliente escolhe o template no site que ele deseja e sabe muito bem de onde vem o template.
      Nós fazemos a instalação, não criamos templates.
      Indicamos os sites para que o cliente escolha.
      Antes de pagar mico e falar besteira, além de encher o meu saco, informe-se melhor.

      Excluir
    2. Prezado Anônimo (ou Anônima):

      Como parceiro da Samanta na realização destes serviços, senti-me tão ofendido quanto ela com seu comentário maldoso e infundado.

      Nossos clientes sabem que pagam pelo serviço de instalação do template, tanto que são eles que escolhem o template que será aplicado em seu blog a partir da indicação de sites onde eles são disponibilizados.

      Da próxima vez que você precisar de esclarecimentos, faça a gentileza de entrar em contato conosco identificando-se. É muito mais ético e simples.

      Excluir
  61. Anônimo27/5/13

    Olá Sam!!
    Tem post especial de entrevista nesta semana em meu blog, com o Celso Cavallini (repórter e apresentador). Vem conferir?
    Beijo!
    http://www.planetadablogueira.com/2013/05/entrevista-com-celso-cavallini.html

    beijo, ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helloooooooo Vanda querida, tudo bem amiga?? Recebi seu convite e fui correndo lá :D Adorei a entrevista, parabéns aos dois pelo artigo, muito legal conhecer um pouco mais sobre o Celso :D

      Valeu por avisar! Um beijãooooooooooooooo e boa semana :D

      Excluir
  62. Olá Samanta, tudo bem?
    Hoje resolvi sair pesquisar pelo google porque não tenho muitos comentários no meu blog. Não que eu ache que tenha eu direito ou algo assim. (alias, esse é o nome do meu blog, hahah - Algo Assim).
    As vezes me sinto uma pessoa incapaz de fazer muitas coisas... Sou muito tímida e sempre me acho inconveniente (tipo ao comentar no seu blog isso que to comentando, haha).
    Acho que por isso tenho tanta dificuldade em fazer uma rede com o pessoal e me enturmar.

    Enfim!

    Só queria dizer que li uma sobre você no http://www.sucessoajato.com/ e te achei simpática e achei uma coincidência absurda que o seu último post tenha sido sobre comentários em blogs. hahaha

    Então, tentando exercitar as suas dicas, decidi te deixar um comentário meio bizarro XD

    É isso!

    Sucesso!

    Maria Cristina
    http://www.algoassim.com.br
    A imaginação é sua única fronteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Cristina, como vai? :)

      Fico muito feliz em saber que a postagem foi útil para você de alguma forma e que lhe motivou a comentar :)
      Me identifiquei um pouco com suas colocações, no começo eu ficava com vergonha de comentar, achava que os demais comentaristas tinham dito tudo já e que era irrelevante o que eu iria dizer etc. Comecei então e me soltar, quando percebi que, se eu adorava tanto receber comentários, provavelmente os outros blogueiros também rsrs Então, comecei a comentar. Até hoje, para não ficar travada, eu não leio os demais comentários antes de fazer o meu. Comento o que me vem na mente como se estivesse conversando com o autor sobre o tema, etc e assim flui bem melhor e me sinto mais à vontade. Só depois de comentar é que leio os demais comentários etc, assim não me deixo influenciar ou fico pensando que estou sendo repetitiva etc rsrs :)
      E com isso tomei gosto por comentar, adoroooooooo :) Comentar me ajudou a melhorar minhas interações virtuais e fora da net, super recomendo!
      E é uma ótima forma de aumentar a visibilidade do blog também :)

      Que bom que gostou da entrevista, foi super legal participar do Sucesso a Jato :)

      Creio que é só uma questão de irmos nos soltando e quando vemos, já estamos apaixonadas por comentar e interagir com os colegas, espero que você goste e com isso, consiga também trazer visitas para seu blog :)
      Desculpe o comentário grande, mas o que acontece comigo foi isso, antes não comentava nada, agora não consigo parar kkkk

      Seja sempre muito bem vinda, em breve irei conhecer seu espaço e participar por lá para conversarmos mais :)
      Grande abraço!

      Excluir
  63. Samanta!

    Muito obrigada pela resposta! E nada de se desculpar pelo comentário grande, adorei!

    E é muito bom saber que não é só comigo que aconteceu essa insegurança na hora de comentar. Sempre bom saber que não estamos sozinhos XD

    Fico te aguardando lá no Algo Assim =P

    Sucesso!

    Maria Cristina
    http://www.algoassim.com.br
    A imaginação é sua única fronteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Cristina! Que bom recebê-la novamente :)

      Eu é que agradeço seu retorno :)
      Creio que muitos de nós passam por isso, de ter um certo receio ao comentar, expressar nossa opinião, mas todo autor adora feedback e com o tempo praticando, vamos nos soltando e tomando gosto. É uma atividade muito rica, que nos ensina bastante, tanto pelas leituras quanto pelas interações :)

      Nos vemos em breve em seu espaço!
      Beijos e bom fim de semana :)

      Excluir
  64. Olá Samanta estou pela primeira vez em seu blog. Gostei muitos dos seus comentários, que me ajudaram a compreender essa área do blog que é a interação.
    Obrig

    +F
    www.filipeivo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filipe, tudo bem? :)

      Seja sempre muito bem vindo aqui no blog!
      Fico feliz em saber que a postagem lhe agradou e foi útil de alguma forma! :)

      Obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço e boa semana :)

      Excluir
  65. Oi minha amiga,espero que esteja bem.
    Passei para saber noticias e saber
    se meu motor de informação estava correto
    na alimentação dos Feeds de suas postagens.
    Sei que coisa boa deve estar nos preparando.
    Um carinhoso abraço amiga e até a proxima.
    E desde já um lindo fim de semana de paz e alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido e terno amigo, como vai?

      Que gentil da sua parte vir ver o que aconteceu, é que na verdade, ando com muito trabalho e quem sofre é o pobrezinho do blog rsrsrs Mas em breve espero poder retornar à blogosfera, pois estou com saudades de conversar com vocês , conferir as novidades que andam postando, etc :)
      Agradeço imensamente seu carinho e presença :)

      Um enorme abraço e que seu fim de semana seja ótimo!!:)

      Excluir
  66. Samanta este post é perfeito, pois estou começando um blog e ainda estou perdida. Mas assim que eu começar a ter comentários em meu blog vou aplicar tudo o que você diz ser necessário. Estou lendo outros posts seu e eles são um guia para blogueiros. Ja te elegi como minha guru. Bjs fique com Deus..

    leilanassif.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Leila, como vai? Fico muito feliz em saber que as postagens estão sendo úteis para você!

      Estas dicas são simples de seguir e sem dúvidas ajudam bastante a movimentar a área de comentários dos nossos blogs, espero que lhe ajude também :)
      Sinta-se em casa por aqui e seja sempre muito bem vinda!

      Obrigada pela presença e participação!
      Grande beijo e que seu fim de semana seja ótimo!! :)

      Excluir
  67. Oi, Sam!!
    Parabéns pela abordagem, sem tirar nem pôr, está perfeita!
    Não tenho muito a acrescentar, porque além da postagem que já diz tudo, seus comentaristas destrincharam bem o assunto.
    Antes que alguém leia um post, a apresentação do layout ajuda bastante (parabéns para sua mais nova função blogueira!) - Não ter páginas pesadas e que forneçam conforto visual ao leitor é o caminho. Os preguiçosos não gostam de ler textos grandes - desses eu quero distância - Blogueiro tem que gostar de ler! Mas quando saímos pela blogosfera à caça de blogues bacanas (coisa que tem me faltado - vale indicações) e encontramos, devemos comentar. Afinal, se nos identificamos com um blogger, ele terá potencial de interação. Vale a máxima: "iguais se atraem".
    Já tive muitas decepções com o que afirmei acima, mas existem as exceções, não é mesmo?
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellooo querida Luma, como vai? :) Que bom que veio participar!

      Concordo contigo, o blog é um conjunto de coisas que devem ser voltadas para proporcionar ao visitante uma experiência agradável, e o layout influencia bastante, pois se for algo confuso ou feio, certamente não causará uma boa impressão e nem deixará o leitor à vontade para apreciar o conteúdo.
      Você disse uma coisa importantíssima!!! Blogueiro TEM que gostar de ler, onde já se viu um blogueiro não gostar de ler?? Não dá né rsrsrs Seja qual for o nicho, o blogueiro PRECISA ler o que tem por aí, se informar, etc, senão não vai conseguir evoluir e nem oferecer novidades.
      Também ando sem conseguir visitar novos blogs, algo que adoro e sempre comento quando gosto, primeiro porque é algo que curto fazer e segundo, pra dar uma força para o colega né :) E o que acontece é exatamente o que você disse, com o tempo, vamos criando um círculo de interação muito interessante :)
      Decepções fazem partem infelizmente, sempre aparecem, mas o bom é que se fizermos um balanço, o que veio de bom é bem mais volumoso :)

      Muuuuuuuito obrigada pela presença e participação!
      Super beijo :D

      Excluir
  68. Oi Samanta, sei que está off por tempo indeterminado (li o seu recadinho no cabeçário do blog). Mas vou deixar uma observação aqui para você! Pode puxar minhas orelhas se o fiz no lugar errado viu? rsrs

    Você já sempre que é uma amiga muito querida e especial para mim!
    No dia 1º de julho/2013, completei 2 anos de Blog e sei que só consegui chegar até aqui, porque no início, tive uma amiga que me incentivou e me deu dicas importantíssimas de comportamento na blogosfera, até antes, inéditas para mim. Comecei crua, sem saber nadica de nada e aqui, no seu cantinho, absorvi lições valiosas para prosseguir no meu intento antes da total desistência! :)

    Aprendi com você que o blog poderia se tornar um ótimo meio de comunicação, exposição de ideias e interação entre as pessoas!
    Nem eu sabia que poderia tornar-se tão enriquecedor, intenso e divertido ter um instrumento tão dinâmico assim :))))))
    Enfim, peguei "amor" pelo ofício, apesar de muitas vezes acontecerem as desilusões de praxe!
    Mas não desisti, fui em frente até chegar aqui!

    Sabe, agora também vou tirar umas férias da blogosfera no mês de julho e o meu último post, é uma festa onde estou recebendo todos os meus convidados especiais que fizeram parte da minha vida virtual neste intervalo de 2 anos!

    E você sabe que é a SUPER VIP não é? rsrs

    Beijos grandes e muito obrigada Sam!
    Por tudo o que proporcionou a mim e a todos os seus amigos que também te adoram!
    Você é o máximo!!!
    Beijos e até mais querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, deixei lá para você um comentário pequenininho ó:

      Helloooooooooooooooo amigaaaaaaaaaa, chegueiiiiiiiiiiiiii!!! Ih o pessoal vai até perguntar: Ué, quem é esta?? ela não tinha sido abduzida??? kkkkkkkkkk Mil perdões pelo atraso minha flor! Mas como você sabe, além de ser dona de casa, tenho agora 2 empregos, e também é claro as atividades off line né, então tô pra lá de sumida, mas sempre com saudades de todos vocês :)

      Parabénsssssssssssssss pela data especial!! E é muito especial né amiga? Manter um blog é algo delicioso mas dá um trabalhão do caramba hehehe não é para qualquer um não e por isso mesmo você tem sim que comemorar e se orgulhar muito disso!!!!
      Que você continue assim, caprichosa com seu blog, nos recebendo com todo este carinho, compartilhando artigos de qualidade, e que fique na blogosfera conosco muitos anos!! Tim! Tim! Um brinde a este dia especialíssimo!!

      Recebi seus recadinhos , desculpe não tê-los respondido ainda, mas deixo aqui meu relato de que, fiquei muito feliz e emocionada com suas palavras, se tem algo que me deixa muito satisfeita é saber que contribuí de forma construtiva com os amigos, e que ajudei de alguma forma, por isso agradeço de coração seu carinho viu! Sempre que precisar, é só chamar, eu chego atrasadinha, mas chego hehehe e com toda alegria! :)

      Aproveito para agradecer por tudo, já fiz isso, mas creio que nunca é demais, não é mesmo? Obrigado por ser esta pessoa especial, por me receber em sua vida, por prestigiar meu blog sempre comentando e me incentivando, pelas risadas e emoções que vivemos juntas no nosso querido mundo virtual :) Valeu mesmo!!

      Amei o vídeo, principalmente as partes que você ilustrou com fotos suas, me senti aí passeando contigo! :)
      Ih caramba, escrevi demais hehehe isso que dá ficar de molho da blogosfera :)

      Beijossssssssssss mil e tudo de bom para você na blogosfera e fora dela!!

      Excluir
  69. passei para desjar um otimo final de semana!!!
    um beijo!!!

    http://www.gostandodavida.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Agradeço imensamente o carinho! Desejo-lhe uma belíssima semana de alegrias e realizações!!

      Grande beijoooo :-*

      Excluir
  70. Oi, Sam! Passei para dizer que estou com saudades de seus posts, espero que esteja tudo bem contigo. Li o recado na lateral do blog, espero que esteja de volta em breve. Um abraço, ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Bia, que saudades!!! Que gentil da sua parte vir me visitar na minha ausência, muito obrigada pelo carinho :)
      Também estou com saudades de escrever e visitá-los, espero em breve retornar ao ritmo normal. Felizmente está tudo bem sim, mencionei problemas pessoais no aviso, mas graças a Deus está tudo bem já, e estou com muito trabalho, por isso ainda não retornei :)

      Um abraçãooooooooooo e tudo de bom para você!! que sua semana seja ótima! Fiquei feliz com sua visita :)

      Excluir
  71. Olá Samanta! Gostei muito de suas dicas para "conquistar" bons comentários. Estou iniciando um processo de conquista de novos leitores. Ainda não sei como posso fazer isto com o curto espaço de tempo que tenho disponível, mas eu achei a sua dica muito interessante. Acho que posso obter algum resultado, mesmo dispondo de pouco tempo. Como sou formado em contabilidade, eu comecei utilizando o blog para estudos pessoais, depois tomei gosto e comecei publicar outros assuntos. Ainda estou aprendendo como melhorar o meu blog. Tudo que fiz até agora foi lendo dicas como as suas. Pelo que li no vidarealdasam, acho que você já domina muito bem o assunto, por isso eu gostaria de te convidar para dar uma olhada nos blogs que estou construindo. Seu comentário vai ser muito precioso pra mim, principalmente as críticas. Espero que você goste.

    Segue aí os links: http://livrotematica.blogspot.com.br/

    http://contabilizefacil.blogspot.com.br/

    Um forte abraço,
    Sergio Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio, como vai? :) Seja sempre muito bem vindo aqui no blog!

      Você já começou bem na blogosfera, procurando se informar e melhorar, estes são os passos mais importantes para que possamos crescer como blogueiros :) Sempre que aprendo algo, compartilho aqui no blog e fico feliz em saber que as dicas foram úteis para você :)
      Estou um pouco ausente da blogosfera devido ao trabalho, mas assim que possível visitarei seus blogs para conhecê-los e , se eu puder ajudar de alguma forma, conte comigo! :)

      Desejo-lhe muito sucesso neste meio e fora dele, conversamos em breve :)
      Muito obrigado pela presença e participação!
      Um enorme abraço e boa semana :)

      Excluir
  72. Olá, Samanta.

    Um feliz dia do amigo! Que as sinceras amizades se somem e multipliquem, frutificando em mutua alegria, realização, esperança e todo o bem que as verdadeiras amizades podem e conseguem produzir.

    Um abração e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido amigo virtual, como vai? Mil perdões pela demora na resposta, estou um pouco afastada da blogosfera, mas fiquei muito feliz com seu carinho em vir aqui deixar esta mensagem para este dia especial :) Agradeço a lembrança e gentileza e desejo-lhe igualmente, mesmo que atrasadinha, belos dias, do amigo ou não :)

      Grande abraço e boa semana!!

      Excluir
  73. Acredito que os principais sites ainda carecem de uma verdadeira compreensão da utilização objetiva da internet. Moderação que excluem links são máquinas irrefletidas que restringem as possibilidades de conectividade principalmente quando a mensagem poderia ser enviada por foto ou vídeo...
    Abraços da Revista Virtual Viciosa Trupe
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=549198875115347&set=a.516393855062516.1073741828.514906671877901&type=1&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas, como vai?

      Creio que alguns sites utilizam estes sistemas de moderação por causa das pessoas que ainda não sabem usá-los corretamente e acabam utilizando uma ferramenta que é útil, para fins que não são muito bem aceitos, como spam etc, mas concordo contigo que são muito importantes para uma interação completa e de qualidade. Aqui no blog como a moderação é simples, a única coisa possível de se fazer é bloquear os anônimos e só o faço em épocas onde tenho algum problema com que usa esta opção de forma imprópria :)

      Muito obrigado pela presença e contribuição! Já curti sua pág no Face :)
      Grande abraço!

      Excluir
  74. Uau! Quando eu tiver 10% destes comentários estarei vibrando...risos! Parabéns! Você merece pois os seus artigos são realmente muito bons. Eu estou apenas engatinhando, um dia chego lá! O mais importante acho que já conquistei...é ter em quem me espelhar. Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, bom dia, tudo bem? É um prazer recebê-lo aqui! Fiquei muito feliz com sua presença e é muito gratificante saber que de um trabalho, surgiu este nosso contato na blogosfera e redes sociais, gostei muito de conhecê-lo!

      Receber comentários é uma tarefa árdua para todos nós, blogueiros, mas com atitudes simples, podemos movimentar a área de comentários aos poucos e assim, construir bos relações e fidelizar leitores, além de é claro, ser possível surgirem boas parcerias e até amizades :)

      Muito obrigado pela presença, seja sempre bem vindo!
      Grande abraço e boa semana!

      Excluir
  75. Grandes dicas,se tem boas postagens em consequência bons comentários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Severino, tudo bem? :)

      Fico feliz que tenha apreciado as dicas, são atitudes simples, que todos podemos fazer, mas que trazem bons resultados :)

      Muito obrigado pela presença e participação, seja sempre bem vindo!
      Grande abraço e bom Domingo!!

      Excluir
  76. Oi Sam, tudo bem com voce amiga.
    Saudades de suas belas dicas.
    Desejo que esteja bem e com paz.
    Um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo, tudo bem? Por aqui tudo jóia, graças a Deus :) Agradeço seu carinho em vir me visitar durante a minha ausência na blogosfera :)
      Também estou com saudades de postar e visitá-los, quando as coisas se ajeitarem por aqui, e eu organizar melhor meu tempo, volto às atividades "blogosféricas" rsrsrs

      Um enorme abraço e que a semana seja ótima para você e sua família! :)

      Excluir
  77. E cade voce Sam?
    Tudo bem menina?
    Desejo paz e luz e que volte logo.
    Um abração amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido amigo!! Como vai? Que gentileza a sua em vir me visitar mesmo na minha ausência, muito obrigado viu! Por aqui tudo bem sim, felizmente muito trabalho, o que me afastou um pouco do blog, mas estou feliz e satisfeita com esta nova fase :)
      Obrigadíssimo pelo carinho! Um abração e que sua semana seja ótima para você e sua família!

      Excluir
  78. Samanta,
    Acho que a quantidade que vc tem de comentário eu não tenho de artigo no meu blog. risos!!! Parabéns vc merece!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre! Tudo bem? É sempre um prazer recebê-lo aqui no blog :)
      Felizmente a interação aqui no blog é bem grande, eu mesma nunca esperei isso quando criei o blog para me distrair em 2010 :) Com isso, fiz grandes amizades e aprendo muito com todos vocês :)

      Muito obrigado pela visita e participação! Grande abraço e boa semana :)

      Excluir
  79. Oi Samanta!

    Estou começando um blog agora e nos últimos tempos venho pesquisando muito na internet e com pessoas que eu conheço um pouco de como divulgar, formatar e conseguir comentários no blog.
    Felizmente encontrei essa postagem. Suas dicas serão de grande valia, e vou aplicá-las.
    Quando o texto de uma postagem me cativa e eu entendo ou ao menos tenho algum conhecimento do assunto, sempre me animo para expor minha opinião e elogiar o autor nos comentários.
    Já no meu blog procurarei me socializar mais com os leitores. Escrever realmente para eles, como numa conversa. Assim, quem ler vai querer comentar.
    Parabéns pelo blog e pelas dicas aqui dadas. É muito bom ver um blogueiro que já tem um certo reconhecimento compartilhar com aqueles que estão começando dicas úteis para o crescimento do projeto.

    Conto com a sua visita lá no meu blog: http://conexao--informativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, tudo bem?? Mil perdões pela demora na resposta, mas mês de Dezembro com as festividades e compromissos de trabalhos ficamos na correria, não é mesmo?? :)

      Sua maneira de administrar o blog e de se preocupar com o conteúdo que oferece para seus leitores e também em socializar com ele na minha opinião é a maneira mais correta de atingir seu público, criar vínculos duradouros e conseguir aumentar a visibilidade do blog, parabéns!! :D
      Estas dicas são simples e podem ser aplicadas por todos nós e, com certeza enriquecem nossas interações e ajudam a fidelizar leitores, fico feliz que tenha apreciado o artigo :)
      Eu é que agradeço pela sua presença e participação, seja sempre muito bem vindo!!
      Pode deixar que em breve irei visitar seu espaço para conhecer :)

      Um enorme abraço e Feliz 2014!!!

      Excluir
  80. Olá Samanta Sammy,gostei bastante das tuas dicas,principalmente quando você fala sobre a importancia de se fazer um bom comentário,afinal não custa nada não é mesmo?Mas infelizmente na maioria das vezes queremos apenas nos beneficiar daquele conteúdo ,e nem nos importa se o autor teve ou não que se virar do avesso pra fazer-lo.obrigada pelos'conselho".bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nandah!! Tudo bem? Desculpe a demora na resposta, fiquei meio "enroladinha" em Dezembro, mas hoje vim conversar com vocês :D

      Fico feliz em saber que gostou das dicas, são atitudes simples que ajudam bastante :)
      Infelizmente muitos ainda não tem o hábito de comentar em blogs, mas creio que com o uso das redes sociais o pessoal vai aos poucos se acostumando a ser mais participativo :) Tomara né :)

      Eu é que agradeço pela sua presença e participação, seja sempre muito bem vinda!!
      Grande beijo e um Feliz 2014 para você e sua família!!! :)

      Excluir
  81. muito boas suas dicas fofa. Isso me ajudará muito.
    Cantinho das artes e meigas lembrançinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!!! Tudo bem? :)

      Fico feliz em saber que gostou das dicas!! São dicas simples mas que ajudam bastante e todos nós podemos aplicá-las :D

      Muito obrigada pelo carinho e presença!!
      Um beijãooo e um Feliz 2014 para você e sua família !!! :D

      Excluir
  82. Oii, adoreu suas dicas, o problema que eu acho que faço quase tudo que vc falou , mas do meso jeito tenho que fazer um esforço enorme pra conseguir alguns comentários. Sempre respondo , faço comentários sólidos em outros blogs. Não sei onde erro -_-
    bom , otimo blog, bjsss!
    sabedorianaoseiescrever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tammy, tudo bem? :)

      Fico feliz em saber que gostou das dicas!! Conseguir comentários é mesmo uma tarefa árdua, pois a maioria dos internautas ainda não tem o hábito de comentar em blogs, o que eu faço é procurar blogs que gosto e interagir com autores que tem o hábito de comentar, assim vou criando laços, fazendo amizades e um ajuda o outro comentando no blog do colega e assim vamos movimentando a área de comentários. :) Procure blogueiros que gostam de participar nos blogs dos colegas também, assim cria-se um círculo de interação bem legal :)

      Obrigada pela presença e participação!
      Grande beijo e boa semana :D

      Excluir
  83. Anônimo24/1/14

    Boa noite Samantai
    As tuas dicas são geniais e imperdíveis. Procuro ser atenciosa com os meus amigos comentaristas mas não tenho o hábito de responder aos comentários em meu próprio blog. Retribuo as visitas e procuro me inteirar sobre o post e então deixo um comentário pertinente. Mas claro que as sugestões que tragam bons comentaristas são sempre muito bem vindas. Obrigada por partilhar estas dicas.
    Um magnífico final de semana
    Beijos com carinho
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Gracita, como vai? :)

      Fico muito feliz em saber que aprecia as postagens! :)
      Na minha humilde opinião, sua conduta é exatamente a que considero construtiva e eficiente neste meio, é através desta interação e gentileza com nossos leitores e parceiros que conseguimos ir fidelizando leitores e aumentando a visibilidade do blog, além de fazer amizades e, é claro, aprender muito neste delicioso processo! :)

      Eu é que agradeço sua presença e participação, muito obrigada! :)
      Beijossss e um ótimo fim de semana!

      Excluir
  84. Olá Samanta,

    Gostei muito do seu blog, resolvi comentar aqui neste post pois foi um dos que mais me chamou a atenção, tenho um blog a algum tempo, nemconverso.blogspot.com.br
    Gostaria de que você (se poder é claro) me enviasse via email dicas de como melhorar as minhas postagens, obrigado por partilhar estas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, boa tarde, tudo bem? :)

      Que bom que gostou do blog, seja sempre muito bem vindo! :)
      Escreva para meu email por favor me dizendo quais são suas dúvidas, idéias, etc e podemos conversar sobre o assunto e, se eu tiver como ajudar, será um prazer :)
      E, nesta conversa posso dar alguns "pitacos" mas, apenas sugestões que, se você quiser, pode testar em seu blog :)

      Muito obrigado pela presença e participação!
      Grande abraço!
      ahhh para me escrever use o form de contato do blog, que vai direto para meu email :)

      Excluir
  85. Bom dia, Samanta.

    Samanta, eu particularmente acho a blogosfera um espaço bastante disputado e de certa forma até um tanto egoísta e egocêntrico.

    Recentemente iniciei um blog profissional e fui fazer um comentário em um outro, cujo nome não irei revelar, e até hoje eles não publicaram meu comentário e não fizeram isso porque não o viram, pois já fizeram algumas novas publicações depois disso.

    Ressalte-se também que esse meu comentário não possuía nada de desabonador ou desrespeitoso. Muito pelo contrário: eu o fiz dentro dos estritos limites do bom senso, educação, ética e respeito.

    Eu suspeito que o meu comentário não foi aceito porque no espaço destinado para colocar a URL do site, coloquei o link do meu blog, que opera em um nicho semelhante ao que eu estava comentando e que, apesar de ser recente, pretende-se a ser profissional.

    Posso até estar redondamente enganada, mas entendi a atitude deles como um gesto para evitar " concorrência", muito embora meu blog seja infinitamente menor que o deles.

    Já vi blogueiros não aceitarem nem textos de pessoas que já têm blog exatamente por medo de gerar, com isso, concorrência, pois quem tem blog sempre pede para linkar o nome dele embaixo dos gest post, o que é normalíssimo, uma vez que o espírito e o que motiva alguém a escrever gest post para um blog é exatamente esse: a possibilidade de linkar a postagem feito para o seu blog e, assim, aumentar significativamente seu tráfego.

    Agora se tem um blogueiro que, para mim, é referência em bom tratamento aos comentaristas é o Sérgio Santos, do De Olho Nos Detalhes. Ele responde a rigorosamente todos os comentários feitos e é sempre muito atencioso. Um dos grandes motivos de eu retornar sempre ao blog dele é justamente por conta desse feedback que ele dá aos seus leitores.

    Há também blogueiros que já cresceram tanto na blogosfera, que só dão atenção a quem querem: a gente manda email e eles não respondem, o que me passa uma impressão de arrogância sem limite. Vi um grande blog, que também por uma questão de ética não falarei o nome, orientar os leitores, em seu guia de instruções sobre como se fazer um comentário lá, a verificarem os erros de português em um editor de texto antes de comentar para que o nível das discussões fosse mantido... Até entendo a proposta discursiva deles, mas considerei a postura bastante arrogante. Sem contar que eu já vi postagens lá com alguns erros de ortografia. Muito pouco, mas tinha.

    O referido blog fala tanto em se fazer comentário inteligentes, que o espaço destinado para isso lá, acabou virando, no meu entender, uma batalha de egos, onde boa parte dos comentaristas quer se mostrar mais entendida e inteligente que os outros, onde as pessoas não parecem muito interessadas em respeitar um ponto de vista diferente do seu sem antes tentar diminuir o outro.

    Os caras desse blog são muito bons? São! Mas confesso que desanimei com esse blog porque passei a achá-los muito sapato alto, muito bam-bam, do tipo que parece que acha que dar um mínimo de atenção a um leitor é quase um privilégio.


    Um beijo para você, Samanta.

    Beijos!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabíola, tudo bem? MIl desculpas pela demora na resposta!

      Infelizmente tenho que concordar contigo, na blogosfera existe sim um pouco de egoísmo, alguns autores acham que basta criar o blog, antupir de postagens e os leitores que se lasquem rsrs
      Eu penso assim, sem o leitor, um blog não é nada! Sem leitor ninguém vei ler o artigo por mais maravilhoso que seja, ninguém vai clicar em anúncios, ninguém vai divulgar... então acho que o mínimo que o autor deve fazer é dar atenção aos seus visitantes :)

      Talvez seu comentário não tenha sido publicado por causa do link, conheço alguns blogueiros que não publicam comentários com links, eu particularmente não vejo nada de mais nisso, a não ser que a pessoa venha comentar e deixe somente o link, mas se comentou numa boa e deixou o link, acho até bom pois fica mais fácil para eu localizar a pessoa e visitá-la também :)

      Recusar guest post por medo de concorrência é o cúmulo né? Eu aceito, mas até hoje, só pude publicar um... Isso porque as pessoas que me enviaram, sequer se informaram direito sobre o que me blog trata e mandaram textos totalmente fora do contexto do blog, tipo, falando bem de máquina de lavar... aí não rolou, mas o que eu aceitei, o rapaz fez um trabalho incrível, leu meus textos, captou o que agrada os visitantes e foi bem legal :) E eu fiquei super satisfeita, espero que até hoje ele receba muitas visitas vindas daqui :) tem espaço para todos não é mesmo? Uma boa parceria traz bons resultados para ambos :)
      Erros de digitação etc, também acho exagero o blogueiro ficar com estas frescuras... poxa, o tempo já é curto, a pessoa veio comentar de boa vontade e eu ainda vou ficar exigindo que escreva corretamente? nem eu escrevo rsrsrs

      Tem blogueiro que alcança um certo patamar e começa a inventar moda, achar que não precisa responder ninguém etc... sei que é difícil, que o tempo é curto, eu mesma demoro horrores (você percebeu né rsrs desculpe...) mas sempre que dá eu venho aqui conversar :)
      Antes eu respondia mais rápido, mas agora com 2 trampos, tô meio enrolada, mas me viro como dá, sem vocês este espaço aqui é o que? nada! são os leitores que me ajudam, enriquecem a discussão etc :)

      Muuuito obrigada pela presença e participação, seja smepre muito bem vinda!! beijosss

      Excluir
  86. OI Sammy, ta vendo como são as coisas eu não me recordo de já ter vindo no seu blog, mas cheguei aqui e já gosto do que vejo, nem sabia que vc era uma blogueira de sucesso! (vim pelo istagran).
    Adorei a sua postagem acho que todas dicas são válidas mesmo, acredito que eu seja uma boa comentarista, é claro que as vezes a correria é tanto que dou só um oi, mas os blogs que eu sigo assiduamente sabe quando estou com muita pressa, por conta do tempo, pois normalmente escrevo bastante (claro que isso não significa que o comentário seja só sobre o post), acho importante mostrar que lemos realmente a postagem, fico triste quando posto algo falo endereço, coloco links etc e a pessoa me pergunta algo que esta la bem na cara.
    As vezes eu vou ao blog e olho mais as fotos, neste dia me abstenho de fazer um comentário com perguntas se eu tiver realmente interesse em saber algo mais especifico leio tudinho antes de fazê-la acho que é o minimo. Acompanho alguns blogs literários, poucos, mas só vou la com tempo, pois não da para ler um texto grande e fazer um comentário sem ter entendido o texto.

    Agora deixa eu passear hoje mais por aqui, há hoje eu estou com um look parecido com o que vc postou no istagran, porém como esta frio estou de meia e com sapato.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiiiiii queridona!!! que legal que veio conhecer o blog!!! O pessoal de lá quase ninguém conhece aqui meu cantinho :) Seja muito bem vinda viu!

      Fico feliz que tenha achado as dicas úteis, são simples, mas ajudam bastante a criar um vínculo, fazer amizades, parcerias etc fora que eu acho comentar uma coisa maravilhosa, pois a gente lê o artigo, adquire conhecimentos, sabe das novidades e ainda exercita a escrita comentando :)
      Realmente não é fácil conciliar o tempo para comentar e visitar os blogs, mas procuro fazer como você, sempre que visito um blog e fico a fim de comentar, leio o post com atenção, e até me certifico de escrever direitinho o nome do autor, tem gente que nem nisso presta atenção rsrsrs só quer saber de deixar o link kkk aiaiai

      Também visito os amigos quando tenho um tempo extra, para poder ler com calma e comentar sobre o assunto de uma forma que agregue, porque fingir que leu e comentar é o cúmulo né, mas tem gente que faz rsrsrs

      Gostei muito da sua visita, em breve apareço lá no seu espaço!!!

      Amoooo vestido, saia ou short com meia no inverno, acho super chic!!! e agora tá esfriando né, que beleza pra ficarmos elegantes heheheh

      Muito obrigada pela presença e participação! Um beijãooooo e boa quinta!!!

      Excluir
  87. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…
    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).
    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre ej de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que ej venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele ej não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).
    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

    ResponderExcluir
  88. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…
    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).
    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre ej de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que ej venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele ej não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).
    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma

    ResponderExcluir
  89. Ei Samanta, sou o Lipe Augusto, e amei o seu blog.
    Tudo alinhado, publicações que chamam a atenção, português correto e dicas super interessantes.
    Continue assim, porque creio que tens ajudado muitos blogs a crescerem através do seu. Como foi o meu caso!

    Obrigado, Deus abençoe.
    Lipe Augusto.
    Conectadoscomcristo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  90. Ola Sam, por onde anda amiga?
    Tudo bem com voce?
    Um carinhoso abraço

    ResponderExcluir


  91. Ganhe dinheiro através da internet. Você não precisa comprar nada. Apenas divulgar os serviços da empresa e o sistema de Renda Extra.

    Conheça a FR Promotora, trabalhe em casa ou em qualquer lugar do Brasil e obtenha ganhos semanais superiores a R$ 150,00 e ganhos mensais superiores a R$ 1.500,00.

    Saiba mais através do site https://www.frpromotora.com/iago45102338

    ResponderExcluir
  92. Gentileza gera gentileza, bem pensado. talvez a maior dificuldade seja na hora de fica moderando tanto spam, mas eu faço uma recomendação, para evitar spam instale um antispam de comentários, tem vários para wordpress.

    Abraço
    Recomendo ~ http://www.bloginteligente.com.br/irqzero-hospedagem-blogs

    ResponderExcluir
  93. Sam, obrigada por textos assim! Confesso que não era meu forte ser gentil e responder comentários (pura ignorância mesmo, não me tocava que isso gerava relacionamento com os leitores), mas depois de ler textos como o seu, posso dizer que as coisas estão melhorando, já fiz alguns amigos através de comentários em blogs e os leitores já se sentem mais a vontade para comentar, ainda poucos leitores, mas leitores fiéis!

    Blog da Camila Peixoto

    ResponderExcluir
  94. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  95. Você já pensou em ganhar dinheiro com suas horas livres? Temos uma grande oportunidade de Renda Extra para você!
    Estamos cadastrando pessoas interessadas em trabalhar como promotores digitais. Empresa séria em atividade desde 1998. Aproveite o seu tempo livre para ganhar dinheiro como promotor digital desenvolvendo uma atividade muito simples. Consiste em ganhar dinheiro divulgando os serviços que a empresa trabalha e também o sistema de Renda Extra que ela oferece. Você não precisa comprar nada, apenas divulgar os serviços da empresa. Nesse sistema você terá ganhos semanais e mensais, chip da Nextel, plano de saúde e muito mais. Você terá total suporte da empresa e direito ao material de apoio e divulgação. Faça seu cadastro através do site e saiba mais:
    www.frpromotora.com/45362245

    ResponderExcluir
  96. Você já pensou em ganhar dinheiro com suas horas livres? Temos uma grande oportunidade de Renda Extra para você!
    Estamos cadastrando pessoas interessadas em trabalhar como promotores digitais. Empresa séria em atividade desde 1998. Aproveite o seu tempo livre para ganhar dinheiro como promotor digital desenvolvendo uma atividade muito simples. Consiste em ganhar dinheiro divulgando os serviços que a empresa trabalha e também o sistema de Renda Extra que ela oferece. Você não precisa comprar nada, apenas divulgar os serviços da empresa. Nesse sistema você terá ganhos semanais e mensais, chip da Nextel, plano de saúde e muito mais. Você terá total suporte da empresa e direito ao material de apoio e divulgação. Faça seu cadastro através do site e saiba mais:
    www.frpromotora.com/45362245

    ResponderExcluir
  97. Olá tudo bem? vote na minha caneta por favor me de uma força. É só clicar no link e votar apenas isso. Estou parcipando de uma promoção da bic e preciso de muitos votos o seu sera muito importante me ajude a ganhar com seu voto. http://bicse.com.br/#/minha-bic/93485 Obrigado

    ResponderExcluir
  98. Olá tudo bem? vote na minha caneta por favor me de uma força. É só clicar no link e votar apenas isso. Estou parcipando de uma promoção da bic e preciso de muitos votos o seu sera muito importante me ajude a ganhar com seu voto. http://bicse.com.br/#/minha-bic/93485 Obrigado

    ResponderExcluir
  99. Olá Sam
    Olhei no relogio do nb de soslaio e me assustei.Agora são exatamente 04:18 hrs da madrugada de segunda feira. O domingo se foi com os dias de parada obrigatoria de Natal e Virada de Ano.Mas como caseiros que somos eu e Celinha,ficamos tentando analisar o mque leva o ser humano a fazer suas promessas de fim de ano, aquelas que nem preciso citar, para mim, me perdoem é fuga da Realidade da Vida. Nunca me imaginei soltando fogos e colocando em perigo de saude e vida meus semelhantes, sem falar no dinheiro mal empregado.Cestas basicas para orfanatos e asilos seriam melhor empregados. Tem um outro assunto que bem diz,cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça, me refiro aos turistas de plantão que enchem seus carros de familiares, comidas e bebidas e outros apetrechos incalculaveis para passar o Natal e o Reveillon na praia. So de imaginar que fiz uma vez só este Programa de Indio, me dá urticaria. Imagine um carro lotado e pesado, acelerando e parando nas estradas rumo aos litorais norte, meio e sul. Nossos amigos deixaram seus cachorrinhos no Hotel Hospedagem de Celinha, minha esposa,pagaram só de diaria R$ 1200,00 do dia 26/12 a 03/01. Prestem atenção se não tenho razão: Retornaram hoje da viagem maluca. Nos disseram que sairam de Ubatuba as 05:00 da madrugada de hoje. Foram chegar as 15:30 aqui na porta de casa para pegar seus cachorrinhos.De Ubatuba aqui na Zona Leste demoraram 10:00 hrs. no engarrafamento que eu escutei na Band que o trafego de Ubatuba a Caraguatatuba era de 72 klm...É ou não é um GRANDE PROGRAMA DE INDIO???...Me perdoe a indiscrição. Mas voce perdoa este teu novo seguidor e fã garotinho de 70 anos de Vida bem Vividos ao lado de Celinha são só 40 anos de casados e bem juntinhos para a Eternidade. Beijos e Abraços Fraternos. Um 2016 bem diferente e mais Iluminado que 2015. Que foi um ano de muito aprendizado. Vou nanar que Celinha está pegando no meu pesinho 44...rsrsrsrsrsrsrsr!!!

    ResponderExcluir
  100. Boa noite, Sam.
    Está de parabéns. Excelente blog, com matérias excepcionais, com muitas dicas importantes, valeu obrigado.

    ResponderExcluir
  101. Boa noite, Sam.
    Está de parabéns. Excelente blog, com matérias excepcionais, com muitas dicas importantes, valeu obrigado.

    ResponderExcluir
  102. Sem duvidas Sam, você veste a camisa de todos os critérios mencionados acima, uma prova sincera são estes comentários que podemos encontra aqui. Parabéns pelo seu trabalho e compromisso com todos os seus leitores, a forma consistente a qual você conquista seus leitores não esta no "GIBI" rsrsrs Uma abraço e continuei sempre assim.... Ah quase esqueci e Apreendie com vc....

    ResponderExcluir
  103. Gostei demais das dicas.

    Pedro
    http://namoradainstantaneacurso.com/ alguem conhece ?

    ResponderExcluir

Obrigado pela presença! É a sua participação que abrilhanta este espaço! Sinta-se em casa :)

emo-but-icon

Autora do Blog

Sobre a autora e o Blog Facebook Instagram Google Plus Twitter Image Map

Novas

Comentários

No Vrsam

  • …

    Postagens
  • …

    Comentários

Feed-se

Icon Icon

Facebook :)

Amigos

Recomendação de leitura

Destaques do Mês

item