Artes Marciais - Práticas Apaixonantes !

Hoje o post é informativo, vou colocar algumas informações sobre as Artes Marciais que pratiquei e algumas que admiro. Vamos lá :

Artes marciais - São sistemas para treinamento de combate, geralmente, sem o uso de armas de fogo ou outros dispositivos modernos. 
Hoje as artes marciais, além de praticadas como treinamento militar, policial e de auto-defesa, também são praticadas como esporte.

Porque são apaixonantes?
Nos treinos você adquiri maior consciência corporal, melhora o equilíbrio e condicionamento físico. Aprende a ter mais disciplina, deixa de lado as frescurites, eleva a auto-estima e sente-se muito mais confiante com relação a você mesmo(a) e para com o mundo. Conhece pessoas incríveis e faz amizades, além de queimar milhares de calorias em 1 hora e ficar com o corpitcho em dia!

Já pratiquei :

Taekwondo : 
Em sentido literal, Taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "Arte de usar os pés e mãos na luta através da mente". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caracter por caracter:
"TAE" pé;
"KWON" mão;
"DO" caminho.
Em sentido global, Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. 
Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o Taekwondo Olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão.

Depois disso, sentindo falta de usar mais as mãos, ingressei no KickBoxing :
É um desporto de combate recorrendo às pernas (kick) e aos punhos (boxing). É um desporto em pé, não permitindo continuar um combate quando um dos lutadores está no chão.

Ainda insatisfeita ( fazer o que né, coisas de Geminiana...), procurei um esporte ainda mais completo e me encontrei totalmente apaixonada pelo Muay Thai!
Uma luta originária da Tailândia, país do qual é o esporte nacional. Arte marcial com mais de dois mil anos de existência, foi criada pelo povo tailandês como forma de defesa nas suas guerras e para obtenção de uma boa saúde.
É conhecida mundialmente como A Arte das Oito Armas, pois se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos + dois cotovelos + dois joelhos + dois 'canelas e pés', e associado a uma forte preparação física que a torna uma luta de contato total poderosa e eficiente.
Todo golpe do Muay Thai tem o objetivo de acabar com a luta (knock out). As combinações de golpes são certeiras. Utilizam-se socos parecidos com os do boxe, golpes com as 'canelas e pés', típicos desta luta, e também os joelhos e cotovelos.
O Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.

Esta foi minha jornada no mundo das Lutas que amo!

Uma Arte que tentei praticar, mas meu cérebro e corpo deram um "nó", foi a Arte Suave, o Jiu Jitsu.
O Jiu Jitsu é uma arte muito bem elaborada onde todos os movimentos são estratégicos e exigem muita força. Fiz uma aula, mas me dei mal ! kkk
Minha Mamys já leva jeito e conseguiu 1° Lugar no Mundial na categoria Sênior! Que orgulho :)

Saiba mais sobre o Jiu Jitsu :
É uma arte marcial japonesa que utiliza alavancas favoráveis e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos, que não eram muito eficazes no contexto em que a luta foi desenvolvida, porque os guerreiros (bushi) usavam armaduras.
Basicamente usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) em alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta (competitivamente), ou (em luta real) fazendo-o desmaiar ou quebrando-lhe uma articulação.

Recomendo, não só estas, como dezenas de outras Artes incríveis que existem.
Grande beijo!

Fonte das informações sobre Artes Marciais : Wikipédia
Images : Arquivo Pessoal - Proibida a Reprodução

autora Autora

Mineira morando em Sp, geminiana, casada. Apaixonada por atividades físicas, já pratiquei natação, Taekwondo, Muay Thai, Kick Boxing, atualmente treino musculação e sou aprendiz de corredora :) Blogueira por amor. Este espaço foi criado com a intenção de interação e diversão, seja muito bem vindo(a)!

49 comentáriosBlogger

  1. A paixão pelo tatame só entende quem sente e uma vez apaixonada é para sempre. Nada como aquele misto de suor e cansaço no final do treino p/liberar a endorfina e nos fazer literalmente viajar!! Ótimo post como sempre :) Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mamys, verdade o que disse, uma vez que nos apaixonamos, isso começa a fazer parte de nós para sempre e só quem pratica para saber como é bom !!

      Obrigada pela presença ! te lóvo, beijossssss

      Excluir
  2. Sou grande apreciadora das artes marciais...
    Mas me tira uma dúvida... no Muay Thai vocês se machucam para praticá-lo?
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  3. Oi Valéria querida, como vai ??
    Que bom que veio participar do artigo !!! Fiquei feliz !!

    Olha só, a maioria das artes você pode praticar somente a técnica e escolher não participar do combate, além de ser livre para usar qualquer artigo de proteção que queira !
    Então, só se machuca quem quiser fazer a luta ou treinar sem proteção !
    Por não saber disso, muitos receiam até a fazer uma aula experimental, e foi nesta aula que acabei me apaixonando, porque confesso que odeio malhar e procurei algo alternativo, justamente por isso !

    Um grande beijo e uma ótima tarde !!

    ResponderExcluir
  4. Aiaiai minha amiga. Acho muito legal quem pratica artes marciais, aliás, adoro filmes de artes marciais, mas confesso que não tenho estrutura para esse tipo de atividade física, tenho articulações frágeis e já perdi as contas de quantas vezes sofri luxações, rs.
    Achei muito interessante o post, mas deixo essa "arte" para você lindinha.
    Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari querida, realmente temos que respeitar as limitações físicas, senão o que era pra ser bom acaba prejudicando e virando um problema ;)

      Obrigadíssimo pela presença !
      Super beijooooooooo

      Excluir
  5. Oh Sam, o máximo que eu consigo fazer é imitar a Trinity do filme Matrix aqui no Futton de casa, rsrs.
    Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, então está ótimo, ela é incrível !!! :) kkkk beijossssssss

      Excluir
  6. Olá Sam,

    muito interessante o teu dossiê.

    Tenho saudades de praticar...tô meio a fim de fazer boxe, já que Muay não dá mais...hehehe

    Bju

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigooo, como vai ?
      Isso aí, vai pro boxe sim ! É um esporte maravilhoso também !

      Obrigada por participar e prestigiar meu blog, querido !
      Um grande beijo

      Excluir
  7. Minha querida amiga Samanta, boa tarde!!!
    Foi muito bom poder conhecer essas informações sobre as artes marciais, nunca entendi muito bem as diferenças entre elas, agora ficou bem claro. Não há nenhuma dúvida que sua prática trás muitos valores benéficos ao corpo e a mente, também ajuda muito na disciplina. Adoro assistir filmes de luta, mas fico só no filme... rsrsrsrss...
    Parabéns para a Mamys Maria José pela sua maravilhosa conquista!
    Parabéns pela excelente postagem, adorei!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dú, realmente são práticas muito interessantes e saudáveis com inúmeros benefícios, achei que postar sobre isso seria bom para os amigos entenderem melhor e quem sabe acabar com alguns preconceitos :)

      Obrigadíssimo pela presença e carinho !
      Grande abraço !

      Excluir
  8. Olá Sam querida!
    Amiga, não tenho vocação nenhuma para as artes marciais...rsrs... Reconheço o valor, principalmente na questão disciplina e controle emocional, mas não sei se me apetece. Acho super legal quando vejo na TV as competições, mas a minha paciência já iria imediatamente para o "mano a mano" kkkkkkkkkkkk... Digamos que sou uma menina de rua pronta para brigar com o primeiro desaforado que me apareça...kkkkkkkkk ...Hoje trabalho muito a minha disciplina mental e espiritual e tento dominar esses meus impulsos "físicos", digamos assim, respirando fundo e contando até 10! kkkkkkkkkkkk
    Grande beijo, Sam, miga querida!
    Jackie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jackie lindona, que isso Migaaa !!!
      Bem que eu desconfiava que você era assim meio "arretada" !!!
      Este sorrisão aí não me enganava não...hehehe

      Obrigada querida, pela participação sempre, prestigiando meu blog, fico realmente muito feliz !
      Um beijaço

      Excluir
  9. Ola Sam!
    rsrs... adoro artes marciais... mas só para assistir tá?
    acho que precisa de muita disciplina e concentração, kkkk...coisa que eu nao tenho!

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kassya querida, realmente é preciso disciplina e concentração, mas isso podemos adquirir, foi o meu caso :)

      Obrigadíssimo pela presença !
      Grande beijooo

      Excluir
  10. Nossa ! deve ser um perigo qdo está brava LOL! Já bateu em alguém Sam ?
    Muito legal o post.
    XOXO,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renatinha queridaaaa, já bati sim, flor ! kkkk não é legal usar os conhecimentos para isso, mas às vezes o sangue ferve e aí.... hehehe

      Que bom que gostou :)
      Obrigado pela presença ! beijosssssss

      Excluir
  11. Que invejinha!!!! rsrs
    Sou totalmente apaixonada por artes marciais, mas quando tinha idade para praticar, não tinha tempo e agora não tenho idade. Fazer o que , né?
    Minha preferida sempre foi Kung Fu, um verdadeiro ballet. Depois vem Taekwondo.
    Muay Thai assim como Krav Maga eu não gosto porque acho-as muito violentas. Sempre estimulo quem tem vontade de aprender qualquer uma delas por causa dos benefícios para a mente e porque não dizer para o comportamento também.
    beijão
    Atena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atena querida !!!
      Que bom tê-la por aqui e prestigiando o blog ! Obrigada querida !

      Sobre idade ( não sei a sua...) , mas acho que de repente dá pra você pensar no Kung Fu, ou talvez Pakua, e se preferir, ficar fora do combate, é uma opção ! Minha Mamys resolveu fazer JiuJitsu aos 50 anos e já ganhou até medalha ! Anima aí, vai !! :)
      Grande beijo

      Excluir
  12. Menina! Que dá hora! Amo! Nunca tive coragem de fazer, pq não sou nada flexivel! Aliás, to colhendo os frutos estragados do meu sedentarismo! Acho que vc me deu uma boa inspiração para começar a mexer esse esqueleto cansado! Valeu Sam! Sensacional! Bjão, flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia querida, com o tempo e os treinos o corpo vai adquirindo flexibilidade, pode ir sem medo de ser feliz !!!

      Obrigadíssimo pela presença !
      beijossssssss

      Excluir
  13. Parabéns! vc é uma excelente atleta.
    abraços
    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, bom dia !!!
      Muito obrigado pela presença aqui no blog, fiquei muito feliz !!
      Seja bem vindo !!!

      Um enorme abraço

      Excluir
  14. Sim senhor, sua fanfarrona, muito bem...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tony, obrigado pela presença !!

      Grande abraço :D

      Excluir
  15. Muito bom Samanta, tbm recomendo embora não pratique, se praticasse acho que partiria para a capoeira, por ter aquele misto de dança e golpes que podem até ser fatais. Como ja te disse antes meu esposo está praticando o aikido e está apaixonado, da para conferir lá no Res Cogitans, ele ja até escreveu sobre!
    Que ninguém mecha contigo mulher!! KKKK
    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosangela, Capoeira seria uma bela escolha, uma arte maravilhosa e eficaz, meu irmão fez por um tempo e é incrível !!
      Aikido não conheço muito, mas já li sobre, também parece maravilhosa !

      Obrigadíssimo pela presença !
      Super beijoooo

      Excluir
  16. mas bah guria
    q curriculo heimmm
    ovo tomar cuidadinhuuu
    ja penso o tamanho do estrago kkkkkkk
    bem guria flor eu curto capoeira
    souu apaixonada
    mas infelimente por falta de tempo
    faz um tempinhuu q meu cordel verde amarelo
    esta na gaveta
    este esporte é otimo pra liberar algumas energias negativas kkkkkkkkkkkkkkk

    bjao guria flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha ruiva favorita !!!!
      Nossa, imagino você na Capoeira, deve arrasar !!
      Acho incrível, mas morro de medo daquelas piruetas mega difíceisss, jesus !!!

      Obrigada flor por prestigiar o artigo, seus comentários são sempre muito bem vindos ! Adoooro !
      Grande beijãozãooo

      Excluir
  17. Querida Samanta,
    Ainda bem que somos amigas!!! Que Deus me livre de entrar numa briga com você!

    Meu "esporte" predileto é dançar rock-and-roll, bolero, gafieira e, quando muito, uma caminhada no calçadão. Admiro quem curta artes marciais mas, definitivamente, não é minha praia!
    Parabéns pelo post e pela disposição!
    BEIJOSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  18. Sam zinhaaaaaaa !!!!
    Eu sou apaixonada por boxe ! Fui durante algum tempo e acabei parando por ser aquela coisa longe da minha casa e o horário não ser muito legal !! Ams eu adora fazer e ainda me anchia toda pra contar que fazia !
    E aquilo além de todos os benefícios para a saúde, emagrece, genteeeeeee, é ótimo !
    Me deu até vontadinha agora de voltar a praticar alguma luta....!
    Beijoooooooooosssssssssssssss !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá queridona, boxe é incrível !!! sem dúvidas além de todos os benefícios, artes marciais mantém um corpitcho... huumm de arrasar hehehehe

      Obrigadíssimo pela presença !
      Beijãoooooooo

      Excluir
  19. Oi querida tudo bom?
    Vim aqui te convidar para o sorteio lá do Blog!!
    Será sorteado um kit de maquiagem Smashbox da Séphora , com rímel, gloss,iluminador, base e um tonificante, tudo novinho lacrado esperando sua dona.
    O sorteio será dia 10/10.
    Participe !
    Te espero lá!
    Grande beijo

    shopjustfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaa, obrigado pelo aviso !
      Grande beijoooo :)

      Excluir
  20. Pooo eu tenho vontade de fazer jiu-jitsu ou muay thai, mas ultimamente to muito preguiçoso...
    beijoos Sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thomaz, não fique com preguiça não, faça uma forcinha no início, depois acabamos empolgando e o ritmo muda :)

      Obrigado pela presença :) anima aí, vai ser legal !
      grande abraço !

      Excluir
  21. É Sam, as vezes a gente esquece o que tem de bom, deve ser a idade,(minha) véio vai ficando ranzinza né? tenho que agradecer mesmo.
    bom fim de semana e vai fazer balé, para com isso, vai se machucar, riririririririr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luka, balé é lindoooo mas não faz meu tipo hehehe machucados acontecem, faz parte, até no balé, mas o importante é gostar da atividade que se escolhe né ;)

      Obrigadíssimo pela presença !
      Grande abraçoooo :)

      Excluir
  22. Realmente todas as artes marciais são apaixonantes, assim como o seu blog..
    Gostei muito desta postagem e do seu blog.
    Parabéns e já sou um seguidor,...
    Seja uma seguidora de nossa site também.
    http://www.judofamiliafontes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado !! sejam sempre bem vindos, realmente artes marciais são apaixonantes, só quem pratica sabe como é este amor ;)

      Agradeço a presença ! grande abraçooo :D

      Excluir
  23. Fiquei contente em saber que praticou e curte a prática desta atividade tão boa em nossas vidas, ok?

    Valeu a postagem

    ;-)

    Até logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edson !!!

      Que bom que gostou do artigo !! Sou apaixonada como notou !

      Obrigada por vir participar e prestigiar a notícia !
      Um enorme abraço :)

      Excluir
  24. Oi, Samanta.
    Valeu pelo seu comentário na minha postagem sobre as lutas orientais em meu blog AULAS100.

    Tive que visitar exatamente a sua postagem sobre esse esporte a que você tanto dedica de coração. Até o plano de fundo do seu blog comprova isso, rs

    Na minha adolescência praticava judô e até hoje me recordo dessa atividade oriental e na época era febre da garotada. Mas hoje as artes marciais não são muito divulgadas como antigamente, apesar de existirem muitos apreciadores e praticantes. Os filmes de ação ajudam a imortalizar essa arte através de nomes fortes como Jet Li, Jack Chan e Steven Siegel.

    Bjss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos !

      Existe ainda um certo preconceito com as artes, acredito que quando vencermos isso, mais pessoas se apaixonarão por estas práticas maravilhosas :)

      Obrigadíssimo pela presença !!
      Grande abraço ! :)

      Excluir
  25. É isso ai,eu tam bem sou fã de artes marciais,e vale tudo tam bem,mas nao sou praticante só adimirador,mais uma qualidade sua que eu nao sabia,subia mais 200000000% no meu conceito bjao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinho querido !!!!
      Que bom, fiquei me sentindo agora !!!! kkk
      Obrigada por vir prestigiar o artigo, meu amigo !
      Um grande beijo

      Excluir
  26. Ai Samy, eu quero mexer o esqueleto, ficar em forma, com o abdomen definido.... Eu quero....Eu quero!!! Como vc sabe, tb sou geminiana e indecisa! O q vc me indica fazer?
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. @Valéria alencar
    Oiii Valzinhaaa ! Bom como te respondi lá na outra postagem, artes marciais são excelentes pra manter a forma e gastar calorias, tornear o corpo, estou fazendo musculação a 8 meses e não cheguei nem perto dos resultados que tinha com as lutas. Pra escolher, nada melhor do que fazer uma aula, eu já fiz aulas de várias modalidades até escolher a que mais gostava, porque pra fazer arte marcial tem que gostar ;)
    As que fiz foram : Taekwondo, é ótima, mas é ficada 90% em golpes com as pernas, Muay Thai, trabalha tudo, braços, pernas e barriga, mas é bem agressivo, Kick Boxing, é um muay thai mais light rsrs e fiz também Pakua, que é uma arte mais pro lado do Tai Chi, com movimentos mais técnicos, suaves e sem muito contato, achei incrível !!!
    Toda academia oferece uma aula de experiência, faz e veja qual te agrada mais :)

    beijossssssssss e valeu por vir participar !! :)

    ResponderExcluir

Obrigado pela presença! É a sua participação que abrilhanta este espaço! Sinta-se em casa :)

emo-but-icon

Autora do Blog

Sobre a autora e o Blog Facebook Instagram Google Plus Twitter Image Map

Novas

Comentários

SERVIÇOS

Ebook Gratuito - Blog Sucesso a Jato

Ebook Gratuito - Blog Sucesso a Jato
11 dicas p/ você começar a ter Sucesso Online

No Vrsam

  • …

    Postagens
  • …

    Comentários

Feed-se

Icon Icon

Google+

Facebook :)

Facebook

Instagram

Amigos

Recomendação de leitura

Destaques do Mês

item