Você Se Acha ?

"Quem fez da modéstia uma virtude esperava que todos passassem a falar de si próprios como se fossem idiotas.
O que é a modéstia senão uma humildade hipócrita, através da qual um homem pede perdão por ter as qualidades e os méritos que os outros não têm?"
Arthur Schopenhauer 

Gatinho olhando no espelho

Olá queridos amigos e amigas !!

Li um texto incrível no Blog Expansão de Consciência da nossa querida amiga Atena que me deixou uma reflexão...

Porque olhamos torto para quem "se acha"? Arrogância, justificamos...
Sim, alguém arrogante é aquele que além de exaltar seus predicados em horas impróprias, também não está aberto ao aprendizado, pois crê que tudo sabe e que está num nível superior a todo o restante dos mortais...
Isso sim merece um olhar desconfiado, pois somos imperfeitos e cada dia é uma nova oportunidade de aprender. 
Quem acha que sabe tudo está fadado ao fracasso e à solidão.

Mas e quem simplesmente fala com propriedade de qualidades que realmente possui? Sem intenção de mostrar poder ou apaziguar inseguranças... Sem contar vantagem e sim, externar uma verdade.
Devemos deixar de brilhar porque isso causa desconforto em quem está inseguro?
Não seria de certa forma uma falsidade e hipocrisia, levar ao pé da letra que devemos sempre ser humildes e não alardear nossos predicados?
Acredito que devemos sim, mostrar nosso brilho, nossas qualidades, pois defeitos todos temos e isso não é vergonha nenhuma, então porque mostrar isso seria?

Nossas conquistas e vitórias, nossa inteligência ou sensibilidade pode ser exemplo para alguém, pode motivar uma pessoa, pode lhe oferecer confiança para receber um bom conselho., entre tantas outras coisas benéficas.
Não acho que devamos cultivar esta humildade exagerada, abafando o que temos de bom. Se precisamos ter consciência de quando erramos, porque temos que esquecer e esconder quando acertamos ?
E como tudo na Vida, é preciso bom senso e equilíbrio, claro, pois se não estivermos atentos a isso, sem dúvidas o que era pra ser agradável e inspirador, vira arrogância e contação de vantagens...

Vamos brilhar, vamos deixar claro para o Mundo que os percalços da Vida não nos fizeram só chorar, mas sim, nos fizeram crescer, adquirimos qualidades, este aprendizado é nossa medalha!
Vamos inspirar confiança e motivação com o que adquirimos e não vamos esconder estas qualidades só para que os fracos de Espírito nos apedrejem com os argumentos de quem não sabe admirar um Vencedor!
Eu me acho! E você?

Um enorme beijo a todos!

autora Autora

Mineira morando em Sp, geminiana, casada. Apaixonada por atividades físicas, já pratiquei natação, Taekwondo, Muay Thai, Kick Boxing, atualmente treino musculação e sou aprendiz de corredora :) Blogueira por amor. Este espaço foi criado com a intenção de interação e diversão, seja muito bem vindo(a)!

74 comentáriosBlogger

  1. Seu texto me lembrou Bob Marley que em uma frase disse:"Todos caem mas, apenas os fracos continuam no chão..."
    Os forte procuram as oportunidades para conquistar seus objetivos, mais os fracos ficam realmente a beira do caminho, invejando a vitória alheia, demonstrando a sua incapacidade de erguer-se e mostrar a que veio.Lembre-se amiga: /que muitas vezes na sombra dos nossos admiradores estão escondidos muitos invejosos.

    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Sou bem tranquilo em relação a isso. Eu não me acho, mas sou seguro de mim. E quando encontro alguém que se acha eu realmente viro a cara, não vou correr atrás de quem não me vai dar a mínima. Já vira uma questão de autorrespeito.

    ResponderExcluir
  3. Olá, postagem bastante interessante. Podemos dizer que existem muitas verdades associadas ao texto, principalmente com relação à auto confiança que é um bem pessoal, intangível, permitindo que muitas pessoas conquistem novas coisas, pelo fato de acreditarem nelas mesmas e em seus potenciais.

    Bruno

    ResponderExcluir
  4. Oi Samanta, gostei da sua abordagem.
    Estou aprendendo que a opinião dos outros a nosso respeito é totalmente fora da nossa conta.
    Ontem assisti a reportagem sobre o Silvio Santos, na Record. Gostei muito.
    A consciência rege a razão e a emoção. Ouvir a Voz Interior, eis o caminho!
    Um abraço,
    Jorge Purgly

    ResponderExcluir
  5. Olá minha linda, querida, adorada e inspitadora Sam!
    Adorei o seu post, miga e também esse da Atena, que tive a oportunidade de ler.
    Realmente há um enorme engano quando acham que manter-se em humildade é colocar-se em condição de inferioridade, envergonhando-se de ressaltar as qualidades como se elas fizessem parte de algo não merecido. Acho que o que precisa ser diferenciado é a confiança de saber que somos bons e usarmos essa confiança para aprender, crescer e ampliar os horizontes (não permanecer no pedestal da sabedoria suprema) daquela arrogância de considerar-se acima do bem e do mal, dono de verdades absolutas.
    Modéstia é o tempero que equilibra, mas quando usada de forma excessiva (como tudo) pode causar efeito contrário...rsrs.
    Acho que o importante é sabermos quem somos e o que temos de valor. Nossa consciência nos basta e nossos conhecimentos nos levarão aos caminhos que queremos, incomodando os outros ou não. Existem pessoas que se acham... insubstituíveis, imperdíveis e indispensáveis. Essas pessoas sabem pouco sobre a vida e aí, somente ela mesmo (a vida) para ensiná-las e colocá-las em seu verdadeiro lugar.
    Eu me acho muitas coisas... as que podem acrescentar aos outros, demonstro calmamente e as que não fazem diferença, trabalho comigo para que eu mesma possa aprender com elas.
    Grande beijo, minha querida! Como sempre, show de bola!
    Jackie

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga Sam
    A falsa modéstia é visível em muitas pessoas,
    eu acredito que este tipo de comportamento seja um tipo de exibicionismo enrustido.
    Eu me acho sim, que tenho muito a aprender mais também sou capaz de transmitir algo de bom!
    Arrasou, mais um artigo excelente, fundamentado em grandes reflexões !
    Parabéns pelo Post querida amiga.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  7. Olá Samanta, gostei muito do seu novo artigo.
    Durante muito tempo pensava que a humildade em tudo era uma excelente qualidade. Mas quando cresci percebi que não é bem assim.
    Aquilo que os outros pensam de nós não podemos controlar. Mas deixar de brilhar só porque podemos ofendê-los acaba por nos ofender e magoar a nós também.
    Uma coisa é dizermos que somos bons em algo, outra é dizer que somos os melhores e não precisamos de ninguém. Eu escolho estar de bem com as minhas qualidades, porque não vão ser os meus defeitos que vão melhorar o mundo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/12/10

    Costumo dizer que ninguém tem defeitos ou qualidades, todos temos características que podem se tornar defeitos ou qualidades dependendo apenas da forma como a usamos. Se de repente respondo com aspereza a alguém, posso apenas estar dando um choque em tal pessoa que a despertará da apatia que ela pode estar vivendo. Por outro lado se a aspereza é uma constante em minhas atitudes, aí ja passa a ser defeito. Então o importante é o auto-conhecimento que traz consigo a auto-confiança. Se alguém confundir a minha auto-confiança com arrogancia,... bom, aí ja é uma questão externa, portanto só vou trazer para mim, se me trouxer crescimento pessoal. Então viva a liberdade de sermos quem somos. bjs, Gisele.

    ResponderExcluir
  9. Oi Samanta!
    tudo bem?
    Um ótimo texto
    Gostei.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Nunca devemos para de brilhar só por que ira deixar outras pessoas com desconfortos por causa de nossas qualidade,mais também não precisa exagera e fica se achando por ai.
    Excelente texto.

    #Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  11. Oi Samanta,

    Primeiramente, quero parabenizá-la pela citação, pois simplesmente adoro Schopenhauer.

    Bem, concordo plenamente com suas afirmações. Penso serem extremamente desagradáveis pessoas arrogantes pelos conhecimentos que têm e principalmente pelos que não têm, mas fingem possuir. Igualmente desagradáveis são os que se esforçam, batalham, conquistam e depois aparecem com aquela conversa "...ah, eu não mereço..." - isso é falsa modéstia.

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Miguxa querida do coração!
    Eu acho amiga que todos tem seu valor e ninguém tem direito de querer aquilo que é do outro,cada um que conquiste seu lugar ao sol,o sol afinal nasceu para todos.
    Então essa questão de se achar,uns se acham nada,mas no nada são tudo,outros se acham tudo e as vezes são nada.
    Na realidade as vezes se confundem as coisas,humildade para reconhecer o que se é não faz mal para ninguém,mas achar que é o onipotente,ai o bicho pega,porque o tombo vai ser feio.
    Agora saber da valor as suas qualidades tem que que se dar mesmo,porque senão quem vai dar?
    Eu me acho um monte de coisas,e também acho meus defeitos um monte de coisas,aprendo com os dois achando e aperfeiçoando(meio maluco né)mas é assim que penso.
    Parabéns por seu post que é sempre muito polêmico!
    Adoro pessoas ousadas,kkkk!
    Bjokas em seu coração recheados de amor!
    Eu te acho o máximo!kkkkkkk!

    ResponderExcluir
  13. Ain amigaaa, sou insegura, mas tem dias que eu me acho tbm ... hehehehehe!!!

    Mas, na maioria das vezes essa minha falta de segurança me atrapalha ... enfim ... acredito que sempre devemos exaltar nossas qualidades nas horas certas e na intensidade certa!

    Mais uma vez vc deu um show com este post!!!

    Admiroooo-te tanto ...

    Beijos!

    =D

    ResponderExcluir
  14. A chamada boa sociedade admite méritos de todo o tipo, menos os intelectuais: estes chegam a ser contrabando. Ela obriga-nos a demonstrar uma paciência sem limites com qualquer insensatez, loucura, absurdo, obtusidade. Por outro lado, os méritos pessoais devem mendigar perdão ou ocultar-se, pois a superioridade intelectual, sem interferência nenhuma da vontade, fere pela sua mera existência.

    ResponderExcluir
  15. Olá, querida Menina Sorriso!

    Os seus posts e os de Cacau, viraram "parada obrigatória" pra mim: adoro lê-los e comentá-los!
    Minha simpática amiga, existe uma diferença entre o "Se achar" e "Dizer a verdade" de suas qualidades.
    O "Se achar" é megalomaníaco, ressalta qualidades que talvez até existam, mas a pessoa exagera nessa ressalva. (O famoso "Si Si" - 'Si Sintindo')
    Já o "Dizer a verdade" vai falar sobre o seu talento de maneira objetiva e em momento oportuno, sem exibicionismo.
    Seja o primeiro ou o segundo, ambos são aceitáveis.
    O que não gosto mesmo é de falsa modéstia!
    Sabemos no que somos bons e temos que fazer valer nossa qualidade!
    Fui oradora da minha turma e escrevi o texto de oratória exatamente por me sentir capaz!
    Aceitei de pronto quando me perguntaram se eu queria.
    Uma tímida de pedra na adolescência fazendo discurso de formatura! (Viu o que é saber quando é hora de mostrarmos que somos bons? rsrs)
    Amiga, o "Si Si" , na hora certa, é maravilhoso!
    Continue "Se achando"...
    Faz bem ao eu e, afinal, não estamos tirando nada de ninguém, não é mesmo?


    Beijos,
    Mary :)

    ResponderExcluir
  16. Samanta,
    mais um brilhante texto teu!
    comentar mais o que depois de todos estes comentários, disseram tudo e mais um pouco!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  17. Oieeeeeee......adivinha, sempre atrasadinha... mas agora tive uma folguinha e passei aqui.....
    Então, eu sou simpática, inteligente, bonita, charmosa, sensata, aberta ao novo, culta, de bem com a vida, mas minha principal qualidade, aha essa é a melhor de todas.... sou extremamente MODESTA.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Sabe Sam, deixando a brincadeira de lado, em todas as entrevistas que fiz com as pessoas, sempre que eu perguntava - Me diga quais são suas principais qualidades e quais são seus principais defeitos. Incrível, mas todas quase todos são capazes de desfiar um rosário de defeitos e ficam sem palavras para as qualidades! Aí eu dizia: -Vem cá, você tem tantos defeitos e tão poucas qualidades, porque devo te contratar??????
    Loucura! Temos vergonha de ter qualidades, porque nossa cultura é a cultura da incapacitação e isto está muito tatuado no nosso inconsciente, por isso que achamos arrogância as pessoas que se valorizam! Claro, aqui da forma correta e não se achando o dona da verdade, apenas tendo completa consciência da sua própria verdade e capacidade!
    Eu me acho amiga, me acho uma pessoa que respeita a opinião alheia e que aprendeu a conviver com as diferenças, mas também sou uma mulher de posição e por isso sei das qualidades que possuo.... os defeitos? Bom, os defeitos eu não me preocupo, muita gente me ajuda a conhecê-los......heheheheheh
    Beijo enorme neste seu coração que é o MUST!

    ResponderExcluir
  18. Sam.... eu adoro seus posts.... eles falam do que muitos tem medo de expor.... são repletos de mil possibilidades......
    Obrigada, e que a sua semana seja repleta de muuuuuuiiiiiittttttta modéstia....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  19. Ahhhhhhhhhh se for assim eu me acho rsrs
    Brincadeira, sempre fui humilde com minha qualidades, mas tem coisas que eu mostro que sou maior, ainda mais em jeito de falar e mesmo a inteligência, claro sendo usada de boa maneira, mas fora isso sou tranquila, não gosto que pessoas que se acham sendo que não tem aquela qualidade ai já acho abuso, mas faze o que tem pessoas que precisam daquilo para se sentirem pelo menos por algum tempo bem, mas conquistar um espaço é o que todos nós queremos por mais pequeno que seja, temos que nos destacar em algo e mostrar ao mundo que sim estamos ali... Cada um tem sua estrela e o brilho depende de si próprio! Beijos Sam!!

    ResponderExcluir
  20. Olá Samanta, gostei muito da postagem.

    Realmente existem certas pessoas que devem ter consciência do que fazem com as outras. As vezes elas se idolatram tanto que acabam esquecendo do que as outras pessoas têm de bom.

    Eu acho que temos realmente que mostrar nosso brilho, mas com uma certa "moderação" tomando cuidado com o tipo de sentimento que podemos provocar em alguém. Mas, também ser humilde demais não é o certo a se fazer não é mesmo? Acho que temos que ser meio termo com relação a esse assunto.

    Afinal o que é bonito é pra se mostrar, porém, com moderação.

    Gostei bastante do blog, estou seguindo :D
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  21. Amiga,
    Boa noite.
    Pude ler com calma sua postagem só agora.
    Por textos como esse, é que você tem todo o direito de brilhar...KKKK
    Se nós não reconhecermos nosso próprio valor, ninguém reconhecerá.
    Adorei a postagem.
    Abs.,

    Glauco

    ResponderExcluir
  22. Anônimo7/12/10

    Olá amiga Samanta que lindo texto, temos que nos achar nos valorizar com simplicidade sempre ,pois o mundo é dos que lutam e acreditam no que fazem.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  23. Sam: acho que a frase de Schopenhauer conseguiu abordar toda a questão acerca da modéstia! Modéstia em demasia demonstra vaidade, até porque, se alguém tenta mostrar que é modesto, acaba deixando de sê-lo!
    Como você mesma disse, o importante é ter bom senso, saber equilibrar as coisas, saber diferenciar humildade de auto-humilhação. Gostei do tema; parabéns!
    BEIJOSSSSSS

    ResponderExcluir
  24. Anônimo7/12/10

    Oi Sam.

    Queria ver o que seriam dos artistas se não tivessem um certo "quê" de egoísmo. O que eu chamo de egoísmo sadio. Você abre a cabeça, mas não a ponto de deixar o cérebro cair para fora dela. Isso não é se achar. Se achar é querer ser maior quando não se é nada. Isso é amor próprio e consciência. Se as pessoas assumissem um pouquinho mais esses aspecos, as clínicas psiquiátricas e consultórios de psicologia estariam bem menos cheios. Abaixo a humildade hipócrita. Sejamos nós por todos os lados.

    Abração!

    ResponderExcluir
  25. muito bom, queria informa que seu super blog ganhou um selo de qualidade, depois passa lá no blog e dá uma olhadinha, abço

    ResponderExcluir
  26. Amiga eu adorei o post e sempre digo uma frase que todos adoram:não sou perfeita porque sou modesta rsrsrsr.Agora falando sério amiga eu criei um sistema de defesa que por si só as pessoas pensam que sou isto e aquilo.Já fui muito humilhada,sofri bulling,e hoje eu não deixo ninguém arrogante passar por cima de mim.
    Aprendi a me valorizar,eu me achava feia,passei um tempão sem me olhar em espelhos,mas hoje eu me acho o máximo,me amo mas não deixo isto atrapalhar a minha vida tornando-me uma pessoa sem senso e insuportável!
    Amiga todo dia eu tomo minha colher de chá de semancol kkkkkkkkkkkkkk.
    Adorei o post.Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Eu não me acho kkkkk sou até meio insegura . Por isso foi muito bom ler o seu post hoje !
    Parece que estava falando pra mim assim Sam :
    -Queixo pra cima ! Barriga para dentro !
    Adorei seu post ! Bom ... todos né ? :o) Mega fã sua .
    XOXOXOXO
    e ah ...
    lá lá lá lá lá lá
    (sovio)

    ResponderExcluir
  28. Pra mim existe uma diferença muito grande em se achar e exaltar as suas qualidades, realmente não sei porque as pessoas viram a cara quando você diz que é bom nisso ou naquilo, é claro que ninguém é perfeito em nada e que estamos apenas aprendendo, mas existem várias coisas que somos melhores que a maioria e muito mais coisas que somos piores, então porque exaltar os defeitos?

    Beijos menina e continue assim com posts cada vez mais interessantes

    ResponderExcluir
  29. Buenas Samanta,

    Existem pessoas que "se acham", pois, realmente, são muito boas em alguma coisa. E tem as que "se acham" como forma de ganharem status, muitas vezes sem ter condições para isso. Convivo muito com os dois tipos de pessoas, principalmente no meio acadêmico. Eu diria que o primeiro tipo, nem precisaria "se achar", pois suas qualidades se sobressaem e todos as percebem. O segundo tipo, quer ganhar um lugar ao sol, mas chega a ser cómica, pois é notório sua falta de base. Então, para mim "achar-se" é "uma faca de dois legumes". Quer dizer, se achar, sem ter condições é até engraçado. Agora, se achar, e de fato tu és "o cara", pode até ser arrogância, mas dependendo da situação é cabível. Opinião minha, podem discordar à vontade...hehehe

    abraço

    Paulo

    ResponderExcluir
  30. Anônimo7/12/10

    Oi, Sam, querida. Passei para fazer uma visitinha e para dividir com você um selinho que acabo de ganhar. Você é um pessoa tão alegre que logo me veio à mente para receber esta homenagem. Espero que goste, beijinhos, Gisa

    ResponderExcluir
  31. Sam,

    Como sempre demorei a aparecer, mas mesmo usando muito pouco devido a trabalho meu blog eu me acho, hehehe

    Bjo,

    Nuzzi.

    ResponderExcluir
  32. Otimo pensamento de Arthur Schopenhauer, eu tambem concordo! Modestia "demais" soa como exagero para chamar mais atenção a si!

    Samanta, conheço algumas pessoas que são arrogantes sim, se acham melhores, mais inteligentes, superiores.

    Um dia, ouvi de uma amiga "rica" uma frase (percebi que ela se pegou no que disse) sobre mulheres que casam com homens bem sucedidos, ricos ou famosos: "-que somos preparadas para isso"! Bom... são... o dinheiro delas faz isso tambem e tem que engolir muito sapo! E muitas mulheres lutadoras podem tambem ser admiradas por grandes homens. Da mesma maneira que ela "se acha", outras tambem. Para trair e coçar é só começar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. ola coisinha mais coisadinhaaaaaaaaaaa
    acredita guria q eu nunca me acho to sempre perdida
    mas minha sorte q sempre aparece um bunitão e achando

    minha rica é isso ai vamos brilhar sem se preocupar com a mente apagadas de quem vive na ignorancia na dependencia da aprovação alheia
    eu sou eu e mi acho sim
    tenhu vergonha naum de assumir
    mas confeso me acho hiper mega fora da casinha kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    beijaçoooooooooooooo minha rica coisinha mais coisadonaaaaaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  34. Amiga, sem querer discordar de você e não estou discordando, devemos sim mostrar nossa qualidade, devemos sim mostrar o que de bom nós temos. Porém é muito mais gostoso quando as pessoas reconhecem em nós as qualidades que temos sem que para isso tivéssemos que ficar louvando-as.

    Abçs,

    Manoel

    ResponderExcluir
  35. Oii Sam

    kkkkkkkkkkkk amei seu texto, Ah com certeza eu me acho sim, se eu não me achar, quem vai achar???.Acho que temos que ter muita confiança e auto estima, isso não quer dizer arrogancia, eu sei das minhas qualidades e competencias, mais isso nao me faz melhor do que ninguem e querer menosprezar e subestimar os outros, ao contrario, procuro sempre ensinar e aprender, porque como dizia o grande filosofo Socrates "Só sei que nada sei"
    Acho que ninguem tem que ofuscar o brilho dos outros, pois a espaço para todos brilharem, só é descobrir o seu melhor e se mostrar, pois o marketing pessoal é tudo, pois se voce é uma pessoa apagada , procure a luz, para alcançar o sucesso precisamos trilhar uma longa jornada e se for na escuridão, nunca irás encontrar o caminho.

    Bjs e sucesso a todos que se acham

    ResponderExcluir
  36. Well, a questão acredito que esteja mais no "ouvinte", devamos ter a pespicácia necessária para separar um "fodástico" de um "arremedo", então dá a César o que é de César ... isso já é biblico.

    ResponderExcluir
  37. Anônimo8/12/10

    Arrasou flor! Amei cada palavra, tenho certeza de que vai cair como uma luva pra várias pessoas....kkkk....eu acho que se vc tem qualidades não tem que esconde-las, dividir tudo de bom que temos é a maior qualidade que um ser humano pode oferecer....
    Agora sabe que esses dias atrás eu tava olhando o plano de fundo do seu blog e imaginando pq uma mulher tão linda e inteligente usa homens lutando em seu blog? O que será que ela quer transmitir? Agora que vc falou e lendo teu perfil entendi, vc adora artes né?! Adooooooorei...mulher bonita e inteligente derrubando "marmanjos"...kkkkk....
    Cherão flor, adooooorei a visita...khelen

    ResponderExcluir
  38. Buenas Samanta,

    acho importante a auto-valorização e marketing pessoal, em qualquer situação, desde que não seja propaganda enganosa. Seja lá o que for tu faças, mas que faz bem, tem de ser exposto. As pessoas não sabem "se vender" (na melhor acepção da palavra). No mundo altamente competitivo e onde qualquer diferencial serve como critério de desempate, se tu não sabes se "vender" e pior ainda, não sabes destacar teus pontos positivos, aí tá ferrado. Penso que receber elogios é muito bom, mas também devemos nos expor de forma que nossas virtudes se destaquem de forma a incobrir nossos defeitos ou fraquezas. Se a única coisa que tu sabes fazer é um cafezinho, então tende fazer o melhor cafezinho do mundo e faça com que todos saibam disso. Apenas sou contra propaganda enganosa...hehehe...já temos pseudo-isso ou aquilo de mais...hehehe

    Bju

    Paulo

    ResponderExcluir
  39. eu particularmente gosto de exaltar minhas qualidades, quem não gosta?
    porque me desculpar por elas?
    pra que os outros não me vejam mal?
    não acho que valha pena...

    ResponderExcluir
  40. Monteiro Lobato gostava de dizer que "elogio em boca própria é vitupério". E olhe que temos poucos Lobato por aí.

    O que há aos montes são pessoas sem-noção (pra usarmos uma gíria do momento!). O erro de percepção sobre nós mesmos leva ao autoelogio.

    O talento do artista deve ser avaliado pelo público e, principalmente, pelas obras que realiza.

    Não imagino escritores consagrados, como José Saramago, perder tempo com louvores a si mesmo.

    Enfim, acredito que as qualidades aparecem por si mesmas, não precisam de marketeiros para isso. A não ser que se queira vender Tiririca por Vinícius de Moraes.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  41. Eu me acho. E acredito que todo mundo "se ache", mesmo quando diz que não. O motivo é que se você não se achar é porque se acha inferior, então está se achando. Está se achando mais inferior do que o resto do mundo, o que acaba sendo uma forma de "se achar" superior em alguma coisa.
    Credo, nessa eu me superei! Estou me achando!
    Bjs
    Telma

    ResponderExcluir
  42. Querida Sam ! Cheguei !

    Eu particularmente acredito que devemos mesmo por a mostra nossas qualidades com modéstia e também tendo as tais qualidades que julga ter porque a pior coisa que tem é uma pessoa se achar mais não ter méritos para isso. (É o que mais vejo).

    Sam, calma que estou chegando.
    Devo muitas visitas e meus pontos de vistas (comentários ) sobre os seus posts.


    Um Abraço

    ResponderExcluir
  43. Bem...
    me achar?!?! Tento ser bom naquilo que faço, tento passar isso para as outras pessoas que não sabem tanto quanto, mas sei que é fundamental ser todo ouvidos e olhos quando não sei algo...
    A questão da humildade é fundamental para ser reconhecido, e acho isso "se achar"... e achar importante para quem realmente necessita...
    Grande bj Sammy...
    Excelente texto !!!!!

    ResponderExcluir
  44. Como vc bem disse, todos temos nossos predicados... e sem dúvida o excesso de humildade não é algo necessário. Se nos aconselham a nos aceitarmos como pessoas imperfeitas que somos, porque não aceitarmos tbm nossas qualidades. Acredito que mesmo os mais "fora da casinha" ainda tem mais qualidades do que defeitos... Enfim, temos mais coisas para "nos achar" do que para esconder do mundo. Me acho com prazer em várias coisas, ainda que simples... me orgulho delas!
    bjão

    ResponderExcluir
  45. Anônimo26/1/11

    @Principe EncantadoOlá querido amigo Príncipe !!

    Realmente a sua colocação foi muito verdadeira e a frase incrível !
    Vivemos num mundo onde o certo é esconder suas qualidades e alardear seus defeitos, não creio que isso seja certo, humildade é uma atitude da Alma, onde sabemos que temos defeitos e também predicados e mesmo assim temos novas lições todos os dias !

    Obrigada pela presença aqui no blog, sempre abrilhantando meu espaço, fico muito feliz e honrada !!

    Um abração

    ResponderExcluir
  46. Anônimo26/1/11

    @Bruno CostaOlá Bruno !!!

    Acabei de ler seu comentário !
    Obrigada por prestigiar meu blog e vir participar !!

    Um mega beijo

    ResponderExcluir
  47. Anônimo26/1/11

    @Jorge PurglyOlá Jorge !!

    Fico feliz que tenha apreciado o texto !!
    E agradeço muito por vir participar !

    Um abração

    ResponderExcluir
  48. Anônimo26/1/11

    @Jackie Freitas
    Oláááá Minha ídola e Miga querida Jackie !!!!

    Você captou perfeitamente a mensagem que eu quis mandar !!
    É isso mesmo !! nem sei mais o que dizer para complementar, então não vou falar besteira hehehe

    Miga, obrigada pela sua presença maravilhosa no meu bloguitcho e na minha Vida, sempre me alegro quando nos falamos porque neste ano a sua amizade foi uma das coisas mais gostosas que aconteceram !!

    Um mega beijo em todos aí e desejo que vocês tenham uma semana cheia de alegrias e amor !! :) te adoro um montão !

    ResponderExcluir
  49. Anônimo26/1/11

    @Arte e CaféOlááá Alba querida !!!

    Arrasou você minha amiga, é exatamente isso, concordo que falsa modéstia só com o intuito de parecer humilde é uma das piores formas da hipocrisia !
    Temos defeitos sim, todos tem, e já que temos que aceitá-los e melhorá-los, porque esconder as qualidades ? Vamos aceitá-las e compartilhá-las também !!

    Obrigada pela sua presença aqui no blog sempre gentil, carinhosa e sábia !!
    Adoooroooo !!! :)

    Um mega beijo marcial pra você

    ResponderExcluir
  50. Anônimo26/1/11

    @Eliza MargareteOlá Eliza !!!

    Que bom que gostou, fico feliz !!
    Obrigada por vir prestigiar o artigo e pela presença !!

    Um beijão

    ResponderExcluir
  51. Anônimo26/1/11

    @Mayara VieiraOlá linda Mayara !!

    Muito boa a sua colocação !! É preciso equilíbrio e bom senso não só neste caso, mas em tudo na vida, porque se exageramos de uma forma ou de outra, fica desagradável e não transmite Verdade !!

    Obrigada pela presença e participação, seja sempre muito bem vinda !!
    Um enorme beijo

    ResponderExcluir
  52. Anônimo26/1/11

    @Cleide de PaulaOlá Cleide !!

    Excelente seu comentário, complementou de forma brilhante e objetiva meu texto !!
    Igualmente desagradáveis ambos os exageros, temos que ter consciência de nossos erros, tentar melhorar, mas também temos que ter consciência de nossas qualidades e usá-las sempre que possível, afinal é para conquistá-las que procuramos aprender sempre !

    Obrigada pela presença e participação, fiquei feliz !!
    Um beijo enorme

    ResponderExcluir
  53. Anônimo26/1/11

    @CLAUDIAOlááá minha doce amiga da Nestlé !!!!

    Uauuu, que bom que gostou, eu amei seu comentário !!
    Sem dúvidas amiga, devemos seguir aprendendo com nossos erros e procurando o aperfeiçoamento, e já que buscamos tanto este crescimento, que admitimos com humildade nosso erros, porque não também mostrar nossas qualidades, não é mesmo ?
    Eu sei que tenho muuuitos defeitos, mas tenho plena consciência das minhas qualidades e não fico por aí desdenhando elogios e nem ofuscando meu brilho só porque podem achar que sou metida a besta kkkk

    Amei os elogios, tô me sentindo, aliás tô me achando !!! hahaha
    Obrigada flor, você é maravilhosa, adoro sua presença !!
    Mil beijocas purpurinadas no seu coração !!

    ResponderExcluir
  54. Anônimo26/1/11

    @Deny
    Oláá gatíssima Deny !!!

    menina vou te dar uns petelecos, pare já com esta insegurança !!!
    Todos temos defeitos e qualidades e você sem dúvida também tem muitas qualidades que chegam a ser visíveis para todos nós !!
    E como você mencionou, equilíbrio é fundamental em tudo na vida !

    Obrigada pelo elogio, fico muito feliz pois sua opinião é muito importante !!
    Um mega beijooooo

    ResponderExcluir
  55. Anônimo26/1/11

    @Mary MirandaOlááá minha Musa da Escrita !!

    Lógico que depois deste seu comentário eu estou mesmo "me achando " !! hehehe que bom que gosta de passear no meu espaço, vindo de uma pessoa como você , me sinto honrada e feliz !!!

    Concordo plenamente com a sua colocação, realmente exibicionismo é desagradável, mas falsa modéstia também não soa nada bem !
    Sem dúvidas você mostrou que sabe muito bem aproveitar suas qualidades mesmo num momento que assusta a tantos como num discurso de formatura !
    Aposto que foi incrível !!! :)

    Vamos seguindo assim, consertando os erros, aprendendo com os desafios e é claro compartilhando e aproveitando tudo de bom que temos a oferecer !!

    Obrigada pela sua presença maravilhosa aqui no blog, fico muuuuito feliz !!
    Um mega beijooo

    ResponderExcluir
  56. Anônimo26/1/11

    @Kassya MendonçaOlá Kassya queridaaaa !!!

    Obaaa, que bom que gostou !!

    Fico muito feliz que tenha vindo participar também !!
    Sua presença é sempre querida e bem vinda !!

    Um beijããooo

    ResponderExcluir
  57. Anônimo26/1/11

    @Valéria BrazValéria minha lindaaaa !!!

    Eu ameiiii este seu comentário !!
    Eu também sou tudo isso aí que você é, menos o modesta ! kkkk

    Adorei você contar sobre estes exemplos que retratam muito bem o que eu quis colocar, geralmente sinto isso também, as pessoas parece que se orgulham mais de seus defeitos do que das suas qualidades, isso tirando aqueles que usam deste argumento para ser os coitadinhos que conseguem a simpatia de todos.
    E a culpa cai também para quem não sabe admirar uma pessoa que se garante, acho isso lamentável.
    Todos temos defeitos, e buscamos sempre um aperfeiçoamento, então porque também não doar e mostrar nossos predicados ?
    Acho que tem que ter equilíbrio na coisa ;)

    Obrigadíssima pela contribuição incrível aqui no meu espaço, fiquei muito feliz !!
    Um beijaaaçooo no coração

    ResponderExcluir
  58. Anônimo26/1/11

    @ClaOláá minha doce e bela Clarice !!

    Muito boa a sua colocação, realmente tem gente que abusa tentando fazer propaganda do que não tem, aí não dá né !
    Mas tirando isso, devemos sim mostrar que temos qualidades e que isso não precisa ser escondido só para não amendrontar quem ainda é inseguro.
    Sem dúvidas, cada ser é único e é nesta originalidade que cada um apresenta seu Brilho !!
    Obrigada pela presença aqui no blog, carinhosa como sempre, adoro !!

    Um beijão neste coração lindo

    ResponderExcluir
  59. Anônimo26/1/11

    @Glauco MarchezinOláá querido amigo Glauco !!!

    Ahhh como sempre muito gentil, obrigada de coração !!
    Aproveito para agradecer a indicação também, fico muito feliz quando vejo que os amigos gostam a ponto de indicar para os outros colegas !!

    Obrigada pela presença e participação, sempre prestigiando meus posts com seus ótimos comentários !!
    Um abração pra você e sua linda família !! ;)

    ResponderExcluir
  60. Anônimo26/1/11

    @Fatima ZaninOlá Fátima querida !!

    Atrasada nadinha, postei ontem mesmo, e sabes que é sempre bem vinda a qualquer hora !!
    Verdade o que disse, para vencermos é preciso segurança em nossas qualidades, acreditar no que podemos realizar, sem dúvidas !!

    Obrigada querida, pela presença e participação, sempre prestigiando meu blog, fico muito feliz !!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  61. Anônimo26/1/11

    @Lília AmorimOlááá Lília cossa linda !!!!

    Amiga também já me achei um lixo e feiosa, já sofri muito porque quando você se ente assim, é assim que você é tratada, não é mesmo !
    Depois disso, fiz terapia, aprendi a valorizar tudo o que eu tenho de bom sim, defeitos todos temos e devem ser usados para nosso crescimento e não com orgulho.
    Hoje eu me acho, afinal se eu não achar, quem vai né kkkk
    Mas procuro ter bom senso para não usar isso de maneira a ferir alguém ou ser desagradável ;)

    Lindona, obrigada pela presença e participação !! fico muito feliz !!
    Um beijãozãooo

    ResponderExcluir
  62. Anônimo26/1/11

    @RenatinhaRenatinha queridaaaaaaaaa !!

    É isso mesmo gata !!!
    se temos que nos preocupar tanto com nossos erros, consertá-los, aprender com eles etc etc e etc porque não damos esta mesma atenção às qualidades ? Parece que esquecemos, temos vergonha de dizer que somos bons em alguma coisa...
    Não pode, temos que mostrar nossos predicados, saber que são úteis e especiais !
    Sem aquela bobagem de arrogância, claro, sempre com bom senso, espalhar o que temos de bom pelo mundo !!

    Obrigada pela presença e carinho aqui no blog sempre, você é um docinho !!
    Mega beijooooo no coração !!
    trala lalalaaaa la laaaaaa

    ResponderExcluir
  63. Anônimo26/1/11

    @machoemcrise
    Olá Moacir !!!

    Perfeito o seu comentário, é exatamente isso que quis colocar no texto, como disse aos amigos aqui, sempre nos preocupamos em melhorar os defeitos, em refletir, etc e porque não dar atenção também ao que é bom ? Creio que quem não sabe receber este tipo de comportamento, tem é um baita problema de auto estima ! Isso claro excluindo os arrogantes malas que só sabem contar vantagem, a questão aqui são as pessoas equilibradas.

    Obrigada pela presença e participação e é claro, pelo elogio, fico muito feliz que tenha gostado !!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  64. Anônimo26/1/11

    @PaulãoBuenas querido amigoooo !!!

    Não vou discordar, sua argumentação foi ótima emuito coerente !
    Realmente concordo que quem se acha sem base para isso acaba beirando o ridículo, pois é muito visível este tipo de atitude !
    Já quem se acha e tem realmente motivos para isso, tem que ter equílibrio e bom senso para usar estas qualidades de maneira benéfica sem cair na armadilha da arrogância, pois aí já vai deixar de aprender e a ouvir as pessoas, acreditando que tudo sabe, ficando entregue ao fracasso.
    O que eu defendo é que já que nos importamos e exaltamos tanto os defeitos, porque não exaltar também as qualidades e usa´-las de maneira consciente para inspirar alguém :)
    Obrigada por vir participar e prestigiar também o blog, sua presença é sempre muito bem vinda !!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  65. Anônimo26/1/11

    @NuzziOlááá meu querido amigo Nuzzi !!!

    Que bom que veio participar !!!
    Sem dúvidas meu amigo, se não nos acharmos, quem o fará ? não é mesmo !!! Apoiadíssimo !!!
    Obrigada pela presença e carinho !!

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  66. Anônimo26/1/11

    @SissymOlááá querida Sissym !!!

    Verdade amiga, modéstia demais é artifício para chamar a atenção !
    Sem dúvidas existem os arrogantes e o pior de tudo, com um raciocínio equivocado como este exemplo que você citou, uma lástima !!
    O grande trunfo é não menosprezar nossas qualidades, e ter bom senso na hora de expor isso, usando para o bem e não para contar vantagem sem nenhuma finalidade útil.
    Aí sim, não usamos de arrogância e nem de modéstia demais, afinal todo exagero é maléfico.

    Obrigada minha Flor por vir participar e prestigiar o blog, sua presença é muito querida, sempre !!
    mega beijo no coração !!! :)

    ResponderExcluir
  67. Anônimo26/1/11

    @JuciferJuuuuuuuuuu queridaaaaa !!!

    Vixe muié, desde o começo que eu tô bloqueadaaaa, ou melhor, eu não né, o blog kkkkk vc sempre conseguiu copiar.....deve ter sido algum tilti, sabe que ele fica fora da casinha às vezes né huiahuia
    Nada de armar plano com a cacauzinha da Nestlé, desse jeito não tenho nem vez kkkk
    Migaaa, eu vi seu coments, ameiiii, nada disso de fora da casinha, vc é linda, inteligente, maravilhosa, brilhante, purpurinada, vitaminada, tem que se achar messmoooo !!!!

    Agora que eu fui promovida a coisa mais coisadona, tô me sentindo mesmo !!!! a rainha da cocadinha kkkk adoooro !!!

    Lindona, obrigada pela presença, sempre querida e bem vinda !! fico feliz !!!!
    Mega ultra beijaaaço pra você !! :)

    ResponderExcluir
  68. Anônimo26/1/11

    @manoelOlááá querido amigo Manoel !!!

    Sem dúvidas, as qualidades verdadeiras geralmente não precisam de marketing, o que tentei passar é que muita gente chega a esconder seus predicados com medo de ser taxado de arrogante ou simplesmente prefere ser o coitadinho modesto em tudo para chamar atenção.
    Temos que valorizar nossas qualidades e não escondê-las simplesmente porque existem pessoas que nos julgam erradamente.

    Obrigada por vir participar e prestigiar o blog, sua presença é sempre bem vinda e querida !!
    Um aabraçããooo

    ResponderExcluir
  69. Anônimo26/1/11

    @Mari CostaOlááá queridaaaa Maria !!!!

    Uepaaa assim é que eu gosto, todo mundo se achando, nada de esconder as qualidades e ficar dissertando sobre os defeitos !!
    Vamos ser equilibrados !!
    E é bem isso que você falou, se eu não acho, quem achará ?
    Sem dúvidas valorizar nossas qualidades não quer dizer que somos arrogantes, isto é só para quem nãos abe que todo dia é dia de aprendizado e de ensinamentos !
    Todos devemos sim, brilhar, ninguém ofusca ninguém, o problema é aqueles que ofuscam a si mesmos por medo de parecer pedante se demonstrar que é mais capacitado para alguma coisa.
    Adorei seu comentário Flor, como sempre arrasou !!

    Obrigada por vir participar e prestigiar também meu bloguitcho !!
    Um mega beijo no coração !!! :)

    ResponderExcluir
  70. Anônimo26/1/11

    @joselito bortolottoOlááá Joselito meu queridão !!!!

    Arrasou !! Objetivo e coerente !
    Por isso eu digo, sou sua fã !!!
    Muito boa a sua colocação de que também depende muito do outro lado e da maneira que vão enxergar estas diferenças.

    Obrigada pela presença aqui no blog, sabe que adoro !!!
    Mega beijoooooo ;)

    ResponderExcluir
  71. Anônimo26/1/11

    @Fábio SiebraOlááá Fábiooo !!

    Puxa que legal vê-lo por aqui !!!
    Realmente tem muito isso, gente que faz propaganda sem ter as mínimas condições para isso, fico pensando, será que acham que somos bobos ? que não vemos isso ?
    Mas enfim, cada um no seu quadrado não é !
    O intuito foi mesmo de motivar quem tem qualidades, mas as esconde por achar que se demonstrá-las pode ser taxado de arrogante, e não é bem por aí :)

    Fiquei mega feliz que você apareceu !!
    Obrigada por vir participar e ainda prestigiar o blog, você é sempre muito bem vindo !!!
    Um super beijo

    ResponderExcluir
  72. Anônimo26/1/11

    @O magrinho !!!Olá querido Magrinhoooo !!!

    Rapaz , adorei a sua colocação !!!
    Realmente, temos que ter consciência das nossas qualidades mas nunca fechar a mente para aprender mais e sempre compartilhar com quem necessita !!
    Obrigada por vir participar e prestigiar também o blog !!!

    Um abraçããoooo

    ResponderExcluir
  73. Anônimo26/1/12

    Tudo o que temos de melhor deve ser mostrado, não há nada de errado nisso, as outras pessoas podem pensar o que quiser. Se possuímos boas qualidades, o mundo precisa nos conhecer. Bom não é "se achar", é ser.

    ResponderExcluir
  74. @Yure Santiago
    Olá Yure !!!

    Assino embaixo das suas colocações, não tem porque camuflarmos nossas qualidades para o bem estar alheio, e o importante mesmo, como disse, é ser !!

    Obrigadão pela presença !!
    Um enorme abraço e bom fim de semana !! :)

    ResponderExcluir

Obrigado pela presença! É a sua participação que abrilhanta este espaço! Sinta-se em casa :)

emo-but-icon

Autora do Blog

Sobre a autora e o Blog Facebook Instagram Google Plus Twitter Image Map

Novas

Comentários

No Vrsam

  • …

    Postagens
  • …

    Comentários

Feed-se

Icon Icon

Facebook :)

Amigos

Recomendação de leitura

Destaques do Mês

item