Porque ser Autêntico causa Espanto ?

"Autenticidade é a garantia de que você é quem diz ser." 

Homem de cabeça para baixo

O que aconteceu com os valores da Sociedade moderna para que isso aconteça?
As pessoas se assustam quando alguém se manifesta de maneira transparente, não tem vergonha de se expor e nem de falar sobre qualquer assunto.
Ficam intrigadas quando uma pessoa não liga muito pra opinião alheia e é espontâneo...
Julgam quem tem coragem para ser exclusivamente o que é, com suas qualidades e defeitos.
Depreciam até, sentem-se ameaçados talvez...
Outras admiram e acreditam que ser Original é uma qualidade incrível, que deve ser endeusada, como uma jóia preciosa ou água no deserto...
Fico pensando, porque? Não deveríamos todos ser simplesmente o que somos? 

Mas o ser humano complica, o Ego quase sempre fala mais alto e a maioria se envolve em artimanhas e escolhe suas melhores máscaras para evitar ao máximo mostrar seu verdadeiro Eu.
Seria porque não gostam de quem são? Tem baixa auto estima? Ou apenas sentem-se frágeis e sedentos por aceitação? 
Difícil saber o que influencia tanto as pessoas para que estejam sempre querendo mostrar o que não são...
Talvez seja porque ser autêntico exige coragem. 
Coragem para se expor e levar pedradas, mas ser mascarado também tem seus contras, então não deve ser isso...
Tudo seria muito mais fácil se todos fôssemos sinceros... Não defendo a sinceridade grosseira, mas isso é fácil de se resolver, simplesmente saiba como se expressar de maneira gentil e com bons argumentos, sem ferir o seu semelhante.

Usar máscaras e escolher o tempo todo as palavras é muito cansativo, eu não conseguiria viver assim, eternamente em uma tensão absolutamente desnecessária só porque quero que me vejam assim ou assado.
E isso gera muito outros problemas de comunicação, porque nunca sabemos como agir com uma pessoa dúbia e nem podemos trazê-la de maneira completa para as nossas vidas, pois não inspiram confiança, gerando um círculo vicioso de solidão e exclusão que ela mesmo teme...

Sejamos autênticos, livres, temos muitos fardos pra carregar nesta vida, muitos problemas para resolver, quando você escolhe se livrar do peso desta máscara, vai ver o quanto tudo fica mais leve, é um pepino a menos.

E saiba que a verdade irradia luz e isso só o fará ser mais amado e apreciado com a mesma sinceridade com que se expõe, e este brilho ofuscará aqueles defeitos que tanto amendrontam nosso coração, mas que na verdade são insignificantes diante de tanta Autenticidade !
Seja você! O Mundo agradece!:)

Beijos
autora Autora

Mineira morando em Sp, geminiana, casada. Apaixonada por atividades físicas, já pratiquei natação, Taekwondo, Muay Thai, Kick Boxing, atualmente treino musculação e sou aprendiz de corredora :) Blogueira por amor. Este espaço foi criado com a intenção de interação e diversão, seja muito bem vindo(a)!

Recomendados

reflexão 6093476056102295777

78 comentáriosBlogger

  1. Muito obrigada Samanta, por esta comigo celebrando esse dia que o Senhor Deus fez e me deu. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, a autencidade causa espanto, pois a sociedade hoje esta envolta em fantasias, hipocrisia barata e quando alguém lança realmente sua verdadeira opinião ou mostra o que é real, todos se espantam, e caem matando a pau aquele que teve a coragem de ser honesto.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. olá flor SAmmm
    mas bah falar o q diante deste rico post
    sabe q tbm sempre pensei
    q ser sincero´fosse algo indispensavel
    mas tem gente q naum pensa assim
    tem gente q tem vergonha de ser o q é
    e se esconde atras de atos e frases q naum são suas e o mais legal se revoltam por nada e com nada
    e sabe pork pork naum estão em paz
    consigo mesmo!!!
    eu sou eu a toda hora e naum abro mão disso
    naum tenhu medo de dizer q naum sei algo
    de rir de xingar quando for preciso
    de arrotar kkkkkkkkkkkkkkkk
    acho q ovo parar por aki ne kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    mando mega bem minha rica!!!!
    beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19/11/10

    Olá querida amiga Sam, ser autêntico sempre, independente se alguém goste ou não, eu não abro mão,prefiro que se afaste aquele que não é verdadeiro,exelente texto.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Já me acostumei com isso. Essa reação de "aversão" dos outros em relação a mim quando estou em meus momentos de "inspiração autêntica" já passam sem me causar dano algum. Só fico triste por eles, por não saberem ser espontâneos. #)

    ResponderExcluir
  6. Samanta,
    Boa tarde.
    Apesar de ter escolhido uma profissão que está entre as mais conservadoras e tradicionalistas possíveis, sempre fui adepto de quebrar regras e seguir aquilo que gosto.
    Portanto, como você mesmo diz, sejamos autênticos, independentemente de padrões e modismos...
    Parabéns pela postagem,

    Glauco

    ResponderExcluir
  7. Samanta querida, acredito que seja como quando temos noticias de um caso onde tem justiça, nos dias de hoje assustamos por incrível que possa parecer, mas o correto seria não assustarmos....mas enfim acontece, quando a justiça prevalece se pudéssemos soltaríamos fogos.
    Abs.

    ResponderExcluir
  8. É visto que essa maneira de agir diante da sociedade passou a ser o padrão, uma grande contribuição para que as pessoas se comportem dessa maneira, é a forma como a cultura do consumismo vem se instalando na vida cotidiana, "seja o que você consome", se sua vida está cercada de grifes, o mundo que o rodeia o tratará melhor, ou pelo menos lhe dará alguma atenção, isso é o que se prega basicamente na midia de nosso dia a dia. Dessa maneira, grande parte das pessoas se submetem a esse modus operandi na esperança de demarcar seu espaço na sociedade, não percebendo é claro, que sua identidade se esvai como água por entre os dedos. Assim, não vejo como retroceder esse processo, a menos que algo de grande impacto aconteça afetando toda a sociedade.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Miguxa de meu coração!
    Lindo,absolutamente verdadeiro!
    Você é a emoção em forma de ser humano,por isso tive e tenho tanta afinidade com você!
    Muitas pessoas me acham melosa,mas é meu jeitinho de ser,algumas não estão acostumadas com amor a gente entende né?
    Mas tenha certeza,que te levarei sempre em meu coração,posso não te conhecer pessoalmente,mas reconheço quando uma alma é amiga! E sei que foram muitas viagens para encontrar você minha companheira!
    Gosto do jeito que você é miguxa e amo seu jeito de ser!
    Bilhões de Parabéns!
    Sua fã,sua amiga!
    Cacau,kkk!
    Bjokas nesse coração autêntico!

    ResponderExcluir
  10. Oi amigaaaaa. Tudo bem?
    Menina, eu já arrumei tanta confusão por dizer o que penso, você nem imagina, rs. Não é fácil ser verdadeiro, rs, mas eu aposto nisso, pode crer.
    Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Samanta, parabéns pelo post. Ser autêntico choca os outros porque não é normal ser autêntico hoje em dia, por isso em todo os aspectos, ser autêntico faz a diferença. E é claro que com isso você se torna uma pessoa única, diferente dos outros, ou seja, fora do comum. Isso é que faz a diferença. 1 abraço

    ResponderExcluir
  12. É amiga, seria tão bom se realmente pudéssemos ser autentico cem por cento do nosso tempo. Não acredito que sejamos, pois se assim fossemos seríamos muito pouco a estar junto. Para que possamos conviver socialmente temos que fazer concessão, abrir mão de alguns valores. Lembro bem do tempo em que eu trabalhava. Sempre expus meus pensamentos sem me importar se iam concordar ou não e isso me custou muito caro. Louvo seu pensamento. Fico feliz que você consiga ser assim. Mas, me desculpe, a regra da sociedade não permite que sejamos. Vou contar um caso que aconteceu aqui no diHITT. Uma amiga postou uma notícia e fiz um comentário discordando dela. Sabe o que aconteceu? Nunca mais ela leu nada que publiquei, embora continue mandando suas indicações.

    ResponderExcluir
  13. Oi Samanta...
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-la pelo seu blog - Muito bom mesmo! Interessantes e reflexivas suas postagens.
    Quanto ao porque da autenticidade causar tanto espanto... arrisco-me a dizer que talvez seja um pouquinho de inveja por parte de quem se espanta. Como vc mesmo disse em seu texto, é preciso ter coragem para isso. Ser autêntico e não se importar com o que os outros vão achar ou pensar a nosso respeito ... Isso é para quem é original e tem coragem de fato. A gente precisa entender que não precisamos agradar a todos o tempo todo e sermos sempre ''queriinhos''... Concordo com vc, já temos tanto a carregar nessa vida... Que nossa autêncididade seja ao menos um fardo a menos pra gente!rs
    Bjão e mais uma vez, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Sam!
    Por medo de perder algo (normalmente cargo, fama) as pessoas optam por ser umas iguais as outras, pra ter as mesmas coisas, pois como bem disse, o autentico assusta. Não é raro vermos pessoas desesperadas escondendo o seu passado.
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  15. Oi Sam!!
    Estamos perdendo nossa identidade. É cada vez mais comum abrirmos mão de nossos valores para que possamos conviver em harmonia com o próximo. E aqueles que manifetam sua opinião, e tem a coragem de quebrar certos tabus sociais, são rotulados como criadores de caso, entre outras coisas. Porque isso assusta as pessoas e não estamos acostumados com esse tipo de atitude.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Muito bom seu blog!
    Isto eu me perguntava sempre, mas é que hoje em dia é tudo vaidade...

    Você tem que ser igual todo mundo, conhecer todo mundo, e ser como "eles gostam". Ser só mais um robozinho como os outros.

    O bom é que nem todo mundo é assim, e concordo que é preciso ter coragem, pois é mais fácil ser como os outros querem e fingir, porém ser o que é e mesmo assim conquistar pessoas, não tem preço!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Oi Samanta,
    Acho verdadeiro tudo o que você disse, mas gostaria de acrescentar apenas uma coisa: quem é autêntico, tem que saber aceitar a autenticidade do outro. Porém, não precisa haver julgamento, isso é nocivo, pois é o que sustenta o uso de máscaras.
    O que acontece é que normalmente as pessoas confundem autenticidade e franqueza com grosseria. Assim não dá, né? Então, nesse caso, vale um antigo ditado: "Quem fala o que quer, ouve o que não quer."
    Um grande abraço e parabéns pela postagem autêntica!
    Até mais

    ResponderExcluir
  18. é que ainda temos medo do que somos. Não aceitamos erros, fracassos, desilusões e isso nos frustra, fazendo com que acorramos para o outro lado do espelho que apenas produz apenas nossa imagem, nossa máscara. Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Ola Sam,
    ser autentico assusta, porque as pessoas estão acostumadas a serem enganadas, muitos preferem uma mentira doce do que a verdade amarga.
    Já passei por muitas saias justas por ser autentica, ou como dizem os meus amigos "transparente demais"

    Muito bom o teu post!

    bjus!

    ResponderExcluir
  20. Sam:
    Quando jovem eu me sentia super mal por ser encarada como bicho raro pelas outras pessoas. Cheguei até pensar em deixar de lado a minha autenticidade. Não consegui. Ou a gente é ou não é.
    Este seu post está tão nota 1000 que eu gostaria de colocar um link em meu blog.
    Aguardo sua permissão.
    mil beijos autênticos rsrs

    ResponderExcluir
  21. Olá, estou lhe indicando para o Prêmio Dardos.
    Por favor, participe.
    Retire seu selo em http://amigadamoda.blogspot.com e veja como seguir em diante.
    Parabéns.
    Abraços do Alê

    ResponderExcluir
  22. Ah faz tempo que eu não via um post assim, ser verdadeiro, porque ser o contrário?
    Falar o que é real, muitas vezes magoa menos, do que mentir, aliás que mentira não está com nada, só serve pra piora muita situação isso sim.
    Ah o que tem de ser autêntico, só faz o nosso eu ser mais valorizado, crescemos assim.
    Beijos Sam, adorei.

    ResponderExcluir
  23. Muito bom gostei desse assunto, hoje a menina que trabalha comigo foi demitida por ser autêntica! Ela só queria ser respeitada pelo fato de ser assim, mas existe uma barreira enorme de preconceitos arraigados nas pessoas de falsa moral, que "julgam a bala pela embalagem",e quando se deparam com pessoas assim, fazem de tudo para destruí-las, valeu muito bom seu post.

    ResponderExcluir
  24. Gostei do post.. concordo contigo... as vezes nem mesmo percebemos o quanto somos automatizados ...

    Obrigado pela visita lá no Poder da Escrita ... e parabéns ... vc foi uma das poucas que percebeu o erro.... apesar de ser bem obvio.^^

    voltarei mais vezes aqui ...

    bjossss

    ResponderExcluir
  25. Hello,Sam! Adorei o post. É disso que o mundo precisa. De pessoas autênticas, de mais verdade.O mundo está repleto de pessoas artificiais, moldadas,cheias de aditivos...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Anônimo19/11/10

    Oie flor...nossa! Como vc foi profunda em seu post hoje! ADOOOOOORO! Realmente o ser humano tem o "hábito" de buscar a aceitação a qualquer preço, e geralmente querendo ser o que não é, fingir é o termo certo, pq na verdade quando chega em casa, onde só os familiares o vêem, ai sim...ele realmente é o que é, sendo feio ou bonito, legal ou chato, generoso ou mesquinho, e blábláblá...rsrs...mas, a vida é assim, cada um quer ser o que não é, e o barco vai tocando...MAS EXISTEM VÁRIAS EXCESSÕES! Viva a liberdade de expressão, e vc poder ser o que é, pois assim só gostaram de vc quem realmente é seu amigo...um "chero" florzinha e obrigada pela visita, será sempre bem vinda...
    khelen

    ResponderExcluir
  27. A verdade é libertadora! Viva a verdade! Um abraço

    ResponderExcluir
  28. Olá Samanta!

    Hoje ouvi uma frase relacionada a isso: "Somos o que os outros querem". Na tentativa de agradar a gregos e troianos - seja para ser aceito, seja para tirar algum outro tipo de proveito - nos valemos das máscaras.
    O fato é que tudo isso não passa de pura enganação. E ninguém pode ser feliz vivendo de faz-de-conta, não é?
    "Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira". (RR)

    Beijos!!! :)

    ResponderExcluir
  29. É Sammmmm ... muitas pessoas que NÃO me conhecem dizem para outras:

    - a mais ela se faz de tão simpática ...!(e isso chega até mim)

    Caralh ... eu sou assim e ponto final.

    Se eu gosto de dar sorrisos, de espontaneidade isso é problema meu, se não gosta procure alg carrancudo e de mal com a vida, que odeia sorrisos.

    É simples, eu respeito quem não é como eu e por isso não fico concebendo ideias falsas dessas pessoas e pior ... falando para os outros!!!

    É feio não aceitar com maturidade as diferenças entre as pessoas e mais ridículo ainda é provar aos outros através de ''fofoquinhas'' sua falta de princípios!

    Ameu teu post!

    E viva nossa espontaneidade!

    =D

    ResponderExcluir
  30. Por isso tanta gente gosta de você (eu incluído), pela autenticidade. Pena que no mundo escondido de hoje em dia seja tão difícil para tantos admitir. Eu adorava o clip "Do the Evolution" do Pearl Jam quando era muleque. Hoje dá medo por ver que está se tornando verdade. Se esconder virou moda. Fugir não é e nunca será o melhor caminho.

    Abração Sam!

    ResponderExcluir
  31. Oi Saaaaaaaaaaaaaaammmmmmmmmmmm
    Menina nao fala que eu sou purpurinada que eu gamoooooo hahaha !!!!
    Afff....eu tenho um jeito de ser muito sincero, mas nao aquelas sinceras que se tornam agressivas sabe, eu acho que eu sou uma realista mais "poética" rs !
    Nao sei explicar, se as pessoas forem sinceras sem agressividade nas palavras acho que nao choca nao , os outros conseguem parar e analisar que realmente é assim pra todo mundo , agora qdo a sinceridade vem mais ríspida choca e já aflora aquela vontade de ir contra !!!!!
    Mas SINCERIDADE SEMPRE , tb concordo que deve ser estressante alem de tanto problema na vida ainda ficar cuidando da segunda personalidade affffffffffffffffffff !!!!!!!!!
    Beijooooooooooooos

    ResponderExcluir
  32. Visite a atualização da Postagem do Selo, devido a um erro nem todos os indicados estavam aparecendo. Por favor desculpe a falha, estarei enviando essa mensagem para os meus 06 indicados. Obrigado.
    Abraços do Alê.
    Até aproxima.
    Parabéns.
    Link Atualizado:
    http://escrivaninhadoale.blogspot.com/2010/11/premio-dardos-selo-dardos.html

    ResponderExcluir
  33. Samantita, eu aprendi em algumas aulas de psicologia que nós representamos muito, á ser autêntico é ótimo, ser você mesma, assumir seus erros e acertos, isso tudo é muito legal desde que seja moderado, e você minha flôe é isso aí mesmo. Lhe admiro a cada postagem sua, falando umas verdades e tals.



    bjos da amiga Dani.

    ResponderExcluir
  34. Olá Sam ,
    Eu sempre digo que não vale a pena oferecer somente uma parte cuidadosamente selecionada de nós mesmo - a parte que que achamos que vai fazer as pessoas gostarem nós - para o mundo .
    Não vale pena... porque mais cedo o mais tarde você vai ser pego .

    O negocio é tratar de conviver bem com nossas imperfeições. E não ter medo de ser vulnerável.
    Penso que é isso .
    bjs
    Eninha

    ResponderExcluir
  35. Olá querida Samanta, em primeiro lugar parabenizar pelo grande sucesso do blog e em segundo pelo post, hoje mesmo fiz um outro comentário sobre autenticidade...e voe disse tudo, ser autentico é ser corajoso para enfrentar as criticas, por que quem é autentico é extremamente sincero e nesta sociedade que vivemos poucos ousam.

    Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Olá minha queridíssima amiga Samanta, boa noite!!!
    Belo texto minha amiga, adorei!!!
    Concordo minha amiga, todos deveríamos ser autênticos, ser realmente o que somos, mostrar o que realmente somos... mas não é o que acontece com a grande maioria, sempre estão maquiados e escondem o seu verdadeiro "eu", muitos até acabam pensando que são o que praticam.
    Parabéns pelo excelente texto, adorei minha querida amiga!!!
    Grande abraço e muita paz e luz para você e para os seus!!!

    ResponderExcluir
  37. Anônimo21/11/10

    Sammy, você me conhece... Nem que seja de uma outra encarnação! Senão, como me descreveu tão detalhadamente neste post? Especialmente no 1º parágrafo, que é a minha fuça, esculpida em carrara! Agora sei porque estás tão bem no ranking. Por puro mérito, e não por estratégia como uns e outros que ficam mendicando votos, visitas, comentários...
    Menina, você tem qualidades indiscutíveis. Não repare a demora em vir ao seu blog, mas quando intuo que algo é bom, deixo para saborear na sobremesa. Entendeu, my lady.
    Por favor, desconsidere um recado que o maluco aqui enviou a você, quando havia sida escrito para outra pessoa que, a muito mais tempo, me solicitava.
    Enfim... Adorei o conteúdo do blog, que sobressai-se ao layout sóbrio (ou sombrio, sei lá!)
    PS: Oportunamente, ao encerrar este comentário, o meu Media Player está tocando 'The Ilusion of Power' da banda Black Sabbath.
    Kisses, darling.

    ResponderExcluir
  38. Mais uma vez um grande texto, Sam. A muita causa de eu estar enfrentando tantos problemas assim hoje foi exatamente tudo isso que você escrever. A falta de sinceridade de uma pessoa, ela se escondeu atrás de máscaras, criou personagens e depois chegou de forma cruel pra mim toda verdade. Depois sumiu, não apareceu mais. Deixou dúvidas, muitas perguntas sem respostas. Assim como você eu defendo a verdade, a sinceridade. Que a pessoa seja realmente aquilo que ela é.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  39. Outro dia quando voltava do almoço um mendigo me abordou e pediu: "Moço, me dá uma moeda, não é pra comer não, é pra comprar cola pra cheirar...".
    Baita sinceridade!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  40. Querida Samanta, pensei em comentar esta sua postagem. Porém, ao ver que a mesma já tinha tantos comentários, desisti! E digo isto, pois sou uma pessoa muito autêntica... hauahuahuah
    BEIJOSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  41. Sam, minha miga querida!!!
    Demorei, mas cheguei...
    Eu acho que boa parte das pessoas se acostumou a viver num mundo revestido, de rostos cobertos por máscaras e talvez, por isto, se assustam quando encontram quem consegue estar bem com o que é. Muitos ainda preferem viver cercados por uma falsa ilusão de que o mundo é composto de pessoas perfeitas, quando na verdade muitas são apenas encenação constante daquilo que julgam apropriado. A originalidade perdeu o seu lugar para o ensaiado e mentiroso... Não tenho problemas com minha personalidade, sendo ela agradável ou não aos outros. Sou quem sou e vivo bem comigo. Busco o meu aperfeiçoamento, mas não induzo ninguém a crer naquilo que não sou. Como diz meu marido, é muito melhor termos a verdade, mesmo que em alguns casos doa, do que a mentira que ao ser descoberta, causa, adiante, danos irreparáveis.
    Eu olhei nos seus olhos e pude ver o quanto há de autenticidade e verdade na sua pessoa e se tivesse que dar um outro nome à autenticidade, daria o seu.
    Grande beijo, minha linda e querida!
    Jackie

    ResponderExcluir
  42. Anônimo22/11/10

    Oi Sam,

    Muito interessante este teu texto. E já me deu o que pensar aqui.

    Acho que vejo essa questão de uma forma um pouquinho diferente da maioria.

    Para mim a autenticidade legítima não assusta. O que assusta são os falsos autênticos que encontramos eventualmente pela vida afora.

    As pessoas verdadeiramente autênticas e que são raras, já aprenderam a deixar as máscaras de lado e a cultivar sua própria essência, com tudo que ela envolve em termos de defeitos e qualidades.

    Aprenderam a se aceitar e principalmente a se gostar exatamente como são, conhecem seus limites e sabem da sua luta na tentativa de superá-los.

    Mas elas aprenderam sobretudo que:

    Ser autêntico não significa afrontar os outros com sua autenticidade.

    Se não ligam para a opinião alheia, isso não significa que não sem importam com os sentimentos das pessoas.

    Já aprenderam que discordar e menosprezar a opinião dos outros não são sinônimos.

    Se estão alegres, sabem respeitar a tristeza do próximo.

    Se estão de bem com a vida apesar dos problemas, tentam compreender quem ainda usa o mau-humor e a irritação como conselheiros.

    Se cultivam seu próprio estilo, tentam não criticar quem corre atrás da mesmice para ser aceito, pois sabe que cada um de nós tem sua forma própria de aprendizado e que cada um a seu tempo vai acabar chegando onde tem que chegar.

    Se recebem as pedradas, como você colocou no texto muito bem, tem a perfeita noção de que a agressividade é a máscara que tenta esconder o medo e a insegurança, ainda que ela mesma não a use ou jamais a tenha usado.

    Se percebem que seu modo de ser incomoda, ainda que seja revestido pela capa da gentileza e tenham a convicção de que não tem intenção de prejudicar ninguém, apenas lamentam e seguem adiante.

    Pessoas como essas são difíceis de encontrar, mas iluminam o ambiente onde chegam. E penso que a maioria não se assusta e nem se espanta, ao contrário, não quer é sair de perto. Você sempre as encontra cercadas de amigos.

    Estranho, mas agora que acabei de escrever inspirada em pessoas verdadeiramente autênticas que tive o privilégio de conhecer nessa vida, percebi que, apesar do pouco tempo que lhe conheço "virtualmente", você passa nitidamente a impressão de possuir as características que elenquei.

    Preciso dizer que adorei o Post?

    Bjs

    ResponderExcluir
  43. Grande Samanta, a questão básica é a seguinte, todos mentem, todos são hipócritas, nós se acostumamos com isso, e a verdade a sinceridade ofende muita gente, então, vivemos no faz de conta que você gosta de mim, eu faço de conta que gosto de fulano e nós fazemos de conta que gostamos de todo mundo, assim vivemos felizes hipócritamente, entretanto, somos policitamente corretos ...

    ResponderExcluir
  44. Anônimo22/11/10

    Olá meus queridos amigos e amigas !!!!

    Obrigada a todos pelas contribuições, falando abertamente e com muita autenticidade sobre suas opiniões a respeito deste assunto !
    Fico muito feliz que tenha trazido uma reflexão e até alguns desabafos, e agradeço pelos elogios !!!

    Muuuuito obrigada a todos, pela presença, carinho e participação !!
    vocês são muito bem vindos e queridos aqui neste espaço !!

    Um super mega ultra beijo da Sam !!! ;)

    ResponderExcluir
  45. Eu fico com a frase do poeta :Somos Quem Podemos Ser - Engenheiros do Hawaii

    ResponderExcluir
  46. Oi Sam, estou supermega atrasada.... mas não podia deixar de vir aqui e deixar minha satisfação com seu texto!
    Lindona, são poucas as pessoas que tem o desprendimento necessário para serem autênticas, pois a autenticidade exige desprendimento, exige verdade, exige coragem....
    Embora eu não recrimine os não autênticos, fico triste, pois vejo que ainda são presos a ditames sociais, a verdades impostas, a medos criados.....
    Aprecio e admiro as pessoas autênticas, mas aqueles autênticos de coração, que são os lúcidos, os ternos, os que sabem como e quando se posicionar e principalme nte sabem da importância de suas palavras na vida de cada um que as escutar.....
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  47. Samanta, começo com uma excelente frase de Adolf Rudnicki:

    "Vivemos num mundo ameaçado, e neste mundo o único valor autêntico que nos resta é a vida, nada mais que a vida."

    As pessoas vivem revestidas de formalidades.
    Assim, procuram não se expor. Outras acham que com isso se preservam.

    Eu sou uma pessoa transparente, de um lado é muito bom, eu sou autentica nas minhas atitudes e palavras. Eu me responsabilizo pelo que faço, é o meu caráter. Contudo, eu tambem acabo ficando vulneravel, pq vivo num mundo apinhado de seres egocentricos, injustos e maquiavelicos.

    Não consigo, já vivendo tanto, ser menos, eu sou isso ou mais do que isso. E sofro por isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  48. Belo texto.
    Realmente as pessoas tem medo de mostrarem quem realmente são, pois ninguem gosta de ser julgado ou criticado
    Hoje no mundo o que foge da regra é sinônimo de errado...vc tem que ser isso, aquilo, senão vai ser excluido
    O mundo da preceisando de mais gente fora da "média"
    Como diz Pitty: "seja vc, mesmo que seja bizarro!"
    Ah, obrigado pelo comentário no meu blog (PiraS), muito bom o teu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  49. Anônimo27/1/11

    A sua maneira de escrever baseada no achismo é bem inautêntica. Fundamente seus argumentos, apesar de ter escolhido um tema interessantíssimo - Heidegger trata deste assunto com propriedade - você faz uma confusão entre o conceito de autenticidade e personalidade. Busque melhorar seus artigos, existem pessoas que acreditam em você. Não as torne inautênticas! abraço e continue tentando.

    ResponderExcluir
  50. Anônimo27/1/11

    @Anônimo
    Boa tarde,

    Primeiro, não respeito opinião de anônimos, segundo você foi a única pessoa confusa aqui com meu raciocínio, terceiro escrevo minha opinião e todos aqui são muito inteligentes para discernir o que é melhor para a vida deles, quarto estou procurando sempre melhorar meus artigos e assim seguirei independente de comentários anônimos.

    ResponderExcluir
  51. Não respeitar a opinião de alguém ainda que seja anônimo é uma maneira bem interessante de ser autêntico. (concordo plenamente com você) Não fui confuso quanto ao teu raciocínio, ele está realmente confuso. Quanto ao terceiro ponto você está bem controversa: diz da inautenticidade das pessoas e acredita que todos os "escolhidos" que lêem o seu blog estão aptos a serem autênticos (quem lhe garante isso?) E no quarto ponto, já que você está sempre procurando melhorar os teus artigos - e isso é excelente - procure ouvir críticas com bons ouvidos, isso costuma ajudar e debates abertos são sempre produtivos. Muito prazer! Meu nome é Tiago Ellis. e meu email é: tiago_ellis@hotmail.com. Não me identifico de outra forma por não ter um blog. Desculpa-me! (emprestei esse aí de um espaço antigo...rs!)

    ResponderExcluir
  52. Anônimo27/1/11

    @Renato Swietz
    Olá Tiago, seja bem vindo ! Agora que se identificou, tudo flui muito melhor.
    Quem sou eu para dizer se os leitores estão aptos ou não a isso... O que eu quis dizer é que são bastante inteligentes para saber discernir se o que eu digo é bom ou não para as suas vidas, respondendo a sua frase : "Não as torne inautênticas".
    Coloco aqui minha humilde opinião ou impressões dos assuntos que me interessam, e cada um refletirá sobre isso da maneira que lhe convier e usará como bem entender, não sou responsável por isso.
    Não concordo contigo que o texto está confuso, talvez você esperasse uma abordagem diferente; digo isso levando em consideração que todos os leitores acima compreenderam minha colocação perfeitamente.
    Sobre críticas, concordo contigo, preciso começar a aceitá-las, mas vou aprender, em 5 meses de blog, esta é a primeira :)
    Um abraço

    ResponderExcluir
  53. Bom, na verdade esperava uma abordagem mais analítica do tema. Mas enfim, existem muitos conceitos, tais como; opinião, autenticidade, capacidade e tantos outros que são frutos de sérios trabalhos linguísticos e filosóficos, justamente por vivermos em um mundo de "inautenticidades" há que se ter muito cuidado para não esbarrarmos nesses conceitos sem nos preocuparmos muito. Achei seu blog por acaso, e não sei qual a sua real intenção com ele. Entenda que se critiquei não foi por desprezo ao teu texto, mas pelo contrário por apreço ao tema. Sou estudante de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto, onde desenvolvo pesquisa em Ética e trabalho bastante com a questão metafísica, trabalhos essencialmente voltados pra a interpretação humana. Espero que possamos manter uma linha de contato e debate em que possamos ambos evoluir em nossos conhecimentos. Deixo meu email aberto a você sempre que quiser debater algum tema. Obrigado! e um abraço,

    Tiago Ellis

    ResponderExcluir
  54. Anônimo27/1/11

    @Renato Swietz
    Olá Tiago, esqueci de uma coisa importante - Seja bem vindo !
    Entendo que pela sua formação queira algo mais elaborado, mas aqui é o seguinte, eu sempre fui uma moça tímida e introvertida que a 2 anos se mudou para longe da família e dos amigos... Com isso a solidão apareceu e resolvi escrever ( coisa que nunca tinha feito antes...) como que para conversar comigo mesma e felizmente, muitos vieram me fazer companhia.
    Explico isso porque assim entenderá minha maneira de abordar os temas, é tudo muito pessoal e às vezes, como deve ter lhe parecido, leigo. Este espaço é para minha diversão e para os amigos e quem mais quiser participar, porém não é fruto de pesquisas e nem de estudos, são só experiências e opiniões. A minha intenção aqui é só esta, diversão, fazer amigos e aplacar a solidão, por isso esta variedade de temas.
    Agora entendo sua posição e a respeito e acredito que possa me ensinar muito também, obrigada por disponibilizar seu e-mail.
    Mas não leve meus textos tão a sério, sinta-se na sala da minha casa batendo um papo, eu digo o que penso e você também, e depois ambos refletimos sobre, ou não hehe
    Um abraço !! ;)

    ResponderExcluir
  55. Anônimo2/2/11

    @Glauco MarchezinOlá querido amigo Glauco !!!

    Excelente seu comentário, complementou bem o meu texto !
    todos temos que seguir certas tradições e costumes, mas existem pessoas que abrem mão do que são usando máscaras, muitas vezes por medo de não ser aceita pela sua essência e isso trará infelicidade com certeza !!

    Obrigada pelo carinho e presença !!!
    Um abraçããooo pra você e sua família !!! :)

    ResponderExcluir
  56. Anônimo2/2/11

    @JuciferJuuuuuuuuuu querida ruiva maravilhosa e purpurinada !!!

    Este post é uma homenagem a pessoas como você que são totalmente transparentes e sinceras, que não tem medo de ser o que é !
    Isso causa reações radicais, ou amam ou odeiam !
    Mas eu nem ligo, o amor que recebo por ser assim vale muito mais do que as pedrinhas que me jogam !

    Aproveito aqui pra dizer o quanto te admiro e respeito, e peço que continue sendo assim esta pessoa que nos contagia de luz e verdade !!

    Obrigada pela presença aqui e no blog e também por ter parado de revelar os detalhes sórdidos huaiahuiahaiia

    Um mega ultra super beijaaaaaaaaço

    ResponderExcluir
  57. Anônimo2/2/11

    @Fatima ZaninOlá querida Fátima !!!

    Aproveito para te elogiar também, pois pelo que acompanho aqui no site você é sempre autêntica e mantém a sua essência independente do meio !
    Com o tempo vamos aprendendo mesmo a diferenciar as pessoas e manter próximos somente aqueles que nos acrescentam algo :)

    Obrigada pela presença aqui no blog e pelo carinho de sempre !!

    Um beijoooo

    ResponderExcluir
  58. Anônimo2/2/11

    @Principe EncantadoOlá querido Príncipe !!!

    Falou e disse com sabedoria !!
    Primeiro porque é preciso mesmo coragem para se expor, sem dúvida !
    Mas se as pessoas se conscientizassem que isso contribui para um mundo infinitamente melhor e para sua felicidade pessoal, creio que tudo seria mais fácil :)

    Obrigada pelo carinho e pela presença aqui no blog, sempre abrilhantando meus artigos !
    Fico muito feliz !!!

    Um abraçããooo

    ResponderExcluir
  59. Anônimo2/2/11

    @Bruno CostaOlá !!!

    Gostei da sua colocação, quem desejar manter sua autenticidade, terá mesmo que estar preparado para as mais diversas reações e se deixar que isso lhe magoe ou atinja, vai estar envolto na pior parte da coisa e talvez isso acabe tolhendo a sua originalidade, com o tempo.

    Obrigada pela presença e participação !!!

    Um abração

    ResponderExcluir
  60. Anônimo2/2/11

    @NeusapaeOlá Neusa querida !!!

    Adorei a sua colocação !!! É isso mesmo ! perfeito !
    São coisas que deveriam ser naturais e até óbvias, mas estão tão deturpadas pela sociedade que acabam causando surpresa !
    Que loucura !

    Obrigada pelo seu excelente comentário e pela presença !!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  61. Anônimo2/2/11

    @manoelOlá querido amigo Manoel !!!
    Que bom tê-lo por aqui no blog !

    Concordo com o que você disse, não é possível mesmo ser autêntico o tempo todo, principalmente em nosso ambiente de trabalho, precisamos ter moderação em certos aspectos.
    Na verdade o meu apelo é pras pessoas que usam máscaras em situações sem nenhuma necessidade, simplesmente para obter uma aceitação ou para se destacar em algum assunto.
    Isso é sofrimento desnecessário.

    Sobre a amiga, ser autêntico também tem um preço, podemos analisar da seguinte maneira, se uma pessoa não tem estrutura para aceitar um argumento contrário, colocado com educação, claro, com certeza esta pessoa não fará falta em seu círculo de amigos.
    Quem souber apreciar a sinceridade, sem dúvidas aprenderá com isso e não se afastará de você.

    Obrigada meu querido amigo pela presença e excelente comentário, fico satisfeita !!

    Um abraçããooo

    ResponderExcluir
  62. Anônimo2/2/11

    @Cleide de PaulaOlá Cleide !!!

    Obrigada pelo excelente comentário !!
    Realmente, não adianta ser autêntico e apedrejar quem também o é, aí seria hipocrisia.
    Mas sobre este assunto o que mais lamento são as pessoas que justificam a sua falta de educação e respeito, argumentando que isso é Personalidade e Originalidade !
    Não, isso é grosseria, você pode ser autêntico e educado, sem nenhum problema, basta ter inteligência para se expressar...

    Um beijão

    ResponderExcluir
  63. Anônimo2/2/11

    @FantasmaOlá querido Fantasminha !!!

    Verdade isso, sem auto aceitação e uma auto estima bem forte, não dá pra segurar a onda de ser autêntico, pois isso requer uma segurança bem enraizada.

    Obrigada por vir participar e prestigiar o artigo, fico feliz com a sua presença !!

    Um enorme abraço

    ResponderExcluir
  64. Anônimo2/2/11

    @Clarice Martins Rodrigues LimaOlááá minha doce e querida Clarice !!!

    Que bom vê-la por aqui !!!

    Pois é amiga, as pessoas complicam demais as coisas, não seria tudo mais fácil se fôssemos verdadeiros, isso não quer dizer, desagradáveis, meu post é para as pessoas que usam máscaras nos momentos em que não há necessidade, só parar serem aceitos ou para cumprir alguma convenção social... uma lástima isso.

    Mas vamos aprendendo a detectar, pelo menos alguns, e deixamos eles lá absortos em sua própria ilusão.

    Obrigada por vir prestigiar meu artigo Floooor !!! Fiquei feliz !!

    Um mega beijooo

    ResponderExcluir
  65. Anônimo2/2/11

    @Marcos MolinaOlá Marcos !!!

    Perfeito seu comentário !
    Infelizmente assim como esta moça, muitas pessoas sofrem diariamente e tem sua originalidade tolhida pelo simples fato de que estas atitudes verdadeiras e sinceras, são mal vistas pela sociedade.
    Uma pena, porque era pra ser bem ao contrário, todos deveríamos poder mostrar nossas particularidades com naturalidade.

    Obrigadíssima pela ótima participação !!

    Um enorme abraço

    ResponderExcluir
  66. Anônimo2/2/11

    @DenyOlááá Deny gatíssimaaa !!!

    Menina eu amei este seu comentário !!!!!

    Acontece isso comigo também, vira e mexe algum azedo fala : Ah que falsa, trata bem todo mundo, vive sorrindo etc e tal !!!
    Que falsa o cacete ! eu sou é feliz !!!
    Adoro tratar bem as pessoas e só perco a linha quando o sangue ferve mesmo e se não tenho nada de bom pra dizer, prefiro ficar quieta, não acho graça em pentelhar os outros com isso, nem acho necessário.
    Eu sou simpática e sorridente mesmo, dá licença ?? kkkk

    Que coisa não, tem mesmo que seguir seu conselho, não gostou vai procurar algum azedume por aí ou alguém que vive choramingando, pq comigo não rola mesmo !

    Eu não gosto dos autênticos azedos, mas fazer o que né, cada um no seu quadrado, temos que respeitar, então eu só me afasto e deixo eles pra lá.

    Gata, obrigadíssima pela presença aqui no blog com este comentário perfeito e sempre com este carinho todo, fico muito feliz !!

    Um beijããooo

    ResponderExcluir
  67. Anônimo2/2/11

    @Dani SansOlá Dani queridaaaaaaaaaa !!!

    Fiquei muito feliz e lisonjeada com seu comentário !!!!
    E por ter compartilhado conosco sua argumentação baseada nas aulas !

    Obrigado de coração pela presença aqui no blog e é claro, pelo seu carinho !!!
    Você é sempre muito bem vinda !

    Um mega super ultra beijoooo

    ResponderExcluir
  68. Anônimo2/2/11

    @Eninha CamposOlááá Bela Eninha !!!

    Concordo com a sua colocação !!
    Realmente é melhor mostrar logo tudo e quem gostar, gostou ;)
    Eu já tive uma fase da vida que ficava milimetricamente mostrando só o que eu achava que era bom, mas me lasquei, só quando aprendi a me mostrar por inteiro, com erros e acertos, é que realmente fui amada de verdade !!

    Obrigada pela presença querida, e pelo carinho !!
    Um beijããooo

    ResponderExcluir
  69. Anônimo2/2/11

    @Dú PirolloOieeee Dúúú !!!!

    Sua presença sempre me deixa lisonjeada e feliz !!

    Gostei muito quando citou que muitas vezes as pessoas vivem tão submersas nesta ilusão que criam, que acabam por acreditar nisso !
    Perdendo assim sua verdadeira essência !! Isso é uma realidade !
    Obrigada por abrilhantar meu espaço com sua presença, participação e amizade virtual !! :)

    Um enorme abraço

    ResponderExcluir
  70. Anônimo2/2/11

    @Jackie FreitasOlááá Jackieeeeeeeeeeee minha Ídolaaaa !!!

    Ueepaaaa, que bom que veio me prestigiar mesmo aí na correria mulher !!! Fico feliz e é lógico, honrada !!

    Como sempre seu comentário dispensa comentários ! Eu vou fazer um blog que vai bombar só com seus comentários postados !! eita nós, vai escrever bem assim lá ...no meu blog !! kkk

    Miga querida, sábias palavras, muitas vezes as pessoas mergulham tanto nesta ilusão que elas mesmas criam para mostrar aos outros que acabam acreditando que isso é benéfico e que assim serão aceitas com mais facilidade, mas seu marido também tem razão, a verdade às vezes pode não ser muito bela e nem alegre, mas com certeza nos poupará de muitos dissabores futuros !

    Fico muito feliz que mesmo naquelas poucas horas , mas maravilhosas que compartilhamos, ter te passado confiança e verdade nos meus olhos, eu sou isso aí mesmo que todos vêem, tenho meus defeitos e conflitos e nem sempre estou certa, mas gosto do que sou e procuro sempre melhorar :)

    Um beijo enorme e que Deus ilumine vc e sua linda família neste momento de mudanças, que a luz acompanhe vcs sempre !!!
    te adoro muitãzão mesmo !!! :)

    ResponderExcluir
  71. Anônimo2/2/11

    @blogdacomentaristaDenize minha queridíssima !!!!


    Amiga do céu que comentário MA-RA-VI-LHO-SO !!!!
    Simplesmente PERFEITO ! Complementou lindamente e com maestria meu texto !
    Não tem nem como eu dizer algo, a não ser muitíssimo obrigada pela incrível participação !!!

    Agradeço também o imenso carinho por ter postado em meu blog, sem dúvida nenhuma, abrilhantou meu espaço !

    E fico feliz de ter lhe passado uma boa impressão, apesar do pouco tempo de convívio virtual, isso é muito gratificante e me deixa imensamente feliz !
    Lhe admiro e respeito muito e sua opinião é super importante !

    Mega beijããooooooo

    ResponderExcluir
  72. Anônimo2/2/11

    @joselito bortolottoOlá queridoooo Joselitooo !!!

    Não vou ser hipócrita e dizer que sou 100% santa, que amo todos e que não conto minhas mentirinhas, mas acredito que muitas pessoas exagerem se comportando assim até mesmo quando não é necessário só em busca de aceitação.

    Mas agora me diga uma coisa, eu sou politicamente correta, mas gosto de você !!! e você hein, gosta de mim ???
    Nem precisa responder porque tenho quase certeza de que você é sim, uma pessoa autêntica e nem passaria por aqui se fosse o contrário... ou não.... kkk brincadeirinhaaa

    beijocas e obrigada pela presença !!!

    ResponderExcluir
  73. Anônimo2/2/11

    @Valéria BrazOlááá querida Valéria !!!!!

    Ai menina pára de escrever bonito assim, não dá pra eu falar nada agora !!! Fiquei muda ! kkkk

    Flor, obrigada por vir prestigiar meu artigo, pois não importa a hora, sua presença é sempre bem vinda e querida e suas palavras maravilhosas abrilhantam meu espaço !!

    Gostei muito da parte em que você diz que os autênticos de coração são os lúcidos, ternos e que sabem se posicionar na hora correta e também o valor das palavras ! Perfeito !!!

    Um beijãooozãooo

    ResponderExcluir
  74. Anônimo2/2/11

    @SissymOI Sis querida !!!!

    Não tenho dúvidas da sua autenticidade e embora possa magoá-la às vezes, esta é uma qualidade maravilhosa de quem ainda tem pureza no coração !
    te admiro muito por isso !!

    Um beijo enorme e agradeço novamente o carinho e a presença aqui no blog ! :)

    ResponderExcluir
  75. É VERDADE, PORÉM SER NÃO É FÁCIL. EU SOFRO MUITO AS VEZES, POIS ALGUMAS PESSOAS NÃO ACEITAM UMA PESSOA AUTENTICA. SOMOS VISTOS COMO MALUCOS, GROSSOS, SAFADOS.... ENTRE OUTROSSSS.
    GOSTEI MUITO DO SEU BLOGGGG. BJSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisa,

      Concordo contigo, é bem difícil, infelizmente, como mencionei no começo do texto, muitos julgam os que tem coragem de ser quem são, que agem com espontaneidade, alguns até mesmo depreciam, talvez por se sentirem ameaçados ou por nutrir um preconceito, querendo que todos sejamos iguais, como bonecos feitos em série...
      Sofro muito com isso desde nova, por isso resolvi escrever sobre o assunto, por um lado não nos aceitam, e por outro nos endeusam... Autenticidade deveria ser algo normal, afinal, demonstra sinceridade ;)
      O importante é não abrirmos mão de nossa essência para agradar uns e outros :)

      Fico feliz que tenha gostado daqui, seja sempre bem vinda ! Grande beijo e boa semana ! :D

      Excluir
  76. Não adianta, por mais que você use bons argumentos, tentando não ferir o outro vc vai ferir. Mas temos que conviver com isso, por vezes vai soar grosseiro, mas é a vida. Ninguem agrada a todos, nem Jesus agradou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miguel, seja muito bem vindo !

      Por experiência própria sei que nunca agradaremos a todos, e que mesmo bem intencionados, seremos mal interpretados, mas já que é assim, melhor então sermos autênticos e seguirmos em frente mantendo a nossa essência :)

      Obrigado pela presença :) Um abraço e bom fim de semana !

      Excluir

Obrigado pela presença! É a sua participação que abrilhanta este espaço! Sinta-se em casa :)

emo-but-icon

Autora do Blog

Sobre a autora e o Blog Facebook Instagram Google Plus Twitter Image Map

Novas

Comentários

No Vrsam

  • …

    Postagens
  • …

    Comentários

Feed-se

Icon Icon

Facebook :)

Amigos

Recomendação de leitura

Destaques do Mês

item