Criticar ou Opinar com Grosseria Anula sua Credibilidade
http://www.vidarealdasam.com.br/2011/07/criticar-ou-opinar-com-grosseria-anula.html
"Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar."
Criticar é uma arte, só tem o direito de fazê-lo quem tem a intenção de ajudar, do contrário, melhor talvez não se manifestar.
Li um artigo muito interessante que descreve que a crítica é um apanhado elaborado de fatos e conhecimentos expostos com imparcialidade, no intuito de fazer o outro refletir sobre o assunto e tomar suas próprias conclusões e decisões.
Portanto, quem critica tem o dever de ter mais base e conhecimentos sobre o assunto do que o criticado.
Já quando foge desta imparcialidade, chamamos de opinião.
Uma opinião é o que acreditamos ser certo ou errado juntamente com nossa percepção e experiência sobre o assunto, mas seja uma crítica ou opinião é importante saber se expressar com elegância e educação.
Alguém dá créditos a quem chega esbravejando, usando termos chulos ou desprezando outra pessoa, fato ou assunto?
Por mais que esta pessoa esteja correta, já desperta antipatia, raiva e, nos deixa na defensiva sem vontade ou interesse de refletir sobre seus argumentos.
Grosseria ao se expressar também demonstra problemas de auto-estima, raiva reprimida ou talvez uma forma de auto-defesa diante das relações sociais.
Quem dá uma opinião ou faz uma crítica com educação, bons argumentos e calma, tem muito mais chances de ser ouvido e motivar uma reflexão ou mudança.
Já os "apedrejadores" só conseguem ser mal vistos desde o início e não tem resultados satisfatórios, podem até começar um debate mas, sem dúvidas todos os ânimos estarão alterados, o que não contribui para uma discussão racional e produtiva.
Sejamos espertos e inteligentes na hora de opinar ou criticar, sei que, alguns assuntos fazem o sangue ferver mas, na impulsividade e na agressividade não existe discernimento do que é o melhor e do que deve ser considerado.
Outro ótimo ponto é que, se controlar diante destas situações mais "inflamáveis", acaba nos fazendo exercitar a comunicação e como expor melhor nossa posição ou pensamento.
Não adianta tentar intimidar alguém impondo algo, mostrando seu desprezo ou indignação com grosserias, isso anula sua credibilidade e sua crítica-opinião pode cair no esquecimento, já quando nos colocamos com educação, mas de maneira firme e respeitosa, as mudanças podem acontecer, pois o outro irá considerar o que foi dito e refletir sobre o assunto, e isso melhora consideravelmente as chances de sucesso.
Lembrando a todos que esta é só minha humilde opinião.
"A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor."
(António Vieira)
Excelente texto, minha amiga. E parabéns pelo novo visual daqui.
ResponderExcluirAbração.
Samanta, post maravilhoso. Penso que a crítica quando é feita de forma construtiva, nos ajuda muito. Agora, quando vem com grosserias, provoca efeito contrário - nos irrita e não ajuda em nada. Parabens. Forte abraço e ótima semana.
ResponderExcluirOla samanta, bom dia,
ResponderExcluirEm primeiro lugar o novo visual, esta lindo, leve e agradavel de se ver,e como sempre admiro muito suas postagens sempre objetivas, e esta é realmente algo muito construtivo onde você destaca a forma como expressamos nossa opinião em relação a tudo.Quando respeitamos a opinião de alguém mesmo que seje contrária a nossa estamos ganhando um espaço com esta pessoa ou seja a credibilidade, sem ofensas, sem mágoas e sem grosseria, ganhamos a oportunidade de espaço.opinar não significa impor teus conceitos e sim dizer o que pensa de forma que seja aceito.abraços com admiração..
Oi minha querida "Daniela Sam"... na minha também humilde opinião uma pessoa quando parte para agressividade e/ou xingamentos, se tinha razão perde-a totalmente!
ResponderExcluirAdoro discussões onde haja força de argumentação e conhecimento, e nestes casos não há imposições e nem xingamentos, mesmo quando os ânimos se exaltam, pois há respeito e consideração pelo outro, mesmo que estejam em posições opostas!
A crítica (muito bem colocado por você) só deve ser feita quando há mais conhecimento, e mesmo assim deve ser apenas construtiva, pois é a única que tem sentido e relevância. "Se quer mostrar um defeito, antes mostre a solução!"
A opinião se mostra muito mais através da vivência do qeu do conhecimento, e quando exposta deve deixar claro que é uma opinião diante daquilo que acredita e vivenciou na vida, com isto fica claro o respeito pela crença e vivência do outro, se tornando assim uma rica troca de vivências.
Seja uma ou outra, se não houver respeito, haverá um vácuo entre argumentar e querer enfiar goela abaixo tirando todo o aprendizado!
Beijo no coração.... ótimo texto!
Ps. Adorei o novo visual!
Olá minha querida Sam.
ResponderExcluirComo diz o amigo Rório, deve ser uma critica construtiva e não destrutiva, deve-se analizare tudo antes de abrir a boca p falar.
Beijao
JB
Valéria meu anjo, hehehehe, foi a Samanta que enviou , não foi a Dani Sans, desculpe-me pela observação, foi construtiva!
ResponderExcluirBeijao e ótima semana
JB
Olá Samanta, muito bom o post.
ResponderExcluirNão tem sentido alguém opinar/criticar de forma assintosa, faltando com o respeito ao autor do tema/post/texto, não é?
Respeito é bom e devemos preservar isso não só na blogosfera, como nas nossas relações diárias, senão corremos o risco de "ser o coro de um homem/mulher só"
Como sou freguês, rs...
Passei para deixar-lhe um abração e parabenizá-la por mais um ótimo texto!
Concordo plenamente....bjs querida
ResponderExcluir@Pensador Louco
ResponderExcluirOlá amigo Pensador !!!
Fico feliz que tenha gostado da postagem e do novo visual !!
Obrigada pela presença e participação !
Um enorme abraço e boa semana !
@Ródrio
ResponderExcluirOlá querido amigo Ródrio !
Que bom que gostou do texto !
Concordo contigo, uma crítica feita da maneira correta nos ajuda a melhorar e refletir sobre o assunto, mas quando a argumentação vem cheia de animosidade, não nos abrimos para receber a mensagem, pois educação não faz mal a ninguém, não é mesmo !
Obrigadíssimo pela presença e participação !
Um abração e boa semana !
@Cecilia sfalsin
ResponderExcluirOlá querida Cecília !!
Puxa, que bom que gostou do visual novo !! A idéia era ficar mais clean , mas ao mesmo tempo personalizado :)
Obrigada pelo elogio, fico feliz em saber que aprecia a maneira como me expresso, pois me sinto aqui conversando com vocês, então quero que seja agradável para ambos :)
Gostei da sua colocação, respeito é imprescindível, mesmo quando discordamos e se nos expressarmos com educação, as chances do debate ser produtivo e saudável é muito maior !
Obrigadíssimo pela presença, participação e incentivo !
Um beijãooo e boa semana
Oi Sam, minha linda e amada miga!
ResponderExcluirOlha, esse novo visú do blog está maravilhoso! Adorei, parabéns!
Quanto ao texto, também acredito nas críticas construtivas como verdadeiro intuito de ajudar na reflexão e aprendizado. As críticas construtivas nos fazem enxergar por outros ângulos, através de novos olhos. As pessoas que saem destilando veneno, tornando as suas amarguras e até mesmo deficiências como pontos centrais de suas críticas, só evidenciam o quanto vivem na cegueira acerca da vida e dos outros. Algumas pessoas confundem sinceridade com grosseria e até se acham originais por isso, mas não percebem que para qualquer relação, até mesmo na exposição de críticas, é preciso ter diplomacia e educação. Somos diferentes uns dos outros e é obvio que discordaremos de algumas coisas, mas isso não nos torna senhores absolutos de verdades! É importante respeitar o modo de ser e pensar de cada um e, também, de não agredir quem pensa diferente de nós.
As críticas colaboram para o crescimento, enquanto as agressões só despertam o lado mais mesquinho e primitivo humano. Para criticar, como você bem coloca no texto, é preciso ter uma visão imparcial e dotada de conhecimentos que transformem em argumentos saudáveis aquilo que achamos que vai acrescentar...
Tenho muita pena das pessoas amargas, miga. Muita mesmo! Porque perdem excelentes oportunidades de ampliarem suas visões quando se fecham na ignorância de seus atos!
Querida, parabéns por mais esse excelente post reflexivo e pertinente! Você, como sempre, arrasou!
Grande beijo,
Jackie
@Valéria Braz
ResponderExcluirOlá bela Valéria !!!
Concordo contigo, argumentar com agressividade já começa errado e ninguém dá atenção, muito menos sente vontade sequer de refletir sobre o que foi dito.
É totalmente possível ter uma opinião contrária e expor de maneira educada, convidando assim o outro a analisar com boa vontade o que dissemos.
Pra mim, quem já chega com grosseria, das duas uma, ou não tem argumentos sólidos e convincentes, ou é mesmo uma pessoa desequilibrada e mal educada...
Gostei da frase que nos trouxe, é isso mesmo, de que adianta criticarmos se nem ao menos temos um caminho para a solução ou verdade ?
E assino embaixo da sua última colocação, respeito é importantíssimo e de nada adianta impor uma questão.
Que bom que gostou do visú !
Obrigadíssimo pela presença e participação !
Um super beijo e boa semana !!!
@Jb Pires
ResponderExcluirOlááá querido JB !!!que bom que veio participar !
Concordo contigo, críticas devem ser expostas apenas com o intuito de ajudar e não de denegrir ou menos prezar ninguém !
Obrigada pela presença !
Um beijão e boa semana !
@Jb Pires
ResponderExcluirAmigo, eu acho que ela me chama assim por causa do Karatê Kid !!! hehehe
mas agora fiquei na dúvida heinnnn kkkk
Beijossssssss
@Cidadão Araçatuba
ResponderExcluirOlá querido amigo, é um prazer tê-lo aqui !
Totalmente verdade a sua colocação, respeito é imprescindível em qualquer tipo de comunicação ou relação, é possível discordar sem ser grosseiro ou mal educado, basta ter bons argumentos e educação :)
Fico feliz que tenha apreciado !!
Obrigadíssimo pela presença !!
Um abração e boa semana !!!!
@Catia Pipoca
ResponderExcluirOlá linda Pipoquita !!!
Que bom que concordamos !
Obrigada pela presença e participação !!
beijosss e boa semana !
Querida Samanta.
ResponderExcluirExcelente seu artigo li e parabenizo.
Mas veja o meu caso, um certo ninguém entrou de gaiato e só nas mensagens quais enviei e comentei também; resolveu do nada atacar-me com uma liberdade qual já sabia a quem fazer, fez a uma outra, mas creio ter sido apenas para disfarçar. Em momento algum eu o desclassifiquei e tão pouco fui até vocês reclamar, pois vocês veem tudo e este caso parece não ter sido percebido. Eu o bloqueie e para mim simplesmente morreu. Mas não seria o certo apagarem as ofensas quais deliberadamente esse cujo fez a minha pessoa, sem nunca ter-me visto e tão pouco dado liberdade para tal. Veja nas minhas mensagens e vera “este” sabia a quem ofender, como eu disse e repito não vou entrar em uma discursão com alguém o qual nunca vi, pois se não o faço com aqueles quais conheço, por que iria trocar ofensas com alguém imaginário. Agradeço seu carinho e gostaria que respondesse este meu comentário, pois sempre te vejo como uma pessoa sensata e equilibrada em tudo que faz. Qual o embasamento tem esta pessoa para vir só a mim e querer desmoralizar-me sem conhecer-me.
Estranho não concordas?
Sempre com carinho abraços ternos .
Kaoma
Como ser ouvido, quando ao tentar faze-lo, mostra um desiquilibrio? Onde fica a credibilidade em face a arrogancia, mesmo que a opinião seja correta?
ResponderExcluir@Jackie Freitas
ResponderExcluirOlááá amiga !!!
Opaaa, que bom que gostou do novo visú, rachei o côco no html pra mudar, já que não achei nada que gostasse pra baixar snif... e quando achava , dava bode hehehe
Todos precisamos de críticas, pois muitas vezes não enxergamos o que está errado ou o que pode ser melhorado, mas existem pessoas que criticam simplesmente tudo ! e ainda por cima sem ter, como a Valéria mencionou, sequer um caminho para solução, e além disso, acreditam que sendo grosseiros conseguirão convencer alguém...
Perfeita a sua colocação sobre esta confusão que fazem por aí, achando que ser rude é ser original, é ter personalidade ! Oras, então quem é educado não tem personalidade ? que ignorância.
Pois os originais educados e elegantes conseguem muito mais resultados, porque são inteligentes e espertos e sabem que uma boa argumentação faz milagres !!
É totalmente possível contrariar alguém, ou discordar de algum ponto sem ser grosseiro.
Também tenho pena de pessoas que não sabem ver o lado bom das coisas ou que já vem com agressividade colocar seus pontos, isso não resulta em nada a não ser em bate boca.
Amiga, obrigadíssimo pela presença e belíssima participação, como sempre !!
Um beijãoooooooooo e boa semana !
@Kaoma Sorley
ResponderExcluirOlá Kaoma !!
Que bom que apreciou o texto !
Na internet estamos ainda mais expostos às críticas, tanto construtivas quanto aquelas destrutivas ou que não nos agregam nada.
Sorte que aqui temos os maravilhosos recursos de deletar e bloquear !! :)
Mas o melhor a fazer quando acontecer isso (na minha opinião) é analisar o que está sendo dito.
Será que tem algum fundo de verdade ou é só uma opinião arbitrária ?
Se constatarmos que tem algum fundamento, podemos usar isso para melhorar como pessoas, caso não seja útil, o melhor mesmo é esquecer e seguir em frente :)
Obrigada pela presença,
beijos e boa semana !
@Lena Lopez
ResponderExcluirOlá Lena !!
Ótima a sua colocação !
Se já chegamos argumentando de maneira desequilibrada, como seremos respeitados ?
Por isso ao criticar ou apinar, é necessário respeito e educação, assim o que foi dito será considerado e quem sabe ajude de alguma forma :)
Obrigada pela presença e participação !!
beijosss e boa semana !
Se a opinião ou uma crítica não vem acompanhada de moderação e bom senso, ela irá produzir danos ao invés de mudanças. Se todas as vezes que desejarmos criticar ou opinar sobre alguém ou assunto, nos fizermos a seguintes perguntas: O que me motiva a fazer isso, qual a verdadeira razão que me levar a expressar-me dessa forma? Nitiren Daishonin, diz que se o que desejo falar é comandado pelo senso de crítica e injúria, você estará cometendo um pecado, mesmo que seja verdade o que desejar expressar.
ResponderExcluirTem um versículo que gosto demais que o Senhor Jesus deixou e que é um principio básico para nos relacionar
Façam aos outros aquilo que vocês querem que eles façam a vocês mesmos. Mateus 7: 12
Amiga te desejo uma bela semana.
Abraço!!
Acho que somente mostra realmente, a qualidade de cada pessoa que está dando sua opinião, mas não deixa de ser importante, é só separar oque é bom e curtir, um abraço.
ResponderExcluirPacifismo também não adianta. Tem que dar um 220 na pessoa, e só mesmo sendo muito critico.
ResponderExcluir@Irismar Santos
ResponderExcluirOlá minha queridíssima amiga !!
Gostei muito da sua colocação, uma argumentação desrespeitosa pode ser danosa e trazer malefícios ao invés de ajudar, e isso é muito grave.
Perfeitas as perguntas que nos trouxe, tenho certeza de que são eficazes e evitam muitos problemas e mal entendidos, evitando assim opiniões ou críticas desnecessárias e que não contribuirão pra nada.
Este versículo, se fosse aplicado por nós todos os dias, com certeza faria do mundo um lugar muitíssimo diferente e maravilhosamente melhor !!!
Obrigadíssimo pela presença e participação !
Um super beijooo e boa semana !
@Antônio Dias
ResponderExcluirOlá Antônio !
Como eu disse pra Kaoma, apesar de não ser agradável receber críticas com grosseria, devemos filtrar e refletir sobre o que está sendo dito, pode ser que tenha algum fundo de verdade e possamos melhorar com isso, mas acredito que estamos muito mais abertos aos argumentos que são expressados com educação e respeito :)
Obrigada pela presença e participação !
Um abraço e boa semana !
@Mr. garone
ResponderExcluirOlá Mr Garone, seja muito bem vindo !!
Como mencionei no texto, podemos ser firmes e dar um "sacode" moral com muita elegância utilizando uma argumentação sólida e convincente, não precisando assim ser grosseiro, rude ou mal educado.
Acredito que desta forma, temos muito mais chances de ajudar ou convencer o outro.
Obrigada pela presença e participação !
Um abraço e boa semana !
Gostei do texto. E concordo, opiniar com grosseria não vai fazer a pessoa mudar de idéia e nem sequer respeitar a sua opinião.
ResponderExcluir@Edu Chaves
ResponderExcluirOlá Edu !!!
Também penso desta maneira, quando a pessoa chega com grosseria nossa tendência é não respeitar sua opinião, mesmo que seja verdadeira e provavelmente não vamos considerar o que foi dito de maneira desrespeitosa.
Obrigado pela presença e participação !
Um abraço e boa semana !
Ola Samanta!!!
ResponderExcluirOutro dia me fizeram uma pergunta, voce namoraria com uma pessoa vazia?
Bom, eu nao acredito que uma pessoa seja vazia, acho que o conteudo dela é que nao me
agrada ou nao me traz algo novo, só isso, mas eu ficaria sim pois encontrei pessoas super
inteligentes que usaram o que sabia para ferrar a vida dos outros, entao acho que o que importa
são pessoas que tenham boas intenções com agente.
Acho que uma pessoa com boas intençoes quando fala não tem essa meta; atrapalhar.
MAs acho que principalmente, uma pessoa com boas intençoes, quando critica aceita ser
contrariada de volta, ela na sua simplicidade, nao se tornou autoritaria, uma dessas pessoas
abarrotadas de informações que o mundo tem que gira em torno das suas verdades.
Que impoe as coisas e nao expoe, que sempre quando abre a boca é pra
calar a boca dos outros e nao só se dar á conhecer.
Se voce tentar discordar dela, ela se torna radical na sua defesa, prolixa, palavrosa e
extensa demais, ela tem muita dificuldade de se por no lugar dos outros,
compaixao é sentir como se fosse, e ela nao consegue isso, só vê suas necessidades.
Elas não aprenderam a duvidar de si mesmos, a questionar as próprias opiniões.
Mas esse tema é um tema que qualquer movimento tem que ser friamente calculado rsss, pois
muita gente espera do outro que ele seja escravo da boa conduta.
Ja vi gente sendo trolado de tanta opinao externa, e ter que saber lidar com a situação
calmamente, quando ninguem conseguiria.
Nesse pouco tempo que te assisto percebi sua repulsa contra gente que grita, fala alto, esbraveja,
se eu tiver errado me corrija. E ta certo, é um situação estressante para algumas pessoas.
Mas veja bem, todo mundo tem seu campo existencial, esse campo existencial é uma força somatica de varios aspectos, são configurações proprias de mundo, modo de sentir, perceber, pensar, agir, que ao ser invadido por uma "nação estrangeira", vai receber alguma reação...
Ou medo, susto, tristeza, depresao, raiva e até agressão.
Essas reações é só uma tentativa de tirar o outro de mim, de afastar e defender meu territorio
existencial. O problema de gente que grita é o mesmo de gente que ao ter um encotnro de afetação fica depressivo, ou fica assustado acuado, medroso, mas todos eles na maioria gritam ou tem outra reação porque acham que o problema é demais pra ser resolvido de forma simples, ele nao consegue agrupar forças para gerenciar os conflitos, ele nao dá conta, entao xinga,
entao grita, critica nocivamente!
Nao to sendo advogado do diabo nao, é muito chato nego que grita que xinga quando só criticado...
Mas isso tudo só mostra que o encontro desestabilizador nao pode ser administrado como deveria.
Existe ate uma tecnica na psicologia chamada Role Playing, que seria uma forma de aprender a se compor com aquilo ou, no limite, diminuir os efeitos da afetação.
Essa tecnica, recria situações temidas, ou que nos deixa iracundos.
È como se você pusesse tudo num papel que te trouxesse embaraço e vivesse isso na mente,
e desse um novo comportamento pro seu cérebro desses encontros de afetação.
È uma forma de aprender a lidar com o inesperado, sem susto ou raiva.
Claro que gente que chega em nós como essa atitude:
Eu vou tratar mal pra ele ver que ele esta errado. Assim ele muda!
Vai conseguir o efeito contrario do desejado...
A sociedade leiga tem um jargão que diz que "tem que se Fu... pra aprender"
Infelizmente, as vezes nós temos que lidar com esses encontros.
Mas algumas pessoas, como essas, já morreram, posi falam arrogamente, não dão à chance de
se verem erradas, não se dão a chance de se por no lugar do outro, não aceitam embate de
idéias, se tornam impenetráveis e auto-suficiente.
E isso não as faz melhor em nada ao viver em comunidade...
Desculpa a biblia que eu escrevi samanta é que o tema é bom, se voce quiser só agradecer pela
particpação eu entendo se nao quiser conversar tanto heheheheh.
Obrigado por compartilhar samanta.
Abração, Boa Semana!!
Gostei do artigo. Especialmente porque mantenho 7 sites e visito muitos outros, onde o que recebo de comentários, os que geralmente são ofensivos você logo percebe uma pertubação psicológica.
ResponderExcluirÉ como ouvi uma vez, sincericídio.
Olá! Olha, eu confesso que o meu sangue ferve de vez em quando. Mas, no geral, eu tento ser educadinha. Parabéns pelo domínio e visual novo!!! Sucesso, sucesso!!! Beijos da Lu.
ResponderExcluir@Augusto de Andrade
ResponderExcluirOlá querido amigo Augusto !!
Bom, eu criei o blog porque estava me sentindo muito só , por isso saiba que uma conversa sempre me deixa muito feliz !! hehehe E adoro seus comentários, porque sempre me trazem uma visão diferente do assunto, o que me faz refletir bastante !
Concordo contigo que o pano de fundo de tudo é a intenção, se a intenção for boa, quem sabe não consideramos o que a pessoa tem a nos dizer, mas acredito que se a intenção é boa, a argumentação também é , na maioria das vezes, respeitosa.
Eu vou ser bem sincera contigo, não sou boa para receber críticas, não porque me ache a dona da verdade, mas porque fico neurótica com elas kkkk pois é, eu levo tanto em consideração que acabo não sendo eficiente para filtrar o que é útil do que é pura provocação e acabo fritando meu cérebro com isso... mas estou tentando melhorar :)
Talvez eu seja assim porque sempre fui muito criticada e acabei perdendo a medida de como separar o joio do trigo e fiquei meio perdida..
Você é um ótimo observador !! Eu realmente não gosto de quem se comporta assim, na minha família todos falam baixo, são educados e polidos, meu marido diz que na casa da minha mãe, assistimos cinema mudo na Tv hahaha pra você ver como é, então tudo que foge a isso me assusta e não me dá boa impressão.
Mas não sou santa, eu mesma já gritei muitas vezes, já perdi a razão e até parti para a agressão física, e justamente por isso, sei que não traz bons resultados...
das vezes em que argumentei de forma respeitosa e com educação, fui muito mais ouvida e consegui ajudar, mudar, etc.
Por mais racionais e equilibrados que sejamos, se alguém chega esbravejando, xingando e gritando, nossa tendência é se armar na defesa e nesta hora, pode ser que os argumentos alheios, mesmo que verdadeiros, sejam deixados de lado.
Achei muito interessante esta técnica que mencionou !
Eu por exemplo ainda tenho muito que trabalhar isso, vejo até pelo blog, quando recebo uma crítica anônima, não respeito, porque na minha cabeça, quem não assume o que diz, não merece créditos... Mas sei que isso não é verdade, e que posso tirar boas lições dali... Mas vivendo e aprendendo, não é mesmo !!
Não precisa se desculpar, adoro um bom papo, ainda mais quando é de qualidade, como os seus comentários !!
Obrigadíssimo pela presença e maravilhosa participação !!
Um abraçãooo e boa semana !!!
@Rafael Junqueira
ResponderExcluirOlá Rafael !!!
Concordo contigo, pois ainda mais na Internet, quando vejo alguém criticando em público de maneira desrespeitosa, logo me vem a mente que existe algum desequilíbrio para que aja desta maneira !!
Obrigada pela presença e participação !!
Um abraço e boa semana !
@Luciana Vaz
ResponderExcluirOlá Lu !!!
Meu sangue também é dos quentes, e como disse ao Augusto, já parti até pra agressão física ! mas sei que esta não é a melhor forma de fazer algo tão delicado e complexo como opinar e criticar, por isso mantenho a linha o máximo que posso, assim como você ;)
Fico feliz que tenha gostado do novo visú !!!
Obrigado pela presença e participação !!
Um super beijoo e boa semana !!!
O problema é que muitas vezes as pessoas sentem-se protegidas pelo "anonimato" q acreditam ter na rede mundial de computadores e acabam sendo grosseiras! Mas, é importante saber que o mundo virtual é tão igual quanto a vida real.
ResponderExcluir@Felipe
ResponderExcluirOlá Felipe !!
Realmente muitos se aproveitam do anonimato para utilizar grosseria em suas participações, o que é muito desagradável ! Não sei o que leva uma pessoa a fazer isso sinceramente, quando vejo algo assim, logo penso que existe um desequlíbrio emocional..
Obrigado pela presença e participação !!
Um enorme abraço e boa semana !
Parabéns pelo texto, também acredito que uma pessoa não precisa ser grosseira para se expressar, isso ja aconteceu comigo, as vezes eu perdia o controle também, então procurei entender melhor sobre esta questão, hoje sou bem mais contralado, e sem falar que quando uma pessoa começa a gritar ela perdeu totalmente a razão, e quando uma pessoa não tem mais argumentos, ela começara a gritar, muito bacana seu artigo...
ResponderExcluirOi Sam querida,
ResponderExcluirPrimeiramente, eu quero te parabenizar pelo domínio próprio que você adquiriu pro VRSam, você tomou a sábia atitude de se livrar da maldição dos subdomínios, bem-vinda ao clube :)
Incrível! Esse texto veio na hora certa, pelo menos no meu caso, eu acho. Lembra que eu te disse que eu esperava nunca ter que moderar comentários, a não ser quando tivesse a "oportunidade" de dar de cara com um troll falando besteira no meu comment page? Pois é menina, agora começou a temporada de ataques no meu blog, com trolls me enchendo a paciência com comentários sem noção e cuja crítica é pobre demais para eu publicar abaixo do meu texto. Por causa disso eu tive que mudar de idéia e ser bastante rígida (e até desaforada) nas minhas regras para leitores. Isso me deixa bastante chateada, pois eu não queria ter que fazer isso, mas infelizmente foi necessário para manter o bom nível do meu blog, pois não aceito publicar baixarias de jeito nenhum, você sabe que tem blogueiro que até gosta e se aproveita disso né, só pra aumentar a audiência de seu blog, o que não concordo, pois acho porco e anti-ético. E essas críticas que recebi não tinham nada de construtivas, eram agressões fortes mesmo, portanto não as considero úteis pra publicar no meu blog.
E a minha sorte é que parece que eu sou feita de aço, não me abalo com essas coisas, muito pelo contrário, eu me alimento da raiva de quem me ataca e fico mais forte pra continuar a escrever o que penso e o que sinto. Ninguém vai me calar não, é ruim hein!!! kkkkkkkkk
É como você mencionou em seu brilhante texto, se não for pra ajudar, então as críticas na valem de nada. E as pessoas tem que ser educadas até pra discordarem das nossas idéias e pensamentos.
Grande beijo amiga!
@Jb PiresOI querido.... não é erro não.... eu sempre chamo a Sam de "Daniela Sam, por causa do filme do Karatê Kid.........o Daniel Sam, lembra??
ResponderExcluirBeijusssssss
@José cavazoni
ResponderExcluirOlá José !!
Também já aconteceu comigo de tentar impor minha opinião ou crítica na marra, mas hoje sei que isso não surte efeito algum, pois uma crítica bem feita , com educação, faz com que o outro reflita sobre o assunto, mas quando tem grosserias, não existe a mesma consideração.
Fico feliz que tenha gostado !!
Obrigada pela presença e participação !!
Um enorme abraço e boa semana !
@Lili
ResponderExcluirOlá queridíssima amiga Lili !!!
Obrigada !!! Já era pra ter feito antes, mas estava meio perdida, até que consegui um tutorial bem fácil e Plim ! foi !! hehehe
Amiga, aqui eu passei muitos meses moderando justamente por causa deste tipo de gente ! e assim como você, a maioria não dava pra publicar porque eram ataques pessoais e de baixo nível... Então até a opção de nome/url eu tirei, prejudicando assim leitores que utilizavam este meio, mas não teve jeito...
Percebi também, que os comentários deste tipo que publiquei e respondi, acabaram sujando a postagem, pois não recebi mais comentários lá depois disso, ficou desagradável...
Faz pouco tempo que tirei a moderação, porque está tudo calmo, mas de vez em quando aparece este tipinho pra encher a paciência sem nenhum argumento que preste... é dureza viu !
Eu não levo em consideração, mas acho muito desagradável receber este tipo de coisa.
Portando amiga, é isso aí, se não for pra ajudar, que fiquem mudos hehehe é totalmente possível discordar ou até dar um puxão de orelha , na classe !
Obrigadíssimo pela presença e maravilhosa participação, como sempre !!
um beijãooooooo e boa semana !
Samanta!
ResponderExcluir"SEI QUE ALGUNS ASSUNTOS FAZ O SANGUE FERVER",
Penso que seja educado em opinar o que meus colegam postam em seus Blogs, mas como você mesmo disse aí em cima....
João Bosco.
@João Bosco Guimarães Mafra
ResponderExcluirOlá João !!!
Sem dúvidas, alguns assuntos e situações fazem nosso sangue ferver !! E não é fácil manter a calma nestes momentos, eu mesma , como disse em outros comentários, já usei até de agressão física e por isso mesmo sei que isso de nada adianta, o melhor é sermos espertos e inteligentes, expressar nossa opinião com argumentos sólidos, pois assim teremos o respeito que damos e a outra pessoa vai ficar mais suscetível a aceitar e refletir sobre o assunto, já quando chegamos com grosseria, a tendência do ser humano é se fechar e aí, o que foi dito, mesmo que seja verdade, pode ser desprezado.
Obrigadíssimo pela presença !!
Um enorme abraço e boa semana !
Se voce publicou essa diferença entre criticar ou opinar
ResponderExcluire soube escrever com uma clareza da para perceber
que voce é um ser todo especial beijos
@Mirinha Vande
ResponderExcluirOlá Mirinha, seja muito bem vinda !!!
Fico feliz que tenha sido clara e me expressado bem, estou sempre tentando melhorar como pessoa e como blogueira também :)
Obrigadíssimo por seu comentário carinhoso e pela presença !!
Um beijão e boa semana !
Totalmente verdade...ótimo texto linda suas palavras são verdadeiras..Bjs
ResponderExcluiro autou de um texto
ResponderExcluirdeve sempre primar pelo bom senso...
mas aqueles que redarguem com palavras
chulas e desconexas realmente esses jamais
podem ser levados em consideração!
Olá Samanta! Excelente texto. Já diz o velho ditado; "quem diz o que quer, pode ouvir o que não quer"; também, não podemos nos prevalecer por estarmos atrás de uma tela de computador, para sair falando qualquer coisa para as pessoas! Parabéns pela mudança no blog, ficou muito boa. Eu também fiz umas mudanças no meu blog, troquei as cores e a url.
ResponderExcluirBoa Semana para você.
Forte Abraço.
É minha queridíssima amiga.
ResponderExcluirCada vez que este assunto é veiculado, "sobra muito pano para as mangas", rsrsrs.
E eu amo tudo isso. Este é um assunto que deve ser divulgado sempre, porque é mesmo tempo de mudanças.
Já passou do tempo de se aprender a respeitar as diferenças de opinião e modo de ser. E repensar a nossa propria forma de colocarmos a nossa opinião.
É preciso disciplina, mesmo. Afinal, quem é que, estando ao lado de um amigo ou parente não deu uma resposta "atravessada" em algum momento?
Quando se está na "presença física" do outro é fácil para ele(a) perceberem se havia um motivo oculto para aquela reação adversa.
Mas na net não dá para se fazer esta avaliação.
Então precisamos ter muito cuidado ao expormos nosso ponto de vista.
Como sempre, perfeito o teu post.
Bjs.
Mais uma vez, fui presenteada com um lindo selinho, que devo repassar a blogs que gosto e visito, estou repassando para você. Se aceitar passe no meu blog e veja o post “Mais um selinho”. Fique a vontade para aceitar ou não, sem qualquer constrangimento, o que vale é a intenção.
ResponderExcluirBj.
Parabéns pelo texto! Eu estava realmente precisando dessas palavras justamente hoje. Me ajudaram muito.
ResponderExcluirObrigada!
Ana
@Poliana Lima
ResponderExcluirOlá querida Poliana, que bom que veio participar !!
Fico feliz que tenha gostado !!
Obrigadíssimo pela presença e carinho !
Um beijãooo e boa semana !
@O Internauta do Amor
ResponderExcluirOlá querido amigo,
Que bela descrição de conduta nos trouxe, adorei seu comentário !!
Sem dúvidas, bom senso é primordial para qualquer tipo de comunicação !
E aqueles que não respeitam seu interlocutor, não merecem mesmo consideração !
Obrigadíssimo pela presença e bela participação !
Um enorme abraço e boa semana !
@Paulo Roberto
ResponderExcluirOlá Paulo !! Que bom que veio participar !!
Perfeito este ditado, com certeza toda ação tem uma reação, e como a Irismar disse, as relações ficam muito melhores se pensarmos em fazer aquilo que gostaríamos que nos fizessem...
E na Internet tem muito disso mesmo, as pessoas acham que porque não estão frente a frente, podem esquecer da educação e da classe... lamentável.
Que bom que gostou do novo visú, vou lá te visitar pra ver como ficaram suas mudanças !
Obrigadíssimo pela presença !
Um abração e boa semana !
@Gisavasfi
ResponderExcluirOlá querida Gi !!!
Concordo contigo, sempre é tempo de mudar, refletir e melhorar !
Sem dúvidas ainda precisamos mesmo reavaliar nosso respeito pelas opções e escolhas do próximo, assim como queremos respeito pelas nossas, e é preciso ser educado ao opinar e criticar, porque este terreno é delicado para todos !
Claro que como você disse, não é fácil, e quem de nós não dá umas patadas de vez em quando né ? Mas é preciso cuidado, palavras são muito poderosas e os estragos podem ser grandes, como disse a Irismar, às vezes, ao invés de ajudar, a forma errada de falar pode causar muitos danos...
Obrigadíssimo pela presença !!
Um beijããooo e boa semana !!
@Simone Audrei
ResponderExcluirOlá Simone !!!
Adoro selinhos, obrigada pelo carinho !! tenho até uma página especial só pra eles !!
Já já vou lá buscar :)
Um super beijoooo e boa semana !
Querida amiga Sam
ResponderExcluirRealmente concordo com todos os argumentos do seu maravilhoso e sábio artigo!
Acredito que temos que controlar as impulsividades em todas as situações da nossa vida!
Às vezes recebemos críticas grosseiras e a vontade é de revidar da mesma maneira.
Porque corre sangue nas veias, mas a mente tem que ser dominada por nós.
E o bom senso e a educação sempre vencem as gritarias e baixarias!
Parabéns pelo excelente tema e a forma clara e elegante que você o abordou!
(O Visual do Blog está perfeito, lindo, adorei!)
Beijos marciais e uma excelente semana!
É uma distinção importante essa que você faz, entre opinião e crítica. Eu mesma já dei opiniões crente que estava fazendo crítica construtiva...rsrs
ResponderExcluirvou me policiar de datas em diante.
Tenha uma ótima semana.
Oi Sam,
ResponderExcluirMuito boa a sua bordagem sobre o tema.
Eu abomino grosseria e falta de delicadeza em qualquer situação.
Expressar opinião não necessariamente significa fazê-la com indelicadeza e agressões.
E é isto que tenho visto e lido, especialmente no diHITT com uma certa frequência.
Mas, o que me deixa realmente incomodada é que estas pessoas conseguem palanque e votos nas suas (deles) postagens.
Então fico me perguntado como isso pode acontecer?
Coerente com a minha postura, me recuso a comentar e votar nessas pessoas. Mais que isso, usei o único instrumento de que disponho, o bloqueio.
Como não me preocupa a disputa de rank, sinto-me confortável para agir assim.
É isso minha querida.
Um beijão.
Oi Samanta,
ResponderExcluirQue saudades de seus textos!
Ao que parece voltei bem no momento da reformulação de seu blog. Parabéns pelo novo visual.
Muitas coisas mudam, mas sua escrita continua a mesma: clara, sem rodeios, passando bem o recado.
Muitas vezes as críticas existem apenas para que aquele que as profere possa, de alguma maneira, mostrar-se superior aos demais, ao diminuir alguém. Poucas vezes têm o intuito de provocar algum tipo de crescimento ou aprendizado. E é fácil perceber quando o objetivo é nobre, pois nesses casos a crítica, por mais "dura" que seja, vem acompanhada de uma energia inconfundível - a energia do Amor.
Dias atrás uma amiga me fez uma crítica tão repleta de amor e respeito que parei para ouvir, refletir e, o mais importante, transformar a mim mesma.
As palavras têm um peso muito grande, tanto podem destruir quanto edificar. Não posso me responsabilizar pelas palavras alheias, mas quero estar sempre atenta àquelas que escolho proferir, assim como usar o filtro do discernimento para as que escuto.
Só mais uma coisa: as críticas revelam muito mais sobre quem as faz do que sobre seu objeto.
Querida Samanta,
Um grande abraço,
Muita Luz aos seus dias!
Eu gosto de ti, mas nada a ver, quem tem razão tem razão e pronto.
ResponderExcluirAh, tá, e bonito visual. Mas continuo discordando...
ResponderExcluirOlá amiga , na minha opinião eu gostava mais daquele outro que me parecia personalizada com sua marca pessoal onde era marcante o seu sorriso da foto que tinha bem em cima do site ao abrir a página logo se via e agora nota-se esta na lateral esquerda nos transmitindo sua felicidade que lhe é peculiar conforme também agora aparece no lado direito a cima em vídeo o formato que menciono agora, mas penso que quem é o Administrador deve ver como lhe fica melhor, pois é o seu cartão de visitas a sua identidade e portanto deves ter tido os seus motivos para mudança, mas tens o seu toque feminino para acrescentar o que lhe parecer ser o ideal!
ResponderExcluirQuanto a sua postagem que já fiz as indicações de costume, foi espetacular ler e ver aqui algo que precisa ter lido esses dias, a fim de dar dar algumas respostas mais aprofundadas que precisavam serem feitas e com suas dicas ficariam bem melhor e com acréscimo de plus constatado no texto como de conhecimento de todos bem elaborado na íntegra e que agora em diante terei em minha bagagem cultural de blogueiro mais este conhecimento para responder na altura quando vierem com alguns questionamentos.
Quem ainda não veio ler este post não sabe o que esta perdendo devido os indicativos de uma ótima reflexão!!!!
Uma boa crítica pode levarnos a uma boa discussão, uma boa discussão poderá levarnos ao conhecimento.
ResponderExcluirA sabedoria não é inata, ela se constroe ao longo dos tempos, tendo como pilar precisamente a crítica.
Temos que ser humildes o suficiente para entender que uma boa critica (opinião) leva-nos ao crescimento.
Ninguem é sábio o suficiente para não perceber que nada é imutável. A própria ciência que nos era em tempos imposta nos bancos de escola como um dado adquirido tem sofrido mutações.
Então, se no nosso humilde trabalho recebemos uma critica (opinião) que seja desprovida de inveja, maldade ou qualquer outro sentimento ruim, temos mais é que agradecer e ver até que ponto ela poderá ser boa para que possamos crescer.
Esta tambem é a minha humilde opinião, que espero possa ser aproveitada por alguem.
Olá minha amiga! Em forma como sempre não?
Dá pra ver que sim e isso me deixa contente.
Beijo grande
Realmente é fundamental sabermos quando e de que forma nos colocarmos diante de situações adversas. Concordo plenamente que a crítica pode ser muito mais útil quando ela é construtiva.
ResponderExcluirSe me permite, vou deixar dois links do meu blog que pode completar um pouco mais seu ótimo texto:
Como definir inteligência emocional?
http://www.yesachei.com/2011/01/inteligencia-emocional.html
Aprenda a lidar com seu temperamento
http://www.yesachei.com/2010/09/temperamento-estabilidade-profissional.html
Abraço Sam.
Com certeza temos que ser cordial com todos a nossa volta, mas tem pessoas que não entende o fato da educação e trata a todos com a mesma ignorância.
ResponderExcluirÉ seu texto ta bem legal!
ResponderExcluir@Alba Simões
ResponderExcluirOláá queridíssima amiga Alba !!
Pois é amiga, não é fácil, mas geralmente quando agimos com impulsividade e com grosseria os resultados não são bons se comprados aos que temos quando usamos a educação e classe.
Concordo contigo que tem horas em que acabamos agindo na mesma moeda diante da grosseria, e por aí vemos que ela não é válida, porque às vezes a crítica é boa, mas não conseguimos considerá-la por causa da maneira que foi feita, acabamos nos fechando, é natural do ser humano.
Ai miga, que bom que gostou do visual !! é bom dar uma mudada né !! sei que você também gosta de inovar e estava doida pra saber o que achou !
Um mega ultra beijo marcial e boa semana !
@euemeuimbigo
ResponderExcluirOlá querida !!!
Acredito que todos nós eventualmente fazemos isso, pois é difícil ser imparcial quando queremos mostrar ao outro uma questão, mas vale o esforço, podemos ajudar mais !
Obrigada pela presença !!
Um beijão e boa semana !
@Beth Muniz
ResponderExcluirOlá Beth !!!
Fico honrada que tenha gostado do texto, pois lhe admiro muito !
Eu também não suporto grosserias, não digo que nunca fiz, mas não gosto não... Não consigo me abrir pra uma opinião ou crítica feita desta forma.
Taí uma coisa que nunca entendi, trabalhando no site, recebo nos bastidores reclamação, mas quando vou verificar, quem reclamou está lá apoiando... não entendo... Mas enfim...hehehe
Até mesmo quando não concordo evito participar, porque estou na blogosfera para me divertir e não para me estressar ou ficar dando murro em ponta de faca.
Sorte que temos neste meio, como você mencionou, estas ferramentas maravilhosas que é o bloquear e o deletar, assim seguimos nos envolvendo e compartilhando só o que gostamos e queremos, pena que não temos isso aqui fora também né rsrs
Quando um amigo que prestigio sempre posta algo que não me agrada ou que não sinto vontade em participar, não me faço de rogada, mando um recadinho explicando minha ausência para não criar melindres e pronto, melhor ser sincera não é mesmo :)
Obrigadíssimo pela presença e ótima participação, como sempre !!
Fico feliz que esteja vindo participar !
Um beijo e boa semana !
@Cleide de Paula
ResponderExcluirOlá Cleide !!!! Nossa amiga, ia te enviar um e-mail ontem, estamos ligadas na telepatia hein !!!
Que legal vê-la por aqui !!
Gostei da sua colocação, concordo que muitas vezes as críticas, ainda mais as públicas sejam mesmo com o intuito de se impor ou mostrar que é melhor do que as outras pessoas.
É bem difícil se expressar de maneira racional, principalmente em assuntos desagradáveis, mas podemos tentar ao máximo.
eu mesma de vez em quando solto os cachorros, mas sempre me arrependo, e vendo isso, acabo me convencendo de que não é a melhora maneira de agir.
Realmente a intenção da crítica importa muito, e conseguimos detectar quando é feita com o intuito de ajudar, mesmo que seja dura aos nossos ouvidos, mas também acho que podemos puxar a orelha sem ser rude ao ponto de magoar.
Perfeito o que disse sobre as palavras, elas tem um poder imenso e como a Irismar disse, podem fazer mais estragos que ajudar se não soubermos como usá-las...
Amiga, foi um prazer conversar contigo !!! Obrigada pela presença e excelente comentário, como sempre !!
Um beijão e boa semana !
@Isaias
ResponderExcluirOlá Isaias !!
Como mencionei ao final do texto, esta é a minha opinião, mas sei que muitos, pensam diferente e respeito o modo de pensar de cada um.
Acredito que mesmo que alguém tenha razão e principalmente por estar certo, não é preciso grosseria, bastam argumentos sólidos e a outra pessoa, sem dúvidas irá refletir sobre o que ouviu, sem ser necessário desrespeito.
Obrigada pela presença e participação !
Um abração e boa semana !
@Isaias
ResponderExcluirOlá Isaias !! que bom que gostou do novo visú !! a opinião de vocês é super importante !!
Um abraçãooo
@charles netto
ResponderExcluirOlá meu querido amigo Charles !!!
Gostei muito da sua sinceridade, ganhou ainda mais minha admiração !!
Fiquei meio enjoada do visual antigo, sabe como é mulher né ? quer trocar de visual toda hora hahaha Mas é um caso a se pensar em voltar com a foto no início, te agradeço a idéia !
Amigo, agradeço muito sua ajuda em divulgar, esta sua conduta é maravilhosa e demonstra a boa pessoa que é !
Nós que estamos neste meio da internet, estamos expostos a todo tipo de crítica e opinião, a maioria nos ajuda muito, mas algumas podemos ver que são mesmo para ferir as pessoas sem o intuito de ajudar... Sei que é difícil não agir na mesma moeda, mas o melhor mesmo é ser elegante e deixar pra lá, pois se entramos neste jogo, acabamos nos estressando e não estamos aqui pra isso, e sim pra nos divertir e aprender ;)
Obrigadíssimo pela presença e participação !!
Um enorme abraço e que sua semana seja ótima !
@ana costa
ResponderExcluirOlá querida amiga !!
Concordo contigo, uma boa crítica pode nos ajudar e muito , pois muitas vezes não estamos enxergando o que pode mudar e ser melhorado.
Aceitar uma crítica e refletir sobre ela demonstra coragem e vontade de crescer, mas o ser humano naturalmente se fecha quando esta expressão vem acompanhada de grosserias, porque o desrespeito é intolerável.
Por isso ,se queremos mesmo ajudar, é preciso ter cuidado com as palavras para não causar danos, nem ferir alguém desnecessariamente.
Como você mencionou, quando a crítica vem sem inveja ou maldade, é muito construtiva, mas a grosseria geralmente a acompanha quando a intenção é oposta.
Acredito que mesmo para se puxar a orelha de alguém ou dar um sacode, é melhor usar uma boa argumentação do que partir pra ignorância.
Amiga, obrigada pela presença, carinho e bela participação !
Um super mega beijooo e boa semana !! já já tô chegando lá pra papearmos no seu espaço !!
@Elizeu
ResponderExcluirOlá amigo, que prazer tê-lo por aqui !!
Assino embaixo do seu comentário, é preciso cautela na hora de nos expressarmos, conseguindo assim mais resultados sem magoar ninguém desnecessariamente !
Pelo título dos links, já vi que vou gostar, adoro estes assuntos !
Obrigada pela presença !!
Um abração e boa semana !
@Manoel Angelo Feitosa
ResponderExcluirOlá Manoel !!
É isso mesmo, educação é imprescindível em qualquer tipo de trato ou relação, é praticamente uma obrigação nossa !! E com certeza é muito mais eficaz ao se opinar ou criticar !
Obrigada pela presença e participação !
Um enorme abraço e boa semana !
@Seu Download
ResponderExcluirOlá !!! seja bem vindo !!
Fico feliz que tenha gostado da postagem !
Obrigada pela presença e participação !
Um abraço e boa semana !
Amiga,
ResponderExcluirBom dia.
Quanto ao visual, sou extremamente favorável de mudanças, portanto parabéns pelo novo.
E, quanto ao texto, um parabéns maior ainda, pois sempre fui adepto que para criticarmos algo, devemos conhecer do assunto.
E, como em tudo na nossa vida, o respeito e a educação a opinião contrária a nossa deve estar sempre presente.
Adorei o texto.
Abs.,
Glauco
@Glauco Marchezin
ResponderExcluirOlá querido amigo !!
Pois é, mudar de vez em quando é bom né ? Ainda mais mulher, você sabe como adora dar uma modificada no visú né hahaha
Pois é amigo, pra criticar é preciso saber bem do que se trata e também ter muito cuidado com as palavras, porque ao invés de ajudar, pode causar muitos danos, e assim piorar a situação.
E concordo contigo, educação e primordial em qualquer setor das nossas vidas !
Obrigadíssimo pela presença !!
Um abração e boa semana !
Amiga Samanta Sammy, respondi em seu recado no diHITT em post aqui comento assim: Eu só no primeiro momento não pude indicar uma solução, pois requeria mesmo um toque feminino ao qual deste com grandiosidade, ok!
ResponderExcluirObrigado tbm por sua importante atenção.
Agora com as fotos junto ao nome do site ficou incrível e bem apresentado esse plus ao meu ver é ótimo, apenas uma opinião pessoal é claro, pois nota-se agora que imperou o seu toque feminino não é mesmo!!!!!!!!!!! Abs!
Crítica construtiva é a melhor coisa que existe!
ResponderExcluirMenina Sorriso, 'Nada além de 1 minuto' vou expor aqui o que acho!
Grosseria não é marca de civilidade, portanto, não dou ouvidos a quem 'altera voz' comigo!
Agora, existem críticas construtivas e destrutivas.
Muita gente acha que uma crítica, para ser destrutiva, tem que se usar termos chulos ou aumento de voz, o que não é verdade!
É possível alguém 'arrebentar' com o outro, usando tom educado, mas cruel e manejo perverso das palavras...
Agora, crítica com o tom adequado (educação é tudo!) e trazendo a luz para lados que eu ainda não havia enxergado, elejo ao patamar das construtivas, porque alertam, não têm duplo sentido maldoso, ensinando, acima de tudo!
Eu sou uma opinadora por 'profissão' (sou formada nessa 'área' desde criança! rsrsrs), logo, tenho sempre meus 'pitacos' a serem dados.
A única diferença, amiga, é que agora só forneço opinião, crítica construtiva, etc. quando alguém me pede.
Conselho, então, nem pedindo!
Digo que é apenas uma dica, só isso... kkkkkkkkk
(Infelizmente, por incrível que pareça, há pessoas que confundem uma boa crítica com intromissão...)
Falou bonito, Sorriso!
Seus posts sempre vão 'direto' e adoro isso!
Beijos mil!
Querida amiga Samanta, esta postagem é linda e maravilhosa da até para escrever um livro manual técnico de como Criticar que seria usado por todos que pensarem em criticar,parabéns e um forte abraço.
ResponderExcluir@Minhas Poesias Irradiantes
ResponderExcluirOLá meu querido amigo Charles !
Sua opinião me deu uma ótima idéia e acabei mudando o cabeçalho ! Só posso lhe agradecer !!
Fico feliz que tenha dado sua opinião e que tenha gostado do novo visual !!
Obrigada !!
Um enorme abraçoooo !!
@Mary Miranda
ResponderExcluirOlá querida amiga Musa da escrita !!
Pois é amiga, sei que às vezes a crítica é boa, mas não consigo me abrir pra alguém que não preza pela educação, simplesmente me fecho e tudo que diga vai entrar por um ouvido e sair pelo outro !
Educação é imprescindível em qualquer comunicação, e com certeza muito mais eficaz.
Concordo contigo, que exemplificou brilhantemente os tipos de críticas, temos que ter bom senso e discernimento para distinguir uma da outra, senão acabamos malucos !
também gosto de opinar, mas procuro usar bem as palavras, porque são poderosas e podemos fazer um grande estrago de não soubermos usá-las :)
Fico feliz que tenha gostado, amiga !
Um super beijoooooooo
@Roberto
ResponderExcluirOlá querido amigo !!
Fico muito feliz que tenha apreciado a postagem e lisonjeada com suas palavras !!
Obrigada pelo carinho e incentivo !!
E obrigadíssimo pela presença e participação !
Um enorme abraço e bom restinho de semana !!!
Eu gostaria muito de concordar com você, minha querida amiga Samanta. É verdade que uma crítica educada permite que ela seja digerida com mais facilidade que uma raivosa ou deseducada. Antigamente havia os críticos profissionais, aqueles que assistiam a uma peça de teatro só para elaborar uma crítica. Tinha ainda os críticos de restaurantes, música, televisão. Hoje eles acabaram porque ninguém suporta ser criticado e pude comprovar isso aqui no mundo dos blogs. Aliais, não foi nem crítica e sim discordância de opinião e nunca mais apareceu nem para dizer que não aceitava "minha verdade". De qualquer forma eu parabenizo-a pela sua posição e sei que se um dia eu fizer uma crítica aos seus textos, ainda assim continuarei sendo considerado seu amigo.
ResponderExcluirParabéns pelo wwww!
Abraços!
Manoel
@manoel
ResponderExcluirOlá meu querido amigo Manoel !!
Sempre é um prazer tê-lo aqui !
Acredito que até mesmo para dar um puxão de orelha daqueles, podemos ser educados e elegantes, pois acredito que assim, fique mais fácil de ser aceito e como você mencionou, a pessoa se abre mais para receber a crítica e acaba refletindo sobre o assunto.
Já quando chegam com grosseria, nossa reação imediata é se fechar, e mesmo que a crítica em questão tenha um bom conteúdo, acabamos ignorando.
Mas sei do que está falando, existe mesmo muitas pessoas que não aceitam críticas e nem aceita que discordem do que elas dizem, mesmo que sejamos educados e cuidadosos com as palavras, e isso é uma questão pessoal que deve ser trabalhada, pois ninguém é perfeito e nem dono da verdade e uma crítica construtiva pode nos ajudar muito a mudar algo que não estávamos percebendo.
para aceitar uma boa crítica é preciso humildade e discernimento para não levar tanto para o lado pessoal, mas nem todos agem desta forma, não é mesmo ;)
Aqui todos são bem vindos, e meu espaço é aberto justamente para as opiniões dos amigos, porque com todos vocês, aprendo muito !!
Obrigada pelos parabéns e pela presença !!
Um super abraçãoooooo e boa semana !
Samanta, que beleza de texto!
ResponderExcluirExatamente o que penso sobre opinião e crítica.
Você soube expressar-se tão bem, que merece meus parabéns. hehe
Com toda a certeza, falar com ignorância e sem fundamentos, tira totalmente a vontade de refletir e consertar um possível erro.
E não preciso nem comentar que tratar com carinho, bom-senso e responsabilidade cria um forte vínculo e uma ótima credibilidade, não é?
Um grande beijo, Sammy!
Até breve ;D
olá samanta tudo legal, muito boa reflexão, que Deus continue te abençoando. bjs
ResponderExcluirOlá querida amiga !
ResponderExcluirNa minha humilde opinião só o tempo nos ensina a não criticar o próximo, quando era mais novo eu queria impor a minha opinião para os outros, muitas vezes sendo grosso e não ouvindo opinião contrária, tendo a minha opinião formada sobre determinados assuntos.
Hoje eu ainda tenho a minha opinião, porém não tento obrigar as outras pessoas a segui-las julgando e criticando quem pensa diferente, aprendi que conversando de forma educada, com cada um expondo a sua própria opinião as duas pessoas crescem juntas.
Beijão
@Lucas Neves
ResponderExcluirOlá Lucas, é um prazer tê-lo por aqui !!
Fico muito feliz que tenha gostado do texto, pois admiro muito a maneira que escreve !
É natural do ser humano se fechar diante da ameaça, por isso, mesmo que seja uma crítica interessante, quando vem acompanhada de grosseria, acabamos não analisando devidamente.
Obrigadíssimo pela presença e maravilhosa participação, como sempre !
Um abraçãooo e bom fim de semana !
@Lúcia Soares
ResponderExcluirOlá querida Lúcia, que bom que gostou !!
Muito obrigada pela presença e carinho !
Um super beijo e bom fim de semana !
@machoemcrise
ResponderExcluirOlá querido amigo Moacir !!
Realmente o tempo é pai de grandes lições, eu também era bem grosseira quando mais nova, hoje em dia ainda sou de vez em quando, mas melhorei bastante, pelo menos estou tentando rsrs
Também fiquei mais aberta ao que as pessoas tem a dizer e aprendi que isso nos ensina muito, só temos a ganhar !!
Amigo, muito obrigado pela presença e participação !
Um abraçãoooooo e bom fim de semana !
Querida amiga Sam!
ResponderExcluirComo sempre teus textos são recheados de verdades e sinceridade o que nos instiga a participar com alegria e motivação!
Primeiramente desejo dizer que és uma heroína por vencer a barreira e pentelhação do tal de HTML! Rsrsrsrsrs. Corajosa é você para enfrentar este monstro satânico...!
Mas o visual ficou muito bom e bem ao teu estilo.
Quanto ao texto, Impecável!
Você já percebeu que os maiores críticos e os mais barulhentos de qualquer comportamento, são em realidade frágil lutadores que evitam a todo custo viver sua natureza?
Quanto mais veemente e agressivo é o argumento, mais próximo está o sujeito de se render ao que critica!
Quanto mais alguém critica e agride a vivencia sexual de alguém, mais próximo esta de desejar esta experiências... Quanto mais fanático o moralismo, mais frouxo é em seu intimo moral, e assim por diante.
Quem enfrenta bem as diferenças, não precisa agredi-las, só agride quem não experimenta tais conceitos com tranquilidade e naturalidade! Rsrsrsrsr!
Mega beijossssssssssssssss! E parabéns pela sabedoria do texto!!!!!!!!!
@Flora PiresOLáá querida Flora !!!
ResponderExcluirObrigada pelo elogio amiga, fico feliz em saber que gosta do que escrevo, aqui é mais uma conversa né, eu falo e fico ansiosa esperando as opiniões dos amigos !!
Ahhh amiga, desde a hora que você comentou, até agora eu já mudei um monte de coisas, não consigo sossegar, acho que tô HTMLada kkkkkkk
é um monstrinho satânico mesmo hahaha fico até vesga !!
Gostei da sua colocação sobre o assunto, não tinha parado para observar este lado da fragilidade doa críticos ferozes, acho que você tem razão, pois existe sim um grande ponto sensível e dolorido, sem dúvidas !
Talvez por esta fragilidade são tão agressivos na hora de se expressar, porque no fundo sabem que estão prestes a passar pro outro lado da força rsrs
Maravilhoso seu fechamento, quem está em paz com suas escolhas e com as escolhas alheias, não tem necessidade de ser grosseiro nestas situações.
Obrigadíssimo pela visita e belo comentário !!
mega ultra beijãooo e bom fim de semana !!
@Flora PiresPARABÉNS MULHER, COM ESTE COMENTÁRIO RICO EM BOAS PALAVRAS É MUITO GOSTOSO DE LER COISAS ASSIM, ABÇ.
ResponderExcluir@Antônio DiasOlá Antônio, assino embaixo do seu comentário, os argumentos da Flora são incríveis, verdadeiros e muito bem colocados, adorei !
ResponderExcluirUm abraço e bom fim de semana
Oi Sammy,
ResponderExcluirEsqueci de parabenizar seu Blog pelo novo visual, e claro pelo domínio ( muito chique!).
Ficou uma graça! Parabéns!
Quanto a arte de criticar, eu concordo literalmente com o seu texto, e eu só aceito críticas de pessoas que no mínimo pensem como eu, ou me passem um pouco de credibilidade a respeito do assunto.
Fora isso, eu aceito as opiniões com muito bom grado, e sempre que posso acolho as que me interessam.
No entanto, eu busco não retribuir grosserias em opiniões, a não ser que a pessoa me provoque, por que nossa paciência é limitada, e nunca sabemos até onde ela pode ir. Eu particularmente, evito criticar e opinar, sempre que faço isso, mesmo sendo uma crítica construtiva, ou uma simples opinião, só faltam me bater. Então, eu desistir de fazer, e só faço quando me pedem. (rs)
Porém, os elogios, eu sempre dou a quem merece. Você é uma delas! Mais um post excelente!
Bjokas ;-)
Isa Oliveira
@Páginas do Dia
ResponderExcluirOlá amiga Isa !!!
Obrigado pelos parabéns !!!
Sabe que eu ainda estou na saga procurando um template ?? kkk arrumei este aqui na munheca mesmo, mas quero algo diferente... mas já viu né, mulher quando dá pra ser indecisa...rsrs
Mas segui seus conselhos e deu tudo certo, agora é só mesmo escolher um que me agrade mais !
Concordo contigo, também só aceito críticas quando bem embasadas e também por alguém que me passe credibilidade, mas com grosseria, fica difícil, pois por mais que seja um argumento verdadeiro, acabo me fechando, odeio falta de educação...
Também tenho meus limites, tem horas em que não dá pra ser lady não é mesmo, mas geralmente quem nos impulsiona a fazer isso, não merece créditos no que diz.
Assim como você, prefiro ficar quieta, não me sinto á vontade para fazer críticas, as faço muito raramente, mas elogios gosto muito de fazer e sempre sou sincera, não fico lambendo ninguém à toa e deixo aqui também meu elogio, adoro suas visitas, você é uma pessoa muito equilibrada e com ótimos argumentos e o que é melhor, super educada !!! :)
Obrigada pela visita !!
Um mega beijoooooo